quinta-feira, 1 de março de 2012

Programação do Jockey Club de Pernambuco para este final de semana

A comissão de corridas do Jockey Club de Pernambuco elaborou para o primeiro domingo de março, uma programação de sete páreos sendo seis de cavalos PSI e um de animais da raça Pônei. Quatro animais sendo dois PSI e dois da raça pônei, vão estrear na programação. Os animais PSI são: Zeus Garden, By Brasil. No páreo dos pôneis os estreantes são: Néon e Único. A programação terá inicio as 14:00 horas e a previsão de encerramento para às 17:15 horas.



Programa e comentário para 18ª corrida domingo 04/03/2012.



1º páreo – 1.500 metros 14:00 horas

1- Zeus Garden J.Júlio est

2- Toll Free J.Lima ap-3

3- Historion Secret W.Gomes ap-3

4- Tem Virtude M.Aurelio



- Tem Virtude venceu e convenceu na última, marcando 83s cravados para os 1.300 metros. Terá um páreo favorável galopando sozinha na frente e é a indicação que se impõe no páreo de abertura. Terá em Histrion Secret, que melhorou muito na última e é um inimigo temível. Toll Free, ganhador clássico na Madalena, volta de parado e, longe de contratempos, outro não será o vencedor. Zeus Garden traz uma campanha com duas vitórias de claiming em Cidade Jardim/SP. Teve sérios problemas de casco e estreia após uma “parada” de mais de quatro meses. Ajuda a equilibrar o páreo.

Indicação: Zeus Garden ( por conta da distância) Tem Virtude



2º páreo – 1.500 metros 14:30 horas

1- Burilado M.Aurelio

2- Udaloi da Faxina W.Gomes ap-3

3- Afilhado do Sissi J.Júlio

4- Season Thunder A.M.Marinho ap-4

- Burilado vem reencontrando um melhor padrão de carreira, tendo derrotado Tettore na sua última apresentação há mais de 30 dias. Se repetir, é o melhor nome da prova. Para a dupla, a tarefa é mais difícil entre o ligeiro Afilhado do Sissi, em distância contrária e que espera uma “sopa” na frente para emplacar um bandeira-a-bandeira. Porém Udaloi da Faxina deve correr mais perto, como fez em suas melhores exibições, não proporcionando vida fácil ao filho de Arambaré. Season Thunder, em suas melhores jornadas, já chegou “agarrado” com Burilado. Fica para os caçadores de pules altas.

Indicação: Burilado – Udaloi da Faxina



3º páreo – 1.100 metros 15:10 horas

1- Hurricane Jons F.Davidson

2- Xarope A.M.Marinho ap-4

3- Phyllipus J.Lima ap-3

4- Best Joice J.Júlio

5- Skaramuska W.Gomes ap-3

6- Zone Rouge M.Aurelio

- Zone Rouge há muito tempo não pega um páreo tão favorável quanto este: distância, peso e turma de seu agrado, levando a nossa indicação. Para a dupla, a tarefa é mais difícil: Hurricane John, muito jogado na última, fracassou, mas pode reabilitar-se já que na raia seca rende bem mais. Xarope anda correndo pouco, porém sabe muito mais. Phyllipos volta de parado e, poderá sentir falta de mais aguerrimento. Best Joice estreou bem no páreo reservado a animais inéditos; Skaramuska trabalha bem e não confirma.



Indicação: Zone Rouge – Hurricane Jons – Best Joice





4º páreo – 1.100 metros 15:50 horas

1- Eaglin Vision S.Moreira

2- By Brasil J.Lima ap-3 est

3- Dayoflight M.Aurelio

4- Best Of Depiguá J.Júlio

5- Best Prime F.Davidson

- Apesar da distância parecer um tanto curta para a sua atropelada, Dayoflight é a melhor indicação da reunião, pois enfrenta um páreo muito mais fraco do que está acostumado a fazer. Para a dupla, a tarefa é complicada: o belo Eagle Vision estreou correndo pouco, mas agora sob a batuta do experiente treinador M.Ferreira, pode surpreender o favorito Deyoflaght. By Brazil estreia trazendo campanha fraca da Gávea/RJ. Parece não esta no melhor da sua forma física; Best Of Depiguá produziu uma estreia de luxo, honrando o nome de sua mãe, a valente American Dancer. Pode formar a dupla; Best Prime decepcionou na estreia. Aos azaristas.



Indicação: Deyoflight – Eaglin Vision



5º páreo – 1.400 metros 16:20 horas

1- Poderoso Chefão F.Davidson

2- Tettore M.Aurelio

3- El Herdeiro W.Gomes ap-3

4- Fontecchio J.Júlio



- Fontecchio se bem corrido é o nome do páreo. Trata-se de um animal valente que sempre chega brigando no placar, vai defender a nossa indicação. Tettore mudou de cocheira. Agora pertence ao Stud Remar e já esta sob os cuidados do treinador W.Maciel. Tettore é um nome forte para surpreender o favorito. El Herdeiro, até que fez uma boa corrida quando estreiou a nova farda. Agora mas aguerrido, será um nome forte da carreira. Poderoso Chefão reaparece com mais de oito meses inativo. Vai aguardar outra chance.

Indicação: Fontecchio - Tettore



6º páreo – 1.300 metros 17:00 horas

1- Charmant S.Moreira

2- Onegin J.Júlio

3- Senhor Kirov W.Gomes ap-3

4- Under Atlantic M.Aurelio



- Páreo bem elaborado pela comissão de corridas. Charmant reapareceu com uma segura vitória na semana do carnaval. O representante do stud São Nicolau esta uma pintura e com muita chances de repetir o feito. Onegim apesar de ser um excelente corredor, aparece que ainda não esta cem por cento da sua forma física, mas é um nome tem que ser respeitado. Senhor Kirov vem de derrotar Campus Drive na sexta-feira de carnaval, mas não chegou a dançar o frevo. A comissão de corridas desclassificou por ter prejudicado Campus Drive na reta de chegada. Under Atlantic na última corrida fez uma corrida igual ao samba do crioulo doido. O jóquei não sabia onde se posicionar durante o percurso, mas na reta final corria como um louco. O treinador deverá novas instruções.



Indicação: Charmant – Senhor Kirov



7º páreo 200 metros 17:10 horas ( Animais da raça pônei sem vitória)

Prova Especial: Antônio Pereira da Silva Neto (Totonho)

1- Néon Derick Kaiser est

2- Craúna Leandro Henrique

3- Bred Pit Emerson Anderson

4- Stilo Diego Soares

5- Stylus Wilkler Xavier

6- Único Vitor Correia est

7- Original Jeavá Pereira

8- Chiquinho. Alex Siqueira

- Mais uma corrida de animais da raça pônei que chega a 49ª corrida. Chiquinho que está sendo preparado para correr uma distância maio, é um dos mais cotados até pelo treino que realizou com Alex Siqueira. 19.s nos 200 metros. Stilo do Haras Moura, que estreiou em janeiro fazendo uma ótima corrida mesmo sendo muito prejudicado, não esta no melhor de sua forma, mas também é um dos cotados. Já Stylus do stud FM, vem mostrando progresso nos aprontos e pode ser a surpresa da corrida. Outro nome de peso é do estreante Único que vai com a condução de Vitor Correia.



Indicação: Chiquinho – Único – Stylus.

Com informações do radialista Francisco Mendonça

Compesa contra a dengue

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está participando do Comitê Estadual de Mobilização Social para o Controle da Dengue, instituído pelo governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Esta manhã foi realizada a primeira reunião do comitê, no auditório da SES, no bairro do Bongi, no Recife. Na ocasião, foram apresentadas as campanhas nacional e estadual de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.



Além da Compesa, outras 59 empresas da administração pública e privada participam do comitê, instituído oficialmente pela Portaria 052 da Secretaria Estadual de Saúde. As empresas terão a missão de acompanhar a evolução da doença em todo o Estado, opinar e contribuir para o envolvimento da população para reduzir os fatores de infestação do mosquito Aedes Aegypti. O Comitê também deverá trabalhar para implantar medidas intersetoriais em cada um dos órgãos e empresa integrantes visando a prevenção e controle de epidemias de dengue.



Entre as outras instituições que participam da “Cruzada contra a Dengue”, estão a Polícia Militar de Pernambuco, a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o Ministério Público de Pernambuco, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), secretarias estaduais e municipais, SESI, SESC, universidades, igrejas, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.



Para reforçar as campanhas nacional e estadual de combate à dengue, a Compesa atuará em duas frentes de trabalho: atuará na sensibilização de seus colaboradores internos e utilizará a sua estrutura de mobilização social voltada para trabalhos técnico-social em comunidades para conscientizar o público externo.



Para o público interno, haverá divulgação, nos veículos de comunicação interna (como blog e TV Compesa), das ações de prevenção, dados atualizados acerca da doença e orientações de como evitar o aparecimento de focos de dengue, principalmente, nos domicílios – que respondem por 90% dos focos do mosquito. Além disso, a equipe da Assessoria de Responsabilidade Social estará divulgando a campanha e mobilizando a população em todas as ações, eventos sociais e trabalhos de sensibilização, como as visitas porta a porta nas comunidades.



NÚMEROS - Este ano, foram notificados, até o último dia 18 de fevereiro, 4.905 casos de dengue distribuídos em 111 municípios pernambucanos. Desse total, 436 foram confirmados. Isso representa um aumento de 16,65% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 4.205 casos, confirmando 1.625 desses.



Entre os dez municípios com maior incidência de dengue, estão: Exu (1.197,11), Afogados da Ingazeira (836,78), Limoeiro (364,69), Salgueiro (284,84), Ipojuca (232,15), Vitória de Santo Antão (219,98), Carpina (200,78), Fernando de Noronha (186,99), Vertentes (184,05) e Araripina (183,82).



Foram notificados, até o momento, 36 casos de dengue grave (com complicação ou hemorrágica), com duas confirmações. Em 2011, foram 70 casos confirmados.



DOENÇA – A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado. Como o Brasil apresenta condições climáticas favoráveis à circulação do mosquito, todos os anos são registrados casos da doença em todo o país. Entre os principais sintomas da dengue estão: febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas.



Por ser uma doença séria, que pode inclusive matar, deve ser tratada com alguns cuidados especiais. Em primeiro lugar, é importante sempre ficar de olho em recipientes e objetos que possam se transformar em focos do mosquito, como pneus, tonéis, barris, vasos de plantas, sacos de lixo, garrafas, etc. É nesses locais, que geralmente acumulam água parada, que o mosquito se reproduz.



Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. A incidência deste último pelo Brasil tem se mostrado uma ameaça à saúde pública por representar a entrada de mais uma variação da doença.


Imprensa Compesa

Piso da Educação em Pernambuco

O Governo de Pernambuco vai pagar já este mês o novo piso salarial estabelecido pelo MEC de R$ 1.451,94 para os 70 mil professores da rede estadual. Nesta quinta-feira (1o.), o governador Eduardo Campos enviou um projeto de lei complementar ?Assembleia Legislativa com os novos valores de vencimento-base dos docentes, durante solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas.

O novo valor de R$ 1.451,94 é o mínimo a ser pago aos professores de nível médio com jornada de 200 horas/aula mensais e corresponde a um reajuste de 22,22% se comparado ao piso anterior. Já os professores de nível superior, que ganhavam R$ 1.247,37, recebem agora R$ 1.524,53. Estas duas faixas salariais abrangem cerca de 24% do professorado. O restante recebe vencimentos entre R$ 1.943,11 e R$ 2.970,43. Com o aumento, a remuneração média de um professor estatutário em Pernambuco será de R$ 2.050,00, mais de 40% acima do piso estabelecido.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Rafinha Bastos comanda versão do Saturday Nigth Live na Rede TV

A RedeTV! anunciou em uma coletiva de imprensa nesta quinta, 1, a contratação do comediante Rafinha Bastos.Ele atuará na versão brasileira oficial do clássico programa de comédia norte-americano Saturday Night Live, licenciado por aqui pela Endemol. Aparecerá em frente às câmeras e ainda atuará como produtor-executivo. A data de estreia não foi definida. Ele ocupará o horário de domingo que era do Pânico na TV!, trupe que deixou a emissora para ir para a Band. Curiosamente, isso contraria o título do programa, que faz referência ao sábado à noite.

Revista Rolling Stone

Barrichello na Fórmula Indy

Rubens Barrichello anunciou nesta quinta-feira um acordo para correr a temporada inteira da Fórmula Indy com a KV Racing, até mesmo nos circuitos ovais, em que o brasileiro admitiu não ter nenhuma experiência. Aos 39 anos e com 19 de experiência só na Fórmula 1, o veterano voltou a ser um aprendiz.

“Agora, apesar dos meus anos de experiência, sou um novato. Não tenho nenhuma experiência de oval, vou depender muito dos meus companheiros, como o Tony, para dar dicas. Já falei que se ele me passar eu jogo na parede”, brincou Rubinho, referindo-se ao seu companheiro Kanaan, responsável pelo convite da KV: “Ele é a razão de eu estar fazendo isso”.

Apesar de já entrar na Indy como um dos principais nomes da categoria, Barrichello falou em humildade e evitou comentar a possibilidade de vitórias em seu primeiro ano: “Entro com os pés no chão. Tenho outros dois testes até o início da temporada, vai ser difícil porque tenho muito a aprender com o carro, mas vou iniciar esse processo com muita raça para fazer bem feito”.

Mesmo sendo um “novato”, Barrichello admitiu que sua experiência será útil na nova empreitada: "Do zero não começa, mas tenho muito a aprender com o Tony. É impressionante o quanto ele é rápido com pneu frio. O pneu de Indy é completamente gelado, você sai e aí ele começa a esquentar. Tem o motor turbo, freios carbono... Tem coisas do zero e coisas que estão andando. Mas oval, por exemplo, não tenho ideia de como deve ser o acerto do carro”.

Sobre a possibilidade de voltar à Fórmula 1 nos próximos anos, Rubinho disse que sey futuro está em aberto: “Nessa vida não podemos fechar portas. Tive 19 anos maravilhosos na F-1, espero ter provavelmente não 19 anos na Indy, senão vou ter que pedir uma muleta para sair. Mas tenho uma carreira pela frente e estou muito feliz com meu futuro próximo”.

Rubinho também admitiu que o legado de Fittipaldi não pode deixar de ser uma inspiração. “Não há duvidas de que podemos nos espelhar muito no Emerson [Fittipaldi], que fez muito bem feito nas duas categorias”, completou Barrichello, que estreia na Indy no dia 25 de março, no Grande Prêmio de St. Petersburgo. Sua primeira experiência em oval será nas 500 Milhas de Indianápolis, no dia 27 de maio.

Portal UOL

Cantor italiano Lucio Dalla morre de infarto na Suíça

Lucio Dalla, um dos cantores italianos mais conhecidos, teve um infarto e morreu nesta quinta-feira em Montreux, na Suíça, aos 68 anos.

"Morreu nesta manhã depois de um show ontem à noite (quarta-feira). Ele passou mal depois do café da manhã, teve um ataque cardíaco", disse um assessor de imprensa da Midas Promotion, que atendia o artista, acrescentando que ainda não havia detalhes sobre o funeral.

Dalla, que participou do último Festival de Sanremo, iria completar 69 anos em 4 de março. Entre as canções mais conhecidas do cantor, nascido em Bolonha, no nordeste da Itália, estão "Caruso", "L'anno che verrà" e "4 marzo 1943".

Agência Reuters

Palestra auxílio-reclusão da Secretaria de Ressocialização

A Secretaria de Ressocialização -Seres – realizará nesta sexta-feira (2), às 9h, no Presídio de Igarassu, palestra sobre o auxílio-reclusão, que será ministrada por profissional do Instituto Nacional de Seguridade Social. O benefício é concedido aos dependentes legais dos reeducandos. A iniciativa será voltada aos técnicos das equipes psicossociais das unidades prisionais da Região Metropolitana do Recife e aos reeducandos.

Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

Barragem do Engenho Moreira será tema de audiência pública

Está marcada para o próximo dia 15 a audiência pública que discutirá a implantação da barragem do Engenho Pereira, que será construída pela Compesa no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. O encontro ocorrerá a partir das 9h30 no Société Esporte Clube, localizado na Praça da Bandeira, no centro de Moreno. Toda a sociedade civil está convidada a participar. O edital de divulgação da audiência pública foi publicado ontem (29) no Diário Oficial.



A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) também disponibilizou para consulta, ontem, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da barragem. Quem tiver interesse em conhecer o material poderá consultá-lo no Centro de Documentação e Informação Ambiental (CDIA) da CPRH, localizado na Rua Santana, nº 367, em Casa Forte, no Recife. O relatório também estará disponível na sede da Prefeitura de Moreno. Considerações sobre o documento serão aceitas até o dia 15 de março, quando será realizada a audiência pública.




BARRAGEM – A barragem do Engenho Pereira será construída sobre o Rio Jaboatão. O investimento é de R$ 34 milhões. A construção da barragem contribuirá para a contenção de cheias nos municípios de Moreno e Jaboatão, assim como garantirá o fornecimento de água para o distrito de Bonança e para toda a área urbana de Moreno, regularizando definitivamente o abastecimento da cidade. O novo Distrito Industrial de Moreno, que está em fase de implantação e já conta com indústrias anunciadas pelo governador Eduardo Campos, também será beneficiado.



Com uma vazão estimada de 900 litros de água por segundo, a barragem irá reforçar ainda o abastecimento de água da cidade de Vitória de Santo Antão. A área onde serão realizadas as obras possui características naturais que possibilitam a construção de uma barragem de abastecimento e contenção sem ampliar significativamente os impactos ambientais.

Imprensa Compesa

Mãe Coruja será modelo para o Primeira Infância

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, assegurou que o programa estadual de enfrentamento à mortalidade materno-infantil Mãe Coruja será adotado como modelo na formatação do programa federal Primeira Infância. O projeto, que ainda está sendo elaborado, dará assistência à bebês recém-nascidos e a crianças de até três anos.

Na noite de ontem, Moreira Franco reuniu-se com o governador Eduardo Campos na Secretaria de Planejamento e Gestão para conhecer o Mãe Coruja mais a fundo. O ministro disse que a equipe responsável pela formatação do Primeira Infância virá a Pernambuco para entender como o programa começou e aprender seus sistemas de controle e de avaliação da qualidade.

O objetivo é alcançar no âmbito federal os mesmo resultados obtidos em Pernambuco. “Nós temos que percorrer o mesmo caminho daqui, ter um protocolo, ter uma única porta de entrada para que a mãe possa ter o auxilio de pessoas especializadas no cuidado que terá com o seu filho”, explicou Moreira Franco.

Ainda na reunião, o ministro conheceu o modelo de gestão adotado pelo Estado para monitoramento e alcance das metas. Na ocasião, Eduardo apresentou o balanço das ações nas áreas de educação, saúde e segurança. Moreira Franco avaliou o modelo como “moderno” e “atual”.

“O modelo incorpora todos os avanços do conhecimento, da tecnologia à processos de execução e decisão. O povo de Pernambuco está tendo a oportunidade de receber o resultado de uma ação de governo extremamente compromissada com a melhoria da qualidade de vida e da diminuição das desigualdades”, elogiou Moreira Franco.

Eduardo agradeceu a visita do ministro e disse que o encontro aproxima cada vez mais os governos estadual e federal. “O que nos interessa mais e mais é firmar as parcerias com o governo federal e melhorar a gestão de todos os programas prioritários. Nós estamos cuidando desse modelo desde o início da gestão para que ele seja aperfeiçoado e fique para o aparelho de estado em Pernambuco”, explicou Eduardo.

O ministro permanece no Recife nesta quinta-feira (01/03) para conhecer os projetos do Porto Digital. Já o governador dá continuidade ao ciclo de monitoramento com a equipe de secretariado e às 15h anuncia o piso salarial dos professores.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco