quarta-feira, 12 de abril de 2023

Na CELPE, Débora Almeida pede melhorias no fornecimento de energia para setores produtivos


A medida visa suprir demandas de produtores de todo o estado que vislumbram o fornecimento de energia elétrica mais potente, medida que impactará positivamente nas melhorias da qualidade e produtividade no setor, com reflexos na empregabilidade da população 
 
Na tarde desta terça-feira (11), a Deputada Estadual Débora Almeida (PSDB) esteve participando de uma audiência com o Gerente Corporativo de Relações Institucionais da Celpe/NeoEnergia, Rafael Mota. O encontro ocorreu na sede da companhia, no Recife. Na oportunidade, a parlamentar assistiu a uma apresentação institucional da empresa, tomando conhecimento dos números e especificidades da Celpe. 
Para cumprimento da agenda, Débora encaminhou as principais demandas dos setores produtivos do Agreste, como a Avicultura e a pecuária e também algumas questões das vilas e povoados dos municípios do Agreste, inerentes ao tema. Uma das demandas relevantes relatadas pela Deputada foram a necessidade urgente do aumento na potência elétrica fornecida e a melhoria do trâmites de processos, o que beneficiaria o atendimento das granjas e fazendas. Segundo argumento da deputada “Estas empresas, ao longo do tempo vem aumentando sua capacidade instalada. A falta de energia com potência e força, dificulta a produtividade das unidades de produção no meio rural.
Uma das definições desta reunião foi a produção de um mapeamento, - de responsabilidade da assessoria técnica do gabinete parlamentar –  de 06 casos específicos, nos quais se evidencia a situação dos produtores rurais do agreste. Os fatos relatados serão transmitidos posteriormente para a Celpe. Após este processo, quando forem analisados cada caso apresentado, a Celpe fará a devolutiva ao gabinete da deputada, na ALEPE. Segundo a companhia, os 06 casos devem ser tratados de forma particularizada. Esse processo servirá, inclusive, como memória para a atuação da empresa no seu planejamento em futuras atuações.
Na opinião de Débora, reconhecida como ‘A voz do Agreste’ , “Estas ações do nosso mandato legislativo aproximam e dão voz aos setores produtivos do Agreste, junto a empresas e entidades dos setores públicos e privados. 
Os problemas já conhecemos e agora, legitimamente investidos do cargo pela população, estamos em busca de soluções para os problemas que interferem fortemente no crescimento e modernização da produção de Proteína Animal do Agreste, setor prioritário na geração de empregos e renda do Estado.”

O que pode ser feito para mudar de carreira?


Mudar pode "doer", tirar da zona de conforto, fazer a pessoa se mexer. Mudar também faz crescer, traz novas vivências. Se você não muda, você não vivencia o novo. Mas quando mudar significa buscar de carreira, por onde começar?

Primeiramente, antes de bater o martelo, é hora de prestar atenção em como anda o seu mercado futuro: se está havendo demissão, se as empresas estão investindo mais, quais são as novidades. 

Feita a escolha e decidido quanto a isso, procure ativar os antigos contatos e aqueles que que já atuam na área ou avise aos seus colegas sobre a sua transição de trabalho, para que eles possam ajudá-lo. Aproveite para deixar claro em suas redes sociais sobre o seu novo foco. 

Segundo o mentor de carreiras Rodrigo Barbosa, dois pontos são importantes antes de mudar: analise o que você almeja e planeje-se!

👉APOIO EXTRA! Muitas vezes, esse caminho a ser trilhado sozinho pode gerar dúvida e até mesmo equívocos. Por isso, uma mentoria pode ser indicada,  pois o mentor compartilha sua experiência profissional e mostra o caminho mais certeiro. Juntamente com a aceleração de carreiras, esse novo espaço pode ser  conquistado e nesse novo universo  é possível  galgar novos desafios e conquistá-los. É vivenciar a evolução profissional.

👉Aqui no Recife, o mentor, acelerador de carreiras e palestrante Rodrigo Barbosa desenvolveu um método que proporcionou a mais de 300 pessoas ao redor do Brasil e do mundo acelerarem suas carreiras.

Agrovale começa safra 2023 com uma missa em ação de graças


Um ato religioso celebrado com muita fé, agradecimentos e pedidos de bençãos, marcou na manhã desta quarta-feira (12), em Juazeiro, o início da safra 2023 da Agrovale, maior empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia.

Durante a missa, o padre Bruno Lima, convocou os colaboradores, gestores e convidados, a elevar o pensamento a Deus em ação de graças pelas conquistas da empresa em 51 anos de existência. Em um dos momentos mais expressivos, um grupo de funcionários levou até o altar os instrumentos usados no campo, a exemplo do capacete de segurança e o facão canavieiro, além dos resultados do trabalho, simbolizados através do pão, da cana de açúcar e seus derivados.

Após as bênçãos para o início da moagem 2023, foram homenageados os funcionários mais antigos com uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados à empresa.

De acordo com a diretoria da Agrovale, a expectativa para a safra 2023 é de produzir esse ano 1,9 milhão de toneladas de cana de açúcar que serão transformadas em 150 mil toneladas de açúcar, 56 milhões de litros de etanol, gerando ainda 50 MW de energia. A empresa também espera evitar emissões atmosféricas da ordem de 75 mil toneladas de CO2eq somente com a produção do etanol, seguindo a metodologia RenovaBio.

Dia do Beijo: gesto de carinho pode transmitir doenças ao organismo


O Dia do Beijo é comemorado nesta quinta-feira, 13, em vários países do mundo. O gesto de carinho está presente em diversas culturas há milênios sendo interpretado como um sinal de carinho, afeto ou amizade. Na bochecha, na testa, no pescoço, nos lábios ou em qualquer outra parte do corpo, o beijo pode esconder uma infinidade de doenças, por isso é importante que as pessoas fiquem atentas aos possíveis riscos à saúde.

A Dra. Priscila Gabriella Carraro Merlos, médica infectologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, explica que entre as doenças mais frequentes estão a herpes simples labial, citomegalovírus, mononucleose, covid, influenza, rotavírus – doenças que causam febre e doenças do trato digestivo –, além de candidíase oral (mais conhecida como sapinho), entre outras.

“Embora o ato de beijar quem gostamos desperte sensações positivas e de prazer, pode também ser perigoso para o organismo. Grande parte dessas doenças não são doenças que uma boa higiene bucal extinguiria, pois são vírus e bactérias que estão apenas transitando pela cavidade oral”, conta Priscila.

As doenças variam desde quadros simples, com poucos sintomas, até quadros graves que necessitam de intervenções clínicas, como internação na UTI. A gravidade da apresentação dos sintomas depende da imunidade da pessoa acometida. Com a imunidade alta, há uma maior chance de combater as doenças de maneira natural, ocasionando uma recuperação mais rápida e suavizando as manifestações clínicas.

“Algumas doenças não acontecem na boca, elas apenas usam a boca de local para se proliferarem. O covid e a influenza são exemplos de vírus que não atingem diretamente a boca, mas outros organismos, como o pulmão”, afirma a infectologista.

Ao aparecer os primeiros sinais de uma possível infecção, a orientação é procurar um médico para relatar os sintomas e avaliar se existe um tratamento efetivo ou apenas sintomático.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 75 Prontos Atendimentos, 328 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Helio de La Peña apresenta “Preto de Neve – o show” no Recife


Helio de La Peña ficou conhecido em todo o país por ser um dos criadores do Casseta & Planeta, trará seu espetáculo PRETO DE NEVE para o Recife, no dia 23 de abril, às 19h, no Manhattan Café Theatro, na Zona Sul do Recife. O espetáculo  traz um pouco das diversas facetas do humorista. O texto é do próprio humorista com trilha sonora de Jé Versátil. A produção fica por conta da Casa de Artistas.

Nascido no subúrbio carioca da Vila da Penha, Helio fala das adversidades que teve que enfrentar ao navegar nos ambientes elitizados, sendo frequentemente o único negro do salão. Daí se autointitula uma espécie de “Mogli, o menino preto”. Helio “tira onda” por ser o único proprietário negro de um condomínio exclusivo no bairro nobre do Leblon, assim como brinca com o fato de ser o raro caso de um comediante preto ator e autor de um programa de sucesso por 18 anos na principal emissora do Brasil. 

O fim do programa também é assunto para suas tiradas no palco. Assim como as viagens a trabalho pelo mundo e suas férias com a família no exterior. Da sua desastrosa experiência numa estação de esqui, ele guardou lembranças hilárias que deram origem ao set que dá nome ao seu solo. E garante: preto e neve não combinam, tanto que não existe esquimó africano.

De La Peña realça sua negritude com observações ácidas, trata da política nacional com ironia, aborda temas da atualidade e fala de sua paixão pelo esporte – é um humorista de águas abertas, já que é praticante assíduo da natação no mar. E não deixa de lembrar que é, acima de tudo, um botafoguense doente. Não esconde a idade, pelo contrário, se orgulha dos seus 63 anos, apesar dos perrengues que passa na tal da melhor idade, melhor sabe-se lá para quem. 

PRETO DE NEVE é um show para quem gosta de um bom espetáculo de stand up e para quem acompanhou a trajetória do Casseta & Planeta, que influenciou tantos humoristas da nova geração. Mas, se você não assistiu ao programa da tevê ou nunca foi a um show de stand up, não se preocupe, PRETO DE NEVE é certeza de muitas gargalhadas.

PRETO DE NEVE- O Show

Quando: domingo, 23 de abril de 2023, às 19h

Onde: Manhattan Café Theatro (Rua Francisco da Cunha, 881, Boa Viagem, Recife/PE)


Informações: 81. 98888-4818

Vai comprar eletrodoméstico novo? Aproveite pra economizar energia


A economia no consumo de energia elétrica se tornou essencial para a adequação do orçamento doméstico. Identificar oportunidades de economizar sem perder em qualidade de vida é o grande diferencial procurado pelas famílias, independente da classe social. Muitas vezes, essa oportunidade de diminuição do valor da conta de luz começa antes mesmo de os eletrodomésticos e eletrônicos chegarem em casa. É no momento da compra que decidimos se vamos pagar mais ou menos energia. Por isso, a Neoenergia Pernambuco listou uma série de cuidados que devem ser observados sempre que alguém for comprar uma TV, um ar-condicionado, um ferro, um chuveiro elétrico ou qualquer outro produto que consuma energia em casa.

O primeiro ponto é verificar se o equipamento tem o Selo Procel de Economia de Energia, que garante economia e eficiência energética. A orientação é escolher aparelhos enquadrados na categoria "A", que são os mais eficientes. O valor do consumo de energia de uma residência é calculado somando as potências de todos os equipamentos em kW pela quantidade de horas por dia que é utilizado durante o mês. Por isso, a importância de adquirir produtos mais eficientes.

_“A escolha do selo A já é uma decisão por economizar. Muitas vezes o equipamento com selo D, por exemplo, é mais barato, mas se torna muito mais caro porque vai exigir um desembolso maior na hora de pagar a conta de energia. Esta diferença de preço entre o mesmo produto com Selo A e Selo D, ou B, ou C, se paga ainda nos primeiros meses. Por isso esta economia inicial pode se tornar um grande prejuízo em um futuro próximo”_, *afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.*

Além disso, antes de optar por um novo equipamento, principalmente de maior potência como ar-condicionado, chuveiros e refrigeradores, é importante verificar se a rede elétrica interna da residência está em bom estado e se a distribuição das cargas de energia instalada está equilibrada, evitando assim, um sobreaquecimento da fiação, possível fuga de corrente, o que gera mais consumo, e até princípio de incêndio. Para qualquer necessidade de adequação nas instalações elétricas é imprescindível um profissional capacitado.

Vale destacar que, além de buscar um aparelho mais econômico, o hábito de consumo também deve ser consciente e responsável. Evitar o desperdício não significa comprometer necessariamente a qualidade de vida ou a produtividade no local de trabalho ou em casa, é apenas utilizar a energia elétrica de forma eficiente e correta.

Confira mais dicas que podem contribuir no combate ao desperdício da energia elétrica:

- Substitua lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, que são mais econômicas e tem maior durabilidade. Comece com a substituição nos cômodos de maior permanência.

- Na hora da compra de um ar-condicionado, avalie a potência da máquina de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado e sempre mantenha o filtro de ar limpo para não haver esforço extra do aparelho.

- A capacidade dos refrigeradores deve ser observada de acordo com a necessidade da família. O local de instalação deve ser o mais afastado possível do calor do fogão e protegido dos raios solares.

- Caso a geladeira tenha mais de dez anos, pense na possibilidade de substituí-la. Os refrigeradores novos são mais eficientes e econômicos.

Imprensa Neoenergia PE 

O dia do churrasco está chegando!

 
Uma das paixões mundiais é o churrasco. Esse ritual de acender o fogo, preparar os cortes e os legumes, vai além de selecionar acompanhamentos e as bebidas prediletas, ele é o meio de conectar e receber amigos e familiares. E claro, momentos tão especiais como esse precisava de um dia só dele; o dia 24 de abril, Dia do Churrasco. 

Mas, como todos sabem, não existe churrasco sem churrasqueira. Mas, antes de comprar ou construir uma, vale a pena conhecer os tipos de churrasqueiras que mais adequam ao estilo de vida dos consumidores dessa tradição milenar.  

No Home Center Ferreira Costa, pode ser encontrado vários tipos de churrasqueiras, entre elas: carvão, alvenaria, pré-moldada e os modelos portáteis. Na hora da escolha, é fundamental observar a qualidade e verificar se a estrutura tem compatibilidade com o lugar da instalação. Tomando este cuidado, o projeto tem tudo para dar certo. 

Já faz tempo que a clássica churrasqueira de tijolinhos deixou de ser a única opção. Hoje, as áreas de lazer e espaços gourmet contam com modelos mais modernos, como é o caso da opção embutida, cujo acabamento é feito com pastilhas, concreto, azulejos ou madeira. Além disso, há alternativas para quem mora em casas pequenas e não tem muito dinheiro para investir em um projeto, como é o caso da churrasqueira elétrica. 

Elas se diferenciam em relação ao tamanho, material, acabamento, preço e modo de funcionamento. O morador deve avaliar cada modelo e escolher aquele que mais combina com a sua casa. 

A Ferreira Costa também salienta sobre as diferenças que existem entre as formas de acendimento das mesmas. Geralmente, a grande procura pelos brasileiros são as de carvão, pois é ela quem garante aquele sabor defumado das carnes e os legumes, característico do churrasco.  

A churrasqueira com acendimento elétrico também é uma opção para quem mora em espaços pequenos e que não permitem a fumaça que provém da churrasqueira de carvão. Além da vantagem de contar com modelos compactos. 

Outro ponto que o Home Center salienta é sobre o tamanho disponível para o equipamento. Como exemplo, uma churrasqueira pequena, portátil, consegue atender até oito pessoas.   

A portátil é a melhor opção em termos de versatilidade. Existem modelos a gás, carvão e elétrica, em tamanhos variados. Ela também é muito útil para quem viaja com frequência, já que esse tipopode ir tranquilamente no porta-malas do carro. Há quem tenha o privilégio de morar em apartamentos que já contam com varandas gourmet e quase sempre já vem com projeto de churrasqueira embutida. 

Já a de alvenaria, é a mais tradicional e popular no Brasil. O mais comum é vê-las construídas em concreto refratário, o que a torna mais moderna e com maiores possibilidades de acabamento, como o uso do porcelanato. 

As pré-moldadas surgiram como uma alternativa mais econômica à versão de alvenaria. A grande vantagem é que elas já vêm prontas e basta colocá-las no local desejado ao chegar em casa. Construída em concreto refratário, ela pode ser revestida com outros materiais para se ajustar ao projeto do ambiente. 

Independente da escolha da sua escolha, os seus utensílios ou aquela linda mesa-posta para compor aquela celebração entre amigos e familiares pode ser encontrado tanto nas lojas físicas quanto no www.ferreiracosta.com ou até mesmo, o aplicativo. São inúmeros itens para deixar o seu dia ainda confortável e especial.  

Sobre a Ferreira Costa:  

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa(@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Copa Igarassu de Futsal agita a cidade com jogos emocionantes


Na última terça-feira (11), o Ginásio Poliesportivo Jota Raposo, no Centro, foi palco de um dos maiores eventos esportivos do município: a Copa Igarassu de Futsal. Com uma programação diversificada, incluindo gincanas com as crianças, jogos de handebol masculino e feminino, além de uma partida de basquete masculino, a competição teve seu ápice com o jogo entre os times VDC e GREFA.

O evento contou com a presença da prefeita Professora Elcione Ramos, que destacou a importância do esporte na sua gestão: "Minha gente, é uma alegria enorme ver a cidade movimentada com esse torneio que faz história em Igarassu. O esporte é um importante instrumento de integração social, que traz benefícios tanto para a saúde quanto para o convívio em comunidade", afirmou a gestora.

A Copa Igarassu de Futsal faz parte do planejamento de  competições esportivas da cidade e, com o sucesso da edição deste ano, já é aguardada com expectativa pela população para a próxima temporada.


*CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:*

15:30h - Gincana com as crianças das escolinhas do ginásio J. Raposo e CIE;
16:00H - CERIMONIAL;
17:00h - Jogo de Handebol Masculino: Seleção adulto de Igarassu x Seleção Sub 21;
17:45h Jogo de Handebol Feminino: Seleção Adulto de Igarassu x Arco Íris;
18:15 : Jogo de Basquete Masculino: Igarassu X Cruz de Rebouças;
19:15h - Game of Legends - Os craques das nossas primeiras edições da Copa Igarassu de Futsal fazem um jogo de exibição;
20:00h - COPA IGARASSU DE FUTSAL: momento final, com a disputa dos times VDC X GREFA.

Imprensa Igarassu PE

Seu Barbosa chega ao bairro da Madalena e promete ser o novo point da Zona Norte


O bairro da Madalena agora tem um novo bar para chamar de seu. Abre as portas oficialmente para o público o Seu Barbosa, comandado pelos empresários Igor Albuquerque e Vanessa Varela, que buscaram em São Paulo inspirações para oferecer aos seus clientes o melhor da gastronomia brasileira, drinks exóticos, música boa e um ambiente descolado e acolhedor. O empreendimento está localizado em uma das principais ruas da localidade, a José Bonifácio. 

O cardápio do Seu Barbosa é vasto e assinado pela chef Sara Mattos, formada em gastronomia em Milão, na Itália, com passagem por casas em São Paulo e que hoje é chef executiva em restaurantes de resorts em Porto de Galinhas. Um dos grandes atrativos da casa, além do sabor das comidas, está nas suas apresentações. Os pratos são servidos sempre de forma diferente do tradicional e buscando levar diversão e bem-estar aos seus clientes. 

O menu é composto por diferentes opções de petiscos, que agradam os amantes de frutos do mar, carnes, caldinhos, croquetes, quitutes regionais e snacks, além de deliciosas sobremesas. Um dos carros-chefes da casa é o Dadinho de Tapioca, prato que surpreende o cliente por ser servido em um jogo de tabuleiro que traz divertidas consequências aos seus devoradores. Outra opção bastante solicitada no bar é o Seu Casquinho, carne de caranguejo feito com queijo muçarela maçaricado e farofa cítrica. Ele vem servido em uma lousa que traz a imagem de uma praia. 

Outra novidade do cardápio são os bolinhos de jerimum com charque, que chegam até a mesa dos clientes em uma roda gigante. O mix de batatas traz quatro tipos do petisco que são servidos com molhos diferentes. “Queremos trazer aos nossos clientes pratos saborosos, mas interativos, que remetem à infância, que tragam sensações de prazer e bem-estar”, explica Vanessa. 

Para os amantes dos caldinhos, o bar oferece os sabores tradicionais e o afrodisíaco, feito com um mix de frutos do mar. Sempre aos domingos, quando abre para o almoço, a casa oferece um cardápio completo, além da sugestão do chef,  que aposta em opções de pratos regionais.

No quesito bebidas, a casa apresenta em sua carta uma variada lista de opções, que passeiam entre cervejas, drinks que vão dos mais tradicionais aos especiais e que recebem ingredientes especiais, além das bebidas não alcoólicas. 

*Projeto* - Com dois ambientes diferentes, a casa teve seu projeto assinado pelo escritório Lisboa e Lira Arquitetura. O primeiro salão, fechado e com espaços mais tradicionais, traz o conforto do restaurante, com grandes sofás e luzes quentes.  Já a área externa, tem um ambiente mais descolado, com mesas e cadeiras, um bar para a preparação de drinks e um espaço para apresentações  onde acontecem os musicais nos finais de semana. 

O Seu Barbosa funciona das quartas às sextas-feiras, das 18h às 00h. Aos sábados, das 12h às 02h, e nos domingos, das 12h às 20h. 


Serviço:
Seu Barbosa
Local: Rua José Bonifácio, 359, bairro da Madalena
Horários: Das quartas às sextas-feiras, das 18h às 00h. Aos sábados, das 12h às 02h, e nos domingos, das 12h às 20h

Jornalistas empreendedoras: 01 ano de muita luta

As jornalistas Iana Gouveia e  Ana Menezes comemoram juntas, em abril, suas datas de aniversário e o sucesso de sua COM3 Comunicação.  A assessoria celebra seu primeiro ano de vida e torna realidade um sonho alimentado há décadas pelas parceiras. As duas somam, cada uma, mais de 30 anos de experiência em Jornalismo, com passagens por diversos veículos de comunicação, como rádio, televisão, jornal e assessorias de imprensa. 

A assessoria surgiu em abril do ano passado, ainda em meio à pandemia do Novo Coronavírus, com o propósito de atender um público que, ainda isolado pela Covid-19, necessitava expor seu produto ou serviço. O plano deu certo e, nesse curto período de existência, a COM3 já se atualizou e apostou em uma “nova cara”.  

A marca da assessoria foi redefinida após um estudo feito a partir de padrões de cores, elementos e significados. O premiado designer e artista plástico Sérgio Vasco foi escolhido para criar a nova identidade visual da COM3 e optou por uma aparência que acompanhasse e transmitisse os desafios que uma nova empresa atravessa. O resultado é uma marca que transmite leveza e, ao mesmo tempo, modernidade e exclusividade. 

A ideia é de uma assessoria conectada diretamente com a tecnologia, interligando o cliente com as mídias mais atuais e eficientes. A logomarca une o símbolo do infinito com o numeral três, mostrando que a ligação entre duas jornalistas e o cliente pode resultar numa parceria duradoura. Para isso, variados serviços de comunicação são oferecidos, desde assessoria de imprensa, passando por criação e gestão de Instagram, até o treinamento de mídia (Media Training) para empresas e pessoas físicas. 

“Identificamos que a necessidade de comunicação estratégica não é exclusividade do mundo corporativo. Então estendemos nossos conhecimentos oferecendo consultoria também àquele profissional que deseja criar um perfil numa rede social, por exemplo”, explica Ana Menezes, com know-how de 35 anos de Jornalismo, 20 deles dedicados a emissoras de televisão, como TV Jornal, TV Guararapes e TV Tribuna. 

A carteira de clientes da COM3 envolve profissionais de Medicina, do Direito, da Música e do Esporte. “A gente está muito mais feliz por ter conseguido realizar esse sonho tão antigo, por ter chegado a este mês de aniversário com saúde e por ter clientes completando a nossa vitória”, conclui Iana Gouveia. 

Saúde mental e liberdade do paciente em palestra neste sábado (15) na Nova Roma Caruaru


No próximo sábado (15), a Faculdade Nova Roma Caruaru realiza evento em torno do tema Psicologia: Atuação e Liberdade – No campo do álcool e das drogas. A mesa redonda será comandada pelos psicólogos Maria Carvalho e Renan Amaral que atuam diretamente em programas específicos e trarão para o público, os desafios e as possibilidades de prática e intervenção levando em consideração a autonomia do paciente na participação e construção dos seus planos terapêuticos. O evento acontecerá das 9h às 11h, e a inscrição é gratuita. 

“A Psicologia tem uma enorme responsabilidade frente às demandas sociais contemporâneas que se tornam questão de Saúde Pública. Após a reforma psiquiátrica e com as lutas antimanicomiais, o modelo de cuidado preconizado é em liberdade. Os modelos asilares, ou seja, de encarceramento, não condiz mais as políticas de saúde no Brasil”, reforça a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Nova Roma, Itala Daniela.

O evento é voltado para profissionais e estudantes de Psicologia e áreas afins, e trará uma perspectiva mais acadêmica sobre as possibilidades de atuação nesses campos. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo link www.novaroma.edu.br/fnr-psicologia. O evento será realizado na sede da Faculdade Nova Roma Caruaru, que fica localizada no Caruaru Shopping, na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

União dos Terreiros de Goiana realiza sua 7ª Caminhada


Com o tema “Orixá é vida, Orixá é natureza”, será realizada neste sábado (15) a 7ª Caminhada dos Terreiros de Goiana. O evento é realizado pela Associação da União dos Terreiros de Goiana, com o apoio da Prefeitura Municipal. A concentração começa às 16h, na Praça da Bíblia, de onde os participantes seguem para o Pátio de Misericórdia, onde haverá cerimônias e apresentações culturais.

Além da caminhada, foi preparada uma programação especial que  começa nesta quarta-feira (12), no Terreiro de Pai Gel, com ações das equipes da saúde e de assistência social da Prefeitura de Goiana para os povos de terreiros, no horário das 8h às 16h.

Na quinta-feira (14), no Terreiro de Pai Luiz de Xangô, haverá palestra sobre Economia Criativa, das 19h às 21h30. Nesse mesmo dia, acontece a abertura oficial da 7ª Caminhada de União de Terreiros de Goiana, na Câmara de Vereadores, em sessão que começa às 18h30.

“Essa caminhada tem um significado muito grande para os povos de terreiros e vamos contar com representantes de terreiros de Goiana e da região. Nós cultuamos a natureza, por isso o tema deste ano remete à natureza. Estou feliz com o evento e com o apoio da Prefeitura”, disse a presidente da Associação da União dos Terreiros de Goiana”, Severina Duda, mais conhecida como Mãe Biu.

Imprensa Goiana PE 

Desvendando o Teatro e Teatro do Amanhã apresentam: "A Palavra Progresso na Boca da Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa"


O Teatro Hermilo Borba Filho será palco para o espetáculo de conclusão da Turma IV do Desvendando o Teatro, nos dias 29 e 30 de abril às 19h30. A peça, adaptada do texto de Matei Vișniec, retrata a história de um Brasil que se une após uma guerra civil que dividiu o país.

A trama é focada no drama de um pai e uma mãe que embarcam em uma jornada para buscar os restos mortais de seu filho, após uma guerra que resultou em novas fronteiras e desafios para a reconstrução das vidas dos sobreviventes. A adaptação retrata um futuro próximo, abordando temas como a dor daqueles que não conseguem enterrar seus entes queridos desaparecidos, conflitos por espaço nas grandes cidades, o comércio de valores humanos e a desintegração das relações familiares em tempos de guerra.

O elenco é composto por Analucy de Oliveira, Adri John, Danielle Maia, Gabriela Machado, JotaPê Frasópio, Leo Lucena, Liiz Rosa, Lizandro, Luana Farias, Luana Monteiro, Mariana Santos e Rebeca Alves. A encenação e adaptação ficaram por conta de Rodrigo Hermínio, com iluminação de Karine Lima, arte de Mary Alaska.

Serviço
🎭 A palavra progresso na boca da minha mãe soava terrivelmente falsa
📆 29 e 30 de abril às 19h30
📍 Teatro Hermilo Borba Filho
🔴 Classificação: 16 anos
🎟️Ingressos: R$ 40 (Inteira), R$ 20 (Meia) e R$ 15 (Promocional)

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.sympla.com.br/produtor/teatrodoamanha.

Meio Ambiente de Paulista participa de congresso regional na UFRPE

Com o intuito de realizar uma troca de experiências e de conhecimentos científicos, o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) de Paulista participa, entre os dias 11 e 13 de abril, do V Congresso Nordestino de Animais Silvestres (CNAS), que será realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), levando a exposição itinerante do Projeto de Conservação das Tartarugas Marinhas do município.

Durante os três dias de trabalho, a exposição apresentará informações sobre as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem na costa de Pernambuco, com representações em tamanho real, placas explicativas sobre o ciclo de vida, bem como informações sobre o monitoramento dessas espécies na costa do município do Paulista.

Para a estagiária de Ciências Biológicas da SEMA, Rayza Brasileiro, que faz as apresentações de exposição, propiciar às pessoas momentos como esses é muito interessante. “Durante esses dias temos a chance de apresentar os objetivos do projeto e sobretudo da utilidade dele no sentido de preservação ambiental”, destacou a estudante.

Entre o público presente, a estudante de Biologia da Universidade de Pernambuco (UPE), Hariel Meira Chaves, expressou sua impressão sobre o projeto, no sentido de conhecimento do mesmo. “Moro em Paulista, em Maranguape I, e não conhecia esse trabalho tão relevante de educação ambiental e de informação sobre as tartarugas marinhas. Saber que o município onde moro é um dos berçários dessa espécie é fantástico, pois me permite o pertencimento de minha cidade ", ressaltou a aluna.

No mesmo sentido, a bióloga, coordenadora do projeto e analista ambiental da Sema, Geane Santos, destacou que apresentar as características dessa espécie animal instrui a população. “O material que mostramos aqui tem o tamanho real das tartarugas, as pessoas se informam sobre o tempo de eclosão dos ovos, nome científico das mesmas, quantidade estimada de nascimento por ninho, entre outras coisas”, concluiu a servidora.

Imprensa Paulista PE 

Senado fará audiência pública para debater violência nas escolas; solicitação é de Teresa Leitão


O Brasil registrou 22 ataques violentos em escolas entre 2002 e 2023, dos quais dez aconteceram nos últimos dois anos. O levantamento, feito pela Unicamp, aponta para a necessidade urgente de atuação na prevenção desse tipo de crime, que vitima estudantes e profissionais da Educação. 

O Senado Federal vai entrar nessa discussão. A senadora pernambucana Teresa Leitão, titular da Comissão de Educação, apresentou requerimento para a realização de audiências públicas em busca de soluções viáveis para o problema. O requerimento será votado nesta semana.

Em entrevista à Rádio Senado, Teresa Leitão lembrou que “a necessidade de afirmação da violência como método foi muito praticada nos últimos quatro anos”. Para ela, o desmonte dessa cultura de violência cabe à sociedade e também à escola, “com seus projetos pedagógicos que possam semear concórdia, fraternidade. É ter de fato um ambiente saudável”.

A senadora pontua que a origem do problema é o culto à violência, e as soluções precisam ser pactuadas com a sociedade e os governos. “O objetivo da audiência pública é ouvir especialistas a partir de um debate com os órgãos públicos, ouvindo também os senadores e as senadoras para que a gente tenha soluções viáveis para enfrentar essa violência dentro da escola. Os ataques são a crianças, a estudantes, a professores, a profissionais da Educação. Mas também atacam a própria instituição escolar”.

A iniciativa da audiência pública no Senado se soma às medidas já anunciadas pelo governo federal. Foi criado um grupo interministerial para atuar na questão; um canal exclusivo para receber as denúncias; e a liberação de R$ 15 milhões do fundo de segurança para o Programa Ronda Escolar.

Chico Pinheiro agora é do ICL Notícias