sexta-feira, 10 de julho de 2020

Reinaugurado CEMEC de Tabatinga

Fechado desde 2016, o Centro de Especialidades Médicas de Camaragibe no bairro de Tabatinga, mais conhecido como Cemec Tabatinga, teve a sua reabertura nesta sexta-feira (10) feita pela administração da prefeita Doutora Nadegi. O local vai funcionar com serviço de urgência e emergência 24 horas, atendendo adultos e crianças. Também vai oferecer atendimentos especializados, com médico clínico, ginecologista, pediatra e dentista, entre outros. 

A prefeita destacou todo o esforço da gestão para assegurar aos camaragibenses o cumprimento de um pleito tão antigo dos moradores do bairro. “Muito feliz em fazer essa grande reinauguração de um instrumento tão importante para a comunidade de Camaragibe. Hoje é um dia histórico para Camaragibe! Quero enaltecer a importância de reabrir o Cemec Tabatinga. E reabrir com uma equipe aguerrida e disposta! É com força, garra e determinação que nós vamos conseguir vencer essa batalha da saúde. Agradeço imensamente a todos que deram a sua contribuição para que esse sonho se torna-se realidade”, cravou. 

Na inauguração estiveram presentes os deputados federais Sílvio Costa Filho e Ricardo Teobaldo; o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros e a deputada estadual Gleide Ângelo. “Nós sabemos a realidade que a prefeita Doutora Nadegi assumiu o município. E não está sendo fácil ser prefeito em um momento tão difícil que vive o país. Mas com todo esforço, a prefeita tem trabalhado para trazer investimento e ações que possam melhorar a qualidade de vida da população. O Cemec Tabatinga é um exemplo disso”, comentou Sílvio Costa Filho.

Segundo Gleide Ângelo, com a reabertura do Cemec Tabatinga, o Governo Nadegi mostra uma boa administração dos recursos. “É uma honra muito grande participar de um momento como este. Sabemos que hoje tudo está fechando. E quando você ver um gestor abrindo, significa que a gestão está sabendo administrar seus recursos. E neste momento de pandemia, nós sabemos o quanto isso é necessário. É um ganho, uma conquista muito grande. A prefeita é médica e sabe da importância da entrega de um equipamento deste em um momento como esse. Por isso, a parabenizo pela gestão que ela está desenvolvendo no município de Camaragibe”, disse. 

Eriberto Medeiros também reforçou o apoio à gestão. “Em um momento de dificuldade, de aperto, a prefeita vem atender esta comunidade da Tabatinga com um equipamento que estava há anos fechado. Por isso, viemos aqui dar nossa palavra de apoio e parabenizar a gestão que pegou a casa desarrumada, e, em pouco tempo, está mostrando muito serviço”, enalteceu.

Já deputado federal Ricardo Teobaldo, que mandou a emenda para compra de cinco ambulâncias - duas já entregues -, parabenizou o trabalho da equipe do executivo municipal com a reabertura do Cemec Tabatinga. “Camaragibe testou uma mulher na prefeitura e está vendo que está começando a dar certo. Doutora Nadegi pegou o município desorganizado, com dificuldade. Mas com trabalho, dedicação e a sensibilidade dela, da mulher, está conseguindo fazer as coisas acontecerem no município”, argumentou. 

ATENDIMENTO - Os pacientes do Cemec Tabatinga vão contar com sala de medicação; quatro consultórios, três salas de repouso e uma sala vermelha com respirador. Além dos médicos, também estará à disposição dos pacientes enfermeiros, técnicos de enfermagem e ambulância 24 horas. 

De acordo com o secretário de saúde, Arnon Nascimento, foi preciso muita dedicação e compromisso para reinaugurar o Cemec Tabatinga. “Não foi fácil reabrir. Tudo estava muito sucateado. Foi necessário fazer uma reforma grande para conseguir devolver à população um centro médico de qualidade, com equipamentos novos e todo conforto que a população de Camaragibe merece”, explicou.


Imprensa Camaragibe

Covid-19: pessoas com sintomas devem procurar atendimento imediato

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, reafirmou ontem (9), durante a apresentação de dados sobre a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos para o combate ao novo coronavírus, que pessoas que apresentarem sintomas – mesmo que leves – de infecção por covid-19 devem procurar atendimento médico o mais rapidamente possível.

De acordo com o secretário, a orientação é um ajuste na campanha feita pelo Ministério da Saúde, que recomendava que pacientes leves “ficassem em casa”. “Percebemos que, ao aguardar em casa, muitos chegam ao hospital em situação mais agravada, e evoluem para quadros graves – com necessidade de UTI [unidade de tratamento intensivo] – muito rapidamente. Esta nova diretriz procura evitar mortes relacionadas à doença”, afirmou.

Franco argumentou que há evidências sobre os efeitos positivos da administração de oxigênio durante as fases iniciais da infecção. Segundo ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) está preparado para receber todos os pacientes com sintomas leves, e deve reforçar ainda mais o serviço de atenção primária nas próximas semanas.

O secretário salientou, ainda, que a busca imediata por atendimento médico deve reduzir a taxa de ocupação das UTIs em todo o Brasil. “Nós temos a convicção de que o tratamento precoce vai evitar a sobrecarga das estruturas dos hospitais, tanto privados quanto do SUS, e dessa forma vamos prestar o melhor atendimento à população. Vamos salvar mais vidas”, afirmou o secretário.

Agência Brasil

Face Shield e e óculos de proteção ajudam a reforçar a prevenção do Covid-19

Segundo o Ministério da Saúde, pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuindo a proliferação do vírus.

Em conjunto com as máscaras caseiras, os face shield´s e/ou óculos de proteção, reforçam ainda mais essa proteção, pois criam uma barreira para as gotículas, protegendo também os olhos. Em formato de escudo, os face shield´s, cobrem boa parte do rosto e funcionam essencialmente como uma barreira.

Esses protetores faciais são constituídos de coroa injetada, com regulagem de tamanho, onde o visor é preso à coroa através de um sistema de encaixe, proporcionando proteção para trás das linhas dos olhos. No entanto, por cobrirem totalmente o rosto, muitas pessoas se sentem sufocadas ao utilizar os face shield´s. Então, para não deixar de proteger a região dos olhos, os óculos de proteção também são uma opção.

A máscara de proteção facial e/ou os óculos de proteção se tornaram mais um item fundamental durante a pandemia do novo coronavírus. Ajudando na prevenção ao vírus, na hora de sair na rua, entrar em supermercados e farmácias, transportes públicos.

Ferreira Costa - Assim que surgiu os primeiros indícios que a pandemia do Covid-19 estava começando no Brasil, a Ferreira Costa teve a preocupação imediata em entrar em contato com os seus fornecedores sobre todos os EPI´s como medida de prevenção para seus clientes e funcionários. Disponibilizando de imediato, todos os produtos que ajudam a combater o vírus. Orientando toda a sua equipe a usar a máscara de proteção e claro, os face shield´s e/u óculos de proteção, em seu uso diário, com o intuito de proteger a si mesmo e aos clientes que frequentam o local. 

Além disso, o Home Center sentiu um aumento nas vendas dessas duas peças em todas as suas lojas. O Face Shield teve um aumento em torno de 70% de vendas, já os óculos de proteção aumentaram em torno de 30%. A população em geral vem tentando se proteger da melhor forma possível. No site www.ferreiracosta.com ou em qualquer uma das lojas físicas, tem esses produtos à disposição.

A Ferreira Costa também doou máscaras e óculos de proteção para os profissionais que estão em linha de frente, como médicos, enfermeiros e outros. O Home Center faz questão de estar presente nos projetos sociais, seguindo firme no combate aos efeitos negativos do Covid-19.

Dia da Pizza: nutricionista destaca opções saudáveis e menos calóricas

Nesta quarentena, muitas pessoas passaram a testar, diariamente, novas receitas na cozinha, principalmente as chamadas comfort foods, entre elas a da famosa pizza, que tem até um dia para ser comemorada: hoje (10) é o Dia da Pizza. A frequência no consumo desse tipo de comida, que desperta a sensação de bem-estar, no entanto, precisa ser equilibrada, para não prejudicar o sistema imunológico e aumentar os níveis de diabetes, colesterol e hipertensão, além do peso.

Para comemorar o Dia da Pizza em casa, a gerente de Nutrição do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), Rosana Perim, ressalta que a receita pode combinar ingredientes mais saudáveis, deixando a refeição mais leve e nutritiva. “Com escolhas corretas e sem excessos, dá para evitar a alta ingestão de gorduras saturadas e sódio, tornando a preparação mais balanceada”,afirma a nutricionista.

Rosana recomenda pôr a mão na massa, e evitar as versões congeladas e os rodízios de pizza, em que pode-se comer à vontade a preço fixo e, consequentemente, acabar consumindo mais calorias. “Ao trazer para si a responsabilidade de preparar a pizza em casa, consegue-se ter controle da seleção de ingredientes e da quantidade de recheio”, explica a nutricionista.

Ela destaca que a massa não é a vilã, como muitos pensam, pois é preparada com farinha, água, fermento e sal. Ao optar pela farinha integral, o preparo fica ainda mais saudável. No entanto, no caso de manter o uso da farinha branca, é fundamental investir em massas mais finas. “Outra dica é resistir à tentação da borda recheada, pois pode aumentar em média 200 calorias por fatia.”

Recheio - Para a escolha da cobertura, existem várias combinações que vão deixar a pizza mais saudável e menos calórica. Fuja do provolone, gorgonzola, catupiry, da calabresa, do bacon e da portuguesa, pois são as opções mais gordurosas e calóricas, aconselha Rosana. “As opções de pizzas saudáveis são aquelas preparadas com queijos brancos, champignon, palmito, vegetais em geral, frango e atum.”

A nutricionista ressalta que, como opções de sobremesa, as pizzas doces também costumam ser calóricas por causa das coberturas de chocolate, leite condensado, goiabada, doce de leite e creme de avelã, entre outras. “Nesse caso, o ideal é reservar uma fatia pequena para a sobremesa para não exagerar.”

É preciso também controlar a quantidade de azeite. Por mais saudável e saboroso que seja, azeite em excesso vai contribuir para o ganho de calorias. “Das massas até o azeite, o recomendado é seguir a máxima da moderação em todas as etapas de preparo e consumo. É possível comer bem sem precisar abrir mão do que se gosta”, afirma Rosana.

Calorias - Segundo a nutricionista, a pizza de atum é uma das opções menos calóricas e a mais saudável do cardápio, com apenas 205 calorias por fatia. Mais consumida e talvez a mais simples das pizzas, a versão de muçarela leva em sua receita tradicional somente molho de tomate e queijo – assim uma fatia tem, em média, 280 calorias.

Cada fatia da pizza recheada com fatias de cebola e linguiça calabresa tem 370 calorias (a receita salta para 415 calorias com o acréscimo de queijo muçarela). Já a pizza de quatro queijos, por sua vez, tem 420 calorias por fatia, e o consumo deve ser moderado não só pela quantidade de calorias, mas também por ser rica em gordura saturada.

Mais calórica do que as anteriores, com ovo, presunto, queijo, azeitonas, cebola e azeite, a versão portuguesa tem 450 calorias por pedaço.

Independentemente da escolha do sabor, é fundamental comer com moderação, alerta Rosana. “O consumo de duas a três fatias é o mais recomendado para manter o equilíbrio.”

Agência Brasil

Prefeitura do Recife entrega 815 cestas básicas a forrozeiros, quadrilheiros e trabalhadores da cultura

A Prefeitura do Recife semeou tradição e alegria, promovendo um ciclo junino virtual e volante, que precisou ser reinventado e ressignificado, em função da pandemia. Agora quem vai colher os frutos dessa celebração da resistência são os defensores da cultura popular nordestina, extremamente penalizados pela crise sanitária mundial, que fechou equipamentos culturais, esvaziou palcos e cancelou programações e eventos culturais.


Durante todo o dia de hoje (10), das 9h às 12h e das 14h às 16h, no Sítio Trindade, haverá a entrega de 815 cestas básicas, que deverão beneficiar mais de 3 mil pessoas, entre forrozeiros, quadrilheiros, demais trabalhadores da cultura e seus familiares, como resultado da arrecadação de recursos promovida pelo poder público durante os festejos juninos.

A iniciativa é das secretarias de Cultura, de Turismo, Esportes e Lazer e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que promoveram a arrecadação, por meio da Plataforma Quero Impactar, e agora partilham os resultados com trabalhadores e brincantes do elo mais frágil da cadeia cultural pernambucana, duramente atingidos pela pandemia. A Prefeitura contou ainda com o engajamento de empresas privadas, como a JBS, que doou cestas básicas à plataforma Transforma Recife.

“O São João foi diferente esse ano: tecnológico e solidário. Primeiro a festa levou alegria para dentro da casa das pessoas e agora leva cestas básicas. Promovemos arrecadação com o público junino e, além disso, procuramos empresas para entregar essa ajuda hoje aos profissionais da cultura”, afirmou Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que foi ao Sítio conferir a entrega, ao lado da secretária de Cultura, Leda Alves. "Esse vírus nos tirou muito, mas não tudo. Precisamos e vamos resistir e ele com a força da cultura e da solidariedade", disse Leda. 

"Muitos artistas não puderam trabalhar nesse São João, em função da pandemia. Então a Prefeitura do Recife chega junto, dando esse apoio a tantos profissionais fortemente impactados pela crise", endossou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, também presente na entrega.

Cinco entidades foram contempladas com a entrega: a Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra e Ai!, a Federação de Quadrilhas e Similares do Estado de Pernambuco (Fequajupe), a Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Recife (Liquajur), o Instituto Brincantes do Circo e a Articulação Musical Pernambucana (AMP). As cestas estão sendo distribuídas de acordo com a necessidade mapeada por cada uma dessas instituições e entregues, no Sítio Trindade, exclusivamente aos profissionais credenciados por elas.

O “forrozeiro” Antônio de Pádua da Silva Oliveira, 56 anos, foi lá buscar a sua cesta. Como a pandemia não deixou ninguém brincar São João no Sítio Trindade, ele fez a festa hoje no parque mais junino da capital pernambucana. “Estou muito satisfeito de receber essa cesta, que acoberta os forrozeiros pequenos. A gente agradece muito. Vai ajudar muita gente”, comemorou.

“Essa entrega é muito importante para os quadrilheiros, que vem enfrentando esse momento de dificuldade com muita garra. Essa parceria com a Prefeitura foi muito importante para arrecadar esses alimentos e fazer isso chegar até os quadrilheiros, que estavam precisando, além de todos os profissionais que atuam de forma direta e indireta no movimento quadrilheiro do Recife”, confirmou Rodrigo Oliveira, secretário executivo e financeiro da Liquajur.

Festa da resiliência - A vontade de celebrar as tradições venceu a tristeza e o Recife fez um São João histórico, no último mês e junho, subvertendo quase todas as instituições juninas em resiliência. O arrasta-pé teve que ser dentro de casa e o rala-bucho, no parapeito da janela. O forró foi volante e virtual, desbravando novos caminhos para desaguar no balancê. Mesmo assim, apesar de tanta dificuldade, o público do São João do Recife 2020 foi recorde.

O Sítio Trindade, que sempre serviu de palco para os festejos juninos da capital, nunca atraiu um público presencial tão grande quanto o que assistiu às duas lives, realizadas nos dias 23 e 29 de junho, que contaram com a audiência de 60 mil e 62,7 mil pessoas, respectivamente. Apesar das tantas dificuldades impostas pela pandemia, a Prefeitura do Recife ofereceu mais de 300 apresentações, pela internet e pelas ruas da cidade, garantindo música para embalar os recifenses e renda para os artistas.

O São João do Recife 2020 foi viabilizado com recursos da iniciativa privada, através de chamamento público, realizado ano passado, para seleção de patrocinador para os ciclos culturais da cidade.


Imprensa Recife
Foto: Andrea Rego Barros

Nascidos em maio podem sacar primeira parcela de auxílio emergencial

Cerca de 400 mil beneficiários do auxílio emergencial, contemplados no terceiro lote do benefício, podem sacar hoje (10) os recursos da primeira parcela. O saque está liberado para os nascidos em maio.

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19. A liberação do saque e a transferência da poupança social da Caixa para outros bancos estão sendo feitas de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas.

O calendário de saque segue o seguinte cronograma: segunda-feira (6) foi a vez dos nascidos em janeiro; terça-feira (7), nascidos em fevereiro, quarta-feira (8), nascidos em março; na quinta-feira (9), nascidos em abril; na sexta-feira (10), nascidos em maio; no sábado (11), nascidos em junho; na segunda (13), nascidos em julho; na terça-feira (14), nascidos em agosto; na quarta-feira (15), nascidos em setembro; na quinta-feira (16), nascidos em outubro; na sexta-feira (17), nascidos em novembro; e no sábado (18), nascidos em dezembro. No total, o saque será liberado para cerca de 4,8 milhões de pessoas.

Agência Brasil

Procon Recife realiza operação de fiscalização em supermercado Minuto Pão de Açúcar e encontra grandes divergências de preços

O Procon Recife realizou na manhã desta sexta-feira uma operação de fiscalização em unidades do supermercado Minuto Pão de Açúcar. A ação foi motivada por oito denúncias que chegaram ao órgão de defesa do consumidor só na última semana, relatando muitas divergências de preço entre as etiquetas das prateleiras e o real preço ao passar no caixa.

Quem faz as compras com todo o cuidado, comparando preços, calculando direitinho quanto vai gastar, muitas vezes se surpreende com o valor total no caixa. Algumas vezes as pessoas deixam pra lá e não reclamam, mas, alguns exigem seus direitos. “No caso de divergência de preços, é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor que o cliente deve pagar o menor valor. Mas a maioria paga mais, e nem sabe disso. O preço na prateleira não bate com o preço no caixa e a pessoa nem percebe.” explica Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.

As equipes de fiscalização do Procon Recife visitaram dois supermercados da rede reclamada e comprovaram a irregularidade. Um desinfetante que na prateleira custava R$ 5,19, no visor estava registrado como R$ 5,49, um pão tipo tortilha, que na gôndola tinha o preço de R$ 7,89, na verdade estava custando R$ 8,59, um saco de ração para filhotes que apresentava o valor de R$12,59 na prateleira, na verdade custava R$14,99 entre vários outros itens.

Outra irregularidade encontrada foi que alguns produtos apresentavam no visor de consulta apenas o preço para quem tem cadastro no programa de fidelidade da rede. Por exemplo, uma manteiga tipo Ghi de 250g, aparecia no visor com o preço de R$ 25,99, mas, no caixa, se o cliente não fosse cadastrado, ele pagava R$31,49. O mesmo foi constatado com a azeitona roxa em conserva, que apresentava no visor de consulta apenas o valor de R$ 21,99 sem indicar que era exclusivo para clientes fidelizados. “Essa prática induz o consumidor ao erro. Ele acaba decidindo levar mais unidades do produto, achando que está pagando um preço e às vezes nem percebe que o valor era outro”, explica Ana Paula.

“O consumidor precisa ficar atento na hora de fazer as compras. Diferenças de centavos, no final das compras, podem fazer muita diferença no orçamento da casa. Vale muito a pena exigir seus direitos e cada vez mais educar os fornecedores e comerciantes a manterem atenção com relação aos direitos dos consumidores.”, finaliza Ana Paula. Foi lavrado um Auto de Infração e as lojas têm um prazo de 10 dias para se defender. A multa será arbitrada de acordo com o porte da empresa declarado no último balanço.

Imprensa Recife

Publicada publica MP que libera R$ 3 bilhões para o setor cultural

O Governo Federal editou medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 3 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para o pagamento do auxílio financeiro ao setor cultural. A MP nº 990/2020 foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União.

A Lei nº 14.017/2020, que instituiu o auxílio, chamada de Lei Aldir Blanc, foi sancionada por Bolsonaro no final do mês passado. As atividades do setor - cinemas, museus, shows musicais e teatrais, entre outros - foram umas das primeiras a parar, como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus no país.

O texto da lei prevê o pagamento de três parcelas de um auxílio emergencial de R$ 600 mensais para os trabalhadores da área cultural, além de um subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas e organizações comunitárias. Os estados, municípios e o Distrito Federal serão os responsáveis pela distribuição dos recursos, de acordo com os critérios definidos na lei.

De acordo com a MP publicada hoje, os recursos serão liberados a partir da contratação de operação de crédito interna (contratos ou emissão de títulos da dívida pública). A MP tem força de lei a partir de sua publicação, mas ainda depende de aprovação do Congresso Nacional.

Agência Brasil

Justiça Federal autoriza Universidade Estadual do Maranhão a revalidar diplomas de médicos brasileiros formados no exterior

O Ministério Público Federal decidiu manter a autorização para a Universidade Estadual do Maranhão adotar processos simplificados para revalidar os diplomas dos médicos brasileiros formados no exterior, mantendo os Editais nº 101/2020-PROG/UEMA e nº 21/2020, de 7 de maio de 2020. A manutenção ocorreu após análise da liminar do Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitando a suspensão. Datada de 2 de julho de 2020, a decisão ratifica que a medicina no Brasil deve ser exercida por profissionais com curso superior de medicina, com diploma registrado ou revalidado. 

Com esta decisão, as Brigadas Emergenciais de Saúde recomendadas pelo Comitê Científico de Combate ao Coronavírus podem lançar mão deste recurso para criarem um programa de revalidação de diplomas de médicos nos moldes do aprovado no Maranhão. 

O Revalida é voltado para verificar conhecimentos, habilidades e competências profissionais para atender as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e coordenado pela Administração Pública Federal. É composto por exame teórico e prático (habilidades clínicas), e conta ainda com validação acadêmica de funcionamento do curso de origem e das condições da instituição que o oferece. O candidato deve apresentar documentos e seguir procedimentos da universidade responsável pela revalidação. Este processo pode ser substituído ou ter complementação de provas e exames. Se necessário, pode complementar formação de acordo com indicação da instituição avaliadora. 

Diante da crise sanitária provocada pelo coronavírus, a decisão reforça a inexistência legal no Brasil de regulamentação específica do internato de estudantes de medicina vindos de universidades estrangeiras (a Resolução nº 3/2014, do Conselho Federal de Educação, disciplina apenas o internato de alunos de cursos de medicina ministrados no País). A lei brasileira dispensa comprovação de conhecimentos mínimos teóricos e práticos para revalidar diplomas em situações emergenciais, como a ocorrida neste momento.

Sobre o Projeto Mandacaru: É uma plataforma de colaboração voluntária, na qual a combinação das partes vai gerar um resultado muito maior para enfrentarmos a pandemia do coronavírus. Estudantes, professores, cientistas, profissionais da saúde, exatas ou humanas podem contribuir das mais diversas formas: divulgando informações baseadas em ciência, combatendo notícias falsas, compartilhando artigos científicos relacionados à Covid-19 (protocolos, tratamentos, equipamentos, técnicas), compartilhando projetos, contribuindo com análises, e influenciando políticas públicas para melhorar a sociedade.