segunda-feira, 9 de junho de 2014

ONG denuncia tortura de civis em Mianmar

Em um relatório publicado segunda-feira, 9 de junho a associação para a defesa dos direitos humanos Direitos Fortify acusa a polícia e o exército birmanês usam rotineiramente tortura contra civis no Estado de Kachin, atormentado pela insurgência. Esta ONG com sede em Bangkok (Tailândia) é baseado em entrevistas com 78 sobreviventes e testemunhas de tortura cometidos por membros do exército, da polícia e da inteligência militar birmanesa.

Tortura, diz Direitos Fortify, é mais freqüentemente realizado por soldados que estão tentando obter informações sobre civis para o Exército de Independência Kachinn (KIA), um grupo rebelde que afirmam ser maioria no país.

As vítimas de tortura denunciados no relatório dizem que foram espancados, feridos com uma faca ou com os cabos contidos no pescoço. "A tortura e os maus-tratos que estão ocorrendo no Estado de Kachin constituem crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Praticamente nada for feito para detê-los ", disse Matthew Smith, diretor-executivo da ONG.

Mr. Smith acrescentou que os pesquisadores que conduziram as entrevistas não ter encontrado evidências de tortura praticada pela KIA. A organização tem sido acusada de usar crianças como soldados.

O governo semi-civil assumiu o poder em 2011, a junta no poder há meio século em Mianmar (Outro nome da Birmânia) começou a concluir um acordo de cessar-fogo com 16 grupos de guerrilha que representam as minorias étnicas. Somente o KIA eo Exército de Libertação Nacional Ta'ang não assinou qualquer acordo.

Segundo a ONU, mais de 100.000 pessoas foram deslocadas desde a retomada dos combates entre o KIA e o governo birmanês, 8 de junho de 2011, depois de um cessar-fogo 17 anos.

Le Monde/ França