terça-feira, 28 de maio de 2024
Prefeita Elcione Ramos celebra aniversário com culto ecumênico em Igarassu
Na noite desta segunda-feira (27), a prefeita professora Elcione Ramos celebrou seu aniversário em um culto ecumênico, promovido por seus amigos, sendo realizado na Praça da Bíblia. A ocasião contou com a presença do vice-prefeito Amaury Henrique, dos vereadores Son, Lula do Lazerão, Prazeres, Maguila, e da população igarassuense, prestigiando a gestora em um momento de comunhão e fé.
O evento foi marcado pelas apresentações musicais do Grupo Nova Geração e do cantor cristão Armando Filho. Em um clima de alegria e devoção, os presentes puderam celebrar a vida da gestora e agradecer pelas bênçãos recebidas.
*A Prefeita Elcione declarou* sua felicidade em estar celebrando ao lado da população: “Sou grata a Deus por estar aqui, *comemorando mais* um ano de vida ao lado de todos vocês. Mesmo em meio a uma forte chuva, não pudemos deixar de agradecer ao Senhor pelas bençãos concedidas.”, afirmou Elcione.
Foto: Ivonildo Pedro
Imprensa Igarassu PE
O dia a dia para acolher e transportar pacientes dentro do hospital
“Quando um carro chega com o paciente, no Hospital dos Servidores, me aproximo primeiro com um cumprimento de bom dia. Dou uma cadeira para a pessoa sentar e aguardo o encaminhamento para exames ou internamento. Gosto de dar sempre atenção ao paciente. Ele ser bem recebido é essencial num momento tão delicado, que é estar em unidade de saúde”.
Essa declaração é de Wellington Gonçalves, 53 anos, mais conhecido como Peixe, um dos maqueiros do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), que pega no serviço de segunda a sexta-feira, e recebe, quase diariamente, elogios dos beneficiários. A função, mesmo antiga, ainda traz muita satisfação para quem realiza e tranquilidade para quem está sendo transportado e recebendo os cuidados.
Wellington, está no HSE, há cinco anos. Antes trabalhava no Mercado Público, limpando peixe, por isso o apelido. “Recebi o convite de uma colega para fazer um treinamento e trabalhar como maqueiro. Não sabia que iria mudar minha vida. Sou muito feliz com minha profissão”.
A função do maqueiro é receber os pacientes, encaminhar para áreas solicitadas, conferir e transportar exames, materiais ou equipamentos. Eles providenciam macas e cadeiras de roda para o transporte seguro dos pacientes, por isso são fundamentais no dia a dia dos hospitais já que o fluxo de pessoas da recepção para centros cirúrgicos, salas de atendimento, UTIs e leitos depende do trabalho que exercem.
No HSE são 28 profissionais que percorrem os três andares da unidade, uma equipe trabalha como diarista, e a outra no regime de plantão. Edmilson Manoel da Silva, 56 anos, está há 35 anos de plantão se dedicando aos pacientes, transportando e conversando com eles nos momentos bons e nos ruins. “Os maqueiros são mais uma das peças fundamentais no atendimento hospitalar, são eles que levam os pacientes para exames, fazem os transportes intersetoriais do hospital e muitas vezes são os confidentes dos pacientes nas horas de maior ansiedade quando estão levando os mesmos para o bloco cirúrgico, e acabam dando uma palavra de conforto e alento aos pacientes. Aqui no HSE são pessoas muito queridas e elogiadas pelos pacientes. Só temos a agradecê-los pelo excelente trabalho”, destaca o diretor médico do HSE, Rogério Ehrhardt.
“Esse trabalho é a minha vida, gosto de me dedicar aos pacientes, transporto eles, mas também converso, passo uma mensagem positiva quando noto que eles estão tristes, e reforço que temos que acreditar primeiramente em Deus”, explica. Edmilson chegou no Hospital para trabalhar na área de jardinagem, mas logo foi chamado para fazer teste, participou de capacitação e até hoje se encanta com o que faz. “Se eu gosto do que faço? Não é à toa que estou há 35 anos nessa atividade”, conclui.
Com apoio da CBF e da FPF, OAB promove 1º Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia em Recife
O Conselho Federal da OAB realizará, a partir desta terça (28) até o próximo domingo (2), o 1º Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia, em Recife (PE). Um marco inovador na advocacia brasileira, a iniciativa é organizada pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (Concad), Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB-PE) e Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), e inaugura uma competição destinada a unir, por meio do esporte, advogados e advogadas de todo o país.
A cerimônia de abertura do campeonato foi realizada na sede da OAB-PE, no Centro do Recife, na noite desta última segunda (27). Os jogos serão realizados no Centro de Treinamento do Retrô FC Brasil, em Aldeia. Já a final do futebol e a premiação das equipes terão como palco principal o Estádio dos Aflitos, nos Aflitos. A competição contemplará as modalidades de Futebol Masculino (Livre e Master) e Futebol Society (Masculino Master, Super Master e Sênior e Feminino Livre).
O campeonato conta com a chancela de duas importantes instituições do esporte brasileiro: a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). As bolas usadas durante o evento serão oficiais e a FPF designará os árbitros dos jogos.
“O campeonato representa uma extraordinária oportunidade para fortalecer os laços e promover a integração dentro da comunidade jurídica. Além disso, destaca o papel fundamental do esporte na promoção do bem-estar e da saúde mental dos profissionais do direito. Estamos entusiasmados com essa iniciativa e confiantes de que será apenas o primeiro de uma série de eventos que visam fomentar a união e a camaradagem entre os membros da advocacia em todo o Brasil”, afirma o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.
_Confira a tabela de jogos completa, com todas as categorias:_
https://futeboldaadvocacia.oab.org.br/wp-content/uploads/2024/05/TABELA-DE-JOGOS-FUTEBOL-OAB-2024.pdf
*País do futebol*
O 1º Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia terá ainda uma mascote, chamada "Didi", uma homenagem à fauna pernambucana, representada por uma onça suçuarana.
O coordenador nacional das Caixas de Assistência, Eduardo Uchôa Athayde destaca o retorno dos eventos esportivos na entidade. “Esta gestão da Concad tem o objetivo de promover a saúde e o bem-estar da advocacia. Estamos, portanto, entregando um calendário de eventos esportivos que representa não só a retomada da pauta dos esportes no Sistema OAB, mas também a ideia de que, por meio dessas atividades, conseguiremos atingir não só os participantes, mas toda a família dos advogados e advogadas”, ressalta.
A presidente da CAAPE, Anne Cabral, enfatiza que, no âmbito da promoção da saúde e bem-estar, o futebol se destaca como uma das principais atividades oferecidas pela CAAPE, proporcionando uma maneira divertida de cuidar da saúde. “É com grande satisfação que sediamos o 1º Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia, proporcionando um momento de integração da classe, onde novas conexões e laços serão fortalecidos para além do ambiente de trabalho. Estendemos os braços em acolhimento a todos os participantes e esperamos contribuir para uma experiência marcante e enriquecedora para todos os envolvidos”, reforça.
Presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins também enfatiza a intenção de construir uma comunidade jurídica ainda mais unida por meio do esporte. “Essas iniciativas não apenas promovem a saúde física e mental dos inscritos, mas também fortalecem os laços de cooperação entre nós, advogadas e advogados”.
*Para mais informações sobre o evento, acesse:* https://futeboldaadvocacia.oab.org.br/
Em Cupira, Zé Maria e Eduardo Lira anunciarão o Pré-Candidato a Vice-Prefeito, em 06 de junho
O Prefeito de Cupira, José Maria Leite de Macedo - UB e o Vice-Prefeito e Pré-Candidato a Prefeito de Cupira, Eduardo Lira - UB, bem como a Direção Municipal do União Brasil, anunciam data para divulgar o nome do Vice-Prefeito que vai compor majoritária do partido e concorrer nas eleições municipais 2024, em 06 de outubro. A Assessoria de Imprensa do União Brasil Municipal confirma o ato de anúncio para o dia 06 de junho, na Fazenda e Pousada Lar de Glória. A solenidade será restrita à políticos e familiares dos mesmos.
Após dois mandatos consecutivos como chefe do executivo cupirense, José Maria deixará um legado administrativo aclamado pela sociedade com mais de 91% de aprovacão. Além do mais, o Prefeito marca sua gestão com uma transformação social e econômica nunca vista na cidade, com visibilidade, noticiabilidade e reconhecimento Pernambuco afora, destacando-se principalmente pelos vários investimentos na educação, segurança e infraestrutura.
José Maria anunciou oficialmente Eduardo Lira como seu Pré-Candidato a Prefeito, em 04 de janeiro deste ano, na Câmara de Vereadores. Na solenidade, centenas de pessoas compareceram no legislativo entre eles políticos, familiares, servidores, civis e a imprensa. Já para o anúncio do Pré-candidato a Vice-Prefeito, em 06 de junho, a expectativa é muito grande. Nos bastidores ventilam-se vários nomes próximo ao Prefeito Zé Maria e ao Vice-Prefeito Eduardo Lira, mas sem nenhuma confirmação pelo Executivo.
Artesanato Nordestino irá reunir uma variedade de itens no Caruaru Shopping
O Caruaru Shopping estará promovendo, a partir do dia 28 de maio, o Artesanato Nordestino. O evento acontecerá no corredor da livraria, de acordo com o horário de funcionamento do centro de compras e convivência.
Quem visitar o espaço vai poder conferir toda a riqueza e a diversidade do artesanato da região, apresentando uma variedade de itens únicos.
O público encontrará arte sacra, marchetaria, artigos em madeira, como carros e carroças, produtos em pedra, além de vestidos, tiaras e roupas juninas, perfeitos para as festas juninas.
O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.
Assaí agora tem plano de saúde pet
*São Paulo, maio de 2024 –* Para expandir a oferta de serviços disponíveis aos(às) seus(suas) clientes, o Assaí Atacadista passa a disponibilizar, a partir deste mês, a contratação de planos de saúde e assistência veterinária para cães e gatos com atendimento 24 horas em todo o Brasil. O "Plano de Saúde Pet" passa a fazer parte do cardápio de opções da rede e poderá ser adquirido nos *Núcleos de Atendimento ao Cliente (NAC)* de todas as lojas do atacadista pelo País, com pagamento direto por qualquer cartão de crédito, incluindo o Passaí, formato próprio da Cia. A iniciativa é conduzida em parceria com a A.Pet, empresa especializada em planos de assistência veterinária para cães e gatos, que será a operadora responsável para a prestação dos atendimentos.
Ao todo, o plano é dividido em dois modelos de contratação, disponíveis para escolha no momento da confirmação do pedido de cadastro, e inclui um período de *12 meses de carência* para condições de saúde preexistentes ao início de vigência do plano. Feita a escolha por qualquer um deles, o(a) cliente tem acesso a serviços de consulta emergencial; telemedicina; atendimento ambulatorial, exames, cirurgia, entre outros. Entre eles, estão a modalidade *"Plano Básico"*, com mensalidade de R$ 29,90 e limites anuais de R$ 1.100; e o *"Plano Intermediário"*, com mensalidade de R$ 59,90 e limites anuais de R$ 3 mil; ambos com foco em atendimento de acidentes e enfermidades ou por solicitações médico-veterinária.
Como facilidade, o(a) cliente pode realizar a contratação de maneira rápido e fácil em qualquer uma das 293 unidades do Assaí pelo Brasil. Entre os diferenciais dos planos ofertados estão, ainda, a facilidade na contratação; e a possibilidade do tutor encaminhar seu pet para uma das clínicas da rede parceira, ou à sua clínica de confiança (livre escolha), sempre com total apoio dos canais de atendimento APet, através do 0800, WhatsApp e e-mail.
De acordo com Raphael Borges, *Gerente de Produtos e Serviços Financeiros do Assaí Atacadista*, Com a introdução do Plano de Saúde Pet, nossa intenção é fortalecer o portfólio de Produtos e Serviços Financeiros do Assaí, que já conta com o Passaí como uma opção de cartão de crédito. O trabalho, feito com todo o suporte dos times da A.Pet, traz mais comodidade e praticidade aos nossos clientes e mostra o compromisso do Assaí em oferecer soluções abrangentes e acessíveis para atender às necessidades de nossos clientes e dos seus animais de estimação".
"Estamos muito felizes com esta parceria com o Assaí Atacadista, através da qual reforçamos nosso compromisso de democratizar o acesso à saúde veterinária, contribuindo para evolução do ecossistema que incluí os tutores, seus pets e os veterinários. Elaboramos planos exclusivos, com excelentes coberturas e preços acessíveis, permitindo ao cliente um melhor planejamento financeiro para cuidar e dar uma vida mais longa e saudável para seu pet." comenta Luiz Gênova, *CEO da APet*.
*Sobre o Passaí*
O Passaí é o cartão de crédito próprio da rede atacadista. Lançado em 2017, o cartão oferece um benefício especial para os(as) clientes que frequentam as lojas do Assaí: comprando a partir de uma unidade, o(a) cliente já paga preço de atacado. Além da vantagem de economia nos preços, o cartão tem adquirido possibilides ao longo dos anos. Mais recentemente, passou a disponibilizar a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, modalidade de crédito que permite antecipar, de uma só vez, o valor anual disponibilizado pelo FGTS no mês do aniversário do(a) cliente. Cada loja do Assaí conta com um balcão do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) exclusivo para o atendimento a serviços de Serviços Financeiros do Assaí, com atendentes dedicados para apresentar os serviços e suas vantagens aos(às) clientes das unidades.
*Sobre o Assaí Atacadista*
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador) de Cash&Carry/Atacarejo, fundada em São Paulo (SP) e que completa 50 anos em 2024. Atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes. Como a 2ª maior varejista do Brasil, alcançou faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023 e se tornou a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). Atualmente, conta com 288 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF), e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo uma empresa certificada pelo selo Great Place to Work (GPTW). Em 2023, recebeu diversos reconhecimentos, como o título de marca de varejo alimentar mais valiosa (Interbrand e Brand Finance) e liderança Top of Mind na categoria "Atacado" (Instituto Datafolha). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa unicamente de Cash&Carry negociadas tanto na Bolsa de Valores brasileira (B3 – ASAI3) quanto na de Nova York (NYSE - ASAI). O Assaí é, ainda, o único varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.
CECORA não funcionará na quinta-feira (30), em virtude do Feriado Municipal de Corpus Christi
A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Diretoria das Feiras Livres, informa à população que devido ao Feriado Municipal de Corpus Christi, o CECORA não estará em funcionamento nesta quinta-feira (30).
O referido centro de compras volta a funcionar normalmente a partir da sexta-feira (31).
Feriado de Corpus Christi na Ferreira Costa
Devido ao ponto facultativo de 30 de Maio, as lojas da Ferreira Costa funcionarão em horários diferentes.
*Tamarineira: 08h às 21h*
*Imbiribeira: 08h às 21h*
*Caruaru: 08h às 20h*
*Garanhuns: Fechada*
Para quem pretende continuar comprando no conforto do seu lar, é possível efetuar as compras através do www.ferreiracosta.com ou em nosso aplicativo Ferreira Costa disponível para IOS e Android.
*Sobre a Ferreira Costa:*
Com 139 anos de história, a Ferreira Costa, maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com, com entrega para todo Brasil.
Plaza Shopping promove mostra inédita de J. Borges
Como forma de valorizar a arte e a cultura popular, o Plaza Shopping vai realizar, a partir desta terça (28) até o dia 30 de junho, a mostra inédita “J. Borges – O Mestre da Xilogravura”, no piso L4, no mesmo horário de funcionamento do mall e com acesso gratuito. Serão 20 obras exclusivas classificadas com temas alusivos ao Nordeste, contando ainda com duas concepções dos filhos do artista, Pablo Borges e Bacaro Borges. Tudo sob a curadoria de Ângelo Filizola, com grande conhecimento do trabalho do pernambucano e expressivo histórico de exposições.
Quem for conferir a exibição, que faz parte da programação junina do Plaza Shopping, poderá desfrutar da criatividade de J. Borges a partir de xilogravuras coloridas e outras com detalhes no melhor estilo preto e branco. A estrutura contempla seis painéis com dimensões de 2,75 x 2,13, e de 1,20 X 2,13, assim como duas cortinas com mais de 200 cordéis. “Quando pensamos nesse projeto, pensamos na valorização do regionalismo divulgando esse artista local com uma obra tão importante para a cultura do nosso Estado. O público do Recife não poderia deixar de ter essa oportunidade, conhecer o trabalho dele, um patrimônio vivo de Pernambuco que brilha da cidade de Bezerros para todo o mundo”, destaca a gerente de marketing do mall, Carol Seabra.
A mostra será dividida em etapas como Matrizes, Provas do autor, Xilogravuras, Obras destacadas (com gravuras mais bem sucedidas de sua trajetória), Cortina de Cordel e Dois Quebra Cabeças. “As peças foram criadas exclusivamente para esse projeto do Plaza Shopping. Inclusive, com componentes que vão estimular a curiosidade e a interação das crianças. Será uma oportunidade maravilhosa para pessoas de todas as idades, com obras supercoloridas para alegrar e inspirar do jeito que os festejos da temporada fazem com o nosso povo”, enfatiza Ângelo.
*Parte educativa*
Além de toda a riqueza de detalhes estéticos, a mostra contará com parte educativa, que será demonstrada através de textos e imagens sobre como se faz uma matriz e como se escreve um cordel.
Para mais informações sobre a programação do Plaza Shopping, acompanhe as redes sociais @plazacasaforte e https://www.plazacasaforte.com.br.
*Serviço:*
O que: mostra “J. Borges – O Mestre da Xilogravura” no Plaza Shopping (Recife/PE)
Quando: a partir desta terça (28) até o dia 30 de junho de 2024
Onde: piso L4
Horários: das 9h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 21h, aos domingos
Livraria do Jardim anuncia Arraial Cultural com atividades para todas as idades
Junho se aproxima e com ele também iniciam-se as celebrações dedicadas a São João. Assim, para dar início às festividades juninas, no dia 8, a Livraria do Jardim realizará o “Arraial Cultural do Jardim”, uma festa repleta de atividades para toda a família que promete trazer diversão e tradição ao longo de sua programação.
No dia, as festividades começam às 09h com a abertura do espaço e um piquenique temático recheado de comidas típicas preparado pelo Celeste Café. Ainda pela manhã, haverá uma programação dedicada à criançada, com oficina de pintura e xilogravura às 10h, seguida por uma oficina musical às 11h, além de uma contação de histórias especial sobre a história de Luiz Gonzaga.
Durante o período da tarde, a partir das 14h, os visitantes poderão se divertir em um parque de diversões juninas. A ideia é fazer uma quermesse que contará com brincadeiras tradicionais, como touro mecânico, parede de escalada, além de muita comida típica.
E se tem festa junina, não poderia faltar música ao vivo para animar ainda mais o ambiente. Assim, a partir das 18h, o trio Forró de 1 Real, formado por sanfona, triângulo e zabumba, sobe ao palco tocando o autêntico e contagiante forró pé de serra.
Vale lembrar que toda programação mencionada acima é gratuita e acontecerá na Livraria do Jardim, localizada na Av. Manoel Borba, nº 292, no bairro da Boa Vista. A inscrição pode ser realizada através do link do Sympla também disponível no Instagram @livrariadojardim e no @jardimespaçoplural.
Sesc PE intensifica a preparação para evento dedicado à Educação de Jovens e Adultos
O Sesc Pernambuco segue com as inscrições para o “II Seminário Diálogos Sobre Teorias e Práticas Inovadoras na EJA”, que será realizado de 27 a 29 de junho, no Centro Cultural Sesc, em Garanhuns. O evento, que conta com a parceria do Departamento Nacional do Sesc, se propõe a contribuir com a qualificação dos profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos, em todo o país, sobretudo pela carência de formações voltadas para este segmento da educação básica, visto que o Brasil possui altos índices de analfabetismo, que chegam a 5,6%. No Nordeste, este dado representa 11,7%, tornando-se a região com maior percentual.
Para se inscrever, basta acessar o site https://www.even3.com.br/seminariodaeja2024. A taxa custa R$ 100. Trabalhadores do comércio e seus dependentes, que possuem a Credencial Sesc em dia, e estudantes têm desconto e pagam R$ 50. Para os portadores do Cartão do Empresário, o valor é de R$ 75. Para quem submeteu trabalhos no Seminário, a divulgação dos aprovados será no dia 7 de junho e a apresentação no dia 28 de junho.
O Seminário terá como base quatro eixos temáticos: “Criatividade, Inovação e Tecnologias Educacionais”, “Práticas Pedagógicas, em diálogos com as áreas de conhecimento”, “Inclusão e diversidade” e “Educação Empreendedora e Mundo do Trabalho”. Nos dias do evento, os inscritos poderão participar de espaços de socialização, rotas de conhecimento, painéis educativos, roda de diálogos e prestigiar apresentações culturais. O destaque será a Feira de Economia Criativa, com alunos da EJA do Sesc Garanhuns entre os expositores.
“Para este Seminário, um dos mais importantes já realizados no país, teremos, na programação, especialistas e profissionais renomados que, juntos, irão discutir, refletir e socializar as melhores práticas desenvolvidas na EJA, seja no Sesc ou nas redes públicas de ensino”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Estudantes universitários da área de Educação, terão, neste evento a oportunidade de se aprofundarem nas temáticas e, com isso, poderem contribuir com o aprimoramento, qualificação e inovação da prática docente.
Estão confirmadas as participações da filósofa e poetisa Viviane Mosé (Mestre e Doutora em Filosofia – UFRJ), responsável pela conferência de abertura; Catarina Gonçalves (pedagoga, Mestre e Doutora em Educação – UFPE); Conceição Damascena (professora de Esportes do Sesc PE e Mestranda em Concentração Biodinâmica do Movimento Humano – UFPE); Dalvaneide Araújo (Doutora do Programa Ciências da Educação – Universidade de Coimbra/Portugal); Daniele Bartira (Pedagoga com Especialização em Psicopedagogia e em Neuroeducação – UPE); e Janaína Branco (gerente de projetos educacionais e professora na CESAR School).
Também estarão presentes Jorge Teles (Mestre em Economia e Doutor em Educação – UFF), Marcos Barros (Mestre e Doutor em Ensino das Ciências – UFRPE), Teresa Lopes (Pós-doutorado em Semiótica – Université Sorbonne, Paris 1) e Vladimir Barros de Souza (ilustrador, infografista, animador e designer digital no CESAR/School). Bárbara Carine (Doutora em Química – UFBA/UEFS), autora do best-seller “Como ser um Educador Antirracista”, fará a conferência de encerramento.
O Departamento Nacional do Sesc será representado por analistas em Educação, como Ana Lucélia Dias (Mestra em Psicologia Social e Institucional – UFRGS), Isaac D’Césares (Mestrando em Ciências de Dados – UFRJ), Lucas Lopes (Mestre em Ciências do Movimento Humano – UFRGS), Antonio Henrique de Castilho (Mestre e Doutor em Literatura pela PUC-Rio) e Thalita Crespo (Mestra em Botânica – Escola Nacional de Botânica Tropical/RJ).
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
*Serviço: II Seminário Diálogos Sobre Teorias e Práticas Inovadoras na EJA*
Realização: Sesc Pernambuco, em parceria com a Rede Sesc de Educação
Data: de 27 a 29 de junho
Local: Centro Cultural Sesc – Rua Cônego benigno Lira, s/n, Centro – Garanhuns
Inscrições no link https://www.even3.com.br/seminariodaeja2024
Taxa: R$ 100 (público geral) / R$ 50 (portadores da Credencial Sesc atualizada e estudantes) / R$ 75 (portadores do Cartão do Empresário)
Município de Garanhuns define representante em concurso de leitura de Pernambuco
Garanhuns definiu nesta terça-feira (28) a representante no Concurso Ler Bem, um importante evento de incentivo à leitura para estudantes das escolas municipais de Pernambuco. Entre as finalistas uma estudante de uma das escolas em tempo integral do município conquistou o primeiro lugar.
163 municípios estão inscritos no Concurso Ler Bem, que é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA), visa através de uma competição escolar, incentivar a formação de jovens leitores do 4º ano do Ensino Fundamental.
As estudantes foram avaliadas de acordo com o regulamento do concurso, em que foram avaliadas pela entonação da voz, espontaneidade e aplicação das pausas necessárias de acordo com a pontuação. Entre as finalistas, Mallu Victoria, da EFITI Miguel Arraes de Alencar, alcançou a maior nota.
“Primeiramente, eu quero agradecer a Deus por me dar essa oportunidade. Também agradeço à minha mãe que puxou meu pé pra ler, meus amigos, às professoras da escola que me incentivaram a ler”, falou a estudante Mallu Victoria.
Ao todo, 28 escolas se inscreveram e realizaram a primeira etapa, que aconteceu nas unidades de ensino. Três semifinais foram realizadas para chegar ao nome das três finalistas que se apresentaram hoje na sede da Secretaria de Educação. O momento também contou com a contação de histórias da professora Jackelinne Brasileiro.
“Mais um ano estamos culminando a etapa municipal, obrigada a todas as escolas que se envolveram e participaram. A leitura é um instrumento de emancipação protagonismo e construção de cidadania na relação do respeito ao outro” afirmou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.
A próxima fase será a regional, que será realizada em julho.
Fotos: Vinicius Vilela
Imprensa Garanhuns PE
Monte Rodovias faz blitz junto com o Detran
A Monte Rodovias finalizou a campanha Maio Amarelo com uma ação educativa que ocorreu na última quinta e sexta-feira, em parceria com o Detran e o DER de Pernambuco. Durante uma blitz, realizada pela Turma do Fom-Fom, do Detran, os motoristas receberam orientações e material sobre educação e gentileza no trânsito.
É importante ressaltar que a segurança viária nas rodovias é um tema trabalhado o ano inteiro e que envolve a proteção de vidas humanas e a prevenção de acidentes. Várias estratégias e tecnologias têm sido implementadas para minimizar os riscos e melhorar a segurança nas estradas, entre elas, a educação dos motoristas, considerada uma das principais ferramentas para melhorar a segurança viária.
Durante todo o ano, a Monte Rodovias promove campanhas de conscientização sobre os perigos do excesso de velocidade e da importância do uso do cinto de segurança. Além disso, a segurança viária nas rodovias é uma tarefa contínua, que envolve educação, infraestrutura, tecnologia e legislação. Por isso, promover a segurança nas estradas é uma responsabilidade compartilhada que beneficia todos os usuários e contribui para um trânsito mais humano e eficiente.
Prefeitura de Belo Jardim adquire três novos ônibus escolares para melhorar transporte estudantil
A Prefeitura de Belo Jardim anunciou a aquisição de três novos ônibus escolares, cada um com capacidade para 60 passageiros, ao custo de R$ 469.499,00 cada, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhões. A compra foi realizada por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), por meio do Programa Caminho da Escola, e tem o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Essa conquista é fruto de articulação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Tecnologia.
Os novos veículos irão ajudar a aliviar a frota existente da secretaria, oferecendo mais conforto e atendimento de qualidade tanto para os estudantes da zona urbana quanto para os da zona rural.
Desde o início da gestão atual, a Prefeitura de Belo Jardim tem investido fortemente na educação, com diversas aquisições de transportes escolares. Um marco importante foi em 2021, quando o município adquiriu seis novos e modernos ônibus para a frota escolar. Dois desses veículos foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar de Mendonça Filho, apresentada no final de seu mandato como deputado federal em 2018.
Os outros quatro ônibus contaram com o apoio de Mendonça Filho junto ao diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, Gabriel Medeiros Vilar, provenientes de pactuação do Termo de Compromisso no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) e do FNDE. Agora totalizam nove coletivos.
"A aquisição de mais ônibus é um passo significativo para melhorar a qualidade do transporte escolar e garantir que nossos alunos cheguem com segurança e conforto às escolas," destacou a secretária de Educação, Esportes e Tecnologia de Belo Jardim, Carmen Peixoto.
Diretores do Moda Center entregam ao senador Fernando Dueire reivindicações de interesse do polo
Nesta terça-feira (28), o síndico do Moda Center, Tales Nery, e o conselheiro consultivo, José Gomes Filho, participaram de uma reunião, em Recife, com o senador Fernando Dueire (MDB). No encontro intermediado por Zilda Moraes, assessora parlamentar do deputado federal Mendonça Filho (União Brasil), foi entregue ao senador Dueire um ofício com reivindicações de interesse não apenas do Moda Center, mas de todo o Polo de Confecções de Pernambuco.
Dentre as reivindicações, estão a defesa pela isonomia tributária para as empresas de confecções frente às concorrentes asiáticas, mais segurança nas rodovias que dão acesso aos centros de compras da região, medidas para ampliação do turismo de compras, conclusão das adutoras do Alto Capibaribe e Agreste e a defesa, junto aos órgãos federais, pela implantação unidades físicas do “Sistema S” (SENAI, SEBRAE, SESC e SESI) em Santa Cruz do Capibaribe.
“Fomos muito bem recebidos pelo senador Fernando Dueire e ele se mostrou sensível às demandas que nós apresentamos. Pudemos mostrar nossas dificuldades, apresentar em números o potencial empreendedor do Moda Center e dos demais centros de compras em nossa região e, claro, formalizar nosso pedido para que ele seja uma das vozes em defesa de nossas reivindicações.”, pontuou Tales.
“Essa é uma região promissora que tem futuro, que gera emprego e economia não só para Pernambuco, mas para todo o país. Apesar das dificuldades, essa região pulsa e estou colocando meu mandato de senador da República à disposição. Já estamos tratando da BR-104 em Toritama, mas vamos conversar também sobre a agenda que aqui foi posta, para que a gente acompanhe, assunto por assunto, o começo, meio e fim.”, destacou o senador Dueire.
Também participou da reunião a ex-deputada e ex-conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teresa Duere.
Senac oferece curso Tráfego Pago e Mídia de Performance na Prática
O Tráfego Pago é uma excelente ferramenta para melhorar a visibilidade de sites na web, principalmente para as micro e pequenas empresas. Uma oportunidade está disponível no Senac através do curso de Tráfego Pago e Mídia de Performance na Prática, que conta com motores de busca e mídias sociais para direcionar o tráfego para um site. As matrículas podem ser feitas pelo site www.pe.senac.br/cursos-2/.
Esses especialistas são cruciais para empresas que buscam maximizar seu retorno sobre investimento em publicidade online, utilizando técnicas avançadas e análises detalhadas para atingir públicos-alvo específicos e aumentar a eficácia de suas campanhas digitais. A demanda por profissionais com conhecimentos e habilidades especializadas para estratégias de marketing digital tem crescido nos últimos anos, estimulada pela importância crescente do tráfego pago e da mídia de performance.
Visando esta realidade, os alunos terão aulas voltadas aos conhecimentos e habilidades especializadas para otimizar as estratégias bem estruturadas de marketing, especialmente nas áreas relacionadas ao tráfego pago e à mídia de performance na busca. Na formação, serão desenvolvidas técnicas de marketing digital que auxiliam no resultado de busca de um site em outras plataformas de publicidade online, aumentando a chance de transformar visitantes em clientes. A proposta é facilitar o entendimento das campanhas e configurar os lances para definir o orçamento.
O curso tem início em 17 de junho e agrega a situação de aprendizado prático, após assimilação da teoria. Durante a formação, o aluno poderá encontrar métodos de facilitar suas campanhas, dando assim um resultado mais próximo do almejado. Em virtude do curso, o aprendizado pode ser um pontapé inicial para quem almeja a área, assim como um potencial ganho de lugar no mercado de trabalho. Para mais informações, basta fazer contato pelos telefones (81) 3413.6723 / 6722 / 6651.
SERVIÇO
Curso de Tráfego Pago e Mídia de Performance na Prática
Quando: de 17 de junho a 1º de julho
Aulas de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30
Local: Senac Recife
Endereço: Av. Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro
Investimento: 6x de R$ 60 no cartão de crédito
Inscrições: www.pe.senac.br/cursos-2/
Mais informações: (81) 3413.6723 / 6722 / 6651
24ª Fenearte anuncia venda antecipada de ingressos, ampliação da área de entrada e o dobro do número de traslados gratuitos
O trabalho de artesãs e artesãos, em seus movimentos ritmados, tirando sonoridades das ferramentas e das matérias-primas em que tocam, é a inspiração da 24ª Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que traz como tema “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente”. Neste ano, a Maior Feira de Artesanato da América Latina acontece de 3 a 14 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.
Realizada pelo Governo do Estado através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, a 24ª Fenearte recebe investimento total de R$ 15 milhões e espera renovar os bons números alcançados no ano passado, quando foram registrados recordes de público, com cerca de 315 mil pessoas, e impacto econômico, de R$ 52 milhões. A edição teve 97% de aprovação dos artesãos, indicando a sua relevância para estes agentes da cultura e da economia.
“Quando julho chega, Pernambuco se enche de arte, cultura e negócios, com a Fenearte. A 24ª edição está chegando, e é por meio desta feira que dinamizamos a cadeia produtiva do artesanato. A Fenearte reflete as nossas raízes e promove autonomia financeira e inclusão para muita gente. Nós, que fazemos a Adepe, estamos com a mão na massa para que seja, novamente, grandiosa e cheia de bons negócios para os artesãos”, diz o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho.
Mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores de todo o Estado de Pernambuco, de outras partes do Brasil e do exterior participam da 24ª Fenearte. No total, são cerca de 700 espaços de comercialização. Houve recorde nas inscrições para o setor Individual Pernambuco, que reúne artesãos do Estado: foram mais de 1.400 candidatos para os 304 estandes disponíveis nesta área da feira.
“O sucesso da edição passada consolidou a Fenearte enquanto importante política pública do Estado e também como ambiente de relevância para o desenvolvimento da cadeia do artesanato e da economia de Pernambuco. Nosso desafio agora é tornar a feira ainda melhor. Neste sentido, temos novidades que trarão maior conforto, acesso e mais experiências para todos”, adianta a diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, Camila Bandeira, que é diretora-executiva da Fenearte.
“Para os artesãos, vamos lançar o programa Pernambuco Artesão, em convênio com o Sebrae-PE. Trata-se de uma série de ações que se iniciam nesta Fenearte”, conta a diretora. “A artesã, o artesão, está no centro da Fenearte. O tema deste ano, ‘Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente’, é uma grande homenagem a eles, que nos tocam, com suas obras, de forma visual, tátil e também sonora.”
NOVIDADES NA 24ª FENEARTE
VENDA ANTECIPADA DE INGRESSOS — Pela primeira vez, a Fenearte disponibiliza venda antecipada de ingressos, para que os visitantes tenham maior comodidade e se livrem de longas filas durante a feira. As vendas já estão abertas, pelo site https://www.evenyx.com/24a-fenearte e em pontos de venda físicos. Os ingressos custam R$ 12 (entrada inteira) e R$ 6 (meia-entrada), de segunda a quinta-feira; R$ 16 (entrada inteira) e R$ 8 (meia-entrada), de sexta-feira a domingo.
ENTRADA MAIS AMPLA — Este espaço será maior em tamanho, melhorando a circulação das pessoas e possibilitando um aumento no número de bilheterias: de 18 para 30. Nele haverá também totens de autoatendimento, balcão de informações e telas para que os visitantes acompanhem a programação diária. Nesta área mantêm-se os espaços expositivos: o Espaço Janete Costa, o Salão de Arte Popular Ana Holanda, o Salão de Arte Popular Religiosa e a Galeria de Reciclados.
NOVOS MESTRES NA ALAMEDA — Dois mestres do artesanato pernambucano, com trabalhos já reconhecidos, passam a integrar a Alameda dos Mestres da Fenearte. São eles: Nicinha, de Caruaru, e Saúba, de Jaboatão dos Guararapes.
Cleonice Otília da Silva, Nicinha, tem desde criança o barro como sua companhia. Primeiro, fazendo seus brinquedos. Mais tarde, como matéria-prima para as suas criações, que são acompanhadas por poemas seus. Sua inspiração é a arte figurativa e imaginativa do Mestre Galdino. A artesã mantém ateliê no Alto do Moura e participa do grupo Flor do Barro, composto por mulheres artesãs. Entre as ações do grupo, estão o fortalecimento das mulheres no artesanato e a formação de crianças.
José Antônio da Silva, Saúba, conhecido por seus brinquedos populares de madeira, começou a sua produção aos 20 anos de idade. O mané-gostoso (boneco articulado, com braços ligados por barbante a hastes de madeira) é a principal peça de seu fazer artesanal. O rói-rói é outro brinquedo-ícone de sua produção, que conta com a ajuda do irmão, de mesmo nome, José Antonio da Silva, apelidado como Cocota.
LANÇAMENTO DO MODA FENEARTE E DO DESAFIO MAPE — A Passarela Fenearte dá lugar ao Moda Fenearte, que ocupará o mesmo espaço, no Mezanino do Centro de Convenções, e que, mais do que desfiles, apresentará uma visão mais ampla, com outros conteúdos e o concurso Desafio MAPE, para estudantes de moda de instituições de ensino de Pernambuco. MAPE é a sigla de Moda Autoral de Pernambuco, nome de outra iniciativa do Governo do Estado, ancorada na Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe.
COZINHA FENEARTE TERÁ TEMA — Programação consolidada na Fenearte, as aulas de gastronomia, que acontecem na Cozinha Fenearte, no Mezanino do Centro de Convenções, serão temáticas. E o tema é: queijo coalho, um movimento da feira no sentido de que a iguaria se torne patrimônio cultural imaterial. Chefs pernambucanos vão preparar, aos olhos do público, receitas com este ingrediente.
SALVE MESTRE NADO! — Artesão olindense conhecido por sua produção de instrumentos musicais a partir do barro, Mestre Nado terá seu trabalho em exposição no Mezanino do Centro de Convenções, na mesma área onde acontecem as Oficinas Fenearte. Nome presente na Fenearte desde a edição inaugural, esta será a primeira em que ele não estará na Alameda dos Mestres, mas terá sua obra sonora para ser visitada e escutada.
ESPAÇO INFANTIL E PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO REFORMULADOS — O Espaço Infantil aparecerá ampliado e com novo acesso, ao final da Alameda dos Mestres. Esta edição repetirá a proposta de oferecer aos pequenos atividades que dialoguem com o artesanato e a Fenearte. Já a Praça de Alimentação estará com quiosques e mesas reposicionadas. Nela, está garantido o Palco Fenearte, com shows diários.
MAIS TRASLADOS GRATUITOS — Dobrou o número de pontos onde a Fenearte vai oferecer traslados gratuitos para a feira. Este serviço, que muito facilita o acesso das pessoas ao Centro de Convenções, será oferecido com saídas dos estacionamentos de, agora, quatro shoppings: Patteo, Recife, RioMar e Tacaruna. Todos contarão com trajetos diários, das 13h às 23h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 23h, aos sábados e domingos.
CIRCUITO FENEARTE AMPLIADO — Lançado no ano passado, o projeto faz sua segunda edição num período ainda maior: de 26 de junho a 28 de julho, começando com a ART PE — Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco, no Porto do Recife.
Programação construída em diálogo com a Fenearte, o Circuito Fenearte acontece em espaços fora do Pernambuco Centro de Convenções, como centros de cultura e de economia criativa, museus e galerias, ateliês e restaurantes. As suas ações, exposições e atividades colocam o artesanato em diálogo com outras linguagens, como as artes visuais, o design e a gastronomia. Neste ano, além do Recife e de Olinda, ele chegará a Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, e a Caruaru, no Agreste.
ESCOLA DE ECONOMIA CRIATIVA — Projeto de ações formativas em diversas linguagens, a Escola de Economia Criativa será lançada, nesta Fenearte, com uma consultoria em curadoria para gestores das prefeituras e associações que estarão presentes na 24ª edição. A ideia é que esta formação reverbere em presenças ainda mais qualificadas na feira.
PERNAMBUCO ARTESÃO — Em convênio com o Sebrae-PE, o programa Pernambuco Artesão também será lançado na 24ª Fenearte. Consiste numa série de ações, como a continuidade do Estudo da Cadeia Produtiva do Artesanato, iniciado na edição passada; seminários e jornadas criativas em sete regiões do Estado; oficinas, palestras e participação em feiras nacionais.
A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec).
24ª Fenearte - Feira Nacional de Negócios do Artesanato
Quando: 3 a 14 de julho de 2024
Onde: Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda)
Horários:
Segunda a sexta-feira — 14h às 22h
Sábado e domingo — 10h às 22h
Ingressos:
Segunda a quinta-feira — R$ 12 (entrada inteira) e R$ 6 (meia-entrada)
Sexta-feira a domingo — R$ 16 (entrada inteira) e R$ 8 (meia-entrada)
À venda pelo site https://www.evenyx.com/24a-fenearte e em pontos de venda nos shoppings Boa Vista (quiosque Ticket Folia); Guararapes (Loja Artesanato de Jaboatão); Patteo (loja Cobogó Collab); Paulista North Way (loja Luckwu Artes); Plaza (loja Crabolando); Recife (quiosque Ingresso Prime); RioMar (quiosque Ingresso Prime) e Tacaruna (lojas Club da Miçanga e Cia. da Montagem).
Gestores de municipais de educação terão nova plataforma para prestação de contas
Nesta segunda-feira, 27, o Banco do Brasil apresentou a nova plataforma de prestação de contas da educação, denominada BB Gestão Ágil, para secretários municipais de educação durante o Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE). Os técnicos do banco, Bruno Ribeiro e Vandson Holanda, destacam os principais benefícios da ferramenta, projetada para otimizar a gestão dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A implementação da plataforma foi oficializada na sexta-feira, 3 de maio, por meio da Resolução nº 7/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU). A BB Gestão Ágil promete uma integração de dados sem precedentes, centralizando informações de receitas, gastos e documentos de despesas em um único sistema. Este recurso permitirá um acompanhamento mais detalhado e em tempo real, beneficiando estados e municípios. Além disso, a plataforma foi projetada para agilizar o processo de envio de informações, tornando-o mais rápido e simplificado.
Outro aspecto significativo da nova ferramenta é o reforço na transparência. Com a atualização contínua dos dados, será possível um controle mais efetivo sobre a execução financeira, garantindo maior clareza em todo o processo. "A BB Gestão Ágil representa um grande avanço na forma como gerimos os recursos da educação. A transparência e a agilidade que a plataforma proporciona são fundamentais para uma gestão eficiente e responsável", afirmou Andreika Asseker, presidente da Undime/PE.
Com prazo apertado, os gestores deverão efetuar, até 31 de agosto de 2024, os registros na plataforma relativos ao exercício de 2023 e do período de janeiro a junho de 2024. Para assegurar que os técnicos municipais estejam bem informados sobre o uso da nova plataforma, a Undime/PE planeja organizar uma nova rodada de tira-dúvidas. "Vamos marcar, em datas e horários ainda a serem divulgados, uma sessão dedicada a esclarecer qualquer dúvida no preenchimento dos dados necessários para a prestação de contas", acrescentou Andreika Asseker. Este esforço visa garantir que todos os envolvidos estejam preparados para utilizar a BB Gestão Ágil de forma eficaz.
*Fotos: Ascom Undime/PE*
Agenda da Semana na Sala de Reboco
*SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.*
As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fone 99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.
Nosso horário de funcionamento é:
*sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada*.
*domingos: das 16h às 22h*.
Nos domingos, temos promoções para *mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!*
Simbora forrozar…
👇
IJCPM, com apoio do RioMar Recife, abre hoje inscrições para a 3ª Expo Preta
O Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM), com apoio do RioMar Recife, *abre nesta terça-feira (28/5), a partir das 10h, as inscrições* para pessoas afroempreendedoras da cidade do Recife se candidatarem a expor gratuitamente seus produtos e serviços na 3ª Expo Preta RioMar. Esta é a primeira vez que o evento, antes voltado para a participação de quem atua no entorno do shopping, passa a incluir pessoas interessadas de toda a capital pernambucana.
Já consagrado como espaço de valorização, celebração e difusão da cultura negra e do afroempreendedorismo, *o evento acontecerá de 16 a 18 de agosto*, no piso L3 do RioMar Recife. "Escolhemos realizar a Expo Preta em agosto desta vez para ressaltar que a discussão e promoção de uma sociedade mais justa, diversa e igualitária deve ocorrer ao longo de todo o ano, não somente no mês da Consciência Negra", afirma a gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, Thayara Paschoal.
Podem concorrer a uma vaga na exposição pessoas microempreendedoras individuais (MEIs) autodeclaradas negras (pretas e pardas) que atuem no Recife e possuam CNPJ regular e ativo, conta bancária em nome do CNPJ registrado como MEI e disponibilidade para cursar o Programa de Formação de Pessoas Expositoras.
Também é necessário que o negócio se enquadre em uma das seguintes categorias: produtos naturais e para alimentação; produtos para entretenimento infantojuvenil; produtos de moda autoral/artesanal; serviços ou produtos de beleza; serviços de turismo de base comunitária; e produtos ou serviços associados à sustentabilidade.
Quem se interessar deve preencher o formulário online, disponível no link https://bit.ly/InscriçãoExpoPreta2024 e nos perfis de Instagram do IJCPM Recife (@IJCPM) e do RioMar Recife (@riomar_recife), onde também é possível acessar o regulamento com todos os critérios de participação. O período de inscrições vai até o dia 4 de junho, às 23h59.
Em caso de qualquer dúvida, as pessoas afroempreendedoras podem entrar em contato com a organização da Expo Preta presencialmente, no IJCPM Recife, de segunda a sexta-feira (dias úteis, excluindo feriados), das 8h às 21h (sem intervalo). Ou, ainda, através do número de Whatsapp 81 99213-0616. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.
Até 25 negócios serão selecionados por uma comissão composta por representantes do IJCPM Recife, com base na originalidade e qualidade dos produtos/serviços, do potencial de atração do público e da relação com as temáticas de diversidade e/ou sustentabilidade.
O resultado parcial sairá no dia 17 de junho, quando a organização da Expo Preta entrará em contato com as pessoas expositoras e fará a chamada para o Programa de Formação, que deve ocorrer entre 1º e 12 de junho.
O programa consiste em quatro encontros focados em técnicas de vendas e atendimento, gestão de finanças, planejamento e controle do tempo, ativação de marca e eventos sustentáveis.
Além da oportunidade de expor seus produtos e serviços sem custos para um público diversificado, as pessoas selecionadas receberão uma cota única de patrocínio no valor de R$ 400, para impulsionamento de suas marcas. O patrocínio é exclusivo e está condicionado à assinatura de contrato próprio e ao cumprimento de todas as etapas do regulamento, incluindo o Programa de Formação. A participação mínima de 75% é obrigatória para garantir a vaga na exposição.
A lista final dos negócios aptos será divulgada no dia *16 de julho de 2024* nos canais oficiais relacionados ao evento.
Desde sua criação, em 2022, a Expo Preta destaca-se como uma plataforma de valorização e impulsionamento de pessoas afroempreendedoras. Mais de 100 pequenos empreendimentos já foram impactados nas edições anteriores, através da ampliação de sua visibilidade e geração de novos negócios.
Atletas da Seleção Brasileira Feminina são recepcionadas de forma especial, no Arruda
O presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, foi ao estádio do Arruda, nesta segunda-feira, recepcionar a Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que volta ao Recife após 13 anos. Cabral acompanhou a movimentação comandada pelo técnico Arthur Elias, visando o confronto contra a Jamaica, no próximo sábado, às 17h, na Arena de Pernambuco, e depois conversou com todo o elenco, demonstrando o orgulho de a Neoenergia ser a única patrocinadora exclusiva das seleções brasileiras femininas de futebol.
“Estamos muito felizes em ter vocês aqui. Nós acreditamos no poder das mulheres e queremos contribuir cada dia mais com o desenvolvimento de vocês, por isso somos a única empresa do Brasil a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira Feminina. A Neoenergia investe e trabalha muito pela equidade de gênero. Vocês estarem aqui fortalece a nossa luta e queremos aproveitar para valorizar ainda mais que o lugar da mulher é exatamente onde ela quiser”, comentou, ainda no gramado.
Sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol, o amistoso da Seleção Brasileira no Recife servirá como preparação da equipe visando a disputa das Olimpíadas de Paris. Após o jogo do próximo sábado, as meninas seguem para Salvador, onde disputarão o segundo amistoso contra a Jamaica, no dia 4, às 20h, na Fonte Nova.
Além da Seleção Brasileira, a Neoenergia também é patrocinadora principal do Brasileirão Feminino Neoenergia e de atletas como a campeã brasileira de ciclismo de estrada e de contrarrelógio, Ana Vitória Magalhães, a Tota; a tetracampeã mundial de kitesurfe, Bruna Kajiya; a bicampeã Sul-americana nos 3.000 metros com obstáculos no Sub-23, Mirelle Leite; a campeã olímpica de águas abertas, Ana Marcela já classificada para os Jogos Olímpicos Paris 2024; e a campeã sul-americana juvenil de natação Celine Bispo.
Imprensa no Forró anuncia programação de sua 21ª edição e será no Clube Internacional do Recife
A mais tradicional prévia junina dos profissionais de comunicação completa 21 anos de solidariedade no dia 08 de Junho de 2024. A 21ª edição do evento Imprensa no Forró acontecerá este ano, pela primeira vez, no Clube Internacional do Recife, a partir das 20h e vai reunir profissionais da imprensa pernambucana.
A coordenação do evento anuncia as atrações já confirmadas para esta edição especial, que vai do autêntico forró ao Forró das Antigas, são elas: Mel com Terra, Santroppê, Nádia Maia, Almir Rouche, Josildo Sá, Rodrigo Raposo e Jorge Neto e Aninha. O Imprensa no Forró é uma parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Sindicato dos Radialistas e Comitê Estadual da Ação e Cidadania, com arrecadação de alimentos.
Promete ser uma noite de muita solidariedade e tradições juninas. A parceria com o Comitê da Ação da Cidadania vem desde a primeira edição do evento, que é realizado desde 2003, sob coordenação dos jornalistas Fernando Fagundez, Carlos Morais e Almani Galdino.
O Imprensa no Forró se consagrou como o evento do calendário junino dos profissionais de Comunicação em Pernambuco, reunindo jornalistas, radialistas, produtores e outros profissionais da comunicação. O tom da festa prima pela solidariedade e resgate, valorização e promoção dos mais tradicionais costumes das festas juninas de nosso estado.
CONVITES - Os profissionais da imprensa, jornalistas e radialistas, em dia com o seu sindicato podem retirar um par de ingressos, gratuitamente, com antecedência, na sede de sua entidade, no horário comercial, até o dia 06 de Junho.
A sede do Sinjope fica na rua do Veiga, Santo Amaro, e do Sindicato dos Radialistas, na Rua do Lima, em Santo Amaro. Cada convite deverá acompanhar a doação de 3 kg de alimentos não perecíveis. Não haverá venda de ingressos. Sorteios estão sendo realizados através do instagram do evento: imprensaqueentra.com.br/forro2024. Outras informações pelo fone: (81) 3222.0426 ou 98491-3757.
Siga e acompanhe toda programação através da conta oficial nas redes sociais no link https://www.instagram.com/baileimprensaqueentra/?next=%2F
Márcia Pequeno revela o rock que tem no forró em show domingo no Teatro Apolo
Cantora homenageia os grandes nomes da psicodelia em Pernambuco subindo ao palco com integrantes da Ave Sangria, numa apresentação em que sucessos da banda ganham ‘pegada forrozeira’. Aberto ao público, show será às 16h, com direção musical de Gilú Amaral
Como forma de dar o pontapé nas celebrações em torno dos 15 anos de carreira, a serem completados em 2025, a cantora pernambucana Márcia Pequeno sobe ao palco do Teatro Apolo, neste domingo, 2 de junho, para apresentar o show “Forrock” a partir das 16h, ao lado do sanfoneiro Fernando Vinil. A apresentação, que será aberta ao público, une dois lados do trabalho desenvolvido pela artista, que iniciou a trajetória musical pelo rock e a psicodelia para, anos depois, abraçar a música popular, em especial, o forró e o frevo.
No espetáculo, que tem direção musical de Gilú Amaral, a cantora promove uma espécie de tributo a uma das bandas mais representativas da cena roqueira em Pernambuco, a Ave Sangria, hoje composta por Marco Polo Guimarães, Almir de Oliveira, Juliano Holanda e o próprio Gilú Amaral. Mas não só à Ave Sangria, na verdade, Márcia Pequeno volta às raízes para resgatar uma parte de sua história e da cena dos anos 70 no Estado. O show é realizado com o benefício da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura do Recife.
“Gravei e cantei muito composições de integrantes da Ave, mas também de Lula Côrtes e de Alceu Valença. Quero muito homenagear Israel Semente, que foi baterista da Ave e era um amigo querido. Enfim, será um grande tributo ao rock de Pernambuco, e terei a alegria de dividir o palco com Almir, Marco Polo, Breno Lira e com Gilú”, destaca a cantora. “São músicos com os quais já tenho amizade, como Almir, que é um grande parceiro, mas nunca chegamos a cantar juntos, pelo menos nunca oficialmente. Será realmente marcante”, completa Márcia.
O palco escolhido para esta celebração pra lá de especial tem um significado especial para a cantora. “Tudo tem um porquê, não é? Foi no Teatro Apolo que fiz o meu primeiro show profissional para o público. Voltar agora, 15 anos depois, me emociona muito. E o Apolo também era a casa dos shows da psicodelia do Recife. Curiosamente, eram sempre shows em datas complicadas, horários ruins, para ver se não vingavam. E as bandas lotavam a casa!”, lembra ela.
Para o percussionista e diretor musical Gilú Amaral, este encontro do rock com o forró é um “casamento que já deu certo”: “O que o público pode esperar deste casamento musical proposto no ‘Forrock’? Acho que esse já é um casamento bem antigo. As bandas de pífanos são bandas de rock'n'roll. Aquela sonoridade, aquela pegada já tem um toque de rock'n'roll na sua identidade, na sua personalidade. O próprio Gonzaga também tinha isso. Não o rock'n'roll mesmo, no sentido musical, mas no sentido mais antropológico da palavra, da atitude rock'n'roll”.
O músico reforça as semelhanças. “Acho que é um casamento que combina, e aí claro, tem várias outras vertentes de bandas e artistas, incluindo a própria Ave Sangria, que foi talvez a precursora desse jeito de fazer música, e depois veio o movimento mangue, com vários artistas trazendo isso de forma muito inteligente musicalmente e mostrando que a música não tem fronteiras. A gente não precisa pensar a música de uma forma fechada, essa amplitude é importante. Então eu acho que esse casamento é perfeito”, considera Gilú.
Márcia Pequeno revela que deu carta branca para Gilú montar o show, embora tenha selecionado as músicas que pretende cantar. Ela faz segredo do repertório de “Forrock”, mas antecipa algumas das composições ensaiadas para a apresentação. “’Marginal’, ‘Geórgia’, ‘Dois Navegantes’ e ‘Girassóis’ são algumas das músicas que estamos ensaiando e que Gilú está trabalhando os arranjos. Escolhi o repertório, mas ele está a cargo de todo o resto: sequência das obras, arranjos. Estou confiante e muito animada para o show”, finaliza a artista.
CARREIRA
Márcia Pequeno nasceu no Recife em 1968, um ano de mudanças mundiais no protagonismo cultural e político da Juventude. Ela é herdeira dessa inquietude. De voz afinada, com timbre suave, sem sotaque regional, Márcia tem exercitado, ao longo da carreira um repertório consistente de música contemporânea brasileira, a partir de raízes pernambucanas. A artista participa, tradicionalmente, dos ciclos culturais locais, com destaque para o São João e o Carnaval.
A artista coleciona quatro discos gravados: “Brilho de Mulher” (2011), “Som de Cinema” (2013), “Madrugada e Frevo” (2014) e “Márcia Pequeno Canta o Grande Petrúcio Amorim” (2017).
Para o São João 2024, já está agendado show no dia 21 de junho, no Arraial da Rio Branco, no Recife.
SERVIÇO
Show “Forrock”, com Márcia Pequeno, domingo (2/6), no Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife, Recife), às 16h. Ingressos gratuitos, sendo obrigatória a retirada pela plataforma Sympla.
Ficha técnica:
Breno Lira - Guitarra
Miguel Mendes - Baixo
Ricardo Fraga - Bateria
Gilu Amaral - Percussão
Fernando Vinil – Sanfona
Direção musical - Gilú Amaral
Direção Geral e Cênica - Rodolfo Aureliano
Produção Executiva – Maria Aureliano
Assessoria de Imprensa – Mia Comunicação
Incentivo: Ministério da Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Lei Paulo Gustavo.
Inclusão escolar é tema de live nesta terça-feira (28)
A psicopedagoga Lidieri Barros vai realizar uma live, nesta terça-feira (28), com o tema “O que os pais precisam saber sobre inclusão escolar”.
O bate-papo ao vivo contará com a presença de Vânia Santana, mãe da influenciadora digital Mariana Educada, que tem síndrome de Down, e outros convidados especiais.
A live vai iniciar às 19h19 no Instagram @educacaoespecialpe.
Testes genéticos indicam probabilidade de câncer de mama
O câncer de mama é uma preocupação para muitas mulheres, especialmente aquelas com histórico familiar da doença, por apresentarem maior probabilidade de mutações genéticas que elevam o risco. Avanços recentes na medicina facilitam a identificação dessas ameaças e oferecem opções para reduzi-las. Mulheres que testam positivo para determinadas mutações genéticas precisam entender a necessidade de monitoramento e de intervenções adequadas. Por isso, consultar um mastologista é muito importante.
As mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 são as causas mais comuns de câncer de mama hereditário, mas outros genes também podem ser afetados, como é o caso do PALB2, que aumenta em cerca de 33% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama até os 70 anos de idade. Esse risco pode ser ainda maior se houver histórico familiar significativo da doença. As mutações também aumentam o risco de desenvolver câncer de ovário e outros tipos de tumor.
Segundo a mastologista Daniela Rios, o risco é determinado por meio de testes genéticos específicos. “O manejo de risco em pacientes com mutação genética deve ser personalizado e envolver uma equipe multidisciplinar, incluindo oncologistas, cirurgiões, conselheiros genéticos e outros especialistas. A educação do paciente e o apoio psicológico também são aspectos fundamentais para lidar com o risco aumentado de câncer de mama”, destacou.
De acordo com o mastologista e cirurgião oncoplástico Leonardo Pires Novais Dias, pacientes com mutações genéticas confirmadas devem ser monitoradas com regularidade e submetidas a métodos de redução de risco, os quais podem incluir “mamografias, ressonâncias magnéticas e, em casos específicos, a mastectomia profilática bilateral, ou seja, cirurgia para retirada das duas mamas”, explicou.
Além dessas medidas, mudanças no estilo de vida com foco na prevenção precisam acontecer na vida dessas pacientes. Alimentar-se bem, manter um peso saudável, praticar atividade física regularmente, limitar o consumo de álcool, não fumar, amamentar, evitar ou limitar o uso de terapia de reposição hormonal e realizar exames de rastreamento são ações que complementam o cuidado preventivo.
Ainda segundo Leonardo Dias, é importante entender a diferença entre risco familiar e risco genético de câncer de mama. “O risco familiar é resultado da combinação de fatores genéticos e ambientais, enquanto o risco genético é exclusivamente relacionado a mutações genéticas hereditárias. O risco familiar é determinado com base na história de câncer de mama na família, enquanto o risco genético é determinado por meio de testes genéticos específicos, que permitem determinar a necessidade de intervenções preventivas mais direcionadas”, destacou.
Para filhas de pacientes com câncer de mama, o especialista ressalta a necessidade de conhecer bem a história familiar, realizar avaliações de risco e, se necessário, testes genéticos. “Antes de realizá-los, é importante que a mulher receba aconselhamento genético de um especialista, que apresentará tanto seus riscos e benefícios quanto as opções de prevenção e tratamento disponíveis”, pontuou.
Antes da cirurgia de mastectomia profilática, indicada para mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama, devem ser realizados exames clínicos, mamografias e ressonâncias magnéticas para avaliar a extensão do tecido mamário e planejar a intervenção. Durante o procedimento, o cirurgião remove completamente o tecido mamário, muitas vezes preservando a pele e o mamilo para uma reconstrução mamária posterior.
Após a cirurgia, são necessários cuidados intensivos, incluindo acompanhamento médico regular, controle da dor, prevenção de infecções e suporte emocional para lidar com as mudanças físicas e emocionais decorrentes da intervenção. A fisioterapia também pode ser recomendada para auxiliar na recuperação da mobilidade.
Sudene propõe criação de Rede para fomentar inovação no Nordeste
Maceió (AL) - A Sudene apresentou a proposta de criação da Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste (RICTNE) aos gestores das universidades e institutos federais de ensino superior da região. A iniciativa busca fomentar a inovação associada à estratégia de territorialização da nova indústria do Brasil.
“Queremos ter uma grande plataforma de informações, dialogando com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e buscando mecanismos de financiamento. Queremos estruturar o pensamento científico da região para vencer os desafios para nosso desenvolvimento”, explicou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante reunião da Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na Universidade Federal de Alagoas, nesta terça-feira (28).
De acordo com o superintendente da Sudene, para que a região aproveite as oportunidades com a Nova Política Industrial, inserindo-se nessa estratégia, é necessário aumentar a competitividade dos estados nordestinos. “Isso só acontece melhorando a nossa infraestrutura e a educação e com inovação. E esta não se dá sem que todos os atores da região estejam envolvidos, a academia, os setores produtivos, os entes políticos, como o Consórcio Nordeste. Não haverá desenvolvimento do Nordeste se não investirmos mais do que o PIB regional”, frisou o gestor.
O Nordeste tem algumas missões para os próximos anos, destaca o superintendente, como a estruturação de cadeias agroindustriais e digitais, do complexo industrial de saúde, investir na bioeconomia e na descarbonização e transição e segurança energéticas, promover a transformação digital da indústria e desenvolver tecnologias de interesse para soberania e defesa nacionais.
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em parceria com as instituições da Rede, atuará como articuladora e orientadora do Sistema Regional de Inovação para territorialização das Missões da NIB no Nordeste e no papel de Hub de Inovação, integrando, orientando e apoiando projetos de Inovação. Um dos objetivos é a criação de ferramentas e mecanismos institucionais para o Sistema Nacional de Territorialização é Desenvolvimento Regional.
“Queremos que a comunidade de ciência, tecnologia e inovação do Nordeste seja um ator político- institucional do desenvolvimento regional”, disse o economista José Farias, coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene. Ele ressalta que as recentes iniciativas da Sudene junto ao BNDES, a partir da assinatura de acordo de cooperação técnica na semana passada, e ao IBGE (Institui Brasileiro de Geografia e Estatística) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) já fazem parte da articulação para o estabelecimento da Rede.
A iniciativa, no curto prazo, pretende instituir um grupo de trabalho para organizar a constituição e atuação da Rede. E, logo em seguida, já fazer entregas para a sociedade, como a sistematização dos conhecimentos sobre o Nordeste, dispersas entre ICTs da região, mobilizando em rede mais de 600 pesquisadores da região, além da produção de estudos sobre a nova indústria do Nordeste.
Almir Rouche encerra a programação do São João na Roça em Caruaru
O cantor e compositor Almir Rouche, o grande agitador de multidões tem um encontro marcado nesta sexta-feira (31), com os forrozeiros de plantão no Polo São João na Roça, no Sítio Xicuru, na Zona Rural de Caruaru, Agreste de Pernambuco. A festa acontece a partir das 20h, o acesso é gratuito.
O artista destaca que fará uma releitura moderna das músicas que marcaram e fizeram grandes sucessos no São João de Caruaru. “Então, vamos levar o que há de melhor no São João, com uma releitura moderna das músicas que fizeram grandes sucessos no São João de Caruaru, como as músicas dos compositores como Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Azulão, Jacinto, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, mas com uma releitura bem moderna, com uma pegada toda em cima das nossas características. E naturalmente vamos levar muita alegria e comemorar o São João autêntico, aquele São João da Roça”, enfatizou Almir.
“Luiz Gonzaga com certeza terá muito orgulho de onde quer que ele esteja enxergando essa nova cena musical da música de Pernambuco, essa nova contemporânea cena musical da música de Pernambuco”, finalizou.
*Trajetória Junina*
Almir Rouche faz do São João do Nordeste um dos grandes expoentes da sua arte há mais de 26 anos. Um artista completo, que interpreta, compõe, dança, dirige seus espetáculos e ainda coordena sua banda, formada por notáveis músicos, que o acompanha há anos.
Com um repertório repleto de ritmos regionais e com um toque pessoal e estilo próprio, o cantor também compõe e interpreta gêneros musicais, registrando sua identidade musical através da cultura local em diversos segmentos como forró.
Sua influência musical é composta por artistas consagrados como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Azulão, Jacinto, Dominguinhos, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho e o grande Genival Lacerda, Seu Vavá, entre outras grandes figuras do Forró brasileiro.
Ao longo de sua trajetória, o artista coleciona mais de 20 CDs juninos. Seu Primeiro CD - São João na Roça marcou o início da valorização da cultura nordestina.
*SERVIÇO*
*Almir Rouche encerra a programação do São João na Roça em Caruaru*
Quando: Sexta, 31 de maio de 2024
Horário: 20h
Onde: Pólo São João na Roça, no Sítio Xicuru, na Zona Rural de Caruaru
Suape registra desembarque recorde de carros elétricos chineses
É a maior operação de importação de automóveis já registrada pelo hub de veículos do atracadouro. Navio da BYD que transportou a carga atracou pela primeira vez no Brasil
O Porto de Suape registrou mais um recorde no Hub de Veículo com o desembarque de 5.459 automóveis de modelos variados da BYD, gigante mundial chinesa na fabricação de automóveis, caminhões e ônibus movidos a baterias elétricas. O navio Explorer Nº 1 BYD, construído pelada própria empresa, atracou em Suape na segunda-feira (27) para realizar, no Cais 5, uma megaoperação de 48 horas que envolveu dezenas de trabalhadores. Essa é a maior operação de veículos importados já registrada na história do atracadouro, que tem 45 anos de fundação e configura como o sexto porto público mais movimentado do País.
Os detalhes da megaoperação foram anunciados, na manhã desta terça-feira (28), durante entrevista coletiva no centro administrativo da estatal portuária, que contou com a participação de jornalistas de todo o país. O encontro foi conduzido pelo diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, e pelo gerente-sênior Supply Chain (cadeia de suprimentos) da BYD, Leonardo Felipe. Após uma breve apresentação do complexo e do Hub de Veículos, os profissionais da mídia acompanharam a operação de desembarque dos veículos elétricos e conheceram às instalações da embarcação, que tem capacidade para transportar 7 mil automóveis.
“A escolha do Porto de Suape como porta de entrada para os carros elétricos da BYD é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance. É uma operação gigante e contínua que vai se repetir nos próximos meses, representando um incremento muito positivo para Pernambuco e para o Nordeste”, pontua o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.
"Estamos felizes pelo Explore Nº 1 BYD chegar, pela primeira vez, em solo brasileiro, representando o nosso avanço no setor do transporte e nossa expansão em mercados estrangeiros. E o Porto de Suape é um local estratégico para desembarcarmos nossos carros híbridos e elétricos que seguirão para consumidores de todo o país”, Tyler Li, Presidente da BYD Brasil.
Essa é quarta operação da BYD no atracadouro pernambucano, sendo a primeira no modelo ro-ro (carga embarcada e desembarcada de um navio utilizando as suas próprias rodas, incluindo automóveis, caminhões, tratores e reboques, ou com o recurso a plataformas específicas munidas de rodas). A primeira movimentação foi em 15 de abril, com 1.972 unidades. A segunda, em 1º de maio, com o desembarque de 695 veículos. A terceira ocorreu em 14 de maio, com 1.722 unidades.
Todos os modelos desembarcados no Terminal de Contêineres de Suape (Tecon) foram transportados da China até Suape em contêineres adaptados e em flat rack (equipamento usado para transporte ou armazenagem de cargas com excesso de altura e/ou largura), para que os automóveis chegassem ao porto pernambucano em perfeito estado.
Os automóveis permanecerão armazenados nos Pátios Públicos de Veículos de Suape até que a liberação e trâmites alfandegários sejam concluídas. Após essa etapa, os veículos seguem destino para concessionárias do Nordeste e de outros partes do país. “O incremento das operações do hub de veículos consolida a vocação logística de Suape, porto que se localiza num raio de 800 quilômetros de sete capitais da região (Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Maceió, Aracaju e Salvador)”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Rinaldo Lira.
O Hub de Veículos do Porto de Suape é o mais movimentado do Norte/Nordeste. Em 2023, registrou crescimento de 42% nas operações em relação ao ano anterior, totalizando 80.705 unidades, entre exportação, importação e transbordo. A estimativa para 2024 é bastante otimista e deverá ultrapassar a marca de 100 mil unidades. Em 2022, a alta foi de 19% em relação a 2021, com a entrada/saída de 56.936 unidades.
RESULTADOS
A movimentação do Porto de Suape segue em alta. A estatal portuária registrou aumento de 3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. No total, contabilizou 6.006.942 toneladas de carga no primeiro trimestre de 2024. O destaque ficou para a operação de veículos (aumento de 34%, com 21.298 unidades). O número de atracações também foi positivo, com a atracação de 383 navios, o equivalente a um crescimento de 4,1%.
Imprensa Suape
Assinar:
Postagens (Atom)