quarta-feira, 19 de abril de 2023

Param nesta quinta (20) escolas da Rede Estadual de Ensino em todo Pernambuco



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realiza nesta quinta-feira, 20 de abril, a segunda paralisação geral nas escolas da Rede Estadual de Ensino, em todo o Estado de Pernambuco. A paralisação faz parte da Campanha Salarial Educacional 2023. O Sindicato fará um ato político em frente à Secretaria de Administração, no Pina, Recife. 

O Sintepe representa servidores da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (professores, analistas educacionais e administrativos). Todos eles, sejam concursados ou contratos temporários, têm o direito de aderir à paralisação.

Em 2023, o índice do Piso Nacional do Magistério foi reajustado em 14.95%, de acordo com dispositivos da Lei Federal 11.738/2008 (Lei do Piso do Magistério). O Sintepe e a categoria exigem que esse percentual seja repercutido nos salários de todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em 2022, a Campanha Salarial Educacional conseguiu a repercussão de 35% do Piso na carreira dos professores e diversos índices de reajuste para demais servidores administrativos e analistas.

Haverá paralisações também em 26 de abril, em 8 e 9 de maio.

Imprensa SINTEPE

"Será um divisor de águas na história do Recife" afirmou Rinaldo Junior (PSB), em Brasília, ao lado do prefeito João Campos


O vereador Rinaldo Junior (PSB) está em Brasília, é um dos representantes da Câmara Municipal do Recife na capital federal. E, ao lado do Prefeito João Campos, acompanhou a sessão do Senado Nacional, onde foi aprovada a operação de crédito de 2 bilhões para a cidade.

"Essa é a maior operação da história do BID com um município no mundo. Deste crédito, R$ 1,5 bilhão serão destinados 100% para áreas vulneráveis e carentes de infraestrutura no Recife, e R$ 500 milhões serão utilizados exclusivamente em proteção de encostas. Como estamos diariamente presente nos morros e nas comunidades da nossa cidade, sabemos da importância desse investimento, que vai chegar a 200 mil pessoas que vivem em áreas de risco. Vitória do prefeito João Campos, de todos da Gestão, vitória da Câmara Municipal do Recife e de todos os cidadãos da nossa cidade. Com certeza começamos a viver novos tempos em nosso país e em nossa cidade, e não tenho dúvida que esse investimento *será um divisor de águas na história do Recife"*, disse Rinaldo.

Maracatu Rural Estrela Brilhante, de Nazaré da Mata, celebrou aniversário com festa multicultural, no último domingo (16)


No último domingo (16), o terreiro do Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante, de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, esteve em festa. A agremiação, que foi vice-campeã do grupo 1 do Carnaval do Recife deste ano, fez uma agenda especial para comemorar os 22 anos de história dedicados à cultura pernambucana. O evento também marcou o aniversário do Ponto de Cultura da mesma idade da agremiação. Cerca de 140 integrantes, da faixa dos 09 aos 70 anos, que integram o brinquedo popular,  somaram a outros importantes artistas da região.  A festa foi ao ar livre  na rua Álvaro de Rêgo Barros, bairro juá, em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, tradicional espaço cultural de realização de suas celebrações.

Com uma proposta multicultural, o aniversário do Maracatu Estrela Brilhante teve, também, outras manifestações de cultura popular e artistas da região, que prometem abrilhantar e animar o público. Entre uma apresentação e outra, o maracatu trouxe para o palco shows de personalidades, como João Paulo Rosa e o  Eito, juntamente com Aleff Counter e Ronaldo Souza, Mestre BI e a Ciranda Bela Rosa ( Nazaré da Mata); e o Cavalo Marinho Boi Pintado (Aliança). A programação contou com o incentivo da  Fundarpe, Secretaria de Cultura de PE e Governo do Estado de PE.

A comemoração, que durou cerca de seis horas, recebeu, ainda, um show para lá de animado. O artista, nazareno, da terceira geração de brincantes e presidente do Maracatu Estrela Brilhante, Nailson Vieira, se apresentou ao lado da cantora, poetisa e atriz, Renata Rosa.  “Este é um evento para reencontrar, celebrar e festejar a nossa cultura. Elaboramos uma programação que valoriza as nossas mais expressivas linguagens artísticas de nossa gente, como os saberes ancestrais de comunidades tradicionais locais. Somos, nós, brincantes, que carregamos todo esse aprendizado. Aqui, construímos valores irrevogáveis, a exemplo do respeito e costumes do nosso povo” declarou o artista. 

*História* - Fundado em 1º de abril de 2001, o Maracatu Rural Estrela Brilhante é detentor de uma invejável biografia. Ao longo de mais de uma década, o grupo tem ocupado lugares de destaques. Em 2023, por exemplo, voltou ao grupo especial do concurso de agremiações da Prefeitura do Recife. Mas essa trajetória já vem de muito longe. Em 2013 foi campeão do grupo 1. Entre os anos de 2015 e 2016, ficou no posto de 3° Lugar do grupo especial. Já em 2009, ocupou lugar de destaque como vice - campeão do grupo 2. Anos mais tarde, em 2017, conquistou a vaga de vice-campeão do grupo especial. E, por fim, em meados de 2019, vivenciou a alegria de estar no 3° lugar do grupo 1. Além disso, o grupo tem realizado, de forma sistemática, apresentações culturais nos ciclos festivos do calendário cultural do Estado, bem como a realização de aulas-espetáculos em escolas públicas e participação em festivais e encontros culturais nacionais e internacionais. 
 

Arya Beauty Clinic preza por tratamentos estéticos naturais aliados à qualidade de vida


A humanidade vive sob uma rotina abarrotada de demandas, reuniões intermináveis e metas a realizar. Um dia que parece nunca findar. Condicionadas diariamente a imergir nesse modelo agitado, pautado  pela urgente conectividade e vigilância, os cuidados com a saúde ficaram em segundo plano. E isso tem gerado o agravamento dos sintomas de  esgotamento físico e mental. 

Segundo recente pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 32 milhões de pessoas no Brasil sofrem da Síndrome de Burnout. O levantamento também destaca que a doença ocupacional atinge uma a cada cinco pessoas.  E foi pensando em devolver o bem-estar individual, a saúde emocional e a autoestima, que as sócias Priscila Frank e Rhayssa Aryadne fundaram a Arya Beauty Clinic, empreendimento que preza pelos procedimentos estéticos naturais.

“O espaço [a Arya] nasceu de uma experiência particular nossa, à época da pandemia da Covid-19, em que nos vimos completamente entregues à rotina exaustiva e completamente desatentas com a saúde. Como sempre nos interessamos pela área de procedimentos estéticos naturais, alinhamos a experiência pessoal com esse desejo e fomos atrás de especializações, e, hoje, montamos a nossa clínica que tem a missão de trazer o indivíduo para o centro da sua própria vida”, destaca Aryadne.

A clínica, situada no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, tem quase um ano no mercado estético. Todos os procedimentos ofertados pelo espaço focam em realçar a beleza natural das pessoas. “O mercado da estética, beleza e saúde está cada vez mais promissor no Brasil e no mundo. Estamos lidando com uma sociedade muito  ansiosa e autocrítica, e que acaba por se cobrar por alcançar um padrão de beleza propagado massivamente nas redes sociais. Por isso, a nossa missão é focar na saúde física, mental e estética, que são fundamentais  para se alcançar o bem-estar”, comenta Priscila.

O espaço, que funciona de segunda a sábado, traz tratamentos em Brow Lamination e Design Estratégico, despigmentação e brow repair, wild brow e up eyes, para as sobrancelhas; Natural lashes e extensão, para os cílios; revitalização e hidratação para os lábios; limpeza de pele e face glow. Também oferece massagens relaxantes, com pedras quentes, drenagem linfática, ventosaterapia, além de make-up.

“Ainda este ano, queremos dar vazão aos nossos projetos de medicina interdisciplinar , que vem muito de uma visão de mercado e de interlocução com os nossos pacientes. A Arya pretende lançar uma grande de cursos voltada aos diversos  profissionais do segmento da saúde e ampliar a nossa rede de saúde integrativa, com mais psicólogos e nutricionistas, para ajudar as pessoas a encontrarem o equilíbrio da própria vida se manterem mais focadas com a saúde”, enfatiza Aryadne.

Informações sobre o espaço, procedimentos, tratamentos, marcação de consultas e valores podem ser acessados nos perfis das redes sociais do Instagram e Tik Tok: @aryabeauty.clinic.

Adriana Zenaide Figueira atua no combate à psicofobia


O Brasil é o país da América Latina com o maior índice de casos de ansiedade, depressão e demais transtornos mentais, aponta estudo sobre saúde mental da  Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao todo, são quase 50 milhões em todo o território brasileiro. O levantamento também revela que as principais causas de suicídio estão atreladas ao agravamento dos sintomas dessas doenças.

Ainda de acordo com a publicação, cerca de 720 milhões de pessoas - de crianças a idosos - sofrem com alguma doença mental no mundo. O montante representa 10% da população mundial.

No Brasil, dá-se foco à prevenção da saúde mental e do suicídio nos meses de janeiro e setembro, respectivamente, pelas campanhas de conscientização do janeiro branco e setembro amarelo. Apesar da massiva visibilidade das ações, na contramão, há relatos de pessoas que sofrem algum preconceito devido aos diagnósticos, que acabam sendo vistas como anormais, alienadas, perigosas e até incapazes de viver em sociedade.

A médica e psiquiatra Adriana Zenaide Figueira, que dedica a sua formação a investigar a ansiedade, a depressão, o TDAH e os outros transtornos mentais na sociedade, aponta que, desde a antiguidade, sempre houve a necessidade de usar a saúde mental como parâmetro para a tal vivência harmônica entre os grupos sociais.

 “A psicofobia sempre existiu e pode ser considerada  uma espécie de intolerância a pessoas que são portadoras de transtornos ou deficiências mentais. Para além das investigações acerca das enfermidades psíquicas, precisamos inserir a psicofobia na pauta, debatê-la e compreender o seu peso entre os grupos sociais e no êxito dos tratamentos clínicos”, analisa Zenaide.


Há mais de seis anos se debruçando na psiquiatria clínica, Adriana observa com entusiasmo o movimento - ainda que sutil - contra o estigma, o preconceito e a desinformação em relação às doenças e os tratamentos psicoterapêuticos e psiquiátricos. “Segui na área médica empresarial há um tempo e, desde que migrei para a psiquiatria, percebo que sempre houve um interesse individual de entender o funcionamento da mente e das emoções e quais alternativas seguir quando se está em desordem”, destaca.

O foco de Adriana, desde o seu ingresso aos atendimentos clínicos, é tratar pacientes com transtornos de ansiedade, depressão e TDAH. “Atendo adolescentes, adultos e idosos que se queixam dos sintomas psicossomáticos da ansiedade e depressão. O tratamento, muitas vezes, é longo e pede comprometimento do profissional e do paciente. Mostrar-se verdadeiramente atento ao incômodo do outro tem sido vital para o êxito de muitos acompanhamentos. Recife é o segundo pólo médico do país, ficando atrás somente de São Paulo, por isso, aqui temos possibilidades diversas dos melhores tratamentos, além de profissionais incríveis e superpreparados”, enfatiza.

Goiana realiza evento gratuito com especialistas em Economia Criativa

De 21 a 23 de abril, acontece de forma gratuita o Abril Criativo - Festival de Economia Criativa de Goiana, com o objetivo de inspirar pessoas da cidade a desenvolverem novos negócios nas áreas da gastronomia, cultura popular, música, vestuário, artesanato e editorial.

Essa será uma oportunidade para mapear as potencialidades de negócios criativos no município, atrair parceiros, apresentar os produtos goianenses, interagir com agências e órgãos do governo do Estado, mostrar as ações da gestão municipal e incentivar o turismo religioso com visitas guiadas às Igrejas seculares construídas no centro histórico de Goiana.

Durante o evento, os participantes vão conferir na primeira noite, no dia 21, às 20h, no Pátio da Misericórdia, palestra com a consultora Karina Zapata sobre "Turismo Criativo, Identidade Cultural, Inovação e Transformação Econômica". No dia seguinte, no dia 22, às 19h30, será a vez do artista plástico Leopoldo Nóbrega palestrar sobre "Arte, Design, Sustentabilidade em Produções Artísticas e Metodologias Coletivas e Desenvolvimento de Produtos". Finalizando, no dia 23, às 19h, a historiadora e empresária Luciana Blabino falará sobre "O empreendedorismo que transforma pessoas e comunidades através da economia criativa".

Ainda dentro da programação, após as palestras e no mesmo local, haverá aulas espetáculos com o cantor, compositor e sanfoneiro Beto Hortis acompanhado de Rodriguinho do Acordeon (dia 21), com o grupo Brazi Instrumental (dia 22) e com o brincante Mano de Baé, no dia 23. 

Durante o dia, o público poderá conferir uma feira criativa com produtos em moda, livros, cestarias, acessórios dos quilombolas, cerâmicas figurativas e muito mais, sempre a partir das 10h, no Pátio da Misericórdia. Haverá também um circuito com visitas guiadas pelas igrejas, ao Museu Zé do Carmo e à Praça do Artesão, em dois grupos, nos horários das 10h30 e às 14h30. O ponto de partida será também no Pátio da Misericórdia, com o Prof. Marcos Paulo.

No domingo à tarde, a partir das 16h, a chef Negralinda vai estar no Pátio da Misericórdia ensinando e falando sobre o empreendedorismo na área da gastronomia. Logo em seguida, teremos a apresentação do grupo Mamulengo Flor do Mulungu - Maestra Titinha.

"O Festival Abril Criativo está imperdível para todos aqueles interessados em empreender, inovar e transformar nossa cidade com novos negócios criativos em vários setores. Serão três dias de muito aprendizado e troca de experiências com os melhores especialistas da Economia Criativa da nossa região e essa é a oportunidade de criarmos uma conexão com esses profissionais", explica Luciana Petribu, secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Cultural de Goiana.

A programação completa do Festival de Economia Criativa de Goiana está nas redes sociais da prefeitura @prefeitura.goiana (instagram) ou /prefeituramunicipaldegoiana (facebook).

Imprensa Goiana PE 

Refazenda lança coleção afetiva para o Dia das Mães


A Refazenda lança nessa quinta-feira, 20 de abril, nas lojas que ficam no Shopping Recife, na zona sul; e na Praça de Casa Forte, na zona norte, além do site, a coleção “Coração de Mãe” para celebrar a data que é considerada pelo varejo como uma das mais importantes do ano. A proposta da nova coleção é que as pessoas possam presentear não só as mães, mas pessoas maternais do núcleo familiar e afetivo, com peças que são consideradas muito mais que apenas um produto usual. A intenção é que, junto ao presente, as pessoas possam vivenciar uma experiência que conecta, refaz e solidifica laços, transformando o comum em algo inesquecível.

Desenvolvida em collab com a artista plástica pernambucana Christina Machado, a nova coleção é inspirada na obra “Artérias”, que retrata um grande coração anatômico e pulsante, que é referência central na obra de Christina.

A partir desse conceito, a Refazenda criou o link entre a obra da artista e o Dia das Mães. O coração, na coleção, apresenta-se nas estampas em tons quentes, representando o amor materno, com toda a força e potência que esse sentimento tem.

O mesmo conceito também serviu de inspiração para o desenvolvimento das modelagens que vestem de forma orgânica, através da fluidez, naturalidade e facilidade dos mecanismos de ajustes, assemelhando-se às veias e às artérias que estão enraizadas por todo o corpo. “A coleção é lúdica, cheia de drapês, que é o franzido feito através de fitas e canaletas, usados para ajustar a peça ao corpo, tal qual o movimento do coração que contrai, dilata e afrouxa”, explica Magna Coeli, estilista e proprietária da marca.

Macacões, vestidos, calças e saias fazem da coleção “Coração de Mãe”, poesia e arte em forma de roupas, produzidas com cuidado e carinho, pois, a empresa entende que, prioritariamente, esse respeito deve nascer em nós e reverberar através da preservação ambiental, do bem-estar do planeta, da sustentabilidade e da moda consciente.  



Como a educação superior se conecta e fortalece a agenda ESG



Yduqs e Instituto Yduqs realizam no próximo dia 28/04 seu Fórum anual sobre ESG, uma oportunidade para entender as diversas contribuições das instituições de ensino superior para o desenvolvimento socioambiental do nosso país. 

Para prestar contas à sociedade de sua agenda com 24 compromissos públicos e explorar as diversas formas de as universidades se conectarem ao tema ESG, a Yduqs, um dos maiores grupos educacionais do país, que atende a 1,2 milhão de alunos, irá realizar, no próximo dia 28 de abril, a segunda edição de seu Fórum ESG – uma oportunidade de aprender sobre ESG e de conhecer estratégias, iniciativas e exemplos de vida que tornam tangíveis os impactos positivos da educação sobre a sociedade. O evento terá a participação de executivos da empresa e de convidados externos de renome em suas áreas, e será gratuito. A transmissão será pelo canal da Yduqs no YouTube, a partir das 15h do dia 28. 

“A promoção da agenda ESG é um processo, que envolve intencionalidade, colaboração e governança. Nós, do setor de educação, temos o privilégio de atuar em uma área que é puro impacto social positivo, mas com esse privilégio vem a responsabilidade de ampliar o acesso à informação, às melhores práticas. Esse é o objetivo do Fórum. Não só contar como estamos, mas ajudar organizações e indivíduos a se enxergarem nessa agenda e a entender mais profundamente o tema”, explica Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, o braço social do grupo, que também assina a realização do evento.

A ideia de que a transformação social que a Educação induz acontece, de fato, quando os egressos chegam ao mundo do trabalho serve como tema central do Fórum de 2023. A jornada do ensino médio ao mercado é, no entanto, repleta de desafios, e o evento irá tratar de soluções possíveis para os principais deles – a questão do acesso amplo, o sucesso acadêmico, o suporte na definição de carreira e o papel da tecnologia como ferramenta para docentes e alunos. Para ampliar o debate, o Fórum terá participações especiais de convidados como a deputada federal Tabata Amaral, o educador e filósofo Gabriel Chalita e a presidente do Instituto Península, Heloísa Morel, além de diversos executivos e docentes da Yduqs. 

Relatório de Sustentabilidade – O Fórum irá marcar também o lançamento do Relatório de Sustentabilidade da Yduqs referente ao ano de 2022. Este ano, o documento, que é referência no gênero, terá formato de relato integrado, asseguração externa independente e um conjunto mais amplo de indicadores, das metodologias GRI e SASB. Entre as 24 metas definidas em 22, destacam-se a oferta de conteúdos de capacitação ambiental de forma transversal nas instituições do grupo, e que irão atingir 2 milhões de alunos até 2025, diversas ações pioneiras na frente ambiental (como a conclusão do inventário completo de gases de efeito estufa e a geração própria de energia elétrica) e o atendimento a mais de 700 mil pessoas por meio de atividades de extensão e ações do Instituto Yduqs. A Yduqs é uma das poucas organizações do país e a única do setor de Educação a ter o rating A pela MSCI, consultoria referência internacional em práticas ESG. 

Serviço 

II Fórum ESG Yduqs 
Dia 28 de abril, às 15h
Transmissão ao vivo e gratuita pelo canal da Yduqs no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ooKL6-q6w9Y

Copa do Nordeste terá primeiro jogo da final nesta quarta-feira (19/4) entre Sport (PE) e Ceará



A maior competição regional do Brasil começa a decidir nesta quarta-feira (19) o campeão da edição 2023. Sport (PE) e Ceará (CE) iniciam os dois jogos decisivos da Copa do Nordeste na Arena Castelão, em Fortaleza, e com o segundo jogo marcado para acontecer no Recife, na Ilha do Retiro, no dia 3 de maio. 

A cada ano a competição vem crescendo e ganhando mais importância para as marcas patrocinadoras. A edição de 2023 teve um acréscimo nas cotas de participação, com receita superior a R$ 45 milhões. Além das muitas ações de ativação, os patrocinadores da Copa do Nordeste ainda contam com a forte exposição nas transmissões dos jogos no pay-per-view do canal "Nosso Futebol Copa do Nordeste", além de exibição em TV aberta pelo SBT - TV Jornal e pelo canal fechado ESPN, do Grupo Disney (contando ainda com a plataforma do Star+ no streaming).

Pela primeira vez, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, é uma das marcas patrocinadoras da competição. A marca utilizou a Copa do Nordeste 2023 como plataforma para explicar os diferenciais de ser um associado, por meio de filmes, landing page e redes sociais. "O Sicredi vem crescendo bastante na região Nordeste e o patrocínio da Lampions estabelece o futebol como uma plataforma importante para a marca. É um assunto que está no dia a dia das pessoas e permite explicar o modelo do Sicredi de um jeito simples e próximo”, comenta Zé Pedro Paz, diretor de criação da DZ Estúdio, que desenvolveu a campanha.

“Estar presente nos estádios com a nossa marca, assim como nas mídias digitais, patrocinando uma competição tão relevante como a Copa do Nordeste, é uma demonstração clara do nosso apoio ao esporte, bem como nosso compromisso com o interesse da população onde estamos inseridos e com o desenvolvimento da nossa região. O Sicredi não é apenas uma instituição financeira, pois por essência ela busca construir uma sociedade mais próspera”, conclui Ricardo Passos, diretor de desenvolvimento da Central Sicredi Nordeste.

Vitória de Santo Antão contrata primeira mulher motorista de caminhão compactador de lixo


Atividades que exigem o manejo de equipamentos robustos e pesados ainda são, majoritariamente, ocupadas por homens. No entanto, a luta das mulheres por independência e qualificação tem quebrado cada vez mais este paradigma. Um dos exemplos desta mudança vem de Vitória de Santo Antão, município da Zona da Mata pernambucana. Isto porque a cidade acaba de ganhar a primeira mulher motorista de caminhão compactador de lixo.

A colaboradora é Édima de Souza Cruz, de 41 anos, cuja trajetória profissional reforça a importância da conquista do novo emprego. A motorista sempre gostou de trabalhar no ramo, mas enfrentou resistência no começo da vida profissional. Por isso, cerca de 15 anos atrás, se mudou para o Rio de Janeiro, onde acumulou grande experiência.

"Fui motorista de ônibus durante 11 anos no Rio. Busquei essa oportunidade fora de onde nasci porque, logo no começo, as pessoas não queriam aceitar uma mulher motorista de forma alguma. No Rio de Janeiro consegui com que as portas fossem abertas mais facilmente. Voltei para Vitória em busca de maior segurança e contei com a ajuda de muitas pessoas para me recolocar no mercado de trabalho", diz Édima, contratada através da empresa Locar - Gestão de Resíduos, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade.

De volta à sua cidade natal, ela comemora a boa receptividade que tem conquistado tanto de colegas de ofício quanto da população vitoriense. "Sei que [minha presença] deve ser diferente para meus colegas homens, mas o que ouço todos os dias são só elogios e desejos de parabéns. Fico feliz por isso, porque sei que em muitos lugares o preconceito ainda existe. Na Locar fui muito bem aceita, graças a Deus. Agradeço muito a cada um que me apoiou".

Com a cabine do caminhão toda decorada em tons de cor-de-rosa, Edima diverte-se ao compartilhar os episódios de acolhimento que coleciona desde quando começou na função. "Não sou a Penélope Charmosa, mas amo tudo rosa", brinca. "Sou até parada no trânsito, por outros motoristas, que fazem questão de me parabenizar. Buzinam, acenam, dizem que estou linda no volante. Me sinto uma mulher empoderada, objetiva e independente. Quando a gente faz o que gosta, sentimos tudo isso, né?".

*REQUISITOS*

Édima Cruz inicia a jornada diária de trabalho por volta das 7h. Ela conduz o caminhão para que três coletores recolham os resíduos produzidos pelos habitantes da cidade, respeitando sempre o calendário da coleta, com horários bem definidos.

Para ocupar a função, homens e mulheres precisam atender a alguns requisitos. O primeiro deles é ser habilitado, através da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para a categoria D. Ter experiência anterior comprovada também é importante, como alerta Tayssa Uchôa, técnica de segurança do trabalho da Locar.

"Aplicamos testes teóricos e práticos para a função de motorista. No ato da contratação, avaliamos também se o candidato ou a candidata está apto (a), em relação às condições de saúde, para exercer as atividades referentes ao cargo, passando por exames médicos específicos para a função de motorista".

Farra Criativa na Livraria da Praça



👉A Livraria da Praça vai receber uma novidade este mês!

Será o evento com a "Farrinha Critiva", que traz a proposta de Oficina de Brinquedos com Recicláveis!


🗓Tome nota: dia 23 de abril, domingo, às 16h! 👉VAGAS LIMITADAS! MATERIAL INCLUSO!


👉Inscrição: 30 por criança - a partir de 4 anos de idade, no WHATSAPP: (81) 3019.0259.

*INSCRICÕES NO LINK 👇 *


https://forms.gle/DrJ42FPKTyn8wS5x9

🌿Um momento divertido, consciente e criativo, pelo DIA DA TERRA!🌿







Fundação 1BI lança campanha “Equidade na Educação” para ampliar o acesso de alunos da rede pública de ensino através do AprendiZAP

 

Para celebrar o Dia da Educação (28 de abril) a Fundação 1Bi, entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a tecnologia digital para impactar e melhorar a vida das pessoas, lançou a Campanha “Equidade na Educação”. O objetivo é promover o AprendiZAP em todo território nacional a fim de alcançar estudantes e professores - principalmente os da rede pública. A ideia é que a ferramenta de ensino à distância possa ser usada ainda mais como recurso de conteúdo escolar complementar.

“A educação é a chave transformadora para a promoção de novas oportunidades para todos os jovens brasileiros e acreditamos que produtos digitais acessíveis para jovens em situação de vulnerabilidade podem melhorar o acesso à educação e construir um futuro menos desigual e mais equitativo”, esclarece Kelly Baptista, diretora-executiva da Fundação 1BI. “O AprendiZAP é um meio de fornecer infraestrutura, formação aos professores, tecnologias, e recursos didáticos para tentarmos equalizar o abismo de desigualdade entre as redes de ensino e por isso queremos que cada vez mais pessoas tenham acesso a ela”, completa.

Por meio do AprendiZAP, a Fundação 1Bi já atendeu mais de 1,7 milhão de pessoas, dentro do universo escolar. São 370 mil professores e 1,33 milhão de alunos impactados por essa ferramenta digital de aprendizagem.

A professora Alzenira dos Santos, da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (BA), utiliza a plataforma para incrementar seus planos de aula e incentivou outros colegas professores a também lançarem mão desse recurso. “A plataforma tem muita informação e está sendo uma mão na roda para aulas acessíveis e que prendem a atenção dos alunos”, comenta.

A campanha, criada para veiculação em redes sociais e TV aberta, reforça que os alunos têm oportunidade de estudar de maneira prática e dinâmica e os professores podem construir ótimas experiências para aplicar em sala de aula. “Buscar equidade na educação é lutar para que todos os estudantes brasileiros tenham acesso a uma educação que promova oportunidades. Isso passa por uma escola com os recursos necessários para que professores e alunos tenham um ótimo processo ensino-aprendizagem”, pontua Débora Nunes, Gerente de produtos da Fundação 1Bi.

Serviço - AprendiZAP

Material de estudo: aprendizap.com.br
Número do whatsapp: (11) 97450-6763
Instruções: Para iniciar a conversa com o bot e receber os materiais, basta enviar um “Oi”.


Sobre a Fundação 1BI

A Fundação 1Bi foi lançada em agosto de 2019 com o objetivo de fomentar projetos de tecnologia visando ao impacto social. Conta com a parceria da Fundação Lemann, Instituto Reúna, Imaginable Futures,entre outros, além do apoio do iFood. A organização atua com base em dois pilares: ensinar por meio da tecnologia e fomentar o uso de tecnologia para impacto social. Tais frentes completam ações de educação por meios digitais, treinamentos e parcerias com outras instituições, hackathons sociais, consultoria para ONGs, dentre outras iniciativas. Mais informações, acesse o site.

Em primeiro pronunciamento no Senado, Teresa Leitão destaca as mulheres e a educação


A senadora Teresa Leitão (PT-PE) fez, nesta quarta-feira, seu primeiro pronunciamento no plenário do Senado. Usava uma peça de renda renascença, típica de Pernambuco. 

No discurso, Teresa Leitão deu ênfase à educação, a que chamou de uma de suas agendas de vida, e aos avanços das mulheres em todos os setores e, em especial, na política. 

“O espaço das mulheres na política, conquistado palmo a palmo, traz a marca das nossas antecessoras e aponta nossa responsabilidade com as que virão depois de nós. Por isso que no juramento de posse, evoquei a bravura das Mulheres de Tejucupapo durante a colonização de Pernambuco, verdadeiras heroínas da Pátria que contribuíram para a expulsão do invasor”, destacou a primeira senadora pernambucana. 

Teresa lembrou a primeira mulher senadora eleita, Eunice Mafalda Berger Michiles, também professora, que tomou posse em 1979, e também Benedita da Silva, primeira senadora eleita pelo PT, seu partido, destacando que foram antecessoras que abriram caminho para hoje o Senado contar com 15 senadoras, “uma marca importante, mas que tem muito a crescer”. 

Ao se referir às jovens e meninas, Teresa Leitão pediu licença para homenagear e se comprometer com os sonhos democráticos de sua neta, Maria Letícia, “ela mesma militante de causas sociais da solidariedade e da paz”. 

*Educação e violência nas escolas*

A senadora lembrou que a educação continuará sendo prioridade na sua atuação política, como foi nos seus cinco mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Disse que, depois da pandemia, “os desafios cresceram, as oportunidades de alternativas novas também, e eu creio que nós teremos que nos debruçar bastante sobre esta realidade, com responsabilidade e com forte compromisso com a equidade: garantir a todos e todas padrões de qualidade e oportunidades iguais”. 

Afirmou ainda que “os últimos quatro anos de gestão do MEC foram de instabilidade dirigente, de indisposição ao diálogo federativo e de incapacidade de coordenação sobre qualquer agenda estruturante para a educação brasileira. Precisamos superar urgentemente este estado de coisas. Nosso esforço aqui nesta casa se associará ao lema da União e da Reconstrução visando fortalecer a coordenação federativa e reorientar as políticas públicas em ampla sintonia com os objetivos e finalidades da Republica, em respeito aos estados e municípios”. 
Sobre os últimos ataques que resultaram em mortos e feridos em escolas de diferentes pontos do país, Teresa afirmou que “escola é lugar de acolhimento, de troca de saberes, de convivência social, de enriquecimento cultural. Há de ser sempre defendida como um ambiente prazeroso, de participação e de fraternidade. E assim está previsto no plano de ação anunciado na terça-feira pelo presidente Lula; com senso de urgência e cuidado com a vida e com o intuito de discutir e superar essa violência”. 

*Junto com Lula*
No pronunciamento, a senadora, aliada do presidente Lula, ressaltou que foi eleita “com um programa ancorado em valores civilizatórios e de compromissos humanizadores. Nosso mandato é comprometido com desenvolvimento e sustentabilidade; com a garantia de direitos e a universalização da cidadania; com a defesa da soberania nacional, das instituições e da democracia; com a defesa dos interesses de Pernambuco, o fortalecimento dos seus municípios e o bem-estar do seu povo”. 

A senadora lembrou os programas sociais retomados nos primeiros 100 dias do governo Lula. E citou o Minha Casa, Minha Vida, o Mais Médicos, o Bolsa Família e o Programa de Aquisição de Alimentos. E ainda destacou a recomposição do orçamento das universidades, a retomada da preocupação com o meio ambiente e a atenção aos povos originários, em particular aos Ianomâmi.



Raymundo da Fonte vai investir aproximadamente mais de R$ 100 milhões em Paulista

Em virtude das boas oportunidades geradas pelo crescimento econômico do município, as Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte se preparam para investir, aproximadamente, mais de R$ 100 milhões em Paulista. Dentro da expansão do seu parque fabril, cerca de 100 novos empregos serão criados. Os assuntos foram tratados nesta quarta-feira (19.04) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca no centro da cidade, num encontro realizado entre os representantes da empresa e da gestão municipal. 

Segundo o advogado do grupo industrial, Aluísio Batista, a ampliação do empreendimento no município vai abrigar as novas linhas de produtos desenvolvidos pela empresa, a qual será finalizada num prazo estimado de 1 ano e seis meses, abarcando uma área em torno de 7 mil metros quadrados. “Nossa parceria com o município já é de muitos anos e estamos muito seguros na quantidade de investimentos aplicados na cidade. Agradecemos por toda cooperação demonstrada pela gestão municipal, no sentido dos processos de licenciamento para cumprir todas as etapas do projeto”, ressaltou o advogado.

No mesmo contexto, o secretário de Projetos Especiais, Jorge Carreiro, destacou a importância desse tipo de atendimento ao empresário de grande porte. “Paulista se diferencia de outras cidades pelo modelo personalizado que a gestão municipal criou para estes casos espaciais, o que consolida a agilidade e eficiência na atenção das demandas das empresas e as soluções adequadas para isso, dentro de todas as diretrizes da legislação”, frisou o secretário.

Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município, Raimundo Lopes, ressaltou o trabalho integrado das secretarias envolvidas. “Empreendimentos como os trazidos pela Raymundo da Fonte trazem um impacto muito forte para economia da cidade, pois geram uma cadeia de serviços que emprega muitas pessoas indiretamente e diretamente no seu funcionamento e isso se reflete em renda para a cidade. Estamos reunidos aqui para que isso se concretize”, concluiu o gestor.

Na ocasião da mesa de trabalho, também estiveram presentes os secretários municipais, Sérgio Pinho Alves, Lídio Valença, Ydigoras Ribeiro e os secretários executivos Paulo Marenga e Clécio Araújo.

Imprensa Paulista PE 

CAE garante empréstimo externo ao ProMorar Recife

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou, nesta terça-feira (18), autorização para que o município de Recife contrate um empréstimo externo de US$ 260 milhões no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O pedido de empréstimo foi aprovado na forma da Mensagem ao Senado Federal (MSF) 3/2023, relatada na comissão pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE), que apresentou voto favorável. A CAE aprovou urgência para que a matéria, na forma de projeto de resolução do Senado, seja votada ainda nesta terça pelo Plenário.

De acordo com a mensagem, a finalidade da operação de crédito externo, que terá a garantia da União, é financiar parte do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental, também conhecido como ProMorar Recife.

De acordo com o relator, a minuta do “empréstimo indica que o objetivo geral do financiamento visado é contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade da população que vive nas áreas socioambientais mais vulneráveis da cidade do Recife”.

Para isso, o ProMorar Recife prevê a realização de obras de infraestrutura para habitação popular e para melhoria da drenagem na cidade, a fim de reduzir riscos de alagamentos e deslizamentos, além de outras obras de urbanização.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) destacou que o projeto valoriza a participação popular.

— Destaca a condição de resiliência das áreas que serão beneficiadas. Onde há resiliência ambiental, há resiliência do povo — disse.

Presente à reunião, o prefeito de Recife, João Henrique Campos, agradeceu a aprovação da matéria, assim como da MSF 2/2023 pela comissão.

Segundo Campos, a aprovação dos empréstimos, que totalizam US$ 364 milhões, permitirá que pessoas hoje em situação de risco deixem de estar nessa condição.

Agência Senado

Em Igarassu, prefeitura investe em mobilidade e bem-estar


Após o anúncio da requalificação do centro comercial do município, incluindo a Feira Livre (Sulanca), que está na primeira fase das obras, a prefeitura, através da secretaria da Cidade, divulga a construção de uma área de lazer para o bairro Santo Antônio, na rua Ouricuri, e a revitalização da praça da Saramandaia. 

Essas melhorias já estão licitadas e aguardam a Ordem de Serviço (OS) para execução. Outros empreendimentos incluem a construção de pontilhões nas comunidades de Cuieiras e Santa Luzia, diversos muros de contenção e a pavimentação e drenagem das seguintes ruas: Rio Grande do Norte, Jaú, Ribeirão Preto, 1ª Travessa dos Prazeres, Ivanildo Coelho de Oliveira, Severino Rodrigues Tavares e trecho da Rua Curitiba.

Outras  ações citadas fazem parte do volumoso pacote de obras anunciado em 2022 pela prefeita professora Elcione Ramos, que inclui o desenvolvimento de mais de 50 ruas e a ampliação do Centro de Artes Narciso Félix, por exemplo. 

No momento, a equipe da secretaria da Cidade executa a pavimentação dos seguintes pontos: ruas Minas Gerais, José Francisco de Santana e a Estrada de Tabatinga. Também, muros de contenção estão sendo instalados nas ruas Betânia José de Carvalho, no bairro Bonfim; Beira Mar 2, em Santa Rita; e Lagoa dos Gatos, na comunidade do Monjope.  A Feira Livre está recebendo drenagem e, em breve, a Estrada do Pitanga e as ruas Abacateiro e Tubarão estão sendo contempladas com asfaltagem.

Imprensa Igarassu PE

Pedro Campos: “A inovação deve apontar soluções para a eficiência operacional da Compesa”


A Compesa realiza, hoje (19), o lançamento de um inovador sistema de armazenamento de energia  para uso nas Estações de Tratamento de Água da estatal. A iniciativa, fruto de um contrato com a Baterias Moura iniciado na gestão de Paulo Câmara, proporciona redução de custo e maior confiabilidade na continuidade dos serviços da empresa. O projeto piloto foi inaugurado, hoje, na Estação de Tratamento de Água Petrópolis, em Caruaru, mas já está em operação desde fevereiro deste ano. 

“A inovação deve apontar soluções para a eficiência operacional da Compesa. Enquanto líder do Núcleo de Inovação da Compesa, participei diretamente da concepção deste projeto. Desde 2021, convergimos esforços para que o BESS fosse implementado, auxiliando a gestão energética da empresa e contribuindo para a eficiência operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, pondera Pedro Campos.

O sistema proporciona à estatal estocar cargas elétricas para uso interno, independente de abastecimento da rede da Neoenergia Pernambuco. Denominado BESS - Battery Energy Storage System, o sistema atua na ETA Petrópolis em duas frentes: evitar danos às tubulações da Compesa, ocasionados em decorrência de interrupções de energia não previstas, e proporcionar à estatal a melhor gestão de seus recursos energéticos. 

Pioneiro no Brasil neste tipo de aplicação, o BESS funciona como uma grande bateria, que reserva durante todo o dia capacidade de energia para uso de forma independente ao abastecimento da rede de energia externa. “Além de evitar paradas não programadas, o sistema de bateria é responsável por estocar carga para suprir as demandas da estatal no período em que a energia é mais cara, o que ocorre entre às 17h30 e 20h30, proporcionado à empresa uma redução dos custos e o aumento de sua eficiência”, explica Pedro.

O contrato entre a Compesa e a Baterias Moura prevê a implantação, operação e manutenção de sistemas de armazenamento de energia elétrica em unidades da empresa.“Vale ressaltar que esse projeto não precisou de investimentos por parte da Compesa, porque desde então toda implantação foi custeada pela empresa privada, pelo grupo Moura, que fez essa implantação. A partir de agora a Compesa irá pagar parte do valor da economia de energia, que será suficiente para custear todo investimento que foi feito", pontua o deputado.

A bateria em operação na ETA Petrópolis conta com capacidade de armazenar 1806 kwh de potência. Além da economia, o sistema traz maior confiabilidade na continuidade do serviço de abastecimento de água da região.

Sem manobra na composição do piso da enfermagem em Pernambuco


A longa espera está perto de acabar. Após o presidente Lula ter assinado o PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional) do piso da enfermagem ontem (18), autorizando o crédito de todos os recursos para que os valores sejam direcionados aos estados e municípios para o pagamento do piso, é preciso esperar a aprovação do documento pelo Congresso Nacional. Isso deve ocorrer dentro de alguns dias.

Enquanto isso, em Pernambuco, há a preocupação em relação à composição do piso da categoria. O deputado estadual Gilmar Júnior (PV), enfermeiro ativista na causa e presidente do Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco), editou um projeto de lei para impedir manobras contábeis por parte do estado. O texto proíbe que a gestão estadual utilize abonos, quinquênios, decênios, gratificações, incorporações e vantagens de qualquer natureza para o cumprimento do pagamento do piso da categoria. Os valores, estabelecidos pela Lei Federal 14.434, de 4 de agosto de 2022, são: R$ 4.750,00 para enfermeiros; R$ 3.325,00 para técnicos de enfermagem; R$ 2.375,00 para auxiliares de enfermagem e parteiras.

“A determinação é válida para os profissionais estatutários ou celetistas em Pernambuco. Vale lembrar que os servidores da educação já sofreram com esse tipo de manobra: o salário-base deles foi implantado com a soma de todos os benefícios de carreira (incorporações e gratificações), prejudicando enormemente a categoria e, com mais crueldade, os professores aposentados. Esse projeto de lei é de urgente necessidade social”, justificou Gilmar Júnior.

“A Comisssão de Saúde da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), da qual faço parte, vai fiscalizar o cumprimento dessa lei. Em caso de descumprimento, informaremos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público do Estado (MPPE) para a tomada das devidas providências”, concluiu Gilmar Júnior.

No Recife, a Lua é mais Cheia

Olá pessoal

Nesse sabado e domingo teremos *No Recife a lua é mais cheia* às 19h30 no Teatro Hermilo Borba Filho 

Os ingressos estão 40 inteira e 20 meia vendidos na bilheteria ou no site www.sympla.com.br/teatrodoamanha 

Mas temos ingressos promocionais por 15 reais para quem comprar antecipado via pix teatrodoamanha@gmail.com (enviar o comprovante para o mesmo e-mail para receber o link do ingresso virtual)

Jarbas Filho pede que Governo do estado inclua um programa voltado para a saúde mental nas escolas


Após perceber a ausência do cuidado com a saúde mental dentro do Protocolo de Atuação Mediante Ameaças de Violência nas Unidades Educacionais de Pernambuco divulgado pelo Poder Executivo, o deputado estadual Jarbas Filho fez uma indicação ao Governo do Estado para que inclua no documento um programa de acompanhamento e apoio psicológico. O objetivo é que não só estudantes, mas pais, professores e funcionários dos centros educacionais sejam atendidos e preparados para situações que vão além da violência física, para que estejam prontos para identificar quadros de estresse, bullying, ansiedade, depressão, entre outros problemas emocionais. A indicação de autoria de Jarbas Filho, de número 1656/2023, foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (18) e será votada no plenário da Alepe. 

O parlamentar explica na matéria que o protocolo lançado pelo Governo adota medidas como o reforço de policiamento nas instituições, o monitoramento das redes sociais em tempo real e o lançamento do número de denúncias, o 197. Porém, o documento pouco cita a necessidade de um trabalho voltado para a saúde mental dos estudantes, citando apenas o reforço de ações pedagógicas e sociais voltadas para a cultura de paz. 

“Acredito na necessidade de se ter um programa de acompanhamento e apoio psicológico nas escolas estaduais e privadas do nosso estado. Palestras semanais sobre temas sensíveis como depressão, ansiedade, bullying, além do atendimento diário de um psicólogo nas instituições, que ajude os jovens e profissionais da educação a lidar com os conflitos interpessoais e com os problemas emocionais do dia a dia. Muitas vezes a violência física é resultado de pequenas discussões entre colegas, brincadeiras de mau gosto, que se tornam problemas maiores. É importante estar alerta para isso”, afirma o parlamentar.

Amupe marca presença em audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais


A Associação Municipalista de Pernambuco participou da primeira audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais, comandada pelo ex-presidente da Amupe, o deputado estadual José Patriota. O encontro foi o primeiro com o objetivo de definir limites entre os municípios. Foram 25 pontos de fusão debatidos, nesta quarta-feira (19.04). Na próxima semana, outros 25 farão parte de uma nova discussão, já no dia 26 de abril. 

“Temos uma demanda represada em torno de 100 limites. Vamos tratar pontos de ajustes ou de conflitos e tirar dúvidas sobre essas definições entre os municípios do Estado. Cada ponto tem uma história ou um pacto a ser resolvido. Vamos fazer o exercício de forma participativa com apresentação técnica da demarcação, por meio de divisas naturais, como rios, serras etc. Em seguida, vamos ouvir se o município está de acordo”, disse Patriota, ao abrir os trabalhos da comissão. 

Estiveram presentes à reunião os deputados estaduais João Tenório, João Paulo, Danilo Godoy, Doriel Barros e Cléber Chaparral. Além deles, os representantes da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe Fidem), Paulo Carvalho e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Gliner Alencar, também participaram da audiência. 

Na ocasião, estavam representados 19 municípios e marcaram presença sete prefeitos, dentre eles, Sandrinho Palmeira, de Afogados da Ingazeira. “Aqui estamos discutindo não apenas a identidade geográfica, mas também a identidade cultural, o sentimento de pertencimento. Estamos alterando não apenas a geografia, aqui vale também a parte social e antropológica das nossas regiões de Pernambuco”, assegurou, em seu discurso.

Imprensa Paulista PE 

Recife receberá o projeto itinerante da Vrau! hamburgueria de São Paulo

 
Recife será a primeira cidade a receber o projeto Vrau! Experiência Tur, da Vrau! Hamburgueria, de São Paulo. A ação acontecerá entre os dias 20 e 23 de abril, na Arena Boa Viagem, no Pina. 

Sob o comando do empresário pernambucano  Tiago Giba, a ação consiste em levar um pouco das delícias do menu e apresentar as maioneses coloridas, carros-chefes da lanchonete para diversos destinos do Brasil.

“Estamos chegando no Recife, minha terra natal, para apresentar as delícias do nosso cardápio que já fazem um grande sucesso aqui na Vila Madalena, em São Paulo. Queremos que o Brasil conheça nosso sabor e nossas maioneses coloridas. Tenho certeza que será um sucesso”, comenta Tiago Giba, proprietário da Vrau! Hamburgueria.

Serviço:
Vrau! Experiência Tur
Data: 20 a 23 de abril de 2023
Horário: 20/04 - 14h às 23h; 
21 e 22/04 - 8h às 23h;
23/04 - 8h às 18h
Local: Arena Boa Viagem, no Pina

Cantor Robertto lança canção Miragem em ritmo de forró



A música, do compositor Davi Salles, é um clássico conhecido do Axé. Em seus trabalhos, Robertto tem apostado na junção de ritmos baianos com pernambucanos 

Com a proximidade dos festejos juninos, o cantor e compositor Robertto tem apostado no forró em seus novos projetos. Já conhecido em ritmo de Axé, a música Miragem, de autoria de Davi Sales, abre esse novo momento do artista, que regravou a canção em ritmo de forró e com um grande toque da cultura pernambucana. 

O trabalho, já disponível nas plataformas de áudio, foi gravado no Fábrica Estúdio, com produção musical de Bruno Peixinho. O single Miragem dá início ao projeto de Robertto que está no forno, intitulado de “Viva, São João”, a ser  lançado ainda neste semestre e que promete emocionar os fãs do forró.

“Viva, São João” promete ser uma grande surpresa aos amentes do forró. O trabalho reunirá quatro videoclipes de clássicos musicais desse ritmo, numa homenagem aos grandes nomes influenciadores do gênero, entre eles, Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim, Jorge de Altinho e Fagner. Os clipes serão repletos de poesia e trazem um ar de nostalgia que remete às raízes da música nordestina.

Fisioterapeuta, cantor, poeta e compositor, Robertto tem investido na produção musical com foco no público digital e no gosto pernambucano. O Artista já reúne mais de meio milhão de visualizações de seus conteúdos nas plataformas de áudio, vídeo e redes sociais. Entre seus maiores destaques estão as músicas “Carta de Amor”, “Pretérito Imperfeito” e o projeto Robertto Session.


SOBRE ROBERTTO - Nascido em Caruaru, José Roberto da Silva Junior, com nome artístico de Robertto, cresceu em São Caetano e estudou Fisioterapia, em Campina Grande. Em Recife concluiu seu mestrado e doutorado na área de saúde, onde mora há 12 anos. A música é uma paixão na sua vida desde a adolescência, mas o sonho só se tornou realidade agora, após alcançar sua estabilidade profissional.

Em 2020, Robertto retomou seus projetos musicais e compôs sua primeira música, desde então produziu suas primeiras músicas e em 2022 lançou-se profissionalmente no cenário da música. “Durante a pandemia, período de muitas reflexões, o fato de não estar me dedicando à música como gostaria começou a me incomodar muito e o desejo que sempre tive de cantar profissionalmente me fez voltar ao mundo da música. Comecei a produzir vídeos caseiros cantando músicas de outros artistas em minhas redes sociais, e compus a minha primeira música. A partir daí venho investindo na minha carreira e estou muito feliz com tudo que tem acontecido”, conclui Robertto.

Atualmente, o cantor, poeta e compositor divide sua vida entre suas grandes paixões: a arte, a fisioterapia e à docência.

Caminhada para Orixá OGUM em Paulista/PE


No ano de 2015, a Caminhada de Ogum foi às ruas pela primeira vez, sendo idealizada pelo Babalorixá Hypolito de Ogum junto ao Babakekerê Dácio de Oxalá Tàlàbí, sacerdotes do terreiro de tradição Nagô Ilê Asé Omo Ogundê que fica localizado no Centro da cidade de Paulista/PE. No último domingo do mês, 30 de abril, acontece mais uma edição dedicada ao Orixá, visto que durante a pandemia não foi realizada. Ogum é celebrado, dentro do sincretismo religioso, a São Jorge, cultuado dia 23 de abril. 

O principal objetivo da caminhada é homenagear o orixá patrono da casa, OGUM, além de buscar conscientizar a população sobre respeito e tolerância à todas religiões de matriz africana demonstrando através do seu cortejo pelas ruas que o povo de terreiro deve e tem direito a ocupar diversos espaços em nome de suas crenças.
Em mais um ano de caminhada, o Ilê Asé Omo Ogundê traz às ruas de Paulista os cantos de Ogum, mostrando a força desse Orixá que é um dos mais cultuados e conhecido no nosso estado, junto a seus filhos, afilhados, povos de terreiro e simpatizantes levando a força de Ogum, orixá guerreiro.
A concentração será na Rua Orobó, 145, Arthur Lundgren I. Em seguida, o cortejo com representantes dos terreiros e adeptos das religiões afro-indígenas, juntamente com a participação especial do Maracatu Estrela Brilhante do Recife e dos grupos culturais do próprio terreiro que são o Afoxé Orixalá Adê Nìla e Maracatu Oyá Inã, seguirão pela Ruas do município do Paulista até a Casa Ogundê no endereço Travessa Joaquim Távora, 797, no Centro do município, onde ocorrerá o término do cortejo com louvações aos orixás e em seguida distribuição de feijoada.

Além da caminhada que acontece uma vez ao ano, o Terreiro de Ogundê tem ações na comunidade que duram o ano todo: toda sexta-feira distribuição de sopas, mungunzás, ações também junto a prefeitura de Paulista na área de saúde, com exames e outras atividades.

SERVIÇO:
CAMINHADA PARA OGUM

DATA: 30 de abril às 15h
ENDEREÇO/SAÍDA CAMINHADA: Rua Orobó, 145 – Arthur Lundgren l – Paulista/PE
FINAL DA CAMINHADA: Ilê Asé Omo Ogundê  
(Travessa Joaquim Távora, 797 – Centro, Paulista/PE)

Thiago Kehrle faz show em homenagem a Vander Lee, Fagner e Geraldo Azevedo


Considerada uma das mais belas vozes da atualidade, o cantor pernambucano Thiago Kehrle é atração do projeto Taca Mais Música, na próxima quinta-feira, 27 de abril, a partir das 19h, no Espaço Gourmet, no Shopping Tacaruna. O artista presta homenagem ao mineiro Vander Lee, o cearence Fagner e o homenageado do carnaval 2023, Geraldo Azevedo. 

Presenteado pelo seu pai com um piano digital, ainda na infância, Kehrle aprendeu suas primeiras notas, trocando, em seguida, o piano pelo instrumento de corda, seguindo os passos das suas maiores referências musicais: Geraldo Azevedo, Alceu Valença, João Bosco e outros grandes nomes da Música Popular Brasileira.

Com o seu violão, Thiago dedilhava os primeiros acordes para a sua bisavó paterna, Thereza Kehrle, artista plástica, musicista e poetisa que o escutava com admiração e foi, sempre, uma de suas maiores incentivadoras.  Advogado por formação, Kehrle estudou Direito na Faculdade Pernambucana, mas a música tocou mais alto em seu coração. Após cinco anos na academia, abdicou da vida jurídica para se dedicar à arte. Com referências na MPB, mas sem abandonar as raízes pernambucanas, mas sem abandonar as raízes pernambucanas, o artista participa de eventos como o Carnaval e o São João Pernambucano e já esteve ao lado de grandes nomes da música pernambucana.

Vencedor do 9º prêmio da Música de Pernambuco, promovido pela Ancipe, em 2018, na categoria melhor cantor de MPB, o cantor conta com três álbuns disponíveis em todas as plataformas digitais intitulado “Te Amar”, onde traz, além de canções autorais, regravações de grandes artistas como Chico César, Lenine e Geraldo Azevedo, “Simplesmente”, lançado em julho de 2021 e o último intitulado “Um Frevo Intimista”, projeto gravado no Paço do Frevo com clássicos do ritmo. 

SERVIÇO
THIAGO KEHRLE NO TACA MAIS MÚSICA
QUANDO: Quinta-feira, 27 de abril de 2023, às 19h
ONDE: Espaço Gourmet do Shopping Tacaruna
Acesso Gratuito

IV Feira de Mesa Posta de PE - Edição Dia das Mães "A arte de celebrar o amor que nos reúne"


Tá chegando Maio. Tradicionalmente, mês das mães e das noivas. Tempo de celebrar, preparar aquela mesa bonita, num ambiente aconchegante para almoços e jantares entre amigos e familiares. E sabe onde encontrar tudo para organizar esses encontros? Na Feira de Mesa Posta de Pernambuco! A quarta edição da “Tá Na Mesa” será realizada nos dias 5, 6 e 7 de maio, na Portus Delicatessen, no Mercado da Torre, e terá a participação de 35 expositores.

A mesa posta é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço, permitindo que as pessoas deixem as refeições mais aconchegantes e agradáveis. E a feira “Tá na Mesa” oferece uma variedade incrível de produtos, como louças, talheres, taças, jogos americanos e sousplats, além de artigos de decoração, como arranjos florais, velas e objetos de mesa, tudo, num só lugar.

Na edição do Dia das Mães da feira "Tá na Mesa", participam antigos e novos expositores, a exemplo de “As Anfitriãs” (@asanfitrias). Elas são Tânia Reis e Flávia Torres e vão apresentar cursos de mesa posta e etiqueta para receber bem o ano inteiro. Terá ainda o charme dos vasos e utensílios da Concredart, os artigos fofos da Kasa Útil, o toque refinado da Leão Primo e muito mais. A lista completa dos expositores já confirmados está no Instagram do evento @feiramesapostape, que conta ainda com apoio da Oxford Porcelanas.

O público também poderá aproveitar as palestras e workshops para ficar por dentro das últimas tendências da mesa posta. As oficinas e palestras vão abordar temas como recepção em casa, decoração e artesanato. A "Tá na Mesa" vai funcionar das 10h às 20h. A feira também é ideal para profissionais das áreas de eventos, restaurantes e hotéis que, além de ter acesso às novidades para mesa posta, poderão fazer contatos com fornecedores e outros profissionais do setor.

A “Tá na Mesa” é um evento gratuito e aberto ao público em geral. A organização pede apenas que o visitante leve doações para uma instituição beneficente. Nesta edição, será para o “Lar do Neném". São bem vindos leite em pó e produtos de higiene para bebê (os mais necessitados são condicionador, sabonete líquido e lavanda).

IV FEIRA DE MESA POSTA DE PERNAMBUCO
Local: Portus Delicatessen, Mercado da Torre
Data: 5 a 7 de maio 2023
Horário: 10h00 às 20h00 Entrada grátis (sugestão de levar uma doação)
O que doar: Leite em pó e produtos de higiene para bebê (os mais necessitados são condicionador, sabonete líquido e lavanda) para doar ao Lar do Neném.

Feira Geek Retrô homenageará Michael Jackson e Super Mario Bros, ícones dos anos 80 e 90, além de shows gratuitos e expositores de todo o Brasil


O Retrokon desembarca no Shopping Paulista North Way, neste final de semana, prometendo uma grande Feriadão Geek de 03 dias com atrações e expositores diversos do mercado da cultura pop

Uma feira que promete levar o público em um fascinante “Túnel do Tempo” das décadas passadas, e que já entra na sua quarta edição em Pernambuco, assim é o 4º Retrokon - A Feira Geek de Cultura Pop Retrô, e desembarca no Shopping Paulista North Way para agitar o feriadão dos dias 21, 22 e 23 de abril, das 11h às 20h, com 11 estandes e diversas atrações do mundo pop. 

“Nesta edição teremos expositores de todo o Brasil, já confirmaram estandes de São Paulo-SP, Salvador-BA, Maceió-AL, Natal-RN, João Pessoa-PB”, revela o publicitário e produtor geek Kelmer Luciano.
Atrações Especiais: 
 
Começa na sexta-feira, 21 de abril, às 11h, a feira e a programação incluindo, diretamente dos anos 80 e 90, para abrir o feriado, tendo o Super Mario Show no palco principal do Retrokon que ficará na praça de alimentação do Shopping, Piso L3, às 15h

O Super Mario e seu irmão Luigi, pretendem agitar a Retrokon e tirar fotos com os fãs, e logo depois vai rolar um painel com participantes, influenciadores e Gamers contando um pouco da história de sucesso deste personagem. “Logo após teremos desfile cosplay só com personagens de games antigos”, informa Kelmer Luciano. 
 
Moonwalker - outro momento esperado também no palco principal, às 18h, neste feriadão, será o Show Musical Michel Jackson Moonwalker, que receberá pela primeira vez o cantor e Performance Cover de Michael Jackson e também artista revelação em Pernambuco Lewies Walker, atualmente destaque na mídia local e por onde vem passando, e promete um Show com Diversos Hits famosos do ídolo em uma super homenagem onde não faltarão Beat It, Thriller, Smooth Criminal, Bad, Human Nature e muitos outros bem nostálgicos para todas as idades.
 
A Feira Retrokon acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de abril, das 11h às 20h, Shopping Paulista North Way . O evento é gratuito, inclusive para os shows.

Nesta edição o Retrokon estará recebendo donativos (alimentos e utensílios) para o Lar Paulo de Tarso, no IPESEP, zona oeste do Recife. 
Serviço:
Evento: Retrokon: A Feira Geek de Cultura Pop Retrô/PE
Data: 21, 22 e 23 de abril das 11h às 20h.
Local: Shopping Paulista North Way- Rodovia 15 - KM 16,5, n.º242 - Centro, Paulista - PE, 53401-445
Entrada Gratuita (Colabore levando 1Kg de alimento não perecível para o Lar Paulo de Tarso).
Informações: WhatsApp: 81-987045450 Instragram: @powerkonrecife

Treinamentos do futebol para cegos é intensificado em Paulista

Nesta segunda-feira (17.04), os integrantes da equipe da Associação de Futsal de Cegos de Pernambuco intensificaram os treinos realizados no Clube Municipal do Nobre em Paulista. O objetivo é participar da Copa do Nordeste do Futebol para Cegos e se classificar para o Campeonato Brasileiro da categoria.

Para o diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos de Paulista, Kleber Pyrrho, é de suma importância o trabalho desenvolvido, pois dá representatividade à inclusão e permite a divulgação do esporte paraolímpico onde o Brasil é campeão. “Vamos participar da Copa do Nordeste de Futebol para Cegos, que acontece de 23 a 29 de abril, em Petrolina. Viajamos neste domingo e nossa expectativa é uma das melhores pela nossa qualidade e determinação no trabalho e nos treinos”, disse o servidor público.

No mesmo sentido, o presidente da Associação de Futsal para Cegos de Pernambuco (AFCP), Vinícius Passos, destacou a relevância de promover o esporte de pessoas com limitações físicas e no caso específico de pessoas cegas. “O futebol para cegos é praticado em diversos países. Somos pentacampeões olímpicos na modalidade em uma característica na qual revelamos muitos atletas aqui no Nordeste, que representam o Brasil mundo afora”, frisou o presidente da entidade.

Já o treinador da equipe, Andreone Rego, falou sobre as chances da equipe na competição. “No torneio passado, conseguimos nos classificar no regional em João Pessoa (PB). Saímos invictos, porém, no quesito cartões, não passamos de fase. Agora em 2023, temos toda a experiência acumulada do torneio anterior e estamos fazendo pequenos ajustes para irmos com muita determinação para conseguir a vaga para a Série B”, concluiu o treinador.

Imprensa Paulista PE 


Do fogo surgiu um paraíso: o arquipélago de Fernando de Noronha


Um vulcão extinto há milhões de anos, topo de uma cadeia de montanhas submersas nas águas do Oceano Atlântico, hoje é um dos lugares mais bonitos e encantadores do mundo, segundo informações do IBGE. Formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos, Fernando de Noronha ocupa uma área de 26km². Distante 545 km da cidade do Recife (PE), possui entre seis e oito voos, dependendo do dia e da demanda (saindo da capital pernambucana), com 1 hora e 30 minutos, em média, de duração, através das companhias aéreas Azul e Voepass.

O arquipélago principal é o único habitado, com cerca de 3.140 habitantes, entre permanentes e temporários, segundo dados do último censo do IBGE, de 2021. Nos 17km² de extensão, concentram-se todas as atividades socioeconômicas da ilha. Em função da sua geografia, habitualmente divide-se a ilha em duas partes: Mar de Dentro e Mar de Fora. O de Dentro tem a face voltada para o Brasil e abrange 11 praias: Porto, Cachorro, Meio, Conceição, Boldró, Americano, Bode, Quixabinha, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho) e onde se encontra também a Baía dos Golfinhos. Já o Mar de Fora é voltado para o continente africano e conta com quatro praias: a Sueste, Atalaia, Caieira e Leão.

*Passado e presente se fundem em uma história rica de acontecimentos marcantes*

O arquipélago foi descoberto em 1503, pelo navegador Américo Vespúcio, durante a Segunda Expedição Exploradora da costa brasileira, comandada por Gonçalo Coelho, e, posteriormente, foi doado ao financiador da viagem, o fidalgo português Fernão de Loronha, daí a origem do nome. Com a doação, tornou-se a primeira Capitania Hereditária do Brasil. Abandonada pelo donatário, a ilha sofreu vários ataques de piratas. Os holandeses também viveram nesse paraíso ecológico de 1629 a 1654, e os franceses, de 1736 a 1737, chamando-a de "Isle Delphine".

Temendo novas investidas, o Reino de Portugal, pela Capitania de Pernambuco, ocupou Fernando de Noronha em 1737,  implantando um sistema defensivo composto por dez fortes, localizados acima de todas as praias onde fosse possível o desembarque. Foi implantado também pelo Governo Português uma Colônia Correcional (presídio) para presos comuns de Pernambuco e, eventualmente, recebia presos políticos dos grandes conflitos ocorridos no Brasil.

Em 1938, o arquipélago passa a ser administrado pelo Governo Federal brasileiro, que instala, oficialmente, um presídio político na ilha. Em 1942, transforma-se em Território Federal, administrado pelo Exército até 1981, pela Aeronáutica até 1986 e pelo Estado Maior das Forças Armadas (Emfa) até 1987, quando teve início o primeiro governo civil, subordinado ao Ministério do Interior. Com a Constituição de 1988, o arquipélago é reintegrado ao Território de Pernambuco e passa a ser o único Distrito Estadual do País.

*Edificações históricas da ilha que permitem uma viagem no tempo*

Noronha conta com edificações de grande valor histórico, situadas, em sua maioria, na Vila dos Remédios, principal núcleo urbano do arquipélago, desde o século XVIII. Na época, funcionavam armazéns, residências, oficinas, presídios, igrejas, espaços para curral, pastos, hortas, jardins e a Administração. Toda a área foi calçada em pedra, e as edificações foram sempre de grande porte. Devido ao sistema carcerário no local, a vila foi construída de forma estratégica, para não ser vista do mar.

Com o passar do tempo, algumas construções se tornaram ruínas e outras foram recuperadas, como o Palácio São Miguel, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, ruínas da Antiga Escola – atualmente agência bancária, e o Forte Nossa Senhora dos Remédios.

As fortificações e o conjunto urbano da Vila dos Remédios, incluindo algumas das suas edificações históricas, foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

*Palácio São Miguel*

Sede da administração de Fernando de Noronha, o Palácio foi edificado na década de 40, sobre as ruínas da antiga “Diretoria do Presídio”. O casarão colonial teve sua construção executada com mão de obra da própria ilha e, em alguns períodos, foi residência do governador militar (administrador). Atualmente, no local, há vestígios da construção passada em uma das paredes das salas no térreo. Foi tombado pelo Iphan em 2017.

*Igreja Nossa Senhora dos Remédios*

Atualmente, elevada à categoria de paróquia pela Diocese do Recife e Olinda, a igreja foi construída em 1784 e é o principal templo católico do local. O nome escolhido foi em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios, que foi tomada como Padroeira do presídio desde 1768. No mês de agosto é comemorada a Festa da Padroeira, um dos momentos mais esperados pela população noronhense. O evento é marcado por missa e rezas de terço.

*Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios*

Localizada sobre uma colina a 45 metros acima do nível do mar, entre o Porto de Santo Antônio e a Praia do Cachorro, a Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios é a mais importante das dez fortificações erguidas no século XVII para defender a ilha. A construção tem o formato irregular, configurando uma estrela com 12 angulações.

Na época, o Forte abrigou correcionais (espaços criados com objetivos de aplicar correção, espécie de prisão, comparando-se aos tempos atuais), no tempo do presídio comum e do presídio político. Desde a sua construção, o Forte dos Remédios sofreu várias intervenções e ampliações. Recentemente, o espaço foi reestruturado com museu interativo e museu a céu aberto, auditório e sala multifuncional, para eventos e convenções, shows, exposições, restaurante e bar, mirante e projetos socioambientais.

*Ruínas da Antiga Escola*

Na Vila dos Remédios também funcionou uma escola, inicialmente para adultos analfabetos, entre os séculos XVIII e XIX, conhecida como Escola Noturna. Ainda no século XIX, edificações simples foram erguidas no mesmo local para serem residências, depois improvisadas para a educação de meninos e meninas. Já no século XX,  uma edificação foi construída especialmente com essa finalidade, recebendo o nome de Escola ABC, com duas salas de aula (classe feminina e classe masculina) e a diretoria escolar. No período da II Guerra Mundial, o local foi usado como sede da Rádio PTI. Em 1953, outra escola maior foi construída em lugar diferente, ficando a antiga casa abandonada. Até que foi ocupada novamente, desta vez pelo Banco Real, que restaurou o imóvel e inaugurou uma agência. Atualmente, no espaço, funciona uma agência de um banco privado.

*Cacimba do Padre*

Nome de umas das praias mais frequentadas da ilha, a Cacimba do Padre tem esse nome porque no local ficava uma fonte de nove metros de profundidade, de onde se tirava água potável. O local foi construído no século XIX, com a mão-de-obra dos prisioneiros, a pedido do capelão de Noronha, o padre Francisco Adelino de Britto Dantas. Na época, a água daquele poço era reservada somente para os doentes. Padre Adelino imortalizou-se na praia, que passou a ser chamada assim. Conta-se até que o padre virou lenda, na qual o sacerdote virou fantasma na ilha.

*Capela de São Pedro dos Pescadores*

A caminho da Air France, no alto da colina, está a capela dedicada a São Pedro, o padroeiro dos pescadores, edificada na primeira metade do século XX. Fechada durante todo o ano, somente no dia dos festejos, a São Pedro é aberta, acolhendo a festa que começa no seu entorno e termina na bela procissão marítima que se forma a partir do Porto de Santo Antônio.

Para a historiadora Graziele Rodrigues, a história de um lugar é muito importante dentro da cadeia do turismo.  “Em Noronha existe um potencial incrível para o turismo cultural e histórico. Para que o visitante se interesse por isso, nós precisamos cuidar do patrimônio arquitetônico de Fernando de Noronha, pois como a cultura não é algo estático, ela acompanha a história em si, trabalha-se muito com o visual, com a imagem. Então, quando a gente vai contar a história para aquele visitante, espera-se que ele tenha interesse em saber do que está sendo narrado, alimentando a criatividade do visitante e estimulando a curiosidade dele em saber mais”, afirmou.

Já o escritor Ikaro Silvester destaca a relevância da história do arquipélago. “A importância da história da ilha para a comunidade se deve ao fato da preservação da sua identidade, da sua memória, tradições e costumes, com o intuito de não permitir que se perca no tempo. A presença de um historiador in loco, preservando essa memória do povo, faz com que ele, com a colaboração dos próprios noronhenses, mantenha viva a essência da ilha, assim como a sua jornada pelo tempo”, conclui.

Imprensa FN