sábado, 13 de agosto de 2016

O correto é presidentE ou presidentA?

Eleita para o comando do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia deixou claro que prefere ser chamada de presidente e não de presidenta. Justificou a escolha pelo termo porque  “foi uma estudante, hoje é presidente e também uma amante da língua portuguesa”.
Com isso surge novamente a dúvida polêmica: presidenta está mesmo errado gramaticalmente? “Presidenta, segundo o ‘Aurélio’, é ‘mulher que preside’, distinta de presidente, que é 'pessoa que preside' ou ‘o presidente da República’”, diz o professor Reinaldo Passadori, presidente e CEO do Instituto Passadori.
Ou seja, o termo presidenta pode causar estranheza, mas não está incorreto. Estranheza essa porque a regra em português estabelece que palavras com os sufixos -ente, -ante e -inte são neutras, ou seja, não têm gênero, e podem ser usadas no masculino e no feminino, o que fez com o uso de presidente para mulheres fosse  sempre o mais frequente.
“Podemos dizer que presidenta foi uma apropriação da língua como forma de enaltecer a presença feminina na política, já que estes cargos normalmente são ocupados comumente por homens”, diz Passadori.
Sendo assim, é possível optar tanto por presidente como por presidenta sem fazer desfeita para língua portuguesa.
Revista Exame

Vídeo mostra a fúria de Johnny Depp contra ex mulher

site TMZ publicou um vídeo revelador sobre a relação conturbada de Johnny Depp com sua então esposa Amber Heard. Nas imagens, o ator aparece de óculos escuros e chapéu de cowboy, dando voltas na cozinha, furioso em meio a uma discussão com Amber.

Depp atira uma garrafa de vinho, bate portas e grita com a mulher, que pergunta se ele bebeu naquela manhã.O vídeo foi supostamente filmado pela própria Amber meses antes do incidente de 21 de maio, quando ela afirmou ter sido espancada pelo marido. E agora, Depp? Assim não tem como te defender. Assista neste link

Catraca Livre

Morre o ator Kenny Baker, o R2-D2 de Star Wars

Um dos importantes nomes do elenco original de "Star Wars", o ator britânico Kenny Baker, intérprete de R2-D2, morreu neste sábado. Aos 81 anos, ele lutava contra uma série de doenças causadas pelo avanço da idade. 
Com 1 metro e 12 centímetros de altura, Baker vestiu o traje e interpretou os movimentos do robô nos primeiros filmes da franquia. Além dos seis longas originais, ele também trabalhou em todos os prelúdios dirigidos por George Lucas entre 1999 a 2005. 
Na época das gravações de "O Despertar da Força", o ator já estava debilitado e se deslocava apenas de cadeiras de rodas. Ainda assim, seu nome foi creditado como consultor no filme. 
Além de "Star Wars", com o papel que marcou sua carreira, Baker também atuou em outras produções, como "Labirinto", "Amadeus" e "Os Bandidos do Tempo". “Ele trouxe muita felicidade a esse mundo e vamos celebrar esse fato. Estamos muito orgulhosos do que ele conseguiu fazer com sua vida”, comentou uma sobrinha do ator ao The Guardian.
Correio do Povo (RS)

Gêmeas siamesas nascem na Síria

Nawras e Moaz nasceram em julho. Médicos sírios pediram ajuda à OMS: bebés não sobrevivem se não forem operadas Uma mulher síria deu à luz numa zona de guerra duas gêmeas siamesas, ligadas pelos intestinos, revelou o Crescente Vermelho Árabe Síria (equivalente árabe da ONG Cruz Vermelha) nas redes sociais.

Nawras e Moaz nasceram na cidade de Douma no passado mês de julho, mas o caso só agora foi tornado público pela organização de ajuda humanitária. Segundo a BBC, médicos sírios pediram a ajuda da Organização Mundial de Saúde para tratar as bebés, que morrerão se não forem submetidas a uma cirurgia. Segundo a BBC de Londres, as gêmeas foram já transferidas de ambulância para um hospital nas imediações de Damasco, a capital da síria. As meninas estão acompanhadas pela mãe e por uma tia.

Diário de Notícias (Portugal)