O secretário estadual de Saúde, André Longo, 48 anos, e o chefe de Gabinete do Governador, Milton Coelho, 55, testaram positivo para a Covid-19. Os dois se submeteram ao exame na segunda-feira (18), depois que o resultado positivo do teste feito pelo governador Paulo Câmara foi divulgado. André Longo apresenta apenas sintomas leves e Milton Coelho está assintomático. Ambos permanecerão em isolamento domiciliar e comandando suas pastas de maneira remota.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
terça-feira, 19 de maio de 2020
Procon Recife fiscaliza estabelecimentos em meio à pandemia
O Procon Recife fiscalizou 439 estabelecimentos – supermercados e lotéricas -, desde as medidas anunciadas para o funcionamento desses serviços pela Prefeitura do Recife, em 13 de abril, dentro do Plano de Contingência do Novo Coronavírus (Covid-19). Com o apoio da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon), foram observadas se estavam sendo cumpridas as determinações para evitar aglomerações nesses locais, para que dessa forma consumidores e funcionários se prevenissem contra a disseminação da covid-19. Entre as principais medidas foram: a disponibilidade de álcool 70%, distanciamento nas filas, redução das vagas de estacionamento e da quantidade de pessoas de acordo com o porte da loja.
Em relação à fiscalização do cumprimento ao Decreto Nº 33521- relativo sobre a prática de preço abusivo – foram realizadas 253 visitas, sendo 186 regulares, 24 multadas por desobediência e 41 em análise. Para o cumprimento do Decreto Nº 33614 - filas e álcool a 70% - foram realizadas 186 fiscalizações, 136 para notificação de constatação de irregularidades e 50 regulares. “As equipes de fiscais continuam na rua com uma programação de 20 visitas por dia”, salientou a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.
Os principais problemas que continuam sendo detectados são: a falta de marcação do distanciamento das filas ou a sua não obediência pelos consumidores – o que deve ser monitorado pelos próprios estabelecimentos. “O descumprimento das determinações implica em multas e até suspensão do alvará de funcionamento conforme o grau de gravidade da infração”, alerta Ana Paula Jardim.
Denúncias - Os canais tradicionais de atendimento do Procon Recife continuam com funcionamento presencial suspenso em decorrência da emergência da Pandemina covid-19. Os consumidores poderão fazer denúncias gratuitamente pelas redes sociais do órgão: Instagran:@proconrecife ou facebook: proconrecife e ainda pelo email: denunciaprocon@recife.pe.gov.br.
Imprensa Procon PE
Olinda ressalta a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data é um marco importante para a conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, algo que infelizmente ainda acontece em todo o Brasil. Em Olinda, o objetivo é mobilizar toda sociedade para proteger as crianças e adolescentes. Por isso, a Secretaria Executiva de Assistência Social da cidade lançou uma campanha nas Redes Sociais para informar e dar visibilidade a causa.
No município, quem faz o acompanhamento dos casos é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), auxiliando as vítimas e suas famílias. Uma equipe multidisciplinar de psicólogos, assistentes sociais, advogados e educadores sociais forma uma rede de apoio e cuidado.
Quem souber de casos de violência contra crianças e adolescentes pode denunciar, através do Disque 100 (Direitos Humanos). As três sedes do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Olinda, localizadas em Bairro Novo e Peixinhos, estão atendendo os casos de urgência através dos telefones (81) 3449-6075 e (81) 3494-2120. Eles funcionam 24h por dia, todos os dias da semana. Além desses, quando o crime está acontecendo pode acionar a Polícia Militar, através do 190.
O projeto será lançado no Faceboook e Instagram da Prefeitura, através com o acesso através dos links: https://www.facebook.com/prefeituradeolinda/ e https://www.instagram.com/pref_olinda/.
Dados de 2019 da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registraram mais de 80 mil denúncias de violações contra crianças e adolescentes, que representam 70% das vítimas de abuso sexual no Brasil.
O abuso e a exploração sexual de meninos e meninas é um crime hediondo e inafiançável. De acordo com o Código Penal, o crime prevê entre quatro e dez anos de prisão com cumprimento inicial da pena em regime fechado.
Imprensa Olinda
Começa a vigorar lei que permite apreensão de veículos durante a Quarentena
O governador Paulo Câmara sancionou na última sexta (15), a Lei Nº 16.881, que autoriza a apreensão e remoção dos veículos cujos condutores não cumpram a determinação de obedecer ao rodízio, determinado no decreto publicado esta semana, que estabelece um período de quarentena em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife. A Lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (15).
A quarentena começa a vigorar amanhã (16) e se estende até o dia 31 de maio. A medida visa aumentar os índices de isolamento social na Região Metropolitana, ampliando as medidas de proteção, restringindo o trânsito de veículos, aumentando a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzindo a circulação de pessoas nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
O Artigo 1º da Lei estabelece que, “sem prejuízo da sanção penal legalmente prevista e das sanções administrativas previstas na Lei Federal n° 6.437, de 20 de agosto de 1977, fica autorizado ao Poder Executivo Estadual determinar a apreensão e remoção veicular nas vias públicas, sempre que caracterizada infração aos atos normativos estaduais que estabeleçam restrições à circulação de veículos no Estado de Pernambuco, em decorrência da pandemia da COVID-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2”.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Prefeitura de Olinda vai requalificar avenida de Caixa D'Água
Uma obra que irá dar ainda mais qualidade de vida para moradores do bairro de Caixa D’Água, em Olinda,
teve Ordem de Serviço assinada nesta segunda-feira (18.05). A previsão para conclusão da intervenção na Avenida Leopoldino Canuto é de até 18 meses e os trabalhos serão monitorados pela Secretaria Executiva de Urbanização Integrada.
Os serviços estruturadores são diversos: esgotamento sanitário; emissário de esgoto; estação elevatória;
sistema de drenagem; rede de água. Além de pavimentação e novas calçadas com acessibilidade. Seguindo a qualidade das obras que já atenderam mais de 40 vias pela cidade desde 2017.
O prefeito, Professor Lupércio, frisou que o trabalho atenderá a população em diversas áreas. “Saúde,
segurança, mobilidade e tantos outros benefícios que esse cuidado próximo com as pessoas nos permite desenvolver na Prefeitura”, afirmou.
Imprensa Olinda
Hospital de Referência para a Covid-19 completa 30 dias de funcionamento
O Hospital de Referência Unidade Boa Viagem Covid-19, antigo Alfa, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, completa nesta sexta-feira (15.05) 30 dias de funcionamento. Durante esse período, a unidade hospitalar atendeu 350 pacientes, dos quais 120 passaram pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 pela enfermaria.
Nesta sexta, a unidade passou a contar com mais 20 novos leitos de enfermaria e sete de UTI, totalizando 55 de Terapia Intensiva e 100 de enfermaria. A expectativa é que nos próximos 30 dias o hospital esteja operando com sua capacidade máxima de 230 leitos. “Esse é o resultado de um planejamento no qual não medimos esforços, sejam eles financeiros ou de pessoal, para salvar vidas. Aos profissionais que trabalham no Hospital de Referencia, os nossos agradecimentos e o reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação de todos”, afirmou o governador Paulo Câmara.
A unidade, que estava fechada desde 2018, foi requerida administrativamente pelo Governo do Estado e passou por uma reestruturação, com o objetivo de ampliar a assistência oferecida aos doentes infectados pelo novo coronavírus no Estado. “Fui muito bem atendido no Hospital Alfa. Os profissionais de saúde são maravilhosos, os parabenizo bastante. É muito gratificante o amor que cada um deles teve por mim e pelos outros pacientes. Graças a Deus, eu estou bem”, disse o paciente Robson José da Silva, 27 anos, que recebeu alta no dia 13 de maio, após ser admitido no dia 07 do mesmo mês.
Link com o vídeo: https://we.tl/t-q3hh8k1bsh
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Fisioterapeuta de Olinda destaca importância da higienização paciente e cuidador para prevenir a Covid-19
O teleatendimento tem sido um importante aliado para os profissionais da saúde nesse período de distanciamento social, sobretudo para os pacientes que necessitam de atendimento em uma unidade especializada de fisioterapia. Assim, nesse momento de tratamento à distância o recurso tem sido utilizado pelos profissionais de fisioterapia para orientar pacientes e cuidadores acerca da proteção necessária referente à higienização. A lavagem das mãos e o uso de máscaras são fundamentais para evitar a disseminação da COVID-19. O telefone para orientações é o 3431.6785.
A fisioterapeuta do Centro de Reabilitação de Olinda (CRO), Viviane Duarte, destaca a importância das orientações serem repassadas aos pacientes da unidade, muitos deles com traumatismos do sistema osteomuscular, doenças e síndromes neurológicas (adulto e infantil ), lesões de medula espinhal, microcefalias e alterações do desenvolvimento motor normal de prematuros. “Por pertencerem a um grupo de risco é preciso enfatizar aos cuidadores e familiares desses pacientes que é extremamente necessária atenção redobrada nesse contato para não haver uma contaminação mútua”, reforçou.
A unidade especializada, que funciona de segunda a quinta, das 7h às 17h, e na sexta, das 7h às 16h, situada em Bairro Novo, com atuação em várias patologias na área de reabilitação motora, tem utilizado esse recurso de teleatendimento para orientar seus pacientes sobre os exercícios diários, bem como os cuidados para não contraírem a COVID-19 durante o contato com seus familiares/cuidadores e vice-versa.
Ainda de acordo com a fisioterapeuta Viviane Duarte, ainda é muito cedo para obter cientificamente e comprovadamente um parecer de sequelas deixadas pelo Novo Coronavirus. Os cuidados de higienização devem ser mantidos por todos.
Ainda de acordo com a fisioterapeuta Viviane Duarte, ainda é muito cedo para obter cientificamente e comprovadamente um parecer de sequelas deixadas pelo Novo Coronavirus. Os cuidados de higienização devem ser mantidos por todos.
A gerente do CRO, Neide Bione, informa como funciona o agendamento de consulta para os novos pacientes. “Eles deverão ter em mãos uma guia de encaminhamento do médico com diagnóstico, a fim de que seja agendado um contato telefônico com o profissional de reabilitação e assim realizar uma avaliação e definir a melhor conduta do caso antes de iniciar as sessões do tratamento. Para os casos que exigem brevidade, o paciente deverá telefonar para o número (81) 3431.6785 para agendar a consulta de avaliação, e precisa ter esse encaminhamento do médico solicitante.
Imprensa Olinda
Extra, Pão de Açúcar e Assaí aceitam cartão emergencial
A partir deste sábado, 16 de maio, os beneficiários do auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal poderão utilizar o cartão de débito virtual Caixa Elo, disponibilizado aos que não possuem conta em banco, para compras nas lojas físicas das redes Extra, Pão de Açúcar e Assaí Atacadista em todo o País.
A nova modalidade de pagamento poderá ser utilizada em todos os formatos alimentares e de medicamentos das redes, que incluem Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Pão de Açúcar Drogaria, Extra Hipermercados, Extra Supermercados, Mercado Extra, Mini Extra e Drogarias Extra, além das lojas dos Assaí Atacadista. A medida terá vigência enquanto o auxílio continuar sendo disponibilizado à população e traz uma alternativa de abastecimento para os consumidores, facilitando o momento de compras. O método de pagamento não valerá para os serviços de e-commerce e postos de combustível das bandeiras.
As bandeiras firmaram parceria com a Cielo, que adaptou um modelo de maquininha para aceitar o pagamento com o cartão de débito virtual. A iniciativa, além de oferecer novas opções de compra para os que desejam utilizar o benefício para abastecer a despensa, reduz a necessidade de deslocamento até uma agência da Caixa para sacar os recursos. Juntas, as redes Extra, Pão de Açúcar e Assaí oferecem mais de mil pontos de venda em todo o País.
Para utilizar o cartão virtual em uma das lojas físicas das redes, o beneficiário deverá gerar um código diretamente pelo aplicativo Caixa Tem e digitar os dados na maquininha da Cielo, no caixa. A transação é finalizada em segundos.
Entre as medidas preventivas à Covid-19, as lojas Extra, Pão de Açúcar e Assaí redobraram os cuidados com a limpeza, seguindo as recomendações das autoridades e dos órgãos de saúde, em prol da segurança de clientes e colaboradores. As unidades possuem, ainda, protocolos de acesso para evitar aglomerações e sinalizações nas áreas internas e externas das lojas sobre as práticas recomendadas durante as compras, como manter distância dos demais clientes e, sempre que possível, optar que apenas uma pessoa da família seja responsável pela ida ao mercado.
Pernambuco distribui sementes para agricultores do Agreste e Zona da Mata
O Governo de Pernambuco dá início, na próxima quarta-feira (20), à segunda etapa de distribuição de sementes do programa Campo Novo, beneficiando cerca de 70 mil famílias de agricultores e agricultoras do Agreste e Zona da Mata do Estado. Ao todo, serão entregues cerca de 270 toneladas de sementes de milho, 77 toneladas de feijão e 50 toneladas de sorgo forrageiro, representando um investimento de R$ 2 milhões.
Ao todo, depois de plantadas, as sementes distribuídas devem gerar uma colheita de aproximadamente 17 mil toneladas de milho e 3,2 mil toneladas de feijão e 360 mil toneladas de massa verde (forragem) para alimentação animal. Na primeira etapa do programa, realizada em janeiro, foram entregues aos produtores rurais do Sertão pernambucano 530 toneladas de sementes, sendo 445 toneladas de milho e 85 toneladas de sorgo forrageiro.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, a medida integra um conjunto de ações voltadas à agricultura familiar em Pernambuco. “É importante destacar o esforço feito pelo Governo de Pernambuco para garantir a distribuição dessas sementes, apesar dos desafios impostos pela pandemia mundial da Covid-19”, destaca o secretário.
Além da distribuição de sementes, o Governo de Pernambuco vem desenvolvendo uma série de ações visando garantir o escoamento da produção rural do Estado. Uma dessas iniciativas é o Programa Compra Local, coordenado pela AD Diper, que está destinando R$ 1 milhão para a aquisição de produtos da agricultura familiar para doação à população mais vulnerável. O programa inclui a compra de mercadorias como queijo coalho, leite de cabra, ovos de galinha, ovos de codorna e mel de abelha, além de outros itens hortifrutigranjeiros.
Outra medida voltada ao setor e construída em conjunto como os movimentos sociais foi a criação do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF), instrumento que regulamenta a compra institucional de alimentos e assegura que, pelo menos, 30% das compras governamentais de alimentos tenham como origem a produção da agricultura familiar.
“O Governo do Estado tem feito um grande esforço para garantir a manutenção de emprego e renda no meio rural e para que os homens e mulheres do campo consigam vencer os desafios desse período de pandemia”, destacou Dilson.
Imprensa Agricultura PE
Consumidor pode pedir suspensão temporária de serviços
Em tempos de Pandemia, onde a questão financeira também está pesando para muitas pessoas, o consumidor que não queira cancelar, mas diminuir os gastos, nesse período, pode requerer a suspensão temporária de serviços como TV a cabo, internet e telefone fixo e, por consequência, a suspensão da mensalidade, segundo a Resolução 477 da Anatel de agosto de 2007.
A suspensão desses serviços é respaldada para quem tem mais de um ano de contrato com a empresa prestadora do serviço e esteja adimplente, ou seja, sem contas em atraso. “A solicitação de suspensão temporária pode ser solicitada uma vez a cada 12 meses, pelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias. A prestadora de serviço tem o prazo de 24 horas para atender ao pedido”, explica a secretária executiva do direito do consumidor, Mariana Pontual.
Lembrando que o consumidor ao contatar a prestadora de serviços deve deixar claro que quer apenas suspensão temporária do serviço, e não a suspensão da conta, para evitar que o serviço seja indevidamente cancelado.
Ocorrendo alguma dificuldade para conseguir a suspensão, anote o número do protocolo de atendimento para fazer uma reclamação no Procon ou no site da Anatel.
Religação – O mesmo procedimento usado na suspensão se aplica para a religação. O consumidor pode fazer ambos os pedidos, tendo o cuidado de anotar o protocolo de atendimento, o nome do atendente, assim como a data e o horário da ligação, para ficar acobertado caso haja algum problema.
Imprensa Procon PE
Últimos dias para inscrição para participar da campanha #ElasTransformam
A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no esporte brasileiro, está, desde o fim de abril, selecionando 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio. As escolhidas serão patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos – pela companhia.
Metade das esportistas já foram escolhidas e convidadas pela empresa e pela capitã da campanha, Maurren Maggi; as outras seis vagas estão abertas para inscrição no site elastransformam.mrv.com.br até o dia 22 de maio. A campanha #ElasTransformam tem o objetivo de fomentar o esporte brasileiro e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço.
Para participar, as atletas devem enviar um vídeo de, no máximo, um minuto, explicando o motivo pelo qual devem ser escolhidas, bem como sua trajetória no esporte. Marcelo Vido e Mariana Brochado, dois experts no tema, selecionarão as esportistas. “Estamos muito felizes com a campanha, temos recebido contato de excelentes atletas. Os jurados terão um trabalho árduo”, diz Rodrigo Resende, diretor de Marketing e Novos Negócios da MRV. “O objetivo da MRV sempre foi de ajudar a transformar sonhos em realidade. Ao apostarmos no esporte feminino e no poder transformador das mulheres, estamos cumprindo com nosso propósito e oferecendo a oportunidade dessas esportistas estarem mais próximas de seus sonhos”, ressalta Resende.
As esportistas já selecionadas são: Ana Sátila (Canoagem); Flavia Saraiva (Ginástica Artística); Silvana Lima (Surf); Rayssa Leal (Skate Street); Lorrane Ferreira (Natação) e Bruna Takahashi (Tênis de Mesa). Maurren Maggi, maior nome da história do atletismo feminino do Brasil ao ganhar a medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Olímpicos em Pequim, é a capitã que representa a campanha. Ela irá acompanhar as atletas e suas performances ao longo do patrocínio. As inscrições podem ser feitas até 22 de maio pelo site elastransformam.mrv.com.br.
Psicóloga de Olinda dá dicas para controlar a ansiedade em tempos de pandemia
Durante o período de isolamento social, aumentam os relatos em redes sociais de pessoas com emoções não tão frequentes, como raiva, medo, angústia, ansiedade e tristeza.
O momento peculiar, de quebra de rotinas e projetos, além das incertezas, geram muita ansiedade. Para a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental de Olinda, Cíntia Mota, duas palavras são fundamentais para obter sucesso no combate a essa angústia.
"Planejamento e investimentos em si são fundamentais. Estar em casa tem de ter uma proposta, mais organizada e minimamente estruturada, para dar conta de localizar algo que agregue em vários aspectos da vida, que a pessoa não fique o tempo todo disponível. Assim, vários pensamentos negativos não vão aparecer", destacou a psicóloga.
Confira outras dicas de Cíntia Mota
- reduza a quantidade de informações que recebes diariamente. Passe a consumir informações importantes para se manter bem. Seguir medidas de prevenção e não ficar o tempo todo exposto a notícias sem embasamento. Reservar um período do dia para se alimentar de notícias confiáveis e evitar o excesso;
- organizar uma rotina em casa dentro dessa nova perspectiva. O estar em casa tem que ser organizado, principalmente para quem está trabalhando home office. E para quem não está em home office, aproveitar o tempo para se estruturar, estudar, investir em si;
- cuidar de você, cuidar da casa, cuidar dos familiares da casa, fazer atividades física, alimentação equilibrada. Ler, ouvir música também é importante. Curso de línguas, artesanato, cozinhar. Aproveitar o tempo da melhor forma;
- os exercícios físicos têm importância muito grande nas nossas vidas. Eles produzem substâncias que deixam o nosso humor mais positivo, causam bem-estar. Meditação, respiração também trazem equilíbrio;
- mais sobre a alimentação: importante diferenciar a fome com a vontade de sentir prazer. Esse equilíbrio e consciência são fundamentais. Essa vontade de comer o tempo todo é causada pela ociosidade e falta de planejamento em si.
Imprensa Olinda
Pernambuco reforça ações sociais e fiscalização durante a Operação Quarentena
No primeiro dia útil de vigência do decreto estadual que determinou a quarentena em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife, o Governo de Pernambuco prosseguiu com as ações sociais e educativas. O monitoramento da população e da circulação de veículos foi intensificado. Equipes do Estado fiscalizaram o funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais. Os terminais integrados receberam a instalação de lavatórios e reforço nas principais linhas de ônibus. Também houve a testagem de moradores, distribuição de caixas d’água e de cestas básicas às comunidades carentes.
A fiscalização feita pelas forças de segurança aconteceu em 43 pontos localizados no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, municípios incluídos nas regras mais rígidas de quarentena decretadas pelo Governo de Pernambuco. As equipes orientaram 8.914 pessoas nas cinco cidades. Além disso, abordaram 5.793 veículos em pontos de bloqueio do trânsito. Houve três TCOs instaurados em delegacias de Polícia Civil por descumprimento dos decretos estaduais contra a pandemia.
As equipes fiscalizaram 3.381 estabelecimentos, entre comércios, bares, restaurantes e similares, nos cinco municípios abrangidos. No último
fim de semana, 827 responsáveis por estabelecimentos que funcionavam de maneira irregular fecharam as portas amigavelmente, após orientação de bombeiros militares, policiais militares e órgãos como Vigilância Sanitária e Procon (estaduais e municipais). Apenas sete estabelecimentos tiveram que ser fechados coercitivamente.
PERNAMBUCO SOLIDÁRIO – O Governo do Estado conquistou um aliado de peso para fortalecer as ações de combate à Covid-19. A partir de agora, qualquer cliente da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) – cerca de 3,7 milhões de pessoas, entre físicas e jurídicas – poderão aderir, pela conta de luz, à campanha “Pernambuco Solidário contra o Coronavírus”. As doações devem ter valor máximo de R$ 100 e precisam ser oficializadas pelo site www.pesolidario.com.br.
O programa “Pernambuco Solidário contra o Coronavírus” foi criado no dia 25 de março, numa iniciativa inédita que contempla diversas frentes dentro do Governo do Estado. A meta central é financiar ações de amparo a pessoas em situação de vulnerabilidade, assim como fortalecer o sistema público de saúde com equipamentos de proteção individual, equipamentos hospitalares e outros materiais necessários ao combate à Covid-19. Até o momento, foram arrecadados R$ 3,96 milhões.
Além do Porto Social, a campanha contou com outros colaboradores para ir ao ar. O site oficial www.pesolidario.com.br foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Mesa, embarcada no Porto Digital. O parque tecnológico também figurou como importante articulador para que a campanha fosse massificada e chegasse à internet. A Wirecard, especializada em soluções de pagamento, e a Locaweb, empresa brasileira de hospedagem de sites, da mesma forma abraçaram o Pernambuco Solidário e tornaram a campanha uma realidade.
REFORÇO DE LINHAS – O sistema de transporte público recebeu o reforço de 111 ônibus em 15 das mais importantes e movimentadas linhas. Com as medidas da quarentena, o Grande Recife Consórcio registrou uma redução de 25% no fluxo de passageiros nos terminais integrados em relação à semana anterior. Foram registrados 264.659 passageiros, contra 356.277 da semana passada.
INFRAESTRUTURA – Em uma parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio da Compesa, foram instaladas pias para a higienização das mãos nos terminais integrados da RMR. Serão 129 lavatórios entregues em 22 terminais, com previsão de conclusão até o final deste mês.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Favelas do Recife são contempladas pela Usina da Imaginação durante a Covid
A. Dias (24), cardiopata, e seu companheiro E. Barreto (27), asmático crônico, decidiram se isolar em casa. Já o amigo Cidicley Fagner (27), vendedor de ovos, não pode parar de trabalhar, mas está se protegendo com máscara. Dona Marta (60) mora no Arruda e, desconfiada de ter adoecido com a Covid-19, se deu conta do problema que a periferia do Recife enfrentaria indo aos hospitais e começou a fazer máscaras para distribuir. Essas histórias, muitas vezes invisíveis, se cruzam e expõem a realidade das comunidades do Brasil e o impacto do contágio nessas regiões.
“Pernambuco, apesar do alto índice de contaminação e letalidade, ainda não chegou ao pico, mas a situação em outros estados já mostra como a doença mostra faces diferentes de acordo com a classe social”, aponta a antropóloga Rita Oenning. Ela é uma das diretoras da Usina da Imaginação, instituição social que está desenvolvendo diversas ações nas comunidades do Recife com o objetivo de fortalecer os cuidados dos moradores.
Para dialogar com essa população, a Usina da Imaginação está atuando sob diversos eixos, como conscientização para crianças, adultos e idosos; fomento econômico; e articulação social. Todas as atividades foram concebidas respeitando a condição desses moradores, como a necessidade do trabalho para garantir o alimento do dia, ausência de cômodos para isolamento e separação de embalagens, além da falta de dinheiro para a compra de itens de higiene e máscaras.
Costura e renda – Em dez favelas localizadas em todas as regiões do Recife, a Usina da Imaginação está trabalhando com mulheres que têm como ofício a costura para financiar sua produção de máscaras. Elas recebem os tecidos, linhas e agulhas, além de instrução online sobre como preparar uma máscara segura e confortável. Algumas mulheres também ganham uma máquina de costura. D. Maria, moradora da Iputinga, que fazia máscaras a mão para a família, com uma máquina de costura que recebeu, passará a produzir o item para doar a pessoas de sua comunidade. Assim como ela, 10 outras pessoas integram a iniciativa.
Mensageiros – A tradicional frase “economiza comprando e compre economizando”, clássica na venda de ovos nas ruas, abriu espaço para transmitir também orientações às comunidades. Grupo de vendedores informa as pessoas sobre como podem, no seu dia a dia, agir contra a propagação do vírus e ajudar a achatar a curva de disseminação do vírus.
Notícias – A Usina da Imaginação traduz e simplifica as informações sobre os perigos e as precauções de maneira que faz sentido para o local. Com a página “FavelaNews” no Facebook (www.facebook.com/FavelaNews), as pessoas têm acesso a cards e vídeos didáticos que têm como protagonistas os próprios moradores. “A gente mostra o impacto que o vírus pode ter aqui e explica o que pode fazer para se proteger dentro dos becos onde moramos”, afirma Okado do Canal, rapper e ator que gravou videoclipe refletindo sobre as possíveis consequências da chegada da doença na favela. O canal traz também vídeo com dicas de trabalhadores, especialmente os informais e autônomos, como o vendedor de ovos Cidicley Fagner. Durante sua passagem pelas ruas das favelas, ele grava pequenas entrevistas com fregueses perguntando como cada um se protege e sobrevive em meio à pandemia.
Usina - “O melhor jeito de convencer as pessoas a cuidar-se é mostrando que pessoas como elas já estão fazendo isso,” explica Kurt Shaw, também diretor executivo da Usina. A instituição também possui canal no Facebook e Instagram gerando conteúdos com a estética e a linguagem da favela para traduzir a ciência de ponta para a periferia, por meio de cartazes sobre como se cuidar nas condições da favela, o que pode ser feito por quem precisa sair de casa para trabalhar e como a pandemia pode superar a capacidade do SUS. As plataformas também trazem artistas que têm relação com a favela e trazem mensagens sobre a doença, como se proteger, e como sobreviver emocionalmente. Já gravaram Beth de Oxum, Okado do Canal, Claudio Rabeca e Bell Puã. Cada artista faz a sua arte em casa, de forma protegida, e recebe uma ajuda de custo pela produção.
Crianças – Sempre vistas como um desafio para aliar trabalho, cuidados da casa e rotina escolar, muitas crianças não entendem o momento atual e nem seu papel nisso. Com a campanha Pirilampo Criativo, em suas redes, traduz conceitos e temas da pandemia, baixando assim o estresse gerado pela incompreensão da linguagem cientifica e adulta. Elas aprendem sobre a epidemiologia da doença — como uma criança que não mostra nenhum sintoma pode transmitir o vírus a pessoas de risco, como evitar a contaminação, como ajudar a família na proteção, como lavar as mãos de modo divertido. Também tem dicas para pais e mães nesse novo desafio.
Outra iniciativa em andamento é o “Fala de Crianças” para trazer a diversidade de vozes de crianças de diferentes idades, incluindo a primeira infância, e de seus cuidadores, propiciando a escuta de suas experiências e da reflexão e aprendizados dessas em diferentes contextos. Serão propostas fala em entrevistas com as crianças e também outras formas de expressão como cartas e desenhos sobre o tema. A atividade está sendo desenvolvida pela antropóloga Rita de Cácia Oenning da Silva com o projeto Global Leader para a Primeira infância (2019) e Usina da Imaginação.
Paulo Câmara testa positivo para COVID-19
O governador Paulo Câmara testou positivo para a Covid-19, na noite desta segunda-feira. O governador apresentou apenas sintomas leves e vai ficar em isolamento em casa, seguindo as recomendações médicas. As atividades do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus permanecem, e o governador Paulo Câmara coordenará o trabalho de forma remota.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Assinar:
Postagens (Atom)