segunda-feira, 17 de julho de 2023
Piso da enfermagem: sem negociação com o setor privado
Plano de Saúde está descredenciando clínicas de tratamento do Transtorno do Espectro Autista
Humberto se reúne com Raquel Lyra para tratar de metrô, Reforma Tributária e Transnordestina
Desenvolvimento Econômico de Paulista e Governo de Minas Gerais trocam experiências sobre Central de Licenciamento
Com o objetivo de fortalecer os processos de implantação de novas empresas e a expansão de empreendimentos já estabelecidos no município, a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, participou de um encontro com representantes do Governo de Minas Gerais para a troca de experiências bem-sucedidas sobre Centrais de Licenciamento. O tema principal abordou os sistemas de desburocratização para promover a agilidade da liberdade econômica e facilitar a viabilização das empresas em seus objetivos de crescimento, geração de empregos e renda.
Durante a mesa de trabalho, o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo do Governo de Minas, Lucas Pitta, acompanhado do diretor técnico do Sebrae de Minas Gerais, Douglas Cabido, foi recebido pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL), Eduardo Catão, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulista, Raimundo Lopes, na sede da entidade privada, localizada no bairro da Boa Vista, na Zona Central do Recife.
"O encontro foi muito produtivo para observar o que tem sido feito em Paulista e em Pernambuco em benefício dos empresários de pequeno, médio e grande porte, além de mostrar o que tem sido bem-sucedido em Minas Gerais. Já são 360 municípios que implementaram a Lei de Liberdade Econômica por lá. Temos revogado normas desnecessárias e simplificado mais de 700 Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAEs). Nosso estado já recebeu mais de R$ 350 bilhões em 4 anos e meio, gerando mais de 650 mil empregos", afirmou Pitta.
"Não basta que o governo municipal e estadual se desburocratizem; é preciso fornecer treinamento contínuo aos empreendedores. A capacitação técnica também deve ser constante nas prefeituras para expandir a Lei de Liberdade Econômica, e vemos isso em Paulista. Outro aspecto importante é a integração com a Junta Comercial do estado e a uniformização da classificação das atividades econômicas de baixo risco, que são isentas de alvará", disse Cabido.
Além disso, o empresário e presidente da FCDL-PE, Eduardo Catão, ressaltou que esse trabalho é indispensável para impulsionar o crescimento do país. "Os empresários precisam de ações concretas que permitam seu crescimento. Queremos que Pernambuco e seus municípios se desenvolvam ainda mais. A região metropolitana do Recife é próspera, e Paulista é um exemplo disso. Planejamos organizar um grande encontro entre empresários de Minas Gerais e Pernambuco e, se possível, contar com a presença do Governador Romeu Zema (Partido Novo) nesse evento", ressaltou o dirigente lojista.
Por fim, representando o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, destacou esse intercâmbio de conhecimentos para benefício do setor privado. "A iniciativa privada está sempre em busca de crescimento e necessita do setor público para receber todo o apoio e a expertise na busca de soluções sem obstáculos. Os empresários desejam apenas a eficiência da gestão pública no sentido de facilitar a contratação e gerar renda para o país. Estamos muito satisfeitos com o resultado do encontro e implementaremos novos processos em prol do crescimento de nossa cidade", concluiu o gestor municipal.
Imprensa Paulista PE
Representatividade na Chapa 1 do Cremepe
Equipe do Ministério do Trabalho e Emprego chega a Pernambuco para treinamento
Senadora se mostra otimista sobre ramal pernambucano da Transnordestina
Governo de Pernambuco lança Rota do Frio 2023
Exposição especial no Shopping Guararapes homenageia Alberto Santos Dumont e a história da aviação no Nordeste
Nova etapa de condomínio logístico da Feijão Turquesa é apresentada em Paulista
Dentro do cronograma de trabalhos, a nova etapa para implantação do condomínio logístico da Feijão Turquesa em Paulista foi apresentada, nesta segunda-feira (17.07). Os detalhes do licenciamento foram discutidos em visita realizada por representantes da empresa a representantes da gestão municipal, na sede da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I.
O empreendimento vai gerar aproximadamente, 2 mil novas vagas de empregos diretos e será realizada em quatro etapas, compreendendo uma área de 70 mil metros quadrados de galpões logísticos para empresas que se instalaram na cidade, com estacionamento para carretas e espaço administrativo.
Na ocasião, a diretora de Marketing Imobiliário da Turquesa, Lays Benjamim, expressou sua satisfação pela celeridade no processo de licenciamento. “Das quatro fases, a primeira vai ser concluída em 2023 e as outras vão continuar em 2024. Tudo o que é requerido pela Prefeitura estamos cumprindo de acordo com a legislação, como compete à nossa parte”, frisou a diretora.
Segundo o superintendente de licenciamento da SEMA, Silvio Batista, o trabalho de vistorias está bem adiantado e a entrega de documentação está de acordo aos requisitos exigidos. “Nossas equipes vêm realizando o trabalho semanalmente dentro da programação estabelecida para o novo condomínio logístico que a cidade vai ganhar e que será erguido em uma área aproximada de oito hectares”, destacou o servidor.
Presente também no encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do Paulista, Raimundo Lopes, ressaltou a importância desse corpo a corpo com as empresas. “O novo empreendimento vai diversificar ainda mais as atividades logísticas na cidade e, sobretudo, gerar empregos para os paulistenses e para que nossa economia ganhe cada vez mais robustez. Nosso trabalho é de total apoio para com esse empreendimento”, pontuou o secretário.
imprensa Paulista PE