domingo, 23 de setembro de 2018

Simpósio de Secretariado


Compesa inicia obra para abastecimento de água do distrito de Guadalajara, em Paudalho

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, assinou  a ordem de serviço para início das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do distrito de Guadalajara, no município de Paudalho, Zona da Mata Norte. O investimento foi autorizado pelo governador Paulo Câmara, em atendimento a um pleito antigo da comunidade para que a Compesa assumisse os serviços, cuja operação é de responsabilidade da prefeitura. A partir dessa obra, a Compesa fará os investimentos para ampliar o sistema, e preparar a estação de tratamento para entregar água de qualidade à população.

Além de autorizar a Compesa a elaborar o projeto e contratar a obra, o governador Paulo Câmara viabilizou os recursos para executar o empreendimento, no valor de R$ 3 milhões. "A previsão é que, dentro de oito meses, a obra seja concluída e entregue um novo sistema de abastecimento aos mais de dez mil moradores de Guadalajara, que passará a receber água com qualidade e regularidade", adianta o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

A obra prevê a implantação de uma nova captação de água na Barragem Bicopeba, localizada em Guadalajara, e de uma Estação Elevatória, com instalação de novos motores e bombas. Também será construída uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de tratar 20 litros de água, por segundo – volume maior do que a demanda do distrito – e um reservatório para armazenar 300 metros cúbicos de água. “Essa obra representa o compromisso do Governador Paulo câmara em ampliar o atendimento a população, seja por meio de pequenas ou grandes obras. O importante é garantir água para o maior número de pernambucanos", argumenta Tavares. A obra ainda possibilitará implantar uma nova adutora com cinco quilômetros de extensão, a partir da barragem. Para ampliar o atendimento na localidade, será feita a implantação mais de três mil metros de rede de distribuição e a instalação de 900 ramais prediais.


Imprensa Compesa

Pesquisa pioneira sobre mulheres trans em Pernambuco

Carla Andréia Alves de Andrade (foto) é mestra em Educação e Saúde pela UFPE e sua dissertação sobre a saúde de mulheres trans e o uso de hormônios acaba de ser publicada na revista Cogitare, da Universidade Federal do Paraná. 

A pesquisa é pioneira no Brasil no que se refere aos cuidados de saúde de mulheres transexuais e o uso de hormônios. Carla ainda pretende ampliar esse estudo, com a criação do primeiro protocolo de atendimento clínico para mulheres trans que fazem uso de hormônios. 

As pesquisas de campo foram feitas de forma ququalitativa. Paralelo ao seu mestrado, Andréia também fez uma pós graduação em gênero e sexualidade. Durante os estudos, ela ainda enfrentou um câncer de ovário, mas não desistiu de sua pesquisa em nenhum momento, encontrando apoio em sua família, o esposo Cléber Sobral e a filha pequena Pietra, de apenas cinco anos.  

Para o doutorado, Andréia quer ampliar ainda mais sua pesquisa. 








Encontro nordestino de arborização será realizado em Caruaru


Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Caruaru, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Obras e a Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, realizou, no auditório da ACIC, o lançamento do V Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que será realizado de 4 a 7 de novembro na cidade.

O objetivo do evento é estimular e divulgar a produção do conhecimento técnico- cientifico da arboricultura para o manejo na arborização das cidades, englobando diversas esferas do poder público e privado para a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação dos ecossistemas naturais e urbanos. “Um evento do tamanho que o ENAU possui fará com que as pessoas pensem realmente no futuro, voltado para a área do paisagismo, meio ambiente e sustentabilidade. Vocês, como jovens, serão os responsáveis pelas mudanças ambientais da nossa cidade e regiões vizinhas”, afirmou o secretário de Urbanismo e Obras, Rodrigo Miranda.

É primeira vez que Caruaru recebe um evento de grande porte no quesito arborização e sustentabilidade. Para o engenheiro agrônomo da Seurb, e também responsável pela organização do evento, Evandro Santiago, o ENAU será a oportunidade de abordar e discutir novas temáticas, metas e prioridades para que haja um planejamento da arborização urbana e quais as melhorias que podem ser inseridas na cidade de Caruaru e região, quanto ao plantio de árvores.

Hoje, além do lançamento do evento, os participantes contaram com a palestra: “Arborização Urbana: Capítulo imprescindível ao paisagismo das cidades”, que apresentou diversas formas e metas de arborização em diversas áreas do mundo, com exemplos de plantação, cuidados e adaptação de cada espécie. O palestrante ainda apresentou ao público várias localidades que utilizam os métodos de arborização urbana como meta de melhoramento da qualidade de vida de sua população.

“O ENAU Caruaru será o momento de reunir vários técnicos profissionais, engenheiros agrônomos, prefeituras, universidades e público em geral, com o objetivo de trocar conhecimento com relação à arboricultura. Sabemos que as árvores são muito importantes para as cidades, possuem uma série de benefícios ecológicos e socioeconômicos ambientais e, por isso, a importância da participação das pessoas no evento, para que, posteriormente, as técnicas sejam aplicadas na cidade”, pontuou o palestrante, engenheiro Agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ricardo Martins.

Participaram do evento o diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Arnaldo Bezerra; o ambientalista, Severino Montenegro; o secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, José Carlos Menezes; a superintendente de Meio Ambiente da Seurb, Flávia Queiroz; alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estudantes das escolas municipais, especialistas em meio ambiente e membros da sociedade civil.

Imprensa Caruaru

TRE-PE começa a preparar urnas para as Eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia, nesta segunda-feira (24-09), um dos processos operacionais mais importantes das Eleições: a preparação das cerca de 20 mil urnas eletrônicas que serão usadas pelos eleitores em todo o estado. 

Duas cerimônias simultâneas, às 8h desta segunda-feira, abrem o processo de preparação das urnas em Pernambuco. Uma no Fórum Eleitoral de Igarassu (Rua Joaquim Nabuco, s/nº, Centro de Igarassu) e a outra no Fórum Eleitoral de Jaboatão dos Guararapes (Av. dos Guararapes, s/n - Guararapes). O presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, estará presente na cerimônia de Jaboatão.

No dia seguinte, às 8h, a mesma cerimônia acontece no Local de Armazenamento de Urnas do Recife (Avenida Camarão, 220, Iputinga), também com a presença do presidente do TRE-PE. 

Tecnicamente chamado de Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas, o evento ocorre com total transparência e consiste em inserir nas urnas eletrônicas os dados referentes aos candidatos e eleitores. Pernambuco tem 20.049 seções eleitorais e 6.570.072 eleitores. Cada seção conta com uma urna e o TRE mantém equipamentos de reserva para substituição em caso de algum problema de ordem técnica.

Por meio da operação, feita urna a urna, são inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.

Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas Eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados. O primeiro turno das Eleições acontece em 7 de outubro próximo.

"Esta é a etapa essencial para a realização das Eleições. Teremos mais de mil pessoas envolvidas neste processo. Serão magistrados, promotores, servidores e colaboradores. Tudo para garantir a lisura do processo de votação", diz o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel.

Ele também destaca o caráter aberto e transparente das Cerimônias de Carga e Lacre das Urnas. "Estamos à disposição para prestar todas as informações para fiscais de partidos, instituições públicas e privadas e à sociedade em geral".

O processo de preparação das urnas vai acontecer em todo o Estado. 

Imprensa TRE-PE

Caruaru realiza II Fórum de Combate ao Suicídio

Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Caruaru, através de um trabalho integrado e intersetorial entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Saúde, Educação e de Política para Mulheres (SPM), promoveu o II Fórum de Combate e Prevenção ao Suicídio. O evento aconteceu no auditório da Unifavip Wyden para profissionais e acadêmicos da área de saúde.

O tema suicídio foi abordado sob diversos pontos de vista. Contribuíram para o debate a professora e psicóloga da Unifavip Wyden, Maria Diogivânia, a assistente social da SDSDH, Katianny Torres, que é também voluntária e vice coordenadora do grupo Ponto e Vírgula, além do educador físico e proprietário do Centro de Treinamento Action Mais, Maurício Magalhães, que falou sobre a importância da atividade física no tratamento da depressão. 

O evento contou com a apresentação do Coral Cantando a Vida, da SPM, e a apresentação teatral do grupo de arte educadores da Secretaria de Saúde do município. “O saldo de hoje foi extremamente positivo com as mais de cem pessoas que conseguimos reunir para ouvir as palestras. O saldo da campanha foi positivo, com diversas ações que promovemos na cidade inteira, que vão contribuir para que a gente possa iniciar um novo ciclo, que se Deus quiser, vai se apresentar com índices cada vez menores de suicídios”, destacou a coordenadora de Promoção à Diversidade Sexual (LGBT) de Caruaru, Christianny Magalhães.

A programação do Setembro Amarelo promovido pela Prefeitura de Caruaru iniciou no último dia cinco com rodas de diálogos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), envolvendo as comunidades para debater sobre prevenção ao suicídio com os usuários de programas sociais como “Leite para Todos” e “CadÚnico”. Entre as atividades, já foram realizadas panfletagem no centro e uma atividade no auditório da SPM com o intuito de promover a reflexão sobre os altos índices de suicídio que atingem a população LGBT.

Vale lembrar que durante todo o ano quem precisar de ajuda pode procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV) que oferece apoio emocional de forma gratuita, através de profissionais especializados, pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br


Imprensa Caruaru

Fotos ganham nova roupagem com o uso de madeira

A primavera além de ser a estação das flores é a temporada cultural do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram). E para celebrar este período, o Museu do Mamulengo Espaço Tiridá, localizado no Mercado Eufrásio Barbosa, realizou nesta sexta-feira (21.09), uma oficina inovadora. Desta vez, transformando a fotografia em MDF (madeira).

Papel ofício, imagens impressas, cola transfer, madeira e água foram elementos aplicados no processo de aprendizado dessa nova atividade. A professora do curso de Fotografia da Uninassau, Valéria Gomes, que estava à frente da oficina, mostrou técnicas para um olhar diferente do público. “Tudo o que se liga a arte e a fotografia sempre me realiza. Por isso que é sempre bom ter um olhar a mais para chamar atenção de alguém”, afirmou.

Os acadêmicos da instituição de ensino e alguns representantes do Espaço Tiridá vivenciaram a importância da cultura popular unindo as artes do museu e aprendendo as diversas maneiras de como a fotografia também é uma expressão artística.

“Nunca tinha visto esta possibilidade. É algo diferente mesclar fotografia e madeira e uni-las à arte. Algo que nos inspira e faz ampliar o nosso conhecimento e ter um outro olhar”, comentou o universitário Jamesson Alves.

“O museu é algo vivo e deve ser contemplado. Por isso, a oficina teve esse toque, fazendo com que pudesse colocar a técnica em prática. Eu me sinto realizado”, ressaltou o diretor do museu e professor, Luciano Borges

Imprensa Olinda


Índice de Velocidade de Vendas de julho tem o melhor resultado do ano

A lenta retomada da economia brasileira impôs ao mercado imobiliário mais cautela no lançamento de novos produtos. Por isso que, atualmente, o setor em Pernambuco vive um momento de estabilidade, optando por comercializar os imóveis já prontos. É o que mostra o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) do mês de julho, que registrou o melhor resultado do ano com 8,3 pontos percentuais.

Segundo o gerente do Núcleo de Economia e Negócios Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Emiliano Silva, os resultados mais recentes mostram que o segmento entrou em fase de estabilidade ao focar nos imóveis disponíveis desde o agravamento da crise econômica. As informações são obtidas por meio de pesquisa da FIEPE realizada em parceria com a Ademi e o Sinduscon.

Ainda de acordo com o levantamento, as 48 empresas pesquisadas ofertaram 5.814 imóveis ao todo. Do total, as 1.862 unidades utilizaram recursos do financiamento Minha Casa Minha Vida e as 3.952 unidades restantes usaram recursos do condomínio, próprios, do sistema financeiro habitacional ou outros.

Já as vendas totalizaram 466 unidades em julho. Das unidades vendidas, 283 utilizaram o MCMV. As 183 unidades restantes usaram outras fontes de financiamento. Desse modo, o IVV do MCMV atingiu 14,2%, enquanto que o IVV dos demais recursos marcou 4,7%.

“Outro efeito que percebemos, e que vem a reboque das escolhas feitas por quem compra via MCMV, é a escolha por imóveis com dois ou três quartos, sendo 83,2% das ofertas totais e 92,9% das vendas totais nas faixas de área de até 70 metros quadrados (m²) com uma vaga na garagem”, ressaltou Silva.  

As áreas Recife (sobretudo Curado e Tejipió), Paulista e Camaragibe são as que mais se destacam quanto ao número de vendas em relação à quantidade de unidades ofertadas, apresentando índices de velocidade de venda de 46,2%, 39,9% e 20,0%, respectivamente. Em contraponto, as divisões Olinda (Bairro Novo, Casa Caiada, Peixinhos e Rio Doce) e Recife (Caxangá, Cordeiro, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Madalena, Torre e Varzéa) foram as menos favorecidas em julho, apresentando índice de 1,4 e 1,3%, respectivamente.

"Isso quer dizer que as localidades que reúnem os imóveis cuja origem dos recursos é o programa Minha Casa Minha Vida têm o valor médio do metro quadrado mais baixo, variando entre R$ 2.320 e R$ 3.438,38. Já os imóveis que utilizam os demais recursos têm seu valor médio do metro quadrado variando entre R$ 4 mil e R$ 9.750”, pontou Emiliano Silva. 

Imprensa FIEPE

LBV realiza ações preventivas a saúde mental de crianças e adolescentes

“Viver é a melhor opção” foi o tema do encontro da psicóloga em clínica escolar infantil e especialista em saúde mental, Milene Magalhães, nesta quinta-feira, 20 de setembro, com as crianças e adolescentes assistidos pela Legião da Boa Vontade - LBV, em sua Sede no Bairro dos Coelhos, que participaram de um bate papo com a profissional. sobre a temática de prevenção a violência entre as crianças e adolescentes, tendo em vista que a prática do Bullying é um fator de risco a saúde mental dos pequenos.

A ação foi em apoio à campanha Setembro Amarelo. Vale destacar que a LBV, na sua Campanha Permanente de Valorização da Vida, promove, há mais de 68 anos, ações de promoção à vida e o respeito as diferenças.Durante todo o mês de setembro, nas unidades socioeducacionais da LBV, em todo o Brasil, serão promovidas palestras, rodas de conversa, workshops com profissionais da área de saúde, além de oficinas e ações para alertar os atendidos e colaboradores sobre o suicídio e debater a importância de ajudar as pessoas que estejam enfrentando seus desafios.

A sede da LBV, está localizada na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos – Região Central do Recife – Informações: (81) 3413.8601

Com informações da jornalista Camila Mota