sábado, 17 de abril de 2021

28 Patas Furiosas estreia “Parede de Dentro”

 

PAREDE DE DENTRO é uma ação performática de vídeo, desenvolvida a partir da peça-instalação PAREDE, encenada em 2019 pelo coletivo teatral 28 Patas Furiosas. No espetáculo criado a partir do universo de Qorpo-Santo, a Personagem ".Q" perde sua cabeça - no sentido literal e metafórico - em seu próprio apartamento. No entanto, as regras do "Edifício Triunfo" não permitem uma existência assim, e é na reunião de condomínio (realizada em um grupo no WhatsApp) que as moradoras e os moradores ali presentes decidem interditar ".Q", iniciando assim, a construção de paredes para aprisioná-lo dentro de seu apartamento.

Em PAREDE DE DENTRO, feita já para o formato digital, o grupo desenvolveu a obra a partir da perspectiva da personagem ".Q", que até então, só se comunicava com os condôminos por meio de mensagens de WhatsApp. Ele era uma voz em off permeando a peça PAREDE Agora, a dramaturgia expõe o ponto de vista do morador emparedado, com uma nova proposição artística ajustada para a virtualidade.

A performance vai acontecer no canal Youtube.com/28patasfuriosas, a partir do dia 21 de abril, às 20h, as quartas, quintas e sextas-feiras, até 30 de abril.


SINOPSE

PAREDE DE DENTRO é uma vídeo-peça-instalação que continua a trajetória da peça-instalação PAREDE. Ambas livremente inspiradas na vida e obra de Qorpo-Santo, autor gaúcho do século XIX. As peças refletem, a partir de suas perspectivas particulares - uma virtual e a outra presencial - o curioso diagnóstico da excêntrica personagem “.Q”, que misteriosamente tem a cabeça expulsa do próprio corpo. Se em PAREDE acompanhamos um grupo de moradoras e moradores de um edifício, que decidem em uma reunião de condomínio emparedar o estranho vizinho em seu próprio apartamento, em PAREDE DE DENTRO acompanhamos o ponto de vista onírico da figura emparedada, que através dos deslocamentos da sua livre imaginação, observa um contrarregra que abre janelas nas paredes do espaço.


ENCENAÇÃO

Figura singular da dramaturgia e da literatura brasileira, José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo-Santo, viveu um processo de interdição jurídica por parte de sua família, sob um controverso diagnóstico de “monomania” - uma mania por escrever. Impedido de continuar a realizar as suas atividades públicas até o final da vida, santificou o próprio corpo e passou a escrever e organizar incansavelmente sua obra - Ensiqlopèdia ou Seis Mezes de Huma Enfermidade - um compilado de todos os seus escritos (e impresso em sua própria tipografia), na qual ele apresenta, inclusive, uma nova proposta de ortografia da língua portuguesa.

Qorpo-Santo fez do diagnóstico e da interdição jurídica que sofreu, combustíveis para a sua escrita, expondo os seus embates com as autoridades da época. Assim, sua obra também pode ser entendida como um caminho (sinuoso) para se re-inserir no mundo, ou ainda, enquanto construção de um outro corpo/espaço usado para confrontar as autoridades responsáveis pela sua interdição. Suas questões abriam feridas nos valores morais daquele tempo, embora muitas vezes o autor compactuasse com eles. No trânsito entre isolamento e combate, conservadorismo e progressismo, Q.S. cria uma fronteira que separa dois mundos: o de fora e o de dentro, estabelecendo um entre-mundos como sua morada até o fim da vida.

PAREDE DE DENTRO segue como dramaturgia complementar ao espetáculo PAREDE, ambos criados a partir da vida e obra do Qorpo-Santo. Ao resgatar o universo do excêntrico autor, neste novo espetáculo, o grupo construiu uma dramaturgia autoral a partir da presença das atrizes e dos atores no espaço virtual em articulação com à materialidade cênica do espaço presencial, bem como imagens já gravadas nos registros de apresentações da peça PAREDE de 2019.

Na peça PAREDE DE DENTRO, assim como no espetáculo PAREDE, já encenado pelo grupo, a “Ensiqlopèdia ou Seis Mezes de Huma Enfermidade”, obra labiríntica e paradoxal de Qorpo-Santo, se apresenta como fonte disparadora de uma discussão acerca da interrupção, instabilidade e invenção nos nossos dias. A nova montagem pretende radicalizar os procedimentos formais do grupo na direção de uma vídeo-peça-instalação que traz a reflexão sobre corpos que buscam por fendas criativas em um mundo programado e construído por velhos valores que retornam ao longo da História do Brasil.

Na experimentação cênica que será transmitida ao vivo nas redes, uma série de quadros de vídeos serão articulados lado a lado de forma polifônica. Da mesma forma como os vídeos aparecem em reuniões de zoom ou como em um mosaico de um monitor de câmeras de vigilância, o espectador observa uma dramaturgia visual que estabelece uma série de pontos de vista do apartamento da personagem “.Q”. Ao assistir a vídeo-peça-instalação em suas casas, o público se vê diante das próprias paredes de suas casas e sua tela de transmissão. Se em PAREDE observamos o ponto de vista de quem empareda, agora será observado o ponto de vista de quem está sendo emparedado.



"Em PAREDE estávamos diante da trágica construção de labirintos sem saídas por forças conservadoras.

Já em PAREDE DE DENTRO, estamos nos apoiando na livre imaginação em deslocamento pra abrir janelas nas paredes destes labirintos."

Wagner Antônio



Para o 28 Patas Furiosas, encontrar uma verdade sobre “quem foi” ou “o que significa" a obra de Qorpo-Santo é tão complexa quanto definir VERDADES no atual contexto político e social em que nos encontramos. Assim, interessa ao coletivo observar mais de perto os enigmas dos sintomas que permeiam nossas vidas hoje. Neste sentido, a vida e a obra de Qorpo-Santo parecem personificar perfeitamente a busca por verdades nos sintomas alucinantes da história recente do Brasil, desde sua fresca trajetória de instabilidade política dos últimos oito anos até o colapso causado pela pandemia do Covid-19, o isolamento social que segue presente em nossas vidas e o (des)governo genocida do nosso atual Presidente da República.

Continuar pesquisando inventivos formatos artísticos para contemplar a complexidade e os delírios de Q.S, segue como um desafio para o coletivo empregar sua pesquisa artística nas plataformas virtuais - estrutura embrionária que se iniciou no espetáculo PAREDE e que agora pretende se desenvolver com mais força no projeto PAREDE DE DENTRO.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Embora a pesquisa do espetáculo PAREDE tenha se dado por mais de dois anos de trabalho continuado em sala de ensaio, só em 2018 o 28 Patas Furiosas foi contemplado pelo PROAC, edital responsável pela produção e estreia da peça em junho de 2019 no Espaço 28. Em agosto do mesmo ano PAREDE fez uma nova temporada no TUSP, e assim como no Espaço 28, as sessões foram lotadas todos os dias.

Dentro da temporada no TUSP o grupo promoveu a ação denominada Diálogos Instáveis, na qual recebeu o filósofo Juliano Garcia Pessanha para refletir Qorpo-Santo e os desdobramento do espetáculo. A instalação da peça ficou aberta ao público para além dos dias de apresentação enquanto esteve em temporada no Centro Cultural Maria Antônia. Em março de 2020, PAREDE integrou a programação do festival FAROFFA na cidade de São Paulo. Neste período do festival as apresentações do espetáculo foram imediatamente interrompidas por conta da pandemia do Coronavírus que se instaurou pelo Mundo.

Através da Lei Aldir Blanc, nasce a vídeo-peça-instalação PAREDE DE DENTRO, que se configura como uma ação experimental e performática desenvolvida a partir do espetáculo PAREDE, que almeja no futuro, o objetivo de fazer com que as duas obras andem de forma paralela.



FICHA TÉCNICA

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO: 28 Patas Furiosas | DIREÇÃO, ROTEIRO E INSTALAÇÃO: Wagner Antônio | TEXTO DO PRÓLOGO: Sofia Botelho | TEXTOS DO “.Q”: Tadeu Renato | DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Marcos Yoshi | MONTAGEM, EFEITOS E COLORAÇÃO: Yghor Boy | MÚSICA: Brisalicia e Júlia Ávila | FIGURINO: Valentina Soares | DESIGN GRÁFICO: Murilo Thaveira | ATUAÇÃO: Dimitri Luppi, Fe Menino, Isabel Wolfenson, Júlia Ávila, Lucimélia Romão, Murilo Thaveira, Pedro Stempniewski, Sofia Botelho, Valéria Rocha e Wagner Antônio | ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Dimitri Luppi | DIREÇÃO TÉCNICA: Douglas de Amorim | PRODUÇÃO GERAL: Iza Marie Meceli



SERVIÇO

PAREDE DE DENTRO

De 21 a 30 de abril de 2021

Quartas, quintas e sextas, às 20h


Duração: 50min | Recomendação: 18 anos | Grátis

O público pode reservar o ingresso enviando um e-mail para: 28patasfuriosas@gmail.com

Consumidor não pode sofrer cobrança vexatória

 

Devido a pandemia muitas pessoas perderam seus empregos e, consequentemente, acumularam dívidas. Mas, as cobranças dessas dívidas não podem ser feitas de qualquer forma, muito menos de maneira que constranja ou cause vexame ao consumidor, alerta o Procon Pernambuco.

De acordo com o Art. 42 , do Código de Defesa do Consumidor (CDC), na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento. “A abusividade da cobrança pode ser enquadrada como toda aquela que exponha o consumidor devedor ou seus familiares e pessoas próximas à risco em sua integridade biopsicológica”, explica o gerente jurídico Ricardo Faustino.

Segundo Faustino, está proibido, por exemplo, a remessa de correspondência aberta, fazendo cobrança; ou o envio de envelope com carta de cobrança, tendo-se colocado por fora do envelope em letras garrafais “cobrança”, ou tarja vermelha com o termo “cobrança” ou “devedor”. “É ilegal, também, a colocação de lista na parede de escola ou sala de aula com o nome do aluno inadimplente”. Ele complementa que a cobrança deve ser feita, mas de forma correta.

Já de acordo com o Art. 81, do Código de Defesa do Consumidor Estadual, as ligações para cobrança de dívidas somente poderão ser realizadas: de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, aos sábados, das 9h às 15h e não poderão ser feitas aos domingos e feriados estaduais ou nacionais.

Ou seja, se enquadra em cobranças vexatórias, qualquer cobrança de dívidas, sob ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, ao ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.

Caso o consumidor esteja passando por isso ele deve procurar uma das unidades do Procon-PE e abrir uma reclamação.

lmprensa Procon PE

Pernambuco reforça pleito dos governadores à ONU por mais vacinas contra a Covid-19

 

O governador Paulo Câmara participou, nesta sexta-feira (16.04), de reunião online do Fórum de Governadores do Brasil com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O grupo solicitou auxílio na viabilização de mais vacinas, com o intuito de acelerar o processo de imunização no País e deter a disseminação da doença, e pleiteou assistência das entidades para a aquisição de insumos hospitalares. Participaram do encontro a secretária-geral adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, e o conselheiro sênior do diretor-geral da OMS, Bruce Aylward.

“A aceleração da pandemia no Brasil tem chamado a atenção do mundo. Essa é uma preocupação que levamos à reunião com as entidades internacionais. Deixamos claro que precisamos da cooperação dessas organizações para garantir mais vacinas e frear a atual escalada de casos e óbitos, que colocou o Brasil como epicentro da crise mundial provocada pela Covid-19”, disse Paulo Câmara.

A fim de evitar a interrupção da vacinação com a primeira dose da Coronavac, os governadores pediram esforços das entidades para mediação das negociações entre o Brasil e a China, visando antecipar a entrega dos insumos farmacêuticos necessários, ainda neste mês de abril. Foi colocada a necessidade de 10 milhões de doses, quantidade que garantiria ainda a aplicação das segundas doses. Os gestores também solicitaram apoio para viabilizar a importação da AstraZeneca/Coréia, na quantidade acordada por meio do consórcio global Covax Facility, sendo cinco milhões de doses em abril e 3,1 milhões em maio.

Outro pleito apresentado pelo Fórum na reunião foi um apoio para garantir o cumprimento do contrato firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a AstraZeneca/Oxford, a fim de viabilizar a entrega da quantidade de matéria-prima necessária à produção de 15 milhões de doses de vacinas, considerando que foram entregues somente quatro milhões até fevereiro. O objetivo é assegurar a entrega de dois milhões de doses que estavam previstas para o mês de março, quatro milhões para abril e cinco milhões de doses para maio.

Além disso, os governadores apresentaram a proposta de iniciar uma mediação com os Estados Unidos para adquirir cerca de 10 milhões de doses do estoque do imunizante da AstraZeneca/EUA que não está destinado para utilização imediata. A solicitação inclui outros países que apresentem índice deficitário de vacinação.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Hospital Veterinário do Recife abre seleção para estágio supervisionado

 

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) abre seleção simplificada para estágio supervisionado no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado no Cordeiro. Ao todo, são oferecidas duas vagas para estudantes universitários que estejam cursando a partir do 7º período de Medicina Veterinária. As vagas são para atuar na área de clínica médica.

Por conta da pandemia da covid-19, os interessados deverão encaminhar os currículos virtuais para a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife, por meio do e-mail: sedahvr@recife.pe.gov.br. Os estudantes têm até o dia 21 de abril para encaminhar os documentos.

O processo seletivo será feito em três etapas. A primeira constitui-se na análise curricular. Sendo aprovado, os estudantes serão submetidos a uma entrevista online. Por fim, a última fase será de avaliações realizadas por médicos veterinários do HVR. Os resultados serão divulgados em maio. Os novos estagiários iniciarão as atividades no mês de junho.

Os estagiários selecionados terão uma carga horária de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira, no turno da manhã. O contrato de estágio tem duração de até um ano - podendo ser renovado pelo mesmo período, a critério da Seda. Eles receberão uma bolsa de R$ 427, sendo R$ 350,00 a título de remuneração e auxílio-transporte de R$ 77.

lmprensa Recife

Denúncias de violações contra pessoas idosas crescem nos três primeiros meses de 2021

 

De janeiro a março deste ano, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), recebeu 205 denúncias de violência contra idosos e idosas. Em comparação com o mesmo período de 2020, que teve 134, houve um crescimento nas denúncias de 53%. Ainda segundo o órgão, foi no mês de março de 2021 que chegou a maioria das queixas, 116, e dessas, 96 aconteceram no ambiente intrafamiliar.

“Todos nós precisamos ser fiscais e estarmos atentos a qualquer sinal de violência. Se você é vizinho, cuidador ou parente e está observando qualquer tipo de conduta duvidosa em relação às pessoas idosas, não hesite. Denuncie”, reforça o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O programa também faz um alerta para o aumento no número das violações, identificadas a partir das denúncias, que nos três meses deste ano contabilizaram 533, as quais se destacam: negligência, violência verbal, psicológica, financeira, física, abandono e ameaça, sendo a faixa etária mais violada a de 80 a 89 anos.

Para realizar a denúncia de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato com o CIAPPI pelo telefone (81) 3182-7649, das 9h às 14h (horário especial durante a pandemia) ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com.

lmprensa SJDH PE

Programa Votorantim pela Infância e Adolescência amplia atuação no interior do Nordeste

 

A Votorantim Energia, ampliou as atividades do Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) na região. Neste ano, além de Curral Novo do Piauí (PI) e Santa Filomena (PE), que participarão pela quarta vez, a iniciativa também será realizada junto ao município de Araripina (PE) e o distrito de Nascente. A ação, conduzida pelo Instituto Votorantim, visa contribuir para a segurança de crianças e adolescentes, além de fortalecer as políticas e programas de prevenção e atendimento da Rede de Proteção Social (RPS), no intuito de mitigar o risco de violência contra criança e adolescente em contexto de obras.

“Temos muito orgulho deste programa. É uma iniciativa que envolve organizações sociais, prefeituras, comunidades e a empresa para reforçar e conscientizar sobre a importância de ações educativas e preventivas em benefício das nossas crianças e adolescentes. Neste ano ampliamos a nossa atuação e contamos com o engajamento de todos para garantir novas perspectivas para as crianças e adolescentes”, acredita Alexsandro Cotta, gerente de sustentabilidade da Votorantim Energia.

Dentre as ações realizadas pelo VIA, está o projeto “Príncipes com Capas e Princesas com Asas”, que beneficiará 183 crianças e 139 adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade. Durante o ano, eles terão acesso a oficinas esportivas, culturais e aulas de cidadania. Além disso, os jovens também poderão participar de oficinas de desenvolvimento pessoal e social. Todo o projeto é acompanhado de perto pelos pais e responsáveis, que são convidados a participar de reuniões sobre a evolução de cada etapa.

Junto às Prefeituras de cada município, o VIA também disponibilizará capacitações para profissionais de educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Polícia Civil, motivando o debate de ações educativas e preventivas, além do atendimento adequado às ocorrências e mobilização da comunidade contra a violência sexual e a violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Atuação durante a pandemia

Em 2020, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia, as atividades do programa continuaram de forma remota, garantindo a segurança dos mobilizadores e dos participantes. Por meio da campanha de conscientização “Família é Proteção! Violência Não!”, quase 8 mil pessoas foram impactadas de forma positiva por meio de cards online, vídeos e áudios em redes sociais. Durante a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil (de 18 a 22 de maio), o VIA apoiou várias ações de conscientização nos municípios (como a veiculação de carros de som com mensagens de conscientização) e auxiliou na sensibilização da sociedade em geral no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

Os detalhes para as inscrições das atividades do VIA serão conduzidos e divulgados em parceria com as Prefeituras.

Programa de conexão com startups do Sicredi passa a ser permanente

 

Para ampliar suas conexões com startups o Sicredi evoluiu o Inovar Juntos, iniciativa que surgiu em 2018 com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções que beneficiem a instituição e seus associados, além de reforçar a cultura de inovação com a aproximação do ecossistema de startups. Realizado com janelas específicas para a conexão com as startups nos dois primeiros anos, desde 2020 o programa evoluiu para um formato que permite uma aproximação mais ágil e constante com este público.

A partir de uma abordagem mais focada em negócios, o Inovar Juntos passou de um evento pontual de conexão com startups para um processo permanente de relacionamento. Agora com uma abordagem ainda mais conectada à estratégia da empresa e à digitalização de produtos, o novo formato do Inovar Juntos permite uma utilização mais dinâmica por parte dos times do Sicredi para gerar soluções por meio da colaboração com os parceiros. Atualmente, o programa acontece em dois formatos: o primeiro com desafios sob demanda coletados internamente e endereçados às startups que já possuam capacidade de desenvolvimento de soluções, e o segundo com desafios focados em apenas um segmento a cada edição. As premissas dos projetos são foco na geração de valor para os associados do Sicredi, desafios alinhados com o planejamento estratégico da instituição e startups maduras, em ritmo de negócios. Após selecionar internamente os desafios, a equipe de inovação do Sicredi, com apoio de áreas de tecnologia e negócios, capta startups potenciais para o desenvolvimento das soluções.

Ao longo de três anos os investimentos no Inovar Juntos foram de pouco mais de R$ 1 milhão gerando mais de R$ 120 milhões em negócios até o início de 2021. Nesse período, a iniciativa já conectou o Sicredi com mais de 500 startups. Esses resultados ajudam a direcionar ainda mais a instituição para a inovação, que se posiciona cada vez mais próxima deste ecossistema. Só em 2020, já no novo formato, o programa oportunizou nove pitchs, com presença de 29 startups, resultando em nove experimentos desenvolvidos e viabilizando a validação de inúmeras hipóteses que ajudaram nas decisões dos times de negócio.

“Os aprendizados das edições iniciais e o amadurecimento do ecossistema de startups no Sicredi e também no Brasil, nos permitiu enxergar algumas oportunidades e experimentarmos ciclos mais flexíveis, gerando assim uma aceleração na cultura dos times em buscar conexões com startups para resolução de problemas ou explorar oportunidades de digitalização dos produtos e serviços. Esse novo formato foi desenhado para proporcionar um foco ainda maior nas soluções e, na geração de valor para as cooperativas e para o associado, que estão no centro das nossas estratégias de inovação”, explica Dagoberto Trento, gerente de Estratégia e Inovação do Sicredi.

Atualmente, a instituição financeira cooperativa mantém conexões ativas e simultâneas com três startups por meio do Inovar Juntos. Estas estão desenvolvendo soluções para desafios como integração com processadoras de crédito consignado e disponibilização de lockers para seus associados. “São desafios com potencial de trazer ofertas mais completas e melhorar a experiência dos nossos associados”, ressalta Trento”.

O programa é gratuito e startups do Brasil inteiro podem participar, a todo momento, desde que possuam um MVP (Produto Mínimo Viável) validado e que tenham aderência aos desafios propostos pelo Sicredi. A instituição aposta nas relações de cooperação com startups para promover inovações que gerem valor aos associados e à sociedade.

Outras iniciativas de inovação e reconhecimento do mercado

Por meio de sua presença no Agtech Garage, polo de inovação para o setor agro localizado na cidade de Piracicaba, o Sicredi também apoia outras iniciativas de inovação, como o Intensive Conection, que está em sua terceira edição e que tem como objetivo principal conectar startups com agricultores promovendo a digitalização do campo.

Por implementar iniciativas continuas de inovação, como o programa Inovar Juntos e o Intensive Connection, o Sicredi foi reconhecido, em 2020, como uma das 100 empresas mais inovadoras do Brasil no Ranking 100 Open Startups 2020, premiação que avalia o engajamento de grandes empresas com o ecossistema de inovação aberta brasileiro.

Grafologia: análise da grafia auxilia no recrutamento de pessoal e promoções internas

 

A Grafologia, que é a análise da personalidade de uma pessoa baseada em marcas inseridas inconscientemente na escrita, é cada dia mais utilizada por profissionais responsáveis pelo recrutamento de pessoal e por promoções internas nas empresas. Muito mais do que saber as características pessoais de uma pessoa, o conhecimento grafológico permite fazer uma análise do indivíduo e de suas potenciais habilidades para as vagas disponíveis num processo seletivo.

De acordo com consultora de gestão em gente em empresas dos segmentos educacionais e hospitalares, Lêanatan Carolyna Silva, os conhecimentos em grafologia são muito importantes, já que o setor de Recursos Humanos, em sua maioria, não contratam psicólogas. “Administradores e pedagogos, que tenham capacitação em grafologia, podem fazer recrutamento de pessoal e interferirem em possíveis promoções internas de forma mais assertiva”, ressalta.

A profissional realiza no próximo dia 19 de abril, na MPE, na Boa Vista, o Curso de Grafologia Básico e Avançado. O primeiro tem carga horária de 15h e, o segundo de 12h aula. O curso completo Básico + Avançado tem carga horária de 27 horas. O valor do curso completo custa R$ 680. O básico é R$ 350. O Avançado custa até o dia 25/04, R$ 320, após essa data passa a valer R$ 350. As aulas acontecem de forma presencial.



SERVIÇO:

Curso de Grafologia

Início: 19 de abril de 2021.

Local: Rua Dom Carlos Coelho 64, Boa Vista.

Entrando no COPE, 2° Rua virar à direita, próximo ao Seminário Batista.

Telefone: 81. 3423.2729

Internet: estudantes olindenses serão beneficiados por projeto Dados Patrocinados

 

A Prefeitura de Olinda foi selecionada pela Fundação Lemann para ser beneficiada com o projeto Dados Patrocinados que disponibilizará dados móveis (pacote de dados de internet). Em Olinda serão beneficiados os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o que representa 15.676 mil crianças matriculadas na rede. Em Pernambuco, apenas dois municípios serão beneficiados com o projeto

“A Fundação Lemann, em parceria com a Empresa Sincroniza Educação, oferecerá pacotes de dados para que os estudantes realizem suas atividades escolares pelo celular. Todos os alunos e responsáveis serão cadastrados para que se possa ter um acompanhamento”, explica a secretária executiva de Programas e Política Educacional, Edilene Soares.

Neste sentido, o projeto que faz do Programa Educar Pra Valer, prevê ampliar o alcance das plataformas educacionais pré-existentes; alcançar os estudantes mais carentes, cujas realidades sociais os impedem de manter um plano de dados, para acesso ao conteúdo educacional da rede; além de estimular a aproximação entre educadores e estudantes nesse período de distanciamento social, possibilitando uma interação diária por meio do uso do aplicativo.

O pacote de dados de internet proporcionará o desenvolvimento de atividades pedagógicas remotas, por meio da utilização de ferramentas digitais sem que haja qualquer ônus para estudantes e docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com o Secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, a parceria será durante todo o ano de 2021, as equipes de assistentes técnico-pedagógicos da Secretaria já estão envolvidas para que esse projeto tenha sucesso desde o início.

Neste primeiro momento do projeto, a diretoria de Ensino da Secretaria Executiva de Programas e Política Educacional, através do Departamento de Tecnologia Educacional, tem dedicado esforços para habilitar professores, coordenadores e gestores, no sentido de qualificar o uso das ferramentas digitais, pelo público beneficiado.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem será a plataforma digital DTE Olinda, que já teve sua utilização intensificada em 2020, em virtude do formato ensino remoto. A Fundação Lemann e a Equipe do Programa Educar para Valer vêm assessorando pedagogicamente e auxiliando na grande missão de elevar os níveis de proficiência e aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal. O acesso será por meio de um aplicativo que autorizará a permissão do público alvo ao consumo da internet custeada por essa parceria. Atualmente, a Rede Municipal de Educação conta 73 escolas e 23 anexos, com 25.530 estudantes matriculados.

lmprensa Olinda

Pernambuco recebe mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19

 

Na madrugada desta sexta-feira (16.04), Pernambuco recebeu um novo lote de vacinas contra a Covid-19, com 255.150 doses, sendo 102.400 da Coronavac/Butantan e 152.750 da Astrazeneca/Fiocruz. Os imunizantes, recebidos no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 01h04, contemplarão, além de idosos a partir dos 60 anos de idade, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, que receberão a primeira dose. Uma parte também será utilizada para a segunda dose de trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 65 anos de idade.

“A vacinação dos idosos no Estado já mostrou resultados positivos, com a redução de atendimentos hospitalares dessa faixa etária. Essas vacinas chegam para reforçar esse trabalho e garantir mais segurança à essa população, e também para ampliarmos a imunização de trabalhadores de saúde e da segurança”, afirmou Paulo Câmara. O governador ressaltou a eficiência do esquema de logística montado para a distribuição das vacinas em todo o Estado. “Vamos assegurar, mais uma vez, que os imunizantes cheguem a todas as 12 gerências regionais de saúde ainda nesta sexta-feira”, acrescentou.

Do aeroporto, as vacinas foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para serem conferidas, divididas em lotes e enviadas aos municípios pernambucanos. Com esse novo quantitativo, Pernambuco recebeu, ao todo, 2.276.080 doses dos imunizantes, sendo 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz. Já estão sendo contemplados na campanha idosos a partir dos 60 anos de idade, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde e trabalhadores de forças de segurança e salvamento.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que os idosos representam 75% de todas as mortes por Covid-19 no Estado, e reforçou a importância do avanço na proteção desse público para que sejam evitados mais adoecimentos e, principalmente, óbitos. “Verifiquem na sua cidade quais estratégias estão sendo utilizadas para a vacinação e fiquem atentos para completar o esquema vacinal com as duas doses e no tempo preconizado para cada tipo de fabricante. Reforço também que a vacina é uma das nossas armas contra o novo coronavírus. Mas mesmo quem já foi imunizado deve manter o uso correto das máscaras, a higienização das mãos, o isolamento e distanciamento social”, concluiu.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Geraldo Maia depois do The Voice +

 

O cantor pernambucano Geraldo Maia, finalista do The Voice Mais, recebeu inúmeras mensagens nas redes sociais, ressaltando que as tardes de domingo dos brasileiros estavam mais alegres e felizes, mesmo diante do caos causado pela pandemia. Por esse motivo, Geraldo Maia e o Dois de Paus, formado pelos músicos Renato Bandeira e Bráulio Araújo, escolheram o domingo, dia 25, às 15h, para realizar a live-show Sonho Mais. O repertório passeia pelas músicas brasileiras e, em especial, as nordestinas. Geraldo Maia também interpreta a segunda música que ele não cantou na final do The Voice Mais, e que muita gente ficou curiosa para ver e ouvir. Os acessos são limitados e estão disponíveis no Sympla.

Espetáculo infantil ‘Evaristo, a Cutia’ estreia temporada digital

 

Produzido pelo Cutia Coletivo, a obra infantil ‘Evaristo, a Cotia’ passeia entre a literatura, a música e o teatro. O espetáculo, criado pela atriz e diretora Viviana Borchardt e pelo escritor e compositor Pochyua Andrade, tem apresentação online gratuita entre os dias 16 e 30 de abril. O projeto, patrocinado pela Lei Aldir Blanc, promoverá também lives de bate-papos com os artistas, voltadas para escolas, e encerrará com o lançamento do audiobook do livro.

Seja pela música, pelo texto ou pela encenação, Evaristo, a Cotia trata do comportamento humano em relação à biodiversidade. A apresentação pode ser conferida no canal do youtube do Cutia. Para quem assistiu uma das mais de 100 apresentações do espetáculo, a adaptação virtual traz como novidades três novas canções e uma trilha sonora incrementada por instrumentos musicais fora de cena, além da sonoplastia que mescla a execução ao vivo com a inserção de sons da natureza.

O espetáculo foi gravado no teatro Marco Camarotti, em Santo Amaro, no Recife, e tem no currículo uma temporada no teatro Hermilo Borba Filho, além de passagens por mostras e festivais importantes para a cena, como Baú de História do Sesc, Festival de Inverno de Garanhuns e Bienal do livro de Pernambuco. Na adaptação para as telas, a apresentação conta com a produção audiovisual de Thiago França e a iluminação de Natalie Revoredo. O espetáculo tem cenário de João Altair, figurino de Preta Baron e direção de Viviana Borchardt, que também atua e canta em cena com o autor Pochyua Andrade.

Audiolivro “Evaristo, A Cutia”

Com narração de Viviana Borchardt e trilha sonora de Pochyua Andrade, o audiolivro gravado em home Studio também será disponibilizado gratuitamente no youtube do Cutia. O coletivo que recentemente lançou o audiolivro da primeira obra de Pochyua, A Vaca Minuciosa, encontrou nesse formato uma maneira de se aproximar mais dos leitores e ainda de dispor de uma ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência visual e para os pequenos que ainda não dominam a leitura. “Evaristo, A Cutia” é uma poesia mesclada por canções, que traz referências de literatura de cordel e de ritmos e sotaques melódicos de Pernambuco. O enredo conta como a cutia Evaristo, que vive na floresta perto da cidade, se vê encurralada pelo ritmo de urbanização acelerado.

Bate-papo

O projeto conta ainda com três sessões de bate-papo virtual, no formato de reunião através do google meet. Os encontros acontecerão no dia 23 de abril, às 10h, 15h30 e 20h. A ação será direcionada para todos os públicos, com ênfase para o público escolar, onde alunos, pais e professores poderão fazer perguntas e trocar experiências com os artistas. Para participar basta escolher um horário e agendar pelo e-mail cutiacoletivo@gmail.com


Serviço:

- Temporada Virtual do espetáculo “Evaristo, A Cutia”

De 16 a 30 de abril de 2021 no canal de Youtube do Cutia Coletivo

- Bate-papo virtual no Google Meet com os artistas Viviana Borchardt e Pochyua Andrade

Dia 23 de abril, sessões às 10h, 15h30 e 20h

Inscrições e link de acesso pelo e-mail: cutiacoletivo@gmail.com

- Lançamento do audiobook “Evaristo, A Cutia”

30 de abril de 2021 no canal de Youtube do Cutia Coletivo


Com informações do jornalista Rafael Dantas 

Ninguém solta a mão do Povo Brasileiro

 

O Brasil voltou ao mapa da fome e em meio à pandemia, o povo mais vulnerável não sabe mais o que é segurança alimentar. No entanto, entidades de Norte a Sul do Brasil estão fazendo a parte delas. Só que as doações diminuiram muito. Se você, leitor, sabe de alguma ONG, entidade, igreja, colégio ou qualquer grupo que esteja fazendo sua parte - pelo menos em parte - pra matar a fome do povo, e que está super precisando de ajuda,, me avisa pelo e-mail tparanhos@hotmail.com

E já há algumas iniciativas que vou postar a seguir:


Pão do Povo da Rua - São Paulo - SP

Quem está à frente é o Padre Júlio Lancelotti, que dispensa apresentações.




Casa Taiguara - São Paulo - SP


Gris Solidário - Recife - PE