segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Artigo - Patriotas e sua Pátria

O reitorda Universidade Federal Rural de Pernambuco, Prof. Marcelo Carneiro Leão, escreveu esse texto em seu Instagram pessoal e eu pedi autorização para publicar aqui. Vale muito a leitura:

“Patriotas e sua Pátria”!!!


7 de setembro: Dia da Independência do Brasil

Bandeiras desfraldadas nas casas e nos carros…de quem tem casa e carro obviamente…

Hino brasileiro cantado a todo pulmão… por quem se alimenta direito e não está doente obviamente…

Patriotas nas ruas contra corrupção…mesmo que por vezes soneguem impostos, não pagem um salário decente e os devidos direitos sociais aos seus funcionários…

Cabe então perguntarmos o que de fato é ser Patriota? O que é Pátria verdadeiramente.

Pátria é a Bandeira, o Hino, o Brasão, os Símbolos?

Em minha opinião não. Estes são apenas a representação de um país.

Pátria para mim são as pessoas, os animais, o ambiente, que compõem seu espaço geográfico.

Neste contexto, e dentro do meu conceito de Pátria, precisamos verdadeiramente nos preocuparmos com o desenvolvimento sócio-econômico vinculado a redução das desigualdades sociais.

Não existe Pátria Plena, com pessoas morrendo de fome…

Com pessoas sem moradia…

Com pessoas sem saúde…

Com pessoas sem direitos básicos…

Com pessoas sem dignidade…

Com animais abandonados…

Com um meio-ambiente degradado…

E como conseguiremos ter uma Pátria verdadeira?

Como o conceito de Patriota será de fato verdadeiro?

Para mim, o único caminho é investirmos fortemente, com políticas públicas sérias e permanentes, em Educação e Ciência, em programas de sociais de acolhimento e de transferência de renda, e no fortalecimento da Democracia.

Viva a Pátria Brasileira Verdadeira!!!

Viva o Estado Democrático de Direito!!!

Obs. Dedico este texto aos quase 600 mil brasileiros que morreram por conta da COVID 19, e que infelizmente não poderão estar com suas famílias e seus amig@s neste 7 de setembro de 2021.


Marcelo Carneiro Leão é reitor da UFRPE


 

#VcNoBlog Áureo Cisneiros

 






Os policiais Antifascismo de Pernambuco participarão de mais um grito dos Excluídos e excluídas. A concentração será a partir das 09h30min na Praça do Derby.

A partipação do Movimento Políciais Antifascismo nos protestos em defesa da democracia não é novidade. Nesses quatro anos de existência, estivemos praticamente em todos os protestos dos trabalhadores e trabalhadoras de nosso país, até porque os policiais também são trabalhadores e têm presenciado muitos de seus direitos sendo retirados, como está ocorrendo com as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros. Alem disso, levamos a esperança da contrução de uma Segurança Pública Cidadã, pautada na defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, e, sobretudo, na Defesa da Democracia Brasileira e de um País mais justo para todos e todas. Neste momento de tentativa de golpe, combateremos o golpismo e o fascismo no nosso país, de forma pacífica , mas na luta, Sem Ódio e Sem Medo. 

Neste momento de obscurantismo e retrocesso, milhões de brasileiros estão sofrendo com o crescimento do desemprego e subemprego, perda de renda, a alta inflação dos alimentos, o aumento nos preços do gás de cozinha e da energia elétrica. Como se não bastasse, há, ainda, os cortes nos serviços públicos, inclusive na saúde. 

Nós, juntamente com o povo, lutaremos por melhores condições de vida. Nada, nem mesmo os quase 600 mil mortos, nem os escândalos de corrupção e o descaso com a saúde pública  fazem o governo recuar. Isso agrada uma minoria rica com medidas que esmagam os direitos trabalhistas, como a Reforma Administrativa. 

Venham participar, ninguém aguenta mais! Fora Bolsonaro e seus generais! Nós resistiremos!!! 

Amanhã (terça-feira), às 10h, na Praça do Derby. Vamos todos de máscara e tomando as devidas precauções! 

Áureo Cisneiros - Coordenador Nacional do Movimento Policiais Antifascismo.