domingo, 7 de março de 2021

Recife realiza live no Dia Internacional da Mulher sobre Violência doméstica em tempos de pandemia

 

A Secretaria da Mulher do Recife informa que, por conta dos riscos de contaminação pela covid-19, não haverá ações nas ruas no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, mas sem aglomeração, as atividades serão virtuais em respeito à segurança sanitária das mulheres da cidade. A secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, convida todos e todas para participarem da live, às 17h, cujo tema será Violência doméstica em tempos de pandemia. Participam do diálogo Marta Almeida, do Movimento Negro Unificado; Fabiana Leite, da Comissão das Mulheres Advogadas e Renata Albertim, do Aplicativo Mete a Colher. A live será mediada por Twilla Barbosa.


lmprensa Recife

Paulista inicia amanhã (08) vacinação em idosos a partir de 75 anos

 

A nova etapa do plano de enfrentamento ao COVID-19 terá início nesta segunda-feira (08). A vacinação ocorrerá na Fasup, localizada no Janga, e também acontecerá no Centro Administrativo da Prefeitura de Paulista, das 8h às 13h.

O município conta com aproximadamente 1000 doses remanescentes do último recebimento de lotes pelo estado. A vacina será utilizada em idosos com idade a partir de 75 anos. Neste grupo, o imunizante administrado será a Corona Vac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Até o momento, foram vacinadas mais de 7 mil pessoas em Paulista. Receberam os imunizantes os profissionais da saúde da linha de frente, idosos com idade a partir de 85 anos, idosos entre 80 e 85 anos e trabalhadores da saúde de diversas áreas.

Veja o número de vacinados até sexta-feira (05/03):

Primeira dose:
Trabalhadores da saúde = 2566
Idosos a partir de 85 anos = 2508
Idosos em Asilos  = 334

Segunda dose:
Trabalhadores da saúde = 1706
Idosos em Asilos  = 324
Idosos de 80 a 84 anos = 2162

lmprensa Paulista PE

Reunião entre chefes dos poderes executivo, legislativo e judiciário avalia situação da pandemia em Pernambuco

 

O governador Paulo Câmara se reuniu, na manhã deste domingo (07.03), por meio de videoconferência, com os presidentes dos poderes constituídos para avaliar o cenário da pandemia em Pernambuco. O gestor estadual fez um balanço do combate à Covid-19 e apresentou os dados atuais da disseminação do novo coronavírus no Estado.

“Domingo de muito trabalho no Gabinete de Enfrentamento à Covid-19. Compartilhamos as informações do estágio atual da pandemia com os presidentes do Tribunal de Justiça (TJPE), Fernando Cerqueira, do Tribunal de Contas (TCE-PE), Dirceu Rodolfo, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, e o procurador-geral do Ministério Público (MPPE), Paulo Augusto Freitas. Mostramos o momento crítico pelo qual estamos passando e pedimos um esforço conjunto para superarmos mais essa fase aguda da pandemia", afirmou Paulo Câmara. Participaram da reunião, também de forma remota, a vice-governadora Luciana Santos e os secretários estaduais André Longo (Saúde), Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão) e Ernani Médicis (Procuradoria Geral). 

No encontro virtual, o governador explicou ainda como o Estado vem atuando nesse combate. “No final do ano passado, percebemos uma maior da circulação do vírus, mesmo que de maneira mais tímida em relação ao que estamos vendo atualmente. As medidas precisaram ser tomadas e, hoje, continuamos agindo. Suspendemos qualquer tipo de festividades naquele momento e seguimos acompanhando diariamente os números, trabalhando para colocar as restrições necessárias, distribuir as vacinas e abrir leitos”, disse.

Leitos - Na última sexta-feira (05.03), a rede de saúde pública de Pernambuco foi reforçada com mais 10 leitos de terapia intensiva para tratamento exclusivo de pacientes com a Covid-19. As vagas foram resultado de um contrato entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Hospital Memorial Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Anteriormente, por meio de um esforço dos últimos dias, o Governo de Pernambuco já havia colocado em operação outros 52 leitos de UTI nos hospitais Agamenon Magalhães (18); Rui de Barros Correia (2), em Arcoverde; Inácio de Sá (5), em Salgueiro; e Eduardo Campos da Pessoa Idosa (27), em parceria com a Prefeitura do Recife. Atualmente, a Central Estadual de Regulação Hospitalar já conta com 2.054 leitos dedicados ao tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo o número de leitos de UTI igual a 1.057.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Primeiro fim de semana de medidas restritivas tem oito interdições

 

No primeiro fim de semana em que estão sendo aplicadas medidas mais restritivas do Governo do Estado, o Procon Pernambuco realizou diversas fiscalizações, juntamente com a Apevisa, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, e na Capital com o Procon Recife. Diversas cidades foram visitadas e oito estabelecimentos foram interditados, um deles promovia uma festa com mais de 100 pessoas.

Na noite de sexta-feira (05.03), dois estabelecimentos um no Recife e um em Paulista, funcionavam após as 20h, horário limite permitido. Foram eles a Kony Lounge, em Jardim Paulista, o Champagne Club, em Boa Viagem. O local estava aberto com cerca de 20 pessoas.

Já no sábado, onde apenas estabelecimentos essenciais podem funcionar, o Universo da Beleza e o Boticário, no bairro de Afogados (foto abaixo), estavam funcionando com a porta entreaberta. Após o cliente entrar fechavam a porta.

Na noite do sábado uma festa foi interrompida (foto acima). Mais de 100 pessoas estavam em uma fazenda em Moreno, para passar o fim de semana, com equipamentos de som e todos sem máscara. Já na manhã deste domingo, mas irregularidades encontradas. Uma Barberia, sem identificação, aberta na Bomba do Hemetério, a bomboniere Ari Doce, em Prazeres e uma Banca Caminho da Sorte, em Cavaleiro.
Diversos ambulantes estavam nas ruas e eram orientados a parar as vendas. Alguns mercadinhos, que estavam com filas formando aglomerações foram autuados, e se adequaram no momento da fiscalização.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, adiantou que a partir deste domingo (07/03) todas as pessoas que forem encontradas em festas serão conduzidas à delegacia e poderão ser presas. “Não vamos mais tolerar esse tipo de comportamento. Todos que participam estão praticando um crime contra a saúde pública, previsto no artigo 268 do código penal”, frisa.

Denúncias de locais descumprindo as medidas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h, no 0800.282.1512. E todos os dias, a qualquer hora, no WhatsApp do Procon - 081 3181.7000 e no Instagram @proconpe. Se a denúncia for sobre festas privadas, em residências e aglomerações em vias públicas a denúncia deve ser feita à Polícia Militar no 190.

lmprensa Procon PE



Olinda vacina 407 pessoas neste domingo

 

Olinda deu continuidade ao plantão de vacinação contra a Covid-19 no fim de semana. No sábado (6) foram 894 pessoas, já neste domingo 407 cidadãos olindenses receberam a dose. A força tarefa atendeu os idosos a partir de 78 anos em pontos localizados em Casa Caiada, Rio Doce, Águas Compridas, além dos acamados.
Na ação do fim de semana, 1301 pessoas receberam a vacina. Desde a chegada das doses em Olinda, 7953 delas foram aplicadas em maiores de 78 anos, o que representa 96% dessa faixa etária.

lmprensa Olinda

VlDA AClMA DE TUDO - Assine você também!

 






Esta carta não é corrente mas precisa rodar o mundo inteiro e para você assinar, clique aqui

Leia o texto a seguir e depois no link, clica e assina, pois é interesse de todos nós!

MANIFESTO VIDA ACIMA DE TUDO - CARTA ABERTA À HUMANIDADE

“Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança.” Hannah Arendt

O Brasil grita por socorro.

Brasileiras e brasileiros comprometidos com a vida estão reféns do genocida Jair Bolsonaro, que ocupa a presidência do Brasil junto a uma gangue de fanáticos movidos pela irracionalidade fascista.

Esse homem sem humanidade nega a ciência, a vida, a proteção ao meio ambiente e a compaixão. O ódio ao outro é sua razão no exercício do poder.

O Brasil hoje sofre com o intencional colapso do sistema de saúde. O descaso com a vacinação e com as medidas básicas de prevenção, o estímulo à aglomeração e à quebra do confinamento, aliados à total ausência de uma política sanitária, criam o ambiente ideal para novas mutações do vírus e colocam em risco os países vizinhos e toda a humanidade. Assistimos horrorizados ao extermínio sistemático de nossa população, sobretudo dos pobres, quilombolas e indígenas.

O monstruoso governo genocida de Bolsonaro deixou de ser apenas uma ameaça para o Brasil para se tornar uma ameaça global.

Apelamos às instâncias nacionais – STF, OAB, Congresso Nacional, CNBB – e às Nações Unidas. Pedimos urgência ao Tribunal Penal Internacional (TPI) na condenação da política genocida desse governo que ameaça a civilização.

Vida acima de tudo.

Assinam esse manifesto:

Padre Julio Lancelotti
Leonardo Boff, teólogo
Dom Mauro Morelli
Miguel Nicolélis, cientista
Frei Betto, escritor
Chico Buarque, compositor, escritor, cantor
Silvio Tendler, cineasta
Nilton Bonder, rabino
Celso Amorim, diplomata, ex-chanceler
Jessé de Souza, sociólogo
Zélia Duncan, cantora, compositora
Silvia Buarque, atriz
Milton Hatoum, escritor
Eric Nepomuceno, jornalista, escritor
Marieta Severo, atriz
Edu Lobo, compositor, músico
Camila Pitanga, atriz
Paulinho da Viola, cantor, compositor
Ivan Lins, compositor, músico
Gregorio Duvivier, ator , escritor
Edino Krieger, compositor
Antonio Carlos Secchin, escritor e professor
João Bosco, compositor, músico
José Luis Fiori, cientista político
Patricia Pillar, atriz
Jorge Durán, cineasta
Fernando Morais Jornalista e Escritor São Paulo/SP
Ricardo Coutinho - EX-GOVERNADOR DA PARAÍBA E PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO JOÃO MANGABEIRA
Gisele Cittadino, jurista, ABJD
Marta Skinner, economista
Murilo Salles cineasta
Lucia Murat, cineasta
José Joffily, cineasta
Carol Proner, jurista
Francis Hime, compósitos, músico
Olivia Hime, cantora
Wagner Tiso, musico
Frei Atílio Battistuz, Francisco Missionário
Hildegard Angel, Jornalista
Chico Diaz, Ator
José de Abreu, Ator
Marcelo Barros, teólogo
Maria Victoria de Mesquita Benevides, cientista política São Paulo/SP
André Constantine, Movimento Nacional de Favelas e Periferias.
Marcelo Barros , Monge e Teólogo Recife/PE
Ivo Herzog, Engenheiro São Paulo/SP
Marcio Pochmann Economista Campinas/SP
Siro Darlan de Oliveira Desembargador TJRJ Rio de Janeiro/RJ
Isabel Salgado, Técnica de Vôlei Rio de Janeiro/RJ
Carol Solberg, Vôlei de Praia Rio de Janeiro/RJ
Joel Cornelli , Técnico de Futebol Caxias do Sul/RS
Acioli Cancellier de Olivo Servidor Público Federal Aposentado, São José dos Campos/SP IRMÃO DO REITOR CANCELLIER
Sérgio Pinto, Presidente da Associação dos Servidores da Cultura Brasilia/DF
Chico Alencar, Professor, escritor e vereador Rio de Janeiro/RJ
Wilson Ramos Filho, Xixo , Professor, escritor e vereador Curitiba/PR
Frei Atílio Battistuz, Francisco Missionário Marajó/PA
Afonso Borges Escritor e Gestor Cultural Belo Horizonte/MG
Tiago Maiká Muller Schwade Geógrafo Amazonas
Carolina Kotscho Roteirista São Paulo/SP
Luiz Fernando Emediato Escritor e Editor São Paulo/SP
Hélio Doyle Jornalista Brasília/DF
Regina de Assis Professora/Doutora Rio de Janeiro/RJ
Geraldo Mainenti Jornalista Rio de Janeiro/RJ
Eva Doris Rosental Gestora da Área Cultural Rio de Janeiro/RJ
Benedito Tadeu César Professor da UFRGS Porto Alegre/RS
Padre Niraldo Lopes de Carvalho Religioso Rio de Janeiro/RJ
Deyvid Bacelar, Petroleiro e Coordenador da FUP Feira de Santana - BA
Affonso Henriques Guimarães Correa , Economista Rio de Janeiro/RJ
Marina Maluf, Historiadora São Paulo/SP
Olivia Byington, cantora e escritora
Daniel Filho, diretor

e outras milhares cidadãs e cidadãos do Brasil e do mundo que acreditam na vida acima de tudo.