quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Amor Perfeito: Capítulo 02



Enfim, chegou a hora do almoço e todos já saíam da faculdade e Jennifer recebe um telefonema do pai:

- Oi painho... Tô aqui na faculdade com mainha... Sei... Ah, a filha dele estuda comigo. Ah, almoçarmos todos juntos, eu, o senhor, mainha, o seu amigo e a filha. Tá. Eu aviso aqui a mainha. Beijo.

- O que seu pai queria? – Perguntou Jeanne

- Ele fez amizade com o pai da Maria San e disse que tá vindo com ele buscar a gente. Vamos almoçar em uma churrascaria.

- Ai, que notícia boa! Com a fome que eu tô, só ouvi a palavra “churrascaria”!
As duas riram. Nesse momento, Maria San chega junto de Jeniffer e Jeanne, falando ao celular:

- Oi, paiê. É, a Jeanne é minha professora e a Jeniffer é da minha turma, eu já to pertinho delas... Ah, tá, o pai da Jeniffer é seu amigo. Tá, pai, beijo, tchau!

- Maria San... Vais almoçar com a gente, né? – perguntou Jeanne.

- Coincidência, né, professora, meu pai trabalhar com seu marido...

Nisso, a van chega enquanto Jerson e Roberto Ni chamam as mulheres. No carro, Jeniffer e Maria San não paravam de conversar enquanto Jeanne avisava às filhas caçulas que não iriam almoçar em casa, mas que Jefferson já estava em casa esperando por elas.

- Ô Roberto – perguntou Jerson – Essas meninas parecem que engoliram um rádio... Não param de falar!

- Normal, já me acostumei com meu papagaio.

Chegando à churrascaria, as jovens ficaram juntas enquanto os adultos conversavam sobre suas vidas. Roberto Ni era filho de japoneses e viveu alguns anos no Japão, onde se casou com Kátia, também brasileira e tiveram Maria, que nascera em Kobe. Mas por uma fatalidade Kátia havia morrido em um acidente e depois da tragédia, Roberto Ni e Maria San decidiram voltar ao Brasil. Roberto era engenheiro mecatrônico e acabara de ser contratado pela empresa em que Jerson trabalhava.

Na volta, Jerson levaria Jeanne e Jeniffer pra casa, e convidaram Maria San pra passar a tarde com elas. No portão, encontraram Jefferson, Apolo, seu melhor amigo e Afrodite, irmã do Apolo:

- Gente, a menina linda do olho azul que estuda com a gente tai... – Falou Maria San

- É, a Afrodite é irmã do Apolo, amigo do Jeff, enfim, tá tudo em família...

- Gente... É impressão minha ou a Afrodite não para de olhar pra você???

- Vamos entrar, que a gente conversa...

Dentro de casa:

- Somos amigas, mas existe um sentimento maior entre nós... Mas eu não quero!

- Amiga, deixa disso, estamos nesse mundo pra ser feliz! Falando nisso, me apresenta seu irmão, adoreeeeiiiiiii ele!!!

A tarde prometia ser divertida, com roupas coloridas, roda de violão, gente bonita, sorrisos e olhares trocados secretamente entre Jeniffer e Afrodite. E entre Maria San e Jefferson. E entre Apolo e Jefferson.

Porque todas as formas de amor são perfeitas. Amor pela família, amor pela música, amor pelo amor e por aí vai...


Apoio Cultural:

Matéria Especial do Programa Madeirada sobre Burle Marx

Madeirada: Especial: Os 102 anos de Roberto Burle Marx: "Um dos melhores paisagistas do mundo, Roberto Burle Marx (1909-1994) completaria 102 anos hoje. Mas o seu legado está aí, com praças arquite..."

Transformando óleo de cozinha em sabão

O programa de coleta de óleo apoiado pela Compesa é um dos grandes destaques da terceira edição da Femupe, a Feira dos Municípios de Pernambuco, iniciada ontem (3) na cidade de Lajedo, no Agreste do Estado.

Até o próximo domingo (7), a companhia expõe no seu estande materiais e informações sobre o programa de coleta desenvolvido em escolas de Garanhuns. A ação tem como objetivo divulgar o trabalho e multiplicar a ideia para todos os municípios do Estado reunidos na feira. Os visitantes ainda vão poder aprender na prática como transformar o óleo usado em sabão e receberão também dicas sobre economia de água e tratamento de esgoto, além de informações sobre a Tarifa Social.

FEMUPE - O tema desse ano da Femupe é “Um novo Brasil começa aqui”. Em sua terceira edição, o evento está com mais de 100 estandes espalhados pelo ginásio do Cepef. Além das representações dos municípios, a Femupe conta ainda com participação de empresas e entidades.

SERVIÇO

FEMUPE - Feira dos Municípios de Pernambuco
Quando: De 3 a 7 de agosto, das 14h às 22h
Local: Cepef (Módulo Esportivo), em Lajedo

Apoio Cultural:

Pesquisa mostra que brasileiro tem pouca informação sobre finanças

Rio de Janeiro – Apenas 31% dos brasileiros poupam dinheiro pensando na aposentadoria e 44% investem dinheiro todo mês. Além disso, 40% dos clientes de bancos usam mais a poupança como conta-corrente do que como investimento para o futuro. Essas são algumas das conclusões de um estudo divulgado hoje (3) pela Comissão Nacional de Educação Financeira (Conef).

De acordo com a pesquisa, 30% dos brasileiros pagam apenas a parcela mínima do cartão de crédito, quando sua situação financeira aperta, e 44% pediram dinheiro emprestado nos meses que antecederam a pesquisa.

Entre os brasileiros que têm menos de três anos de estudo, 47% deles preferem pagar um número maior de parcelas, muitas vezes sem perceber que elas embutem juros maiores.

O estudo foi realizado em 2008 para subsidiar a Estratégia Nacional de Educação Financeira, lançada hoje, que tem por objetivo ensinar estudantes e adultos sobre como poupar, investir, se preparar para a aposentadoria e escolher o melhor crédito, entre outras decisões financeiras.

Segundo Maria Helena Santana, presidenta da Comissão de Valores Mobiliários, que integra a estratégia nacional, a pesquisa mostra que os brasileiros têm pouca informação sobre finanças.

“A pesquisa mostrou um grau de desinformação bastante elevado em relação às características dos serviços financeiros oferecidos no mercado. Por exemplo, ao escolher o pagamento mínimo do cartão, muitos não entendem que, ao fazer isso, há uma rolagem [da dívida] a juros elevados”, disse Santana.

Entre os 1.809 entrevistados em seis capitais brasileiras, a maioria acredita que investir é comprar carro, casa própria, computador, eletrodomésticos e roupas, além de estudar. Segundo a pesquisa, o resultado mostra que, para o brasileiro, investir é apenas “comprar” ou “estudar”.

A estratégia nacional lançada hoje pretende levar a educação financeira às escolas de ensino médio e fundamental, ensinando os alunos a lidar com o dinheiro e a planejar sua vida econômica por meio da distribuição de material didático aos professores.
Os adultos também poderão ter acesso a informações sobre crédito, proteção ao consumidor, finanças pessoais, consumo consciente, investimentos, capitalização, seguros e preparação para a aposentadoria por meio de palestras, cartilhas, cursos e da mídia.

Além da CVM, fazem parte da iniciativa o Banco Central, o Ministério da Educação, o Ministério da Previdência Social, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep), além de instituições privadas, como a Bolsa de Valores BM&F Bovespa.

Vitor Abdala & Lílian Beraldo/ Agência Brasil

Apoio Cultural:


CCJ aprova proibição de agrotóxico associado a suicídio de lavradores

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira (2) o Projeto de Lei 2691/97, do deputado Fernando Ferro (PT-PE), que proíbe a produção, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação e a exportação dos produtos agrotóxicos cujo princípio ativo seja o organofosforado (composto orgânico que contém fósforo em sua fórmula) Methamidophos.

A proposta torna todas essas atividades crimes, passíveis da pena dedetenção de seis meses a dois anos, além do pagamento de multa.
O Methamidophos é um inseticida utilizado principalmente nas culturas de amendoim, tabaco, pimenta e trigo. Seu uso tem sido discutido porque se suspeita ser a causa da morte de trabalhadores rurais por hemorragias e suicídios.

O relator, deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), recomendou a aprovação da medida. Ele apresentou, porém, uma emenda para excluir o artigo do projeto que atribui ao Poder Executivo prazo para regulamentar a matéria. Segundo o relator, esse dispositivo contraria o princípio da separação dos poderes. “Quanto ao mérito, a proposta é oportuna e significa inequívoco progresso na legislação brasileira de agrotóxicos”, disse Sperafico.

De acordo com o autor do projeto, o exemplo mais famoso de agrotóxico com o princípio ativo Methamidophos é o Tamaron, que seria usado em larga escala na Região Sul em lavouras de fumo. Conforme Fernando Ferro, pesquisa que indica que o uso desse agrotóxico estaria associado ao elevado índice de suicídio na cidade de Venâncio Aires (RS).

“Estudos experimentais e relatos de casos têm demonstrado que várias funções cerebrais superiores podem ser afetadas pelos organofosforados”, afirmou o deputado. Ele ressaltou que o Methamidophos já é proibido no Reino Unido e na China.

Tramitação - O projeto havia sido rejeitado pelas comissões de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Agora, o texto seguirá para a análise do Plenário.

Lara Haje & Marcelo Oliveira / Agência Câmara

Apoio Cultural:

Consumidor de baixa renda poderá optar por conta pré-paga de energia e ter faixa de gratuidade

O sistema de contas pré-pagas, comum na telefonia, deverá ser estendido à energia elétrica, conforme projeto aprovado nesta quinta-feira (4) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). O objetivo é beneficiar consumidores de baixa renda

O PLS 365/09, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF), incumbe a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), prevista na Lei 10.4358/02, de financiar a gratuidade de até 30 kWh para os consumidores de baixa renda. A única condição é que esses consumidores façam a adesão ao sistema de pré-pagamento da fatura, na forma de uma futura regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Clandestinidade - Gim Argello prevê que a gratuidade estimulará as famílias carentes a se tornarem consumidores regulares e adimplentes das concessionárias de distribuição de energia elétrica. - Os conflitos que hoje são provocados por furto de energia e corte de fornecimento, onerosos tanto para as concessionárias quanto para a sociedade como um todo, devem diminuir muito - acrescentou.

Riscos - Mas os senadores querem evitar que o consumidor residencial de energia enfrente as distorções que afetam o usuário de telefones pré-pagos, cuja tarifa é mais elevada do que nos pós-pagos. Durante a leitura do relatório favorável à proposta, que compara o sistema de pré-pagamento com o já existente na telefonia, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) alertou para os riscos de também no fornecimento de energia se produzirem distorções conhecidas pelo consumidor.

O senador Lobão Filho (PMDB-MA), que havia lido o relatório, concordou com Pinheiro e propôs que, em conjunto, elaborem um projeto de lei que impeça práticas predatórias ao consumidor. - Nada além da usura justifica tarifa mais elevada na cobrança antecipada de um serviço - disse o parlamentar do Maranhão.

Os senadores decidiram também ampliar o debate sobre o pré-pagamento durante a tramitação da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde terá decisão terminativa.

Djalba Lima / Agência Senado

Apoio Cultural: