As estações do Metrô do Recife estão fechadas. Os maquinistas e o pessoal de operação da empresa decidiram cruzar os braços por causa do jogo Náutico e Salgueiro, que será realizado às 19h45 na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela Copa do Nordeste.
De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato dos Metroviários, Levi Arruda, os trabalhadores estavam em reunião com o superintendente do metrô, Bartolomeu Carvalho, que não garantiu a segurança dos funcionários nem dos passageiros durante o jogo, já que as torcidas organizadas podem utilizar o veículo.
Ainda não se sabe se o metrô volta a funcionar nesta quinta-feira. Segundo Levi Arruda, provavelmente os trabalhos só voltarão na manhã desta sexta-feira (6).
Diario de Pernambuco
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Lula recebe Paulo Câmara em SP
O governador Paulo Câmara almoçou, nesta quinta-feira (5), com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. Também participaram da conversa o diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.
Paulo Câmara e Lula conversaram sobre temas nacionais, como as dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta este ano. O governador e o ex-presidente também falaram sobre as perspectivas para o Estado.
"Lula perguntou pelos obras em Pernambuco, muitas delas em parceria com o governo dele na Presidência. E quis saber do povo pernambucano, por quem tem muito carinho. Eu disse que nosso povo tem uma gratidão muito especial por ele", afirmou o governador.
Paulo Câmara e Lula conversaram sobre temas nacionais, como as dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta este ano. O governador e o ex-presidente também falaram sobre as perspectivas para o Estado.
"Lula perguntou pelos obras em Pernambuco, muitas delas em parceria com o governo dele na Presidência. E quis saber do povo pernambucano, por quem tem muito carinho. Eu disse que nosso povo tem uma gratidão muito especial por ele", afirmou o governador.
Paulo e Lula haviam se falado na diplomação da presidente Dilma Rousseff, quando os dois combinaram de se encontrar posteriormente. "Todos sabem da amizade que Lula tinha por Eduardo Campos. E da atenção que o ex-presidente tem por Pernambuco", disse Paulo.
VISITA - Lula não poderá vir para o Carnaval mas afirmou ao governador que quer visitar "em breve" o Estado. A visita deverá ocorrer no primeiro trimestre. A agenda do governador em São Paulo segue com reuniões com lideranças empresariais. Paulo só retorna ao Recife nesta sexta-feira (6).
VISITA - Lula não poderá vir para o Carnaval mas afirmou ao governador que quer visitar "em breve" o Estado. A visita deverá ocorrer no primeiro trimestre. A agenda do governador em São Paulo segue com reuniões com lideranças empresariais. Paulo só retorna ao Recife nesta sexta-feira (6).
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Linhas do BRT Via Livre terão mudanças de operação no Carnaval 2015
Os usuários que utilizam as linhas do Via Livre Norte/Sul e Leste/Oeste devem ficar atentos as mudanças que irão acontecer na operação dos BRTs durante os festejos de Carnaval. Devido às interdições no Centro do Recife, algumas linhas terão mudanças de itinerário e outras encerrarão a operação mais cedo. A estação Riachuelo, que hoje recebe as linhas do corredor Norte/Sul, receberá também duas linhas do Leste/Oeste que atendem ao Centro da cidade.
Para atender os usuários nos dias em que as linhas do Via Livre não forem operar, três linhas convencionais receberão reforço na operação e uma linha será reativada exclusivamente para o evento. No Corredor Norte/Sul, a linha 1900 – T.I. PE-15 (PCR) receberá um reforço de 25 veículos e 240 viagens, totalizando 49 veículos e 588 viagens do sábado à terça-feira. Já a linha 1976 – T.I. Pelópidas (PCR), será reforçada com 11 ônibus e 70 viagens, totalizando 45 carros e 454 viagens realizadas também de sábado de Zé Pereira até a terça-feira de Carnaval.
Para os usuários que utilizam o Corredor Leste/Oeste, o Grande Recife irá reforçar a linha convencional 437 – Caxangá (Cond. Da Boa Vista) com 15 veículos e 238 viagens a mais durante os quatro dias de folia, o que dará um total de 27 veículos operando com 356 viagens. A linha 2450 – T.I. Camaragibe (Cond. Da Boa Vista) será reativada provisoriamente para atender os usuários que irão sair do município de Camaragibe. Esta linha irá circular com um total de 46 veículos e 346 viagens de sábado a terça-feira.
Confira abaixo o esquema de cada linha do Via Livre:
Corredor Leste/Oeste
2480 – TI Camaragibe/Derby: no Sábado de Zé Pereira (14), a linha encerrará sua operação às 14h na estação do Derby, sem mudança no itinerário. Já do dia 15 a 18 de fevereiro (domingo a Quarta-feira de Cinzas), esta linha irá operar normalmente.
2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2437 – TI Caxangá (Centro): com o fechamento da Ponte Duarte Coelho para a montagem da estrutura do Galo da Madrugada, a partir das 22h do dia 11 até o dia 13 de fevereiro, estas linhas deixarão de atender a Estação Guararapes e passarão a realizar embarque e desembarque na Estação Riachuelo, localizada na Rua do Riachuelo. Os BRTs farão trajeto pela Av. Cond. Da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua do Riachuelo, ESTAÇÃO RIACHUELO, Rua do Hospício, Av. Cond. Da Boa Vista...
No dia 13 de fevereiro estas linhas encerrarão suas operações às 20h, na Estação Riachuelo. Durante os dias de Carnaval (14, 15, 16 e 17 de fevereiro) elas não irão operar. Os usuários terão a opção de utilizar a linha convencional 437 – TI Caxangá (Centro) e a linha 2450 – TI Camaragibe (Centro) – Convencional, que será ativada exclusivamente para o evento.
Já no dia 18 de fevereiro até a liberação da Ponte Duarte Coelho, os BRTs continuarão a atender a Estação Riachuelo.
Corredor Norte/Sul
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto): a partir das 22h do dia 11 ao dia 13 de fevereiro, os BRTs só irão realizar embarque e desembarque na Estação Treze de Maio, no sentido subúrbio. Estas linhas também deixarão de atender a Estação Praça da República, localizada na Av. Dantas Barreto, e passarão a retornar da Estação Riachuelo, situada na Rua do Riachuelo. Com a mudança, as linhas farão o itinerário pela Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua do Riachuelo, ESTAÇÃO RIACHUELO, Rua da Aurora, Rua João Lira, Av. Cruz Cabugá...
No dia 13 de fevereiro estas linhas encerrarão suas operações às 20h, na Estação Riachuelo. Durante os dias de Carnaval (14, 15, 16 e 17 de fevereiro) elas não irão operar. Os usuários poderão utilizar as linhas 1900 – TI PE-15 (PCR) e 1976 – TI Pelópidas (PCR). Já no dia 18 de fevereiro e até a liberação da Ponte Duarte Coelho, os BRTs irão operar fazendo retorno na Estação Riachuelo.
Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no 0800.081.0158, que funciona das 7h às 19h.
Imprensa Grande Recife
Segurança com tecnologia em Ipojuca
O carnaval 2015 dos ipojucanos contará com mais segurança no município. É que no próximo dia 11 de fevereiro, a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria Municipal de Defesa Social (SDMS) realizará a entrega de 100 novos coletes balísticos destinados as Unidade de Respostas Especiais, grupo de táticas ligadas a Guarda Municipal, Patrulha Escolar Municipal, Divisão de Patrimônio e guardas da Autarquia de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) do Ipojuca. Na ocasião, também será entregue a ampliação da sala de comando de viodeomonitoramento.
Em todo seu território, Ipojuca possui 40 câmaras de segurança localizadas nos distritos de Ipojuca-Sede, Nossa Senhora do Ó e na praia de Porto de Galinhas. “O efetivo contemplado com os coletes balísticos é especializado, toda a equipe já passou pelo Exército Brasileiro, possui cursos de qualificação em psicologia, aptidão em tiro ao alvo (mesmo sem usar armas), dessa forma garantindo a excelência da frota municipal”, ressaltou o secretário municipal de Defesa Social, Adelmo Alves.
A gestão também investiu na qualificação dos serviços oferecidos pela Sala de Comando de Viodemonitoramento, com extensão da tecnologia das câmeras DPZ, todas marinizadas, com visão noturna e giro de 360º e aproximação de 300 metros, o município se tornou um reality show aos olhos dos que cuidam da sua segurança. O serviço foi possível através da parceria com a operadora OI que disponibilizou um incremento na rede de fibra ótica.
A sala, funciona 24 horas e conta com um supervisor, quatro operadores, um representante da Guarda Municipal e recepcionista, todos escalados em turnos trabalham com transmissão online para a Coordenação da Polícia Científica (CIODS), garantindo a parceria da SDMS com a SDS/PE na investigação de crimes, agilizando um bom resultado final para apuração de crimes.
Melhorias na área de segurança em Ipojuca nos últimos dois anos
Criação do Pacto Pela Cidadania
Implantação da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes;
Realização do projeto Educação no Trânsito nas escolas e campanhas com a sociedade;
Criação do Gabinete de Gestão Integrada – GGIM;
Realização de mapeamento das áreas de maior incidência de crimes para direcionar a instalação das 40 câmaras de segurança;
Realização de treinamento e requalificação da Guarda Municipal;
Intensificação de rondas da Guarda Municipal;
Ampliação da Patrulha Escolar;
Remoção de barracas no entorno das Escolas;
Intensificação de fiscalização em bares e casas de shows com maior incidência de violência;
Serviço: “Mais Segurança para os Ipojucanos”
Data: 11.02
Hora: 17h
Local: Estádio Municipal Dr. Antônio Dourado Neto
Secretaria de Imprensa de Ipojuca
Inaugurada Escola de Referencia de Macaparana
Os 490 alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, em Macaparana, na Mata Norte, começaram 2015 de prédio novo e com as palavras de incentivo do governador Paulo Câmara. Nesta quarta-feira (4), o Governo de Pernambuco inaugurou a nova sede da Erem do município, escolhida para receber a cerimônia de abertura do ano letivo de 2015 por ter atingido a melhor nota no último Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) do ensino médio: 5,83. O Estado investiu R$ 4 milhões na construção da estrutura inaugurada hoje - a escola funcionava em um prédio cedido pela prefeitura.
Em seu discurso, Paulo Câmara deu as boas-vindas aos alunos da Erem de Macaparana e de toda a rede estadual. "Esse resultado positivo aqui é fruto de um sonho antigo do ex-governador Eduardo Campos, que, há oito anos, ainda no início da sua primeira gestão, teve coragem e decisão política para revolucionar a Educação de Pernambuco. Hoje, nós percebemos esse sonho de Eduardo espalhado por todo o Estado", lembrou o chefe do Executivo estadual.
O governador também parabenizou os estudantes e corpo docente da Erem de Macaparana pela melhor média do Idepe, índice que mede anualmente a qualidade do ensino nas escolas públicas de Pernambuco, a partir dos resultados dos alunos no sistema de avaliação. "A Educação é o maior legado que podemos deixar para os nossos jovens. É motivo de orgulho saber que estamos produzindo conhecimento em todas as regiões do Estado", destacou Paulo.
O excelente desempenho no índice já tinha sido alcançado em 2011 e 2012. Em 2013, a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra ficou nas primeiras colocações no ranking estadual pela nota do ENEM entre as Escolas Públicas de Referência. "Nós crescemos muito na dificuldade, pois nos faltava estrutura", disse a gestora da unidade, Laudicéia Farias. A educadora pontuou, contudo, que o mais importante foi o empenho de alunos e funcionários. "Quando a gente dá as mãos, fazemos acontecer", afirmou Laudicéia.
A diretora enalteceu, ainda, o comprometimento do governador com o segmento. "Além da competência e da seriedade, pude perceber aqui a sensibilidade de Paulo Câmara, característica muito importante para uma liderança", garantiu Laudicéia Farias, dizendo que Pernambuco está em boas mãos. Na oportunidade, ela citou um dos discursos do ex-governador Eduardo Campos. "No dia em que os filhos do pobre e do rico; do político e do cidadão; do empresário e do trabalhador estudarem na mesma escola; nesse dia o Brasil será o País que queremos", salientou a gestora, assegurando que na escola já é possível viver essa realidade.
Além da excelente nota no Idepe, a Erem de Macaparana contabiliza uma aprovação média anual de 70% dos seus alunos nos vestibulares; inclusive para cursos como Medicina, Direito e Engenharia. Em 2014, obteve 100% nas metas pactuadas com a Secretaria Estadual de Educação (SEE). É importante ressaltar que a escola é a principal unidade de ensino de Macaparana. Com a escolha do nome da senhora Benedita de Morais Guerra, a unidade homenageou uma das primeiras professoras da cidade, que, ainda na década de 30, trabalhou na alfabetização de crianças em sua residência. "Fico feliz em saber que essa escola representa o que há de melhor no ensino público de Pernambuco", comentou Paulo Câmara.
ESTRUTURA - Antes da solenidade, o governador descerrou a placa e visitou as novas instalações da Erem, quando aproveitou para conversar com os estudantes, participando de algumas atividades de rotina do grupo. No laboratório de química/biologia, Paulo conheceu a intercambista do Ganhe o Mundo, Adna Beatriz, aluna do terceiro ano do ensino médio, de 16 anos. Ano passado, a jovem teve a oportunidade, por meio do programa de intercâmbio do Governo do Estado, de estudar por uma temporada no Canadá. Adna pontuou que a luta por um novo prédio é antiga e que o amor pela escola ultrapassa as paredes construídas.
"Agora, com o novo prédio, os professores têm recursos que não tinham antes. Então, as nossas aulas, que já eram ótimas, serão ainda melhores", comemorou a estudante. Sobre o seu tempo de estudos no Canadá, Adna ressaltou que foi uma oportunidade única e que vai abrir muitas portas para ela no futuro. "Esse intercâmbio me fez ter mais vontade de melhorar a vida na minha comunidade", completou Adna, salientando que muito do que aprendeu fora do Brasil foi, e ainda será, compartilhado com a turma.
A nova estrutura conta com 15 salas de aula, além de três laboratórios (informática/línguas, física/matemática e química/biologia), biblioteca, um bloco de serviço e outro administrativo; quadra coberta e um teatro. A escola funciona em período integral e é constituída por oito turmas, sendo três de 1ª série, três de 2ª série e duas de 3ª série. "Nós temos que proporcionar um ambiente agradável que ultrapasse as barreiras da obrigação para os alunos", lembrou o governador, pontuando que os investimentos acontecem no Estado inteiro.
TABLETS - Além da inauguração do novo prédio da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, o chefe do Executivo estadual aproveitou a sua passagem pela unidade para entregar 116 tablets aos alunos do 2º ano do ensino médio. A estudante Vitória Carolina, 15 anos, foi uma das contempladas com a ação. Vitória, que estuda para ser biomédica, contou que o equipamento será importante para as suas pesquisas escolares. "O tablet vai ampliar o meu conhecimento em diversas áreas e agilizar os meus estudos", contou a jovem.
O secretário estadual de Educação, Fred Amancio, enfatizou a determinação da equipe do governo em ampliar os investimentos e continuar proporcionando projetos e ações do tipo. "Nós temos o compromisso com vocês e nós vamos continuar trabalhando para ampliar os nossos resultados", argumentou Fred.
"Estamos confiantes que essa fórmula que Eduardo implantou em Pernambuco vai nos trazer muitos frutos. Para que Pernambuco, tenha uma futura geração que continue nos colocando no caminho certo", explicou o governador Paulo Câmara, que encerrou as suas palavras citando o educador Paulo Freire: "'A Educação não muda o mundo, mas a educação transforma as pessoas. E as pessoas transformam o mundo'".
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
André Togni no 8º Garanhuns Jazz Festival
O brasiliense André Togni chega a Pernambuco no próximo dia 15 de fevereiro para apresentação no 8º Garanhuns Jazz Festival de Giovanni Papaléo. O músico de formação jazzística vem acompanhado de Paulo Dantas (contrabaixo), Carlos Cardenas (sax) e Rodrigo Bezerra (guitarra), apresentar a TurnêLugar de Sal, produzido pelo Beco da Coruja Produções. Os shows de André acontecem no dia 16, às 21h, no Palco Ronildo Maia Leite, Praça Cultural Mestre Dominguinhos e, às 15h, no parque Ruber van Der Linden (Pau Pombo) no dia 17 – no mesmo dia o músico participa do workshop promovido pelo evento, às 11h.
Lugar de sal é um projeto com nove músicas, cinco composições próprias e quatro interpretações executadas com a formação de quarteto. O projeto tem influências do jazz contemporâneo e ritmos brasileiros com uma abordagem focada no improviso. O evento reunirá pela oitava vez diversos artistas nacionais e internacionais que passeiam entre diversos estilos como a bossa nova, o blues, o erudito, o popular e o instrumental. O festival acontece de 14 a 17 de fevereiro.
Virgens do Bairro Novo e Olinda Beer terão esquema especial de ônibus
Os foliões que pretendem participar do desfile do bloco Virgens do Bairro Novo e da prévia de Carnaval Olinda Beer, em Olinda, que acontecem neste domingo (8), contarão com diversas ações que facilitarão a chegada ao local do evento. Para atender aos usuários que utilizam o transporte público, o Grande Recife alterou itinerários, reforçou linhas e criou uma linha especial para quem optar em ir de carro.
Ao todo, 26 linhas terão o trajeto alterado provisoriamente. A interdição será feita na Av. Sigismundo Gonçalves, Av. Ministro Marcos Freire, Rua do Sol, Rua do Farol e o trecho da Av. Getúlio Vargas, em Olinda. A ação será realizada das 7h às 23h do domingo. Além disso, o Grande Recife reforçou 28 linhas que atendem ao local. Ao todo, 281 veículos estarão circulando e realizando 2.322 viagens. O que significa um aumento de 85 ônibus e 517 viagens a mais do que um domingo normal. Os usuários também poderão utilizar outras 13 linhas que atendem ao foco da folia.
Já os foliões que preferirem ir para o desfile das Virgens do Bairro Novo de carro terão a opção de deixar o veículo no Estacionamento Legal, localizado no Parque Memorial Arcoverde. De lá os usuários terão acesso a linha especial 862 – Olinda/Estacionamento Legal, pagando a tarifa única por veículo de R$15 (o valor corresponde a um veículo convencional com até sete pessoas). Os veículos que comportam um número maior de passageiros, a exemplo de vans, kombis, microônibus, pagarão uma taxa de R$25. Os foliões receberão uma pulseira de identificação, que será o passaporte para acesso do ônibus, tanto na ida quanto na volta do percurso. A linha especial será disponibilizada a partir das 8h até às 22h, com intervalos de doze minutos entre um ônibus e outro.
Os foliões sairão do estacionamento do Parque Memorial Arcoverde em ônibus expressos, passando pela Avenida Governador Agamenon Magalhães, Av. Olinda, Av. Pan Nordestina (Pista Lateral direita), Av. Presidente Kennedy, retornando na esquina da Travessa do Pisa. Na volta para casa, os usuários devem embarcar no mesmo local que desembarcaram. É importante lembrar que as pulseiras serão conferidas no momento do embarque na linha.
No dia do desfile, as linhas do Via Livre Norte/Sul, 1915 – T.I. PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – T.I. Pelópidas (Dantas Barreto) não irão operar. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 0810158, que funciona de domingo a domingo das 7h às 19h.
Os foliões que forem tanto para o desfile das Virgens do Bairro Novo, quanto para a prévia do Olinda Beer, podem utilizar as linhas reforçadas abaixo:
043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby) – Só atende Olinda Beer
050 – PE-15/Boa Viagem
910 – Rio Doce/Piedade
1900 – TI PE-15 (PCR)
1907 – Paulista/Rio Doce
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
1940 – Abreu e Lima/Olinda
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1946 – TI Igarassu (PCR)
1950 – Engenheiro Maranguape/Varadouro
1955 – Eng. Maranguape/TI Pelópidas
1971 – Amparo
1973 – Casa Caiada
1974 – Jardim Atlântico
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1982 – Conj. Beira Mar/Derby
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
1987 – Rio Doce (Príncipe)
1990 – Pau Amarelo/Varadouro
1992 – Pau Amarelo
1993 – Conjunto Praia do Janga
1994 – Conjunto Beira Mar
2920 – Rio Doce/CDU
825 – Jardim Brasil/TI Joana Bezerra
861 – TI Xambá/TI Joana Bezerra
881 – TI Xambá/Rio Doce (Getúlio Vargas)
930 – Rio Doce/Dois Irmãos
Confira abaixo as mudanças de itinerários das linhas:
881 – TI Xambá/Rio Doce (Getúlio Vargas)
882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcante)
884 – Jardim Brasil/Rio Doce
885 – Sítio Novo/Rio Doce
Sentido Av. Presidente Kennedy/Rio Doce: ... Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...
Sentido Rio Doce/Av. Presidente Kennedy: …Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Av. Presidente Kennedy...
883 – TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral)
Sentido TI Xambá/Rio Doce: ...Rua Arthur Serpa, Rua Manoel de Barros Lima, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...
Sentido Rio Doce/TI Xambá: ...Rua Fagundes Varela, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Rua Manoel de Barros Lima, Rua Arthur Serpa...
886 – Ouro Preto/Rio Doce
Sentido Ouro Preto/Rio Doce:...Rua Romeu Jacobino Figueredo, Rodovia PE-15, retorno defronte ao Quartel do Exército 7º RO, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...
Sentido Rio Doce/Ouro Preto:…Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Rua Romeu Jacobino Figueredo...
910 – Piedade/Rio Doce
930 – Rio Doce/Dois Irmãos
1958 – Costa Azul
1973 – Casa Caiada
1981 – Rio Doce (Conde da Boa Vista)
1982 – Conjunto Beira Mar / Derby
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
1987 – Rio Doce (Príncipe)
1992 – Pau Amarelo
1993 – Conjunto Praia do Janga
1994 – Conjunto Beira Mar
2920 – Rio Doce/CDU
Sentido Olinda/Recife:...Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...
Sentido Recife/Olinda:...Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...
1972 – Bultrins
Sentido Olinda/Recife:...Av. Chico Science, Retorno (próximo ao cruzamento com Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante), Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...
Sentido: Recife/Olinda: ...Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Professor Manoel Regueira.
1971 – Amparo
Sentido Olinda/Recife:... Rua Arthur Serpa, Rua Manoel de Barros Lima, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...
Sentido Recife/Olinda:...Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Rua Manoel de Barros Lima, Rua Arthur Serpa ...
1974 – Jardim Atlântico
1982 – Conj. Beira Mar/Derby
Sentido Olinda/Recife:... Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...
Sentido Recife/Olinda:...Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...
1950 – Engenho Maranguape/Varadouro
1990 – Pau Amarelo/Varadouro
Sentido Janga/Varadouro:...Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, retorno no girador da Av. Presidente Kennedy...
SentidoVaradouro/Janga:...Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti...
1911 – Ouro Preto (Cohab)
Sentido Olinda/Recife: Itinerário normal
Sentido Recife/Olinda:…Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Retorno em frente ao 7º R.O, Rodovia PE-15, Rua Manoel Clementino Marques...
1940 – Abreu e Lima/Olinda
Sentido Abreu e Lima/Olinda/ Abreu e Lima: ...Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Rua Jornalista Luiz de Andrade, Av. José Augusto Moreira, Rua Marcolino Botelho, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15...
Outras 13 linhas que também atendem ao local:
820 – TI Xambá (Cabugá)
822 – Jardim Brasil I (Cabugá)
823 – Jardim Brasil II (Cabugá)
882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
883 – TI Xambá/Rio Doce (PE-15)
886 – Ouro Preto/Rio Doce
916 – Ouro Preto/Joana Bezerra
1911 – Ouro Preto/Cohab
1921 – Ouro Preto (Jatobá I)
1958 – Costa Azul
1972 – Bultrins
1977 – TI Pelópidas (Cond. Da Boa Vista)
1981 – Rio Doce (Cond. Da Boa Vista)
Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
Imprensa Grande Recife
Blogueiras de beleza se reúnem durante Campus Party
Como fazer da atividade diária de postar comentários em redes sociais um negócio lucrativo? Essa pergunta será o ponto de partida de um debate com três blogueiras de sucesso que vão apresentar suas experiências durante a oitava edição da Campus Party, que acontece em São Paulo, até domingo (8).
A convite do Sebrae, essas empreendedoras vão falar aos campuseiros como conseguiram lucrar com uma boa ideia iniciada na rede mundial de computadores. Elas, que juntas têm mais de 1 milhão de seguidores, participarão do I Encontro Sebrae Beleza de Blogueiras. Durante um talk show com o público do evento, elas vão contar como se tornaram celebridades do mundo digital e, mais que isso, mostrar que é possível fazer negócio com a popularidade de blogs e redes sociais.
Estarão presentes no encontro as blogueiras Claudinha Stoco, de São Paulo, que conta com 135 mil seguidores no Instagram, Ane Medina, de Natal (RN), que já registra mais de 728 mil curtidas no Facebook, e Liz Vieira, de Brasília (DF), com 79 mil seguidores no Instagram.
Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, o objetivo da instituição na Campus Party é incentivar a criação de novos negócios a partir da internet e essa é a intenção do encontro de blogueiras de beleza. “Essas empreendedoras são um exemplo das oportunidades da internet. Elas conseguiram monetizar um produto que é o conhecimento. No Talk Show, as blogueiras vão contar como começaram a postar dicas de beleza para as amigas, conquistaram seguidores e passaram a ganhar dinheiro com isso, fazendo posts patrocinados, vendendo cursos on line, assinando marcas de produtos, dando palestras”, afirma Barretto.
A iniciativa é uma parceria do Sebrae com a Associação Brasileira dos Salões de Beleza (ABSB) e o Instituto L’Oréal Professionnel. O encontro acontece na tarde do dia 5 de fevereiro em uma das salas do espaço Sebrae na Campus Party, que fica na Open Campus, área gratuita e aberta ao público do evento. A sala tem 40 lugares.
Quem são as blogueiras:
Claudinha Stoco (SP) – claudinhastoco.com
39,5 mil seguidores no Twitter, 241.965 curtidas no Facebook, 135 mil seguidores no Instagram
Tem 27 anos, mora em São Paulo, acredita que uma maquiagem bem feita e o lookcerto podem mudar o dia. Adora escrever sobre beleza e moda. O ClaudinhaStoco.com é um blog sobre beleza, moda e tudo que envolve o universo feminino. Dicas, resenhas de produtos, tutoriais de maquiagem e muito mais!
Ane Medina (Natal – RN) – eumaquio.com
9.701 seguidores no Twitter, 728.259 curtidas no Facebook, 57 mil seguidores no Instagram
Tem 25 anos, é publicitária e dona do blog EuMaquio.com. O blog existe há seis anos e engloba tudo do universo feminino, como: beleza, moda, viagens, últimos lançamentos de produtos e celebridades. Eleito em 2010 como o melhor blogfeminino pelo Top Blogs e homenageado pela maior rede de sites voltados ao público feminino da América Latina, o Bolsa de Mulher. Em 2011, foi eleito pela Vitamina Publicitária um dos Top 10 blogs de moda do Brasil. Em 2012 fez parte do portal R7 da Rede Record. Em 2013 passou a integrar a maior plataforma de blogs do Brasil, o Fhits.
Liz Vieira (Brasília - DF) - branquelasardenta.com
7.065 seguidores no Twitter, 39.321 curtidas no Facebook, 79 mil seguidores no Instagram
Liz Vieira é brasiliense, estudou publicidade e, por gostar de escrever e de maquiagem, criou um blog em 2009 que unisse as duas coisas e servisse para compartilhar assuntos femininos que antes eram apenas conversas entre amigas. Branquela e sardenta, fez do seu apelido de infância sua marca.
Agencia Sebrae de Notícias
Câmara tem pedidos de mais 6 CPIs; só 5 podem funcionar ao mesmo tempo
Até o momento, foram protocolados na Secretaria-Geral da Mesa Diretora os pedidos de criação de seis comissões parlamentares de inquérito (CPIs), além da CPI da Petrobras, que já foi criada nesta quinta-feira.
O deputado Ricardo Barros (PP-PR) pediu a criação de uma CPI para investigar a divulgação de pesquisas eleitorais e seu reflexo no resultado das eleições desde o ano 2000.
Ivan Valente (Psol-SP) quer investigar denúncias de irregularidades nos serviços de planos de saúde prestados por empresas e instituições privadas.
Paulo Teixeira (PT-SP) protocolou o pedido de uma comissão para apurar as causas da violência no Brasil e propor medidas para sua redução.
Reginaldo Lopes (PT-MG) quer a investigação das causas e dos custos sociais e econômicos da violência contra jovens negros e pobres no Brasil.
Geraldo Resende (PMDB-MS) pede uma CPI para investigar a máfia das órteses e próteses no Brasil.
Por fim, Carlos Zarattini (PT-SP) solicita a criação de CPI para investigar a realidade do sistema carcerário brasileiro.
Apenas cinco CPIs podem funcionar simultaneamente na Câmara, definidas pela ordem de apresentação do requerimento. Se todos os pedidos estiverem de acordo com as regras de criação de CPIs, as duas últimas — sobre a máfia das órteses e sobre a realidade do sistema carcerário — não poderão ser criadas.
Petrobras
A CPI da Petrobras, que foi protocolado pela oposição com 182 assinaturas – pouco mais do que as 171 necessárias –, deverá será instalada depois do Carnaval. Os partidos indicarão os integrantes na próxima semana: 26 titulares e igual número de suplentes.
A CPI da Petrobras, que foi protocolado pela oposição com 182 assinaturas – pouco mais do que as 171 necessárias –, deverá será instalada depois do Carnaval. Os partidos indicarão os integrantes na próxima semana: 26 titulares e igual número de suplentes.
Agência Câmara de Notícias
Ato de professores marca apresentação de nova política de ensino do Recife
A nova política de ensino na rede municipal do Recife e o lançamento do diário eletrônico em substituição ao de papel e de cursos à distância foram anunciados, nesta terça-feira (3), sob protestos. Um ato realizado pelo Sindicato dos Profissionais da Rede Municipal de Educação do Recife (Simpere) marcou a apresentação, no Centro de Convenções. Integrantes da entidade subiram ao palco com faixas, chegando a interromper a fala do secretário Jorge Vieira.
A política municipal de ensino datava de 2002 e, desde dezembro de 2013, vinha sendo estudada por uma comissão formada por profissionais da rede e representantes de universidades, como a Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), de Pernambuco (UPE) e Católica (Unicap). "Essa nova política inclui todos os conteúdos e objetivos de cada ano do ensino fundamental, para dar mais unidade à rede e facilitar planejamento e avaliação, além de possibilitar o compartilhamento das informações", explicou Vieira, acrescentando que a nova política, atrelada ao Diário Eletrônico, facilita a gestão da rede, uma vez que unifica conteúdo e objetivos.
A prefeitura comprou 2.500 notebooks para colocar nas salas de aula, a fim de que a chamada possa ser feita através do sistema, assim como as anotações sobre conteúdos dados. "O diário de classe online é uma ferramenta que vai facilitar muito a vida dos professores, facilitar o trabalho no dia a dia, a emissão de relatórios e acompanhamento de todas as escolas. Não havia um currículo por ano na rede. A gente vai poder melhorar monitorar", explicou o secretário.
Os gestores e vices das unidades já passaram por capacitação para mexer na nova ferramenta, que vai contar já com a nova política de ensino da rede. Segundo o secretário, uma equipe vai estar de prontidão para auxiliar os docentes no processo de adaptação ao sistema. “Precisamos do retorno dos professores para melhor adaptar o sistema. Esperamos no segundo semestre poder ter o diário eletrônico offline e também em tabletes e smartphones", afirmou o secretário-executivo de Educação, Francisco Luiz dos Santos.
A Secretaria de Educação ainda anunciou a elaboração de cursos à distância voltados para a rede, começando com o de Tecnologias em Educação, específico para gestores das unidades de ensino. Ao longo do ano, novos cursos devem ser anunciados.
Protesto
Durante a apresentação no Teatro Guararapes, parte da plateia vaiou o secretário de Educação do Recife. Passando com faixas na frente da mesa em que Vieira discursava, representantes do Simpere repetiam frases de ordem, pedindo para se manifestar.
Para a diretora do Simpere, Cláudia Ribeiro, a iniciativa não vem para facilitar o trabalho dos professores e sim burocratizar a educação. "O modelo de escola, o projeto físico e essa proposta pedagógica não é aquela que historicamente os profissionais de educação e a sociedade reivindicam, uma pedagogia autônoma, participativa, com reconhecimento salarial condizente com o tamanho da responsabilidade, melhores condições de trabalho, estrutura nas escolas, aulas de educação física, música e arte", reclamou.
Com faixas contrárias à meritocracia, o sindicato interrompeu a fala do secretário e recebeu apoio de parte dos professores que lotavam a plateia. Cláudia Ribeira destacou ainda que a nova política tira a autonomia dos professores. "É um projeto que vem de cima para baixo e nos coloca na condição apenas de executores, retirando dos professores a sua autonomia pedagógica e ainda querem nos avaliar na execução desse processo. Por isso, somos contra a meritocracia", afirmou.
Portal G1
A política municipal de ensino datava de 2002 e, desde dezembro de 2013, vinha sendo estudada por uma comissão formada por profissionais da rede e representantes de universidades, como a Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), de Pernambuco (UPE) e Católica (Unicap). "Essa nova política inclui todos os conteúdos e objetivos de cada ano do ensino fundamental, para dar mais unidade à rede e facilitar planejamento e avaliação, além de possibilitar o compartilhamento das informações", explicou Vieira, acrescentando que a nova política, atrelada ao Diário Eletrônico, facilita a gestão da rede, uma vez que unifica conteúdo e objetivos.
A prefeitura comprou 2.500 notebooks para colocar nas salas de aula, a fim de que a chamada possa ser feita através do sistema, assim como as anotações sobre conteúdos dados. "O diário de classe online é uma ferramenta que vai facilitar muito a vida dos professores, facilitar o trabalho no dia a dia, a emissão de relatórios e acompanhamento de todas as escolas. Não havia um currículo por ano na rede. A gente vai poder melhorar monitorar", explicou o secretário.
Os gestores e vices das unidades já passaram por capacitação para mexer na nova ferramenta, que vai contar já com a nova política de ensino da rede. Segundo o secretário, uma equipe vai estar de prontidão para auxiliar os docentes no processo de adaptação ao sistema. “Precisamos do retorno dos professores para melhor adaptar o sistema. Esperamos no segundo semestre poder ter o diário eletrônico offline e também em tabletes e smartphones", afirmou o secretário-executivo de Educação, Francisco Luiz dos Santos.
A Secretaria de Educação ainda anunciou a elaboração de cursos à distância voltados para a rede, começando com o de Tecnologias em Educação, específico para gestores das unidades de ensino. Ao longo do ano, novos cursos devem ser anunciados.
Protesto
Durante a apresentação no Teatro Guararapes, parte da plateia vaiou o secretário de Educação do Recife. Passando com faixas na frente da mesa em que Vieira discursava, representantes do Simpere repetiam frases de ordem, pedindo para se manifestar.
Para a diretora do Simpere, Cláudia Ribeiro, a iniciativa não vem para facilitar o trabalho dos professores e sim burocratizar a educação. "O modelo de escola, o projeto físico e essa proposta pedagógica não é aquela que historicamente os profissionais de educação e a sociedade reivindicam, uma pedagogia autônoma, participativa, com reconhecimento salarial condizente com o tamanho da responsabilidade, melhores condições de trabalho, estrutura nas escolas, aulas de educação física, música e arte", reclamou.
Com faixas contrárias à meritocracia, o sindicato interrompeu a fala do secretário e recebeu apoio de parte dos professores que lotavam a plateia. Cláudia Ribeira destacou ainda que a nova política tira a autonomia dos professores. "É um projeto que vem de cima para baixo e nos coloca na condição apenas de executores, retirando dos professores a sua autonomia pedagógica e ainda querem nos avaliar na execução desse processo. Por isso, somos contra a meritocracia", afirmou.
Portal G1
Assinar:
Postagens (Atom)