quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

1... 2... 3! Você está on line!


Selfie, live, reunião on-line... Cada vez mais estamos expostos nas redes sociais e nossa imagem em evidência. As pessoas, ao se perceberem nas telas, vêm buscando suavizar sua imagem, reduzindo rugas de expressão, por exemplo. "Temos um acervo na dermatologia para combater esses efeitos. Posso destacar a toxina botulínica e o preenchimento facial, que têm grande procura por resolverem a questão e serem pouco incisivos. Mas tudo depende  de cada caso. Temos também fios de sustentação e luz pulsada, optamos por determinado método a depender da demanda do paciente", explica a dermatologista Vanessa Medeiros.

Coletivo Comum - Brasil 200


Instalação audiovisual, ciclo de debates, seminários, trilha, intervenções cênicas-literárias e gráficas, feira de livros, consumo de alimentos saudáveis, homenagem aos familiares das vítimas de Paraisópolis, sarau, slam e jongo: essas são as atividades previstas para a Ocupação Brasil 200, uma iniciativa do Coletivo Comum que ocorre na Comunidade Cultural Quilombaque de 8 a 12 de dezembro de 2022, quinta a segunda-feira, com entrada gratuita.

O evento parte do evento histórico da Independência do Brasil, simbolizado pelo Grito do Ipiranga em 7 de setembro de 1822, mito fundador criado e recriado segundo as conveniências das elites nacionais. A ideia é estabelecer um grande panorama sobre o Brasil contemporâneo, à luz da sua trajetória de violências e resistências.

Estão confirmadas as participações de: Bruno Paes Manso, Benedito Mariano, Rosemary Segurado, Julieta Paredes, Gerson de Souza Oliveira, Ave Terrena, Comunidade Cultural Quilombaque, Márcio Verá Mirim, Thaís Santos, Quilombo Periférico/Elaine Mineiro, Luiz Marques, Helena Silvestre, Renata Gonçalves, Fabio Luis Barbosa dos Santos, José Correa Leite, Marcelo Ridenti, Salloma Salomão, Julio Dojcsar, Coletivo Transverso/Cauê Maia, Renan Rovida, Renata Soul, Grupo Teatral Pandora, Movimento de familiares das vítimas do massacre em Paraisópolis, Slam da Guilhermina e Coral Firmeza Permanente/CIEJA Perus.

Para Fernando Kinas, diretor e pesquisador teatral que propôs a ideia geral da Ocupação, “só é possível compreender nosso país a contrapelo, na contramão de ideias geralmente aceitas”. Segundo ele “a brutalidade da nossa história, reunindo extrativismo predatório, escravidão e hiperconcentração de poder e renda, também reduziu nosso horizonte utópico e nossas perspectivas”. Agora, diante de novos desafios, como a ideologia do empreendedorismo e o ressurgimento de práticas fascistas, “é preciso um movimento crítico que surpreenda nossos hábitos, apontando para alternativas sistêmicas”.

Dicas simples para Decoração de Natal


Natal é época de reunir a família, amigos, decorar a casa para receber os que amamos e agradecer por mais um ano juntos. São nesses momentos mágicos que os detalhes fazem a diferença, principalmente no nosso lar. É durante o mês de dezembro que montamos a árvore, colocamos as luzes e a guirlanda na frente de casa, espalhamos enfeites decorativos em mesinhas e preparamos a mesa de forma temática para o momento da ceia. Mas você sabe de onde esses costumes vieram? 

Para cada elemento natalino, existe um significado cultural por trás. A árvore de Natal, por exemplo, é herança de um costume pagão. Acredita-se que os povos germânicos colocavam galhos de pinheiro em suas casas e nas aldeias para se protegerem contra os espíritos maus do inverno, durante o solstício de inverno. Além disso, as plantas simbolizavam vitalidade e fertilidade. Assim como a árvore, a Guirlanda também carrega um significado. Elas existem desde a Roma antiga, onde eram oferecidas como presente, como desejo de saúde ao presenteado. O formato do enfeite também representa a perfeição e o ciclo harmonioso do universo.  

Já os pisca-piscas, ou as luzes de Natal, são os substitutos das velas, usadas antigamente para expressar a iluminação trazida com o nascimento de Jesus. Esses e outros elementos têm uma coisa em comum: carregam significado, fé e cultura através da forma como os utilizamos em casa. Nessa época, a procura por esses itens dispara, e o consumidor vai às compras para preparar a casa. Na Ferreira Costa, as vendas nesse período crescem cerca de 18%. Por isso que o Home Center organizou dicas para você deixar o seu lar ainda mais bonito e pronto para essa data mágica do ano, através da decoração. 

Começando pela árvore de Natal, que tal mudar o estilo, misturando dois grandes eventos? Com a Copa, os enfeites em verde, amarelo e azul viram tendência e uma opção de decoração. Laços e outros elementos decorativos como flores também podem compor a produção.  
As luzes, assim como as bolinhas e penduricalhos, podem seguir as cores da bandeira do Brasil. No site ferreiracosta.com.br ou na loja, você encontra modelos de pisca-piscas emborrachados que reduzem o risco de acidentes em sua casa. Para quem não renuncia ao clássico, a Ferreira Costa dispõe diversas opções de adereços em vermelho, verde e dourado, nos tons tradicionais da festividade. Entre as opções estão bolas de Natal, estrelinhas, laços e festão.  

Um cantinho que não pode ficar de fora é a sala, onde recebemos e reunimos nossa família e amigos nesse momento de confraternização. Deixar o espaço mais aconchegante e bonito, é um carinho com seus convidados. Você pode começar pelo sofá, adicionando almofadas com capas temáticas do Natal. Vale apostar na estampa do Papai Noel, nas de folhas vermelhas e verde e complementar a composição com as cores lisas, intercalando. Debaixo, as mantas para sofá dão um toque a mais de conforto e elegância. Vale apostar em tons parecidos com os das estampas citadas anteriormente, ou procurar por tonalidades semelhantes a do seu estofado.  

Na mesa de centro, vasinhos, bonecos do Papai Noel e porta-retratos ajudam a promover uma decoração ainda mais especial. Assim como o tapete, que pode vir em estampas geométricas ou lisas, de acordo com sua preferência. Por falar em mesa, não podemos esquecer do momento mais especial da noite: a ceia. 

A mesa de jantar merece uma organização caprichada. Começando pela base, o pano americano é uma opção barata e elegante para sua composição e pode aparecer em diversas cores. Logo após, o sousplat, o responsável por apoiar o prato raso, também pode vir em diferentes formatos e tonalidades, do mais clássico ao mais moderno. Em seguida, o prato raso aparece em vários tons e modelos, um dos principais elementos da mesa posta. Por fim, o guardanapo, lindo e elegante, ele complementa todo o conjunto. Você pode inserir travessas e bowls para ter uma montagem ainda mais completa. 

Na Ferreira Costa, você encontra esses e outros elementos para deixar sua casa toda pronta para a época mais mágica do ano. Misturando a beleza com o conforto e a praticidade para toda família.  
*Sobre a Ferreira Costa:* 
Com 138 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Abertura de Verão na praia de Carne de Vaca



Nesse último final de semana, houve a Abertura de Verão na praia de Carne de Vaca, promovida pela prefeitura de Goiana, por meio da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural. O evento começou na sexta-feira (02) com uma Fanfest para o jogo do Brasil contra Camarões pela Copa do Mundo 2022. Ao final da partida, começaram também as apresentações no polo cultural com Toinho Ferreira, Índio Tabajara e Coco de Parea. "Estou muito feliz em participar da Abertura de Verão em Carne de Vaca. Espero que essa festa se mantenha por muitos anos. Trabalhamos sempre pelo melhor do nosso município", declarou o prefeito Eduardo Honório.

O palco cultural esteve localizado em frente à igreja de Sant'Ana, onde também foi instalada a feirinha de artesanato com exposição dos trabalhos de artesãos goianenses. "Gostei do polo cultural e principalmente da feirinha. Tem belos artesanatos e comprei panos bordados. Sou veranista em Carne de Vaca há 13 anos e foi muito bom a prefeitura de Goiana realizar essa festa", comentou Carla Santos. 

O palco principal foi montado no coqueiral, na avenida Vice-prefeito Joca de Souza que contou com o show de Dudu Sacaninha seguido da cantora Márcia Fellipe.

José Lourenço, morador de Carne de Vaca, decidiu assistir aos shows com seu filho. "Trouxe meu filho para se divertir porque fazia tempo que não acontecia festas tão boas e seguras assim", afirmou.

No sábado, o evento começou com apresentações culturais do Grupo Forrozano, Caboclinho Potiguares e Ciranda Santa Maria. Já no palco principal, a animação tomou conta do público com Raphaela Santos e Emanuel Pontual. No domingo foi a vez de Felipe Amorim, Grupo Aconchego, Val do Banjo, Davi Firma e Forró da Komanda.

A Abertura de Verão teve uma estrutura com policiamento, segurança e posto para atendimentos médicos. Além disso, beneficiou a movimentação do comércio local e do turismo na região. "Desde a festa em Atapuz notamos um aumento no número de clientes dos bares, restaurantes, hotéis e pousadas", comentou Cíntia Magda, proprietária de um dos restaurantes em Carne de Vaca.

O comerciante José Cleiton, dono de uma barraquinha de espetinho, também comemorou o aumento do movimento e o lucro. "Essa festa perto do final do ano deu grande aumento no meu faturamento. Lucrei pelo menos o triplo que tinha pensado nesses três dias de festa", relatou.

Outro setor que também obteve um resultado positivo com a festa foi o de transportes. "Fui contratado por um grupo de amigos para trazer e levar nos três dias de festa", disse o motorista Flávio Silva. "Um grupo de duas famílias contratou meus serviços e minha van. Esses dias de Abertura de Verão estão completando a minha renda", declarou o motorista José Lemos. Os ônibus de turismo e viagens não ficaram de fora. "Aluguei um ônibus, contratei um motorista e fui vendendo os lugares. Lucrei bastante nesses três dias", comentou Lucas Menezes, agente de viagens. 

Com um público total estimado em quase 15 mil pessoas nos 3 dias de festa em Carne de Vaca, a Abertura de Verão ocorreu de forma tranquila sem nenhuma ocorrência. "A prefeitura de Goiana está de parabéns pela realização do evento. Nosso policiamento trabalhou em conjunto com os guardas civis municipais e apoio de viaturas", disse o Tenente da Polícia Militar, Arquiles Vitorino.

Para a moradora da praia de Carne de Vaca, Dalva de França, a prefeitura soube como organizar a Abertura do Verão. "Teve equipe médica, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, Bombeiros... Me senti muito segura todos esses dias", afirmou.

A iniciativa da prefeitura de entregar garrafas plásticas aos participantes do evento deu muito certo. No total 3 mil garrafas foram entregues. Uma ação que garantiu mais segurança e proteção quem passou pelas áreas dos shows.

As secretarias de Turismo e Desenvolvimento Cultural; Saúde; Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; Vigilância Sanitária; Serviços Públicos; Sestran e Comunicação participaram e auxiliaram em todo o evento.

Imprensa Goiana PE

Triunfo Mural: Vivência no Alto


A cidade de Triunfo, no sertão do Pajeú (400 km do Recife), receberá a primeira edição do projeto de arte "Triunfo Mural - Vivência no Alto". Financiado pelo Funcultura através do edital geral 2020/2021, a ação promoverá oficinas gratuitas de Stencil (técnica de pintura onde molde vazado é usado para aplicar um desenho) e pintura Mural (intervenções artísticas em grandes paredes) de 12 a 23 de dezembro. Interessados em participar ainda podem se inscrever pelo fone (87) 981166948, e-mail triunfomural@gmail.com ou ainda pelo site instagram.com/triunfomural 

Idealizado pelo Artista Visual @Zinid, o projeto pretende viabilizar a pintura artística de 400m² em fachadas de casas e escadarias da comunidade do Bairro do Alto da Boa Vista e conta com a participação de artistas de outras regiões do estado, promovendo uma verdadeira intersecção de estilos e vivências. As oficinas ainda terão acessibilidade comunicacional e participação de pessoas com deficiência auditiva e visual.

Participarão da oficina “Pintura Muralista”os artistas Ganjja Pessoa (Recife), Matias Jungla (Goiana), Ariel Farfan (Petrolina) e João Diniz @Zinid (Triunfo), além de Mariane Alves (Triunfo) na oficina “Stencil: técnicas e experimentos”. 

Seminário Onje Omi: Comidas de Águas acontece nos dias 10 e 11 de dezembro no Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabí em Paulista (PE)

O Terreiro Nagô Ilê Axé Orixalá Talabí, localizado na comunidade de Paratibe, na região  metropolitana do Recife, realizará nos próximos dias 10 e 11 de dezembro o Seminário Onje Omi: Comidas de Águas. A atividade tem o propósito de fortalecer a
ancestralidade das mulheres negras e de Terreiros promovendo a transmissão e
preservação dos saberes, fazeres e memórias, ligados à gastronomia tradicional dos Orixás.

O seminário será desenvolvido a partir das reflexões da Ìyábásè Rosimary Guedes que convidará Iyabás de outros terreiros para compor o ciclo das vivências, sobre a
importância histórica das narrativas orais ligadas às Onje Omi, “Comidas de Águas”,
pratos sacros litúrgicos ofertados as Orixás das águas, divindades do panteão Nagô de grandes popularidades no estado de Pernambuco. A mesa farta das religiões de matriz afro-indígenas representa um legado preservado ao longo dos anos no estado, cujos
valores civilizatórios são preservados e transmitidos pelas mulheres de axé.

O seminário irá abordar as comidas das Iyabás Nanã, Iyemanjá e Oxum, divindades
ligadas respectivamente aos pântanos, ao mar e a lagoas, e as fontes, rios e
cachoeiras. O público alvo será formado, prioritariamente, por pessoas afro-indígenas pertencentes a comunidades tradicionais de terreiro do estado de Pernambuco, e moradores das cidades localizadas na região metropolitana do Recife com interesse no
universo da comida afro-brasileira de terreiro. Estes pratos, cheios de fundamentos e particularidades, representam tudo que há de
mais vivo e enérgico na culinária nagô. O uso de ingredientes como peixes, inhames e frutas, por exemplo, são representações deste aspecto de vivacidade que a partir do matriarcado estabelece relações culturais e religiosas com os rios, os mares, os mangues e com a fertilidade da terra pelas águas.

De acordo com a Mestra Rosimary Guedes, que exerce há mais de trinta anos o posto de Iyabasé (cozinheira chefe dos Orixás dentro da hierarquia do candomblé), sem água
não há nada dentro do Axé.
“Para tudo usamos a água, na nossa comunidade, na nossa cozinha de axé a água é tida como uma rainha, pois ela representa as nossas mães iyabás. Oxum é quem cuida dela, daí nossas comidas serem sagradas, porque mesmo as comidas mais quentes, as
mais apimentadas precisam do frescor da água”, afirma a Mestra.

A produção executiva do Seminário Onje Omi: Comidas de Águas é do Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social, coletivo que desenvolve ações que promovem geração de renda, trabalho e dignidade humana aos povos tradicionais de terreiro, valorizando os seus territórios enquanto espaço de preservação, fortalecimento e pertencimento cultural do patrimônio afro-indígena pernambucano. O incentivo é do
Governo do Estado de Pernambuco através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/PE). As inscrições serão realizadas presencialmente no primeiro dia
do seminário.

PROGRAMAÇÃO:
DIA 10 DE DEZEMBRO
13:00 – Inscrição do público participante;
13:30 – Abertura oficial e boas vindas;
14:00 – Vivência com a Iyabasé Rosimary Guedes que receberá as Iyabás: Conceição
Costa do Terreiro Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão;
Maria do Carmo do Ilê Axé Oyá Meguê - Terreiro Xambá;
Mãe Lú de Orixalá da Roça Jeje Oxum Opara Oxossi Ibualama;
Barbara Costa do Ilê Iyemojá Ogunte;
Iyalorixá Zefinha de Nanã do Ilê Omo Òrìsà Nanã-Buruku;
17:30 – Apresentação do espetáculo de dança Omi: Substância Ancestral;
18:00 – Encerramento do primeiro dia do seminário;
DIA 11 DE DEZEMBRO
17:00 – Abertura oficial da Mostra de Culinária Onje Omi: Comidas de Águas com
degustação gratuita de pratos ofertados as Iyabás (Orixás femininas);
18:00 - Apresentação do Espetáculo Omi: Substância Ancestral;
19:00 – Show do Afoxé Obá Iroko;
20:00 – Show do Afoxé Orixalá Baba Funfun;
21:00 – Show do Grupo Coco Verde e Melancia;
22:00 – Encerramento oficial do seminário.

SERVIÇO: - Seminário Onje Omi: Comidas de Águas acontece nos dias 10 e
11 de dezembro no Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabí em Paulista (PE)
Datas: 10 e 11 de Dezembro
Local: Comunidade Axé Talabi, Rua Orobó 257, Paratibe – Paulista/PE
Classificação: Livre
Participação: Gratuita
Informações: (81) 98791-6321 - Mãe Afine
E-mail: axetalabi@gmail.com

Orquestra Filarmônica de Pernambuco se apresenta na Igreja Madre de Deus


Orquestra Filarmônica Pernambuco faz apresentação gratuita na Igreja da Madre de Deus

Sob a regência do maestro João Pestolazzi, 21 músicos realizam um concerto natalino, com apresentação gratuita e aberta ao público, na próxima quinta-feira, dia 8 de dezembro, no feriado de Nossa Senhora da Conceição. O evento acontece na Igreja da Madre de Deus, localizada no Cais da Alfândega, centro do Recife, a partir das 19h. O concerto natalino terá a duração de 1h15m.
A Orquestra Filarmônica Pernambuco é o resultado do encontro da Suíça com o Recife, pois nasceu da paixão do maestro italiano João Pestalozzi pelo Recife. “O Recife é um lugar apaixonante. Quando vim aqui pela primeira vez, soube de cara que queria viver aqui e, mais ainda, queria colaborar com o desenvolvimento local. Acredito muito que o futuro está na mão dos jovens, por isso resolvi unir meu amor pela música à vontade de contribuir com o Recife e fundei uma orquestra com os jovens que não tinham as oportunidades que mereciam” diz Pestalozzi em uma fala embargada de emoção e paixão pelo trabalho filantrópico que realiza no Recife.
Segundo Dado Sodi, produtor do concerto, “o evento marca um ano de êxito para a OFP que conseguiu se manter ativa, realizando concertos no Teatro de Santa Isabel e, agora, em uma igreja tão importante para o Recife. Temos ótimas perspectivas para a OFP. E tudo isso é fruto do maravilhoso trabalho que Pestalozzi vem realizando com os jovens do Recife”.
A programação é composta por quatro atos, todos com composições de Johann Sebastian Bach. No primeiro ato, o Concerto para Violino em Lá Menor, com o solista Yuri Tavares. O segundo ato conta com o Concerto para Dois Violinos em Ré Menor, com as apresentações de Singrid Vitória e João Vitor. O terceiro ato conta com o Concerto para Viola em Dó Menor, com Cícero Bezerra. Finalizando o concerto, a orquestra toca Brandenburg Concerto nº 3, em Dó Maior. 

Orquestra – A Orquestra Filarmônica Pernambuco (OFP) foi fundada em novembro de 2019, com a participação de 60 músicos, no Recife, com o objetivo de divulgar para todo o mundo, o talento de jovens músicos pernambucanos. Devido à pandemia, a OFP foi obrigada a reduzir o número de integrantes para 20, mas conseguiu se manter ativa com apresentações presenciais e virtuais.
Maestro João Pestalozzi – Iniciou a sua formação musical aos 6 anos, com violino, e logo depois, contrabaixo e cravo. Desde 2014, faz a regência de orquestras em Londres, na Inglaterra, em e São Petersburgo, na Rússia. O maestro fundou a orquestra com o intuito de oferecer aulas de música aos jovens das áreas periféricas do Recife, contribuindo para o surgimento de novos talentos e oferecendo possibilidades de uma vida profissional através da música.

Goiana recebe equipamentos da Faculdade Tiradentes


Hoje (07), a prefeitura de Goiana, através da secretaria municipal de Saúde, recebeu da Faculdade Tiradentes (Fits) um total de 10 notebooks, 30 eletrocadiografos, 2 jump trampolim, 2 bolas suíças para pilates, 2 bolas feijões, 2 discos de equilíbrio e 1 kit de máscara nasal. Essa entrega foi realizada por meio do termo de cooperação (COAPES) firmado entre a prefeitura de Goiana e a Fits.

O COAPES foi elaborado para garantir ações de desenvolvimento na área da saúde do município. A prefeitura de Goiana disponibiliza o campo de prática para os alunos e residentes da Faculdade ampliando a integração ensino e serviço tão importantes para a formação dos profissionais. A Fits disponibiliza investimento financeiro (10% da receita) por meio de quatro eixos norteadores: formação profissional, equipamentos, obras e residência médica. A definição da utilização do recurso é definida pela gestão da secretaria de saúde.

Para a secretária de Saúde, Lícia Maciel, a parceria entre o município e a Faculdade Tiradentes é importante. "Disponibilizar o campo de prática na rede municipal é importante para formação dos futuros médicos, que desde já, estão sendo preparados para sua atuação no SUS e no município de Goiana, por outro lado, a doação ajuda a fortalecer e qualificar a assistência nos nossos serviços”.

Imprensa Goiana PE

Refazenda lança hoje nova coleção Horizonte


“Um marinheiro me contou, que a boa brisa lhe soprou, que vem aí bom tempo”. O trecho da canção Bom Tempo, do cantor e compositor Chico Buarque, traduz bem a energia da nova coleção da Refazenda, intitulada Horizonte, e que será lançada nesta quarta-feira, dia 7, nas lojas localizadas no Shopping Recife, em Boa Viagem, na zona sul, e na Galeria Esquina 586, na Praça de Casa Forte, zona norte do Recife, além do site.  
Magna Coeli, que criou as peças junto com Carli Rosas, explica que a coleção foi desenvolvida com o objetivo de lançar um olhar para os novos horizontes e imaginar que estão por vir bons tempos para todos nós. “imaginamos um novo tempo com boas energias e bons fluidos. Para isso, desenvolvemos uma coleção alegre e solar, com cores em tons de vermelho e laranja. Usamos linho, fibras naturais e linho com viscose. A modelagem une sensualidade e conforto”, adianta a estilista. 
A nova coleção conta ainda com estampas exclusivas produzidas pelo estúdio inglês Circleline, responsável por estampas de grifes famosas no mundo inteiro. Além disso, a coleção Horizonte conta com peças de dupla face e, também, camisas masculinas.