quinta-feira, 1 de março de 2012

Barragem do Engenho Moreira será tema de audiência pública

Está marcada para o próximo dia 15 a audiência pública que discutirá a implantação da barragem do Engenho Pereira, que será construída pela Compesa no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. O encontro ocorrerá a partir das 9h30 no Société Esporte Clube, localizado na Praça da Bandeira, no centro de Moreno. Toda a sociedade civil está convidada a participar. O edital de divulgação da audiência pública foi publicado ontem (29) no Diário Oficial.



A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) também disponibilizou para consulta, ontem, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da barragem. Quem tiver interesse em conhecer o material poderá consultá-lo no Centro de Documentação e Informação Ambiental (CDIA) da CPRH, localizado na Rua Santana, nº 367, em Casa Forte, no Recife. O relatório também estará disponível na sede da Prefeitura de Moreno. Considerações sobre o documento serão aceitas até o dia 15 de março, quando será realizada a audiência pública.




BARRAGEM – A barragem do Engenho Pereira será construída sobre o Rio Jaboatão. O investimento é de R$ 34 milhões. A construção da barragem contribuirá para a contenção de cheias nos municípios de Moreno e Jaboatão, assim como garantirá o fornecimento de água para o distrito de Bonança e para toda a área urbana de Moreno, regularizando definitivamente o abastecimento da cidade. O novo Distrito Industrial de Moreno, que está em fase de implantação e já conta com indústrias anunciadas pelo governador Eduardo Campos, também será beneficiado.



Com uma vazão estimada de 900 litros de água por segundo, a barragem irá reforçar ainda o abastecimento de água da cidade de Vitória de Santo Antão. A área onde serão realizadas as obras possui características naturais que possibilitam a construção de uma barragem de abastecimento e contenção sem ampliar significativamente os impactos ambientais.

Imprensa Compesa