quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Festival Rap de Vitrine

O Festival Rap de Vitrine é a novidade que promete agitar o Recife no dia 29 de setembro, a partir das 20h, no Roof Tebas. Em parceria com o Coletivo BoiKOT (foto maior) e o selo paulista Groove Urbano (uma das maiores labels da cena), o evento surge no melhor momento da cultura hip hop no país, unindo os quarto elementos que compoem o estilo: MC, DJ, grafite e dança. Atrações do calibre de Matuê (CE), Sant (RJ),Rubico (PE), Groove DJs (SP) e BoiKOT(PE) já estão confirmadas no evento. 

Além de uma maratona com mais de 12 horas de shows, o Festival oferece estrutura que abriga Exposição de Artes,Live paiting, Slackline, Flash Tattoo,Food park, Espaço Lounge e diversos outros serviços que poderão ser vivenciados pelo público.

Os ingressos para o Rap de Vitrine custam R$ 50 (Segundo Lote) e estão disponíveis no Espaço Somos (Rua da Aurora), Fervo Coffe Shop (Boa Viagem), Dahora Smoke Shop (Espinheiro), Living Skate (Boa Viagem) e através do site da Byma. A programação completa do festival será divulgada em breve.

SERVIÇO:

Festival Rap de Vitrine
Com Matuê (Fortaleza), Sant (Rio de Janeiro), Rubico (Recife) e Palco BoiKOT(Recife)
No Roof Tebas, Rua da Concórdia – Bairro de São José
Sábado, dia 29 de setembro
Das 20h às 08h
Ingressos: R$ 50 (Segundo Lote)



Circuito da Comédia em Itamaracá


Arraiá do Bem


A Carroça é Nossa


Prêmio Academia Assaí Bons Negócios

Os três destaques do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, criado com o objetivo de proporcionar conhecimento, reconhecer as habilidades, capacitar e premiar o desempenho de microempreendedores em todo o Brasil, já são conhecidos. Na categoria de “Vendas por Encomenda”, a escolhida foi Tânia Mara de Souza, com sua Empadaria Caseira, do Rio de Janeiro. Já a soteropolitana Rosivânia Pereira Soares, com o Hot Dog do Sheik, foi destaque na categoria “Vendedores Ambulantes”. No segmento de “Vendedores com Ponto Fixo”, a cearense Maria do Livramento da Silva foi a premiada, com o Minimercado Glória, localizado na região leste da cidade de São Paulo. As três empreendedoras foram contempladas com R$ 10 mil cada uma para investir nos seus respectivos negócios, mentoria gratuita por 6 meses, kit de divulgação de publicidade, vídeo comercial e um ano de compras no Assaí Atacadista.

A carioca Tânia Mara destaca que a agenda criada pelos idealizadores do Prêmio proporcionou uma experiência muito enriquecedora. “Participar do Prêmio e vencer na minha categoria fez com que eu aprendesse ainda mais o valor do meu trabalho, que eu me reconhecesse como empresa. Sem dúvida, elevou a minha autoestima e me fez acreditar ainda mais em mim mesma”, diz. Com o Prêmio, pretende abastecer a despensa e aumentar as vendas com o serviço de delivery, pois como ela mesma diz, seu lugar é na cozinha fazendo suas delícias e outra pessoa fazendo as entregas.

Já Rosivânia, de Salvador, disse que com o Prêmio, ela garantirá os estoques das mercadorias e vai reformar seu carrinho para, segundo ela, transformar em uma “limusine” do hot dog. “Tenho muito amor pelo que eu faço, e participar do Prêmio me deu ainda mais energia para continuar a minha caminhada. Afinal, moro na Bahia, terra do acarajé, e decidi vender cachorro quente na comunidade onde mora, que tem um comércio fraco. A experiência foi muito além do que eu esperava e acrescentou muito aprendizado para eu melhorar meu negócio”, comenta.

Maria do Livramento, que tem um minimercado na região leste da cidade de São Paulo, diz que são poucas as oportunidades que existem e é preciso correr atrás delas. “Foi uma experiência maravilhosa. Vivi coisas novas e me inspirei com as histórias de outros participantes, o que me deu ainda mais coragem para continuar procurando soluções para oferecer o melhor preço para os meus clientes”, revela. Com o Prêmio, ela vai garantir o estoque do mercadinho para os próximos dias e seguir com a reforma do seu espaço para torná-lo mais acolhedor aos seus clientes e deixar de pagar aluguel.

O Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, uma iniciativa do Assaí Atacadista, por meio do Instituto GPA, foi criado com o objetivo de proporcionar a empreendedores e empreendedoras a oportunidade de desenvolverem competências e habilidades, oferecendo aperfeiçoamento, assessoria, integração e o estímulo que precisam para melhorarem a gestão de seus negócios, ampliando assim as possibilidades de gerarem oportunidades, trabalho e renda em suas comunidades. “É uma grande satisfação vermos o engajamento dos participantes, bem como o aprendizado gerado não só para eles, mas também para nós, que compartilhamos experiências e conhecemos as histórias dos nossos clientes”, explica Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade do Assaí Atacadista. “O mais interessante é que a premiação refletiu uma realidade brasileira: os vencedores das três categorias são mulheres, em linha com dados que apontam que elas empreendem mais do que os homens. Segundo o Sebrae, enquanto a taxa de empreendedorismo dos homens é de 12%, elas superam os 15%”, finaliza.

A Academia Assaí Bons Negócios tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento e potencializar a capacidade empreendedora de clientes e não clientes da rede. A iniciativa busca diminuir as lacunas e dificuldades, aprofundando competências e compartilhando conhecimentos específicos do setor alimentício para a melhoria de seus negócios. O programa envolve capacitações presenciais, workshops temáticos e uma plataforma online com conteúdo 100% gratuito específico para o fortalecimento da gestão desses empreendimentos.

Projeto Acorda leva dança popular para cidades de Pernambuco

Depois de viajar por todo o Estado e perceber a carência de grupos de dança popular que preservem a história nordestina, os bailarinos e pesquisadores Christianne Galdino, Pedro Pernambuco e Carmem Queiroz, ao lado da produtora cultural Carla Navarro, desenvolveram o Acorda – Ações Coordenadas em Dança. A iniciativa, que estreia neste fim de semana no município de Água Preta, na Zona da Mata Sul, busca capacitar e fortalecer a dança popular em Pernambuco por meio de oficinas gratuitas em três cidades. O projeto conta com o incentivo do Funcultura.

Além de Água Preta, a primeira temporada do Acorda passará pelas cidades de Nazaré da Mata e Recife. “Esse projeto nasce do desejo de divulgar a dança popular e temos a intenção de ampliar o nosso trabalho para outras cidades. Como todos os coordenadores do curso passaram pelo Balé Popular do Recife, a nossa ideia tem fortes raízes no grupo de dança”, explica Christianne, que também conta que a metodologia utilizada nas aulas é a Brasílica, instituída pelo Balé Popular do Recife.

A dança Brasílica, metodologia usada pelo Acorda e que preserva a formação cultural e a história do Nordeste, se baseia nas manifestações populares, a exemplo do caboclinho, maracatu, frevo, reisado, além de outros ritmos de origens africana, indígenas e europeias. Para elaborar a metodologia, o Balé Popular se inspirou em ícones da cultura nordestina, como Mestre Salustiano, Capitão Antônio Pereira, o Pastoril do Velho Faceta e o Caboclinhos Sete Flechas, entre outros.

A metodologia é dividida em quatro ciclos, o carnavalesco, junino, afro-ameríndio e natalino, que vão ser trabalhados na escola de formação. “Vamos apresentar noções básicas e regras de criação e danças de cada um desses ciclos. Cada turma vai escolher duas coreografias de acordo com suas histórias para apresentação no último módulo, pois a ideia é resgatar a cultura e a memória das danças populares nas cidades por onde passarmos”, destaca Christianne.

A capacitação em Água Preta será de 15 a 30 de setembro. As aulas serão na Usina de Arte Santa Terezinha, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Em paralelo, uma turma do projeto será formada no Recife e as aulas começarão no dia 17 de setembro, no Espaço Vila, em Santo Amaro, das 19h às 22h. Esta turma segue até o dia 17 de outubro, quando acontece no Teatro Barreto Júnior a mostra coreográfica, integrada ao espetáculo MAGNA. Cada turma contará com 20 participantes, entre adolescentes, a partir dos 14 anos, e adultos interessados em dança, sem restrição de idade. Os grupos estão sendo formados por articuladores presentes em cada cidade que receberá o Acorda. A proposta é reunir jovens com algum interesse em dança ou que tenham presença importante na vida cultural das comunidades. “A ideia é acordar as pessoas para a cultura popular. Lembrá-las do valor cultural que a região em que elas vivem possui, aproximando os jovens dos valores e ritmos autênticos do nosso Estado”, destaca a produtora cultural Carla Navarro.

Logo depois das oficinas em Água Preta, a capacitação seguirá para o município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte, nos dias 10 a 25 de novembro. O Acorda de Nazaré acontecerá no Colégio Santa Cristina, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Em dezembro, de 1 a 16, as Ações Coordenadas em Dança retornam para o Recife. As aulas serão ministradas no Espaço Vila, das 9h às 12h e das 13h às 16h.


PROGRAMAÇÃO

ÁGUA PRETA
LOCAL: Usina de Arte Santa Terezinha
DATAS: 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de setembro de 2018
HORÁRIO: das 9h às 12h, das 13h às 16h


NAZARÉ DA MATA
LOCAL: Colégio Santa Cristina (R. Conselheiro João Alfredo, 149, Telefone: (81) 3633-1237)
DATAS: 10, 11, 17, 18, 24, 25 de novembro de 2018
HORÁRIO: das 9h às 12h, das 13h às 16h

RECIFE
TURMA 1
LOCAL: Espaço Vila (Rua Radialista Amarílio Nicéas, 76, Santo Amaro)
DATAS: 17, 19, 21, 24, 26 e 28 de setembro e 1, 3, 5, 8, 10 e 17 de outubro de 2018
HORÁRIO: 19h às 22h

TURMA 1 – visitas externas + mostra coreográfica
LOCAL: TEATRO BARRETO JÚNIOR
DATAS: 3 e 10 de outubro/ 17 de outubro (mostra)
HORÁRIO: das 19h às 22h/ 20h

TURMA 2
LOCAL: Espaço Vila (Rua Radialista Amarílio Nicéas, 76, Santo Amaro)
DATAS: 1, 2, 8, 9, 15 e 16 de dezembro de 2018
HORÁRIO: das 9h às 12h, das 13h às 16h