sábado, 17 de abril de 2021

Internet: estudantes olindenses serão beneficiados por projeto Dados Patrocinados

 

A Prefeitura de Olinda foi selecionada pela Fundação Lemann para ser beneficiada com o projeto Dados Patrocinados que disponibilizará dados móveis (pacote de dados de internet). Em Olinda serão beneficiados os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o que representa 15.676 mil crianças matriculadas na rede. Em Pernambuco, apenas dois municípios serão beneficiados com o projeto

“A Fundação Lemann, em parceria com a Empresa Sincroniza Educação, oferecerá pacotes de dados para que os estudantes realizem suas atividades escolares pelo celular. Todos os alunos e responsáveis serão cadastrados para que se possa ter um acompanhamento”, explica a secretária executiva de Programas e Política Educacional, Edilene Soares.

Neste sentido, o projeto que faz do Programa Educar Pra Valer, prevê ampliar o alcance das plataformas educacionais pré-existentes; alcançar os estudantes mais carentes, cujas realidades sociais os impedem de manter um plano de dados, para acesso ao conteúdo educacional da rede; além de estimular a aproximação entre educadores e estudantes nesse período de distanciamento social, possibilitando uma interação diária por meio do uso do aplicativo.

O pacote de dados de internet proporcionará o desenvolvimento de atividades pedagógicas remotas, por meio da utilização de ferramentas digitais sem que haja qualquer ônus para estudantes e docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com o Secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, a parceria será durante todo o ano de 2021, as equipes de assistentes técnico-pedagógicos da Secretaria já estão envolvidas para que esse projeto tenha sucesso desde o início.

Neste primeiro momento do projeto, a diretoria de Ensino da Secretaria Executiva de Programas e Política Educacional, através do Departamento de Tecnologia Educacional, tem dedicado esforços para habilitar professores, coordenadores e gestores, no sentido de qualificar o uso das ferramentas digitais, pelo público beneficiado.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem será a plataforma digital DTE Olinda, que já teve sua utilização intensificada em 2020, em virtude do formato ensino remoto. A Fundação Lemann e a Equipe do Programa Educar para Valer vêm assessorando pedagogicamente e auxiliando na grande missão de elevar os níveis de proficiência e aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal. O acesso será por meio de um aplicativo que autorizará a permissão do público alvo ao consumo da internet custeada por essa parceria. Atualmente, a Rede Municipal de Educação conta 73 escolas e 23 anexos, com 25.530 estudantes matriculados.

lmprensa Olinda