sábado, 29 de março de 2025

Natascha Falcão apresenta show no Terra Café na próxima quarta-feira dia 02 de abril

A multiartista pernambucana, cantora, compositora e atriz Natascha Falcão faz show intimista acompanhada de sanfona, triangulo e zabumba, no Terra Polo Cultural.

A artista, a voz da abertura da novela No Rancho Fundo ao lado de Elba Ramalho, indicada ao Grammy Latino como Melhor Artista Revelação em 2023, promove um encontro musical na quarta-feira dia 2 de abril, convidando nomes importantes da cena musical pernambucana e do forró. “Eu acho fundamental a gente se encontrar e se misturar, pelo prazer de cantar junto e porque é desses encontros que nascem grandes parcerias… e são colaborações verdadeiras que garantem a perpetuação da nossa música”, diz.

O show contempla o repertório da artista, que inclui o aclamado álbum “Ave Mulher”, além de faixas do mais recente lançamento de Natascha, o EP “Universo de Paixão”, além de clássicos do forró e da música pernambucana.

A casa abre as 19h e o show começa as 20h30. Os ingressos a preços populares estão a venda no sympla. O show no Recife é uma realização da Mar Menina Produções.

Fotos: Sâmia Emerenciano

#SendoProsperidade com Mariângela Borba

 


Série “Adolescência”, traz à tona termos desconhecidos e levanta debates importantes

Por Mariângela Borba

Olá você que acompanha o #SendoProsperidade aqui pelo blog da Taís Paranhos, tudo bem? Será que alguém já deve ter assistido ou ouvido falar da série inglesa Adolescência? Resolvi abordar sobre ela aqui, não só por estar bombando na Netflix e ser sucesso no mundo inteiro, mas por tratar sobre um comportamento que instiga a nossa sociedade atual e que urgentemente precisa ser observado para que não se propague e nem se perpetue. Na coluna desta semana, não trago uma resenha crítica, nem spoiler da série, mas abordo algumas expressões usadas na série incitando o ódio contra as mulheres, a exemplo de “incel” (aglutinação das palavras inglesas involuntary celibates, "celibatários involuntários”) ou “redpill” (pílula vermelha). Só dando uma pincelada pelo enredo principal, a trama é em cima de um adolescente de 13 anos que é acusado de assassinar uma colega de classe. Vou parando por aqui porque prometi apenas abordar o vocabulário, mas até posso chegar a emitir um parecerzinho.

O termo “Incel”, talvez a palavra mais importante abordada - e, quiçá, menos difundida no nosso dia a dia, vem da junção das palavras inglesas involuntary celibates ou, traduzindo para o nosso português celibatários involuntários. Descreveu, a princípio, meninos que se sentem incapazes de ter um relacionamento amoroso, mesmo querendo se envolver com alguém. Com um tempo, a definição ganhou um contorno de ódio às mulheres. Geralmente, o incel é um menino jovem, ligado a internet, tímido, inseguro e que apresenta dificuldade de se socializar. Por isso, ele é ressentido e culpa as mulheres e as meninas por isso - já houve, até, episódios em que o agressor era incel e atacou alunas meninas.

Já o termo redpill é uma referência ao filme Matrix (1999), quando uma personagem pode tomar uma pílula vermelha para acessar a verdade sobre o mundo. Grupos misóginos, de ódio às mulheres, usam esse termo para dizer que o tal mundo verdadeiro é aquele no qual os homens são injustiçados. Na série é muito usada, também, a expressão “white Knight”, que se refere aos homens que defendem mulheres na internet e que são ridicularizados por isso. E o MGTOW, uma outra sigla, também em inglês, que significa homens seguindo o seu próprio caminho: é um movimento de rejeição às mulheres, usando o argumento de que elas são manipuladoras e que “seguir o caminho” seria o mesmo que lutar contra qualquer tipo de ameaça à masculinidade. É uma vertente que fala muito da solidão. Por último, trazemos aqui os “homens beta” , dentro da hierarquia defendida por incels, os “betas” são considerados inseguros e submisso às mulheres. Eles são, supostamente, dominados pelos confiantes e bem sucedidos nos relacionamentos “machos alfas”. Tem outros termos também, mas não vou destacar aqui senão ao invés de um artigo, será um glossário.

E sabe qual o grande mérito da série? Não é machismo, nem feminismo e, muito menos, abordar termos diferentes, mas é o fato dela mostrar que o perigo está muito perto, no ambiente virtual. A grande sacada da série, ao meu ver, é mostrar que hoje as redes sociais se tornaram o lugar mais perigoso, aonde uma criança ou um adolescente, que está completamente abandonado pelos adultos ou responsáveis, se perde, muitas vezes, por acessar informações incompletas ou distorcidas e, sem um acompanhamento correto, vão moldando de acordo com seus poucos discernimentos e construindo, em um mundo paralelo, o que, muitas vezes, se torna prejudicial não só para ele, mas para o adulto que não dá a devida assistência e nem faz o acompanhamento. Com a internet e redes sociais, novos caminhos foram abertos para o bullying - sendo mais difícil identificá-lo. A série mostra que os pais ou responsáveis precisam se atentar às influências externas, principalmente as que vêm da Internet, lançando luz sobre várias questões reais.

Mariângela Borba é professora, jornalista profissional, revisora credenciada, social media, Produtora Cultural, especialista em Cultura Pernambucana pela Fafire e membro da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) que teve como um dos fundadores, seu bisavô, jornalista Edmundo Celso.

Recife Cake Congress faz o maior sucesso já no primeiro dia de funcionamento

 

O Recife Cake Congress, em sua 6ª edição, está movimentando o Recife Expo Center neste fim de semana. Este evento é considerado o maior congresso voltado para o setor de confeitaria em Pernambuco e reúne confeiteiros, empreendedores e amantes da confeitaria de todo o Brasil. Entre os destaques estão palestrantes e expositores de diversas regiões do País, além de apresentações culturais e homenagens que celebram a força da confeitaria pernambucana. O evento promete ser um sucesso absoluto, fortalecendo o comércio local e impulsionando marcas e profissionais.

A programação inclui palestras, oficinas, competições, exposição de bolos, degustações e estandes de produtos e serviços de marcas renomadas. É uma oportunidade única para aprendizado, networking e inovação no setor, que movimenta cerca de R$ 12 bilhões anuais no Brasil. "O Recife Cakes é um evento que proporciona muitas conexões e aprendizado. Para quem investe na confeitaria, eu sempre digo: não desista, porque nós buscamos sempre evoluir em cada edição, com transformação e renovação", afirma a CEO do evento, Taciana França (foto acima).

Palestrantes - Alguns dos nomes presentes são o Preto na Cozinha, um projeto inovador que alia representatividade e criatividade, traz um toque especial ao congresso, destacando o impacto cultural e culinário da confeitaria. Já a Lord Cakes, com suas técnicas avançadas e criações sofisticadas, promete encantar o público com apresentações inspiradoras.

A marca pernambucana Trigo e Cia. também está presente, exibindo sua qualidade e compromisso com o setor, enquanto Rebeca Braga, conhecida pelo projeto Meu Bem Bem, destaca-se pela tradição dos doces, como os bem-casados, que são ícones da confeitaria brasileira. Bruna Hannouce, confeiteira de grande talento e criatividade, marca presença com contribuições que enriquecem o evento e cativam os participantes.

Veja algumas das imagens do primeiro dia do Recife Cake Congress. Os vídeos são do jornalista Cláudio Rodrigues:


Preto na Cozinha ensinando a fazer Ovo de Páscoa com o tradicional Bolo de Rolo

Palestra com chefs da empresa Rosa Branca (de farinhas) sobre inovações com folheados

Aula do Lord Cakes sobre cobertura de bolos, no estande da Trigo&Cia.

Marcos Vinicios Vilaça, ex-ministro do TCU e ex-presidente da ABL, morre aos 85 anos no Recife

 

O Brasil se despede neste sábado (29) de Marcos Vinicios Vilaça, uma das figuras mais marcantes da vida pública e intelectual do país. Ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), escritor prolífico e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Vilaça faleceu aos 85 anos, na Clínica Florença, em Recife, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele completaria 86 anos em junho.

Natural de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Vilaça construiu uma trajetória ilustre e reconhecida nacionalmente como jurista, poeta, ensaísta e acadêmico. Na ABL, ocupou a cadeira nº 26 e esteve à frente da instituição em dois mandatos: 2006-2007 e 2010-2011. Como presidente e membro, destacou-se pela defesa da cultura e das letras brasileiras.

Ao longo de sua vida, Vilaça sempre valorizou suas raízes. Era apaixonado por sua terra natal e, em suas obras e discursos, exaltava a cultura de Nazaré da Mata, incluindo sua relação afetiva com o povo local e as memórias da infância entre os engenhos. Em 2019, recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que reconheceu sua contribuição ao estado. Na ocasião, o Maracatu Cambinda Brasileira, tradicional agremiação cultural da região, realizou uma apresentação em sua honra.

Filho único de Antônio de Souza Vilaça e Evalda Rodrigues Vilaça, Marcos Vinicios teve uma educação sólida, iniciada no Ginásio de Limoeiro e concluída no Colégio Nóbrega, em Recife. Em 1962, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua formação acadêmica foi apenas o primeiro passo de uma carreira brilhante como professor universitário e intelectual respeitado.

Com mais de 70 obras publicadas, Vilaça deixa um legado cultural e ético que se mantém vivo tanto na produção acadêmica quanto nas instituições que ajudou a fortalecer. Sua história é um exemplo de dedicação à cultura pública, à ética e à valorização das tradições brasileiras.


Veja as notas de pesar emitidas em homenagem ao escritor:

“Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Marcos Vinicios Vilaça, um nazareno que honrou nossa terra em todas as instâncias por onde passou. Ele levou o nome de Nazaré da Mata para o Brasil e para o mundo com sua sabedoria, cultura e compromisso com o país. Neste momento de luto, expresso minha solidariedade à família e amigos, e reafirmo o orgulho de todos os nazarenos por sua história e contribuição ao Brasil”
Adriana Andrade Lima (Aninha da Ferbom) - Prefeita de Nazaré da Mata

Pernambuco amanheceu triste neste sábado (29) com a notícia do falecimento de Marcos Vilaça, escritor e intelectual pernambucano que engrandeceu o nome do nosso Estado como imortal e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. A todos os seus amigos e familiares, o meu mais fraterno abraço. O legado literário de Marcos Vilaça seguirá permanente em Pernambuco e no Brasil.
Raquel Lyra - Governadora de Pernambuco

"Com sua forte contribuição política e social, é uma importante referência brasileira, cujo legado será lembrado e continuado por todos aqueles que conviveram e aprenderam com seus feitos"
Margareth Menezes - Ministra de Estado da Cultura

"Marcos Vinicios Vilaça teve carreira marcada pela vasta produção literária reconhecida nacional e internacionalmente. Nossos pêsames e solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus possa consolar a todos neste momento de despedida",
Alvaro Porto - Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Romero Albuquerque propõe climatização obrigatória nas escolas públicas de Pernambuco


Os estudantes de Pernambuco poderão ter mais conforto e qualidade no ensino público com salas de aula climatizadas em toda a rede estadual. É isso que propõe o deputado estadual Romero Albuquerque com a apresentação do projeto de Lei 2728/2025, que obriga a implantação de sistemas de ar-condicionado nas escolas públicas do Estado. A iniciativa também prevê isenção de ICMS para a aquisição dos equipamentos e a inclusão da medida no Plano Plurianual de Investimentos (PPA), garantindo viabilidade financeira.

A proposta surge como resposta direta às altas temperaturas enfrentadas nas diversas regiões de Pernambuco, que prejudicam o desempenho de alunos e professores. "Garantir um ambiente confortável é essencial para o bom rendimento escolar e para a saúde de todos que convivem diariamente nas salas de aula. O calor excessivo afeta a concentração, o aprendizado, o bem-estar e pode provocar reações sérias", afirma Romero.

Além da obrigatoriedade da climatização nas unidades já existentes, o projeto determina que todas as novas salas de aula construídas já venham com estrutura pronta para receber os equipamentos. A medida mostra sensibilidade à realidade do ensino público e visão estratégica de longo prazo.

Outro ponto forte do projeto é a isenção do ICMS, por cinco anos, para a compra dos aparelhos de ar-condicionado destinados às escolas estaduais. Com isso, o deputado busca aliviar os custos do Estado e acelerar a execução da proposta.

II Jornada Empreendedora fortalece o empreendedorismo feminino em Paulista


A II Jornada Empreendedora: Impulsionando o Empreendedorismo Feminino do Paulista, realizada nesta sexta-feira (28), na área externa do Paulista North Way Shopping, foi um sucesso de público e vendas. O evento contou com a participação de diversas expositoras e expositores, que tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e ampliar sua rede de contatos. Além disso, o público presente pôde participar de sorteios de brindes, tornando a experiência ainda mais atrativa.


A iniciativa, promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca e da Secretaria Executiva da Mulher, teve como objetivo fortalecer o protagonismo feminino no mundo dos negócios e oferecer suporte às empreendedoras locais.


Além das exposições e oportunidades de networking, a II Jornada Empreendedora também foi marcada por homenagens a mulheres que desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento do município. Entre as homenageadas estiveram a primeira-dama Aldemira Rodrigues de Santana, a secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, a secretária de Saúde, Shisneyda Furtado, a superintendente do Programa Recomeço, Angélica Sales e Silva, a gerente da Jeep, Elaine Marcelle Gonçalves, e a empresária Maria Auxiliadora Cunha.


A secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, ressaltou que a Jornada Empreendedora vai além da celebração do Dia Internacional da Mulher, consolidando-se como um espaço de fortalecimento contínuo do empreendedorismo feminino. 


“As mulheres têm o potencial e a capacidade de empreender, de ensinar, de se capacitar e de colocar em prática seus dons. O evento de hoje foi muito importante para as mulheres de Paulista, pois além da feira, oferecemos diversos serviços, como testagem de ISTs pela Secretaria de Saúde, retirada de RG pela Secretaria de Assistência Social e orientação sobre cursos de qualificação”, destacou.


Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do Paulista, Raimundo Lopes, destacou a importância da ação. “O evento mostrou o potencial das empreendedoras locais e reforçou a importância de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou.


A programação também contou com a participação de empresas parceiras que disponibilizaram serviços como massagens relaxantes, exames de vista e apresentações de artesanato. A feira de artesãs, composta exclusivamente por mulheres de Paulista, trouxe uma grande variedade de produtos, incluindo crochê, macramê, gastronomia artesanal e artigos para o lar.

O vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, o chefe de Gabinete, Fabiano Santos, o secretário executivo de Governo, Agrailson de Ramos, e o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Jurandir Bezerra Filho, também prestigiaram o evento.

Durante o encontro, Fabiano Santos reafirmou o compromisso da gestão municipal com os empreendedores locais. “Esse evento é um dos sonhos do nosso prefeito Severino Ramos: ver o empreendedorismo feminino crescendo cada vez mais e as mulheres conquistando seu espaço no mercado”, afirmou.

A II Jornada Empreendedora reforçou o empoderamento feminino e abriu novas oportunidades para que mais mulheres possam empreender com sucesso na região.