sexta-feira, 23 de junho de 2023

Recife sedia maior evento de cinema italiano

 

O maior evento de cinema italiano retorna ao Brasil e chega a 18 cidades, entre elas a capital Pernambucana. No Recife, o evento vai acontecer até o próximo dia 28 de junho, no Shopping ETC, nos Aflitos. Neste ano, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano comemora sua 10ª edição no país brasileiro com uma programação especial, que convida o espectador a embarcar em uma verdadeira viagem pela Itália e traz os melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria inéditos.

"Estamos felizes por receber a 8½ Festa do Cinema Italiano no Moviemax Rosa e Silva, um evento dedicado à cultura italiana e tão importantíssimo para o mundo do cinema. Tá imperdível, Recife vai pode conferir obras ricas e diversificadas", conta a gerente geral do Shopping ETC, Jacqueline Andrade, sobre o destaque do centro de compras na participação do Festival, realizado pela Associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil, com organização logística da Bonfilm e com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, da Embaixada da Itália em Brasília, do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e em São Paulo, do Ministero della Cultura da Itália e da Cinecittà.

Entre as obras que serão exibidas no Recife estão: 'Jogada de amor' (Corro da te) de Riccardo Milani; 'A Estranha Comédia da Vida' (La Stranezza) de Roberto Andò, 'Caravaggio - A Alma e o Sangue de Jesus', de Garces Lambert, 'Onde a vida começa' (Alla vita) de Stéphane Freiss, 'A Estranha Comédia da Vida' (La Stranezza) de Roberto Andò,'Nostalgia de Mario Martone', 'Interdito a Cães e Italianos' (Interdit aux chiens et aux Italiens) de Alain Ughetto, 'Jogada de amor' (Corro da te) de Riccardo Milani, 'Caravaggio, Sergio Leone - O Italiano que inventou a América (Sergio Leone - L’italiano che inventò l’America) de Francesco Zippel, Mundo Cão (Mondocane) de Alessandro Celli, Nostalgia de Mario Martone. Horário e todos os filmes estão disponíveis em:https://br.festadocinemaitaliano.com/programa-e-locais/recife.

O evento acontece também em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Maceió, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Niterói, Búzios e Volta Redonda, Aracajú (SE), Maceió (AL) e Volta Redonda (RJ).

SERVIÇO:
Recife sedia maior evento de cinema italiano
Onde: Shopping ETC, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1460, Aflitos, Recife
Quando: até 28 de junho




Saúde do Paulista prepara galpão para transferência do SAMU

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Paulista vai funcionar em novo endereço. Para isso, a Secretaria de Saúde está realizando a adequação de um imóvel localizado na PE-15, nas proximidades do Shopping North Way. Atualmente, a estrutura funciona na PE-22, em Maranguape I.

As atividades de adaptação do imóvel estão na reta final. A proposta é oferecer melhor acomodação para os profissionais lotados no serviço.

O efetivo é constituído por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de ambulâncias e motolâncias, além de pessoal de apoio.

Imprensa Paulista PE

Helexia e Comerc Energia fecham contrato para usinas solares de geração distribuída em Pernambuco

 

A Helexia, player internacional de transição energética, e a Comerc Energia, a mais completa plataforma de soluções em energia e descarbonização do Brasil, assinaram um contrato de Geração Distribuída para suportar o crescimento da carteira de clientes da Sou Vagalume, unidade de negócio do Grupo voltada aos consumidores de baixa tensão, como pequenos negócios e pessoas físicas. O acordo, fechado em maio, e com duração de 20 anos, prevê o fornecimento de até 90 MWp de energia fotovoltaica ao cliente.

As usinas solares serão desenvolvidas nos estados do Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, ampliando a presença da Helexia e Comerc Energia no território brasileiro. As obras das primeiras plantas solares vão começar nos próximos meses e serão entregues no segundo semestre de 2024.

A Sou Vagalume, que ultrapassou a marca de 25 mil clientes em sua carteira, espera, apenas com este projeto com a Helexia, ter energia suficiente para atender até 40 mil novas unidades consumidoras. A companhia, que atualmente utiliza 90% de sua energia a partir de usinas próprias, busca parcerias com usinas solares de terceiros para ampliar rapidamente sua capacidade de atendimento às novas demandas, inclusive, em novas praças, como nesta parceria.

“Estamos celebrando um contrato com um dos maiores players do mercado de geração distribuída. Isso reforça o potencial da Helexia para assumir um papel de protagonista junto com grandes nomes no cenário de transição energética”, comemorou o CEO da Helexia Brasil, Aurélien Maudonnet.

“Desde o final de 2022, a Sou Vagalume vem experimentando um crescimento vertiginoso de sua carteira de clientes, o que nos levou a buscar negócios de arrendamento de usinas de GD para assegurar a disponibilidade de energia de acordo com as novas demandas”, afirma Matheus Nogueira, VP de Geração Distribuída do Grupo Comerc Energia. “Por isso, estamos muito felizes com esta parceria com a Helexia, que ampliará nossa capacidade instalada para atender a crescente demanda, além de levar nossos serviços a novos clientes e em estados onde queremos ampliar nossos negócios de energia solar”, conclui Matheus.

As usinas que serão construídas no Ceará e no Mato Grosso do Sul podem atingir até 25 MWp em cada estado, já em Pernambuco e no Rio Grande do Norte podem alcançar até 20 MWp em cada um dos estados, totalizando 90 MWp. Quando entregues, estes empreendimentos marcarão uma nova fase na expansão em outras regiões do Brasil para a vertical de Geração Distribuída da Comerc, uma vez que sua operação atualmente está focada em Minas Gerais.

“A parceria com a Comerc é estratégica e sela a confiança que a Helexia tem conquistado no mercado brasileiro, mesmo em um cenário desafiador”, completou Bruno Vieira, diretor comercial e de desenvolvimento de negócios da Helexia Brasil.

Aurélien Maudonnet acrescentou que os contratos de geração distribuída estão alinhados com a estratégia de expansão da Helexia no setor de GD do mercado, ampliando ainda seu portfólio no Brasil.

Estão abertas as inscrições para a Pré-Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

Estão abertas as inscrições para a Pré-Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife ( COMUD/Recife), com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, no dia 18 de julho, a partir das 13 horas, no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC), situado na Av. Oliveira Lima, 195 - Boa Vista – Recife. O evento reunirá representantes das seis Regiões Político-Administrativas do Recife, a fim de eleger os delegados que vão compor o Pleno da VI Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – VI CMPCD, que acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto de 2023, no Hotel Jangadeiro em Boa Viagem.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de julho e os interessados podem se inscrever pelo email conferenciapcdrecife@gmail.com ou de forma presencial no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUD/Recife), localizado no Edifício-sede da Prefeitura do Recife, 6º andar, sala da Gerência Geral de Direitos Humanos, na Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, no horário das 09 às 16 horas.

A Pré-Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência elegerá 100 delegados, sendo distribuídos da seguinte forma: 50 pessoas com deficiência ou seus representantes legais, 25 representantes de Entidades de Direitos Humanos e 25 representantes de profissionais que atuam na área de inclusão da Pessoa com Deficiência que participarão da VI Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Recife – VI CMPCD, com direito a voz e voto.

A conferência é de suma importância para discutir os direitos da população com deficiência, que ainda enfrenta diversas barreiras na sociedade. É fundamental que o poder público e a sociedade civil se unam para garantir o acesso à inclusão social, à educação, ao trabalho e à acessibilidade, a fim de que essas pessoas tenham uma vida plena e digna.


Imprensa Recife


Adutora rompe e prejudica moradores de Jaqueira, na Mata Sul

 

O fornecimento de água do município de Jaqueira foi interrompido. A adutora que fornece água para a população rompeu nesta quinta-feira (22), devido às fortes chuvas que vêm sendo registradas na região da Mata Sul. A Prefeitura de Jaqueira, comunica que segue empenhada para atender às necessidades do abastecimento de água dos moradores da cidade.

Festejos juninos: mercado de seguros têm produtos para proteger quem cai no forró ou aproveita para descansar

 

Muitos brasileiros esperam ansiosamente pelo período junino para aproveitar a animação, a culinária típica, a música e a dança, bem como a oportunidade de se reunir com amigos e familiares para celebrar essa tradição cultural tão querida no país. No entanto, apesar de ser um festejo marcado pela alegria, é também uma época em que muitos acidentes com danos materiais e físicos podem acontecer, principalmente por causa do uso dos fogos e fogueiras.

Para quem deseja ficar protegido, o mercado segurador oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para os mais diversos tipos de riscos e situações que podem acontecer durante o São João. “Para quem planeja festejar em casa, por exemplo, é recomendável ter um Seguro Residencial abrangente que pode cobrir danos causados por incêndios, explosões, entre outros eventos, garantindo a proteção da sua propriedade”, aponta Emerita Lyra, diretora executiva do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne).

Já para aquela pessoa que está organizando um evento durante o período junino, pode ser uma boa ideia obter um Seguro de Responsabilidade Civil. “Isso pode protegê-la contra reclamações de terceiros por danos pessoais ou materiais que possam ocorrer durante a festividade”, afirma Emerita. E para quem vai viajar de carro, seja para aproveitar o São João nas cidades do interior ou para descansar na praia ou no campo, o Seguro Automotivo pode fazer a diferença caso algum problema aconteça.

“Esse produto pode cobrir danos ao veículo, bem como fornecer proteção contra danos a terceiros em caso de acidentes”, informa a representante do Sindsegnne. E para quem vai viajar, seja de carro ou de avião, o Seguro Viagem pode evitar que um momento que deveria ser de festa ou descanso se transforme em uma dor de cabeça. “Esse tipo de seguro pode cobrir despesas médicas, cancelamentos de viagem, perda de bagagem e outros imprevistos que possam ocorrer durante o período festivo”, completa Lyra.

Atenção para a prevenção

Apesar da proteção que o seguro pode trazer diante de situações que fogem ao controle, é preciso lembrar que alguns acidentes comuns nesta época podem ser facilmente evitados. “Especificamente neste período, deve-se ter cuidado com as fogueiras. Não é indicado acender fogueiras em locais fechados. Além disso, é importante procurar espaços limpos, afastados de pessoas, fiações e materiais combustíveis para acender as fogueiras”, explica Emerita Lyra.

Já com relação aos fogos de artifício, a diretora executiva orienta que o indicado é adquirir produtos com procedência, seguir as orientações do fabricante presentes na caixa, não lançar os jogos em direção a pessoas, fios e locais inflamáveis e não tentar reutilizar fogos que falharam.

“Também é importante ter atenção com danos elétricos durante os festejos de São João. Os equipamentos eletrônicos devem ser instalados em locais secos e abrigados da chuva. E não se deve instalar enfeites, como bandeirinhas, próximos da fiação da rede elétrica ou de fogueiras, para evitar curtos-circuitos”, aponta.

FILE São Paulo 2023 discute o tema ‘Singularidades Interativas’ com 183 participações de artistas de 39 países

 

A interação entre as inteligências artificiais e a humanidade inspira mais uma edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - FILE, que ocupa o Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, de 5 de julho a 27 de agosto. A visitação à exposição principal acontece de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita.

O tema da atual edição do festival é “Singularidades Interativas”, uma referência à hipótese à la ficção científica de que a interação mútua entre as inteligências artificiais (IAs) e humanas levaria ao desenvolvimento de uma consciência simulada, ou seja, de um “eu artificial”, que poderia dialogar com o “eu natural”, trocando informações e experiências de diversas maneiras.

Essa ideia, segundo Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, os curadores e cofundadores do FILE, vai na contramão daquele pensamento de que a IA se tornará em breve autônoma e autoconsciente.

“Uma ‘consciência mixada’ conjunta conectaria consciências humanas ao vasto conhecimento produzido na história da humanidade por intermédio de uma consciência artificial e isso poderia ocasionar uma transformação evolutiva. Não como uma única singularidade artificial que dominaria a humanidade, mas como ‘Singularidades Mixadas’ que interagiriam entre si, na solução dos problemas complexos do mundo”, explicam os curadores sobre a proposta da edição.

A programação do FILE São Paulo 2023 é composta pela exposição principal, uma instalação na entrada do Centro Cultural Fiesp, projeções de trabalhos na fachada do prédio, parcerias com outras instituições, workshops e uma instalação no Metrô.

Realizado em parceria com o SESI-SP, desde 2004, o festival é um evento em que o público pode interagir e conhecer o que há de mais inovador na união entre arte, ciência e tecnologia.

Destaques da exposição

A exposição principal do FILE São Paulo 2023 reúne 183 participações de 302 artistas, vindos de 39 países, como Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, China, França, Finlândia, Japão, Irã, Reino Unido, Espanha, México, Colômbia, Itália e Portugal.

A ideia é que os visitantes possam interagir ativamente com essas obras e, dessa forma, aprendam com essas experiências estéticas. O público se deparará com novas possibilidades de pensar e de agir em um mundo tecnológico menos massificado, além de se adaptar ao desenvolvimento acelerado das novas formas de Arte, não apenas estéticas, mas também inteligentes.

Uma das obras da mostra é a instalação interativa “Expanded Iris” (2022), da brasileira Anaisa Franco, que convida os visitantes a olhar por um dispositivo chamado pela artista de “iriscópio espacial” (“space iriscope”). O instrumento escaneia a íris da pessoa e projeta sua imagem misturada a galáxias e nebulosas. A ideia é que o público possa olhar para o micro-universo da íris e encontrar similaridades com o Universo das galáxias.

A finlandesa Hanna Haaslahti apresenta a instalação “Captured” (2021), que captura o rosto do visitante e cria um avatar digital para ele em um cenário coletivo no mundo virtual. A ideia desse trabalho, que explora captura fotorrealista e tecnologias em 3D, é que, ao ver seu duplo digital, a pessoa se torne ao mesmo tempo espectadora e atuante na obra.

A dupla canadense Victor Drouin-Trempe (V.ICTOR) e Jean-Philippe Côté (Djip.Co) traz para a exposição a instalação “Empreintes Sonores” (2022), que propõe uma reflexão sobre os rastros digitais que deixamos na vida contemporânea. Na prática, uma assistente digital ativada por voz escuta discretamente e grava os sons emitidos pelas pessoas na instalação. Esses registros sonoros são mixados e transformados em imagem. Com o recurso de sensores de movimento, os visitantes podem percorrer os rastros das ondas sonoras, interferindo na reprodução dos sons originais.

Outro destaque é “VastWaste” (2022), da norte-americana Özge Samanci, uma instalação em realidade virtual que propõe uma conscientização em relação à exploração espacial, baseada em dados que revelam conexões entre a poluição marítima e a recente poluição espacial. Na obra, é possível vivenciar por meio de recursos sonoros e visuais, as altas velocidades dos detritos de satélites e o seu impacto na atmosfera e mares.

Já a instalação “Phase” (2022), de Seph Li, de Hong Kong, também é criada a partir da geração de dados. A obra é inspirada em um conjunto de regras estabelecidas a partir do Projeto de Física de Wolfram misturado ao universo do taoísmo chinês, transformando hipóteses científicas em um sistema visual generativo. Nessa experiência, os visitantes podem manipular animações em 4k a partir do movimento.

Destaca-se também a obra Unbonded on a Bonded Domain, encomendado pela FACT, Londres, do artista brasileiro de Gabriel Massan, que procura alinhar a experiência emocional de sua infância no Rio de Janeiro, adolescência em São Paulo e maturidade na Europa como matéria-prima para seu trabalho, seguindo as dicas da escritora e acadêmica Saidiya Hartman no conceito de ”Fabulação Crítica”, para explorar um ecossistema virtual.

Os visitantes do FILE terão a oportunidade de experimentar o jogo HUMANITY, lançado recentemente pelo estúdio japonês Enhance, liderado pelo criador de jogos Tetsuya Mizuguchi. A equipe se dedica a criar experiências de entretenimento emocionais e sinestésicas por meio do poder de jogos, VR, AR, MR e tecnologia móvel.

Por fim, no trabalho Learning to see do artista turco Memo Akten, o público poderá observar e manipular em tempo real a percepção de redes neurais que reinterpretam objetos do cotidiano para gerar composições visuais, fazendo surgir paisagens na tela.

Ativação especial:

Logo na entrada do Centro Cultural Fiesp, o público se depara com a instalação “Light Falls” (2021), do brasileiro Vigas (Leandro Mendes Vigas). Com 5 metros de altura, a obra em formato de cachoeira propõe uma reflexão sobre a importância da água e da preservação da natureza. O trabalho é formado por grandes tubos que partem do alto e imitam o curso da água até o chão, onde se entrelaçam no chão, criando o efeito da água batendo nas pedras. E ao fundo, o visitante pode ouvir sons da Floresta Amazônica.

LED Show

Uma atração já tradicional no FILE São Paulo, o LED Show é a projeção de obras de artes eletrônicas no painel de led instalado na fachada da FIESP, de frente para a Avenida Paulista, durante todo o evento.

Neste ano, são expostos os trabalhos de 11 artistas de vários países: Alejandro Casales Navarrete (México), Anabela Costa (França), Christian Merrill (EUA), Gilbert Sinnott (Alemanha), Hernan Roperto (Argentina), Leonardo Uehara (Argentina e Brasil), Lucas Oggioni Cypriano (Brasil), V.A.N.H (Espanha), mammasONica (Itália), Patricio Ballesteros Ledesma (Argentina) e Pedro Henrique Hochscheid Stelmach (Brasil)

Além desses trabalhos, o LED Show recebe a série “Cotidianos Imperceptíveis", resultado de uma parceria do festival com o curso de Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), da Universidade de São Paulo. As obras foram desenvolvidas, sob orientação da Prof. Dra. Silvia Laurentiz, pelos participantes do Grupo Realidades.

O nome dessa série de trabalhos faz referência àqueles aspectos da vida diária que passam despercebidos ou são negligenciados pela maioria das pessoas.

Workshops

Com a proposta de difundir a tecnologia como linguagem criativa e o processo de desenvolvimento artístico, as oficinas do FILE SP 2023 acontecem no mezanino do Centro Cultural Fiesp – entre os dias 5 e 7 de julho. As atividades são gratuitas e, para participar, é necessário se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcHCSTzwmkuIpFeDxv_pmBNHxZBMCKEjFtcsG7cTAj3t8GbQ/formResponse

Desde 2009, as oficinas oferecidas pelo FILE têm contado com grupos de educadores da ciência da computação e artistas que buscam uma imersão experimental na essência da linguagem binária. Essa imersão tem como propósito a transferência de conhecimento e a pesquisa sobre o uso da computação para fins artísticos.

Neste ano, ministram os workshops Felipe Gomes, Bruna Mayer, Miguel Alonso, Mauricio Jabur, Luca Ribeiro, Sergio Venâncio, Samuel Mariani, Paulo Nenflidio e Felipe Mamone.


FILE Hypersonica

Na edição “Singularidades Interativas”, o festival conta com o Arquivo de Áudios do CYLAND como parte integrante do programa FILE Hipersônica 2023. Esta parceria visa aumentar a visibilidade deste acervo e estimular a criação e divulgação de produções sonoras inovadoras e experimentais.

CYLAND é uma organização sem fins lucrativos que promove o surgimento de novas formas de arte e interações de alta tecnologia, desenvolvendo conexões entre artistas, curadores, engenheiros e programadores.

Para enfrentar o desafio de apresentar o som “puro” em espaços expositivos junto a outras obras de arte contemporânea mais “materiais” e preservar a arte sonora, o laboratório criou em 2013 o Arquivo de Áudios do CYLAND. O projeto tem curadoria de Sergey Komarov e inclui mais de 60 participações.

Todo esse material pode ser conferido em https://cyland.bandcamp.com/.

ANIMA+

Em 2023, a SCM/CityU participa do FILE São Paulo como instituição parceira integrante do FILE ANIMA+. A colaboração entre as instituições propõe a disseminação de obras criativas e a propulsão de novos artistas no cenário internacional. O programa é apresentado sob orientação do Prof. Dr. Max Hattler.

Primeira instituição desse tipo na região, a SCM/CityU foi fundada para nutrir uma nova geração de artistas interdisciplinares empreendedores e profissionais de mídia criativa e ser um centro de inovação para as indústrias criativas em Hong Kong, China Continental e no exterior. Atualmente, é reconhecida como centro internacional de descoberta e inovação na Ásia.

FILE no Metrô

O FILE METRÔ 2023 exibe a obra de realidade aumentada “Traces”, da artista venezuelana Camila Magrane. Essa intervenção pretende criar um espaço expositivo nas estações Trianon-Masp e Consolação, da Linha 2-Verde, do Metrô, tornando acessível uma experiência estética e tecnológica para o público que percorre esses espaços diariamente.

As entradas das estações receberão as obras da artista, a comunicação visual do evento e o público poderá acessar as obras em realidade aumentada através de seus próprios celulares.

"Traces" explora a relação entre o passado e o presente com foco no processo de transformação como fio condutor. A obra consiste em uma série de colagens e uma coleção de polaroids que são acompanhadas por animações e videoclipes vistos exclusivamente por meio do uso de um aplicativo de realidade aumentada.

Serviço

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Período: de 5 de julho a 27 de agosto de 2023 | Horários: terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp
Entrada gratuita e por ordem de chegada. Agendamentos de grupos e escolas: ccfagendamentos@sesisp.org.br
O descritivo de todas as obras da edição do FILE Singularidades Interativas pode ser encontrado no site www.file.org.br

Galeria de Arte Digital

Todos os dias, das 19h às 06h.

Camila Ribeiro assume como diretora sênior de Advertising, Media & Brand Management na TIM

 

Recém-chegada da Hershey Company, onde atuava como CMO Latam, Camila Ribeiro é a nova diretora sênior de Advertising, Media & Brand Management na TIM. Com larga experiência em segmentos de bens de consumo, ela assume as áreas de Comunicação e Criação de Marca, Eventos e Patrocínios da operadora.

“Estou feliz e motivada com este novo desafio em telecom, pois a tecnologia e as possibilidades de conectividade me fascinam. Com a experiência que trago dos diferentes setores pelos quais passei, espero agregar ainda mais valor ao posicionamento e comunicação de marca, à experiência do consumidor com nossos produtos e serviços e ao conhecimento da sociedade em temáticas de diversidade e inclusão, por exemplo”, diz a executiva.

Camila é graduada em Comunicação Social pela ESPM-SP e pós graduada no ONE MBA Global Executive Program pela EAESP/FGV. A executiva passou ainda por empresas como P&G, L’Oreal e Coca-Cola.

Especialista indica 5 livros para quem quer aprender sobre o racismo

 

Para o docente e coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Dr. Alan Jefferson Lima de Moraes, o primeiro passo para dirimir o racismo no Brasil e no mundo é reconhecer a existência de uma estrutura preconceituosa nas sociedades. O especialista argumenta que buscar informações sobre o assunto contribui para que as sociedades sejam cada vez mais justas e igualitárias no que tange aos comportamentos.

"Em qualquer contexto, o não conhecimento de nossas raízes e da miscigenação histórica que caracterizou os países no globo, contribui para que preconceitos sejam repetidos e até fortalecidos. Dessa forma, tratar abertamente sobre este crime funciona também como reflexão e consciência social. Muitas pessoas negam o racismo, pois ele possui multifaces e sua invisibilidade constitui uma forma nefasta dessa mazela. É necessário a implementação de uma educação antirracista, de modo que as pessoas compreendam que isso fez e ainda faz parte de nossas relações sociais. Além disso, nunca é tarde para aprender”, avalia.

Como forma de fomentar o aprendizado social sobre o tema, o especialista indica a leitura de 5 livros. Confira:

O Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro
Elaborado a partir da filósofa e ativista paulista Djamila Ribeiro, o livro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. São dez capítulos que apresentam reflexões para quem quer se aprofundar na percepção pessoal sobre discriminações racistas estruturais a fim de assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.
Enfatiza a percepção de como o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. O manual reforça conceitos de práticas antirracistas e a ideia de que essa é uma luta de todas e todos.

Racismo Estrutural, de Sílvio de Almeida
O livro apresenta uma proposta de organizar um debate que já existia desde os anos 1960. Nele, a questão racial é colocada como elemento analítico e não apenas como uma questão moral e, assim, nos permite não apenas olhar para os casos de racismo, mas olhar, também, para a constituição de quatro elementos fundamentais do nosso mundo: o Estado – no mundo contemporâneo, a política passa pela estatização da vida; o direito, como elemento de racionalização, de classificação e de limitação do papel dos sujeitos em relação a si mesmo e ao mundo; a ideologia, ou seja, os processos de constituição dos sentimentos e da forma de pensar e ver o mundo; e, por fim, a economia, que são as relações de produção e de reprodução da vida material e da existência. O livro apresenta como raça e racismo se conectam com esses elementos que configuram a estrutura social.

Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis
A obra Mulheres, raça e classe foi um dos primeiros livros que articulou teoria, análise da simultaneidade e interrelação dos sistemas de poder e opressão de raça, gênero e classe. Para a filósofa, esta obra é “o reflexo não de uma análise individual, e sim de uma percepção, no interior de movimentos e coletivos” (DAVIS, 2018, p.33) que consegue de forma efetiva mostrar os caminhos de uma luta concreta por libertação. Portanto, Mulheres, raça e classe é leitura obrigatória para aquelas e aqueles que desejam compreender a partir de uma perspectiva não tradicional conceitos como: liberdade, emancipação, libertação e opressão.

Racismo Linguístico, de Gabriel Nascimento
O autor se posiciona de forma lúcida e engajada nos debates de intelectuais negros e mostra as suas contribuições para uma visão mais inclusiva da linguagem dentro da sociedade brasileira. De fato, a grande novidade da obra de Nascimento é de mostrar tanto as ausências da linguística tradicional quanto as pistas para uma renovação dessa área, dando continuidade ao projeto anticolonial de autores clássicos como Franz Fanon e à crítica decolonial contemporânea, que está transformando debates acadêmicos e políticos ao redor do mundo. Assim, este livro se insere numa virada importante na ciência e sociedade brasileira, que somente agora está começando a encarar a força estruturante de categorias raciais." Joel Windle (Monash University, Austrália/Universidade Federal Fluminense).

O Significado do Protesto Negro, de Florestan Fernandes
O texto relaciona capitalismo e racismo para que se compreenda a desigualdade racial e a condição de pobreza da população negra que os representantes das elites da casa-grande no Brasil a fim de manter privilégios. Florestan via um potencial revolucionário trata sobre as lutas de raça e de classe. Para o autor, enquanto não surgir uma consciência coletiva de que é preciso superar o “dilema racial brasileiro”, o país estará fadado a perder cada uma das batalhas (raciais, classistas, feministas, secundaristas etc.) contra a ordem burguesa do capitalismo.

Me. Alan Jefferson Lima de Moraes: Possui mestrado em Políticas Públicas e graduação em Direito, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. Possui Pós-graduação Lato Sensu em Direito Administrativo, Direito Penal e Processo Penal e Direito Imobiliário Aplicado. Atualmente é professor e coordenador pedagógico do curso de Direito da Faculdade Anhanguera - São Luís – MA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito do consumidor, ações afirmativas, políticas públicas, ordenamento jurídico e desigualdades sociais.

De empresária à dançarina da quadrilha Lumiar, Luciana Chaves encanta nas apresentações

 

Amor à primeira vista define a relação de Luciana Chaves com a Lumiar, quadrilha junina que existe há 29 anos e foi fundada no bairro do Pina, no Recife. A dançarina viu a primeira apresentação do grupo em 2015, no Sítio Trindade, e se apaixonou imediatamente pela dança.

Um ano depois, não tinha dúvidas - decidiu fazer parte da equipe. “Quando a Lumiar entrou naquele arraial, eu me apaixonei de uma forma surpreendente pela sua energia e força. Desde o início, eu sabia que ela seria minha quadrilha junina do coração, onde estou até hoje”, relembrou Luciana.

Ela, que é empresária do ramo de energia solar, tem encanto pela dança desde 2003, ano em que era integrante de uma quadrilha na cidade de Russas, do Ceará. Quando veio para Recife, foi a Lumiar que reavivou seu lado dançarino, e em 2016, já fazia parte da equipe com o tema “Quando as mulheres tinham rabo”. Mas foi uma época de muitos desafios.

“Foi meu primeiro ano numa quadrilha imensa. Eu não conhecia ninguém e estava parada há muitos anos, além do modo de dançar quadrilha de Pernambuco ser diferente do Ceará. Sofri para conseguir pegar as coreografias, cantar, dançar e interpretar. Foi bem desafiador, mas deu tudo certo e guardo recordações que vou levar para o resto da minha vida”, contou a dançarina.

E a paixão pela Lumiar fez Luciana se aperfeiçoar ainda mais. Além de dançarina da quadrilha, ela ainda faz jazz, balé clássico e pilates desde 2022. “Quis estudar e melhorar a minha técnica, elegância e coordenação motora para ter uma postura ainda mais elegante nos arraiás”, afirmou.

Em 2023, a Lumiar vem com o tema “`Á luz de Tieta”, que é inspirado na obra de Jorge Amado. O grupo já ganhou nesta temporada diversos prêmios, como o primeiro lugar no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Pernambuco e terceira posição no regional da emissora. A quadrilha também foi bicampeã em Catende e Maragogi e vice-campeã em Jaboatão dos Guararapes.

Agora, o foco é na apresentação nesta quinta (22) no Sítio Trindade, que pode render mais um título para a Lumiar. Outros concursos ainda esperam o grupo, que pode chegar até o Nordestão, no Piauí, onde eles conquistaram o segundo lugar em 2022.

“O espetáculo está muito alegre, colorido, tem uma energia incrível. Quem assiste Lumiar se encanta. Nós temos uma espécie de magia que arrebata o coração. Estamos em busca do Sítio Trindade, de outros concursos e principalmente do Nordestão, já que este ano pretendemos conseguir o primeiro lugar”, revelou Luciana.

Confira as apresentações futuras da Lumiar:

23 (sexta-feira) - Polo prefeitura / concurso de Olinda

24 (sábado) - Apresentação privada / Polo prefeitura

25- (domingo) - Final do Concurso de Quadrilhas Juninas de Moreno



Véspera de São João com forró, cultura, arte e muita animação no Alto do Moura


Uma das datas mais esperadas pelos nordestinos, 23 de junho, véspera de São João, foi celebrada como manda o figurino no Polo Alto do Moura, em Caruaru, com muito forró, cultura, arte e animação para homenagear o santo que dá nome a festa mais importante do Nordeste.

O evento teve início com Gilvan Neves, que colocou o público para cantar as músicas que tornaram o cantor famoso. Gilvan é compositor de mão cheia e já teve suas obras cantadas por grandes artistas como Jorge de Altinho, Maciel Melo, Santanna, Jacinto Silva, Azulão, Genival Lacerda e Flávio José.

O cantor Josildo Sá, segunda atração da tarde forrozeira, fez uma apresentação valorizando os ritmos de Pernambuco. Com mais de 20 anos de carreira, Josildo destacou a emoção de cantar em Caruaru. "Esse Polo do Alto do Moura é um grande presente para o artista, ter a oportunidade de se apresentar na capital do forró é incrível", pontuou Josildo.

A energia do cantor Davi Firma, terceira atração do Polo Mestre Vitalino, contagiou o público com sucessos do forró tradicional e estilizado. Os forrozeiros aproveitaram para dançar agarradinhos sem deixar o ritmo cair. Davi fechou com chave de ouro a festa na véspera de São João. "Caruaru é o melhor lugar do mundo para dançar forró. É uma felicidade estar aqui", ressaltou a turista Jane Mota, da cidade de Salvador.

A festa continua amanhã (24), com Sebastian Silva, Renan Cruz e Cheiro de amor. No domingo será a vez de Renilda Cardoso, Nádia Maia e Felipão e Forró Moral.

Com público para todas as idades, a Casa Rosa é sempre garantia de casa cheia


Nesta sexta-feira (23), véspera de São João, a Casa Rosa, mais uma vez, garantiu casa cheia. O polo reúne um público de todas as idades, mas com o mesmo objetivo: dançar e se divertir muito. 

Nesta tarde, quem deu início aos shows foi Lourival Lira e Banda Bagagem, que trouxe um repertório diferenciando para a galera curtir. 

"É bom demais estar na Capital do Forró e lotar a casa. Todos os anos estamos nos apresentando aqui na Casa Rosa. É sempre um prazer, me sinto honrado”, disse o vocalista  da Banda Bagagem, Lourival Lira.

Em seguida, foi a vez de Matheus Vini e forró da Vaquerama. O artista trouxe várias músicas atuais em seu repertório e fez o público cantar e dançar muito. Já quem encerrou a tarde de apresentações foi Forrozão Pé de Molek. 

*Confira a programação do final de semana, no polo Casa Rosa* 

Sábado (24) - Galego de Tapera; Kell Sales e Kleiton Mel e Wesley do Piseiro. 

Domingo (25) - João Filho Sanfoneiro; Orlando do Acordeon e Lucas Costa.

Empreendimento em Maragogi une hotel e residencial

 

Um empreendimento misto, com novo conceito de ocupação, localizado na praia de Peroba (divisa entre Alagoas e Pernambuco), com unidades de hotelaria e residenciais. Este é o novo projeto desenvolvido pela Construtora Casais e pela GC Empreendimentos.

O empreendimento possui a alta qualidade de construção da Casais, construtora que mais construiu hotéis na Europa, e gestão por rede hoteleira de bandeira internacional padrão quatro estrelas.

No Cidrim Apart Hotel são 230 unidades distribuídas em três blocos, sendo 120 unidades destinados a operação hoteleira e 110 apartamentos residenciais, com tamanhos que variam de 32 a 177 metros quadrados. Todos eles são dispostos de forma a aproveitar a melhor visão da praia. Há piscinas privativas, áreas de lazer, restaurante e serviços do hotel com gestão e acomodação quatro estrelas, parque, lavanderia e loja de conveniência.

O empreendimento fica localizado na beira-mar da praia de Peroba, ao lado das piscinas naturais de Maragogi, em uma área consolidada pelo turismo, e a 3 km do aeroporto, que está em construção. “O hotel será um grande atrativo para investidores. Acreditamos que teremos clientes interessados de Pernambuco, Alagoas e também de Portugal”, conta o engenheiro Pedro Martins, CEO Brasil da Casais.

Investimento na Costa dos Corais

Maragogi é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, segundo agências on-line como Hotel Urbano e Decolar. Pesquisa recente do portal ViajaNet a apontou como campeã de busca neste início de 2023 e a cidade foi eleita ainda como o destino turístico mais admirado do Brasil pela pesquisa Casual Brands, promovida pela revista Exame.

O destino Maragogi, que está no trecho mais nobre da Costa dos Corais, região com rigorosa proteção ambiental, obteve 22,40% da preferência, seguido por Florianópolis, com 18,61%; e Rio de Janeiro, com 16,23%.

Os investidores e moradores do Cidrim Apart Hotel terão várias opções para escolher suas unidades. Os apartamentos do hotel seguirão o padrão de 32 metros quadrados. Já quem optar pelos residenciais, poderá escolher entre 32 m², 37 m², 65 m², 88 m² e um duplex de 177 m². “Todos com a assinatura Casais, a construtora que mais construiu hotéis e resorts na Europa”, completa o engenheiro Marco Antônio Costa, responsável pelo desenvolvimento do empreendimento.

Quem é a Casais

O grupo Casais está presente em 17 países em 5 continentes, atuando no mercado global de Engenharia e Construção há mais de 60 anos. Foi recentemente considerada, pela quinta vez, como a melhor construtora de Portugal, e é referência internacional na reabilitação de imóveis, principalmente os históricos, e, na construção de hotéis e resorts. A empresa é destacada no mercado pelo avançado modelo de gestão de performance, com foco na inovação construtiva.

Senac Garanhuns recebe curso de formação empreendedora gratuito

 

O Instituto Fecomércio-PE abriu inscrições para curso gratuito de empreendedorismo em Garanhuns. Com foco em jovens e adultos moradores do município que desejam empreender, a iniciativa faz parte do Programa de Formação Empreendedora (Forme) e possui apoio do Sebrae/PE na realização. O curso, que conta com 30 vagas, terá início no dia 15 de agosto. Os interessados podem se inscrever até o dia 11/08 pelo telefone (87) 3764-2703 ou se dirigindo ao Senac Garanhuns, local que será realizada a formação, no endereço: Travessa Maria Ramos, 22, no bairro de Heliópolis, portando CPF, RG e comprovante de residência.

Os cursos do Forme visam desenvolver a autoestima como elemento de transformação pessoal e profissional para identificar e reforçar atitudes empreendedoras em jovens e adultos acima dos 18 anos, com ensino médio completo ou incompleto, que desejam começar a empreender ou já empreendem em áreas como e-commerce, alimentação, roupas, papelaria, serviços de manutenção, maquiagem e muitos outros nichos de atuação. “Antes do início de cada curso, realizamos uma palestra de sensibilização, que, desta vez, será no dia 14/08, quando iremos buscar despertar e desenvolver as atitudes empreendedoras de cada um dos alunos. Logo após esse primeiro momento, vamos dar início à formação que possui a duração 33 encontros e acontece de segunda a sexta, das 14h às 17h”, explica Rosely Oliveira, responsável pelo Forme no Instituto Fecomércio.

Serviço:
FORME - Senac Garanhuns
Inscrições: 19/06 a 11/08
Palestra de Sensibilização: 14/08 - 14h
Período do Curso: 15/08 a 28/09 - 14h às 17h
Local de Inscrição: Senac Garanhuns - Tv. Maria Ramos, 22 - Heliópolis
Para mais Informações: (87) 3764 2703

Liana Cirne aponta fatos favoráveis para que Bolsonaro se torne inelegível

 

Liana iniciou a live realizando uma síntese do pedido feito pelo PDT para que o ex-presidente perca o direito de concorrer às eleições por um prazo de 8 anos e apontou argumentos favoráveis à inelegibilidade de Bolsonaro.

“Ele vai ficar inelegível, inclusive porque o Ministério Público está endossando a teoria do PDT. Foi um caminho de muita segurança jurídica para todas as decisões, que são unipessoais do relator e foram submetidas ao plenário. Nenhuma das decisões do ministro Benedito Gonçalves, em relação aos pedidos iniciais da defesa de Bolsonaro, foram tomadas sozinhas. Ele (o relator) de ofício determinou a remessa dos autos ao plenário e pediu para que os ministros do TSE corroborassem suas decisões unipessoais”, explicou Liana Cirne.

A vereadora parabenizou a sustentação oral feita pelo advogado do PDT, o pernambucano Walber Agra.

“Quero fazer um elogio ao nosso colega professor da UFPE, Walber Agra, um amigo querido, que fez uma belíssima sustentação oral, citou José Saramago -Ensaio Sobre a Cegueira - indagando se vamos permanecer cegos a essa tentativa de institucionalização do caos”.

Sobre a tese apresentada pela defesa de Bolsonaro, através do advogado Tarcísio Vieira, Liana apontou que estaria descontextualizada.

“Além da teoria do diálogo institucional, que não tem pertinência, o advogado de Bolsonaro defende a ideia da liberdade de expressão, afirmando que Bolsonaro, assim como outros parlamentares de direita e muitas pessoas da sociedade, seriam favoráveis ao voto impresso e que isso não configuraria nenhum tipo de ilícito. Porém não é essa a tese, ninguém está querendo cassar o direito de opinião de Bolsonaro ou dos parlamentares citados pela defesa. A discussão é se ele abusou do poder de presidente da República e se ele desviou a finalidade da TV Brasil e outros meios próprios de um presidente da República, para convocar uma reunião com embaixadores estrangeiros e disseminar ataques antidemocráticos, incitando seus eleitores a um ato golpista”, defende Liana.

“Isso é abuso de poder e desvio de finalidade associada a uma estratégia eleitoral. A questão não é a liberdade de expressão, mas se ele convoca uma reunião com embaixadores de países estrangeiros, utiliza a TV Brasil para propagar essa reunião, acusa o sistema eleitoral brasileiro de ser fraudulento, ele não está se expressando, ele está desviando finalidade institucional, está abusando do seu poder”, pontuou Liana Cirne.

A live começou às 8h30 e teve duração de 4 horas e 26 min. Participação do ao vivo Katie Argüello, professora titular da UFPR, Marcelo Labanca, procurador e professor de direito, João Paulo Allain, professor de direito da Unicap e pesquisador, Yanne Teles, assessora da CGU e conselheira federal da OAB Noelia Brito, procuradora do município do Recife e blogueira, Elika Takimoto (PT), deputada estadual do Rio de Janeiro e Higor Araujo, advogado e mestrando em direito.

Recife segue imunizando a população contra gripe e promove mutirão neste fim de semana de São João

 

Neste fim de semana de São João, a Prefeitura do Recife segue imunizando a população contra a gripe e realiza mais uma edição do mutirão de vacinação. Ao longo da sexta-feira (23), sábado (24) e domingo (25), o serviço será oferecido em 20 pontos da cidade, sem a necessidade de agendamento. Em alguns locais, também haverá disponibilidade do imunizante contra covid-19 e também atualização do cartão de vacina (confira abaixo a programação).

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação, os comprovantes de vacinação da covid-19 e o cartão SUS (se tiverem esses três últimos).

As vacinas contra gripe e covid-19 (do esquema básico) estarão disponíveis para toda a população a partir de seis meses. O imunizante bivalente anticovid será aplicado nas pessoas a partir de 18 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos da capital pernambucana e as pessoas a partir de 12 anos que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência permanente. Todos devem ter tomado, no mínimo, duas doses do imunizante anticovid e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses.

Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação. Também precisam apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável. Caso não possua e também não tenha o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para estas ações.

Confira a programação completa:

SEXTA-FEIRA (23):

- Mercado de São José (8h às 17h): Praça Dom Vital, S/N, São José - neste local, será realizada vacinação contra influenza para toda população a partir de seis meses e covid-19 para todas as pessoas a partir de 12 anos;

- Estação Central do Metrô (8h às 17h): Rua Padre Floriano, S/N, São José - neste local, será realizada vacinação contra influenza para toda população a partir de seis meses e covid-19 para todas as pessoas a partir de 12 anos;

- Antigo Terminal de Campo Grande (8h às 16h): Estrada de Belém, S/N, Campo Grande - neste local, será realizada vacina contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Mercado da Encruzilhada (8h às 17h): Rua Dr. José Elias, S/N, Encruzilhada - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. Dezessete de Agosto, 2388, Casa Forte - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para toda a população a partir de 6 meses;

- Compaz Ariano Suassuna (8h às 17h): Av. Gen. San Martin, 1208, Cordeiro - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses e atualização de caderneta de vacina para toda a população;

- USF Vila União (8h às 17h): Rua Nova Aliança, S/N, Iputinga - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses e atualização de caderneta de vacina para toda a população;

- Shopping Recife (9h às 18h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Riomar (9h às 18h): Av. República do Líbano, 251, Pina - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Tacaruna (9h às 18h): Av. Gov. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Boa Vista (9h às 18h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses.

SÁBADO (24):

- Praça do Hipódromo (8h às 17h): Hipódromo - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para pessoas a partir de 6 meses;

- Terminal de Dois Unidos (8h às 16h): Av. Hidelbrando de Vasconcelos, S/N, Dois Unidos - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. Dezessete de Agosto, 2388, Casa Forte - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para toda a população a partir de 6 meses;

- Compaz Ariano Suassuna (8h às 17h): Av. Gen. San Martin, 1208, Cordeiro - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses e atualização de caderneta de vacina para toda a população;

- Parque Dona Lindu (9h às 16h): Av. Boa Viagem, S/N, Boa Viagem - neste local, será realizada vacinação contra influenza para todas as pessoas a partir de 6 meses e covid-19 (bivalente) para pessoas a partir de 18 anos;

- UBT Ivo Rabelo (8h às 15h): Av. Campina Grande, S/N, UR-1/Cohab - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Recife (12h às 19h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Riomar (12h às 19h): Av. República do Líbano, 251, Pina - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Tacaruna (12h às 19h): Av. Gov. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Boa Vista (12h às 19h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses.

DOMINGO (25):

- Marco Zero (14h às 18h): Av. Rio Branco, S/N, Bairro do Recife - neste local, será realizada vacinação contra influenza para toda população a partir de seis meses e covid-19 para todas as pessoas a partir de 12 anos;

- Bompreço (8h às 17h): Av. Beberibe, 1165, Arruda - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Praça do Hipódromo (8h às 17h): Hipódromo - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para pessoas a partir de 6 meses;

- Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. Dezessete de Agosto, 2388, Casa Forte - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para toda a população a partir de 6 meses;

- Ferreira Costa (9h às 17h): Rua Cônega Barata, 275, Tamarineira - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para toda a população a partir de 6 meses;

- Compaz Ariano Suassuna (8h às 17h): Av. Gen. San Martin, 1208, Cordeiro - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses e atualização de caderneta de vacina para toda a população;

- Parque Dona Lindu (9h às 16h): Av. Boa Viagem, S/N, Boa Viagem - neste local, será realizada vacinação contra influenza para todas as pessoas a partir de 6 meses e covid-19 (bivalente) para pessoas a partir de 18 anos;

- Upinha UR-4/UR-5 (8h às 15h): Av. Cap. Vicente Curado, 33, Cohab - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Academia da Cidade Polo Praça do Jordão (8h às 15h): Rua Alberto Lundgren, 2, Jordão - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Recife (12h às 19h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Riomar (12h às 19h): Av. República do Líbano, 251, Pina - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Tacaruna (12h às 19h): Av. Gov. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses;

- Shopping Boa Vista (11h às 19h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista - neste local, será realizada vacinação contra influenza e covid-19 para todas as pessoas a partir de 6 meses.

Imprensa Recife

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra participa da entrega de 192 apartamentos do Residencial Severino Quirino

 

"Para mim, que sou de Caruaru e acompanhei a luta dos movimentos sociais que ocuparam essa terra quando as casas ainda eram de lona, ver esse residencial pronto é muito simbólico. É a realização de um sonho deles, mas que também é nosso", afirmou a governadora Raquel Lyra durante a cerimônia de entrega das chaves de 192 unidades habitacionais do residencial Severino Quirino, em Caruaru, realizada nesta quinta-feira (22).

O empreendimento, localizado no bairro do Vassoural, integra o programa federal Minha Casa Minha Vida - Entidades e recebeu aporte financeiro de R$ 970 mil do Governo de Pernambuco. A construção do residencial beneficia cerca de 800 pessoas, que a partir de agora passam a ter acesso a moradias dignas.

A primeira moradora a receber as chaves da casa própria foi a dona de casa Paloma Amparo, que irá morar no novo apartamento com o marido e os seus três filhos. "Meu sentimento é de gratidão, alegria, porque é um sonho realizado. Agradeço a Deus, que me deu forças para eu nunca desistir. Porque a vitória veio. A mudança já está preparada e hoje mesmo já vou para a minha casa", comemorou. Do total de pessoas que receberam os imóveis, 70% são mulheres.

O residencial contou com financiamento total de R$ 16 milhões, sendo R$ 970 mil de contrapartida do governo estadual. Construído no terreno onde antes havia uma ocupação, o espaço possui seis blocos com quatro pavimentos, cada um contendo 32 apartamentos com varanda. Lá, os moradores vão desfrutar de área de lazer, parque infantil, garagem, bicicletário e uma estação elevatória da Compesa para garantir o esgotamento sanitário das moradias.

"Esse residencial é fruto de uma parceria entre os governos federal, estadual e a Prefeitura de Caruaru. O projeto foi feito em conjunto com as entidades. Quero parabenizar a governadora Raquel Lyra, que no seu primeiro ano de governo já lançou o programa Morar Bem PE, beneficiando essas famílias", disse o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. "A prioridade do governo é moradia popular. Através do Morar Bem PE, temos como meta beneficiar, até 2026, 50 mil famílias com moradias dignas", completou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes.

O programa Morar Bem PE é uma política de habitação de interesse social implementada pelo Governo de Pernambuco em 2023. A iniciativa tem como objetivo proporcionar moradia digna para as famílias pernambucanas, retomando obras, regularizando imóveis e buscando recursos para iniciar a construção de novas unidades, etapa que em breve entrará em operação.

Estiveram presentes na solenidade de entrega do habitacional o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; os deputados estaduais Débora Almeida, Joãozinho Tenório e Gustavo Gouveia; além dos secretários estaduais Aloisio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Ana Maraíza (Administração), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos) e Eduardo Vieira (secretário-chefe do Gabinete da Governadora). A coordenadora geral da Associação de Apoio aos Sem Teto da Região Nordeste, Lídia Brunes; o superintendente da Caixa Econômica em Pernambuco, Paulo Nery; a representante dos moradores do Residencial Severino Quirino, Do Carmo Carvalho; o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta, prefeitos e outras lideranças da região também prestigiaram o evento.

Imprensa PE

Evento marca os 50 anos do hino da cidade do Paulista

 

Com apoio da Prefeitura, o Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista realiza nesta segunda-feira (26.06), às 9h, um evento para marcar os 50 anos do hino da cidade. A programação ocorrerá no auditório da Secretaria de Educação, na Avenida Floriano Peixoto, no Centro.

O hino é de autoria do músico, maestro e produtor musical, Joel Andrade, que receberá durante a solenidade menção honrosa dos organizadores.

A programação contará com acolhida musical, apresentação de um quarteto de metal, declamação de poesia, entre outras atividades. Representantes da Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP) também irão participar do evento.

Na cerimônia, dirigentes do Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico apresentarão um projeto para capacitação dos professores de história e geografia nas áreas de memória coletiva, identidade local e pertencimento. A ideia é disseminar a proposta nas escolas da Rede Municipal.

Imprensa Paulista PE

Em Pernambuco, mais de 160 mil doações de sangue foram realizadas em 2022

 

Urgências e emergências, cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas frequentemente necessitam de transfusão sanguínea. Com a mensagem “Quando você doa sangue ajuda a salvar muitas vidas, doe sangue regularmente”, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para conscientizar sobre a importância da doação. A pasta também alerta que, nesta época do ano, costuma ocorrer uma baixa nos estoques de sangue, devido à proximidade das férias escolares, além da mudança de estação, com a chegada do inverno.

A nível nacional, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados de 2022. Em Pernambuco, ano passado, 161.943 doações de sangue foram realizadas.

Isso significa que o Brasil está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população de cada país deve ser doadora. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de todo país regulares, sem risco de desabastecimento. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.

O Brasil possui 2.097 serviços de hemoterapia (coleta, hemocentros, hemonúcleos, unidades de coleta e transfusão, agências transfusionais). Uma das estratégias da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados é o fortalecimento das estruturas de serviços, como por exemplo, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

Imprensa Ministério da Saúde

Prefeitura do Recife recebe homenagem pelo Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

 

A Prefeitura do Recife foi homenageada, na tarde desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Vereadores, durante as celebrações pelo Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado nesta sexta-feira (23), véspera de São João. As secretárias do Gabinete de Projetos Especiais, Cinthia Mello, e de Infraestrutura, Marília Dantas, ambas engenheiras civis, foram condecoradas na categoria “Gestão Pública”. O prêmio foi proposto pelo vereador Samuel Salazar e pelo Comitê Gestor do Programa Mulher, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE).

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia tem como objetivo dar visibilidade às profissionais e destacar o empreendedorismo feminino. A premiação busca reconhecer as mulheres do Sistema Confea/Crea e Mútua, que dão sua contribuição à Engenharia, à produção do conhecimento e ao desenvolvimento de Pernambuco. Nove profissionais do Estado foram escolhidas nas categorias: Liderança Jovem, Mulheres Líderes, Destaques na Engenharia/Agronomia e Geociências e Destaques na Gestão Pública.

Cinthia Mello é engenheira civil formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com ênfase em meio ambiente pela Technische Universität Berlin (TU Berlin), além de engenheira de segurança do trabalho pela Universidade São Paulo (USP). Atuou na iniciativa privada no segmento de gerenciamento de obras e equipes, adquirindo vasta experiência em planejamento, execução de obras, engenharia, qualidade e desenvolvimento de indicadores de desempenho, priorizando a segurança do trabalho e agregando sinergia em todos os setores.

Engenheira civil formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marília Dantas cursou mestrado e doutorado na mesma instituição. Atuante no mercado de trabalho há mais de uma década, ela possui vasta experiência na iniciativa privada, onde atuou em construtoras e empresas com análises de projetos, acompanhamento de obras e planejamento e execução de ensaios em fundações. Na Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), já exerceu a função de Diretora Executiva de Manutenção Urbana do órgão, entre os anos 2014 e 2018, e de Diretora de Manutenção Urbana do Recife, ao longo do ano de 2019. É presidente da autarquia desde 2019 e acumula o cargo de secretária de Infraestrutura do Recife.

Imprensa Recife

Rodrigo Teaser, no dia 25 de junho (Domingo), no Qualistage

 

A Maior homenagem ao Michael Jackson do mundo, Rodrigo Teaser Tributo ao Rei do pop


Depois do sucesso nos palcos dos EUA: Broadway, Los Angeles, Orlando, Ásia: Malásia, Singapura, duas noites esgotadas no maior teatro em Dubai, abertura do FIFAFUNFEST no Catar para um público de 40 mil pessoas. Rodrigo Teaser retorna ao palco do Qualistage para uma única apresentação no dia 25 de junho, domingo.


Com uma mega produção, elevadores de palco, banda ao vivo, bailarinos e a participação internacional de JENNIFER BATTEN guitarrista de todas as turnês do Rei do Pop e Kevin Dorsey backing vocal de todas as turnês do Michael.

Para esse show Rodrigo traz pela primeira vez um número inédito, o quegrande e grata surpresa para os fãs.


Com setlist repleto de hits e clássicos, o público pode esperar performances de canções como Human Nature, Thriller, Beat It, Billie Jean, Smooth Criminal ,Trazendo toda a magia dos vídeos clipes do Rei do Pop , além de performar suas músicas autorais “Tão Bem”, “Pode Fingir”, “Não Pode Acabar”






Rodrigo Teaser


Data: 25 de junho (Domingo)


Horário: 20h30


A casa abre 1h30 antes


Local: Qualistage


Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - RJ


Camarote: a partir de R$ 180,00


Poltrona: a partir de R$ 100,00
Classificação etária: Livre


Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais


Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas


Informações:


O espaço possui acessibilidade
A casa segue os protocolos de segurança, como disponibilizado álcool em gel. O local é periodicamente higienizado. Tudo para garantir a diversão com segurança.