quarta-feira, 6 de março de 2013
Cinco pessoas são presas com 15 kg de pasta base de cocaína
O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil apresentou nesta QUARTA-feira (06), o resultado de uma ação policial que conseguiu apreender 15kg de pasta-base de cocaína e prender em flagrante cinco suspeitos. As investigações duraram aproximadamente 30 dias. O grupo foi preso no momento em que negociava a distribuição de parte da droga. A abordagem dos policiais civis aconteceu na tarde desta terça-feira (05), no estacionamento de um Centro de Compras da Zona Norte do Recife.
No momento da investida, os agentes conseguiram prender Ivaldo Santos Menezes Guimarães, 31 anos (proprietário da droga); Alex Sandro Casturino, 33 anos; Gilmar Dias da Silva, 30 anos; Luciana da Silva Martins Bezerra, 20. Estes três últimos realizavam a compra de 2kg da cocaína a Ivaldo para revender no município de Vitória de Santo Antão. Eles pagaram R$ 4 mil como parte do valor da negociação. O dinheiro foi apreendido pela polícia, assim como um veículo GOL com placa da cidade de Vitória.
Segundo o delegado João Leonardo, que comandou o trabalho com o apoio do delegado Vinícius Notari, o restante do entorpecente foi encontrado na casa do próprio Ivaldo, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. Na ocasião, a sua companheira Fernanda Praxedes Oliveira, 32 anos, também acabou detida. Ela fazia a manipulação da pasta-base de cocaína para transformar em crack. Os policiais encontraram ainda uma cartela com 10 munições cal. 38.
Em depoimento, Ivaldo não informou a origem da droga. Ele, que já tem antecedentes criminais também pela prática de tráfico, foi autuado em flagrante pela posse da munição e pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os outros suspeitos também responderão aos crimes de associação e tráfico de entorpecente. Os três homens seguiram para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima e as mulheres para a Colônia Penal Feminina do Recife.
Polícia Civil de Pernambuco
Sistema Tapacurá vai paralisar
A Compesa precisará paralisar o Sistema Tapacurá, em caráter emergencial, a partir das 7h desta quinta-feira (7). A medida é necessária para que os técnicos da companhia realizem os serviços de reparo em uma adutora de 1.200 mm, que se rompeu na noite de ontem (5) na Rua Carneiro de Mariz, no bairro do Engenho do Meio. Os técnicos passaram o dia de hoje tentando reparar o tubo avariado, mas não obtiveram êxito.
Para reparar a tubulação em aço, a Compesa desativará o Sistema Tapacurá por 36 horas, terminando na próxima sexta-feira (8) às 19h, quando será retomada a distribuição de água para as áreas afetadas. O trabalho mais complexo será a substituição de um metro de tubo, que é a extensão do trecho danificado devido ao rompimento.
Com a paralisação do Sistema Tapacurá, haverá falta de água em localidades do setor 1 do Recife. São elas: Sancho, Totó, Tejipió, Jardim São Paulo, Curados, Barro, Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Ibura, San Martin, Mangueira, Torre, Zumbi, Cordeiro, Prado, Madalena, Derby, Graças, Bongi, Mustardinha, Ilha do Retiro, Afogados, Santo Antônio, São José, Cabanga, Ilha Joana Bezerra, Coque, Tacaruna, Espinheiro, Aflitos, Casa Amarela, Mangabeira, Tamarineira, Rosarinho, Parnamirim, Jaqueira, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Monteiro, Detran, Monsenhor Fabrício, Iputinga, Dois Irmãos, Loteamento Nova Morada, Caxangá, Várzea, Engenho do Meio, Jordão, Ibura e Cidade Universitária.
Em Jaboatão dos Guararapes, a paralisação de Tapacurá atingirá Socorro, Sucupira, Santo Aleixo, Engenho Velho, Padre Roma e centro de Jaboatão Velho.
Já em Camaragibe, toda a cidade será afetada com a falta d’água.
Segundo o superintendente de Manutenção e Produção da Compesa, Daniel Genuíno, o vazamento na linha de 1.200mm da Rua Carneiro Mariz é decorrente de um ponto de corrosão localizada. O custo do reparo será de aproximadamente R$ 100 mil.
Quinze profissionais, entre técnicos e engenheiros, vão trabalhar nesta operação. Também serão utilizados equipamentos pesados na execução dos serviços. Informações: 0800 081 0195.
Imprensa Compesa
Filme Igarassu exibido no Ministério da Cultura
O Projeto “Cine é Proibido Cochilar” vai exibir na próxima quarta-feira (dia 13/03) a animação de curta-metragem “Igarassu” do diretor Lula Gonzaga que conta a história de nossa cidade de forma bem descontraída. Esse projeto é uma iniciativa da representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura que exibirá todas as quartas-feiras às 12h30 e 18h30 filmes de produção pernambucana até o final de maio de 2013.
Com informações de Diogo Igarassu
Com informações de Diogo Igarassu
Marcos Feliciano não assume comissão de Direitos Humanos da Câmara e votação é adiada
Indicado pelo seu partido para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) não conseguiu ter o nome ratificado no cargo nesta quarta-feira. A sessão convocada para eleger o presidente da comissão foi adiada para amanhã.
Em clima tenso, provocado sobretudo pela manutenção da indicação de Feliciano pelo PSC para o comando do colegiado, os deputados decidiram interromper a reunião para analisar se é viável manter a candidatura do pastor.
Alvo de polêmica por declarações consideradas homofóbicas e racistas, Feliciano, que é pastor evangélico, foi oficialmente indicado na terça-feira pelo PSC para assumir a presidência da comissão.
Numa manobra orquestrada pela bancada evangélica, os deputados do PSC conseguiram forçar a indicação, ainda que, dentro da própria sigla, houvesse resistência ao seu nome.
Candidato único, Feliciano precisaria de ao menos 10 votos, de um total de 18 deputados do colegiado, para ter sua indicação oficializada. O presidente da comissão, deputado Domingos Dutra (PT-MA), não conseguiu sequer iniciar a votação. Uma série de questões de ordem propostas sobretudo pelas bancadas do PSOL e do PT questionaram a qualificação do candidato para o cargo.
A deputada Érika Kokay (PT-DF) questionou, com base no regimento da Câmara, a "afinidade" do deputado com os temas tratados na comissão. "Não são desconhecidas as posições e as posturas do pastor. Ele afirmou que Aids é câncer gay, que os africanos foram amaldiçoados. A candidatura apresenta pelo PSC fere o regimemto interno", disse a deputada.
Dutra encaminhará até a noite desta quarta-feira, ofício à Presidência da Câmara para que haja, em reunião de líderes, definição sobre o que deverá ser feito até a eleição. Não há consenso entre os partidos se o PSC deverá indicar outro nome ou se o colegiado aceitará candidaturas avulsas, de outros partidos.
"Vou procurar o presidente da Casa e o líder do PT para colocar a questão. Não tenho condições de fazer a eleição com a comissão nesta situação", disse Dutra.
Segundo o líder da sigla, André Moura (SE), "a candidatura está mantida". A questão, no entanto, não está consolidade. Indicada à vice-presidência da comissão, a deputada Antônia Lúcia (PSC-AC) se disse "humilhada" ao ter defendido sua própria candidatura tanto na última terça-feira quanto na sessão desta quarta. "A bancada quis insistir, e eu acho que é machismo!"
A sessão também foi marcada pela presença de ativistas e militantes favoráveis à causa homosexual. Manifestantes gritaram palavras de ordem e interromperam várias vezes a reunião. Ao final, encerrada a sessão, gritaram: "Até o papa renunciou, Feliciano, sua batata já assou".
Em seu Twitter, a assessoria de Feliciano afirmou que ele saiu da sessão com "lágrimas nos olhos", escoltado por seguranças e quase agredido.
Em 2011, Feliciano declarou que os "africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé". Depois, disse que foi mal compreendido: "Minha família tem matriz africana, não sou racista".
O pastor diz que não é homofóbico, mas afirma ser contra o ato sexual entre pessoas do mesmo sexo.
Folha SP
Cardeais se reúnem pelo terceiro dia para preparar conclave
O Colégio de Cardeais retoma hoje (6) as reuniões preliminares ao conclave (assembleia que elegerá o papa). Do total de 115 cardeais com direito a voto, 110 já estão em Roma, na Itália. Ainda são esperados cinco. Os cinco cardeais brasileiros que votarão estão no Vaticano desde a semana passada. Ainda não está definida a data para o início do conclave, mas a expectativa é que a definição ocorra até a Páscoa – no fim do mês.
Até ontem (5) à noite havia 148 cardeais presentes, mas nem todos têm direito a voto no conclave. Só votarão os cardeais com menos de 80 anos. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que as reuniões preliminares não têm prazo definido para serem concluídas. Segundo ele, as decisões serão tomadas "sem apressar as coisas".
O padre disse ainda que hoje, às 17h (13h de Brasília), na Basílica de São Pedro, os cardeais se reunirão no Altar da Cátedra para a Adoração e as Vésperas – orações que serão conduzidas pelo cardeal decano Angelo Sodano.
Ontem (5), os cardeais se reuniram pelo segundo dia. Inicialmente, as reuniões ocorreram de manhã e à tarde, mas desde ontem são realizadas apenas de manhã. Todos os cardeais fazem um juramento e participam de meditações.
Os religiosos receberam uma pasta, na qual há informações e fotografias de todos os presentes. Foi a forma encontrada para que os eleitores conheçam os candidatos à sucessão do papa emérito Bento XVI. Na reunião de ontem, 11 cardeais se pronunciaram. Em discussão, as atividades da Santa Sé, a relação com os episcopados, a renovação da Igreja Católica Apostólica Romana e a nova evangelização no mundo.
No total, nos dois dias de reuniões, 33 cardeais se manifestaram em pronunciamentos, representando todos os continentes. Não há um tempo definido para o pronunciamento, mas costuma ser menos de 30 minutos. Para facilitar o debate, há cinco intérpretes que traduzem os pronunciamentos em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano.
A cobertura jornalística do conclave envolve, pelo menos, 4.432 jonalistas credenciados, de 65 nacionalidades e 24 línguas. Por determinação do Vaticano, em decorrência do conclave, desde ontem a Capela Sistina está fechada ao público. Também estarão fechados para o público o Apartamento dos Borja e a Coleção de Arte Religiosa Moderna.
Agência Brasil
LBV presente em Conferência da ONU sobre a Mulher
Desde segunda-feira, 4/3, a Organização das Nações Unidas (ONU) promove a 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), em Nova York, Estados Unidos. Os debates prosseguem até 15 de março, e a Legião da Boa Vontade (LBV) estará mais uma vez presente ao tradicional evento, levando sua contribuição. Neste ano, o tema central do encontro é “A eliminação e prevenção de todas as formas de violência contra mulheres e meninas”.
Criada em 1946 pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc/ONU), a CSW reúne anualmente representantes dos países membros para avaliar os progressos, identificar desafios, estabelecer metas globais e formular políticas concretas para a valorização da mulher. Em 2013, as principais medidas emergenciais, em nível global, a serem intensificadas são oferecer com urgência às vítimas de violência acesso aos serviços de apoio; ampliar a prevenção primária e, principalmente, combater a impunidade dos agressores; e garantir o acesso à justiça e a reparos efetivos. Outro assunto em pauta é a análise da divisão igualitária de responsabilidades entre mulheres e homens, incluindo o cuidado no contexto do HIV/aids, como tema de revisão.
Segundo a ONU, 7 em cada 10 mulheres no mundo já sofreram violência física e/ou sexual, pelo menos, uma vez na vida. Na avaliação das Nações Unidas, a raiz desse problema está na persistência da mentalidade de discriminação contra a mulher e na histórica desigualdade de gênero.
LBV nas Nações Unidas
A Legião da Boa Vontade participa ativamente de eventos organizados pela ONU sobre o tema do empoderamento da mulher desde 1995, quando apresentou suas recomendações na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, na China. Um ano antes, a Instituição se associara ao Departamento de Informação Pública da ONU (DPI). No Ecosoc, a Instituição possui status consultivo geral desde 1999.
Na reunião deste ano, a LBV apresentará a autoridades e delegações internacionais suas ações socioeducacionais que promovem a igualdade de gênero e o artigo “Combate à violência contra mulheres e meninas”, do diretor-presidente da Instituição José de Paiva Netto, publicado na revista BOA VONTADE Mulher, edição comemorativa do Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Outras informações a respeito da participação da Legião da Boa Vontade na 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher e/ou do trabalho realizado pela Instituição podem ser obtidas pelo tel. (11) 3225-4500 ou no site www.lbv.org. A LBV também está no Twitter (@lbvbrasil) e no Facebook (lbvbrasil).
Com informações da jornalista Vania Besse
Compesa garante abastecimento em Gravatá durante Semana Santa
O presidente da Compesa, Roberto Tavares, garantiu ao prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano, que a empresa fará uma operação especial para abastecimento de água no município durante a Semana Santa. O prefeito recebeu a notícia durante audiência com o dirigente da companhia, em seu gabinete, na sede da empresa, no Recife.
Segundo o presidente da Compesa, o plano de abastecimento para Gravatá será anunciado no próximo dia 18 e envolverá uma soma de esforços da companhia e da própria prefeitura.
Roberto Tavares informou que apesar das dificuldades com a situação dos mananciais que atendem Gravatá, em decorrência da escassez de chuvas, os técnicos da Compesa estão desenvolvendo estudos para implementar as ações necessárias e garantir o abastecimento da cidade durante a Semana Santa, um dos roteiros mais procurados em Pernambuco nesta época do ano.
Ao final do encontro, o prefeito Bruno Martiniano disse estar satisfeito com a decisão da Compesa em garantir o abastecimento de água. Ele anunciou que irá tranquilizar os setores de turismo, rede hoteleira, comerciantes, que estavam preocupados sobre a possibilidade de falta de água neste período. “Iremos realizar um evento extraordinário este ano, que irá agradar a população e os turistas que visitam a cidade neste período”, finalizou o prefeito.
Imprensa Compesa
Multidão acompanha cortejo de Chávez até o local do velório, na Academia Militar
Acompanhada por uma multidão de simpatizantes e seguidores, a urna com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou o Hospital Militar, em Caracas, ao meio-dia, e iniciou o cortejo rumo ao Forte Tiuna, na Academia Militar, onde será velado a partir de hoje (6). Antes do traslado, houve uma breve cerimônia religiosa no hospital, na presença da mãe de Chávez, Elena Frías. Foi na Academia Militar que Hugo Chávez formou-se oficial do Exército venezuelano.
O caixão com o corpo do presidente, que morreu na tarde de ontem (5), aos 58 anos, foi coberto com a bandeira da Venezuela e cercado por militares que usavam boinas vermelhas. Um padre rezou o Padre Nosso e a Ave Maria e benzeu a urna, depois que foi cantado o Hino Nacional.
Nos arredores, uma multidão vestida de vermelha, na qual apareciam muitos com casacos tricolores, esperava a passagem do caixão. À frente estavam o vice-presidente Nicolás Maduro e sua esposa, a procuradora Cilia Flores, para o último adeus ao presidente. O cortejo avançava lentamente pelas avenidas da capital venezuelana.
Na Academia Militar, aguardavam a chegada do cortejo o Alto Comando Militar e representantes dos três Poderes da República.
A multidão, que portava bandeiras vermelhas, identificam o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), entoava canções que expressavam seu carinho pelo líder bolivariano, a quem reconhece sobretudo pelas políticas de inclusão social e pela defesa da unidade latino-americana.
"Chávez é nosso pai. Mesmo que não esteja aqui conosco, sempre nos acompanhará. Um homem como ele aparece a cada 200 ou 300 anos", disse, emocionado, um homem de cerca de 60 anos. Ao lado, uma jovem de não mais que 20 anos, exibia, chorando, uma bandeira com o rosto do presidente, que dizia: "Todos somos Chávez".O local do velório, no Salão de Honra da Academia Militar, já está preparado para receber as pessoas que vão se despedir do presidente, de hoje até sexta-feira (8). Militares prepararam um esquema especial para que a visitação seja feita de forma organizada e segura. Foram instaladas inclusive tendas de serviços médicos e de defesa civil. Também foi instalada na área uma sala de imprensa.Já estão na Venezuela os presidentes Evo Morales, da Bolívia, José Pepe Mujica, do Uruguai, e Cristina Kirchner, da Argentina. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, devem viajar amanhã (7) à tarde. O enterro de Chávez está marcado para sexta-feira (8) às 10h.
Agência Brasil
Urgente: acidente de moto na Conde da Boa Vista
Próximo ao Atacado dos Presentes na Conde da Boa Vista, uma moto atropelou uma mulher, o que deixou parado o trânsito no local. Aguardem novas informações.
Update 1: A vítima foi socorrida pelo SAMU e não se sabe nome ou estado de saúde da vítima.
Veja foto do Portal NE10
Update 1: A vítima foi socorrida pelo SAMU e não se sabe nome ou estado de saúde da vítima.
Veja foto do Portal NE10
Expectativas para o Varejo em 2013
Aproveite as últimas vagas para a palestra “Expectativas para o Varejo em 2013”, que será realizada pelo Centro de Apoio ao Lojista (CAL) da CDL Recife, nesta quinta-feira, dia 07 de março, que fará uma abordagem sobre os aspectos econômico, social e estrutural que envolvem as atividades comerciais. O painel será apresentado pelo consultor Paulo Monteiro. Durante o evento, haverá também o lançamento do Programa de Qualificação para o Varejo e a apresentação das novas ações do CAL. O encontro será às 18h, no auditório da CDL Recife. As incrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 3418.1122 /1101, com Nathália ou Igor, ou pelo e-mail secretaria@cdlrecife.com.br.
CDL/Recife
CDL/Recife
Itep lança Edital Incubatep 2013 com dez vagas para incubação
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da sua Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (Incubatep), lança o Edital Incubatep 2013 para selecionar projetos a serem incubados na sede da instituição no Recife. São oferecidas dez vagas. O objetivo é apoiar empreendedores no desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores. O edital e o formulário online estão disponíveis no site do Itep – www.itep.br .
As propostas devem ser enviadas, via formulário eletrônico disponível no site do Itep, de 28 deste mês até o dia 31 de março. Haverá reunião de esclarecimento para os interessados no processo de incubação no dia 14 de março, na sede do Itep, no Bloco C (Incubatep).
As propostas devem ser enviadas, via formulário eletrônico disponível no site do Itep, de 28 deste mês até o dia 31 de março. Haverá reunião de esclarecimento para os interessados no processo de incubação no dia 14 de março, na sede do Itep, no Bloco C (Incubatep).
As propostas apresentadas pelos futuros empreendedores serão avaliadas no período de 1º a 5 de abril. As apresentações orais sobre os projetos ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de abril. A divulgação do resultado do processo de seleção ocorrerá no dia 15 de abril.
São áreas de atuação e maior interesse ao programa de incubação ofertado pelo Itep: Tecnologias Ambientais; Tecnologias na área de Saúde (bioengenharia, engenharia médica); Engenharia de Alimentos/resíduos agrotóxicos; Energias alternativas; Eletroeletrônica (especialmente eletrônica embarcada); Mecatrônica; Metrologia; Design e prototipagem; Metal-Mecânica (especificamente modelagem) e Micro-mecânica; Engenharia Civil; Tecnologias da Informação e Comunicação relacionadas com as áreas de interesse deste edital; e Produtos/processos nas áreas de interesse dos novos empreendimentos em instalação em PE (refinaria, pólo de poliéster, estaleiro).
Mais informações
Itep/Incubatep – (81) 3183.4293
Ministro anuncia, no Recife, reforço de 382 médicos do Provab para PE
Pernambuco tem aproximadamente 14 mil médicos, sendo que mais de nove mil estão na capital, aponta uma pesquisa recente do Conselho Federal de Medicina. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, concordou com o diagnóstico e explicou, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco dessa quarta-feira (5), que uma das formas de tentar tornar a distribuição dos médicos mais uniforme no estado é o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). O ministro está no Recife nesta quarta para o lançamento regional do programa.
No estado, 382 profissionais vão ser beneficiados pelo Provab e vão trabalhar nas unidades básicas de 96 municípios, cursando especialização em Saúde da Família e recebendo bolsa federal no valor de R$ 8 mil por mês. “Todos os profissionais médicos podem trabalhar nesse programa. É um trabalho fundamental, de ter um médico que trabalha no bairro da pessoa, como no Coque [no Recife], onde é muito difícil ter um profissional de forma permanente”, destaca Padilha.
Os médicos vão permanecer um ano no local para o qual forem designados. “Se eles forem bem avaliados pela população durante esse período, fizerem um bom atendimento, o que vai ser verificado através de pesquisas, ele pode ganhar pontos na hora de fazer a especialização. Digamos que ele quer fazer especialização em cirurgia plástica, dermatologia, vai receber 10% de bônus na nota por ter prestado esse serviço”, explica o ministro.
Para participar, os médicos precisam não ter ligação com o município no qual vão trabalhar. “Médicos do programa de Saúde da Família podem sim participar, o que acontece é que ele não pode ter ligação com o município quando começar o trabalho. O que queremos é levar médicos a cidades que nunca tem, pelo período de 12 meses, um médico”, afirma Padilha.
Outra preocupação do Ministério da Saúde é com a falta de especialistas. “Outras medidas são tomadas para formação da especialidade. Nossa população está envelhecendo, vamos precisar de cada vez mais de médicos. Na questão do combate ao câncer, precisamos formar mais oncologistas”, aponta o ministro.
Problemas
Entretanto, alguns médicos afirmam ter se inscrito no programa, sido selecionados, mas estarem sem local para trabalhar, como Frederico Machado Barbosa, que foi selecionado pelo Provab para Moreno, na Região Metropolitana do Recife. “Eu me inscrevi no Provab, segundo as regras do site, que me indicavam e segui todas as normas adequadamente. Escolhi como primeira opção o município de Moreno, Pernambuco. O município relatou que, das dez vagas selecionadas para o Provab, só existiriam mais cinco, porque para as outras cinco já tinham sido alocados médicos de fora do programa, fora do Provab, o que não deveria ocorrer”, pondera Barbosa.
Entretanto, alguns médicos afirmam ter se inscrito no programa, sido selecionados, mas estarem sem local para trabalhar, como Frederico Machado Barbosa, que foi selecionado pelo Provab para Moreno, na Região Metropolitana do Recife. “Eu me inscrevi no Provab, segundo as regras do site, que me indicavam e segui todas as normas adequadamente. Escolhi como primeira opção o município de Moreno, Pernambuco. O município relatou que, das dez vagas selecionadas para o Provab, só existiriam mais cinco, porque para as outras cinco já tinham sido alocados médicos de fora do programa, fora do Provab, o que não deveria ocorrer”, pondera Barbosa.
O médico foi informado que deveria aguardar o remanejamento e questionou o ministro sobre isso. “O município quando apresentou a proposta tinha dez vagas. Quando ele se apresentou, a cidade só precisava de cinco. Isso significa que eles tiveram capacidade para trazer cinco médicos. O que teve foi que o município já tinha contratado alguém, algo que pode acontecer. Ele vai ser então remanejado para outro município que tem a necessidade de médico”, explica Padilha.
Planos de saúde
A nova resolução do Ministério da Saúde sobre os planos de saúde, publicada na terça (6), também foi tema da conversa. “A resolução demora 60 dias para ser aplicada. Os planos de saúde têm agora o prazo máximo de 48 horas para justificar por escrito a negativa de algum tipo de atendimento”, afirma Padilha, ressaltando que, em casos de emergência e urgência, os procedimentos não podem ser negados. “Se forem, a pessoa deve procurar imediatamente a Agência Nacional de Saúde (ANS)”, avisa o ministro.
A nova resolução do Ministério da Saúde sobre os planos de saúde, publicada na terça (6), também foi tema da conversa. “A resolução demora 60 dias para ser aplicada. Os planos de saúde têm agora o prazo máximo de 48 horas para justificar por escrito a negativa de algum tipo de atendimento”, afirma Padilha, ressaltando que, em casos de emergência e urgência, os procedimentos não podem ser negados. “Se forem, a pessoa deve procurar imediatamente a Agência Nacional de Saúde (ANS)”, avisa o ministro.
Se o usuário não tiver a informação do motivo de ter seu procedimento negado, o plano pode ser multado. “A vantagem é que o usuário vai ter essa informação qualificada para poder acionar a ANS se for o caso. Se o plano não informar no prazo de 48 horas, pode ser multado de R$ 30 até R$ 50 mil. É importante que as pessoas denunciem, desde 2012 o Ministério da Saúde criou o monitoramento dos planos”, detalha Padilha.
Entre as punições para os planos que não atendem devidamente seus usuários estão a suspensão de venda de novos planos. “Com isso, eles só podem vender para mais pessoas se já estiverem atendendo de forma adequada os usuários que já são credenciados”, exemplifica o ministro.
Entre as punições para os planos que não atendem devidamente seus usuários estão a suspensão de venda de novos planos. “Com isso, eles só podem vender para mais pessoas se já estiverem atendendo de forma adequada os usuários que já são credenciados”, exemplifica o ministro.
Portal G1
Evangélicos promovem abaixo-assinado contra indicação de Marco Feliciano à presidência da Comissão de Direitos Humanos
A indicação do pastor Marco Feliciano para a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados gerou protestos devido aos seus posicionamentos polêmicos e falta de envolvimento com a luta pelos direitos humanos no Brasil.
Porém, nem todos os evangélicos são a favor da indicação do pastor para a Comissão. A Rede Fale, que une mais de 40 grupos evangélicos, considera a indicação "inaceitável" e quer convencer os líderes do PSC (Partido Social Cristão) a voltarem atrás:
"Ele se coloca como representante dos evangélicos ao mesmo tempo em que faz declarações racistas e preconceituosas. Ele nunca trabalhou com Direitos Humanos", afirma Caio César Souza Marçal, representante da Rede Fale. “Infelizmente, mesmo sendo cristão, o pastor trata com leviandade a vida de pessoas que ainda sofrem com a violação de seu direitos."
O abaixo assinado está na página Change.org
No Recife, manifestantes protestam contra afastamento de promotora
Aos gritos de “Volta, Belize!”, cerca de 100 pessoas realizaram uma manifestação, no final da manhã desta quarta-feira (6), em frente à sede do Minstério Público de Pernambuco (MPPE), no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. O grupo fechou a Rua do Imperador com faixas e um carro de som e, fazendo uma paródia do hino pernambucano, demonstraram sua insatisfação com relação à decisão do procurador-geral, Aguinaldo Fenelon, de afastar a promotora Belize Câmara da Promotoria de Meio-ambiente do Recife, tomada no dia 1º de março deste ano. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estiveram no local para desviar o fluxo de carros.
Entre os manifestantes estavam cidadãos comuns e alguns membros do grupo Direitos Urbanos, conhecido por se posicionar contra o Projeto Novo Recife, iniciativa que prevê a construção de 12 torres no Cais José Estelita, no bairro de São José. Belize Câmara se destacou na promotoria de Meio Ambiente por ter movido uma ação judicial e obter, em primeira instância, a suspensão do andamento do projeto.
De acordo com um dos participantes da manifestação, Leonardo Cisneiros, 36 anos, não houve motivo justo para o afastamento da promotora. “Reivindicamos a reversão do ato de Fenelon porque sabemos que há mais promotores em Jaboatão. Acreditamos que a decisão tenha sido arbitrária”, afirma o professor universitário. Para a bióloga Lis Fernandes, 27 anos, Belize era a promotora mais atuante, que brigava de frente contra o Novo Recife. “Ela não estava se vendendo ao Ministério Público, apresentou as irregularidades do projeto e a saída dela, com certeza, vai prejudicar o andamento do processo”, afirma.
O deputado estadual Daniel Coelho e o vereador recifense Raul Jungman também participaram da manifestação. “Estou aqui porque acredito que é preciso respeitar a instituição democrática, independentemente de juízo de atos. É no mínimo uma coincidência estranha que o afastamento não tenha nada a ver com as decisões dela”, explica Daniel.
Em nota oficial, o Ministério Público de Pernambuco afirmou que o afastamento de Belize se deu por conta da acumulação de cargos, uma vez que ela é titular da Promotoria da Infância de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, onde há uma grande demanda e também prioridade constitucional - Belize acumulava a função na capital desde outubro de 2011. Em seu perfil pessoal na internet, na semana passada, a promotora afastada agradeceu a participação da sociedade civil contra a decisão do MPPE, afirmou ter sido surpreendida pela dispensa de suas atribuições e esclareceu que foi designada para Jaboatão dos Guararapes, mas já há lá um promotor para a Infância. Ela lamentou, ainda, que o ocorrido seja exatamente quando estão vindo à tona os frutos de seu árduo trabalho.
Enquanto isso
Durante a manifestação em frente ao prédio do Ministério Público, o promotor-geral Aguinaldo Fenelon falou à imprensa. Ele disse que estava aguardando os representantes do movimento havia quase duas horas e nenhum deles tinha entrado ainda para tomar satisfações. Fenelon explicou que Belize Câmara estava na promotoria de Meio Ambiente de forma temporária. “Ela era provisória e sabia disso. A sociedade tem todo o direito de se manifestar, mas não pode denegrir a minha imagem nem a imagem do Ministério Público. Se quiserem discutir, estou aguardando”, defendeu-se o promotor.
Durante a manifestação em frente ao prédio do Ministério Público, o promotor-geral Aguinaldo Fenelon falou à imprensa. Ele disse que estava aguardando os representantes do movimento havia quase duas horas e nenhum deles tinha entrado ainda para tomar satisfações. Fenelon explicou que Belize Câmara estava na promotoria de Meio Ambiente de forma temporária. “Ela era provisória e sabia disso. A sociedade tem todo o direito de se manifestar, mas não pode denegrir a minha imagem nem a imagem do Ministério Público. Se quiserem discutir, estou aguardando”, defendeu-se o promotor.
O procurador-geral afirmou, ainda, que estão faltando promotores em Jaboatão. “Hoje mesmo retornei seis da capital que estavam lá. Outros nove estavam no Recife e voltaram para suas titularidades”, esclarece. De acordo com o promotor André Falcão, Belize não foi a única a ser transferida. “No dia em que aconteceu com Belize, aconteceu com outros dois promotores. Em fevereiro, mais sete. Hoje, mais cinco. Isso vem acontecendo por orientação do próprio Conselho [Superior de Procuradores do Ministério Público de Pernambuco]. O caso dela repercutiu por causa das ações, mas precisávamos dela em Jaboatão”, disse.
Quem deve substituir Belize Câmara na promotoria de Meio-Ambiente do Ministério Público é o promotor Ricardo Coelho. No começo da tarde, um grupo com representantes dos manifestantes deu início a uma reunião com Aguinaldo Fenelon.
Portal G1
Banda Santroppê toca hoje no MPBar
A banda Forrozão Santroppê será a grande atração desta quarta (6), a partir das 21h, no MP Bar. Além da banda, quem se apresenta é o cantor Cikó Macedo (forró pé de serra) e convidados.
Comandada pelos vocalistas Simara Pires, ex-vocal da banda Limão com Mel e Marcão, a banda traz no repertório a música “Pianinho, Caladinho”, carro-chefe do grupo, além de outros grandes sucessos do forró estilizado.
O ingresso para o show custa R$ 25 (homem) e R$ 20 (mulher). O MP Bar fica na Avenida Beira Mar, nº 20, Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Mais informações pelo fone (81) 3462-6200.
Serviço:
Show da banda Santroppê, Cikó Macedo e convidados.
Local: MP Bar
Data: Quarta (6)
Hora: a partir das 21h
Ingressos: R$ 25 (homem) R$ 20 (mulher)
Endereço: Avenida Beira Mar, nº 20, Piedade, Jaboatão dos Guararapes
Mais informações: (81) 3462-6200.
Ex-deputado Harlan Gadelha morre no Recife
Foi sepultado agora há pouco o corpo do ex-deputado e ex-prefeito de Goiana, Harlan Gadelha. O político tinha 90 anos e, recentemente, havia passado por uma cirurgia no coração. Ele faleceu nesta terça-feira (5), no Recife. O velório foi na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Rua da Aurora e o enterro no Cemitério de Santo Amaro
Gadelha foi um dos fundadores do antigo MDB, que depois passou a se chamar PMDB. Em 1969, ele teve o segundo mandato de deputado estadual cassado pelo regime militar. Depois da anistia, foi eleito prefeito de Goiana, na Zona da Mata Norte do estado, seu último cargo público. Ele era pai do ex-vereador e ex-deputado Harlan Gadelha Filho.
Portal G1
Alimentos elevam valor da cesta básica em Pernambuco
A cesta básica está mais cara na Região Metropolitana do Recife (2,48%) e nos municípios de Caruaru (4,01%), Vitória de Santo Antão (2,40%) e Cabo de Santo Agostinho (5,79%).
O preço médio da cesta básica foi de R$281,05 na RMR, R$278,41 em Caruaru, R$274,70 em Vitória e R$288,47 no Cabo de Santo Agostinho. O PROCON-PE calculou ainda o impacto do valor da cesta básica no salário mínimo atual. Na RMR foi de 41,45%, em Caruaru 41,06%, em Vitória 40,52% e no Cabo 42,55%.
Os itens de alimentação sofreram maior variação de preço. Na RMR os itens que mais sofreram variação foram o quilo da salsicha avulsa (100,29%) e a dúzia de ovos brancos (85,22%). Em Caruaru, os produtos que mais variaram foram o quilo do alho (101,01%) e o quilo da salsicha avulsa (89,12%). Em Vitória de Santo Antão, o produto que mais apresentou diferença foi a carne de segunda sem osso (75,13%).
PESQUISA - O objetivo da pesquisa da cesta básica realizada pelo PROCON-PE é oferecer ao consumidor pernambucano um instrumento auxiliar para a determinação de compras mais racionais do ponto de vista do preço, permitindo-o ter uma visão mais clara da incidência de cada produto sobre seu orçamento doméstico. A pesquisa toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças.
O levantamento é realizado em 20 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife (Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima), 09 no Cabo de Santo Agostinho, 22 em Caruaru e 12 em Vitória de Santo Antão. A análise dos preços é feita nos 27 itens de maior participação na variação do valor médio da Cesta Básica, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.
O diferencial da pesquisa do PROCON-PE em relação as que são realizadas por outros institutos, é que neste levantamento, é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, fornecendo assim ao consumidor, os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível.
A pesquisa completa já está disponível no site do PROCON-PE: www.procon.pe.gov.br. No link: “Pesquisas de Preços”. Lá, o consumidor poderá consultar todos os estabelecimentos pesquisados.
RESUMO DA PESQUISA CESTA BÁSICA PROCON-PE:
Variação da cesta básica:
RMR – aumento de 2,48%
CARUARU –aumento de 4,01%
VITÓRIA –aumento de 2,40%
CABO – aumento de 5,79%
Impacto do valor da cesta básica no salário mínimo:
RMR – 41,45%
CARUARU – 41,06%
VITÓRIA – 40,52%
CABO – 42,55%
Valor médio da cesta básica:
RMR – R$ 281,05
CARUARU –R$ 278,41
VITÓRIA –R$ 274,70
CABO – R$ 288,47
Imprensa Procon/PE
Chorão, do Charlie Brown Jr, é encontrado morto em São Paulo
Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr, foi encontrado morto no final da madrugada desta quarta-feira (6), no apartamento onde morava em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. O corpo já foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) para fazer autópsia e o laudo deve sair em 30 dias. Ainda não há informações sobre velório.
Segundo o delegado Itagiba Franco, da Polícia Divisionária do Departamento de Homicídios, paramédicos encontraram o músico de bruços no chão da cozinha, com as mãos machucadas e já sem vida, sozinho em casa. O apartamento que fica no oitavo andar estava revirado, sujo e havia bastante vestígio de sangue.
Itagiba disse à imprensa que ainda é muito cedo para falar o que aconteceu. "Não vou descartar nada, mas aparentemente não se trata de homicídio. Vamos apurar". Segundo Sonia Abrão, prima do cantor que chegou no prédio por volta das 8h desta quarta, Chorão estava com problemas pessoais envolvendo divórcio da mulher, a estilista Graziela Gonçalves.
O delegado disse ainda que o motorista e o segurança do músico chamaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por volta das 4h30 desta quarta, mas não se sabe a hora da morte, já que Chorão não atendia a porta nem o telefone desde o meio-dia de terça-feira. As investigações, que estavam com a Delegacia de Polícia, foram repassadas para o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
O baixista da banda, Champignon, também foi até a casa de Chorão e, abatido, falou à imprensa que tinha suas desavenças públicas com o cantor, mas que eles eram muito amigos e se conheciam há 20 anos. Em setembro do ano passado, Chorão chegou a discutir com Champignon durante um show em Apucarana (PR), com duras críticas sobre a então saída do músico do grupo, em 2005. Os dois fizeram as pazes dois dias depois.
Vida - Seu nome verdadeiro era Alexandre Magno Abrão, e ele nasceu em São Paulo no dia 09 de abril de 1970. Foi o vocalista, principal letrista e cofundador da banda santista Charlie Brown Jr., em que a formou em 1992 junto com Renato Pelado, Marcão, Champignon e Thiago Castanho, foi o único integrante da banda a participar de todas formações, junto com o Charlie Brown lançou dez discos e já venderam mais de cinco milhões de discos. Ele era primo da jornalista Sônia Abrão.
O apelido de Chorão veio quando ele estava vendo os amigos andando de skate, e um deles passou por ele e, para zombar dele, dizia "não chora!", já que Chorão ainda não sabia andar. E nisso o apelido pegou. Teve uma infância e adolescência difíceis,] a sua mãe era doméstica, fazia pastel, cozinhava pra fora pra ele entregar. Chorão vivia na rua, ia mal na escola, parou de estudar na sétima série, e frequentemente tinha problemas com a polícia.
Quando Chorão tinha onze anos, seus pais separaram-se. Aos catorze anos, sua mãe teve um derrame e quase morreu. Foi nessa época que ele começou a andar de skate, uma das suas paixões. Ele já correu vários anos nos campeonatos de skate e ainda foi vice-campeão paulista. Antes da música foi auxiliar de câmera, iluminador e cabo-man.
Charlie Brown Jr - Em 1987, com então 17 anos de idade Chorão se mudou para Santos, litoral de São Paulo, após uma infância difícil e traumática. Era mais conhecido pelo apelido de Chorão. Um dia, em um bar local, substituiu por acaso o vocalista de uma banda, quando o mesmo precisou se ausentar devido a necessidades fisiológicas.
Uma pessoa da plateia, ao vê-lo cantar, convidou-o para ser vocalista em sua banda. Quando o baixista da referida banda saiu, Chorão veio a conhecer Champignon, o novo baixista, uma criança de apenas 12 anos na época, formaram então a banda What's Up. Tempos depois, Chorão e |Champignon decidiram convidar o baterista Renato Pelado, egresso de bandas da cidade como Ecossistema, Jornal do Brasil, entre outros projetos. Mais tarde, Marcão e Thiago Castanho completaram a primeira formação da banda Charlie Brown Jr. A banda, ainda sem nome, continuou a se apresentar na cidade. "Fundei e batizei a banda com esse nome em 1992. Foi uma coisa inusitada. Trombei (literalmente) com uma barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem doCharles Schulz, mais conhecido por ser o dono do Snoopy.
E o "Jr" é pelo fato de sermos filhos do rock", se explica Chorão pelo fato de a banda se considerar "filha" de uma geração de músicos e bandas como Raimundos, nos anos 90 Chorão considerava Rodolfo Abrantes, o vocalista dessa banda, como o melhor do brasil ,Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Nação Zumbi, e Planet Hemp. A sonoridade do grupo tinha influências de grupos como Sublime, Bad Brains, 311, misturando hardcore punk, skate e reggae.
Por volta de 1993, já com esta formação da banda, eles começaram a tocar no circuito underground de Santos e São Paulo e a fazer shows em vários eventos de skate. Uma fita demo foi entregue ao Rick Bonadio, presidente da Virgin Records no Brasil e produtor dos Mamonas Assassinas, que se interessou pelo grupo e os contratou. De uma demo de três faixas surge o primeiro disco do CBJr, produzido por Tadeu Patolla e Rick Bonadio com o selo da Virgin Records.
Nasce então o álbum Transpiração Contínua Prolongada. O álbum foi produzido por Tadeu Patola (ex-Lagoa 66), o álbum é bem recebido pelas rádios com as faixas "O Coro Vai Comê!","Proibida pra Mim (Grazon)", "Tudo que Ela Gosta de Escutar" e "Gimme o Anel", vendendo 500 mil cópias. Na época, o baixista Champignon era menor. Consequentemente, sempre que a banda se apresentava em casas noturnas, era necessária uma autorização judicial para que o jovem baixista acompanhasse o grupo.
Empreendedor - Além do sucesso no mundo da música, Chorão também se aventurava em outras áreas: no dia 6 de novembro de 2006, o músico inaugurou o Chorão Skate Park em Santos, um espaço para skatistas e músicos que tem como destaque uma das melhores pistas de skate do Brasil,] com uma distribuição de obstáculos que está em sintonia com o que há de mais atual com os parques de skate no mundo.
Em 2007, o cantor se aventurou no cinema, com o filme O Magnata , dirigido pelo videomaker Johnny Araújo. Chorão foi escritor e roteirista, além de participar do filme junto com o Charlie Brown Jr e integrar a trilha sonora do mesmo. Recentemente anunciou um novo filme "O Cobrador" do qual ele mesmo escreveu o roteiro, ele ainda pretende lançar um livro contando a historia da banda desde o incio. Em janeiro de 2009, o músico lançou sua grife de roupas, intitulada DO.CE"dose certa", em festa promovida em São Paulo
Veja o Acústico MTV com Charlie Brown Jr:
Com informações do Portal UOL e Wikipedia
Assinar:
Postagens (Atom)