Podcast Taís Paranhos

quinta-feira, 1 de março de 2012

Mãe Coruja será modelo para o Primeira Infância

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, assegurou que o programa estadual de enfrentamento à mortalidade materno-infantil Mãe Coruja será adotado como modelo na formatação do programa federal Primeira Infância. O projeto, que ainda está sendo elaborado, dará assistência à bebês recém-nascidos e a crianças de até três anos.

Na noite de ontem, Moreira Franco reuniu-se com o governador Eduardo Campos na Secretaria de Planejamento e Gestão para conhecer o Mãe Coruja mais a fundo. O ministro disse que a equipe responsável pela formatação do Primeira Infância virá a Pernambuco para entender como o programa começou e aprender seus sistemas de controle e de avaliação da qualidade.

O objetivo é alcançar no âmbito federal os mesmo resultados obtidos em Pernambuco. “Nós temos que percorrer o mesmo caminho daqui, ter um protocolo, ter uma única porta de entrada para que a mãe possa ter o auxilio de pessoas especializadas no cuidado que terá com o seu filho”, explicou Moreira Franco.

Ainda na reunião, o ministro conheceu o modelo de gestão adotado pelo Estado para monitoramento e alcance das metas. Na ocasião, Eduardo apresentou o balanço das ações nas áreas de educação, saúde e segurança. Moreira Franco avaliou o modelo como “moderno” e “atual”.

“O modelo incorpora todos os avanços do conhecimento, da tecnologia à processos de execução e decisão. O povo de Pernambuco está tendo a oportunidade de receber o resultado de uma ação de governo extremamente compromissada com a melhoria da qualidade de vida e da diminuição das desigualdades”, elogiou Moreira Franco.

Eduardo agradeceu a visita do ministro e disse que o encontro aproxima cada vez mais os governos estadual e federal. “O que nos interessa mais e mais é firmar as parcerias com o governo federal e melhorar a gestão de todos os programas prioritários. Nós estamos cuidando desse modelo desde o início da gestão para que ele seja aperfeiçoado e fique para o aparelho de estado em Pernambuco”, explicou Eduardo.

O ministro permanece no Recife nesta quinta-feira (01/03) para conhecer os projetos do Porto Digital. Já o governador dá continuidade ao ciclo de monitoramento com a equipe de secretariado e às 15h anuncia o piso salarial dos professores.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco