sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Núcleo de Justiça Restaurativa da Funase define metas para 2020

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) pretende intensificar práticas que contribuam para uma cultura de paz junto aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A expectativa é de que, até o fim do ano, todas as 24 unidades da instituição contem com equipes desenvolvendo ações ligadas a essa metodologia, que prevê a transição para uma lógica que privilegie a percepção sobre responsabilidades individuais e coletivas e a criação de novas bases para relacionamentos. As metas para 2020 começaram a ser construídas em uma reunião realizada na sede da Funase, no Recife, na quarta-feira (22).

As atividades nessa área são conduzidas pelo Núcleo de Justiça Restaurativa da instituição, criado no ano passado e composto por oito servidores. Na reunião, foram avaliados os avanços obtidos em 2019, como o I Seminário de Socialização de Práticas Restaurativas em Unidades Socioeducativas, evento que mobilizou representantes do sistema socioeducativo, do Judiciário, de universidades e de comunidades. Agora, o desafio é a conclusão de um plano quadrienal, que norteará as próximas iniciativas desenvolvidas pelo núcleo, em consonância com as diretrizes estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da Funase.

“Neste início de ano, estão sendo realizadas algumas reuniões com o Núcleo de Justiça Restaurativa para planejar ações e manter o processo de implantação dessas práticas nas unidades da Funase”, explicou a assessora técnica da Política de Atendimento da Funase, Nereida Pontes, que conduziu a reunião juntamente com a assessora técnica Dilma de Marilac, integrante do núcleo.

Estiveram presentes outras quatro componentes do Núcleo de Justiça Restaurativa: a assistente social Tatiana Pires, da Unidade de Atendimento Inicial (Uniai); a pedagoga Tânia Mara, do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia; a psicóloga Lilian Fonseca, da Casa de Semiliberdade (Casem) Areias; e a assistente social Marcela Mariz, da Casem Olinda. O grupo tem ainda os pedagogos Socorro Barros (Casem Casa Amarela), Maurinúbia Moura (Cenip Caruaru) e Amós Lemos (Cenip Petrolina).

Imprensa Funase

Número de empresas abertas em Pernambuco cresce 20%

No ano de 2019, o total de empresas abertas em Pernambuco foi de 96.244, contra 79.983 em 2018, o que representa um crescimento de 20,3%, segundo dados da Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE).

Excluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs), o número de registros de empresas foi de 19.138, número 3,4% maior do que as 18.503 empresas registradas no ano anterior. Já o número de registros de MEIs durante o ano passou de 61.480 em 2018, para 77.106 em 2019, uma alta de 25,4%.

“Estes números mostram que a economia do Estado está em recuperação. Mesmo com a economia nacional não demonstrando total recuperação, Pernambuco segue avançando”, afirmou a presidente da JUCEPE, Taciana Bravo.

O número de fechamento de empresas teve uma queda significativa, passando de 77.258 em 2018, para 37.009 em 2019, o que representa uma redução de 52% no número de baixas. Segundo a presidente da JUCEPE, em 2018, houve uma mudança significativa no número de fechamento de empresas no estado de Pernambuco, decorrente de uma atualização nos cadastros da Receita Federal do Brasil (RFB), onde foram excluídos os MEIs que não fizeram nenhum pagamento de imposto nos últimos três anos nem enviaram as Declarações Anuais do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

No geral, Pernambuco terminou 2019 com um total 563.284 empresas em atividade. Os municípios que mais abriram empresas foram Recife (15.338), Caruaru (2.147), Petrolina (1.940), Jaboatão dos Guararapes (1.905) e Olinda (1.717).

As atividades empresariais mais registradas foram:Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, Comércio de vestuário, Serviços de apoio administrativo, Construção de edifícios, Lanchonetes, Consultoria em gestão empresarial, Serviços de engenharia e Restaurantes e similares.

SCGE apoia projeto do TJPE para instalação da Ouvidoria da Mulher

A secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, recebeu em seu gabinete, na tarde da quarta-feira, dia 22, a juíza Ana Veras, da Comarca de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em pauta, a criação de um canal exclusivo para atender denúncia de violência contra a mulher no Estado por parte do Poder Judiciário.

É intenção do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) instalar, em março deste ano, a Ouvidoria da Mulher. Para tanto, a juíza Ana, que coordena a estruturação desse canal especializado, veio buscar na Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), ligada à SCGE, o apoio necessário. A magistrada deseja conhecer a experiência e a estrutura da OGE e da Ouvidoria da Secretaria da Mulher. “A ideia é trazer as boas práticas também para essa nova Ouvidoria que o TJPE está criando. É importante que a gente trabalhe conectado com as outras ouvidorias”, destacou a juíza.

Entusiasta das causas sociais que dão voz ao cidadão, especialmente às mulheres, a secretária Érika Lacet, que também é ouvidora-geral do Estado, se colocou à disposição para colaborar. “Estamos abertos para auxiliar no que for preciso. É muito gratificante constatar o fortalecimento das ouvidorias no Estado”, frisou.

Durante o encontro, Érika Lacet lembrou que no final de 2019 foi assinado, junto com o TJPE, dentre outras instituições, o Protocolo de Intenções da Rede de Ouvidorias Públicas e Afins, cuja proposta é disseminar conhecimentos e fortalecer as ouvidorias de todas as entidades participantes. “A Rede Ouvir PE também irá promover o controle social de forma democrática, junto aos municípios, oportunizando a consciência cidadã e a efetivação dos direitos sociais”, ressaltou. A reunião que ocorreu na sede da SCGE, no bairro do Espinheiro, contou, ainda, com a participação de Marcelo Barradas, assessor da OGE.

Imprensa SCGE PE

Oito classificados em seleções da Funase são convocados

Oito profissionais classificados em seleções simplificadas realizadas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) devem se apresentar, a partir da próxima segunda-feira (27), com os documentos necessários para a contratação. A lista, divulgada na edição desta quinta (23) do Diário Oficial do Estado, inclui uma agente socioeducativa para atuar na Região Metropolitana do Recife (RMR), uma agente para Timbaúba, na Mata Norte, e uma advogada e cinco agentes socioeducativos para Caruaru, no Agreste. O período de apresentação seguirá até 31 de janeiro, das 8h às 11h, em locais que variam conforme a região de trabalho.

As profissionais convocadas para a RMR e para Timbaúba deverão comparecer à sede da Funase, situada na Av. Conselheiro Rosa e Silva, 773, Aflitos, no Recife. Já a advogada e os agentes socioeducativos chamados para Caruaru deverão se apresentar na Estrada Carroçável, Sítio Lagoa dos Porcos, Boa Vista II, na zona rural do município. O não comparecimento de algum convocado será considerado desistência. A lista dos documentos necessários à contratação está disponível no site www.funase.pe.gov.br. Informações podem ser obtidas por meio dos telefones (81) 3184.5465 (Recife e Timbaúba) e (81) 3719.9432/9433 (Caruaru).

Imprensa Funase

Logo mais à noite tem Blues no Recife

O Sinspire, espaço multicultural localizado na praça do Arsenal, no Recife Antigo recebe nesta sexta-feira (24), mais uma edição do festival Recife Blues Summit, que traz em seu line-up, o lendário Neil Arnold e sua slide guitar, a gaita afinadíssima de de Kco Corrêa, da Handmade Band e Rico Bluestamontes Trio recebendo convidados e canjas de mais de dez músicos da cena blues de Recifense. O agito tem início às 21h.

Outro destaque da programação é o show da banda Vanilla Blue, grupo formado apenas por mulheres que epresentam a força feminina do blues.

Radicado em Recife, o britânico Neil Arnold é mestre da slide guitar, estilo clássico do Blues do Mississippi. Seu estilo mescla influências do Blues americano, Blues britânico e Rock'n'Roll da era de ouro. Neil tem em sua história a experiência de ter vivido o auge do Rock na Europa, nos anos 70, com sua banda Grand Theft, projeto encampado pela mesma produtora que gerenciava o Whitesnake e o Rainbow. 

Gaitista da Handmade Band, Kaco Corrêa é um dos mestres do instrumento em nossa região, com um estilo agressivo e calcado nos clássicos do Blues de Chicago. Esta será a primeira participação de um gaitista no festival Recife Blues Summit. 

Rico Blues Trio, banda anfitriã da noite, é uma das mais atuantes do gênero musical, nas noites recifenses, comandada por Rico Bluestamontes, mentor dos projetos Recife Blues. O trio abre o set principal da noite com clássicos de Eric Clapton/John Mayall, Fleetwood Mac, Animals, B.B. King e outras surpresas boas. 

Como já é tradição no evento, shows de abertura com o prodígio Arthur Brandão e canjas especiais são esperadas no festival. Uma seleção de novos artistas e músicos consagrados da cena recifense também estarão presentes no palco. 

O espaço do SINSPIRE na Praça do Arsenal é amplo, climatizado, moderno, com um palco integrado ao espaço de forma que os artistas estarão próximos de seu público. 

Os ingressos do Blues Summit custam R$40 e estão disponíveis no site da Sympla e na bilheteria do evento.

SERVIÇO:

FESTIVAL RECIFE BLUES SUMMIT ACONTECE NESTA SEXTA NO SINSPIRE

Nesta sexta (24),apartir das 21hs, no Sinspire, Praça do Arsenal – Recife Antigo.

Ingressos: R$40 na bilheteria do evento e com desconto através do Sympla 

Informações: (81) 9 9999.4303

Câncer de colo do útero: 90% dos casos da doença estão relacionados ao HPV

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor de colo do útero atinge mais de 16 mil mulheres no Brasil por ano, o que já faz dele o terceiro tipo de câncer mais prevalente entre a população feminina. Delas, mais de mil são de Pernambuco, de acordo com levantamento do Inca de 2018. A doença é silenciosa e, por isso, em cerca de 35% dos casos acaba levando à morte. A preocupação acerca dos crescentes índices da doença aumenta quando analisado o principal causador da condição: o contágio pelo chamado papilomavírus humano – conhecido como HPV.

Mais comum tipo de infecção sexualmente transmissível em todo o mundo, o vírus HPV atinge de forma massiva as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, 75% das brasileiras sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida, sendo que o ápice da transmissão do vírus se dá na faixa dos 25 anos. Após o contágio, ao menos 5% delas irá desenvolver câncer de colo do útero em um prazo de dois a dez anos, uma taxa que preocupa os especialistas.

“A cada ano, mais de 500 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo uterino no mundo. Cerca de 300 mil óbitos ao ano são atribuídos a essa doença, o que configura um desafio na saúde mundial, apesar de se tratar de uma doença prevenível. Aproximadamente 90% dos casos ocorrem em países pobres ou emergentes, sobretudo por estratégias de implementação vacinal e programas de rastreio populacional inadequados. A mortalidade nesses países é cerca de 18 vezes maior que em países desenvolvidos. No Brasil, a taxa de mortalidade ajustada para a população mundial de 4,70 óbitos para cada 100 mil mulheres”, revela Michelle Samora, oncologista do Grupo Oncoclínicas.

Segundo a médica, esse tipo de infecção genital é muito frequente, o que pode ocasionar alterações celulares no corpo da mulher, evoluindo para um tumor maligno. “O processo de oncogênese do HPV consiste em algumas etapas principais: infecção pelo HPV de alto risco oncogênico, acesso do vírus ao epitélio metaplásico na zona de transformação do colo uterino, persistência da infecção com integração do genoma viral ao DNA da célula hospedeira. A partir daí, o vírus passa a expressar suas proteínas relacionadas ao câncer, promovendo a imortalização celular. Como consequência, a depender da condição de cada indivíduo, ocorrerá o aparecimento das lesões precursoras ou mesmo o câncer”, explica.

Para a Dra. Michelle, a prevenção é um dos principais aliados no combate ao câncer de colo do útero. “A vacinação contra o HPV representa a melhor forma de prevenção primária. Ela resulta numa resposta imune 10 vezes mais eficiente que a viral e está disponível contra os seguintes subtipos: vacina bivalente contra HPV 16 e 18; vacina quadrivalente contra HPV 6,11,16 e 18; e a vacina nonavalente que inclui mais 5 subtipos oncogênicos os 31, 33, 45, 52 e 58. 8. Todas as vacinas possuem soroconversão próximas a 100%. A duração total do proteção ainda é incerta, estima-se em aproximadamente nove anos; porém, estudos matemáticos indicam alta concentração de anticorpos por no mínimo 20 anos”.

Em complemento à prevenção primária, a médica destaca os exames periódicos para detecção da doença.

“Quando diagnosticado precocemente, é possível que haja uma redução de até 80% de mortalidade por este câncer. Considerando que o tumor de colo do útero é uma doença com sintomas silenciosos, muitas vezes as mulheres perdem a chance de descobrir a condição ainda na fase inicial. Sempre aconselho as mulheres a realizarem os exames como o Papanicolau periodicamente, para que aumentem as chances da doença ser diagnosticada precocemente”, explica Dra. Michelle.

Fique atenta aos primeiros sinais

Apesar da infecção do trato genital pelo HPV ser comum, o desenvolvimento do câncer ocorrerá em uma pequena proporção de mulheres infectadas. Isso porque a maioria destas infecções apresentam caráter transitório, em que há clareamento do vírus. Há identificado cerca de 40 subtipos de HPV de mucosa genital. Aproximadamente 15 deles são classificados como oncogênicos.

“O HPV é um vírus transmitido principalmente pelo contato direto com pele e mucosas, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. O vírus pode causar desde infecções assintomáticas, verrugas e até lesões precursoras de câncer”, explicou o ginecologista oncológico da Multihemo, unidade Oncoclínicas no Recife, Diógenes Fontão.

O tumor ocorre quando as células que compõem o colo uterino sofrem agressões causadas pelo HPV. Os primeiros sinais aparecem por meio de sangramento vaginal, seguido de corrimento e dor na pelve.

Quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado, a mulher pode apresentar um quadro de anemia devido à perda de sangue, além de dores nas pernas, nas costas, problemas urinários ou intestinais e até perda de peso sem intenção. “Os sangramentos podem ocorrer durante a relação sexual, fora do período menstrual e em mulheres que já estão no período da menopausa”, diz Samora.

Quando detectado, os procedimentos para o tratamento do câncer são cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia. “A cirurgia pode consistir na retirada do tumor ou na retirada do útero, o que pode impossibilitar a mulher de engravidar. Para os estágios mais avançados da doença, são recomendados os tratamentos de radioterapia e quimioterapia”, finaliza a oncologista.

Radioterapia

A radioterapia pode ser utilizada no tratamento do câncer de útero de duas formas: com o tratamento principal e da recidiva (ou metástases). “Para alguns estágios, o tratamento principal é a radioterapia isolada ou cirurgia seguida de radioterapia. Para outros estágios, o tratamento preferido é a quimioirradiação. A quimioterapia potencializa a radioterapia. Há também a radioterapia que pode ser usada para tratar cânceres que se disseminaram para outros órgãos”, comentou o radio-oncologista da Oncoclínicas Radioterapia, Diego Rezende.

Procon-PE abre inscrições para curso de Educação Financeira

Estão abertas as inscrições para o Curso de Noções Básicas de Educação Financeira promovido pelo Procon Pernambuco, órgão que atua na defesa do consumidor vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A realização será quarta-feira, 29/01, no auditório da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, no bairro do Espinheiro. Os interessados podem se inscrever gratuitamente nos site do Procon-PE (www.procon.pe.gov.br) ou da SJDH (www.sjdh.pe.gov.br). As vagas são limitadas.

No conteúdo programado estão Superendividamento, Reserva Financeira, Diagnóstico Financeiro Pessoal, entre outros assuntos. Os facilitadores serão Ana Gabriela de Melo Lira, assessora jurídica do Núcleo de Apoio aos Superendividados do Procon-PE, e Raimundo Caldas, educador financeiro e vice- presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros em Pernambuco (ABFIN/PE).

Em 2019, o Procon-PE atendeu cinco mil pessoas endividadas e para negociar dívidas em mutirões que percorreram as regiões do Agreste, Sertão, Zona da Mata, Região Metropolitana e o Distrito de Fernando de Noronha. “A Educação Financeira gera capacidade crítica nas pessoas, fazendo com que tenham condições de refletir sobre seus padrões de consumo, melhorem sua qualidade de vida e de suas famílias, tornando a administração de seus recursos mais consciente”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Aberto ao público, o curso tem carga horária de 4 horas/aulas e oferecerá certificado aos participantes.

Serviço: Procon-PE abre inscrições para curso de Educação Financeira
Inscrições: de 23 a 28 de janeiro de 2018
 na página oficial do Procon-PE (www.procon.pe.gov.br) ou da SJDH (www.sjdh.pe.gov.br) . 
Imprensa Procon PE

Poda de árvores muda o itinerário de linhas dos bairros da Boa Vista e Espinheiro

Serviços de poda de árvores serão realizados, neste sábado (25) e domingo (26), nos bairros da Boa Vista e Espinheiro, respectivamente. Os trabalhos iniciam às 08h e seguem até as 17h nos dois dias. Neste intervalo, o Grande Recife muda o itinerário de seis linhas que passam pelas ruas que estarão fechadas. Confira, abaixo, quais são estes ônibus e por onde eles deverão passar durante a interdição.

No sábado (25), o serviço acontece na Rua Joaquim Felipe que ficará fechada em toda a sua extensão. Diante disso, as seguintes linhas terão mudança em seu itinerário no sentido subúrbio/cidade:

122 - Vila do Ipsep

168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) - retorno via Rua do Príncipe

1987 - TI Rio Doce (Príncipe)

...Avenida Governador Agamenon Magalhães (pista local leste), Avenida João de Barros...

Já no Espinheiro, o trabalho acontece no domingo (26), quando a Avenida Conselheiro Portela (foto) será interditada em dois momentos. Primeiro das 08h às 12h. Neste período, a via estará fechada entre as ruas 48 e Barão de Itamaracá. Veja as linhas que terão desvio no sentido subúrbio/cidade:

511 - Alto do Mandu

700 - Beberibe/Afogados

2920 - TI Rio Doce/CDU

...Avenida Conselheiro Portela, Rua 48, Rua da Hora, Rua Barão de Itamaracá, Avenida Conselheiro Portela...

Neste horário, as linhas deixam de atender a parada nº 100188, que fica na Avenida Conselheiro Portela logo após o cruzamento com a Rua 48. A opção para os usuários é a parada nº 100190, localizada na Rua 48 antes do cruzamento com a Rua do Espinheiro.

Na parte da tarde, das 13h às 17h, a interdição da Avenida Conselheiro Portela acontece no trecho entre a Rua Barão de Itamaracá e a Avenida Rosa e Silva. Neste caso, serão necessários os seguintes desvios:

511 - Alto do Mandu

...Avenida Conselheiro Portela, Rua Barão de Itamaracá, Rua da Hora, Avenida Rosa e Silva...

700 - Beberibe/Afogados

2920 - TI Rio Doce/CDU

...Avenida Conselheiro Portela, Rua Barão de Itamaracá, Rua da Hora, Avenida Rosa e Silva, Rua Edgar D' Amorim, Rua Alberto Paiva...

Neste período, as linhas deixam de atender a parada nº 100189, que fica na Avenida Conselheiro Portela lado oposto à Rua Santo Elias. A opção para o usuário é a parada nº 100003, localizada na Avenida Rosa e Silva antes do cruzamento com a Rua Vigário Barreto.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

Divulgado resultado preliminar da seleção de médicos

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta quinta-feira (23), através do Diário Oficial, o resultado preliminar da seleção simplificada para contratação temporária de médicos para a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. A lista com o nome dos 43 aprovados inicialmente está disponível no site da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br), assim como o edital da seleção. O objetivo é completar as Equipes de Saúde da Família e preencher as vagas temporárias dos profissionais que estão de férias ou licença.

Os candidatos podem enviar recursos até a próxima terça-feira (28). O resultado final da seleção sairá no dia 03 de março, e a expectativa da Sesau é que os profissionais comecem a trabalhar em março. A seleção foi realizada em etapa única, através de avaliação curricular, com comprovação de títulos e experiência profissional. O salário é de R$ 11.942,22, mais gratificações e adicional por desempenho, e a carga horária é de 40 horas semanais.

Os candidatos aprovados na seleção atuarão na unidade de saúde para a qual forem designados pela Sesau, sem alteração da remuneração prevista no edital. O contrato temporário será de um ano, podendo ser renovado por mais um, assim como também pode ser rescindido, a qualquer momento, de acordo com as necessidades da Prefeitura do Recife ou preenchimento das vagas por candidatos aprovados em concurso público.

CONCURSO - Também para reforçar o atendimento na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife está realizando concurso público com quase 700 vagas de níveis médio, técnico e superior para cargos efetivos da Sesau. O edital completo pode ser conferido no site da organizadora.

Desde 2013, mais de dois mil profissionais de saúde foram chamados para reforçar o atendimento na rede municipal, sendo mais de 1.300 nomeados e 460 contratados temporariamente. Desse total, foram cerca de 400 médicos, mais de 150 enfermeiros, mais de 70 dentistas e mais de 300 Agentes Comunitários de Saúde, atuando junto à população na prevenção e no cuidado com a Saúde.

Imprensa Recife

Chega ao Recife a Unimed Ponto Capital

Nesta sexta-feira (24), será inaugurada a primeira unidade da Unicred Ponto Capital no Recife. A cooperativa de crédito, uma das mais importantes do país, escolheu a capital Pernambucana para oferecer uma assessoria financeira premium, com opções de serviços exclusivos. O coquetel de inauguração será realizado às 19h30 na sede da cooperativa, que fica na Rua Senador José Henrique, 231 – Térreo, no Empresarial Charles Darwin, na Ilha do Leite.

"Recife é uma das principais cidades do Nordeste e conta com um polo de tecnologia e saúde muito forte, que se encaixam muito bem com o serviço de excelência que oferecemos há mais de 20 anos para nossos cooperados", comenta Dr. Flávio Jobim (foto), presidente do Conselho de Administração da Unicred Ponto Capital.

Especializada em prestar um serviço de assessoria financeira premium, a Unicred Ponto Capital oferecerá soluções financeiras como opções de investimentos, linhas de financiamento, previdência privada exclusiva do sistema, consórcio, cartões, seguros, entre muitos outros serviços com atendimento presencial e digital, sempre praticando o propósito do cooperativismo, focado no crescimento conjunto e na prosperidade de seus cooperados. “Além disso, nossa missão também é colaborar com o desenvolvimento local, onde estamos inseridos. Trazemos agências e práticas cada vez mais sustentáveis, como o reinvestimento dos resultados nas comunidades onde nossas agências estão presentes”, acrescenta Dr. Jobim.

A Unicred Ponto Capital é uma das maiores cooperativas do sul do País, qualificada e com foco no segmento premium, com mais de 6 mil cooperados, e, seguindo o planejamento estratégico da entidade, inicia 2020 expandindo nacionalmente. Atualmente, conta com mais de R$ 320 milhões de ativos totais e administra uma carteira de crédito de R$ 224 milhões. Conheça mais sobre a cooperativa no site http://bit.ly/PontoCapital

Agendão de Carnaval no Recife

28 (terça-feira)

Terça Negra Especial de Carnaval – No Pátio de São Pedro, as manifestações afro protagonizam as noites, que são regadas a muito afoxé, samba reggae, maracatus e outras sonoridades. As apresentações começam às 19h

Tumaraca – Ensaio do Maracatu Nação Estrela Brilhante – O Estrela Brilhante é uma das 13 nações que compõem o Tumaraca, espetáculo que reunirá 13 agremiações em grande espetáculo no Marco Zero, no dia 20 de fevereiro. Na próxima terça, a nação ensaia em sua sede ao lado do Coral Voz Nagô e dos convidados especiais Coco Raízes de Arcoverde e Marrom Brasileiro, convidado especial desta edição. Endereço – Rua Severino Bernardino Pereira (em frente ao Caldinho do Biu) – Alto José do Pinho


29 (quarta-feira)

Olha! Recife

Carnaval tem farra, mas também tem muita cultura e história. Por isso, o Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da gestão municipal, oferece passeios a pé, de catamarã, de ônibus e de bicicleta, gratuitos e guiados, que rememoram as origens da tão falada efervescência pernambucana. No dia 29 de janeiro, será ofertado um passeio a pé com o tema Circuito da Poesia de Carnaval, passando pelas estátuas de Naná Vascoscelos, Antônio Maria, Chico Science, Capiba e Clarice Lispector. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo http://www.olharecife.com.br/

Recife Mais Cultura

Todas as quartas-feiras, a partir das 19h, a Pracinha de Boa Viagem recebe o Recife Mais Cultura. A programação garante atrações culturais gratuitas já no clima de Carnaval e, na quarta, o evento receberá o Caboclinho 7 Flechas.

Tumaraca – Ensaio do Maracatu Nação Linda Flor – O ensaio irá reunir os batuqueiros e o Coral Voz Nagô, além de Coco Raízes do Arcoverde e Marrom Brasileiro. O encontro acontece a partir das 19h na Rua Ribeirão das Neves, 469, Ibura de Baixo.

30 (quinta-feira)

Acerto de Marchas de Blocos de Pau e Corda

A partir das 19h, o lirismo dos antigos carnavais toma conta do Pátio de São Pedro para o terceiro acerto de marcha dos Blocos de Pau e Corda. Até o dia 14 de fevereiro, 33 agremiações desfilarão no local com evocações aos antigos Carnavais. No dia 30 quem fará a alegria dos foliões serão o Bloco das Ilusões, Bloco Lírico Sempre Feliz, Bloco Flor do Tamarindo, Bloco Edite no Cordão e Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José, que retoma suas atividades nos festejos carnavalescos, depois de dois anos afastado dos ensaios, desfiles e concursos.

31(sexta-feira)

Eliminatória do Concurso de Rei e Rainha do Carnaval 2020

Muita alegria, disposição, brilhjos e frevo prometem incendiar a semi-final do concurso de Rei e Rainha do carnaval 2020. Os candidatos e candidatas prometem fazer bonito para mostrar as melhores evoluções ao som de orquestra de frevo para conquistar o coração dos espectadores. O evento acontece no teatro Barreto Júnior, em Boa Viagem, a partir das 18h

Tumaraca – Ensaio Coletivo

A partir das 19h, a rua da Moeda, no Bairro do Recife vira palco do segundo ensaio coletivo do Tumaraca e que irá reunir os Maracatus Nação Encanto do Pina, Estrela Brilhante e Xangô Alafim. A noite conta com participação do Coral Voz Nagô, do cantor Marrom Brasileiro e do Coco Raízes de Arcoverde

Acerto de Marcha de blocos de Pau e Corda

Também a partir das 19h, o Pátio de São Pedro reunirá seis agremiações para ensaio aberto e gratuito para a população. No total, seis blocos irão fazer a festa para os espectadores e são eles o Bloco Lírico Infantil Sonho e Fantasia, Bloco Lírico Pierrot de São José, Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Bloco Carnavalesco Lírico Com Você no Coração e Bloco Lírico Boêmios da Boa Vista. O destaque fica por conta do Bloco das Flores, um dos homenageados do Carnaval 2020 e que encerra a noite.

1 de fevereiro (sábado)

Tumaraca – Ensaio do Maracatu Nação Tupinambá – O Coral Voz Nagô e o cantor Marrom Brasileiro e o Coco Raízes de Arcoverde desembarcam no Córrego do Jenipapo a partir das 19h para ensaiar junto com o Maracatu Nação Tupinambá. O evento começa às 19h, na Rua Araripe Junior, nº 39.

Olha! Recife

No dia 01/02, um ônibus vai levar os inscritos para o Circuito de Carnaval (Centro e Campo Grande), um roteiro que vai passar por locais icônicos do Carnaval como o Bairro de São José e Campo Grande, que abriga o Clube das Pás e os Guerreiros do Passo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo http://www.olharecife.com.br/

02 (domingo)

Olha! Recife

A dica para os amantes de Carnaval é um passeio a pé que irá percorrer os principais corredores da folia, no dia 02/02. O grupo vai seguir pela Rua do Bom Jesus, Rua da Guia, Avenida Rio Branco, antiga sede dos Batutas de São José, entre outros. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo http://www.olharecife.com.br/

Imprensa Recife


Funase integra comitiva convidada a conhecer projeto de ressocialização em Alagoas

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participou, nesta semana, de uma comitiva de representantes de Pernambuco convidada a conhecer um projeto de atendimento a pessoas privadas de liberdade em Alagoas. O Núcleo Ressocializador da Capital, em Maceió, atende 111 reeducandos do sistema prisional e tem se destacado em índices como o de reincidência de egressos e o de inserção no mercado de trabalho. O objetivo da visita foi possibilitar o compartilhamento de boas práticas.

Pela Funase, estiveram presentes a superintendente da Política de Atendimento, Íris Borges, e o corregedor da instituição, Alexandre Raimundo. Também compareceram representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, da Secretaria Executiva de Ressocialização, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), além do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, de integrantes da Pastoral Carcerária e do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura.

“Apesar de não ser específica sobre o sistema socioeducativo, área em que a Funase atua, a experiência mostrada foi muito interessante, porque trabalhamos com um público que também fica privado de liberdade. Em Pernambuco, as taxas de reincidência de egressos da Funase vêm apresentando resultados melhores ano a ano, assim como as de profissionalização do nosso público. É muito bom ver que, assim como no nosso sistema, apostar nisso é algo que vem dando certo também em outros estados”, disse Íris.

Para o corregedor da Funase, Alexandre Raimundo, a disciplina dos reeducandos e o comprometimento dos funcionários da unidade foram pontos altos do projeto exposto. “A integração é algo importante para que o processo de ressocialização funcione. E ver que representantes de tantas instituições de Pernambuco estão empenhados em conhecer experiências e em compartilhar práticas que já desenvolvem é algo muito positivo, tanto para o sistema penitenciário, como para o sistema socioeducativo”, avaliou.

Imprensa Funase PE

Oito linhas deverão trafegar pela pista local da Avenida Agamenon Magalhães

O Grande Recife muda, a partir deste sábado (25), o itinerário de oito linhas de ônibus que trafegam pela pista central da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Agora, ao descer da Ponte José de Barros Lima, no sentido Recife/Olinda, os coletivos deverão dobrar à direita na primeira agulha de acesso à pista local. A novidade faz parte de um conjunto de ações que devem melhorar o trânsito na Avenida.

Confira, a seguir, as linhas envolvidas, o novo itinerário e as paradas que deverão ser atendidas:



510 - Nova Descoberta/Derby

630 - Vasco da Gama/Derby

640 - Guabiraba/Derby

710 - Beberibe/Derby

718 - Córrego do Euclides/Derby

723 - Cajueiro - via Derby

760 - Dois Unidos/Derby

780 - Alto Santa Terezinha/Derby


...Ponte José de Barros Lima, Avenida Governador Agamenon Magalhães, acesso à pista local oeste da Avenida Agamenon Magalhães na 1ª agulha (em frente à Rua Dr. João Asfora), Avenida Governador Agamenon Magalhães (pista local leste), Parque Amorim, Rua Dr. Bandeira Filho...

Com a mudança, as linhas acima deixam de atender três paradas seletivas localizadas no canteiro central da Avenida Governador Agamenon Magalhães. São elas: nº 180176, logo após a descida da Ponte José de Barros Lima; nº 180179, antes do cruzamento com a Rua Henrique Dias; e nº 180181, próximo ao cruzamento com a Praça do Derby.

As opções para os usuários são os pontos de embarque e desembarque que ficam na calçada da Avenida Governador Agamenon Magalhães. São eles: nº 180177, antes do Empresarial Nassau; nº 180178, logo após o banco Bradesco; e nº 180180, em frente ao Edifício Gardênia.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Recife

Ator José de Abreu assina contrato para lançar Abreugrafia

Enquanto passa férias pelo mundo ao lado de sua noiva, a maquiadora Carol Junger, o ator José de Abreu continua nas redes sociais e por meio delas anunciou a assinatura de seu contrato com a Editora Ubook para lançar sua autobiografia nas versões impressa, digital e audiobook.

Abreu também disponibilizou em seu Instagram um conto erótico, de nome "Três Palavras", onde um escritor e sua musa contam a história de dois pontos de vista. Mesmo fora do País, o ator não deixa de interagir com os seguidores e continua polemizando nas redes. Após perder uma causa para o PSDB, que exige o apagamento de postagens no Twitter, Abreu foi bem claro: "Censura nunca mais! PSDB e João Dória me censuraram. Vou ao Supremo Tribunal Federal".