sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Garanhuns Jazz de volta às origens; Baby do Brasil está entre as atrações

Consolidado como um dos principais eventos culturais alternativos ao carnaval tradicional de Pernambuco, o Garanhuns Jazz Festival volta à cidade do agreste do estado após um hiato de oito anos afastado da cidade onde foi criado em 2008 - estava sendo realizado em Gravatá até  2020   quando veio a pandemia. A programação musical contempla artistas nacionais e internacionais do jazz, blues, instrumental, erudito e cultura popular e traz nomes como Derico Sciotti (SP), Quinteto Violado (PE), Liv Moraes (PE), Uptown Blues Band (PE), Lorenzo Thompson (EUA), Tamara Peterson (EUA) e Baby do Brasil (RJ), Jefferson Gonçalves (RJ), Adriano Grineberg (SP) e Bruno Marques (MG), entre muitos outros. 

A divulgação do evento, que acontece durante o carnaval, entre os dias 18 a 21 de fevereiro, na Praça Mestre Dominguinhos,  foi realizada hoje por meio de coletiva de imprensa, no Garanhuns Palace Hotel. O lançamento contou com a presença do prefeito Sivaldo Albino; além da secretária municipal de Cultura, Sandra Albino; do secretário municipal de Turismo, Givaldo Calado; do presidente da Câmara de Vereadores, Luizinho Roldão e dos idealizadores e produtores  do Jazz Festival, Giovanni Papaléo e Jackson Rocha.

Segundo Giovanni Papaleo, produtor e idealizador do festival, "o Garanhuns Jazz Festival é uma celebração da música e da cultura e estamos ansiosos para celebrar juntos após um ano difícil". O prefeito da cidade, Sivaldo Albino, também se mostrou empolgado com o retorno do festival, afirmando que “mais uma vez, Garanhuns será incluída na rota do turismo durante o período de carnaval, gerando emprego, renda e aquecendo a economia da cidade. Vamos seguir firmes no caminho de tornar Garanhuns a Terra dos
Grandes Festivais”.

Além de ser um poderoso instrumento de impulsionamento turístico, projetando a cidade em nível nacional e internacional, o festival, com programação inteiramente gratuita, oferece todo conforto de uma estrutura com tenda coberta, mesas com cadeira e praça de alimentação. Em sua última edição em 2015, o festival obteve resultados como: 93% de satisfação dos participantes, com avaliações de ótimo ou bom; 25 mil pessoas estimadas pela Polícia Militar; 0% de ocorrências policiais graves registradas; 98% de participantes que disseram que voltariam ao festival; e 95% de ocupação dos hotéis durante o evento. 

De acordo com a secretária de cultura, Sandra Albino, “No Jazz Festival vamos contar com uma programação musical diversificada, que tem a curadoria de Giovanni Papaleo, mas onde também estão incluídos artistas de Garanhuns e região, todos selecionados por meio de convocatória. A estrutura também foi pensada para levar conforto e a melhor experiência
possível ao público. Por isso deixo o convite, para todos de Pernambuco e outros estados
do Nordeste, para que venham prestigiar o Jazz e demais eventos do Ciclo Carnavalesco
de Garanhuns”. 



Mais informações: 
@garanhunsjazzfestival           

Confira a programação completa do Garanhuns Jazz Festival 2023. 


Sábado 18/02 
20h Arthur Philipe (PE) 
21h Celso Pixinga (SP), Derico Sciotti (SP) e banda de Garanhuns 22h
Bruno Marques (MG) e Lorenzo Thompson (USA) 

Domingo 19/02 
20h Derico Sciotti (SP) e banda de Garanhuns 
21h Quinteto Violado (PE) 
22hUptown Band (PE) 
23h Guitar Night com Joanatan RichardTrio (PE), Igor Prado (SP), Luiz Carlini (SP), Bruno Marques (MG), Rodrigo Morcego (PE) e artistas de Garanhuns.

Segunda 20/02 

20h Vintage Pepper (PE) 
21h Igor Prado (SP) e Tamara Peterson (USA)  
22h Tributo a Rita Lee com Luiz Carlini (SP), Graça Cunha (SP), Catarina Rosa (PE) e cantoras de Garanhuns 

Terça 21/02 

20h Nanda Moura (RJ/CE) e Adriano Grineberg (SP)
21h Tributo a Dominguinhos
Com Liv Moraes (PE), João Neto (PE), Pablo Moreno (PE), Jefferson Gonçalves (RJ), Uptown Band (PE) e artistas de Garanhuns 
22h Baby do Brasil (RJ)

Fundação Hemope e artista Rafa Mattos realizam ação para estimular doação de sangue


Com o objetivo de estimular a doação de sangue em um dos meses mais críticos do ano, a Fundação Hemope convidou o artista Rafa Mattos para desenvolver um trabalho artístico em um grande painel instalado em frente à sede do centro, na Rua Joaquim Nabuco, bairro das Graças. O objetivo da ação é sensibilizar pessoas através da arte, levando mais doadores para o hemocentro, que tem uma habitual evasão de doadores nos meses de janeiro e fevereiro. 

Até sexta-feira (27), Rafa Mattos, criador do movimento “Plante amor, colha o bem”, está colorindo o espaço para chamar a atenção de novos e antigos doadores. Conhecido pelos famosos regadores e corações espalhados por várias cidades, Rafa usa sprays e tintas acrílicas para expressar o amor e convidar a todos sobre a reflexão em uma vida de doação. A ação foi iniciada ontem (quarta, 25).

Segundo Anna Fausta, diretora de hemoterapia do Hemope, a doação neste período é mais do que necessária, por conta da proximidade do Carnaval, época em que os hemocentros são mais solicitados. Ela lembra que uma única doação pode salvar até quatro vidas. 

Para Rafa Mattos, colaborar com a campanha é, além de um grande prazer, uma missão, já que ele é doador de sangue há 20 anos. Segundo ele, é preciso fortalecer essa cultura da doação voluntária, fazendo com que mais pessoas entendam que é possível salvar vidas. “Doar sangue é sentir-se vivo em outro coração”, ressaltou Rafa.

Conheça os pré-requisitos para se tornar um doador de sangue:
- Estar em boas condições de saúde; 
- Ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); 
- Pesar mais de 50kg; 
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado;
- Ter em mãos documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

O Hemope fica localizado na rua Joaquim Nabuco, n.º 171, no bairro das Graças. Para acessar as dependências do hemocentro, o doador deve usar máscara.

Imprensa Hemope

Cardinot de volta à TV Guararapes


O apresentador Joslei Cardinot, mais novo contratado da TV Guararapes/Record TV, vai comandar, a partir de fevereiro, o programa Cardinot na Guararapes. O novo produto da emissora irá ao ar todos os sábados. O anúncio foi feito nessa quarta-feira em evento para o mercado publicitário. 

O Cardinot na Guararapes será uma revista eletrônica, com conteúdo diversificado e qualificado com o dinamismo, linguagem acessível e a credibilidade do jornalista Joslei Cardinot. O formato trará reportagens especiais com os principais assuntos da semana, prestação de serviços, curiosidades, saúde e economia popular. 

Mas o programa também vai falar das celebridades, vai mostrar vídeos da internet, receitas fáceis e saudáveis, cultura, turismo, empreendedorismo, mercado de trabalho e as notícias que repercutiram em Pernambuco e no Brasil. Para quem gosta de futebol, o Cardinot na Guararapes trará o lado B da bola, um jeito divertido de falar do esporte.

O evento de lançamento do novo programa foi aberto pela jornalista Meiry Lanunce, apresentadora do Jornal Guararapes. Em seguida, o superintendente do Sistema Opinião de Comunicação, Cacá Marthins, falou do crescimento da emissora. "Estamos muito felizes com a chegada de Cardinot para o nosso time vitorioso. A TV Guararapes caminha para ser a televisão mais importante de Pernambuco", destacou.

O apresentador Joslei Cardinot falou da alegria de estar voltando à TV Guararapes. "O programa Cardinot na Guararapes está chegando com muitas novidades. Convido todo mundo para nossa estreia, que vai ser no dia 4 de fevereiro, ao meio-dia. Estou muito feliz também em voltar para essa casa que me acolheu no início da minha carreira na televisão."

Vice-líder absoluta de audiência em Pernambuco, a TV Guararapes vem crescendo cada vez mais e tem um time forte e consolidado de apresentadores e repórteres. A emissora lança agora mais um projeto com o DNA da TV Guararapes e que será do jeitinho que o pernambucano gosta.

O carnaval voltou: Como garantir a diversão, conforto e a segurança, economizando


A data mais festiva do ano está chegando! Carnaval é sinônimo de festa, animação e folia. Deixamos a criatividade rolar solta, nos fantasiamos, encontramos amigos e aproveitamos o clima de verão. Mas, também há quem curta aproveitar o feriadão para descansar, seja descansando em uma praia, campo ou até mesmo em casa. 

Sem deixar que o espírito carnavalesco atrapalhe as finanças. Quando o orçamento está apertado, é preciso entender que é possível curtir o feriado e, ao mesmo tempo, dar um respiro para o bolso, ponderando os gastos e economizando. 

A dica do Home Center Ferreira Costa em economizar no carnaval de rua ou até mesmo para quem irá curtir uma praia é levar os comes e bebes. No supermercado ou atacado, o valor desses produtos costuma ser menores e sempre tem promoções. 

Se a pretensão para curtir a folia é ir atrás dos blocos, a Ferreira Costa aconselha levar bolsas térmicas com um pouco de gelo para manter as bebidas geladas. Para carregar, é só revezar com os amigos. O item também é útil para carregar lanches e frutas. 

As festas irão acontecer em locais privados? Que tal utilizar baldes de gelo ou recipientes maiores de plásticos e espalhá-los por alguns lugares estratégicos? Se o evento for para muitas pessoas, o ideal é concentrar todas as bebidas em um freezer e ir transferindo para outros reservatórios aos poucos. 

Para quem irá passar o feriado curtindo um sol na praia com a família e amigos, além de separar aquela cadeira de praia confortável, também pode apostar nos coolers térmicos ou isopores. Ambos mantêm a bebida gelada por horas, e também ajudam a armazenar os lanchinhos, para refrescar e matar a fome enquanto estiver se divertindo e descansando entre as brincadeiras na areia, banho de sol e mar. 

Além da praia, também pretende aproveitar a piscina? No Home Center você também encontra recipientes de plástico que facilitam a locomoção e promovem mais segurança. Além de boias para as crianças, macarrões para a diversão e até mesmo porta-copos infláveis para não precisar nem sair dela na hora de se refrescar. 

E para quem está procurando esses e outros produtos para curtir o Carnaval, tanto nas lojas físicas quanto no aplicativo ou no www.ferreiracosta.com pode encontrar mais de 80 mil produtos para fazer do período, um momento inesquecível. 

Sobre a Ferreira Costa:  

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa(@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil

ADESC participa de recepção e visita do Governo Alemão em Carneiros


Representantes da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros (ADESC) receberam a ministra do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, Steffi Lemke, durante a sua visita à Tamandaré. O município Pernambucano recebe investimento do Governo Alemão visando a preservação do Meio Ambiente e Promoção do Desenvolvimento Sustentável. 

Na ocasião,o presidente da ADESC, Danilo Oliveira, conversou com a ministra alemã, sobre os desafios presentes para os empreendedores da Praia dos Carneiros no tocante ao desenvolvimento do turismo sustentável na região. “O ambiente institucional e as normas existem, precisam ser colocadas em prática em toda sua extensão normativa. Isso significa que, no final das contas, o problema ambiental é uma emergência global. É algo que todos nós precisamos refletir e agir, sempre em frente”, disse Danilo Oliveira. 

Steffi Lemke, reforçou que a aliança internacional visa melhorar a proteção climática e da natureza, reforçando as relações econômicas entre os países. “Essa troca de opiniões que tivemos a oportunidade de ter, a meu ver, constitui uma base sólida para uma boa cooperação entre os governos”, concluiu a ministra.

A comitiva também contou com a presença de Steffi Lemke, Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, e pelo Cônsul Geral da Alemanha no Nordeste, Johannes Bloos. Também participaram do encontro, o presidente da Colônia de Pesca, seu Chico, representantes Rede de Mulheres Pescadoras de Tamandaré, e o secretário de Meio Ambiente do município. 

O momento também serviu para solicitar mais atenção da Prefeitura de Tamandaré a respeito da proliferação de barracas na faixa de praia e desordem do comércio ambulante. “Queremos usar essa chegada da delegação alemã como representatividade de Carneiros no cenário sobre meio ambiente, porém, apesar de termos várias normas e legislação, além de ambiente institucional consolidado que, infelizmente, não vem obrigando o cumprimento por parte de barracas de praia, ambulantes e embarcações, tanto de apoio ao turismo (lanchas e catamarãs) quanto particulares. É necessário uma fiscalização mais ostensiva para que nosso litoral seja preservado. Essa desordem gera lixo, perturba e destrói os ninhos de tartaruga”, cobrou o presidente da ADESC. 

*INVESTIMENTO ALEMÃO* 

O Governo Alemão investe em cooperação com a secretaria do Meio Ambiente com o projeto Terramar que está em execução na cidade de Tamandaré. Entre eles  está o Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas (Zatan) para a região do estuário do Rio Formoso, no Litoral Sul do estado. Com o objetivo é criar condições para a promoção do desenvolvimento econômico, fortalecendo o turismo sustentável e a conservação da biodiversidade. 


“O Zatan representa um grande avanço nas políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável do Estado. Ele alia o estímulo ao crescimento socioeconômico com a conservação do meio ambiente, respeitando as potencialidades e fragilidades dos recursos naturais existentes”, explicou o presidente da ADESC.  “O ZATAN foi elaborado recentemente pela CPRH, em conjunto com a UFPE, um estudo de capacidade de Suportr Ambiental, e esse estudo já mostra que é necessária uma drástica redução no número de embarcações circulando no estuário do Rio Formoso, entre Carneiros e Guadalupe. Isso precisa ser enfrentado pelas autoridades competentes sob pena de causar danos irreversíveis ao meio ambiente”, alertou Danilo Oliveira.

Homem da Meia-Noite participa de encontro com foliões no Shopping Patteo Olinda neste domingo (29)


Neste domingo (29), o Homem da Meia-Noite estará no Shopping Patteo Olinda, para um encontro com os amantes do Calunga. A ação acontece dentro do Espaço Afetivo Homem da Meia-Noite, no piso L2 do centro de compras, a partir das 15h, e será gratuita.

Na ocasião, o Homem da Meia-Noite, que estará vestido com uma roupa especial que foi confeccionada pela grife Rafa Que Faz e que remete ao seu casamento com a Mulher do Dia realizado nos anos 1990, fará sessão de fotos e cumprimentará os foliões, tudo acompanhado de orquestra de frevo. 

Espaço Afetivo - Pelo segundo ano consecutivo, o Shopping Patteo Olinda recebe o Espaço Afetivo Homem da Meia-Noite, uma loja inteira dedicada ao Gigante mais amado do Brasil. 

O espaço foi pensado para ser um ponto de encontros e compartilhamento de memórias, onde os visitantes poderão conhecer e vivenciar a cultura do Calunga e ter acesso a produtos que valorizam, difundem e fortalecem a sua história. 

Na loja, os clientes poderão encontrar diversos itens temáticos, além das camisas da Grife do Calunga, com as estampas especiais criadas para o Carnaval 2023.

Planos de Saúde: Reajuste promete ser temática presente em 2023


Saúde no Brasil infelizmente não é para todos. Quem tem condições, paga um plano de saúde e tem um acesso melhor aos equipamentos , exames e consultas. Quem não pode, busca no SUS uma alternativa. Apesar de ter um corpo médico bom, o SUS enfrenta há anos problemas estruturais. Assim, há uma preocupação, principalmente dos mais idosos, em ter um plano de saúde, mas os aumentos estão inviabilizando seu pagamento.

Acompanhando a tendência de alta da taxa Selic, a expectativa na área de saúde suplementar é que os reajustes anuais sigam subindo, o que está em descompasso com os salários. Como tradicionalmente é realizado ano a ano, os reajustes anuais, mesmo de planos individuais e familiares, sempre superam o valor da inflação. O ano de 2023 infelizmente  promete novamente ser de alta no setor - possivelmente mantendo ou superando o reajuste já aplicado em 2022, cujo piso foi de 15,5%. 

Referidos reajustes em alta comprometem a saúde financeira dos segurados e, também, a própria viabilidade da manutenção dos planos para tantas famílias. Muitos migram para a saúde pública, que já está comprometida e sem vagas. 

Vale também verificar individualmente, se sofreu um aumento abusivo de plano de saúde. 


Branca de Neve no Teatro, neste domingo

Domingo é dia de teatro para toda a família: o clássico da literatura mundial "Branca de Neve" será encenado pela Humantoche Produções neste domingo, 29/1, no Teatro Barreto Júnior (Pina, zona sul do Recife), às 16h 30 e com ingressos a R$60 inteira e R$ 30 meia ou ingresso social (levando um kg de alimento não perecível). 

Além de números musicais inéditos, o espetáculo se destaca pelos feitos em 4D, que incluem ventania, neve e bolhas de sabão.

"A gente adora ver o encanto no olhar das crianças a cada efeito 4D, como as bolhas de sabão levitando pelo espaço. Tudo que torne a magia do teatro ainda mais forte para a gente é importante", destaca Ricardo Silva, diretor do grupo teatral. O espetáculo terá duração total de 50 minutos.

VALORES
Ingressos já à venda pelo Sympla nos valores de: R$ 60 inteira ou R$ 30 meia (para estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e acompanhantes, professores e crianças de 02 a 12 anos) ou social (levando 1kg de alimento não perecível). Acesse pelo no link https://www.encurtador.com.br/agrLR .

​SERVIÇO
Espetáculo: Branca de Neve
Local: Teatro Barreto Júnior - R. Est. Jeremias Bastos - Pina, Recife - PE
Dia: 29 de janeiro às 16h30
Ingressos: INTEIRA: 60,00 / MEIA-ENTRADA: 30,00  / SOCIAL: 30,00 + 1kg de alimento
​A​prox. 50min​.​ para toda a família
Mais informações: @humantocheproducoes ou whatsapp 81 9.98032724

Hospital montado para atender povo yanomami começa a funcionar

 

O hospital de campanha que a Força Aérea Brasileira (FAB) montou em Boa Vista (RR) começou a funcionar na manhã desta sexta-feira (27), quando os profissionais de saúde da própria Aeronáutica iniciaram os atendimentos a indígenas transferidos da Reserva Yanomami.

Trinta militares médicos, de diferentes especialidades, como clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, pediatria, radiologia, ginecologia, patologia, além de farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram destacados para atender os pacientes cujo estado de saúde exigia que fossem levados à capital do estado, distante cerca de duas horas de voo do território indígena.

Segundo a FAB, o hospital de campanha dispõe de laboratórios e ambulatórios para a realização de atendimentos emergenciais, consultas, exames e ultrassonografias e contribuirá para ampliar a capacidade de atendimento da Casa de Saúde Indígena (Casai) – em cujo terreno a estrutura temporária está montada.

De acordo com o Ministério da Saúde, 576 yanomami estavam internados na Casai esta manhã. Há cinco dias, o número de pacientes chegava a 777. Para servidores da pasta, a redução dos últimos dias já é resultado da primeira semana de intervenção federal na crise sanitária e humanitária enfrentada pelos yanomami, que viram o número de casos de malária e de desnutrição de adultos e crianças explodir nos últimos anos.

Na semana passada, o ministério declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e criou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Y), responsável por coordenar as ações a serem implementadas pelo Poder Público, incluindo a distribuição de recursos para o restabelecimento dos serviços e a articulação com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS). Na última terça-feira (24), profissionais da Força Nacional do SUS começaram a reforçar o atendimento na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Boa Vista (RR).

De acordo com o Ministério da Saúde, só na quarta-feira, as equipes da Força Nacional do SUS atenderam a 148 pacientes, sendo 77 homens e 71 mulheres, todos adultos. As principais queixas são quadros de diarreia, pneumonia, suspeitas de tuberculose – quadros sérios, agravados pelo alto grau de desnutrição que técnicos do ministério diagnosticaram ao visitar a terra indígena e a unidade de saúde indígena de Boa Vista, nas últimas semanas.

De acordo com a FAB, um segundo hospital de campanha já está sendo montado no Surucucu, um dos polos base da Terra Indígena Yanomami, e apenas os pacientes em estado grave estão sendo levados a Boa Vista.

Agência Brasil

Boate Kiss: dez anos depois da tragédia, ninguém foi responsabilizado

 

Após dez anos da tragédia que tirou a vida de 242 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ninguém foi responsabilizado. Familiares e vítimas da tragédia, que completou uma década nesta sexta-feira (27), ainda aguardam o desfecho judicial.

Os sócios da boate Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann; o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos; e o auxiliar Luciano Bonilha Leão foram acusados de homicídio pelo Ministério Público do Estado (MPE). Em 2021, eles foram condenados pelo Tribunal do Júri a penas de 18 a 22 anos de prisão. Sob o argumento de descumprimento de regras na formação do Conselho de Sentença, o Tribunal de Justiça do estado anulou a sentença e revogou a prisão em agosto do ano passado. O MPE recorreu da decisão.

O delegado regional de Santa Maria, Sandro Luís Meinerz, que conduziu a investigação do caso, lamenta a demora da justiça.

“Estamos fechando agora no dia 27, dez anos dessa absurda tragédia e, infelizmente, nenhuma resposta final desse processo foi dada para sociedade e, principalmente, para os pais e familiares dessas vítimas que morreram, fora aquelas que ficaram sequeladas”, disse.

A defesa de Luciano Bonilha afirma que a sentença do júri, que foi anulada, era injusta. O advogado Jean Severo espera uma solução no fim deste ano. Já o advogado de Mauro Londero, Bruno Seligman de Menezes espera que a anulação seja mantida e que um novo julgamento tenha uma sentença justa.

Segundo a advogada do vocalista Marcelo Santos, Tatiana Vizzotto Borsa, o músico segue trabalhando em São Vicente do Sul, enquanto aguarda a decisão de tribunais superiores. A defesa de Elissandro Spohr não quis se manifestar.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul disse, em nota, que além dos quatro réus por homicídio, 19 pessoas, entre bombeiros e ex-sócios da boate, foram acusadas por crimes como falsidade ideológica e negligência.

Outras 27 pessoas foram denunciadas por falsidade ideológica, porque assinaram documento dizendo morar a menos de 100 metros da boate, o que foi comprovado como mentira.

Mudanças na legislação - A tragédia escancarou a fragilidade nos critérios de segurança em casas noturnas e exigiu uma resposta dos legisladores. Em 2017, entrou em vigor uma nova lei federal, conhecida como Lei Kiss. O texto estabeleceu normas mais rígidas sobre segurança, prevenção e proteção contra incêndios em estabelecimentos de reunião de público em todo território nacional.

Entre as mudanças na lei, aspirante a oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e pesquisadora do caso Kiss, Kirla Pignaton, destaca a determinação de que cada estabelecimento tenha a lotação máxima na porta de entrada. Outro ponto foi a inclusão de noções de segurança contra incêndio e pânico nos cursos de engenharia e arquitetura.

Entretanto, ao sancionar a lei, o então presidente Michel Temer vetou 12 trechos, nos quais estão a criminalização do descumprimento das ações de prevenção e combate a incêndio e a proibição do uso de comandas em casas noturnas.

Segundo Kirla Pignaton, o caso de Santa Maria não é inédito. Outras nove situações similares aconteceram antes em outros países. Para a pesquisadora, a tragédia mostrou a importância de informações sobre a segurança do local.

"[O consumidor passou a] se atentar que não pode ficar em um estabelecimento [sem segurança]. Ele também pode entrar no site do Corpo de Bombeiros e fazer uma denúncia para que eles vão até o local para façam vistoria para verificar se está tudo conforme o projeto, se o projeto de segurança foi executado", disse a pesquisadora.

No Rio Grande do Sul, ainda em 2013, mesmo ano do incêndio na Kiss, uma lei aumentou o rigor na prevenção contra incêndios. Mas no fim do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei enviada pelo Executivo que dispensa a necessidade de alvará para 730 tipos de imóveis.

Agência Brasil

INSS regulamenta procedimentos que servirão como prova de vida

 

Anunciado pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, o novo sistema de prova de vida de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a valer a partir de hoje (26), com a regulamentação da medida. Entre os procedimentos que podem ser usados para comprovar a situação do beneficiário, estão vacinação, emissão de passaporte e renovação de carteira de motorista.

Esses e outros documentos constam em portaria publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. A partir deste ano, a prova de vida deixará de ser responsabilidade do beneficiário, sendo obtida por meio de cruzamento de bases de dados do governo e dos bancos.

A portaria estabelece uma escala de pontuação a cada procedimento de coleta de dados, conforme a integridade da informação. Os dados serão armazenados por tempo indeterminado e formarão um banco de pontuação.

Como anunciado pelo ministro Carlos Lupi, a partir do mês de aniversário do beneficiário, o INSS terá dez meses para comprovar que o titular está vivo, por meio do cruzamento de dados. Se o governo não obtiver informações suficientes, o segurado receberá uma notificação – pela rede bancária, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 – para fazer a prova de vida.

Bloqueio - A partir de então, o beneficiário terá mais 60 dias para comprovar que está vivo. Se, após esse prazo, o segurado não atingir a pontuação mínima, o INSS enviará um servidor ao local onde a pessoa mora. Para evitar transtornos, o aposentado ou pensionista deve manter o endereço atualizado no aplicativo Meu INSS.

Se o empregado do INSS não encontrar a pessoa no endereço que consta na base de dados, o benefício será bloqueado por 30 dias. Nesse período, o segurado ainda pode comprovar a vida fazendo biometria em um caixa eletrônico ou indo a uma agência bancária ou a uma unidade do INSS.

Após os 30 dias, se não houver manifestação por parte do segurado, o benefício será suspenso. Depois de mais seis meses, a aposentadoria ou pensão será definitivamente cancelada.

Neste ano, o INSS terá de comprovar que cerca de 17 milhões de beneficiários continuam vivos. No entanto, se o segurado quiser comprovar que está vivo pode ir a qualquer agência bancária ou usar o aplicativo Meu INSS nos dez meses posteriores ao aniversário. A diferença é que a ação do beneficiário passará a ser voluntária, não mais obrigatória.

Confira a relação dos procedimentos que servirão de prova de vida para o INSS:

• Acesso ao aplicativo Meu INSS com login selo ouro (que tem biometria reconhecida) ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que tenham certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
• Contratação de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
• Atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
• Realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial; e Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
• Vacinação;
• Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
• Atualizações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico), somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
• Votação nas eleições;
• Emissão ou renovação de passaporte;
• Emissão ou renovação de carteira de motorista;
• Emissão ou renovação de carteira de trabalho;
• Emissão ou renovação de carteira de Identidade;
• Alistamento militar;
• Emissão de outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
• Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
• Envio da declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

Agência Brasil

#OBlogExplica A Lei Rouanet e o dinheiro para artistas

 

Nos últimos dias, a atriz Claudia Raia vem sendo atacada por ter captado R$ 5 milhões da Lei Rouanet. Segundo a Revista IstoÉ, a artista captou esse patrocínio para a produção de dois espetáculos, além de atividade formativa de 40h sobre a Prática das Artes Cênicas e o Mercado Profissional de Atores.

Mas o que é a Lei Rouanet? É simplesmente o Governo Federal dar dinheiro a artistas de sucesso e dane-se outros investimentos importantes como Saúde e Educação? Nada disso! O Blog vai explicar como se dá a Lei Rouanet e por que falar em investimentos como saúde, educação e combate à fome nada tem a ver com o assunto?

A Lei Rouanet é uma legislação que mudou o mercado cultural brasileiro e que injetou quase R$ 50 bilhões na economia do País . E detalhe: gerando emprego e renda para muitos brasileiros de Norte a Sul do Brasil. A legislação foi criada em 1991 e prevê a isenção de impostos para investidores do setor cultural, ou seja, pessoas físicas ou jurídicas que investirem na cultura pode deduzir parcial ou totalmente no Imposto de Renda. Em outras palavras: não é o Governo Federal que simplesmente dá o dinheiro, ele só deixa de receber o imposto.

Mas não é simplesmente a pessoa ou instituição dar dinheiro ao artista e pronto. Os responsáveis por projetos culturais (Cinema, Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas, etc.) precisam apresentar um projeto para o Ministério da Cultura, que avalia itens como viabilidade e retorno para a sociedade (no caso da Claudia Raia, as aulas de Prática de Artes Cênicas e Mercado Profissional de Atores). 

Com a aprovação, os agentes culturais vão para a segunda parte da batalha: captar patrocínio de pessoas físicas, instituições ou empresas privadas. O patrocinador, por sua vez, pode deduzir a doação - parcial ou totalmente - do Imposto de Renda. Ah, não precisa ser projeto grande ou de artistas famosos, pois grupos pequenos também podem batalhar pelo incentivo.

Em relação ao investimento em áreas essenciais como Saúde, Educação, Combate à Fome, etc, não cabe dizer que investir na Cultura é um desperdício, por dois motivos: Primeiro, cada área essencial como as citadas, têm seus respectivos ministérios - e portanto orçamentos - de tal forma que o imposto pago pelos cidadãos - eu e você, que está lendo este blog - não vai deixar de ser colocado nas áreas sociais.

E segundo, investir na cultura não é desperdício coisa alguma. A cultura de um país do tamanho e da história do Brasil é fundamental para que o nosso povo não se perca ao longo dos tempos, pois extinguir a cultura de uma Nação é extinguir a própria Nação. 

Mas se você ainda pensa no lado prático das coisas, a Cultura no Brasil é uma indústria que movimenta milhões de Reais (além dos patrocínios, existem outras origens de recursos, como as bilheterias, os ingressos, etc.). E a Cultura não é só o artista que recebe os aplausos: tem o bilheteiro, o iluminador, a figurinista, técnicos de som, cabeleireiros, maquiadores, costureiros, cenógrafos, marceneiros, fotógrafos, entre tantos outros profissionais

Sérgio Rouanet - O ministro da cultura que dá nome à lei é Sérgio Paulo Rouanet (1934-2022), diplomata, filósofo, antropólogo, professor universitário, tradutor e ensaísta brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras de 1992 até a data de sua morte, Rouanet foi também ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Filosofia. Morreu de Mal de Parkinson, aos 88 anos.

Foi graduando em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e realizou seu mestrado em economia e agronomia, ciência política e filosofia na Universidade de São Paulo, onde também doutorou-se em ciência política e medicina. Enquanto exerceu o cargo de secretário de cultura do presidente Fernando Collor (1990-1992), foi responsável pela criação da lei brasileira de incentivos fiscais à cultura, a que leva o seu nome.

Portanto, nada de atacar a Cláudia Raia ou qualquer outro artista. Não é o governo que dá dinheiro, a cultura é necessária não só pela alma do País, mas também pelo desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda