sábado, 6 de abril de 2024

Dia Mundial do Combate ao Câncer: especialistas pontuam prevenção e tratamento do Câncer de Boca


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022, 10.900 homens foram identificados com câncer de boca. O instituto também divulgou pesquisa estimando que 704 mil casos de câncer sejam diagnosticados por ano no Brasil até 2025. Por isso, no Dia Mundial do Combate ao Câncer, nesta segunda-feira (8), estomatologistas reforçam os cuidados com a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença na cavidade oral.

Fabiana Motta, estomatologista e tutora da Faculdade Pernambucana de Saúde, explica que muitas vezes as lesões nos estágios iniciais são assintomáticas, sendo assim a presença de sintomas só aparecem nas fases avançadas da doença. Ou seja, é essencial ir ao dentista regularmente para a identificação de alguma alteração de forma precoce.

O também estomatologista e tutor da Odonto FPS, Weslay Rodrigues, explica que “os principais sintomas que aparecem, principalmente em estágio inicial, são placas brancas ou vermelhas que não saem. Já em estágios mais avançados, terá a presença de úlceras, ou seja, feridas que não cicatrizam por um período superior a 15 dias e que não respondem ao tratamento tópico”, afirma.

Além disso, ele complementa que existem outras apresentações clínicas que são menos comuns do câncer de boca, que seria, por exemplo, o aparecimento de lesões de crescimento exofítico; e nos casos extremamente avançados, o paciente pode ter mobilidade dos dentes, dificuldade de abrir a boca, sangramento e dificuldade de deglutir alimentos.

Prevenção

As orientações para a prevenção do câncer de boca são evitar o uso de álcool e cigarro; evitar a exposição solar; utilizar protetor solar nos lábios e também alguma proteção física como chapéu ou boné que faça sombra na região; e prevenir-se do HPV. “Lesões como leucoplasia (manchas brancas espessas dentro da boca), eritroplasias (mácula ou uma chapa vermelha discreta no assoalho de boca ou na mucosa bucal), queilite actínica (condição clínica que aparece no lábio inferior relacionada com exposição excessiva à luz solar), podem evoluir para lesões de câncer de boca. O que causam essas lesões são os mesmos fatores que levam às lesões de câncer de boca”, explica Fabiana.

Tratamento

O tratamento para o câncer de boca vai depender do estágio clínico da doença. No entanto, de maneira resumida, o tratamento pode ser cirúrgico ou com radioterapia e quimioterapia, de maneira isolada ou associada.

O diagnóstico e tratamento quando realizados de forma precoce aumentam as chances de cura da doença, principalmente no estágio 1 e 2. “Então, existe sim a cura para o câncer de boca, desde que ele seja diagnosticado num período mais inicial e que seja realizado o tratamento correto”, finaliza Weslay.

Jovem pernambucana é esperança de medalha no Campeonato Brasileiro de Judô


Neste sábado (6) e domingo (7), acontecerá o Campeonato Brasileiro Região II de Judô em Fortaleza, no Ceará. Um dos destaques pernambucanos da competição é a atleta Marina Sales, estudante do Colégio Salesiano Recife, que participará da categoria sub-15 de 52kg. 

O Campeonato acontece em todas as regiões do Brasil e, a região Nordeste (representada pela categoria II), conta com a participação de aproximadamente 750 atletas dos estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.

A estudante do Salesiano Recife possui títulos na modalidade desde 2019 e conquistou, em 2023, o vice-campeonato Brasileiro Região II e o vice-campeonato dos Jogos Escolares Brasileiro; garantiu também o primeiro lugar da terceira fase do Campeonato Pernambucano e dos jogos escolares na fase estadual. Além disso, foi tetra campeã do Nordestão Salesiano e campeã da seletiva para o Campeonato Brasileiro Região II.

Instituto Assaí promove curso de Declaração MEI


Quem é microempreendedor precisa, todos os anos, fazer a declaração de seus rendimentos como MEI (Microempreendedor Individual). Essa etapa é obrigatória para todas as pessoas que possuem cadastro ativo de MEI junto ao Ministério da Fazenda. Com o intuito de auxiliar os(as) microempreendedores(as) de todo o Brasil durante esse processo, o *Instituto Assaí*, por meio do programa *Academia Assaí*, em parceria com o Sebrae, realizará no dia 9 de abril, o curso online e gratuito *"Como fazer sua declaração anual de MEI"*.

A aula trará as principais informações a serem apresentadas na Declaração do MEI segundo os diferentes tipos de atividades, como comércio, indústria e prestação de serviços. Além disso, os(as) interessados(as) irão acompanhar um passo a passo de como realizar a declaração. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de abril, por meio deste link: https://www.academiaassai.com.br/eventos/curso/declara%C3%A7%C3%A3o-anual-mei.

A Declaração é uma obrigação que deve ser cumprida por todos os MEI's. Todos os anos, o(a) profissional deverá informar a sua receita bruta referente ao ano anterior e se possuía ou não funcionários(as). A documentação deve ser enviada até o dia 31 de maio.

*Serviço*

*Curso:* Como fazer sua declaração anual de MEI

*Data:* 9 de abril de 2024

*Horário:* das 18h às 20h

*Plataforma:* Youtube

*Inscrições:* até as 23h59 do dia 08 de abril, por meio deste link: https://www.academiaassai.com.br/eventos/curso/declara%C3%A7%C3%A3o-anual-mei. 

*Sobre o Instituto Assaí*

O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, e tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: https://institutoassai.org.br/

Serra Talhada promove workshop sobre Sustentabilidade e Inclusão


A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira, 05 de abril, o I Workshop de Práticas Sustentáveis: Educando para cuidar do Meio Ambiente e o II Workshop de Habilidades Autísticas e Meio Ambiente Saudável. O segundo workshop, voltado para habilidades autísticas, proporcionou atividades pedagógicas e terapêuticas para 15 crianças com TEA, utilizando materiais recicláveis e confecção de peças artesanais, com o auxílio de Arte Educadores, Pedagogos e Psicólogos.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância de ampliar o debate sobre o meio ambiente para além das escolas e instituições, incluindo públicos de diferentes faixas etárias e peculiaridades. “O nosso trabalho teve como objetivo conscientizar a população infanto-juvenil sobre práticas sustentáveis para combatermos os impactos das mudanças. É um espaço de inclusão, conscientizando a população de forma lúdica e acessível”, frisou Márcia Conrado.

O evento contou com a presença de cerca de 600 pessoas, incluindo alunos de diversas escolas estaduais, municipais, particulares e a população em geral, que visitaram estandes temáticos sobre mudanças climáticas, arte sustentável, alimentação saudável, reaproveitamento e sustentabilidade, bem-estar animal e arborização. Parceiros como o Projeto Acolher, Grupo Escolar Literato, DECA/UFRPE-UAST, Colégio de Aplicação, Colégio Cônego Torres e NUCA participaram ativamente da organização dos estandes.

Prefeitura de Belo Jardim entrega ampliação, reestruturação e revitalização da Escola Municipal de Educação Integral Castelinho


O governo Gilvandro Estrela entregou, na manhã desta sexta-feira (05), a revitalização da Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Castelinho. A ampliação teve como intuito oferecer o conforto aos estudantes, ampliar os espaços educativos e promover uma educação de qualidade para os jovens da cidade. 

Foram construídas quatros novas salas de aulas, uma secretaria, brinquedoteca e um Ateliê Criativo, que será conjugado com o Laboratório de Ciências. Também foi feita a revitalização de dois ambientes de convivência e uma área de paisagismo. A escola, que antes só ofertava séries do 1º ao 5º ano, com a reforma, passa a oferecer o Educação Integral e terá também turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“Queria agradecer por esse espaço, que agora podemos ter uma dinâmica no nosso ateliê e nas diversas áreas da escola”, disse a estudante da EMEI Castelinho, Eloísa, do 6º ano.

As mobílias da brinquedoteca e do ateliê foram doações do Instituto Conceição Moura, que é parceira da Prefeitura Municipal. "Tudo isso para acontecer precisa de muito planejamento, agradeço a gestão pela parceria com a gente. Sempre estamos em busca de planejar para fazer ainda mais", comentou a representante do Instituto Conceição Moura, Mariana Morais.

“Hoje estamos aqui para entregar um novo e moderno equipamento para vocês, pois o nosso principal objetivo é uma educação de qualidade”, disse a Secretária de Educação, Esportes e Tecnologia, Camen Peixoto.

“Esse é o lugar que vocês passam mais tempo. Então, espero que essa reforma seja zelada para que vocês possam usufruir por um longo período também. Estou muito feliz em estar mudando a história da educação e da nossa cidade”, comentou o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.

Imprensa Belo Jardim PE 

Mães de Igarassu promovem caminhada de conscientização ao mês do autismo


Neste domingo (07), às 14h, a população igarassuense se reúne em uma caminhada especial em prol da conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Abril Azul tem como objetivo conscientizar e trazer visibilidade sobre o autismo para a sociedade, tornando-a mais inclusiva e acolhedora. Por isso, a caminhada, que recebe o apoio da gestão municipal e é promovida pelo Grupo Mães Unidas pelo Autismo, representa um passo em direção à uma comunidade mais ativa na luta pelo direito de pessoas autistas. 

A iniciativa começa com uma concentração na praça principal da Vila Saramandaia e parte para a Câmara Municipal de Igarassu.

O que vale mais a pena: aluguel de imóveis ou fundos imobiliários?



Muitos investidores pensam no mercado imobiliário como uma forma de obter renda, especialmente com o aluguel. Mas será que vale a pena adquirir um imóvel para esta finalidade? Simulação realizada pela equipe da Santander Corretora comparou o retorno gerado pelo aluguel e os ganhos dos fundos imobiliários (FIIs).
 
Nesta comparação, os FIIs apresentam vantagens em termos de custos e impostos. Além disso, têm mais liquidez que uma casa ou apartamento, ou seja, se o investidor precisar do dinheiro consegue negociar as cotas mais rapidamente do que em uma venda de imóvel.  
 
Na simulação, com aplicação inicial de R$ 300 mil, o rendimento líquido, sem custos e impostos, dos fundos imobiliários chega a R$ 89,1 mil em três anos. Neste mesmo período, o rendimento líquido de um apartamento de mesmo valor, com aluguel mensal de R$ 1.970,00, é de R$ 11,5 mil.
 
“Os fundos imobiliários são indicados para quem quer diversificar o portfólio e contar com rendimentos periódicos, sem a burocracia de ter que gerenciar um imóvel”, afirma Flavio Pires, especialista em Fundos Imobiliários da Santander Corretora.
 
Veja a simulação de um investimento de R$ 300 mil:

▪Impostos
Aluguel de um apartamento
R$ 9 mil (ITBI de 3%)

Fundo imobiliário
Não aplicável

▪Custos
Aluguel de um apartamento
Reforma: R$ 10 mil

Fundo imobiliário
Corretagem: R$ 1,5 mil (0,5% na compra)

▪Custo com administração
Aluguel de um apartamento
10% sobre aluguel (imobiliária)

Fundo imobiliário
Zero (custódia na B3)

▪Imposto de renda
Aluguel de um apartamento
27,5% sobre a renda

Fundo imobiliário
Zero

▪Receita
Aluguel de um apartamento
R$ 1.970,00*

Fundo imobiliário
R$ 2.470,00**

▪Rendimento em 3 anos
Aluguel de um apartamento
R$ 11,5 mil

Fundo imobiliário
R$ 89,1 mil                                                                                                               
                                                                                                 
* Receita de aluguel é uma estimativa do índice FIPE ZAP de janeiro de 2024
** Rendimento anualizado de 5,19%/ Retorno mensal de 0,43% estimado com base no yield nos FIIs do IFIX ____________________________

No Rio, ação de saúde bucal atende crianças com Síndrome de Down e Autismo



No dia 13 de abril, às 9h, a UNINASSAU Rio de Janeiro, por meio da Clínica-Escola de Odontologia, realiza uma ação de avaliação e orientação em saúde bucal direcionada a crianças e jovens com Síndrome de Down ou Transtorno do Espectro Autista. Em colaboração com a Interagir e Evoluir, movimento voltado ao desenvolvimento e à autonomia de pessoas com deficiência, a iniciativa busca destacar a necessidade de cuidados específicos para essas pessoas, promover a saúde bucal e fomentar o bem-estar e a inclusão.

Essa parceria demonstra um compromisso conjunto em reconhecer o valor de um cuidado holístico e inclusivo para promover a qualidade de vida e a autonomia. Thiago Sena, coordenador do curso de Odontologia da UNINASSAU Rio de Janeiro, ressalta a importância de uma abordagem atenciosa. “O atendimento odontológico para pacientes com Síndrome de Down ou Transtorno do Espectro Autista deve ser sensível e personalizado, além de demandar compreensão das necessidades específicas e dos possíveis desafios comportamentais. Ambientes tranquilos, estratégias de comunicação alternativas e cuidados bucais abrangentes são essenciais. Abordagem gentil, explicativa e colaboração com cuidadores são fundamentais para reduzir a ansiedade e garantir uma experiência positiva. Em suma, empatia e uma equipe bem treinada são cruciais para promover a saúde bucal e o bem-estar desses pacientes”, afirma.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link https://forms.office.com/r/ywuMDufb3w. Esta ação representa um avanço significativo na promoção da igualdade de acesso aos cuidados de saúde e na sensibilização sobre as demandas particulares dessas pessoas.

Lawfare e Assédio Judicial

Médico dá dicas para se exercitar da forma correta sem prejudicar os joelhos


Tornar a atividade física um hábito é a forma mais eficaz de desenvolver bom condicionamento físico e melhorar a saúde do corpo

O joelho é uma das articulações mais usadas em práticas esportivas, independente do exercício. Em muitos esportes como o futebol, o basquete e a dança, se exige movimentos intensos e súbitos do joelho. Em outros, como a corrida, que exige um grau de preparo e intensidade, ele pode estar sujeito a sobrecargas mecânicas podendo desenvolver lesões. Pensando nisso, em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, neste 6 de abril, especialista explica como evitar lesões na região e prevenir fraturas. 

Para o médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT), Dr. Diego Pires, a data é uma forma conscientizar as pessoas da importância de prevenir lesões na prática de exercícios físicos, principalmente nos joelhos. " A passagem do repouso para a atividade intensa deve ser progressiva. Ir de um estado a outro de forma brusca pode acarretar em lesões sérias nas estruturas internas do joelho”, alerta, acrescentando que é fundamental fazer um aquecimento específico antes do exercício.

O especialista explica que tornar a atividade física um hábito é a forma mais eficaz de desenvolver um bom condicionamento físico e melhorar a saúde do corpo como um todo. Além disso, realizar uma avaliação física antes de começar a se dedicar aos exercícios é fundamental para saber como está o condicionamento e ativação muscular. A periodização dos treinos consiste em um planejamento de exercícios para alcançar determinado objetivo.

Além disso, a musculação também é uma modalidade indicada para todas as pessoas, inclusive para quem apresenta algum grau de limitação, nestes casos os treinos precisam de adaptação. Já para quem precisa perder peso e focar no emagrecimento, o médico indica focar em atividades de estimulação ao sistema cardiovascular como caminhadas, corridas, natação, sendo importante salientar que para o processo de emagrecimento o atendimento precisa ser individual. 

Outro fator importante é compreender a importância do aquecimento antes das atividades física, visando prevenir lesões, pois aumenta o fluxo sanguíneo e aquece a musculatura para receber as altas cargas de peso. “Evitar excessos nos exercícios físicos é fundamental, pois eles podem gerar danos nas articulações e musculatura. Ao final de cada exercício, é preciso respeitar o tempo de descanso pra regeneração muscular no período de 48h”, alerta.

SERVIÇO 

Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT) 

Endereço: Av. Agamenon Magallhães, 4760 - Paissandu - Recife – PE 
Instagram:@iot.recife

Instituto Banco Vermelho realizou ativações em espaços públicos do Recife para marcar o Dia de Combate ao Feminicídio em Pernambuco



Recife-PE, 05 de abril de 2024 – Integrantes do Instituto Banco Vermelho, manifesto pelo #FeminicídioZero e de combate à violência contra a mulher, circularam pelas ruas do centro do Recife-PE na tarde de ontem (05) em ação de conscientização para o Dia de Combate ao Feminicídio em Pernambuco, 05 de abril. Chamando a atenção das pessoas que estejam circulando pela cidade, o movimento impactará a todos por meio de placas com mensagens sobre o #FeminicídioZero e também convidará os transeuntes para que registrem fotos para compartilhamento em suas redes sociais em forma de apoio e ato solidário à causa.

O dia 5 de abril passou a ser marcado como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em novembro de 2017. A lei que institui a data foi sancionada pelo Governo do Estado como um marco para a necessidade da atenção para a luta no combate à violência contra a mulher e para homenagear a vitoriense Mirella Sena, vítima de feminicídio em 05 de abril de 2017.
“Nós, juntamente com a Uninassau, nosso maior apoiador na causa, iremos circular pelas principais ruas do dentro do Recife com placas que remetem às placas de advertência de trânsito. Isso para que os transeuntes identifiquem a importância de frearmos a violência contra as mulheres no nosso estado, para que se conscientizem sobre a importância do feminicídio zero”, pontua Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.

PROJETOS E ARTICULAÇÕES - Ainda marcando o Dia de Combate ao Feminicídio em Pernambuco, a Câmara Municipal do Recife aprovou e protocolou na data de hoje (05.04.2024) para ser incluído no calendário municipal o “Projeto Banco Vermelho”, proposto pela vereadora Liana Cirne. O Projeto consiste na instalação de bancos na cor vermelha em espaços públicos de grande circulação de pessoas, por meio das iniciativas do Instituto Banco Vermelho. Os equipamentos contarão com frases de estímulo à reflexão a busca pelo #FeminicídioZero e contatos de emergência para denúncia e suporte às vítimas. A intervenção urbana terá por finalidade prevenir e combater o feminicídio e a violência de gênero, bem como fornecer informações sobre o acesso à rede de apoio para as vítimas.
O Instituto também conta com um Projeto de Lei Estadual protocolado proposto pela deputada Dani Portela, um Projeto de Lei Federal já aprovado e frente de articulação direta junto ao Senado Federal, proposto pela Deputada Maria Arraes.

HOMENAGEM À MIRELLA – Em 08 de março deste ano, a gestão municipal de Vitória de Santo Antão realizou ação de engajamento com o Instituto Banco Vermelho, dentro das iniciativas voltadas ao Dia Internacional da Mulher, para homenagear a vitoriense e fisioterapeuta Mirella Sena, vítima de feminicídio em abril de 2017, em um crime brutal de gênero, cometido pelo seu vizinho. Na ocasião, a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria da Mulher de Vitória de Santo Antão, realizou a instalação de um banco vermelho gigante na Praça Severino Ferrer de Morais (Praça do Fórum) com uma marcante ilustração do rosto de Mirella.

Emocionada, a mãe de Mirella agradeceu a lembrança atribuída à sua filha. “Mirella era um ser de luz, mas que infelizmente foi morta em um ato de covardia por um vizinho que só queria tirar a sua vida por pura maldade. Eternizar seu nome aqui, na cidade onde ela viveu por grande parte de sua trajetória, nos enche de emoção. Ela estudou por vários colégios daqui, tinha vários amigos. Fez toda sua história e foi morar no Recife. Até hoje, sentimos sua falta. Mas agora temos o nome dela eternizado não somente em nossos corações”, destacou Suely Araújo.

O INSTITUTO - O Instituto Banco Vermelho (IBV) é uma entidade brasileira. Com fundação e início das suas atividades em novembro de 2023, seu propósito nasceu da inquietação de duas mulheres pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que, impactadas pela crueldade do feminicídio, transformaram o luto em luta.
Tendo como sua principal missão a luta pelo feminicídio zero, o IBV atua para engajar a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção e ocupação urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, entre outras atividades.

Kiss vende marca e propriedade intelectual; transação levanta a relevância da proteção de marcas e os desafios da era digital e Inteligência Artificial


O lendário quarteto de hard rock Kiss surpreendeu o mundo esta semana ao anunciar a venda de seu catálogo, marca e propriedade intelectual para a empresa sueca Pophouse Entertainment Group. A transação, estimada em mais de 300 milhões de dólares, destaca a importância da proteção de marcas e ativos intangíveis, além de levantar questões sobre os desafios emergentes trazidos pelo avanço da tecnologia.

Gene Simmons, baixista e vocalista da banda, já havia declarado à revista Rolling Stone durante a turnê de despedida em 2023 que, para o Kiss, o fim da estrada era apenas para a banda, não para a marca. O valor significativo da venda reflete não apenas o sucesso duradouro do grupo, mas também o reconhecimento do potencial cultural e financeiro de sua marca icônica.

No entanto, a transação também coloca em destaque os dilemas éticos e legais associados ao uso da inteligência artificial (IA) e outras tecnologias emergentes. O anúncio do uso também dos avatares digitalizados dos membros do Kiss levanta questões sobre direitos de imagem, autenticidade e o papel da IA na criação de conteúdo virtual. "Usando o acervo tecnológico existente, as maquiagens e outros artistas nas apresentações, a banda poderá se perpetuar muito além da vida dos seus integrantes originais. Seria isso correto e verdadeiro para com o público?", questiona o advogado especialista em propriedade intelectual, Gustavo Escobar.

Além disso, a extração de conteúdo de terceiros sem autorização prévia por meio de IA também levanta preocupações legítimas sobre direitos autorais e uso ético da tecnologia. "À medida que a IA se torna mais avançada e onipresente, o mundo jurídico precisa se adaptar a essas mudanças constantes, desenvolvendo novas regulamentações e precedentes legais para lidar com os desafios emergentes", avalia Escobar, que é sócio fundador do Escobar Advocacia.

Inédito em Pernambuco
Eventos como o 44º Congresso Internacional da ABPI, que ocorrerá pela primeira vez em Pernambuco, em agosto, são fóruns importantes para especialistas discutirem esses temas e apresentarem a formulação de soluções para os desafios enfrentados no campo da propriedade intelectual. "A discussão sobre o uso ético e legal da IA, suas conexões com as marcas, direitos autorais, criadores de conteúdo, influenciadores digitais, desenvolvedores, startups e matérias conexas estarão na pauta dos debates", pontua Escobar, que integra o comitê organizador do encontro.

Romero Albuquerque crítica governo por segurança e se posiciona contra entendimento do STJD no caso do Sport Club do Recife


Durante sessão plenária o deputado Romero Albuquerque voltou a criticar a segurança do estado de Pernambuco. Para ele, fatos lamentáveis como o ocorrido na partida do Sport com o Fortaleza não estão restritos à questão futebolística. 

Em seu discurso, Romero destacou que a segurança pública é um dever do Estado, conforme o Artigo 144 da Constituição Federal, sendo também um direito do cidadão e uma responsabilidade de todos. “É importante salientar que a segurança pública é um desafio constante, não apenas em Pernambuco, mas em todo o Brasil. A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) já sinalizou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que, assim como em qualquer outro estado, não é possível garantir segurança absoluta. Isso não é uma novidade. A segurança total é um ideal ao qual aspiramos, mas, na prática, enfrentamos limitações”, disse.

Albuquerque defendeu a Polícia Militar e questionou a atuação do STJD. Em sua opinião, o órgão interfere em situações que caberiam à organização da competição: “O ataque ao ônibus do Fortaleza é um episódio lamentável e reflete um problema maior de violência que não é exclusivo do futebol, mas sim da nossa sociedade. Contudo, é injusto responsabilizar exclusivamente a Polícia Militar por tais atos de vandalismo e tentativas de homicídio. Devemos questionar: quantas câmeras de fiscalização estão em funcionamento? Qual o investimento em segurança?”, questionou.

Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontaram 359 assassinatos registrados somente em janeiro deste ano em Pernambuco, o pior resultado desde março de 2020. O aumento corresponde a 24,22% mais mortes violentas, quando comparado ao mesmo período do ano passado, com 289 assassinatos. Diante disso, o deputado teceu novas críticas: “Não poderíamos esperar algo diferente do Governo Raquel Lyra, em não ter se posicionado como testemunha do Sport, isso eu até entendo. Se vai lá e defende o Sport, demonstra que o problema está no combate do nosso estado, nas políticas públicas de segurança criadas pelo governo e a violência não se restringe ao futebol; ela está presente em cada esquina, afetando até mesmo a segurança de nossas famílias”.

O parlamentar relatou ainda que vai encaminhar um ofício ao Ministério dos Esportes, solicitando que o STJD não exceda suas funções, especialmente ao intimar o Sport e a Federação Pernambucana de Futebol. Disse ainda que vai buscar junto ao STJD a implementação de medidas de segurança alternativas, que não se limitem apenas a Pernambuco, mas sejam estendidas por todo o país para propor soluções a garantir a segurança e a integridade de todos os envolvidos em eventos esportivos.

Saúde: uma questão de consciência e equilíbrio


Com a correria típica do dia a dia, muito se fala sobre a importância de manter hábitos de vida saudável, sobretudo com a ascensão dos conteúdos de lifestyle fitness. Entretanto, manter a saúde pode ser menos complicado do que se imagina: é uma questão de consciência e equilíbrio.

No Dia Mundial da Saúde, data que marca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e traz à discussão a importância dos cuidados com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população, a psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, Mayrla Pinheiro vem mostrar que a saúde está “em tudo o que há”.

As principais recomendações para uma vida saudável são a prática de atividade física, alimentação balanceada, manter-se hidratado e estar atento à qualidade do sono. “Às vezes a rotina é tão excessiva que a pessoa não tem hora deitar, mas tem para acordar. Por isso é importante que a dormida seja restauradora, o que pode ser alcançado por meio da higiene do sono, evitando se alimentar demais antes de deitar e evitar usar telas excessivamente antes de dormir”, explica.

É preciso, porém, ter cuidado com comportamentos prejudiciais, como o tabagismo e o uso abusivo de álcool. “Isso não favorece nem a saúde física, nem a mental”.

*Pequenos atos, grandes resultados*

Meditar ao acordar ou antes de dormir, ler diariamente, ouvir uma música do seu agrado ou fazer trabalhos manuais são alguns hábitos simples que podem ser adicionados à rotina para aumentar a sensação de bem-estar. “E algo que é bastante significativo é não se preocupar tanto com a validação dos outros sobre o que você está fazendo. Se estiver agindo de forma ética e moral, não é necessário esperar a aprovação de outra pessoa. Isso é fundamental e libertador”, salienta.

A psicóloga ainda fala da importância de reconhecer as pequenas vitórias. “Seja grato por aquilo que conquistou, dando ênfase no seu esforço e entendendo que aquilo que você tem é mérito seu”, finaliza.

Sistema Fecomércio lança sua primeira incubadora no Porto Digital


O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE lançou ontem (4) a Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (i.de.i.a.S.), na unidade do Senac embarcada no Porto Digital. O evento reuniu estudantes, colaboradores, diretores, parceiros e autoridades. Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Sistema, Bernardo Peixoto, demonstrou seu apoio e otimismo em relação ao futuro dos jovens. Ele anunciou ainda que o primeiro edital para recebimento de propostas será divulgado no dia 15 de abril. Ao todo, serão ofertadas dez vagas para incubação e mais dez para pré-incubação. O resultado está previsto para o dia 17 de maio.

Ao final da abertura oficial, os convidados puderam fazer uma visita guiada pelas instalações da unidade. Fruto do PRINTS, o Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a i.d.e.i.a.S. propõe estreitar o alinhamento entre os projetos integradores que são desenvolvidos pelos alunos do Senac-PE com as reais necessidades do mercado. "Isso é resultado de um trabalho que foi feito lá atrás. Nossos jovens aprenderam e agora serão grandes empresários. Eu tenho certeza disso", frisou Bernardo Peixoto.

Regivan Dantas, diretor regional do Senac-PE, explicou que a incubadora i.d.e.i.a.S. é o segundo dos nove projetos do PRINTS, chamado PRINTS-INC. "Temos trabalhado no programa, pensando não só em como aplicar aqui em Pernambuco, mas também em como replicar em outros estados do Brasil inteiro. E não é só para dentro do Senac, é para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo", declarou Regivan.

Para Eliezio Silva, diretor de Educação Profissional do Senac-PE, a nova incubadora não é apenas um espaço físico, mas um berço de inovação que vai funcionar como uma ponte para conectar a academia ao mercado. "Esse projeto é um propulsor de sonhos e ideias empreendedoras dos nossos alunos e ex-alunos. Como instituição de educação profissional, entendemos a importância vital da tecnologia como uma força motriz da economia moderna", afirmou.

"A incubadora surge como uma resposta aos desafios que enfrentamos ou que são enfrentados por empreendedores que estão nascendo. Ela vai oferecer não apenas recursos físicos, mas todo um ecossistema de apoio que inclui a mentoria, networking e até acesso a investimentos. O Senac está sempre comprometido com o apoio às ações empreendedoras, até porque o empreendedorismo é uma das nossas marcas formativas", completou Eliezio.

Representando o prefeito do Recife, João Campos, a chefe de Gabinete do Recentro, Ana Paula Vilaça, prestigiou o evento de lançamento da i.d.e.i.a.S. Segundo ela, a incubadora do Senac tem tudo a ver com o centro histórico do Recife. "Estamos em um lugar muito emblemático. Esse prédio conta a história de reocupação do centro histórico da nossa cidade. A gente vê que o nosso centro está vivo, está pulsante, tem novas ideias literalmente chegando por aqui. Então, a gente fica feliz com a iniciativa", afirmou Ana Paula Vilaça.

Segundo Murilo Guerra, superintendente do Sebrae Pernambuco, esse é um momento de construção do futuro da juventude. "Digo sempre que as startups são as embaixadoras da inovação, do empreendedorismo e da inclusão. Esse local aqui é privilegiadíssimo, porque está no centro do Recife, está no centro da inovação. Estão aqui a universidade, o Senac, os empreendedores, os institutos de pesquisa, ou seja, tudo o que se precisa para fomentar o futuro, o desenvolvimento. Isso tudo é motivo de muita alegria", disse o superintendente.

Marcelo Marinho, professor da UFRPE e coordenador do PRINTS, compartilhou detalhes sobre a concepção e desenvolvimento da nova incubadora do Senac-PE. Segundo ele, o projeto nasceu de uma necessidade de preservar e impulsionar o potencial criativo e inovador que caracteriza a instituição como um verdadeiro celeiro de ideias. O processo de estruturação da i.d.e.i.a.S., ele explica, foi minucioso e participativo, envolvendo a escuta atenta de docentes, discentes e colaboradores do Senac para tentar entender quais seriam as necessidades da incubadora. "Para mim é uma honra estar aqui representando um grupo de professores na coordenação do PRINTS-INC. A i.d.e.i.a.s. vai decolar. Acho que a gente tem tudo para ser diferencial e evoluir aqui dentro do ecossistema de Pernambuco", completou.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, celebrou o lançamento da i.de.i.a.S., a quinta incubadora do parque tecnológico. "É mais uma força que chega para cá, com a força do Sistema S. O Senac já é parceiro do Porto Digital, do Embarque Digital e de muitos outros programas. Tem muita coisa aí que podemos fazer e um caminho longo pela frente", declarou Pierre. Atualmente, o Porto Digital emprega 18.400 pessoas e abriga 415 empresas. Ao todo, são mais de 300 startups fazendo parte do cluster tecnológico.

O lançamento oficial da incubadora i.d.e.i.a.S. já vem contribuindo para o desenvolvimento de dois projetos: as startups Passou Encontrou e Apé. Ambas já estão pré-incubadas no Senac. A primeira está construindo um aplicativo que vai apoiar os vendedores ambulantes, trazendo mais visibilidade para os empreendedores informais. Já a segunda desenvolve um app para incrementar o comércio e o turismo local, oferecendo trilhas customizadas de passeios turísticos de acordo com as características e preferências das pessoas.

Integrante da startup Passou Encontrou e aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac EAD, Lucas Gleysson afirmou que essa iniciativa marca o início de uma longa jornada de inovação e empreendedorismo. "Temos muito a agradecer à i.d.e.i.a.S. por ter sido uma fonte constante de apoio e orientação. Foi graças à incubadora que conseguimos participar de alguns projetos, como o Early Stage e o Catalisa Júnior, e criar conexões que vão ser genuinamente importantes para a gente", disse Lucas.

Com duração de 24 meses, o ciclo de incubação na i.d.e.i.a.S. obedecerá às seguintes etapas: Pré-Incubação, Ideação, Validação, Operação, Tração, Scale-Up e Graduação. As propostas apresentadas deverão seguir alguns pré-requisitos, como viabilidade técnica e econômica, seu potencial inovador e integração com a estrutura de ensino e pesquisa do Senac-PE. Além disso, devem apresentar aderência às áreas de atuação do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Daniel Coelho se filia ao PSD em ato no Recife e assume diretório municipal


O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, se filiou ao PSD em ato realizado no Recife nesta sexta-feira (5), no Beach Class Convention & Flats, bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra, das vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, presidente do diretório estadual do PSD. Além de representantes do PP, PSDB, Cidadania e Podemos.

Em sua fala no ato, Daniel Coelho ressaltou o difícil momento social que a cidade do Recife vive. "Não é possível que a segunda capital mais desigual do Brasil, esteja indo bem. Como que a gente pode dizer às pessoas passando fome, abaixo da linha da pobreza, vivendo com menos de 2 dólares por dia, que está tudo bem? Quem afirma isso não tem o mínimo de compromisso e responsabilidade social. Você não pode aceitar que mais de 150 mil recifenses não tenham o que comer hoje à noite e mesmo assim dizer que tá tudo bem. Está tudo bem para uma meia dúzia, e para uma família que há 60 anos tem responsabilidade sobre isso. O Recife não se tornou uma cidade desigual, não se tornou uma cidade com mais de 11% de miseráveis da noite para o dia", disse.

A Governadora Raquel Lyra destacou a importância de uma gestão responsável para as pessoas. "Nós não estamos aqui pela mera busca de votos, nós estamos aqui para transformar, ninguém dedica tanto tempo e tanta energia se não for pra fazer riqueza, se não for pra fazer bem, e nós não estamos aqui para fazer riqueza, todo mundo aqui sabe da forma que a gente trata o dinheiro público, o respeito que a gente tem com a população, de como a gente trabalha de verdade", afirmou a governadora.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, parabenizou Daniel Coelho pela escolha do novo partido. "Pernambuco não é uma capitania hereditária, ninguém domina o espírito irredento do povo pernambucano, e é exatamente essa construção que segue para a cidade do Recife, mostrando também que ninguém domina o espírito libertário do recifense. Daniel, você hoje inicia uma nova etapa na sua vida, você faz um movimento que não é simplesmente um movimento partidário, você faz um movimento à altura de sua vida pública", afirmou a vice-governadora.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, líder do PSD em Pernambuco, ressaltou que a chegada de Daniel enriquece o partido. “Sua chegada ao PSD, agora, em que mais uma vez se destaca como secretário de Turismo do governo Raquel Lyra, é motivo de imensa alegria e muito orgulho. Daqui a poucos meses teremos eleição municipal. Nosso partido apresentará ao Recife um candidato que conhece a cidade como a palma da mão, um homem público que nasceu e se formou aqui, vive os problemas da nossa gente, já disputou a prefeitura por duas vezes e tem compromisso com a população. Mais do que boas-vindas, como presidente do partido eu conclamo: ao trabalho, Daniel! Vamos transformar o Recife na melhor cidade do mundo!”, pondera.

Entre as lideranças partidárias, estiveram presentes os presidentes estaduais dos partidos PP, Eduardo da Fonte, Podemos, Armando Monteiro Neto, PSDB, Fred Loyo, Cidadania João Freire. O presidente do PP do Recife, deputado federal Lula da Fonte, a prefeita de Igarassu Elcione Ramos e o prefeito de Olinda, professor Lupércio, também compareceram ao evento.

*Outras filiações*

Além de Daniel, outros mais de 70 quadros de relevância também se filiaram ao PSD, se apresentando como pré-candidatos a vereadores. Da lista, destaca-se Andréa de Paula, Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, e os vereadores do Recife Junior Bocão e Doduel Varela. Também se filiaram os ex-vereadores André Régis, Antônio Luiz Neto, Marcos Menezes, Sérgio Magalhães e Charles Lucena. Outros nomes de destaque são o do cantor Sheldon e do biólogo André Maia.

Feirinha Criativa Mulher Protagonista PE

Condôminos aprovam pontos importantes em assembleia realizada pelo Moda Center

Nesta sexta-feira (05), foi realizada a Assembleia Geral Ordinária no Moda Center. Presidida pelo síndico Tales Nery, o encontro aconteceu no auditório do centro de compras e trouxe, para os condôminos presentes, uma pauta com assuntos de interesse direto.

Dentre esses pontos, estavam o Orçamento Financeiro 2024, as Prestações de Contas de setembro a dezembro de 2023 e a Alteração da Razão Social (de “Moda Center Santa Cruz” para “Condomínio Moda Center”).

Abrindo as discussões, o gerente financeiro Sebastião Bezerra detalhou todas as receitas e despesas do Moda Center de setembro a dezembro de 2023. As prestações de contas podem ser consultadas na sessão “Área do Condômino”, disponíveis no blog e site oficiais do gigante atacadista.

Em seguida, Sebastião detalhou o Orçamento Financeiro 2024, trazendo as previsões de receitas e despesas. Dentre os pontos, o reajuste da taxa de condomínio, principal fonte de arrecadação essencial para manter a estrutura do centro de compras em pleno funcionamento.

Finalizando a pauta, foi apresentada a necessidade de mudança da razão social de “Moda Center Santa Cruz” para “Condomínio Moda Center”, de modo a alinhar o CNPJ do centro de compras com seu atual nome, já que a marca “Moda Center Santa Cruz” continua em disputa judicial com um empresário local.


Votação

Após o final das discussões, os três pontos da pauta foram postos em votação e aprovados pela maioria, recebendo os seguintes resultados:

1) Prestações de Contas: 507 votos a favor, 37 votos contra, 01 voto branco e nenhum nulo; totalizando 545 votos.

2) Orçamento Financeiro 2024: 432 votos a favor, 111 votos contra, 01 voto branco e 01 voto nulo; totalizando 545 votos.

3) Alteração da Razão Social: 524 votos a favor, 19 votos contra, 02 votos brancos e nenhum nulo; totalizando 545 votos.

Novos valores da taxa de condomínio

Com a aprovação do Orçamento Financeiro 2024, os valores da taxa de condomínio foram reajustados em 8%, ficando da seguinte forma com o desconto de pontualidade:

* Boxes: de R$ 149,00 para R$ 160,90.

* Lojas Internas: de R$ 521,00 para R$ 563,00.

* Lojas Externas: de R$ 521,00 para R$ 563,00.

* Lojas Laterais: de R$ 484,50 para R$ 523,50.

* Restaurantes: de R$ 521,00 para R$ 563,00.

* Dormitórios e Hotéis: de R$ 745,00 para R$ 805,00.

“Foi uma assembleia muito importante, onde conseguimos ter uma segurança maior do que a gente deseja fazer, desde a realização de obras ou uma segurança maior em relação ao salário dos colaboradores pagos mensalmente e outras despesas. É nessas assembleias que os condôminos têm voz para opinar, elogiar, deixar críticas. Debatemos muitos assuntos importantes que podem gerar grandes ações. Uma pena que a quantidade de condôminos que comparecem ainda é muito pequena quando se compara ao total que temos, mas mesmo assim fica esse convite para que todos venham enriquecer esse debate e ouvirmos as demandas”, pontuou Tales.


Assuntos diversos

Durante as discussões, outros assuntos em pauta foram colocados pelos condôminos e diretoria presentes. Dentre os mais importantes, a sugestão de uma comissão para acompanhamento de gastos pelo Moda Center, o detalhamento mais aprofundado das receitas e despesas quanto o consumo de gás pelos restaurantes, uma reunião em 03 de maio para iniciar as discussões quanto ao fechamento ou não do portão ao lado do Setor Verde em dias de feira e a possibilidade de cobrança de estacionamento para veículos vindos de galpões que fazem entregas nas excursões.

Além disso, também foi apresentado o valor de R$ 17 mil que será gasto pelo centro de compras com a limpeza de parte do canal pluvial, no trecho que começa ao lado do portão de emergência ao Setor Laranja, fora dos domínios do Moda Center. A limpeza tem como objetivo minimizar transtornos causados pelas recentes chuvas, já que a água parada no trecho estava retornando pela rede de saneamento.

Prefeitura de Garanhuns encerra Semana da Saúde e Nutrição com incentivo ao esporte e alimentação balanceada



Promovendo a alimentação saudável, prática esportiva e o bem-estar físico e mental, a Prefeitura de Garanhuns encerra com sucesso a 1ª Semana de Saúde e Nutrição. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e teve sua culminância na manhã de sexta-feira (5), no Parque Esportivo Luiz Carlos de Oliveira.

Ao longo dos três dias, cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com as atividades, que incluíram aulas de dança, orientação nutricional e psicológica, aferição de pressão, auriculoterapia, medição de glicemia, testes de bioimpedância e acuidade visual. As ações foram centradas na Academia Garanhuns dos bairros Vila do Quartel e Cohab 2, além do Parque Esportivo, localizado na Boa Vista. As equipes Multidisciplinar (eMulti) e de Atenção Básica também contaram com parcerias de Uninassau Garanhuns e Óticas DNZ.

A Semana da Saúde e Nutrição surgiu em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição (31 de março), ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e ao Dia Mundial da Atividade Física (ambos comemorados em 6 de abril). O objetivo é incentivar a população a cultivar hábitos saudáveis, além de descentralizar e apresentar os serviços que já são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde.

As atividades e programas de promoção da saúde vêm fazendo a diferença na vida das comunidades de Garanhuns. Moradora do bairro Boa Vista, Marlene Lopes, de 87 anos, já frequenta as práticas de exercícios promovidas pela eMulti e também participou da ação no Parque Luiz Carlos de Oliveira. “Hoje foi maravilhoso. Comecei as aulas esse ano e me sinto mais leve para dançar e passear”. José Maria de Barros, morador da Cohab 2, é aluno da Academia Garanhuns do bairro e atesta os benefícios do exercício físico. “Tenho seis meses de academia, nunca tinha feito antes e o médico disse que estou super bem. Também aprendi muito com a orientação nutricional de hoje”.

De acordo com Anderson Melo, coordenador de Segurança Alimentar e da eMulti, o objetivo é expandir a Semana da Saúde e Nutrição nos próximos anos. “Vimos o sucesso que foi esta primeira edição, então queremos expandir e continuar com o formato e as parcerias.

Imprensa Garanhuns PE 

Ex-senador Douglas Cintra se filia ao PSB


O ex-senador Douglas Cintra agora é do PSB. A filiação ocorreu na tarde deste sábado (6), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nas últimas horas antes do fim do prazo de filiações para quem não tem mandato e deseja concorrer a um cargo eletivo em outubro deste ano.

O ingresso do ex-senador na sigla socialista ocorreu em reunião com o presidente municipal do PSB de Caruaru, Laércio Emídio, e também foi comemorada pelo presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes.

“O PSB tem história e serviços prestados a Pernambuco. Por isso, tem sido a preferência de tantos nomes importantes no momento da escolha de um partido para seguir trilhando a militância política. Estamos muito lisonjeados com a chegada do ex-senador Douglas Cintra e tenho certeza de que fará uma bela caminhada junto conosco”, avaliou Sileno.

A interiorização do desenvolvimento foi destaque em evento da Sudene no Sertão do Pajeú


Flores (PE) - Com o objetivo de consolidar a estratégia de interiorização do desenvolvimento, a Sudene apresentou seus instrumentos de ação a representantes dos setores produtivos do Sertão do Pajeú, em Pernambuco. O foco é fortalecer o acesso ao crédito para os mini, micro, pequenos e médios empreendedores, de diversos segmentos, seguindo diretriz do governo federal. 

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou a importância de reconectar a instituição com toda a sociedade. “Podemos mais uma vez mostrar que o Nordeste possa mostrar ao país que somos parte da solução do país e não um problema”, afirmou. Ele frisou que a prioridade para as ações da Sudene, bem como de outras instituições do governo federal, é o semiárido. No caso dos instrumentos financeiros, os empreendedores dessa região têm mais recursos para crédito, com melhores condições de financiamento. 

“E vamos incentivar os investimentos e as políticas públicas para as chamadas cidades intermediárias, como é Serra Talhada. Assim, vamos beneficiar todos os municípios que ficam nesta região”, disse Danilo Cabral. Durante a apresentação, ele falou sobre o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), o FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste), e dos incentivos fiscais, que são instrumentos para a atração de investimentos. 

O FNE, neste ano, por exemplo, tem a diretriz de estimular o financiamento aos empreendimentos de pequeno porte - 62% dos R$ 38,7 bilhões estimados para 2024 serão destinados para micro e pequenos empreendedores. Há também prioridade na facilidade ao crédito para as mulheres, com facilidade e melhores condições de crédito. 

O prefeito Marconi Santana, anfitrião do evento, falou sobre a importância de aproximar a instituição dos empreendedores. “Trazer a Sudene para nosso ambiente é uma forma de promover o desenvolvimento da nossa região, atraindo mais investimentos. A Autarquia, a partir desse novo governo está 
diferenciada, mais a cara do Nordeste, com ações que melhoram a vida da nossa população”, afirmou. 

O coordenador da Sudene Bruno Guedes detalhou as condições de financiamento e de acesso aos incentivos fiscais. Eles permitem a redução de até 82,5% do Imposto de Renda a Recolher sobre o lucro operacional da atividade incentivada. Além disso, promove estimulo ao reinvestimento. Podem ter acesso empreendedores dos setores prioritários, como agricultura irrigada, agroindústria, turismo, infraestrutura, alimentos e bebidas, entre outros. 

Também participou do evento a nova gerente regional do Banco Nordeste, Kilman Frazão. Ela se colocou à disposição dos setores produtivos. “O BNB tem a finalidade de desenvolver a região”, disse. Além dos empresários, marcaram presença representantes da classe política, como o prefeito de Betânia, Mário Flor, e vereadores dos municípios da região.

Imprensa Sudene

Nota - Secretaria de Recursos Hídricos


*NOTA À IMPRENSA*

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE) informa que, na manhã deste sábado (6), solicitou ao DER a desinterdição da Ponte do Cumbe, na PE-50, no trecho Limoeiro - Feira Nova. A desinterdição foi autorizada após aferição técnica, realizada pela equipe de Segurança de Barragens da secretaria, que atestou que a Barragem Lagoa do Carro já demonstra volume de acumulação segura, conforme Protocolo de Operações de Sistemas de Controle de Cheias, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Descartado, portanto, o risco de inundação da rodovia, o tráfego já pode ser liberado no local e a comporta do reservatório será posteriormente fechada. A situação seguirá sob monitoramento, em virtude de já estarmos dentro do período da quadra chuvosa na região (de abril a julho), o que requer constante observação, de forma a minimizar os impactos das precipitações na bacia do Rio Capibaribe.

Prefeito de Bodocó assina ficha de filiação ao MDB


O prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A ficha foi abonada pelo deputado estadual Jarbas Filho e pelo senador Fernando Dueire. Otávio, médico por formação, é pré-candidato à reeleição no município. 

O prefeito bodocoense falou sobre a importância da sua entrada na legenda emedebista e sua parceria com Jarbas Filho e Fernando Dueire. “Eu fico muito feliz de fazer parte agora do MDB. É um partido grande, robusto, à nível nacional e que está se fortalecendo à nível estadual. É o partido do nosso ex-governador Jarbas Vasconcelos, do nosso deputado estadual Jarbas Filho e do nosso senador Fernando Dueire, que são parceiros importantes da gestão de Bodocó, do nosso mandato”. 

Para o deputado Jarbas Filho, a chegada de Otávio Pedrosa engrandece ainda mais a sigla. “Otávio é um homem preparado, que trabalha pelo seu povo e que tem mostrado grande capacidade de gestão. Nosso partido ganha ainda mais força, mais corpo com a sua chegada”, afirma o parlamentar. 

“A filiação do prefeito Otávio ao MDB é mais uma demonstração de todo o trabalho de fortalecimento que o partido vem fazendo em Pernambuco. Queremos e vamos reforçar a nossa presença em todas as regiões do Estado”, reforçou o senador Fernando Dueire.

Forte de Pau Amarelo passa por obras de requalificação


O novo secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude do Paulista, Jurandir Bezerra Lins Filho, empossado nesta semana, inspecionou nesta sexta-feira (05.04), as obras de requalificação do Forte de Pau Amarelo.

O trabalho de revitalização contemplará restauros de equipamentos históricos, instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas; concretagem, remoção e reassentamento de telhas, pinturas, entre outros itens.

A obra está sendo acompanhada pelas Secretarias de Infraestrutura e de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude do município, e, por tratar-se de um patrimônio tombado, também conta com a fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

"Essa obra é muito importante para Paulista, vamos reviver o forte, onde a sociedade também espera ansiosa. Em breve estaremos aproveitando esse grandioso equipamento", comentou o secretário Jurandir Bezerra Lins Filho.

Imprensa Paulista PE 

Em Petrolina, Júlio Lóssio se filia ao PSDB ao lado de Guilherme Coelho


Na última sexta-feira (05), o PSDB de Petrolina ganhou mais um grande quadro. Foi a vez do ex-prefeito do município por duas vezes, Júlio Lóssio, se juntar ao ninho tucano.

O ex-gestor e político histórico no Sertão chega para somar e construir as bases do partido em Petrolina, em completo alinhamento com o também ex-prefeito e assessor especial da governadora Raquel Lyra, Guilherme Coelho.

"Hoje é um dia muito importante, e marca, além desse grande ato, o prazo final das filiações. Nós sentamos, conversamos, e reunimos diversos nomes no nosso partido. Com isso vencido, chegará o momento de organizar a oposição em Petrolina. Somos unidos, somos fortes e somos ganhadores de eleição", destacou Guilherme. 

O presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, não pôde estar presente em virtude do ato de filiação e lançamento da pré-candidatura de Daniel Coelho ao PSD, também realizado na tarde de ontem, no Recife. O líder tucano fez questão de ressaltar as qualidades de Júlio Lóssio e a força do grupo de oposição em Petrolina. 

"Júlio Lóssio é experiente, conhece Petrolina e foi ex-prefeito com uma ótima avaliação por duas vezes. Não tenho dúvidas de que sua chegada contribui e muito do fortalecimento do nosso partido e a construção de uma chapa competitiva em Petrolina. Tanto Guilherme quanto Júlio estão em total alinhamento com o projeto da governadora Raquel Lyra e do nosso time tucano. Vamos em frente fazer um grande trabalho na capital do Sertão", pontuou.


Delegada Gleide Ângelo transfere domicílio eleitoral para Olinda


A deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) transferiu seu domicílio eleitoral para Olinda na tarde deste sábado (6). A medida é mais um passo na construção de uma alternativa que fortaleça o projeto defendido pelo PSB e pelo campo da esquerda na cidade.

“Estamos muito felizes em anunciar que a deputada Delegada Gleide Ângelo transferiu seu domicílio eleitoral para Olinda. Ela assumiu a presidência municipal do PSB no fim do ano passado, tem se reunido com segmentos organizados e outros partidos e tem trabalhado no fortalecimento do debate sobre Olinda. O PSB, as propostas do nosso campo e Olinda como um todo ganham com esse passo”, avaliou o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes.

A medida chega em um período de fortalecimento do PSB de Olinda, que filiou, na sexta-feira (5), o vereador Tonny Magalhães. Com isso, o partido voltou a ter um assento na Câmara Municipal. A sigla também tem atraído, nas últimas horas da janela de filiações, diversos pré-candidatos e pré-candidatas a vereador e vereadora.

PSDB filia vice-prefeito de Palmares


Com o prazo de filiações partidárias chegando ao fim neste sábado (06), o PSDB garantiu a filiação do vice-prefeito atual de Palmares, Luciano Júnior. O vice-prefeito se une ao partido da governadora Raquel Lyra para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com o atual prefeito do município, Júnior de Beto (PP).

"Recebi esse convite e estou sendo muito bem recebido aqui no time da governadora. Não poderia recusar essa convite, e tenho a certeza de que Palmares continuará crescendo com o nosso projeto", pontuou.

Para o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, o vice-prefeito chega para somar ao time tucano, e reforça a posição de protagonismo do partido em Pernambuco.

"Luciano é um grande quadro e tem feito, junto ao prefeito Júnior de Beto e ao seu grupo político, um excelente trabalho em Palmares. Recebemos essa filiação ainda em tempo e de braços abertos", afirmou.

3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização sobre o Autismo reuniu cerca de duas mil pessoas na Av. Boa Viagem


Cerca de duas mil pessoas se reuniram na Av. Boa Viagem para a 3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização sobre o Autismo, organizada pelo MobilizaTeaPE. Com o lema "O melhor presente é ser presente", o evento buscou sensibilizar a sociedade para a inclusão social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em meio às atividades do mês de abril, conhecido como Abril Azul, dedicado à conscientização sobre o autismo.

A coordenadora geral do MobilizaTeaPE, Polly Fittipaldi, ressaltou a importância da união de todos em prol da conscientização sobre o TEA. Para ela, a caminhada não foi apenas um evento, mas um símbolo de solidariedade e compromisso com uma causa vital. "A 3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização sobre o Autismo é como um abraço coletivo, um lembrete de que devemos estar presentes para as pessoas neurodivergentes não apenas hoje, mas todos os dias. É sobre dar voz, visibilidade e amor, construindo juntos um mundo mais inclusivo e acolhedor", ressalta Polly Fittipaldi.

Ericka Cavalcanti, 41 anos, foi diagnosticada com TEA aos 30 anos e destaca que, entre suas buscas por eventos inclusivos para adultos no espectro do autismo, a 3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização sobre o Autismo foi o único evento que reconheceu e incluiu todas as faixas etárias. "Como alguém que recebeu o diagnóstico de TEA tardiamente aos 30 anos, posso dizer que a falta de visibilidade e compreensão para os adultos no espectro é uma realidade desafiadora. Muitas vezes, me senti invisível e desamparada diante das dificuldades que enfrentei ao longo da vida. É crucial que a sociedade reconheça que o autismo não é uma condição exclusiva da infância, mas sim uma parte integral da identidade de muitos adultos. Precisamos de mais apoio, compreensão e oportunidades para florescermos e contribuirmos plenamente para a comunidade. A inclusão deve abranger todas as idades, e é fundamental que nossa voz seja ouvida e nossas necessidades sejam atendidas”, pontuou. 

Para Rodrigo Nery, psicólogo e diretor do Grupo Ampliar, este é um evento que vai muito além de uma simples mobilização: é um momento de união, solidariedade e conscientização. "É imprescindível destacar o papel crucial dos profissionais de saúde, terapeutas e cuidadores no tratamento e na jornada das pessoas neurodivergentes. Sua dedicação e apoio são fundamentais para garantir que cada indivíduo no espectro do autismo receba o suporte necessário para desenvolver suas habilidades e alcançar seu potencial máximo", disse Rodrigo Nery. "Além disso, a visibilidade do autismo em todas as idades é essencial. Precisamos entender que as crianças neurodivergentes de hoje serão os adultos autônomos de amanhã. Ao proporcionar-lhes recursos, apoio e oportunidades desde cedo, estamos investindo em um futuro onde essas pessoas possam viver com independência e dignidade. Portanto, é fundamental que eventos como a caminhada do autismo promovam a conscientização e a inclusão em todas as fases da vida, garantindo que ninguém seja deixado para trás", completou o especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.

Misa e Maria mostram que até os vilões evoluem