quinta-feira, 8 de agosto de 2024

I Caravana de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco chega em Caruaru nesta sexta-feira (09)


Nesta sexta-feira (09), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desembarcam em Caruaru, no Agreste pernambucano, para mais uma edição da I Caravana de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. O evento integra ao Festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo do Estado.

"É de grande importância a nossa participação, para podermos interiorizar as ações da Semas e da CPRH. Excelente oportunidade para interagirmos com os municípios", comentou a gerente geral de Educação Ambiental da Semas-PE, Marília Arruda.

Pela manhã, a Caravana vai promover uma sessão solene com os gestores municipais para a apresentação das ações de proteção ambiental e sustentabilidade desenvolvidas pela Semas e a CPRH, no Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (CerPrinc), no bairro de Maurício de Nassau. 

A partir das 15h, as equipes vão promover um cine ambiental no Polo País do Cinema, que fica na Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho, no bairro de Maurício Nassau. O evento será aberto para a comunidade escolar e para o público em geral do entorno. 

Além disso, a CPRH vai promover uma ação de auxílio no desbloqueio e regularização dos cadastros do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS), para os criadores de passeriformes em Pernambuco, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), no bairro de Pinheiropolis. 

De acordo com a gerente da Unidade de Educação Ambiental da CPRH, Ana Gama, esta é uma atividade importante para a Agência. 

"A ação será realizada pela Gerência de Fauna com a participação de três técnicos da CPRH em um serviço de apoio aos criadores de passeriformes. Até agora, em toda a Caravana, foram realizados 137 atendimentos", ressalta Ana Gama. 

*Educação Ambiental*

Aproveitando as visitas aos municípios, as equipes estão mapeando as ações de Educação Ambiental realizadas em Pernambuco através de um formulário.  

“O levantamento será realizado por meio de um formulário que será preenchido por todos os atores que desenvolvam ações de Educação Ambiental em Pernambuco. O resultado servirá para nortear futuras ações e subsidiar mais precisamente a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental”, explicou Marília Arruda.

Em Paulista, Ramos recebe o apoio do PRD e a Coligação passa a contar com sete partidos políticos


O candidato a prefeito do Paulista, Ramos (PSDB), recebeu, nesta quinta-feira (08/08), o reforço do Partido Renovação Democrática (PRD). A sigla passa a integrar a coligação A Força da Mudança, que já conta com PSDB, MDB, PSD, Cidadania, Podemos e Novo.

"A adesão do PRD tem uma importância fundamental no nosso projeto para Paulista. Estamos aglutinando forças para impedir o retorno da corrupção. E os paulistenses já sabem que a nossa candidatura é a melhor para a cidade, pois estamos do lado da honestidade e vamos aplicar de forma transparente os recursos do povo", destacou o candidato Ramos.

O Diretório Municipal do PRD tem como presidente o servidor público André Raposo.

Fotos: Fabiano Alves

CEPPC-PE aprova, por unanimidade, Registro do Carrego da Lenha como Patrimônio Cultural Imaterial


Cortejo, poemas feitos na hora e canção. A reunião extraordinária do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC-PE) que votou, por unanimidade, a favor do Registro da Procissão do Carrego da Lenha, da Povoação de São Lourenço de Tejucupapo, no município de Goiana, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado foi marcada pela emoção. O evento ocorreu, nesta quinta-feira (8), na Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

Com base na Lei nº 16.426, de 27 de setembro de 2018, que instituiu o Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, o requerimento de registro foi formulado pelo Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO), em 2022.

A reunião foi conduzida pela presidente do CEPPC-PE, Cláudia Regina de Farias Rodrigues, vice-presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de PE (Fundarpe) e representante titular do poder público. O primeiro ato foi a leitura do parecer conclusivo pelos conselheiros relatores, Roberto Pereira (representante de Notório Saber) e Mônica Siqueira (representante da sociedade civil na área de Expressões Culturais de Pernambuco registradas como Patrimônio Cultural Imaterial).

Após a leitura, alguns conselheiros pronunciaram suas considerações. "Uma peça literária", elogiou Margarida Cantarelli, também representante de Notório Saber. História viva de Pernambvuco. Justo e meritório reconhecimento", completou.

"Quando vejo as crianças aqui isso é a garantia da continuidade da procissão", observou Harlan Gadêlha Filho", suplente da sociedade civil de Centros de Documentação e Memória: Arquivos, Bibliotecas, Espaços de Memória e Museus.

Em sequência às considerações, o Registro da Procissão do Carrego da Lenha como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco foi votado e aprovado por unanimidade. A partir daí, a Resolução nº 08/2024 será encaminhada para a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e, em seguida, para hologação da governado Raquel Lyra a fim de ser publicada em forma de decreto no Diário Oficial do Estado.

Coube ao gerente de Patrimônio Imaterial da Fundarpe, Marcelo Renan de Souza, apresentação a equipe técnica, formada por André Cardoso e Fernando Montenegro, assessores técnicos da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC); e Aline Bonfim e Júlia Bernardes, assessoras técnicas da Gerência de Patrimônio Imaterial (GPI), que conduziram a pesquisa em parceria com a comunidade da Povoação de São Lourenço de Tejucupapo.

Marcelo Renan destacou a ênfase na condução por parte da equipe de Educação Patrimonial. Ainda explicou como se deu o processo de pesquisa, no modo de invetário participativo, em que pessoas da comunidade trabalharam em parceria com a equipe técnica da Fundarpe. O processo de salvaguarda, como lembrou o gerente, tem como objetivo garantir a manutenção da procissão. Para isso será elaborado um plano de salvaguarda que assegure a participação do Estado sempre que houver demandas da comunidade, sendo o CEPPC-PE o agente de fiscalização nessa cadeia.

"Essa pesquisa em parceria com a comunidade é uma experiência nova para nós, de Educação Patrimonial", complementou Fernando Montenegro. "Pretendemos incorporar aos próximos processos de registro", revelou.

A sessão, que já estava emocionante, transbordou de sentimentos com o pronunciamento de alguns dos membros da própria comunidade. Ceça do PT interpretou uma canção. A poeta goianense Miriam Dourado e a antropóloga e liderança comunitária Crislaine Venceslau recitaram, poemas feitos na hora. "É necessário ter a valorização do trabalho da mulher no quilombo", defendeu Crislaine.

"Enquando liderança, não poderia faltar ao compromisso com minha comunidade", disse Dadá Quilombola. "O registro vai dar mais visibilidade a nosso quilombo. Estamos em festa", comemorou. E contextualizou: "O Carrego da Lenha é católico. Hoje ele se torna de Pernambuco. Viva São Lourenço Mártir!", vibrou.

O professor Bartolomeu Júnior lembrou que o Carrego da Lenha não é só de São Lourenço de Tejucupapo: "É de toda uma região, vários distritos e municípios, inclusive da Paraíba". Já a estudante Janiele Schimdt, filha de caranguejeiro, defendeu que "a juventude precisa de mais protagonismo", referindo-se aos jovens da comunidade que se envolveram na pesquisa.

Representante da paróquia local, Marcos Augusto de Souza afirmou que quando se preserva a cultura, preserva-se a história. "E quando preservamos a história não cuidamos do que passou, mas do que vem adiante", filosofou.

Ainda em tom filosófico, João Francisco, Zinho, lembrou da história da árvore do esquecimento em que toda vez que os africanos iam embarcar no navio negreiro, para serem escravizados no Brasil, eram obrigados a dar voltas em torno de uma árvore e forçados a deixar a terra natal e toda sua história. "Aqui estamos uma volta ao contrário, da lembrança", antagonizou. "Aqui está plantada uma árvore da lembrança."

*A PROCISSÃO –* A Procissão do Carrego da Lenha é uma tradição na Comunidade Quilombola de Povoação de São Lourenço, distrito de Tejucupapo-Goiana, com mais de 130 anos de existência, realizada nas festividades do padroeiro daquela comunidade, no dia 10 de agosto, cortejo que valoriza um trabalho manual, o carrego da lenha, tarefa que na época colonial/imperial era menosprezada sendo um trabalho das gentes simples que no passado ainda no presente compõe aquela realidade.

A celebração incorpora a forte devoção e homenagens que são realizadas ao santo padroeiro da localidade, São Lourenço, inscrita no Livro de Registro das Celebrações, e se soma à Festa de Agosto de São Lourenço da Mata, registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado em 2022.

A Procissão do Carrego da Lenha possui, além dos elementos religiosos católicos, sentidos simbólicos que atravessam as relações da comunidade. A data do dia 10 de agosto de 258, na tradição cristã, é marcada pelo falecimento do primeiro diácono da Igreja Católica, Lourenço, nascido na cidade de Huesta, Espanha.

Lourenço, foi designado pelo Papa Sisto II para ser o responsável pelos bens da Igreja e pelos cuidados com os pobres, doentes e viúvas. Durante o governo de Valeriano I, os cristãos e suas práticas foram fortemente combatidas; o Papa Sisto II, foi condenado e decapitado, tendo como consequência a perseguição a Lourenço. Após a insubordinação contra as autoridades romanas, Lourenço foi condenado à morte, sendo torturado e posto numa grelha em brasas.

O Carrego, como também é conhecida a procissão, é organizada por membros da comunidade local. No dia 10, pela manhã, a lenha utilizada está organizada na entrada dos dois acessos ao povoado para que as pessoas possam carregá-la durante a procissão. Normalmente uma banda filarmônica de Goiana, Curica ou Saboeira (Patrimônios Vivos de Pernambuco), acompanha os louvores e cânticos entoados pela multidão. No fim a lenha é depositada em frente à Igreja Matriz de São Lourenço formando a grande fogueira que é queimada em homenagem ao padroeiro.

A Procissão do Carrego da Lenha é uma referência identitária e de pertencimento que atravessa gerações há mais de um século na comunidade. Possui características de cunho sagrado e profano remetendo às disputas por território, poder e religiosidade na história do povoamento local. Atualmente reúne pessoas de diversos lugares, idades e gêneros, além de moradores locais.

*O PROCESSO –* O Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO) submeteu, em 5 de setembro de 2022, o requerimento de registro da Procissão do Carrego da Lenha como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE). Após estudos realizados pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, a Secretaria acatou o requerimento de registro do bem.

Após a abertura do Processo de Registro coube à Fundarpe dar início à instrução técnica para a produção de inventário sobre o bem cultural e elaboração do parecer técnico conclusivo do processo de registro conforme previsto na Lei nº 16.426 de 27 de setembro de 2018.

*INVENTÁRIO PARTICIPATIVO –* A instrução técnica de registro contou com a elaboração de um Inventário Participativo da Comunidade Quilombola de Povoação de São Lourenço realizado pela Fundarpe em conjunto com o IHAGGO e com a Associação Quilombola de Povoação de São Lourenço (AQPSL) e detentores e detentoras. Foram inventariadas referências culturais da comunidade que passam pelos lugares, saberes e fazeres, bens da culinária e gastronomia local, das festas, ritos e celebrações, entre elas a Procissão do Carrego da Lenha.

A elaboração do inventário participativo contou com a participação do Núcleo de Educação Patrimonial da Fundarpe e teve início em dezembro de 2023. Ao longo do processo a Fundarpe contou com a colaboração e parceria do IHAGGO e da AQPSL, além de detentores e detentoras que contribuíram tanto na pesquisa bibliográfica e no mapeamento de lideranças e referências da comunidade. Os resultados preliminares do inventário participativo embasaram o parecer técnico encaminhado ao CEPPC-PE para deliberação pelo registro do bem no Livro de Registro das Celebrações.

*PLANO DE SALVAGUARDA –* Após a publicação do Decreto de Registro do bem pela Governadora do Estado, Raquel Lyra, a Fundarpe dará início à elaboração do Plano de Salvaguarda do Bem Cultural, em parceria com o IHAGGO e com a AQPSL e detentores e detentoras.: Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe*

*Mais fotos no link: https://www.flickr.com/photos/fundarpe/*

Secretária Cacau de Paula representa Pernambuco no IPHAN para preservar o Forró como Patrimônio da Humanidade


Nesta quinta-feira (8), a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, representou o estado durante a entrega do pedido de inclusão das Matrizes Tradicionais do Forró na Lista Representativa do Patrimônio da Humanidade da Unesco. O pedido foi formalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizado no Rio de Janeiro, com a presença das Secretarias de Cultura do Nordeste e da sociedade civil.

O Forró, uma manifestação cultural que surgiu no Nordeste e se espalhou por todo o Brasil, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial Nacional pelo IPHAN em 2021. A força e o carinho pelo Forró são evidentes tanto no Brasil quanto no exterior, destacando-se como uma das tradições mais apreciadas pelo nosso povo. Por tanto, é crucial que essa cultura seja preservada e passada adiante para as futuras gerações.

"O Forró, uma verdadeira joia da nossa cultura nordestina, O Forró é mais do que uma dança; é uma expressão viva da nossa identidade cultural. Por isso, é nossa responsabilidade garantir que essa herança seja preservada e transmitida às próximas gerações para que o Forró continue a encantar e unir pessoas ao redor do mundo por muitos anos”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

Segundo conjunto de auditórios modulares do Pernambuco Centro de Convenções começa a operar


O Pernambuco Centro de Convenções concluiu, no início desta semana, as obras do segundo conjunto de auditórios multifuncionais. São dois espaços com capacidade para 250 pessoas cada um e, quando conjugados, até 600 pessoas no total, somando 584 m². Os ambientes são climatizados. 

No último dia 25 de julho, por ocasião das comemorações dos 45 anos do complexo, foram entregues três auditórios maiores, que abrigam até 600 pessoas cada um e, no formato de ambiente único, comportam duas mil pessoas, totalizando 1.400 m².

A entrega deste segundo módulo marca a realização do Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, iniciado na quarta-feira (7). O evento recebe cerca de duas mil pessoas até sexta-feira (10), além de 300 palestrantes de todo o Brasil e de outros países. O encontro está utilizando todos os espaços da nova ala de convenções do equipamento. 

“Com estes novos auditórios, o Pernambuco Centro de Convenções volta a ser um equipamento moderno, com capacidade de receber congressos e outros eventos científicos que tenham agenda simultânea. O espaço reconquistou esta competência de abrigar eventos de grande porte”, afirma o CEO do equipamento, Cláudio Vasconcelos. 

O Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca foi captado pelo time comercial do Consórcio CID justamente graças ao investimento de R$ 8 milhões feito na requalificação das antigas salas multifuncionais. O anúncio da obra e a certeza de que o Centro de Convenções, que já é o maior complexo de eventos do N/NE, voltaria a oferecer todo o conforto e estrutura necessários para grandes congressos médicos e de negócios foi fator decisivo para que a Sociedade Brasileira de Cardiologia trouxesse a iniciativa a Pernambuco.

TECNOLOGIA 
Para modular os ambientes, foi desenvolvido um projeto de divisórias com alta tecnologia. As paredes laterais, as divisórias e o forro do teto são feitos de dry wall e preenchidos com lã de PET, um material sustentável e 100% reciclado. 

Além disso, o material proporciona um isolamento acústico melhor, reduzindo o ruído dos ambientes interno e externo e entre os ambientes, permitindo a realização de eventos simultâneos nos espaços.

O projeto acústico dos auditórios também conta com um condicionamento pensado especialmente para que a geração de som se propague de igualmente por todo o ambiente.

Os auditórios multifuncionais podem receber, também, eventos e feiras de pequeno porte, que até então eram realizadas no Pavilhão de Feiras, ampliando as possibilidades do Pernambuco Centro de Convenções abrigar grandes eventos simultâneos.

Até o final do mês, os novos espaços irão receber a Pop-Up Store da Shein, de 14 a 18 de agosto, e o evento Protagon, focado em desenvolvimento pessoal, promovido pelo coach Wendell Carvalho, de 22 a 25 de agosto.

Recife recebe o Baú Mel com Terra no Forró Chic


O Retrô Chic vai animar o final de semana de Recife com as presenças de grandes nomes que passaram pela banda Mel com Terra, são eles: Rômulo Santaray, Tarcy Pontes, Babi Vieira, Lucinha Owens e Banda Luará. O show acontece neste sábado, 10 de agosto, no Forró Chic, localizado na Rua Coronel Alfredo Duarte, 203 – Afogados, a partir das 21h. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 30 (pista ou mesa), R$ 500 (gazebo para 10 pessoas).

O Forró Chic tem capacidade para 500 pessoas, contando com 6 gazebos, climatizado e com seguranças e bombeiros civis. Além disso, tem os melhores drinks da cidade e cardápio gastronômico de primeira.

*Serviço:*
Baú Mel com Terra
Local: Forró Chic
Endereço: Rua Coronel Alfredo Duarte, 203 – Afogados, em Recife-PE
Data/Hora: Sexta-feira, 10 de agosto, a partir das 21h
Atrações: Tarcy Pontes, Babi Vieira, Rômulo Santaray, Lucinha Owens e Banda Luará
Ingressos: Pista (R$30,00), Mesa (R$30,00), Gazebo com 10 pessoas (R$399,99,00). Link de compra: https://outgo.com.br/forro-chic-bau-da-mel-retro

*Mais informações:*
Entre em contato pelo número (81) 98706-3530 ou via instagram @forrochicoficiall

*Assessoria de comunicação:*
Fernando Nascimento: (81) 99632-4659

Agricultor pode fornecer para programas sem perder Bolsa Família


Participação no PAA e PNAE não desliga beneficiários do Bolsa Família; MDS publicou ofício de combate à desinformação com esclarecimentos sobre programas
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApplink para Copiar para área de transferência
Publicado em 08/08/2024 12h12
Agricultor pode fornecer para programas sem perder Bolsa Família
A foto mostra um agricultor familiar recolhendo um ramo de hortaliças no Quilombo Dona Bilina, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), para entrega ao Programa de Aquisição de Alimentos (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Agricultores familiares inscritos no Cadastro Único e beneficiários do Bolsa Família também podem participar, sem perder o benefício, de programas de compras públicas de alimentos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A informação foi divulgada em ofício do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no começo deste mês de agosto.

"Divulgamos este ofício para combater a desinformação, que faz com que muitos agricultores prioritários, como mulheres, povos indígenas e representantes de comunidades tradicionais tenham medo de vender seus produtos para o PAA ou para o PNAE com medo de perder o Bolsa Família", explica a coordenadora-geral de aquisição e distribuição de alimentos do MDS, Elisângela Sanches Januário.

Para ela, a participação desse público é de extrema importância para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional no meio rural. Por isso, foi necessário trazer mais esclarecimentos sobre o assunto. "O ofício esclarece que esse desligamento não é automático e incentiva os agricultores que são beneficiários do Bolsa Família a participarem do PAA, tendo mais um incentivo para geração de renda e aumento da segurança alimentar", concluiu.

No Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o limite máximo de vendas por família é de R$15 mil por ano, o que dá um valor de R$1.250 por mês. Se a família tiver, por exemplo, cinco membros, isso equivale a um acréscimo de R$250 por pessoa. Assim, caso essa família esteja recebendo o Bolsa Família, ela continuará recebendo o benefício, protegido pela Regra de Proteção, não atingindo o teto de R$706 mensais por pessoa.

Já no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o limite familiar é de R$40 mil por ano. Em geral, as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família não são aquelas que inicialmente conseguem vender valores tão altos ao PNAE. Porém, mesmo assim, se uma família de cinco pessoas sobrevivesse exclusivamente das vendas ao PNAE, seria possível vender R$39 mil no ano se mantendo no limite de renda per capita de R$706 reais mensais.

Regra de Proteção e de Retorno

O Bolsa Família possui uma Regra de Proteção para possibilitar uma estabilidade de renda para essas famílias. A renda média por pessoa para receber o Bolsa Família deve ser de até R$218 reais por mês. Porém, pela regra de proteção, se a renda per capita da família aumentar até R$706 reais por mês (meio salário mínimo), a família continuará recebendo 50% do valor do benefício por 24 meses. Caso a família passe a receber mais de R$706 per capita por mês, ocorre o desligamento do programa.

Outra medida do Bolsa Família que atua em conjunto com a Regra de Proteção é o Retorno Garantido. Nos casos em que a família ficar por 24 meses na regra de Proteção e, depois, for desligada do Bolsa Família, poderá ter seu retorno ao programa garantido se a sua renda cair novamente, atualizando seu cadastro. Essa garantia de retorno vale por 36 meses.

Brasil contra Fake

Neoenergia identifica furto de energia em três estabelecimentos, pela terceira vez, neste ano


A Neoenergia Pernambuco, com a participação da Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia Seccional de Jaboatão dos Guararapes, e o Instituto de Criminalística (IC), identificou, pela terceira vez, neste ano, desvios de energia elétrica em três estabelecimentos de reciclagem de plástico, em Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. As equipes técnicas da concessionária estiveram nos estabelecimentos e constataram a irregularidade. Dois homens foram presos em flagrante delito por furto de energia.

A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica dos imóveis. A inspeção confirmou que os locais estavam consumindo energia sem passar pela medição. No início deste ano, os alvos teriam sido identificados ao furtar cerca de 70.000 kWh de energia. Na ocasião, mais de três suspeitos foram detidos pela prática ilegal. Em junho, o volume de energia furtado foi superior a 90.000 kWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 600 casas por 30 dias.

Desta vez, o desvio de energia foi bem maior. Segundo cálculos realizados pelas equipes técnicas da Neoenergia, o volume desviado foi de 122.318 kWh. Este acúmulo poderia energizar cerca de 815 residências por 30 dias.

As três autuações juntas ultrapassam 282 mil kWh, apenas neste ano, o que daria para atender mais de 1.880 casas por um mês. Toda energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações da legislação do setor elétrico

“_A Neoenergia tem intensificado o trabalho de combate ao furto de energia em Pernambuco. Nossas equipes estão atentas ao consumo irregular de energia e estamos atuando fortemente neste sentido. Já estávamos monitorando os estabelecimentos de reciclagem em Jaboatão e atuamos, mais uma vez, com eficiência. Irregularidades como essa configuram como crime e prejudicam toda a sociedade, independentemente da região, além de impactar diretamente no valor da conta de energia. Por isso é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação_”, *relata o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.*

*COMO DENUNCIAR*

A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a distribuidora reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou através do nosso site.

Avon anuncia entrada no varejo em parceria com Soneda


Em um passo estratégico no mercado brasileiro, a Avon anuncia seu ingresso no varejo físico – uma frente inédita no país, em que já atua com mais de 1,8 milhão de Consultoras de Beleza e no e-commerce. Estarão disponíveis, a partir de 9 de agosto em lojas da renomada Soneda Casa de Beleza, maquiagens Avon e Color Trend, produtos Renew, Avon Care, além de cabelos com Advanced Techniques.

"Avon é uma marca forte, querida, desejada e diferenciada. Por isso, estamos expandindo seu alcance em múltiplas ocasiões e experiência de compra. Com isso, todos os canais ganham potência", destaca João Paulo Ferreira, CEO da Natura, operadora da marca Avon na América Latina. O executivo ainda explica que a novidade faz parte de um plano estratégico de fortalecimento e inovação da Avon, que já incluiu a recente inauguração do Centro de Inovação Global no Brasil – estabelecido em Cajamar (SP), cujo intuito foi se aproximar do maior mercado da marca no mundo. 

O vice-presidente de negócios da Avon, Agenor Leão, ressalta a liderança da Avon em maquiagem no Brasil e seu vanguardismo em skincare. “Avon tem uma posição privilegiada no mercado porque materializa atributos de qualidade, diferenciação e diversidade para milhões de pessoas. Com a entrada no varejo, a vocação de democratização da beleza também é fortalecida”, pontua Leão. 

Para Minoru Kamachi, CEO da Soneda Casa de Beleza, a parceria fortalece o crescimento e a credibilidade gerada ao mercado pela companhia criada por sua família em 2018. “Para nós, é motivo de orgulho sermos escolhidos como parceiro estratégico B2B e fazermos parte dessa chegada da Avon no mercado de beleza especializado. É um reconhecimento do nosso trabalho", diz o executivo. 

Sobre a Avon
A Avon faz parte do grupo Natura &Co desde 2020. Marca fundada em 1886, tem como missão democratizar a beleza e promover o empreendedorismo feminino. Presente no Brasil desde 1958, o país abriga sua maior operação. O portfólio diversificado da Avon inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas mundialmente reconhecidas, como as linhas de maquiagem Power Stay e Color Trend, linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, também oferece uma ampla gama de itens para Moda & Casa, ampliando ainda mais a oferta de produtos para seus consumidores. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site. 

Sobre a Soneda
A Soneda Casa da Beleza (www.soneda.com.br) foi criada em 2018 pela família Kamachi após a aquisição da rede Perfumaria 2000. Hoje, tem 43 lojas distribuídas por 16 cidades: São Paulo, Atibaia, Amparo, Rio Claro, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Taboão da Serra, Santos e Guarujá. No total, emprega mais de 800 funcionários diretos e mantém, desde junho de 2020 um canal de e-commerce com 11 mil SKUs e que já representa 3% das suas vendas. Mensalmente, a rede atende mais de 650 mil clientes e mantém um mix total de produtos em torno de 20 mil SKUs. Segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo a Soneda tem 30% do market share de perfumaria auditadas e 11% em todo o território nacional.

Arcoverde entrega a revitalização criativa de mais um de seus becos históricos


No contexto do Projeto “Muiraubi – Pelos Becos que Andei”, que consiste na transformação de espaços urbanos históricos da cidade - a exemplo dos seus becos tradicionais – dotando-os de novas e modernas estruturas, sem, todavia, macular sua essência histórica e cultural, o Prefeito Wellington Maciel entregou nesta quinta-feira (08) a revitalização e requalificação de um dos mais tradicionais becos da cidade, tornando-o espaço para visitação não apenas da população local, mas, de forma especial, de turistas com foco no Turismo Criativo, Cultural e de Contemplação.

Trata-se da atual Travessa Nelson Porto, antiga Travessa Tiradentes, também popularmente chamado de “beco do mijo”, trecho urbano predominantemente comercial, porém, com alguns residentes, que existe desde os tempos da Vila de Rio Branco e durante muito tempo era conhecido por concentrar uma quantidade expressiva de sapateiros, relojoeiros, ourives e barbeiros. Inclusive, o atual nome do beco – Travessa Nelson Porto – é uma justa homenagem a um dos mais conhecidos e respeitados relojoeiros que por anos trabalhou no local.

A revitalização entregue nesta quinta-feira foi realizada numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a ARCOTTRANS (Autarquia de Trânsito, Transportes e Segurança), dotando o local com piso novo e pintura alusiva ao “frevo”, além de intervenções que incluem sinalização e melhorias na iluminação, mobilidade e acessibilidade. 

Esta é a segunda intervenção criativa nos becos tradicionais da cidade. O primeiro a ser totalmente revitalizado foi o tradicional “Beco de Joinha” (Travessa Frei Caneca), também localizado entre as Avenidas Cel. Antônio Japiassu e Zeferino Galvão, no sentido norte/sul.

Agosto Dourado: amamentação previne doenças da infância


O Agosto Dourado é marcado por um período de luta pelo incentivo à amamentação, sendo a cor dourada relacionada ao padrão ouro quanto à qualidade do leite materno. O mês do aleitamento materno no Brasil foi instituído pela Lei 13.435/2.017, que determina que durante o mês de agosto serão potencializadas as atividades de conscientização e esclarecimentos acerca da importância do aleitamento materno. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno deva ser iniciado uma hora após o nascimento e se estender por até 2 anos. São diversos os benefícios do aleitamento materno, entretanto, segundo a OMS, apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida.

Para a criança, o aleitamento materno promove menor prevalência de doenças infecciosas como otite, pneumonia, gastroenterite. Os efeitos a médio e longo prazo para a saúde da criança amamentada são a menor prevalência de obesidade, dislipidemias, doenças alérgicas.

De acordo com José Cláudio Silva, enfermeiro e docente do curso de enfermagem da Wyden, a campanha tem grande relevância na promoção do aleitamento materno para bebês até os seis primeiros meses de vida.

“É válido ressaltar que durante o mês de agosto algumas atividades são reforçadas, como a realização de palestras, ações de divulgações nos espaços públicos e privados, assim como iluminação ou decorações de espaços com a cor dourada. Portanto, são dias de potencializar as atividades que objetivam promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, e se estendendo até os dois anos de vida. Sendo uma causa que está foçada na proteção e desenvolvimento da criança”, destacou o especialista.

Diego Cabral se reúne com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson


Candidato a prefeito de Camaragibe pela coligação "Um novo tempo de trabalho" (Republicanos, PSB, PT, MDB, PC do B, PV, Psol, REDE, Solidariedade, AGIR, PMB e DC), Diego Cabral (Republicanos) se reuniu com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, em um encontro especial. 

"Dom Paulo Jackson é um homem de muita sensibilidade diante do todos, ainda mais dos mais carentes. Ele é um exemplo de fé e liderança para todos nós. Fico muito feliz por este encontro de boa conversa sobre a nossa cidade, por reforçar a minha fé e pela oportunidade de receber uma bênção para que nossa campanha saia vitoriosa e possamos fazer muito mais pelo povo de Camaragibe", disse Diego Cabral. 

Na reunião que ocorreu na Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, na capital pernambucana, foram debatidas soluções para alguns problemas enfrentados pela população de Camaragibe, incluindo na área social. Além disso, Diego Cabral aproveitou a reunião para receber uma bênção especial do sacerdote na preparação para o início oficial da campanha eleitoral, na próxima semana. 

O republicano elogiou a recepção oferecida pelo Arcebispo e disse que Dom Paulo Paulo Jackson tem muito a contribuir com a população de Camaragibe, com sua experiência em oferecer não apenas suporte espiritual, mas também de trabalho colaborativo.

Recife recebe workshop sobre imigração e investimentos imobiliários nos EUA


A capital pernambucana recebe o Workshop Be International voltado a profissionais que buscam internacionalizar suas carreiras ou negócios nos Estados Unidos. O evento acontece no Bugan Hotel, em Boa Viagem, no dia 20 de agosto, das 19h30 às 21h30, com o apoio da Câmara de Comércio da Central Flórida. A inscrição é solidária, pela plataforma Sympla, e custará R$ 50. Todo o valor arrecadado será revertido em doações para a ONG Lar do Nenen.

O workshop, que já passou por Brasília e Goiânia em maio e Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre em março deste ano, apresenta quais são os vários tipos de vistos para morar e empreender nos Estados Unidos e todas as possibilidades de imigrar para viver o sonho americano. O evento foca em profissionais qualificados de Pernambuco que querem obter o green card com dispensa por interesse nacional, a exemplo de médicos, engenheiros, empresários, profissionais de TI e da saúde com carreira comprovada, entre outros especialistas. Nesta modalidade, não há exigência de uma oferta formal de trabalho nos EUA, o que possibilita a mudança e o ingresso no mercado americano antes mesmo da confirmação de uma vaga de emprego, considerando o déficit por especialistas em diversos segmentos da economia.

Um dos convocados para tirar todas as dúvidas dos participantes é o advogado licenciado nos Estados Unidos e membro da Associação Americana de Advogados de Imigração (AILA) Vinícius Bicalho, da Bicalho Consultoria Legal, único brasileiro a figurar no ranking de melhores advogados pelo New York Times. O advogado promete revelar possibilidades preciosas para quem planeja levar a experiência adquirida no Brasil para além das fronteiras do País. 

“Vamos trocar ideias e experiências sobre internacionalização de negócios e imigração, além de investimentos imobiliários. Ainda há muitos profissionais com carreiras sólidas no Brasil que, no entanto, sonham em atuar nos Estados Unidos, mas ignoram que é possível, sim, fazer esta mudança. Cada vez mais, o conhecimento e a experiência são valorizados pelo mercado norte-americano e funcionam como diferencial, permitindo a obtenção do green card”, destaca Bicalho, que mantém escritório na cidade de Orlando, na Flórida, além de unidades no Brasil e Portugal.    

O evento tem o apoio da Câmara de Comércio da Central Flórida com a presença de sua presidente Carol Sousa e terá quatro palestras sobre empreender, morar e investir nos EUA. A programação conta com experts em imigração, vistos, investimentos imobiliários, internacionalização e estratégia empresarial e planejamento tributário. Além do advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal, e CEO da Bicalho Consultoria Legal, Vinicius Bicalho, da líder no setor financeiro e contábil, CEO da SA Finance and Accounting Inc., Carol Sousa, teremos a participação do CEO da WIN 8, empresa focada em estratégia para pequenas e médias empresas no Brasil e EUA, Felipe Winston e da especialista certificada em Propriedades Internacionais (CIPS) com 15 anos de experiência, Any Alves, com o consultor imobiliário licenciado na Flórida, Pablo Farias. “Tivemos ótima receptividade no Sul, no Centro-Oeste e agora estamos com expectativa de fazer dois grandes encontros em Fortaleza e no Recife, duas importantes cidades no Nordeste”, salienta Bicalho.

Os interessados em participar do workshop Be International já podem se inscrever pela plataforma Sympla. “Em todas as cidades que passamos com o evento, tivemos momentos de muita troca de informações, conhecimento e possibilidade de networking de alto nível. Sem dúvida, o workshop permite gerar conexões que podem resultar em relações valiosas para o projeto imigração e internacionalização de negócios”, completa Renato Oliveira, CEO da Be International e também diretor de expansão da Bicalho Consultoria Legal. Link para inscrições: https://beinternational.com.br/evento-recife/

FORTALEZA
O Workshop Be International também será realizado em Fortaleza, no dia 22 de agosto, no Hotel Luzeiros, na Avenida Beira Mar, 2600, Meireles, das 19h30 às 21h30. O ingresso tem o valor de R$50 e todo o valor arrecadado neste evento será repassado para a Associação Peter Pan. Link para inscrições: https://beinternational.com.br/evento-fortaleza/

ORLANDO
O encontro dará ainda a oportunidade de ficar por dentro do mercado financeiro, contábil e imobiliário dos Estados Unidos. Com o crescimento populacional significativo e uma economia em expansão, a área metropolitana de Orlando/Kissimmee/Sanford está atraindo pessoas de todo o mundo, posicionando a cidade mais vibrante da Flórida como uma opção acessível, em uma região que oferece uma excelente qualidade de vida e oportunidades profissionais nos setores-chave como saúde, logística e serviços empresariais. Segundo o US Census Bureau, entre 2022 e 2023, mais de 54.916 novos residentes escolheram chamar esta região de lar. Com este crescimento, surgem novas oportunidades no setor profissional, o que transforma a força de trabalho e impulsiona a economia local. O mercado imobiliário está respondendo com expansões em cidades vizinhas como Groveland, Minneola e Kissimmee, criando mais opções de moradia para os novos residentes.

A EMPRESA
A Bicalho Consultoria Legal acumula ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais. Mais informações disponíveis no site https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).

Programação:
Recepção e coffee break
19h30h às 20h
Internacionalização e Estratégia Empresarial nos EUA
20h às 20h15 - Felipe Winston

Vistos e Imigração para os EUA
20h15 às 20h30
Vinicius Bicalho

Investimentos em Real Estate nos EUA
20h30 às 20h45
Pablo Farias e Any Alves

Planejamento Tributário e de Investimentos nos EUA
20h45 às 21h
Carol Sousa

Perguntas e respostas
21h às 21h30

Carpina recebe escuta da SCJ-PE para elaboração do Plano Estadual Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado


O município de Carpina, na Zona da Mata Norte do Estado, será a terceira parada das escutas presenciais promovida pela Secretaria de Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). A ação, que acontece nesta sexta-feira (09), faz parte do processo de construção do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e terá como objetivo captar sugestões e necessidades da população local para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no combate ao crime.

O encontro, que ocorre na Faculdade Luso-Brasileira (FALUB), irá reunir profissionais das áreas de assistência social, educação e saúde, membros da sociedade civil e comunidade local, além de crianças e adolescentes. Os participantes irão se em grupos de sete eixos para discutir sobre as seguintes temáticas: estudos e pesquisas, atendimento especializado, defesa e responsabilização, formação e qualificação, prevenção, mobilização e comunicação, e protagonismo e participação. 

Pedro Ribeiro, Gerente Geral de Políticas para a Juventude da SCJ-PE, destaca a importância desta dinâmica de contribuições para o processo: "A participação ativa dos profissionais e da comunidade local nos ajudará a construir um Plano mais eficaz e adaptado às realidades regionais. O compartilhamento de experiências e sugestões vindas de diversas áreas e vivências contribui para diversidade de perspectivas na formulação de políticas públicas para toda a região. Isso garante que o plano seja mais inclusivo e alinhado com as necessidades específicas de cada localidade."

O resultado das escutas realizadas em Carpina, assim como nas demais cidades, será integrado em um documento que guiará as políticas públicas para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em Pernambuco pelos próximos dez anos. Após a conclusão da fase de escutas, as contribuições serão analisadas e sistematizadas pela Comissão de Elaboração do Plano, e submetidas à aprovação do Cedca-PE.

O próximo evento está programado para ocorrer em Recife, no dia 16 de agosto. Os interessados em participar podem se inscrever através dos links disponíveis na bio do Instagram da SCJ-PE (@criancaejuventudepe) e na programação abaixo.

*Confira a programação:*

*Carpina*
- Data: 09/08
- Horário: 8h às 17h
- Local: FALUB
- Endereço: Av. Congresso Eucarístico Internacional, 1 - São José, Carpina - PE, 55811-000
- Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/escuta-regional-polo-carpina/2577281?share_id=copiarlink 

*Recife*
- Data: 16/08
- Horário: 8h às 17h
- Local: EGAPE
- Endereço: R. Tabira, 252 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-330
- Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/escuta-regional-polo-recife/2577289?share_id=copiarlink

Ministério do Trabalho e Emprego realiza mega operação de combate ao trabalho infantil no Agreste de Pernambuco


O Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho Infantil (GMTI), da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, constatou 301 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em municípios do Agreste Pernambucano. A Operação do GMTI foi realizada pelos Auditores Fiscais do Trabalho no período de 1º de agosto a 8 agosto, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

As fiscalizações foram realizadas nos municípios de Caruaru, Toritama, São Caetano, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e Cupira, onde foram fiscalizados 10 feiras livres e 46 estabelecimentos com constatação de trabalho infantil. Na Operação, foram encontrados 298 crianças e adolescentes trabalhando em atividades previstas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Decreto nº 6.481/2008).

Os Auditores Fiscais do Trabalho do Grupo Móvel identificaram em situação de trabalho infantil 41 crianças com idade de até 11 anos, 62 adolescentes com 12 e 13 anos e 198 com idade de 14 a 17 anos. Na análise por gênero, 70% dos trabalhadores infantis eram meninos e 30% meninas.

Entre os 46 estabelecimentos com constatação de trabalho infantil, 91% eram do setor têxtil, com predominância de facções. As facções têxteis são pequenas empresas que realizam apenas uma parte específica do processo de fabricação de roupas, por exemplo corte, costura, tinturaria, estamparia ou acabamento.

Segundo Paula Neves, Auditora Fiscal do Trabalho que coordenou a Operação, “o trabalho infantil foi constatado nas mais diversas fases da cadeia têxtil dos municípios fiscalizados, estando presente em atividades insalubres e perigosas desde o corte das peças nas facções até sua venda nas feiras livres. As roupas fabricadas e vendidas a baixos preços pelas mãos de crianças e adolescentes podem lhes custar a saúde, a educação e o futuro”.

Nas facções, foram encontrados adolescentes trabalhando com máquinas, instrumentos perfurocortantes, com exposição ao fogo e em ambientes com ruído e poeira acima dos limites de tolerância. Dois dos adolescentes identificados trabalhavam em pé durante 9 horas por dia manuseando uma prensa quente, com risco de queimadura e esmagamento dos membros superiores.

Muitos dos adolescentes entrevistados nas facções apresentavam grande defasagem de escolaridade ou haviam abandonado a escola. O trabalho que os expõe a diversos riscos ocupacionais como ruído acima do limite de tolerância, que pode levar à perda auditiva de forma irreversível; poeira de fibra de algodão, que pode causar doenças respiratórias; e posições ergonômicas inadequadas por longos períodos levam à exaustão física e mental do adolescente trabalhador. Essa situação contribui diretamente para a evasão escolar.
Em uma das facções fiscalizadas, as únicas empregadas eram duas adolescentes que estavam fora da escola. Uma delas começou a trabalhar aos 13 anos e não tinha concluído sequer o 5º ano do ensino fundamental. Ao ser entrevistada, disse que já sabia ler e que só precisava disso para costurar. A outra adolescente relatou que não tinha conseguido vaga na escola e por isso não estava estudando.

Nas feiras e mercados municipais, foram encontradas crianças com apenas 10 anos manuseando livremente facas e facões para cortar carnes, com grave risco de corte e mutilação. No açougue municipal, os Auditores-Fiscais do Trabalho constataram um menino de 9 anos, com um uniforme vermelho de açougueiro, que operava uma máquina moedora de carne. O pai, ao seu lado, diante do risco de mutilação, orientava: “Bote a carne e tire a mão rápido”.

No carregamento de mercadorias nas feiras, crianças e adolescentes disputavam os clientes com carregadores adultos. Meninos franzinos com idade a partir de 10 anos empurravam carros de mão com mercadorias de peso superior a 15kg, com grave risco de deformidades ósseas e lesões na coluna que podem comprometer seu crescimento e desenvolvimento por toda a vida.
Nesse contexto, durante as fiscalizações, os Auditores Fiscais do Trabalho determinaram o imediato afastamento do trabalho das crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos. Para os adolescentes com 16 e 17 anos, foi determinada a mudança da função para uma atividade permitida para sua faixa etária, sem riscos ocupacionais.

Todos os trabalhadores infantis que tiveram seus contratos de trabalho rescindidos receberão dos empregadores o pagamento das verbas rescisórias devidas. Além disso, os empregadores que mantiveram crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil serão autuados pela fiscalização do trabalho.
Em relação ao trabalho infantil encontrado em feiras livres, os municípios foram notificados pela Auditoria Fiscal do Trabalho para que sejam tomadas as devidas providências a fim de prevenir e erradicar o trabalho infantil nesses espaços públicos.
Nesse contexto, para assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes e o não retorno desses ao trabalho infantil, as crianças e adolescentes identificados durante a Operação serão encaminhadas à rede de proteção à infância e à adolescência para inclusão em políticas públicas de proteção social, saúde e educação.

Ademais, para os adolescentes com idade a partir de 14 anos, foram obtidas vagas em programas de aprendizagem profissional. Na Aprendizagem, são garantidos aos adolescentes qualificação profissional, experiência prática em ambiente de trabalho seguro e protegido, direitos trabalhistas e previdenciários, e transição da escola para o mundo do trabalho.
O Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho Infantil atua com base em diagnósticos, estudos e levantamentos para, com a utilização de protocolos de atuação especializados, afastar o maior número de crianças e adolescentes de atividades elencadas entre as piores formas de trabalho infantil e alcançar resultados permanentes e sustentáveis no combate ao trabalho infantil e na proteção integral de crianças e adolescentes.

Anderson Correia apresenta anteprojeto de lei que cria o ISS Neutro em Caruaru


Sempre buscando formas de incentivar a economia de Caruaru, além de criar políticas públicas que incentivem a preservação do meio ambiente, o vereador Anderson Correia (PP) apresentou, na Câmara Municipal, um anteprojeto de lei, que cria o Programa ISS Neutro, que permite às empresas do município reduzir a carga tributária, incentivando a compra de créditos de carbono por contribuintes caruaruenses do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, sob a forma de créditos a serem atribuídos no sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

A proposta unifica em 2% a alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para operações com créditos de carbono, visando incentivar a compra de créditos por contribuintes caruaruense do ISS (que antes teria que pagar até 5%, dependendo do tipo de serviço), a serem atribuídos no sistema da Nota Fiscal Eletrônica para amortização do imposto devido. O projeto propõe ainda a criação de um benefício fiscal para fomentar o setor, de até R$ 60 milhões anuais.

O Projeto ISS Neutro é algo inovador no Brasil, tendo o Rio de Janeiro como precursor, e Caruaru seria a segunda cidade do país a aderir essa política pública, e a primeira do Norte/Nordeste. A medida cria incentivos aos prestadores de serviços que atuam no âmbito do mercado de carbono, com o propósito de atrair investidores e instalação de empresas para o setor na Capital do Agreste. 

“Nosso mandato é pautado pela necessidade da nossa cidade. Caruaru é uma cidade pujante em economia, que pode atrair muitas empresas dos mais diversos setores, criando ainda mais emprego e renda para nossa população. E nada mais agradável do que incentivar isso com medidas que tragam a preservação do meio ambiente, que é uma pauta nossa também. Por isso, o ISS Neutro é algo que vem pra ficar, precisamos colocar Caruaru na prateleira de cima na preservação do meio ambiente, incentivando empresários a instalarem suas empresas em nossa cidade, tendo incentivos fiscais que contribuem para toda uma cadeia produtiva, fomentando a nossa economia. Esse é um marco significativo no compromisso da cidade com a sustentabilidade e a descarbonização”, destacou Anderson.

*Geração de Empregos Verdes*

O ISS Neutro pode abrir possibilidades para empregos verdes. A neutralidade do ISS significa que ele seria aplicado de forma uniforme, sem diferenciação de alíquotas entre diferentes tipos de serviços. Isso poderia incentivar empresas a investir em áreas que promovem a sustentabilidade e a economia verde, já que não haveria desvantagens fiscais para escolher setores verdes em relação a outros.

Além disso, se implementado com políticas complementares, como incentivos fiscais específicos para empresas que adotam práticas sustentáveis, o ISS neutro poderia ajudar a estimular o crescimento de setores como energias renováveis, serviços de reciclagem, consultoria ambiental, entre outros. Isso, por sua vez, geraria novos empregos verdes, promovendo um desenvolvimento econômico mais sustentável.

Shopping Boa Vista promove show gratuito da cantora Kelly Oliveira


Dentro das celebrações de seus 26 anos, o Shopping Boa Vista promove hoje (8) show gratuito da cantora Kelly Oliveira. A apresentação é aberta ao público e ocorre das 18h às 20h, na Praça de Alimentação da terceira etapa do centro de compras.

Com mais de nove anos de carreira, a multiartista Kelly Oliveira já dividiu o palco com artistas renomados, a exemplo de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, André Rio e Emílio Santiago, entre outros. A cantora tem ainda uma trajetória musical marcada por apresentações em eventos como o Carnaval e o São João do Recife.

A programação musical em celebração aos 26 anos do Shopping Boa Vista segue até o fim do mês, com shows de Silvana Salazar, Samba de Mesa e Almir Rouche. Segue a programação completa:

Dia 8 – Kelly Oliveira
Dia 15 – Silvana Salazar 
Dia 22 – Samba de Mesa
Dia 29 – Almir Rouche

*História*
Inaugurado em 8 de agosto de 1998, o Shopping Boa Vista está localizado no principal corredor de circulação da capital pernambucana. O centro de compras possui mais de 200 operações, duas praças de alimentação, seis salas de cinema e um parque de diversões, além de um edifício-garagem com mais de mil vagas. Apresenta um fluxo médio de 50 mil pessoas por dia e é responsável pela geração de 1,5 mil empregos de forma direta.

Atletas do Colégio Bela Flor representam Caruaru na Fase Estadual dos Jogos Escolares de PE (JEPs) 2024


Os atletas da equipe de basquete masculino - categoria 12 a 14 anos - do Colégio Bela Flor representam Caruaru na Fase Estadual da 64ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) 2024. Este é considerado o evento esportivo-educacional mais importante do Estado, reunindo representantes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos de instituições de ensino da rede pública e privada de todas as regiões. As competições coletivas iniciaram no mês de julho e seguem até o dia 19 de agosto. Já as modalidades individuais disputaram no mês de junho. Ao todo, são 17 modalidades em disputa, até o final dos Jogos.

Para ser classificado para a Fase Estadual, os atletas do Colégio Bela Flor obtiveram êxito no campeonato municipal, em abril, avançando para a etapa regional pelas Gerências Regionais de Educação (GREs) e para a competição estadual, que iniciou no dia 07 de agosto e segue até a próxima terça-feira (13/08). Os JEPs servem como classificatória para as etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) - categoria de 12 a 14 anos - e dos Jogos da Juventude - categoria de 15 a 17 anos. 

O professor Renan Lima, membro da comissão de Esportes do Colégio Bela Flor, destaca a importância da competição: “É um momento em que todos estão unidos e focados com o mesmo objetivo. Eles retornam com a cabeça totalmente diferente e focada em competições de alto nível”. As disputas vão ocorrer no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, no Recife. Caso seja classificada na Fase Estadual dos JEPs 2024, a equipe vai representar Pernambuco nos JEBs, que vai ser sediado, pela primeira vez, por Recife.

Os JEBs são a maior competição esportiva-educacional do país, sendo chancelada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). O campeonato conta com 18 modalidades (atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez), olímpicas, não olímpicas e paralímpicas, nas categorias masculinas e femininas de adolescentes entre 12 a 14 anos de idade. A competição acontece entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro, em diferentes polos da cidade do Recife.

Lenine, João Gomes, Maria Gadú, Ana Carolina garantem a festa do Festival Pernambuco Meu País em Caruaru


A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é a quinta parada do "Festival Pernambuco Meu País", realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação de Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe), conta com diversas atrações musicais e culturais gratuitas, entre os dias 9 e 11 de agosto, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, área central da capital do Agreste. Entre os artistas, sobem ao palco principal, Lenine, João Gomes, Maria Gadú, Ana Carolina e Filipe Catto (Canta Gal).


Na sexta-feira (9), o evento traz o pagode do carioca Dilsinho (RJ), que promete fazer o público cantar e dançar ao som de suas músicas envolventes. No mesmo dia, além do pagode, a cumbia e as músicas latinas também estarão em destaque com a apresentação da Academia da Berlinda (PE). A noite também contará com um dos maiores músicos e compositores da nossa terra, Lenine (PE), que trará seu vasto repertório, que é parte essencial da vida dos pernambucanos.


Depois de uma sexta-feira de pagode, o sábado será dedicado ao forró. O evento chega com um dos mais talentosos representantes da nova geração do Sertão pernambucano: diretamente de Serrita, João Gomes (PE) subirá ao palco do Pernambuco Meu País para apresentar os maiores sucessos do piseiro que conquistaram o país. Antes dele, o público será encantado por um dos grandes mestres da sanfona. Vindo de Sergipe, Mestrinho dará um brilho especial à noite com a execução deste instrumento essencial na música nordestina. O forró também será celebrado com as apresentações dos pífes de Zé do Estado (PE) e do Forró na Caixa (PE).


A última noite do Pernambuco Meu País em Caruaru promete intensidade, com a força de vozes marcantes. A noite começará com a serenidade e o encantamento de Maria Gadú (SP), uma das grandes atrações do evento, seguida pela profundidade e emoção dos dramas presentes no repertório de Ana Carolina (MG). Além disso, a beleza e o brilho do show "Belezas São Coisas Acesas por Dentro" de Filipe Catto (RS) também se destacam, apresentando uma homenagem especial à vida e obra de Gal Costa, com base no álbum homônimo.

Confira a programação completa:

Sexta, 9 de agosto

19h - Espetáculo Pernambuco Meu País

20h30 - Academia da Berlinda

22h - Lenine

23h50 - Dilsinho


Sábado, 10 de agosto

19h - Zé do Estado

20h30 - Forró na Caixa

22h - Mestrinho

23h50 - João Gomes


Domingo, 11 de agosto

18h - Joanah Flor

19h30 - Filipe Catto

21h - Ana Carolina

22h50 - Maria Gadu

Central de Transplantes Caruaru oferece treinamento em Serra Talhada


 Na última segunda-feira (5), as equipes da Central de Transplantes Macrorregional Caruaru e da Organização de Procura de Órgãos (OPO) estiveram no Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, para oferecer um treinamento aos profissionais da Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da unidade.

 A visita teve como objetivo identificar fatores positivos e/ou negativos da comissão que podem ser reajustados através de orientações, esclarecimento de dúvidas e reorganização e reconstrução de fluxos. “Conversamos com toda a equipe multiprofissional da Cihdott do Eduardo Campos e apresentamos desde a hierarquia do Sistema Nacional de Transplantes, passando por orientações acerca dos requisitos mínimos para abertura do protocolo de morte encefálica, logística de transporte aéreo e terrestre de órgãos, além de comunicação de notícias difíceis e acolhimento da família do possível doador”, explicou Raianne Monteiro, coordenadora da Central de Transplantes Macrorregional Caruaru.

 Participaram do treinamento a superintendente de enfermagem, a coordenadora da Cihdott, enfermeiros líderes e membros da comissão, médicos coordenadores e assistenciais, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais do HEC e a coordenadora da OPO, Janine Duarte.

Prefeitura de Agrestina promove mais uma edição do projeto Saúde na Comunidade


Nesta quinta-feira (8), a Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará mais uma edição do projeto Saúde na Comunidade. A iniciativa, que busca levar serviços de saúde às comunidades mais populosas e afastadas do centro de Agrestina, acontecerá na Academia da Cidade, no Centro Cultural, das 17h às 21h. 

A ação oferece à população acesso a diversos serviços de saúde, como vacinação, atendimentos odontológicos e realização de testes rápidos de Covid-19. Para a secretária municipal de Saúde, Priscyla Wanessa, a iniciativa contribui para a promoção da saúde pública. 

“O projeto Saúde na Comunidade reforça o compromisso da Prefeitura de Agrestina em levar cuidados essenciais diretamente à população. Com um horário de atendimento pensado para garantir que os trabalhadores possam acessar os serviços, estamos ampliando o alcance das nossas ações. Ao oferecer esses atendimentos, fortalecemos a promoção da saúde pública em nosso município”, disse a secretária. 

Os interessados em participar da ação não precisam fazer agendamento prévio. Basta comparecer ao local na data e horário estabelecidos.

*O Saúde na Comunidade oferta os seguintes serviços:*
- Atendimento do clínico geral;
- Atendimento odontológico;
- Atendimento de enfermagem;
- Vacinação;
- Coleta de exame citopatológico;
- Realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, HEPATITE B e C;
- Realização de testes rápidos para COVID-19;
- Atendimentos da regulação;
- Ventosaterapia;
- Auriculoterapia;
- Acolhimento e escuta psicológica;
- Avaliação e orientação nutricional;
- Orientações sobre a higiene do sono;
- Degustação de chás que auxiliam no sono;
- Ginástica / Dança;
- Circuito Funcional;
- Atividades lúdicas: brinquedos / desenhos e pinturas; e
- Atendimento veterinário.

Conselho Deliberativo da Sudene vai definir diretrizes e prioridades do FNE para 2025


Recife (PE) – A 34ª Reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene será no dia 15 deste mês, por videoconferência, com uma pauta voltada para a atuação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), definida hoje (8) pelo Comitê Técnico do Condel. Uma das proposições trata das diretrizes e prioridades do Fundo para 2025, atrelando a aplicação dos recursos aos eixos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), com foco em ações que tenham convergência com a política de fomento do governo federal. 

Além do PRDNE, a proposta das diretrizes e prioridades do Fundo para 2025 deve levar em consideração políticas setoriais recentes, como a Nova Indústria Brasil (NIB), cuja implementação está associada, entre outros pontos, à ampliação da autonomia, transição ecológica e modernização do parque industrial brasileiro. A Sudene é uma das instituições que integram um grupo de trabalho criado para propor atividades de territorialização e desenvolvimento regional considerando as estratégias da NIB. 

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, enfatizou que “o nosso desafio é integrar os instrumentos de ação da Autarquia com as políticas que estão sendo formuladas. Então, tanto a NIB, como o PRDNE e o plano de transição ecológica devem estar explicitados nas diretrizes dos financiamentos aqui da região”. A secretária de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Adriana Melo, também defendeu o alinhamento, a integração e o caráter complementar dos instrumentos de ação. “O Nordeste tem uma condição de inigualável competitividade dentro do país e é importante aproveitar esse momento”, enfatizou. 

Quanto à reprogramação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para este ano, será proposta aos conselheiros a atualização da disponibilidade orçamentária, com um acréscimo de, aproximadamente, R$ 2 bilhões, além de uma nova distribuição por porte, setores, estados, atividades prioritárias e programas de crédito, entre outros itens que compõem a Programação do FNE para 2024. A proposição apresentada prevê, por exemplo, que os valores destinados ao semiárido passem de R$ 17,60 milhões para R$ 18,56 milhões.

Será apreciada, ainda, proposta que destina 30% da cota anual do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) referente à infraestrutura para apoiar projetos definidos como prioritários pelos estados e municípios da área de abrangência da Sudene, com repasse de verbas viabilizado por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs) e concessões. Outro item da pauta é a complementação relativa à criação do Grupo de Trabalho responsável por elaborar proposta sobre o repasse de recursos do FNE para os programas de financiamento de microcrédito produtivo orientado urbano e rural (PMNPO).

#EspaçoXegAmiga Agosto Lilás: A Campanha do XegAmiga pelo Empoderamento Feminino


No mês de agosto, a campanha Agosto Lilás ganha força nas redes sociais, e o XegAmiga está à frente desse movimento, trazendo informações, reflexões e dicas essenciais para o empoderamento feminino. A iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher, abordando temas que são cruciais para a construção de um ambiente seguro e igualitário para todas.

**A Origem e a Importância da Lei Maria da Penha**

A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, é um marco na luta contra a violência doméstica no Brasil. Seu nome homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que sofreu por anos com a violência de seu ex-marido, que tentou assassiná-la duas vezes. A lei foi criada após uma longa batalha jurídica, e sua implementação trouxe mudanças significativas na forma como o Estado brasileiro lida com casos de violência contra a mulher.

A Lei Maria da Penha não apenas prevê punições mais severas para os agressores, como também estabelece medidas de proteção para as vítimas, como a criação de centros de atendimento, casas-abrigo e a possibilidade de afastamento do agressor. É uma ferramenta vital para a proteção das mulheres e tem desempenhado um papel crucial na redução dos índices de violência doméstica no país.

**Entendendo os Tipos de Violência**

A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas, e é importante reconhecê-las para poder combatê-las eficazmente. A Lei Maria da Penha categoriza os tipos de violência em:

- **Violência Física:** Qualquer ação que cause dano ao corpo da mulher, como socos, tapas e empurrões.
- **Violência Psicológica:** Ações que causem dano emocional e diminuição da autoestima, como humilhação, manipulação e chantagem.
- **Violência Sexual:** Qualquer ato sexual forçado ou sem consentimento.
- **Violência Patrimonial:** Danos, retenção ou destruição de objetos, documentos pessoais, bens e recursos econômicos.
- **Violência Moral:** Condutas que configurem calúnia, difamação ou injúria.

**Relacionamento Narcísico e Ciclos da Violência**

Uma das temáticas abordadas pelo XegAmiga durante o Agosto Lilás é o relacionamento narcísico, que muitas vezes é difícil de identificar. Neste tipo de relação, o parceiro utiliza manipulação emocional para controlar e subjugar a mulher, fazendo-a acreditar que é inferior ou dependente dele. Essa dinâmica é extremamente prejudicial e pode resultar em graves danos emocionais.

Os ciclos da violência são outro aspecto importante. Esses ciclos geralmente seguem um padrão de tensão crescente, culminando em um ato de violência, seguido por um período de “lua de mel” onde o agressor pode pedir desculpas e prometer mudanças. Infelizmente, sem intervenção, esses ciclos tendem a se repetir, com a violência se intensificando a cada nova ocorrência.

**Violência Doméstica vs. Violência de Gênero**

Embora estejam interligadas, há uma diferença entre violência doméstica e violência de gênero. A violência doméstica se refere àquela que ocorre no âmbito familiar, entre pessoas que têm ou tiveram algum tipo de vínculo afetivo, independentemente do gênero. Já a violência de gênero é aquela praticada contra alguém em razão de seu gênero, sendo a violência contra a mulher uma das formas mais comuns. Esta última é uma expressão de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, perpetuando a discriminação e a subordinação feminina.

**Dicas para o Empoderamento Feminino**

Durante a campanha do Agosto Lilás, o xegamiga compartilha diversas dicas para o empoderamento feminino, visando fortalecer a autonomia e a autoestima das mulheres. Algumas das principais recomendações incluem:

- **Autoconhecimento:** Conheça suas forças, suas fraquezas e aquilo que te faz feliz. Autoconhecimento é a base do empoderamento.
- **Rede de Apoio:** Construa e mantenha uma rede de apoio com amigas, familiares e profissionais que possam te ajudar em momentos difíceis.
- **Independência Financeira:** Trabalhe para sua independência financeira, que é um passo crucial para garantir sua liberdade e segurança.
- **Educação:** Invista em sua educação e capacitação, buscando sempre crescer e se desenvolver profissional e pessoalmente.
- **Denúncia:** Não hesite em buscar ajuda ou denunciar situações de violência. Lembre-se que você não está sozinha.

**Agradecimento Especial**

O XegAmiga expressa sua profunda gratidão à jornalista Tais Paranhos por oferecer o #EspaçoXegAmiga em seu blog para abordar questões tão relevantes e necessárias. Este espaço se torna um ponto de luz na jornada de transformação que a nossa sociedade tanto necessita. Com ações como essa, acreditamos que estamos cada vez mais próximos de uma sociedade justa, igualitária e livre de violência.

**#AgostoLilás #Xegamiga #EmpoderamentoFeminino #LeiMariaDaPenha #ViolênciaContraMulher #RelacionamentoNarcísico #CiclosDaViolência #ViolênciaDeGênero #TransformaçãoSocial #EspaçoChegaAmiga**

Plaza Shopping ganha quiosque especial da confeitaria Dona Fuê


O mix de operações do Plaza Shopping vai ganhar novidade que promete experiências incríveis aos amantes das delícias açucaradas. Quem se prepara para abrir as portas no mall, nesta quinta (8), é a Dona Fuê, no piso L4, com diversas opções de tortas. O projeto, da empresária Thais Beltrão, tem como diferencial a criação de sabores a partir de receitas familiares que exploram proposta autêntica, beleza e memórias afetivas entre pessoas de diversas idades. 

Opções como a Devils Cake, inspirada em um bolo de Nova York, com 16 camadas de puro chocolate meio amargo, proporcionando um sabor incrível, Red Velvet e Cookietella estão como as mais desejadas pelo público, que também poderá conferir apostas como torta de ameixa e de maracujá. Além disso, outra investida diferenciada é a NY Roll, uma massa folhada com diversos recheios que despertam a curiosidade pela aparência alusiva a um croissant redondo. “Estamos em constante pesquisa para proporcionar experiências diferenciadas aos clientes. Vamos lançar mais sobremesas nos próximos dias, como uma entremet de pistache com limão siciliano”, destaca a confeiteira Thais Beltrão, que toca o negócio desde 2020, quando se redescobriu profissionalmente na pandemia e abriu a matriz em Boa Viagem. 

Pensando naqueles que possuem restrição alimentar ou controle de calorias, a Dona Fuê desenvolveu opções funcionais criadas exclusivamente pela nutricionista Eduarda Beltrão, destinada ao público que pratica atividade física e mantém uma dieta equilibrada, mas que não quer desistir de saborear um doce. “Cada item é cuidadosamente elaborado com os macronutrientes necessários para proporcionar tanto sabor quanto funcionalidade e equilíbrio para quem busca uma alimentação saudável, sem açúcar e sem lactose”, completa Eduarda. 

Para mais informações sobre as novidades do Plaza Shopping, acompanhe as redes sociais @plazacasaforte e www.plazacasaforte.com.br.

Ação voluntária na Bomba do Hemetério leva orientações sobre saúde bucal


Uma ação voluntária de alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão - vai levar produtos de higiene bucal a moradores da comunidade da Bomba do Hemetério. A iniciativa acontece dia 10 de agosto, das 9h às 12h, onde os estudantes vão passar orientações sobre cuidados em saúde bucal e ainda distribuir kits com escova e creme dental.

“O nosso objetivo é aproximar os alunos da aplicação do conhecimento teórico para a prática, por meio de ações de promoção e prevenção em saúde bucal”, explica Ana Cláudia Paegle, coordenadora do curso de Odontologia da Unit-PE.

Além de ensinar técnicas de higiene bucal, como escovação e uso de fio dental, haverá dicas sobre como escolher uma alimentação adequada e anticariogênica. “Vamos orientar quais são os melhores alimentos para evitar cáries, como frutas, legumes, verduras e raízes e orientar aqueles potencialmente cariogênicos, como doces, salgadinhos, refrigerantes, além de outras dicas”, acrescenta Ana Cláudia.

Haverá ainda aplicação de flúor na população, supervisionada por docentes e estudantes da Unit-PE.

Serviço:
Ação Voluntária na Bomba do Hemetério
Data: 10.08.2024 (sábado)
Horário: 9h às 12h
Endereço: Córrego da Calma, 268 - Água Fria

Tecio Teles critica o déficit habitacional e a inversão de prioridades na atual gestão do Recife


Nesta quinta-feira (08/08), o candidato à Prefeitura do Recife pelo Partido Novo, Tecio Teles, fez uma declaração contundente sobre o grave déficit habitacional enfrentado pelo Recife. 

Em sua crítica, Teles destacou que segundo dados oficiais do Município, desde 2018, a capital pernambucana enfrenta um déficit de 71.160 moradias e ressaltou a necessidade urgente de reavaliar as prioridades da gestão atual da Prefeitura do Recife.   

“Enquanto a gestão atual investe milhões em publicidade, no carnaval e na substituição de calçadas, totalizando quase R$ 80 milhões de reais em calçadas, substituindo muitas delas de forma desnecessária, apenas para atender um padrão estético para a nossa cidade. Claro que calçada, carnaval, tudo isso é importante, mas isso a gente precisa fazer de uma maneira prioritária, atendendo as necessidades mais básicas da população recifense. É inadmissível que uma cidade com mais de 500 anos ainda tenha famílias precisando de uma moradia digna”, afirmou Teles. 

Sobre a situação financeira do Município, Tecio Teles ressaltou que o Recife encerrou o ano de 2023 com um déficit de R$ 403 milhões de reais. 

“As contas do município não estão boas e é preciso apontar os problemas e buscar soluções efetivas. É necessário redirecionar o orçamento da cidade para áreas que realmente importam, com ênfase na redução do déficit habitacional. É inaceitável que ainda tenhamos pessoas vivendo em palafitas no século XXI. Precisamos agir agora para mudar essa realidade”. 

Como solução, Tecio Teles propõe uma gestão financeira mais eficiente e focada nas necessidades reais da população recifense que vive sem moradia. 

“Precisamos implementar um programa de regularização fundiária que ofereça custos reduzidos para as famílias de baixa renda, permitindo a comercialização de imóveis, como terrenos e construções, mesmo na ausência do Habite-se. Esse programa promoverá o desenvolvimento econômico e ajudará a combater o crime ao levar instituições e processos de regularização para áreas marginalizadas. Além disso, planejamos aumentar a densidade habitacional nos bairros centrais através da construção de unidades habitacionais acessíveis, utilizando isenções fiscais temporárias ou benefícios urbanísticos. Queremos expandir a discussão sobre o Plano Diretor da Cidade do Recife, atualmente em debate na Câmara de Vereadores, reduzir o tempo médio para a autorização de obras e a aprovação de projetos, desburocratizando as regras da construção civil e ampliando as obras e investimentos, sempre garantindo transparência em todas as fases do processo”, concluiu Tecio Teles.

Festival de Inverno de Campina Grande acontece entre os dias 15 e 24 de agosto


A 49º edição do Festival de Inverno de Campina Grande (FICG) vai acontecer a partir do dia 15 de agosto com apresentações culturais em diferentes pontos da cidade. A programação completa conta com apresentações de música, teatro, dança, artes visuais, cinema e manifestações da cultura popular e este ano traz o tema “A Poética da Arte na Ciência da Vida”. A realização do Festival é uma parceria entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Solidarium - Instituto de Arte, Cultura e Cidadania.

Este ano será a Mostra Nacional de Dança que dará início a programação do festival. Após a cerimônia de abertura no dia 15, no Teatro Municipal, o Ballet Stagium de São Paulo apresentará o espetáculo “Cordas do Coração”. Além das apresentações na casa de espetáculos Severino Cabral, as atividades do evento também serão realizadas no Cineteatro São José, Praça da Bandeira, Cineteatro do SESC Centro, Miniteatro Paulo Pontes, Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC) e Feira Central.

Uma das novidades desta edição é o retorno das artes visuais à programação do FICG. A mostra intitulada “Visuais de Campina” é uma parceria entre a Secretaria de Cultura do município e o Festival de Inverno. Ela é composta por seis exposições de artistas de Campina Grande. São elas: “Raízes de um povo” - Haendel Melo; Intolerância – César Di Cesário; Futuro Demasiado Passado – Natália Damião; Manifestações Populares – Jean Carlos; Tempos de Carnaval – Clécius Rocha; e Horizonte Art Decò – Val da Costa. As exposições ficarão em cartaz na Galeria Irene Medeiros (anexa ao Teatro Municipal) e no Cineteatro São José durante o período de realização do evento.

Além disso, as atividades do festival também incluem oficinas de formação para os artistas locais nas áreas de teatro e dança. Toda a programação do 49º FICG é gratuita e prossegue até o dia 24 de agosto. Os ingressos para acesso aos espetáculos em locais fechados vão estar disponíveis ao público a partir da próxima terça-feira (13) no site sympla.com.br.

O Festival de Inverno de Campina é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e Prefeitura Municipal de Campina Grande. Para Bruno Cunha Lima, gestor municipal, o festival tem se consagrado ao longo do tempo “pelo trabalho de todos que se somam, de cada uma das coordenações temáticas do festival sob a condução da nossa querida professora Eneida Agra Maracajá que representa há praticamente cinco décadas o espírito do festival. A gente chegando aos 49 anos, a prefeitura mais uma vez apoiando. Aqui não é uma questão de gestão A ou B, não é a prefeitura apenas. É a cidade de Campina Grande apoiando e incentivando a realização do festival já faz parte mais do que o nosso calendário, faz parte da alma da cidade”, comentou o gestor.

O FICG também conta com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba e Vitamassa. O evento tem apoio da Unifacisa, UEPB, La Suissa, FIEPB / SESI, Gráfica Artexpress e Unimed. Nesta edição, o evento tem a parceria cultural da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) que atua como co-realizadora e do SESC Paraíba. Outras informações podem ser obtidas no Instagram @festivalinvernocg.