segunda-feira, 23 de outubro de 2017

No Ar Coquetel Molotov faz edição memorável com todos os ingressos esgotados



Com todos os ingressos esgotados, o No Ar Coquetel Molotov fez uma edição marcante na noite do último sábado (21), no Caxangá Golf Club misturando com sutileza e elegância, diversos estilos musicais.

“Chiquérrimo.” Essa foi a resposta que o cantor Arnaldo Baptista deu a um jornalista que perguntou o que ele achou do festival. Arnaldo foi um dos destaques da programação. O cantor abriu o Palco Velvet, pontualmente às 18h, com o show "Sarau o Benedito?", tocando em seu piano o clássico, "Cê tá pensando que eu sou loki?".

O Palco Velvet foi marcado por diversas apresentações pulsantes, à exemplo de ATTOXXA, Luiza Lian, do rapper Ricon Saciência, que convidou Lia de Itamaracá para uma participação em seu show e Linn da Quebrada, que fez uma apresentação forte e vibrante com tom político levantando a bandeira pelos direitos LGBTQ. A cantora ainda convidou a pernambucana Nega do Babado para subir ao palco e cantar uma nova versão do hit “ Milk Shake “. O público foi ao delírio.

No palco Aeso o público prestigiou os shows das bandas Pupila Nervosa, Cellestino, Lady Laay, Gorduratrans (RJ) Soledad (CE) e de Romero Ferro, que dividiu palco com a banda de brega pernambucano, Musa.

O palco do Som Na Rural foi outro que permaneceu sempre lotado, com as apresentações de ury Andrew Bafro, Lia de Itamaracá, Batalha da Escadaria (PE), Aslan Cabral /Tropical Absurdo, Petyr Huesca e Isluislu.

O cantor Giovani Cidreira foi quem abriu a programação do palco Sonic. Kiko Dinucci, Alessandra Leão, Giovani Cidreira, a banda americana DIIV e a espanhola Hinds também passaram pelo palco, que finalizou as apresentações da noite com o eletrônico da festa Mamba Negra.

O evento teve iniciou pontualmente às 13h e foi até às 4:30h da manhã. Houve fila do lado de fora do Caxangá, a procura dos ingressos que foram esgotados.

Rockalito é a vencedora do V Festival de Bandas de Garagem de Caruaru



Na noite desse sábado (21), a Estação Ferroviária de Caruaru abriu espaço para a cena underground com o V Festival de Bandas de Garagem da cidade. Foi a decisão final do concurso que iniciou em setembro com as inscrições e o processo seletivo das 10 bandas classificadas. A Banda Rockalito foi a grande vencedora que garantiu o prêmio de tocar no Polo Azulão do São João de Caruaru em 2018. O evento foi promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Juventude, e apoio da Fundação da Cultura e Turismo.

Nesta edição, o festival lançou o tema ‘As Diversas Formas de Fazer Cultura’ e contou com 50 bandas inscritas de toda a região. Foram dez classificadas, das quais, seis compareceram para as apresentações na Estação. Rockalito ficou entre as três finalistas, vencendo as concorrentes Giulia e os Compadres e Apaadi. Todos os grupos selecionados tiveram que apresentar duas músicas, sendo uma do repertório próprio e a outra, um desafio proposto na hora pelos jurados. A Rockalito tocou ‘Pay Attention’ e no desafio, ‘Calling Dr. Love’ da Banda Kiss. Na disputa entre as três melhores venceu com a música autoral ‘Sanctuary of the Crazy’e ‘Highway Star’, da Deep Purple.

“Atendemos a solicitação da juventude quando viemos este ano com uma atualização do evento, ampliando o festival para concurso. A novidade foi um incentivo a mais para as bandas inscritas, que tiveram a oportunidade de disputar uma vaga no São João de Caruaru de 2018”, comemorou o diretor de Juventude, Iago Torres. “Foi uma ótima oportunidade, principalmente para bandas iniciantes, como nós, terem espaço para expor suas canções. A expectativa é que aconteçam mais eventos como esse”, declarou o guitarrista e vocalista da Rockalito, Vinícius Prestrelo.

Com dois anos de existência, a banda caruaruense Rockalito segue o estilo Rock and Roll sob forte influência das bandas de blues do fim dos anos 60 e 70. É formada pelos integrantes Vinícius Prestrelo (guitarrista e vocalista), PC Trucado (baixista e backing vocal) e Matheus Silva (baterista e backing vocal). Além das três classificadas, tocaram no festival as bandas Tavora, Maria Fumaça e Ilusão Dual, todas de Caruaru. O grupo de rap Astúcia Skateboard fez uma apresentação especial. O júri foi composto pelos produtores Bertanara Mota, Guilherme Azevedo, Deivison de Azevedo e Suka DJ, e pelo cantor e compositor Colibri Brasil. 

Secretaria de Imprensa de Caruaru

Prefeitura de Limoeiro reinaugura praça Adalberto Moreira

Na noite deste sábado (21), a Prefeitura de Limoeiro em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Habitação, reinaugurou a Praça Adalberto Moreira, na Rua da Gameleira, em homenagem ao músico homônimo. Completamente restaurada com pintura, reposição do calçamento, mudanças na iluminação, nos bancos, canteiros e arborização, o evento contou com a presença do prefeito Joãozinho, da secretaria da pasta, Fabíola Pimentel, vereadores, o filho de Adalberto, Marco Pinto, família, amigos, companheiros de arte e de caminhada.

Emocionado, Marco Pinto agradeceu a todos que participaram e promoveram a realização das melhorias. "Ficamos muito contentes com o reconhecimento e a homenagem, considero um marco na história desse bairro. Nós morávamos na rua transversal e o reduto do meu pai era aqui: jogavam, tocavam músicas. Ele tinha um nome no município e agora restauraram a praça e vamos comemorar com a presença de nossos amigos. Estamos satisfeitos com o trabalho do prefeito e vamos mostrar nossa alegria através da música que é nossa forma de se expressar".

"Estar aqui é relembrar tantos momentos que passamos como São João, Carnavais e tantas outras memórias que vivenciamos", recorda o prefeito Joãozinho que partilha a alegria da reinauguração da praça com o saudoso nome do grande músico. Acrescenta ainda que ele "deixou a arte em sua geração, a exemplo de Marco Pinto e o ator Irandhir Santos que hoje representa Limoeiro, reconhecido em todo Brasil e no exterior. Adalberto moreira marcou época e esta foi o início nossa justa homenagem".

Adalberto Moreira - Músico de orquestras como Zé Menezes, Nelson Ferreira, da Rádio Clube, Jornal do Commercio, maestro da Banda 25 de setembro e da Banda Independente.


Secretaria de Imprensa de Limoeiro

ITEP promove seminário em Caruaru sobre tendências na área de lavanderias

Com o objetivo de discutir as principais tendências para o setor de lavanderias, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), por meio do Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), promove o seminário Lavanderia: tendência e competitividade para confecção, no dia 26 de outubro em Caruaru. O evento é gratuito e voltado a empresários da região que atuam no setor de lavanderias industriais e confeccionistas, bem como pesquisadores e estudantes que trabalham e que estejam vinculados a alguma empresa da cadeia de valor. As inscrições podem ser feitas no link: https://goo.gl/forms/0SDFnuhOQ2iNhTXF2.

O evento contará com palestras de Airam Cristina Pagliosa (Antônio Manzarra - coordenadora de produto da Santana Textiles), Gilberto José Oliveira (consultor em lavanderia de jeans), e Marco Britto (Diretor Segmento Jeans da Associação Nacional das Empresas de Lavanderia - Anel e presidente do Grupo GB). Entre os temas abordados está o cenário da lavanderia jeans, com um olhar sobre as principais técnicas que têm sido adotadas ao redor do mundo. O seminário é realizado em parceria com a Associação das Lavanderias de Caruaru (Alc), o Sebrae-PE, a Associação das Lavanderias de Riacho das Almas (Acra), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e a Avanço.


Confira a programação

18h – Credenciamento
19h – Abertura do Evento
19h – 1ª Palestra: A integração entre a indústria têxtil e as lavanderias com foco na sustentabilidade. Antônio Manzarra
20h – 2ª Palestra: Situação técnica atual e o futuro da lavanderia jeans no mundo. Gilberto José Oliveira
20h40 – 3ª Palestra: Case de Sucesso com Marco Britto
21h30 – Coffee Break
22h - Encerramento

Serviço

Seminário Lavanderia: tendência e competitividade para confecção
26 de outubro – 18h às 22h
Local: Itep/Centro Tecnológico do Agreste - R. Dalton Santos, N 319 - São Francisco, Caruaru – PE.
Mais informações: (81) 3701-1101

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Procon-PE retoma ação educativa nos mercados públicos do Recife

O Governo Paulo Câmara retoma nesta terça-feira (24), a partir das 10h, em parceria com a Prefeitura do Recife, o cronograma de ações educativas nos mercados públicos do Recife. O Procon-PE está a frente do projeto e reiniciará a ação no Mercado Público do Pina, localizado na Praça Abelardo Baltar, s/n, no Pina.

Os fiscais do órgão de defesa do consumidor irão explicar para os comerciantes a importância de cumprir o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Entre os pontos que serão abordados estão: importância de cartaz com formas de pagamento; importância de preços nos produtos; produtos dentro da data de validade e presença do Código nos estabelecimentos.

As ações serão realizadas sempre nas terças e quintas. O Mercado do Pina possui, atualmente, 58 boxes. Foi inaugurado em julho de 1983 com as atuais dimensões: Em 1990, passou por ampla reforma para manutenção corretiva.

Oito mercados já foram atendidos e até o final do ano outros sete receberão o projeto.

Segue programação de visitas:

24/10
(terça-feira) 
MERCADO PÚBLICO DO PINA
Praça Abelardo Baltar, s/n – Bairro do Pina

26/10
(quinta-feira) 
MERCADO PÚBLICO DE SANTO AMARO
Av. Cruz Cabugá, 1933 – Santo Amaro

07/11
(terça-feira) 
MERCADO PÚBLICO DE TORRE
R. Antônio de Pádua M Fernandes, s/n – Torre

09/11
(quinta-feira) 
MERCADO PÚBLICO DE SÃO JOSÉ
Praça Dom Vital, s/n – São José

14/11
(terça-feira) 
MERCADO PÚBLICO DE BEBERIBE
Praça da Convenção, 128 – Beberibe

21/11
(terça-feira) 
MERCADO PÚBLICO DE CASA AMARELA
R. Padre Lemos, 1930 – Casa Amarela

23/11
(quinta-feira) 
MERCADO PÚBLICO DE CORDEIRO
Avenida General San Martin, s/n – Cordeiro

Imprensa Procon PE


Ação de conscientização ambiental é realizada no parque de Serra dos Cavalos, em Caruaru

Com o objetivo de despertar a conscientização ambiental dos frequentadores de Serra dos Cavalos, em Caruaru, uma ação educativa foi realizada neste domingo (22) no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho. Voluntários, funcionários da reserva, membros da Brigada Tangara, da Associação Conhecer e Preservar e do SOS Rio Ipojuca aceitaram o desafio de recolher o lixo deixado pelos frequentadores no local. A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, através da gerência do parque.

Os participantes foram divididos em grupos, de acordo com o grau de dificuldade, e seguiram pelas trilhas da reserva. Em uma delas, que leva ao Açude Jaime Nejaim, a ação contou com o uso de caiaques, onde os participantes usaram o equipamento para ter acesso ao lixo deixado nas margens do lago. “O saldo da ação foi bastante positivo, pois tivemos muitos visitantes que vieram com o propósito de contribuir com a causa ambiental e essa conscientização é muito importante’, afirmou o gestor do parque, Alexandre Leite.

Os visitantes aprovaram a atividade e muitos afirmaram que voltariam numa próxima ação, como Jéssica Vilaça, que é frequentadora assídua do local. “Foi uma ação para conscientizar a população da importância do local”, afirmou. “Foi excelente. A ação uniu duas situações: quem veio para conhecer o parque e quem veio para contribuir. Foi um passeio diferente com a família”, declarou Júlio César Falcão. “São poucas as áreas de preservação e a que existe aqui em Caruaru, a gente precisa valorizar”, pontuou Aldrin Ribeiro.

O parque natural é uma reserva florestal serrana, remanescente da mata atlântica, localizado na área da antiga Fazenda Caruaru. Está inserido em um brejo de altitude, conhecido por Serra dos Cavalos, que tem entre 800 a 950 metros acima do nível do mar e ocupa uma área de 359 hectares. É conhecido pelas trilhas ecológicas, açudes e clima ameno e fica localizado no Primeiro Distrito Rural do município.

A visitação pode ser feita de terça à domingo, das 6h às 16h. O agendamento para conhecer as trilhas deve ser feito com um guia, por do telefone: (81) 3701.1455 ou através do link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfICATZj06R_8QJ76GIkDrmw6wT0IrtiU6at4jaJyT0fmt3Yw/viewform?c=0&w=1. O site para mais informações sobre a reserva é o https://sites.google.com/view/parquevsobrinho.

Secretaria de Imprensa de Caruaru

Fernanda Bérgamo realiza aulão gratuito de Português e Redação para Enem

Para quem está na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Centro Universitário dos Guararapes (UniFG) realiza, no último domingo de outubro (28), um aulão de Língua Portuguesa e Redação com a professora Fernanda Bérgamo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do hotsite.

Durante o aulão, a renomada professora de Português vai revisar, de maneira objetiva e descontraída, assuntos da disciplina que costumam cair no Enem. Ela também vai indicar temas da atualidade que têm chances de serem abordados na redação da prova e dar dicas de administração de tempo. O evento vai acontecer na quadra esportiva da instituição para melhor acomodar os estudantes. Cerca de dois mil vestibulandos devem participar do aulão.

“Vai ser muito interessante pois vamos trabalhar no aulão as cinco competências necessárias para chegar na redação nota mil”, afirma a professora Fernanda Bérgamo. “Os temas das redações são simples, o problema é que eles costumam vir acompanhados de pegadinhas que atrapalham os estudantes. Por isso, vamos ensinar também como identificar essas pegadinhas para que o estudante consiga fazer uma boa redação.”

Vestibular Connect

Os alunos que participarem do aulão vão ter a oportunidade de realizar, logo em seguida, o Vestibular Connect da UniFG, onde os estudantes poderão testar os conhecimentos aprendidos. A prova também será válida para a admissão de estudantes em cursos de graduação da UniFG. A previsão é que o resultado seja divulgado na terça-feira (31). 



Serviço – Aulão de Fernanda Bérgamo na UniFG

Horário: 9h

Data: 28/10

Local: UniFG. Rua Comendador José Didier, nº 27, Piedade, Jaboatão dos Guararapes




Festival gastronômico em Vitória de Santo Antão

Vitória de Santo Antão (50 KM do Recife, na Mata Sul) recebe nos próximos dias 26, 27 e 28 o primeiro Festival Gastronômico das Tabocas. O evento acontece no Vitória Park Shopping e conta com palestras, degustações, oficinas e cerca de 25 expositores, a maioria de restaurantes e lanchonetes da própria cidade.

“A intenção é valorizar a cultura gastronômica da cidade e divulgar esse forte potencial econômico de Vitória”, ressaltou o chef de Cozinha, Hugo Boaventura que organiza o evento. “Iremos proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer novos sabores da culinária nacional”, explica Boaventura.

Esse intercâmbio é importante para a cidade que desponta com grandes empresas do ramo, como o Engarrafamento Pitú, importante exportador de Cachaça do Brasil; da Fábrica da BR Foods, dos produtos Sadia; e ainda empresas familiares que se destacam regionalmente com restaurantes e lanchonetes, como a Carmo Chocolates que possui um Know-How de mais de 30 anos e segue investindo e crescendo.

Na programação da quinta-feira (26/10) a abertura acontece às 18:00 com uma apresentação cultural de dança e segue com uma palestra sobre a cachaça e sua importância para o desenvolvimento do município, seguido das aulas-show do Chefe Confeiteiro Gilberto Santos (19h10) e do Chef Hugo Boaventura (20h) sobre o preparo de risotos.

Na sexta (27/10) o evento começa mais cedo, às 15h e começa falando sobre empreendedorismo com a Chef Marianne Lira, ela que trocou a cozinha para investir, e ter sucesso, em uma franquia de restaurante pouco conhecida na região, o Grilletu´s. Na sequência (16h) a nutricionista Nathalia Álvares faz uma oficina sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Às 17h é a vez do Chef Rodrigo Brol, empresário local da churrascaria Carnes e Galetos e do Espetinho do Tio Juca falar sobre o churrasco em casa. Tem ainda um momento sobre Cerveja Artesanal (18h), com Luiz Picelly, da cerveja Pattlou, fabricada no município; Oficinas de massas (19h), com a Chef Elayne Nascimento; e a aula-show da chef Tânia Bastos, encerra o segundo dia com a Doçaria Pernambucana. Tânia é vencedora do reality-show “Que seja doce”, do canal por assinatura GNT.

No Sábado (28/10) os participantes podem conversar sobre vinhos com o sommelier Angelo Miranda; participar de uma oficina de Naked Cake com a Chef Adriana Patrícia, uma palestra com o Presidente do Prêmio Domã, Geraldo Guerra e o Embaixador da Gastronomia, Chef Rivandro França, encerra as palestras falando sobre gastronomia regional. No encerramento show com a banda Laboratório 6.

As vagas são limitadas e as inscrições são feitas exclusivamente o site: www.vitoriaparkshopping.com.br/inscreva-se. Ninguém paga para participar, mas precisa doar dois quilos de alimentos não perecíveis. Todo o arrecado será doado à Associação Maria Amélia (AMA) que realiza um trabalho social com dependentes químicos que querem deixar o vício.

Serviço:

Festival Gastronômico das Tabocas
Quando: 26, 27 e 28 de outubro
Onde: Praça de eventos do Vitória Park Shopping – Vitória de Santo Antão

Com informações do jornalista Luís Boaventura

Assinado decreto que garante novo centro de compras em Pesqueira

O governador Paulo Câmara assinou, na manhã desta segunda-feira (23.10), durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, um decreto que permitirá a desapropriação do imóvel que sediava a antiga Fábrica Peixe, no município de Pesqueira, no Agreste pernambucano. Visando a preservação do complexo predial e o desenvolvimento da economia na região, o espaço de 81 mil metros quadrados se transformará em um centro de compras, que será implantado em uma parceria do Governo de Pernambuco com a prefeitura do município. A previsão é de que todo o processo de desapropriação, que está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Administração, seja finalizado até o final de dezembro deste ano.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco
 

Serra Talhada será palco do 13º Encontro Nordestino de Xaxado

O município de Serra Talhada, no Sertão de Pajeú, sedia de 1º a 5 de novembro, o 13º Encontro Nordestino de Xaxado. O evento reúne mais de 20 grupos de xaxado de todo Nordeste, além de convidados do Sul e Norte, na Estação do Forró e polos descentralizados como: Ceu das Artes, em Feiras Livres e em Escolas Públicas.

O Encontro Nordestino de Xaxado conta ainda com oficinas de danças, palestras sobre Patrimônio, feira de artesanatos da região, mostra de comedoria sertaneja, apresentações musicais, passeio turístico ecológico ao Sítio Passagem das Pedras (onde nasceu Lampião) e à Fazenda Pedreira (do primeiro inimigo de Lampião, Zé Saturnino) e o Baile Perfumado, no Clube da Fazenda São Miguel, com Assisão. O Encontro é um grande divulgador da cultura nordestina.

Este ano o Encontro Nordestino de Xaxado presta uma homenagem ao bicentenário da Revolução Pernambucana e aos 120 anos de nascimento de Lampião. De acordo com a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria, os locais onde acontecerão os espetáculos são espaços emblemáticos na batalha cultural de Serra Talhada. “Na Estação do Forró, principal polo de apresentações, está instalado o Museu do Cangaço, o Parque de Esculturas Ronaldo Aureliano e a Academia Serra-talhadense de Letras. O Pátio da Feira Livre tem uma relação íntima com a história do grupo, foi onde tudo começou, onde os Cabras de Lampião fizeram sua primeira apresentação. Nas escolas, que são lugares que sempre abriram as portas para que pudéssemos ensaiar, nos reunir e construir essa história. OCeu das Artes, é uma expressão de conquista por espaço de qualidade para fruição de produção artística”, declarou Cleonice.

Os grupos que foram selecionados e convidados para participarem do Encontro, esse ano, são grupos que têm trajetória de luta e resistência em suas cidades e região.

O Encontro Nordestino de Xaxado conta com o incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado. O encontro vai ser sediado na Estação do Forró, localizado no centro da cidade, e em polos descentralizados. Toda a programação pode ser encontrada no link: www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com.

Com informações da jornalista Valeska Araújo

Compesa inicia testes da nova Adutora de Porto de Galinhas

A Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa iniciou a fase de testes do novo Sistema Adutor de Porto de Galinhas, empreendimento que dobrou a oferta de água para um dos destinos turísticos mais visitados do Litoral Sul de Pernambuco. Além de Porto, as Praias de Maracaípe e Muro Alto, que juntas somam uma população de 56 mil pessoas, também serão beneficiadas com a melhoria do abastecimento. Até o final deste mês, a fase de testes deve ser finalizada, garantido a distribuição de água todos os dias e com pressões mais elevadas para essas praias. Ainda está previsto, numa segunda etapa do projeto (em fase de captação de recursos), o atendimento das localidades de Nossa Senhora do Ó, Serrambi e Toquinho pelo novo sistema implantado.

Para construir a Adutora de Porto de Galinhas foram aplicados R$ 30 milhões, recursos do FGTS/ CAIXA, que foram assegurados pelo Governo Paulo Câmara. A obra é um pleito antigo da população e, por este motivo, o governador solicitou a companhia que desse celeridade à execução da adutora, o maior investimento feito, nos últimos anos, para melhoria e ampliação do abastecimento dessas praias do Litoral Sul. “O novo sistema terá condições de atender plenamente essa região pelos próximos 20 anos e foi pensado para garantir a regularidade do fornecimento de água para essas praias até mesmo na época de altas temporadas, quando aumenta o fluxo de pessoas”, informa Rômulo Aurélio Souza, diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, se referindo à flexibilidade operacional da Adutora de Porto de Galinhas, que tem condições de aumentar a vazão de água de acordo com a necessidade da população. A obra foi realizada no período de dois anos.

A adutora, que foi implantada a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Suape, possui 19 quilômetros de tubulações assentadas e passa por Nossa Senhora do Ó, Muro Alto, até chegar a Porto de Galinhas. A nova adutora foi projetada para transportar a vazão máxima de 540 litros de água, por segundo, e tem diâmetro que varia de 800 a 600 milímetros. O sistema ainda é composto por três reservatórios com capacidade para armazenar 5 mil, 3,5 mil e 2,5 mil metros cúbicos de água, além de uma estação de bombeamento. Um desses reservatórios foi construído dentro da área da ETA Porto de Galinhas, que junto com a produção desta unidade, passa a abastecer Porto, Maracaípe e Muro Alto.

Para melhorar o atendimento da rede hoteleira de Muro Alto, a Compesa também vai iniciar, até o final deste ano, o processo licitatório da obra para implantação de um reservatório elevado, uma unidade de bombeamento e rede de distribuição para receber água diretamente da nova Adutora de Porto de Galinhas.

Imprensa Compesa

Vereador ameaça prender a cantora Pabllo Vittar




O vereador e pastor evangélico Ezequiel Bueno (PRB-PR), de Ponta Grossa, não gostou nada do fato de Pabllo Vittar estar confirmada para se apresentar em sua cidade em dezembro, no Munchen Fest. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Bueno tomou como base um boato de que Pabllo e o deputado Jean Wyllys fariam uma “turnê” pelas escolas do Brasil para ensinar crianças sobre diversidade sexual, e mostrou todo o seu preconceito ao discursar segunda-feira (16) na Câmara Municipal:


“Se eu não estiver pagando, sem problema nenhum, pode trazer quem quiser. (…) Eu queria lamentar porque vão trazer essa pessoa para Ponta Grossa. Queria lamentar por trazerem essa pessoa em uma cidade família. Uma cidade em que brigamos aqui no plano de educação para tirar a ideologia de gênero das escolas. Numa cidade onde somos conservadores, somos pais, mães e trabalhadores. Quem quiser assistir, se não for com o meu dinheiro, tudo bem. Porque se inventarem de sair pra rua e ir nas escolas, eu vou prender. Vou prender, nem que depois eu seja preso por abuso de autoridade. (…) Não vamos deixar isso acontecer, de maneira nenhuma vamos deixar uma pessoa dessa ir à escola e ensinar sobre diversidade sexual para as crianças. ‘Mas pastor, é só um show’. Eu não sei. Abriu a porta, entrou? Aí é complicado. (…) Pelo amor de Deus, gente, o que é isso na nossa cidade?”

Papel Pop

MEC credencia Instituto Superior das Assembleias de Deus

O Ministério da Educação autorizou, na manhã desta quinta-feira, 28, a Convenção Nacional das Assembleias de Deus Madureira (Conamad) a criar o Instituto Superior das Assembleias de Deus, em Brasília, para oferta de cursos na área de saúde. A homologação do ato foi assinada pelo ministro Mendonça Filho e pelo bispo Manoel Ferreira, presidente da entidade, em solenidade que teve a presença de representantes do MEC, da Conamad, do senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) e do deputado Sóstenes Cavalcanti (DEM/RJ).

“Isso representa a pluralidade e a amplitude da atuação do Ministério da Educação. É uma instituição importante, com forte vínculo com a Assembleia de Deus, e que busca sua ampliação agora, com o aval do MEC, proporcionando acesso à educação superior de qualidade em uma das regiões mais importantes do Brasil”, afirmou o ministro.

Inicialmente, o instituto oferecerá os cursos de biomedicina, enfermagem, radiologia, gestão hospitalar e teologia, e o primeiro vestibular deve ocorrer em janeiro de 2018. A intenção é, em breve, criar a faculdade de medicina. “Estamos iniciando com esses cinco cursos e pretendemos, talvez em mais dois anos, ter a nossa faculdade de medicina”, projetou o bispo Manoel Ferreira. “Já temos uma área reservada para um hospital, que será o Hospital Evangélico de Brasília e pretendemos, futuramente, avançar em outras áreas”, completou.

O senador Ronaldo Caiado esteve nas futuras instalações do Instituto Superior das Assembleias de Deus e afirmou ter ficado satisfeito. “Fui no local onde funcionará a faculdade e vi que eles cumpriram todas as exigências do MEC. Tenho certeza de que darão todas as condições para que os alunos tenham qualificação”, disse.

Também presente à solenidade no MEC, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM/RJ) lembrou que a Conamad já tem projetos voltados para educação básica e que agora amplia seu horizonte atuando, também, na educação superior. “Hoje é a chancela do MEC para um grupo de pessoas de um importante segmento que vem, com excelência, fazendo educação nesse país, com as instituições com confissão religiosa”, apontou.

Assessoria de Comunicação Social MEC

Aluno de 14 anos incendeia escola após professor reclamar sobre atraso

Um aluno de 14 anos ateou fogo à Escola Estadual Rural Vicente Brito e Sousa, em Feijó (AC), após um professor ter lhe chamado atenção por ele ter chegado atrasado à aula. O incêndio criminoso aconteceu na madrugada de sábado (21) e destruiu completamente o prédio.

De acordo com informações do G1, o adolescente teve a ajuda de Carlos da Luz Ribeiro, de 19 anos. Todo o material didático, merenda, computadores e outros objetos da escola foram destruídos pelas chamas. Quase cem alunos ficaram sem aula.

Ribeiro foi preso e encaminhado a um presídio e o adolescente está no Conselho Tutelar do município.

A coordenadora geral do Núcleo de Ensino da Secretaria de Educação do Acre (SEE-AC), Cardoci Paiva de Lima, informou que o órgão já está fazendo um projeto para a construção de uma nova escola no local.

Correio da Amazônia

Dáleti, mais uma vítima das dores da alma

A estudante de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Dáleti Jeovana se matou aos 20 anos. Dáleti era uma ativista negra e cometeu suicídio na noite do último sábado, 21/10, por volta das 23h30.

Dáleti estava na sala da casa onde morava com uma amiga e a irmã, em Palmas. Ela se retirou dizendo que iria tomar banho. Por causa da demora, a irmã foi chamá-la e a encontrou enforcada.

Pouco tempo antes de se matar, no dia 17 de outubro, a jovem publicou em seu Facebook pessoal um texto metafórico sobre a vontade de “Ana” de se suicidar.

No texto, Dáleti falava sobre o suicídio da dor, do sofrimento e da desesperança; isto é, o suicídio da alma. Na verdade, ela estava se referindo a si própria, mas ninguém compreendeu.

Dáleti deixou centenas de amigos chocados com a sua morte precoce. Ela era filha de pastor e órfã de mãe. A rotina árdua de trabalho e estudos lhe impôs sobrecarga de problemas e responsabilidades, mas ela nunca procurou um psicólogo, dizem amigos próximos.

O suicídio tem sido um caminho recorrente para sanar dores e depressões da alma. No Brasil, o suicídio de jovens não para de crescer: dados mostram que, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 — um aumento de quase 10%.

Veja seu último relato no Facebook





Pragmatismo Político

Nota do Blog: O jornalismo sempre desaconselhou noticiar suicídios. No entanto, mais do que nunca, é preciso acender o debate sobre a depressão, não apenas no mês do #SetembroAmarelo.

Homem invade link ao vivo da TV Globo

O apresentador César Tralli ficou irritado ao vivo durante o telejornal "SPTV 1ª Edição" desta segunda-feira (23), na Globo. Tralli chamou um link do jornalista Jean Raupp, que iria explicar sobre a vacinação contra a febre amarela. Quando Raupp começou a falar, um homem entrou na frente da câmera e gritou: “Globo lixo, Globo lixo”.

A transmissão logo foi interrompida e Tralli disse: "Será que a gente consegue falar com o Jean, não? Nós tivemos um probleminha aí, uma pessoa atrapalhou o trabalho do Jean Raupp, infelizmente."

"Vamos ver primeiro a reportagem que o Jean preparou nessa região e daqui a pouco a gente tenta voltar ao vivo se a educação das pessoas permitir", afirmou Tralli, visivelmente irritado com a situação. Veja o vídeo a seguir

Notícias ao Minuto


RN: Jovem morre horas antes de se casar

Um jovem perdeu a vida em um acidente automobilístico duas horas antes de se casar. A tragédia aconteceu no último sábado (21/10) em Baraúna, cidade que fica a 311 quilômetros de Natal (RN).

Carlos Adriel Mendes da Silva estava na moto do sogro indo para casa deixar pétalas de flores para a noiva quando colidiu frontalmente com um carro. De acordo com o perito Eduardo Alexandre, as marcas deixadas pelos pneus não são suficientes para determinar se houve imprudência de uma das partes. O rapaz, que tinha 21 anos, não estava usando capacete no momento da colisão.

Informações de testemunhas apontam que o veículo virou à direita na rua onde a vítima estava. Carlos foi atingido de frente, sendo jogado em cima da calçada. Agora, o delegado que investiga o caso espera que o motorista se apresente, além de contar com imagens de câmeras de segurança para determinar o que aconteceu. Carlos iria se casar com Paloma Ismaelly. 

Portal Metrópoles (DF)

Atirador de Goiânia é encaminhado para centro de internação

O adolescente acusado de abrir fogo contra alunos da escola Goyases, em Goiânia (GO), deixou a Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai), onde estava detido deste sexta-feira (20/10), e foi encaminhado a um centro de internação. A transferência ocorreu nesta segunda-feira (23), por volta das 17h40.

Por questões de segurança, as autoridades não informaram se a unidade onde o jovem de 14 anos permanecerá internado fica na capital ou no interior do estado.

Decisão judicial do último sábado (21) determinou a internação provisória do menor por 45 dias, prazo estimado para o processo ser concluído e a sentença da Justiça sair, conforme prevê Estatuto da Criança e do Adolescente.

Tragédia - O ataque praticado pelo adolescente de 14 anos contra colegas de classe resultou na morte dos estudantes João Pedro Calembo, 14, e João Vitor Gomes, 13. Outros quatro jovens ficaram feridos; três ainda seguem internados no hospital. Segundo autoridades, o autor dos disparos sofria bullying na escola, o que teria motivado o ataque.

Melhora Clínica - Dois dos quatro adolescentes feridos por tiros disparados por um colega de classe no Colégio Goyases, na última sexta-feira (20/10), tiveram melhora em seus quadros clínicos. Segundo o último boletim divulgado nesta segunda (23) pelo Hospital de Urgência e Emergência de Goiânia (Hugo), a estudante Isadora de Morais, de 14 anos, não se encontra mais em estado grave. Já Marcela Rocha, de 13, teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

Atingida por três tiros – um na mão, um na nuca e um no tórax –, Isadora deu entrada no Hugo, na última sexta (20), em estado grave. A adolescente foi submetida a procedimentos cirúrgicos para drenagem de fluidos do pulmão e permaneceu, nos dias seguintes, sedada e entubada. Segundo informações do hospital, Isadora teve o estado de saúde atualizado para “regular”. A adolescente segue orientada, consciente, com respiração espontânea, mas ainda internada na UTI.

No último sábado (21), um tio da garota afirmou ao Metrópoles que a jovem corria o risco de ficar paraplégica. O familiar relatou que, após sair da sedação, Isadora chegou a abrir os olhos e mexer a cabeça.

Também internada no Hugo, Marcela Rocha recebeu alta da UTI na manhã desta segunda (23) e continuará o tratamento em um leito na enfermaria do hospital. Neste momento, a adolescente também se encontra orientada, consciente e com respiração espontânea.

Bullying - pai do aluno de 14 anos que atirou contra colegas dentro de uma escola de Goiânia prestou depoimento na Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) na manhã desta segunda-feira (23). Ele, que é policial militar, chegou por volta de 9h15 e não quis gravar entrevistas. 

O depoimento durou cerca de 1h30. O pai do aluno estava acompanhado da advogada. "Ele [pai] estava sereno, tranquilo, mas muito abalado com o que aconteceu. Ninguém sabia que ele sofria bullying, foi uma surpresa para todos", disse o escrivão Marcos Paulo Passos, que colheu o depoimento.

Após a oitiva, ele e a defensora ficaram em uma sala reservada por alguns minutos e, em seguida, deixaram o local às 11h35. O pai não quis falar sobre o assunto. "Eu pretendo falar em outra oportunidade, em outro momento", disse.

No depoimento, o pai relatou à polícia que nunca recebeu reclamações do filho sobre comentários ou atitudes ofensivas. Com relação à arma, o policial militar explicou ela estava descarregada e em cima do guarda roupas. Já a munição ficava trancada em uma gaveta em outro quarto. Ele explicou ainda que não sabe como o filho conseguiu a chave para ter acesso às balas.

O escrivão informou ainda que, durante o depoimento, o pai falou que o adolescente nunca teve acesso a arma, pediu para vê-la ou atirar.

A Polícia Civil também apreendeu o tablet do adolescente, que vai ser periciado para saber se o aluno fazia pesquisas sobre arma ou como planejou o crime.

Internada - A mãe do adolescente está internada desde o dia do atentado no Colégio Goyases, em Goiânia, segundo informou a advogada da família, Rosângela Magalhães, nesta segunda-feira (23). Os tiros disparados pelo filho da policial militar deixaram dois alunos mortos e quatro feridos.

Devido à situação da mãe, ela ainda não viu o filho desde que a tragédia aconteceu. A advogada não informou em qual hospital a cliente está e disse não saber se há previsão de alta.

Com informações dos portais G1 e Metrópoles (DF)

CPI da Previdência atesta: Não existe déficit no INSS

O senador Hélio José (PMDB-DF) apresentou nesta segunda-feira (23/11), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, que investigou as contas do seguro social no país. O texto de 253 páginas conclui que “é possível afirmar, com convicção, que inexiste déficit da Previdência Social ou da Seguridade Social” no Brasil.

Na visão do relator da CPI, os dados e argumentos utilizados pelo governo para propor a reforma da Previdência, em discussão no Congresso Nacional, apresenta “falhas graves” e inconsistências”.

“São absolutamente imprecisos, inconsistentes e alarmistas os argumentos reunidos pelo governo federal sobre a contabilidade da Previdência Social, cujo o objetivo é aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287, de 2016”, afirmou o relator da CPI.

“O grande argumento do governo em sua empreitada de mudança da Previdência se relaciona à questão da existência de um déficit previdenciário perene e explosivo. Trata-se de uma afirmativa que, apesar de repisada pelo governo, não é respaldada por grande parte dos estudiosos”, complementou Hélio José.

No relatório, o senador fez uma análise histórica sobre o sistema da seguridade social no Brasil. Na visão do relator, o orçamento da Previdência começou a ser deturpado de forma relevante ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que editou uma Medida Provisória sobre o tema em 2001.

O texto afirma que a MP do governo tucano “atingiu de morte” a “visão sistêmica e integrada” da seguridade social, retirando a possibilidade de “compensação financeira” entre os seus três pilares principais: a saúde a previdência e a assistência social

“Houve a efetiva desintegração das três áreas. Saúde, Previdência e Assistência Social ganharam uma perversa autonomia tanto financeira quanto de gestão. Entendemos perversa porquanto tal autonomia provocou o desmembramento das áreas, em detrimento de uma ação coordenada e sistêmica”, explicou no relatório. “O chamado Orçamento da Seguridade Social, previsto na Carta Maior, passou a ser apenas numa peça demonstrativa sem qualquer utilidade estratégica”, argumentou.

Hélio José dedicou algumas páginas de seu relatório para lembrar da dívida ativa de empresas brasileiras de grande porte, que deixaram de contribuir com a Previdência Social, mas continuam sendo beneficiadas com políticas governamentais. No texto, ele cita como exemplo o débito da JBS, que tem, segundo a CPI, uma dívida de R$ 2,4 bilhões com o sistema de Seguridade Social. “Está faltando cobrar dos devedores e não querer prejudicar trabalhadores e aposentados, mais uma vez”, disse o senador.

Outro argumento utilizado no texto tem como base a criação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), em 1994, ainda na gestão FHC. “Uma parcela significativa dos recursos originalmente destinados ao financiamento da Previdência foi redirecionada. Segundo cálculos da Associação Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), somente entre 2005 e 2014, um montante da ordem de R$ 500 bilhões foi retirado da Previdência via DRU”, criticou o senador em seu texto.

O relatório final será colocado em votação nas próximas semanas, quando os senadores que compõem a CPI vão analisar a proposta e poder propor emendas à versão do senador Hélio José.

TV Senado
O presidente da CPI da Previdência, senador Paulo Paim (PT-RS), acusou a TV Senado de cortar a transmissão da sessão, durante a leitura do relatório. Isso porque a emissora de televisão do Senado cortou o sinal da CPI e passou a retransmitir audiência pública da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Paim prometeu cobrar explicações do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Portal Metrópoles (DF)