quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

River Shopping e Sanvale firmam parceria inédita de reciclagem e economia circular


O River Shopping é referência quanto ao descarte do lixo, que já é feito naturalmente, separado de acordo com a seleção correta dos materiais e doado às entidades que recolhem e reaproveitam esses resídios. Mas pensando em ampliar essa ação, o River Shopping e a Sanvale Soluções Ambientais uniram forças e irão receber os materiais descartáveis dos clientes através de grandes conteiners instalados no estacionamento do mall.
A partir desta quinta-feira (22), será inaugurada a Estação de Resíduos, com um contêiner com cinco espaços para eletrônicos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, monitores e computadores antigos, além de pilhas, baterias e lâmpadas. O espaço irá funcionar das 10h às 18h, de segunda a sábado, e aos domingos, entre as 14h e 18h.

O objetivo da iniciativa é incentivar ainda mais a coleta seletiva e dar destino a itens que seriam descartados no lixo comum: “A nossa ideia é que as pessoas possam utilizar este ponto de coleta como um apoio, ajudando o meio ambiente e propagando a coleta seletiva do lixo também na suas casas e comunidade em geral”. Explica Welton Carvalho, superintendente do River Shopping.
A parceria faz parte da iniciativa dos cinco R’s da Economia Circular: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O evento de inauguração será nesta quinta-feira (22), a partir das 16h. O espaço vai estar aberto ao público no dia seguinte, a partir das 10h.

Através de parceria, Moda Center recebe mudas de árvores nativas


O Moda Center recebeu, recentemente, 180 novas mudas de espécies nativas para serem plantadas nas áreas de seus estacionamentos. A ação é fruto de uma parceria do centro de compras com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, onde o Moda Center contribui no cultivo de novas mudas, fornecendo garrafas PET e estaquias para sementeira municipal, tendo à frente o gestor educador Gubetran Souza. 

A parceria Moda Center e sementeira municipal é de grande importância, pois alerta sobre a importância da conscientização e a necessidade de plantarmos para termos um mundo mais frio e bonito", pontuou.

A expectativa é que o plantio das novas árvores possa ser iniciado entre 45 e 60 dias, prazo para que elas estejam mais desenvolvidas. Dentre as espécies disponibilizadas pela parceria, estão Pata de Vaca, Ipês de cores variadas, Umburana, Aroeira, Olho de Pavão, dentre outras.

Ao longo de sua existência, o Moda Center tem promovido ações sustentáveis, como a coleta seletiva e destinação correta dos resíduos sólidos, parceria com associação de catadores, a implantação de duas usinas de energia solar (uma no centro administrativo e a mais recente em parte dos telhados do Setor Laranja), além do plantio de mudas de espécies variadas.


Parceria do Iassepe com a Associação Pernambucana de Cegos emprega pessoas com deficiência visual


 
“Gosto muito do que faço, gosto do contato com as pessoas”, diz Mércia Maria da Silva, 48, que não enxerga do olho esquerdo devido a um acidente com fio de alta tensão ainda quando criança, e que, hoje, é ascensorista no Instituto de Atenção à Saúde e Bem-estar dos Servidores do Estado de Pernambuco (Iassepe). O trabalho veio graças a um contrato realizado entre o Instituto e a Associação Pernambucana de Cegos (Apec), que também deu oportunidade a mais oito pessoas com a mesma limitação.

No caso de Mércia, as cicatrizes externas estão visíveis e são frutos de oito plásticas no rosto, já as marcas internas ela vai amenizando, aos poucos, no dia a dia, dentro do elevador, conversando com as pessoas, conquistando amizades, se sentindo produtiva. “Sou feliz com o meu trabalho, se não fosse ele, estaria com depressão”, desabafa.  

Assim como Mércia, Maria Elaine Diniz, de 40 anos, também encontra na atividade diária o sentimento de integração ao mundo profissional. Ela é telefonista no Iassepe, há seis anos, mesmo sendo diagnosticada com Retinose Pigmentar, deficiência genética que causa a degradação da retina, e, atualmente, ela tem menos de 5% de visão. “É maravilhoso trabalhar, bom para a autoestima, com o trabalho a gente sabe que é capaz”, ressalta Elaine, que também é estudante de Pedagogia na UFPE.

No Iassepe, são três pessoas com deficiência visual em atividade. Já no HSE, seis integram o quadro de funcionários. Eduardo José de Souza Neto, 20 anos, é um deles. Exerce a função de ascensorista, há um ano, tem baixa visão no olho direito e perda no olho esquerdo, devido a uma bactéria que adquiriu quando nasceu. Para Eduardo o trabalho é uma grande oportunidade. “É uma oportunidade que as pessoas com deficiência têm de se soltar, explorar o mundo e mostrar a capacidade de fazer”, revela o jovem, que cursa o terceiro período de Direito.

De acordo com a superintendente jurídica do Iassepe, Renata Moreno, a contratação da entidade filantrópica é muito positiva para os trabalhos da instituição e do hospital. “É tão positiva essa contratação que já foi renovada e seguirá no decurso do ano corrente. Viabiliza a contratação da entidade filantrópica para mão de obra de ascensorista e telefonista, propiciando a isonomia e integração das pessoas e um olhar atento ao bom desempenho do serviço de condução de carga e transporte de pacientes, clientes e funcionários”.

Lançamento da 2ª ExpoAgro Pernambuco acontecerá em 29 de fevereiro, em Cupira


O Lançamento oficial da segunda edição da ExpoAgro Pernambuco está marcado para acontecer em 29 de fevereiro, às 9h da manhã, no Auditório Carmuniza Alves do Nascimento / Escola Pedro Alves de Souza, no Centro de Cupira, no Agreste Central. 

O evento de lançamento vai reunir mais de 35 municípios, produtores, parceiros, imprensa e apoiadores. Na solenidade, a organização vai fazer um balanço da edição anterior e externar o planejamento e as novidades a serem implementadas para a 2ª edição, que acontecerá de 04 a 07 de abril, às margens da PE-123 (próximo da BR-104).

A ExpoAgro Pernambuco tem a finalidade de fortalecer a atividade pecuária e do agronegócio, de estimular e valorizar o trabalho dos criadores do município e de toda região do Estado. 

A iniciativa tem o objetivo de levar informação, tecnologia e inovação ao homem do campo, acesso às formas de crédito, aumentar produção e produtividade de forma sustentável, geração de empregos diretos e indiretos, bem como oferecer aos produtores oportunidades de divulgar seus rebanhos e agregar valor à própria produção.

No parte da ExpoAgro, o evento vai receber, em abril, parceiros para financiamentos e microcrédito e rodada de palestras com profissionais renomados. O local também vai dispor de praça de alimentação e estacionamento para o público, bem como leilão misto!

*SERVIÇO:*

Lançamento da 2ª ExpoAgro Pernambuco
29 de fevereiro de 2024
Local: Auditório Carmuniza Alves do Nascimento | Escola Pedro Alves de Souza
Cupira-PE, Agreste Central

Projeto relatado por Teresa Leitão obriga mineradoras a apresentarem gerenciamento de desastres


A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou o Projeto de Lei que visa aumentar a segurança e a sustentabilidade das atividades de mineração no país. Relatado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), o PL 1303/2019 obriga que as mineradoras tenham um plano de gerenciamento de desastres. 

A proposta é da senadora Zenaide Maia (Pros-RN) e a intenção é evitar a ocorrência de catástrofes semelhantes às de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, que resultaram na morte de centenas de pessoas, destruíram cidades e provocaram a poluição de rios e matas.

“A reincidência desses desastres ambientais na mineração acarreta não somente ameaças ao ambiente natural, mas também à qualidade de vida e à saúde pública. O projeto representa uma medida fundamental para a efetiva preservação do meio ambiente e a salvaguarda da população”, destacou a senadora Teresa Leitão. 

O relatório, que acolheu três emendas aprovadas previamente na Comissão de Infraestrutura, altera o Código de Minas (Decreto-Lei 227/1967), que lista as exigências para a criação do plano de aproveitamento econômico da jazida, para estabelecer que seja feito também um projeto para gerenciar o risco de eventuais desastres ambientais.  

Aprovado no Senado, o texto agora segue para análise na Câmara dos Deputados.

Pesquisa com vítimas de covid longa recruta voluntários

1ª Imersão de Marketing Político-Eleitoral será realizado no Recife


No próximo dia 28 de fevereiro, a partir das 9h da manhã, a comunidade política de Pernambuco terá a oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos no campo do marketing político na 1ª Imersão de Marketing Político, realizado pela Base Comunicação e Estratégia Política, no Coworking Horizonte. 

O evento será uma jornada enriquecedora de aprendizado e debate, com especialistas renomados abordando temas cruciais para o sucesso de qualquer campanha eleitoral. Com um cronograma cuidadosamente elaborado, os participantes terão acesso a insights valiosos sobre estratégias eficazes para a pré-campanha e o uso inteligente das redes sociais, entre outros tópicos relevantes.

Serão cinco painéis temáticas que trarão palestras como a importância do planejamento na pré-campanha, ministrada pelo estrategista político, com diversas campanhas eleitorais e cases de sucesso em Pernambuco e Alagoas, João Kosta; as vantagens e limites das utilizações das redes sociais na pré-campanha, pelo advogado especialista em direito eleitoral e municipal, Yuri Mayer.

Como também a importância das pesquisas na pré-campanha, pela dra. em ciência política e comentarista política Priscila Lapa; a profissionalização das redes sociais e tráfego pago, ministrada por Robson Cavalcante, especialista em marketing digital e membro da comunidade Subido Pro e por último, mas não menos importante, as condutas vedadas e abuso de poder na pré-campanha, pelo advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Antônio Ribeiro. 

O planejamento estratégico na pré-campanha permite que os candidatos identifiquem seus pontos fortes, fraquezas e oportunidades, além de estabelecer metas claras e eficientes para direcionar seus esforços. Da mesma forma, a profissionalização das redes sociais e o uso de tráfego pago são ferramentas essenciais para alcançar e engajar o eleitorado de maneira eficaz, garantindo uma presença online impactante e relevante.

*Serviço:*

Data: 28 de fevereiro
Horário: 09h às 17h
Local: Horizonte Coworkin, R. Alm. Tamandaré, 250 - Boa Viagem, Recife - PE, 51030-530.
Inscrições: https://form.jotform.com/240517021562648

No Recife, Encontro Estadual de Consórcios Públicos aborda desafios em ano eleitoral e transição de mandato



Técnicos e técnicas de consórcios públicos estão reunidos desde ontem (21) na capital pernambucana, no Encontro Estadual de Consórcios Públicos, promovido pela Federação Nacional de Consórcios Públicos (Fenaconp). O evento, que se estendeu até esta quinta-feira, (22), abordou temas como o desafios e limitações em ano eleitoral e em períodos de transição de mandato, saúde e educação. 

Os participantes aprofundaram-se nas limitações eleitorais que afetarão agentes públicos em 2024, abordando condutas vedadas, publicidade institucional e abuso de poder. As discussões também se estenderam para as providências e restrições administrativas e fiscais que marcam o último ano de mandato, com enfoque nas Prestações de Contas, na Lei de Responsabilidade Fiscal e nos processos de transição.

A mesa foi coordenada pelo advogado mestre em direito e conselheiro da Fenaconp, Alexandre Àvalo, e contou com orientações dos advogados especialistas em direito eleitoral Delmiro Campos, Eduardo Teixeira, Marcos Gadelha Jr, Otávio Rodrigo Marinho, além do contador, especialista em Controladoria Governamental, Paulo Eduardo, sócio da Socam Contabilidade. 

Além dos temas eleitorais e administrativos, o encontro não deixou de lado a relevância dos consórcios públicos em setores cruciais para o desenvolvimento local. Educação e Saúde foram destaque, com os consórcios públicos assumindo o papel de protagonistas em iniciativas que impactam diretamente essas áreas.

Para a Fenaconp, na pessoa do seu presidente, Edson Ávalo, o evento foi um sucesso. “O Encontro reuniu representantes de diferentes regiões do Estado e esferas do poder público e da sociedade. A Fenaconp, através de eventos como esse, destaca a importância de Pernambuco no fortalecimento da atuação dos consórcios, consolidando parcerias e estratégias que contribuam para a eficiência na gestão pública”, concluiu.

Comuna dos Sonos, de Roberta Veras, será lançada nesta sexta-feira com bate papo


A Biblioteca Pública de Pernambuco recebe nesta sexta-feira, 23, às 19h, a equipe editorial da revista em quadrinhos COMUNA DOS SONOS para uma noite de lançamento e bate papo sobre o processo de criação da HQ, a primeira ilustrada e escrita pela designer Roberta Veras, pernambucana radicada em Dublin, na Irlanda.

 Ambientada no Recife, o quadrinho tem como protagonista a personagem Princi – “conscientemente baseada nas experiências subconscientes da autora”: uma jovem de 28 anos que está dormindo em alguma noite inquieta de 2019 quando, em sonho, percebe estar rodeada por um ambiente e sociedade bem à frente do seu tempo. Este é o primeiro episódio da série COMUNA DOS SONOS, que tem classificação etária de 18 anos.
A atividade desta sexta-feira será realizada na sala de leitura da Biblioteca Pública de Pernambuco. O corroteirista da HQ, Neco Tabosa, representa a equipe no bate papo. Na ocasião, os exemplares estarão à venda no valor de R$ 40. COMUNA DOS SONOS é um projeto contemplado com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura | FUNCULTURA PE 2019/2020 do Governo do Estado de Pernambuco.

HYPNOS - De acordo com a sinopse, COMUNA DOS SONOS é ambientada num futuro distante, quando a humanidade descobriu como controlar e compartilhar sonhos lúcidos, dando origem a uma rede social chamada Hypnos. Todos os seus usuários têm acesso automático à realidade virtual enquanto dormem. Numa noite de sono inquieto, Princi tem a consciência sugada acidentalmente para a Hypnos e descobre estar vivenciando um grande sonho coletivo 200 anos à frente da sua realidade temporal. No primeiro episódio da série, Princi irá descobrir os mistérios, aventuras, custos, perigos e amores de ser uma ‘‘fora de tempo’’.

SOBRE A AUTORA - Roberta Veras é designer gráfico e ilustradora, graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mulher lésbica, feminista e atenta às causas das minorias sociais. Leitora assídua de quadrinhos, tem atualmente o universo das HQs como foco central de suas criações e produções artísticas, tendo ilustrado o primeiro livro publicado em 2018 de nome Tira, em parceria com os jornalistas e roteiristas Nathalia Fonseca e Eduardo Nascimento, financiado pelo edital do Instituto Patrícia Galvão em São Paulo, com apoio da Global Health Strategies.

O Parque Páscoa Encantada inaugura o clima festivo da Páscoa no Shopping Guararapes


Para celebrar a data mais doce do ano, o Shopping Guararapes traz uma novidade que vai encantar crianças e adultos: o Parque “Páscoa Encantada”. O espaço temático estará funcionando até o dia 31 de março, na Praça de Eventos do mall. A atração conta com um circuito cheio de obstáculos, totalmente sensorial e repleto de atividades atrativas, que despertam a imaginação do público infantil. 

Além disso, o espaço também oferece piscinas de bolinhas, escorregadores, camas elásticas, uma área de pintura para as crianças colocarem em prática suas habilidades com os pincéis e outras atividades recreativas.

O horário de funcionamento do evento é de acordo com o horário do Shopping e os ingressos custam R$ 50,00 por 30 minutos, tendo a possibilidade de aumentar o tempo, pagando R$1,00 a cada minuto extra. Para garantir o ingresso, basta se dirigir à bilheteria do parque. Crianças de até 5 anos precisam estar acompanhadas por um responsável que não pagará a entrada, já as crianças de 6 a 12 anos - faixa etária limite indicada - podem aproveitar o evento sem acompanhante.

Jovens e adolescentes das Casas das Juventudes recebem formação sobre Cidadania Digital


Os jovens e adolescentes das Casas das Juventudes das cidades de Arcoverde, no Sertão, Glória do Goitá e Paudalho, na Zona da Mata Norte do estado, estarão recebendo neste mês de fevereiro formações sobre os direitos e deveres da sociedade e do poder público, além de formações e orientações quanto à política e estrutura da juventude e exemplares do Estatuto da Juventude. A iniciativa é da Secretaria da Criança e Juventude, por meio da sua Superintendência da Juventude, em parceria com a SaferNet, ONG que atua com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil . A expectativa é da participação de até 50 jovens em cada cidade.

A formação central tem como tema a “Juventude e Cidadania Digital”, que tem como foco apresentar aos participantes, de forma interativa e dinâmica, a importância da cidadania, respeito e segurança digital para adolescentes e jovens, especialmente na sociedade contemporânea conectada a qual estamos inseridos. Os palestrantes serão o assistente de projetos da SaferNet Brasil, Gustavo Barreto , e a embaixadora do Dia da Internet Segura 2024, Luana Maria. “É importante que os jovens entendam que o que nós fazemos na internet tem impacto direto na nossa vida real. Por isso, pensamos nessa programação para que possamos discutir e trazer para esse público informações robustas quanto ao uso responsável da internet e o pensar de forma crítica esse espaço.”, detalhou Gustavo. 

Para a gerente da Juventude da SCJ-PE, Marina Duarte, que está levando o projeto aos municípios junto aos demais parceiros, a iniciativa visa conscientizar os jovens quanto ao uso consciente e produtivo dos meios digitais. “O mundo está totalmente conectado e precisamos apresentar a este público uma forma usar esse movimento tecnológico a seu favor”, disse. Ainda segundo Marina, as novas ferramentas podem ajudá-los em inúmeras frentes. “A internet pode ser um ambiente de diversão, mas também pode ser o seu espaço de trabalho, de empreendedorismo, da construção de um futuro sólido mesmo. Basta saber usá-la com consciência”, acrescentou.

Em Arcoverde, a ação ocorre nesta quinta-feira (22); em Glória do Goitá, a parada na Casa das Juventudes será na próxima terça-feira (27); e, em Paudalho, a formação acontecerá no dia 29 de fevereiro.


Imprensa SJC PE

Faculdade Nova Roma firma parceria com TJPE para atendimento à população em audiências de conciliação e mediação


O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Nova Roma está atendendo, gratuitamente, no seu campus Recife, em Boa Viagem, a população em casos que precisem de agilização processual e podem ser resolvidos em audiência de mediação e conciliação. O atendimento acontece em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a partir de um acordo firmado entre as duas instituições.

Os atendimentos ocorrerão todas às sextas-feiras, das 8h às 11h, diretamente no NPJ da Faculdade Nova Roma. A ação promoverá atendimento para questões como divórcio, pensão alimentícia, guarda compartilhada, consumidor, problemas de vizinhança, endividamento, entre outros. 

A iniciativa ainda visa proporcionar aos estudantes da graduação em Direito da Faculdade Nova Roma, atividades acadêmicas práticas, de acordo com o estágio curricular obrigatório previsto na Lei nº 11.788/2008 e Extensão na Educação Superior Brasileira, segundo Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

 “Com a supervisão de professores, os alunos atendem ao público e constroem a solução para o caso concreto apresentado, que pode ser desde uma orientação em direitos ou uma audiência de mediação ou conciliação, em casos possíveis de acordos, e, por fim, a judicialização da ação”, explica o coordenador no Núcleo de Práticas Jurídicas, e professor de Direito, Bruno Xavier. 

Após o atendimento, a solução definida é encaminhada para que um juiz de direito homologue e ela tenha força de sentença. Como resultado, amplia-se a parcela da população pernambucana assistida. “A partir desses atendimentos, nós conseguimos trabalhar o desenvolvimento técnico dos alunos sob uma perspectiva humanizada, proporcionando o desenvolvimento de habilidades para sua atuação profissional. De outro lado, nós atendemos à comunidade de forma qualificada e viabilizamos o acesso à justiça”, diz a coordenadora do Curso de Direito, Isabela Lessa.

 NPJ Faculdade Nova Roma
Onde: Faculdade Nova Roma, Rua Padre Carapuceiro, 590, Boa Viagem
Horário: Todas às sextas-feiras, das 8h às 11h. 
Informações e agendamentos: (81)2128-8000

SINPOL condena ataque ao ônibus do Fortaleza e cobra da governadora Raquel Lyra estruturação da Polícia Civil para investigar e punir torcidas criminosas

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Áureo Cisneiros, condenou e lamentou o atentado cometido por criminosos que se dizem torcedores do Sport ao ônibus do Fortaleza, na última quinta-feira (21), logo depois da partida entre as equipes pela Copa do Norteste.

Nos arredores da Arena Pernambuco, o ônibus do Fortaleza foi covardemente atacado por um grupo de torcedores do Sport (pseudos torcedores) que arremessaram rojões, pedras e bombas caseiras. Os objetos arremessados, causaram explosões, estilhaçaram vidros e deixaram vários jogadores feridos.

"A falta de estrutura da policia que investiga os crimes está cada vez mais gritante.Se estivéssemos com a Polícia Civil estruturada esses criminosos já estriam presos. Sabemos que a maioria das torcidas levam alegria aos estádios, mas existem outras que são verdadeiras organiações criminosas, organizações de bandidos! É preciso estruturar a Polícia Civil para acabar com essas orgnizadas. Esperamos a sensibilidade da governadora Raquel Lyra", cobrou Áureo Cisneiros, presidente do SINPOL.

O ato criminoso resultou em seis jogadores do tricolor do Ceará feridos e levados a um hospital no Recife, em mais um episódio de violência envolvendo torcida organizada em Pernambuco. Há pouco mais de um mês, no dia 20 de janeiro, integrantes das organizadas do Sport e Santa Cruz, no primeiro clássico do ano, entraram em confronto na rodovia PE-15, em Paulista, no Grande Recife. O episódio resultou em um Policial Miliar e dois torcedores baleados e na subistituição, feita pela governadora Raquel Lyra, do comandante da Polícia Militar de Pernambuco e da chefia da Polícia Civil.



Especialista da Wyden esclarece mitos e verdades sobre o mosquito da dengue


Com aproximadamente 90 mortes em 2024 no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a dengue é uma doença endêmica em várias regiões do país devido ao clima tropical, à presença do mosquito Aedes aegypti e a condições socioeconômicas que propiciam a proliferação do vetor.

Segundo a docente dos Cursos de Saúde da Wyden e microbiologista e entomologista/doutoranda em Doenças Tropicais e Infecciosas por uma universidade do Amazonas. Lucyane Mendes Silva, atualmente, o país enfrenta uma nova epidemia de dengue e diversos são os questionamentos de como melhor combatê-la. "Porém existem inúmeros mitos e informações incorretas sobre esse mosquito e as doenças que ele transmite", frisa a professora.

A especialista esclarece abaixo os mitos e verdades sobre o vetor. Confira:

Existe um sangue preferido para o Aedes?
Mito. As picadas do mosquito afetam todos os tipos de sangue. Alguns estudos sugerem preferência do Aedes por sangue O ou B, mas o viés desses achados pode distorcer suas conclusões. Mais pesquisas são necessárias para a validação científica dessa tese.

Tomar cerveja e outras formas de álcool influencia na atração do mosquito?
Mito. Tomar cerveja ou outras bebidas alcoólicas não atrai os mosquitos diretamente. Nesses casos, o que pode acontecer é que as pessoas relaxam mais e ficam menos atentas às picadas quando estão bebendo, tornando-se mais vulneráveis.

Para eliminar os ovos do mosquito, basta esvaziar a água do recipiente?
Mito. Além de eliminar a água parada, é necessário lavar com água e sabão o local onde os ovos estavam, pois os mesmos podem resistir até mais de um ano sem água.

O Aedes aegypti pica somente durante o dia?
Mito. Embora o mosquito tenha hábitos diurnos, podem ocorrer picadas durante à noite, caso o Aedes seja privado de fonte de alimentação. Por exemplo, se ele estiver dentro de uma casa em que o morador passe o dia inteiro fora, as picadas podem ocorrer no período noturno, quando a residência estiver ocupada.

Se a água parada estiver suja, não há perigo da proliferação do mosquito?
Mito. O Aedes aegypti vem sofrendo um processo de adaptação biológica no vetor, portanto não é mais encontrado somente em locais com água limpa.

Todo mosquito Aedes aegypti nasce infectado pelas doenças que transmite?
Mito. O mosquito se infecta ao picar um ser humano em seu período de viremia, em que o paciente apresenta os primeiros sintomas, e geralmente dura uma semana.

É possível distinguir a picada do Aedes aegypti da picada de um mosquito comum?
Mito. O incômodo da picada do Aedes aegypti é semelhante à de outros mosquitos, não sendo possível diferenciar apenas por observação.

O Aedes aegypti não chega a locais altos?
Mito. O mosquito tem um alcance limitado de voo, geralmente não mais do que 100-200 metros, no entanto pode chegar a locais altos, como coberturas de edifícios, por meio de elevadores e dentro de objetos.

Ar-condicionado e ventilador impedem as picadas do mosquito?
Mito. Ambos apenas dificultam a entrada do mosquito.

O mosquito transmite diversas doenças tropicais?
Verdade. Este mosquito é responsável pela transmissão de vírus que causam doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Pessoas que transpiram mais, tendem a atrair mais mosquito?
Verdade. Mosquitos são atraídos pelo CO2 que exalamos ao respirar e por substâncias presentes na nossa pele, como o ácido lático. Então, pessoas que transpiram mais, por exemplo, tendem a atrair mais mosquitos.

O Aedes tem fotofobia e, por isso, se esconde em locais sombreados e/ou escuros?
Verdade. Dentro de casa, por exemplo, o mosquito comumente pode ser encontrado atrás da geladeira, de cortinas e guarda-roupas. A recomendação é manter a casa arejada, com as janelas abertas para ventilar o ambiente.

A fêmea do Aedes aegypti é a única que pica as pessoas e pode colocar até 500 ovos durante a vida?
Verdade. A fêmea é quem precisa do sangue humano para amadurecer os ovos e dar sequência ao ciclo de vida. Seu tempo de vida vai de um mês a 45 dias e, neste período, é capaz de picar até 300 pessoas.

A reprodução do mosquito é mais rápida no calor, porém a prevenção deve ocorrer também no inverno?
Verdade. Os meses mais quentes favorecem a reprodução, pois é mais chuvoso. Já durante o frio, a larva fica no estado de hibernação e eclode quando voltam as altas temperaturas, havendo a contaminação novamente.

Plantas e produtos caseiros à base de citronela, andiroba e óleo de cravo não são altamente eficazes contra os mosquitos?
Verdade. Os resultados não têm garantia, pois os efeitos são temporários. A Anvisa não aprovou e nem comprovou a eficácia destes produtos até o momento.
A melhor maneira de evitar doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, segundo a especialista, é eliminando os criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, e utilizar medidas de proteção individual, como repelentes e telas em janelas. Por isso, é de suma importância esclarecer os mitos e disseminar informações corretas sobre o Aedes aegypti e as doenças que ele transmite, a fim de promover a conscientização e prevenção eficaz.

Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Empetur e Senac se unem para impulsionar a qualificação profissional no setor turístico


Atendendo ao plano de governo da atual gestão estadual, a Secretaria de Turismo e Lazer do Estado (Setur-PE) e a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) assinaram nesta quinta-feira (22), na sede da Setur-PE, em Olinda, uma parceria estratégica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo é fortalecer e aprimorar a qualificação profissional no setor do turismo. Serão oferecidas 2 mil vagas, com 102 turmas, em 22 municípios de todas as regiões.

A iniciativa reforça o compromisso da administração estadual com um dos setores mais importantes da nossa economia. O foco será capacitar e atualizar os profissionais para que possam atender às demandas do mercado atual, proporcionando experiências turísticas de excelência aos visitantes de Pernambuco.

“A qualificação profissional é um dos elementos mais importantes para a gente levar o turismo de Pernambuco para um outro patamar. Esse é um elemento que estava presente no programa de governo da eleita governadora Raquel Lyra e é prioridade para a Secretaria de Turismo, para a Empetur e para todos que fazem parte do trade. O que a gente espera é que depois dele a gente tenha profissionais mais qualificados, mais preparados para não só receber, mas para encantar aqueles que visitam a nossa terra”, declarou o Secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.

Os cursos serão realizados no período de março a junho deste ano. As modalidades ofertadas são: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Formação de Garçom; Camareira – técnicas de limpeza e arrumação; Informações Turísticas Locais Qualidade no Atendimento ao Turista.

"Esse é um projeto fundamental para o turismo de Pernambuco. Vamos poder qualificar, nesta primeira etapa, 2 mil colaboradores e prestadores de serviço. São diversos setores contemplados em todas as regiões do Estado. Essa iniciativa, sem dúvidas, contribui para um melhor atendimento aos nossos turistas, contribui para que a experiência dos nossos visitantes seja a melhor possível, convidando-os a retornar ao nosso Estado, impulsionando cada vez mais a economia pernambucana", explica o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

A parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e o Senac representa um passo significativo na promoção do turismo responsável e na construção de um destino turístico mais competitivo. 

“A gente fica muito orgulhoso fazendo essa parceria. Começamos com 22 cidades, mais de 2 mil pessoas que serão qualificadas e isso aqui, com certeza, vai dar bons resultados. Que essa seja a primeira, de muitas outras parcerias”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto. 

Estiveram presentes no encontro: Daniel Coelho, Secretário de Turismo e Lazer; Eduardo Loyo, Presidente da Empetur; Diogo Melo, vice-presidente da Empetur; Daniel Leite, Secretário Executivo de Turismo; Isabella Miranda, Gerente de Política de Turismo e Lazer; Simone Jar, Diretora de Estruturação do Turismo; Gil Marinho e Roberta Vilaça, Gestores de Unidade. 

Representando o Senac, compareceram Bernardo Peixoto, Presidente do Sistema Fecomércio; Regivan Dantas, Diretor Regional; Maria Goretti Gomes, Diretora de Projetos Estratégicos; Eliézio Silva, Diretor de Educação Profissional; Viviane Cerqueira, Coordenadora de Projetos Estratégicos; 

*Lista dos municípios atendidos*

Barreiros
Bezerros
Bonito
Brejo da Madre de Deus
Cabo de Santo Agostinho
Cachoeirinha
Caruaru
Garanhuns
Igarassu
Ipojuca
Nazaré da Mata
Olinda
Paudalho
Paulista
Pesqueira
Recife
Salgueiro
Santa Cruz do Capibaribe
São José da Coroa Grande
Serra Talhada
Tamandaré
Vitória de Santo Antão

Michele Collins debate política sobre drogas do Recife em audiência pública


O debate de uma política de drogas que atue com foco na prevenção, acolhimento, reinserção social e na integração de uma rede de apoio efetiva foi o foco de uma audiência pública realizada, nesta quarta-feira (21), na Câmara do Recife. A discussão foi conduzida pela vereadora do Recife, Missionária Michele Collins (PP), autora da proposta. O evento reuniu representantes do judiciário, sociedade civil, gestão municipal, Polícia Militar, Organizações não governamentais e pessoas que trabalham com a política de drogas no município. 

Para Michele Collins, a participação popular nesse na criação de políticas públicas para a área é fundamental. “Nós temos, aqui, diversas pessoas que militam e trabalham nessa área. São mães de usuários, ex-usuários, pessoas que são usuárias de drogas também e que têm a oportunidade de participar e colocar aqui suas dores e necessidades. É para isso que a Casa do povo recifense está aberta: para que todos possam ser ouvidos e para que possamos, juntos, construir essa política pública”, enfatizou. 

Na audiência, a parlamentar alertou sobre a situação do uso abusivo de drogas no mundo. “De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2023, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), mais de 296 milhões de pessoas usaram drogas em 2021, um aumento de 23% em relação à década anterior. Enquanto isso, o número de pessoas que sofrem de transtornos associados ao uso de drogas subiu para 39,5 milhões, um aumento de 45% em 10 anos”, informou. 

A vereadora Michele também lamentou a ausência da secretária de políticas sobre drogas do Recife ao evento que contou com a participação maciça de pessoas, instituições e organizações que atuam com a política de drogas na cidade. No final da audiência pública, a parlamentar fez encaminhamentos como a cobrança da construção do Centro de Acolhimento Municipal, com um modelo de atendimento construído pelas entidades que militam no combate às drogas e uma visita nos CAPs da cidade.
 
Participaram da reunião a Juiza do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Mariana Vargas; do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar, o major José Fábio Gomes; a presidente da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Olinda e Recife, Lúcia Sobral; coordenador da política de drogas da Secretaria de Saúde do Recife, Luiz Carlos de Almeida; o presidente do PP Jovem, Alef Collins; a representante da Federação Pernambucana de Comunidades Terapeuticas (Fepect), Rose Gomes; o articulador de projetos da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife, Antônio de Pádua César e a representante da ONG Amor Exigente, Maria Ivoneide da Silva.

Anderson Correia pede que a SDS dê atenção maior às delegacias de Caruaru


Grande parceiro dos servidores da segurança pública no interior de Pernambuco, o vereador Anderson Correia protocolou nesta quinta-feira (22) uma Indicação (nº 54/2024) à Secretaria de Defesa Social (SDS), para que seja dada uma atenção maior às delegacias de Caruaru, proporcionando uma melhor estrutura de trabalho, com o fornecimento permanente de água e insumos, além da limpeza dos prédios, que não está acontecendo.

Em meio às diligências em resgates e combate aos crimes de maus-tratos aos animais diariamente, o parlamentar está corriqueiramente em delegacias e tem visto de perto a necessidade de melhorias nestes locais públicos, que muitas vezes não tem uma estrutura mínima ou adequada para a execução dos trabalhos dos agentes de segurança pública da Capital do Agreste.

“As delegacias em Caruaru não podem ser esquecidas. É preciso ter zelo também por estes locais por parte da SDS. Os policiais precisam de dignidade para trabalhar, de uma estrutura que dê mais comodidade para o desenvolvimento de suas atividades e assegure ao público um ambiente policial que transmita um aspecto mais humanizado. Não podemos ver esses locais com falta de insumos para o serviço, falta d’água para o dia a dia, nem a falta de limpeza nos prédios. Por isso, esperamos uma posição da SDS neste sentido, de olhar melhor para essas delegacias e dar as condições necessárias de trabalho para os servidores”, destacou Anderson.

Em Brasília, Cida Gonçalves recebe diretoria do Instituto Banco Vermelho em agenda para a promoção de iniciativas de combate ao feminicídio


Ampliando os canais de diálogos sobre a importância de um movimento nacional de combate ao feminicídio, equipe do Instituto Banco Vermelho cumpriu agenda nesta semana em Brasília, em encontros direcionados para o tema. Por meio de articulação da deputada federal pernambucana Maria Arraes (SD-PE), a diretoria do projeto foi recebida por Cida Gonçalves, ministra das Mulheres. Na ocasião, foi pontuada a importância da união de forças para a realização de plano nacional de enfrentamento e de conscientização sobre violência contra a mulher.

Com o enfrentamento ao feminicídio entre as prioridades do seu mandato, Maria Arraes ainda apresentou à ministra Cida Gonçalves o projeto de lei 147/2024, de sua autoria, que prevê a inserção do Banco Vermelho no âmbito do Agosto Lilás e o estímulo a campanhas de sensibilização e prevenção. "A instalação dos bancos vermelhos em locais públicos contribui para promover a reflexão da sociedade, além de fornecer meios de informação para que a pessoa possa identificar os sinais de violência, obter apoio e acesso aos canais de denúncia", ressaltou Maria Arraes.

Entusiasmada com o projeto, Cida Gonçalves afirmou que o Ministério das Mulheres fornecerá todo o suporte necessário para que ele seja aprovado e se comprometeu a tratar da pauta na próxima reunião ministerial. "Nós estamos trabalhando numa perspectiva de alcançar o feminicídio zero no País", assegurou.
Destacando que o movimento é um convite à sociedade para a necessidade de novos comportamentos diante da figura feminina, propondo a quebra de ciclos históricos da violação dos direitos das mulheres, enraizada em séculos de dominação masculina, Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho, pontuou que o tema se trata de uma causa de todos, enquanto sociedade. “O Instituto está totalmente alinhado com o plano desenvolvido pelo Ministério da Mulher, que visa estabelecer a meta do Feminicídio Zero. Falar sobre o tema através da ocupação urbana é fundamental para reduzirmos os números alarmantes desse crime no nosso país”, pontuou Andrea.

O propósito e as frentes de trabalho do Instituto Banco Vermelho também foram apresentados para as senadoras Teresa Leitão e Augusta Brito, esta última presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher; para a coordenadora da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada federal Benedita da Silva; para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; para o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e para a deputada federal Iza Arruda.

O Banco Vermelho é um movimento internacional, que já abrange países como Espanha, Áustria, Austrália e Argentina, ensejando ações culturais e educativas voltadas a prevenir e enfrentar a violência de gênero entre os mais diversos públicos. “É hora de levantar e agir! A mudança de comportamento e a realização de iniciativas efetivas de prevenção são os caminhos para evitarmos que mulheres percam suas vidas e se tornem números em estatísticas’’, enfatizou a diretora executiva do Instituto Banco Vermelho, Paula Limongi.

BANCO VERMELHO – As iniciativas no Brasil contam com a chancela do Stati Generali Delle Donne, uma coordenação permanente de enfrentamento contra a violência contra a mulher, que iniciou o projeto em 2016, na Itália. O projeto iniciou suas iniciativas no país por meio das instalações em espaços públicos no Recife-PE, tendo como marco o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25.11). Atualmente, o projeto contabiliza 25 unidades (bancos vermelhos), distribuídas em diversas regiões da capital pernambucana.

Álvaro Porto confirma apoio à pré-candidatura de Carol Jordão à prefeitura de Ribeirão, na Mata Sul


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, confirmou, nesta quinta-feira (22.02), apoio à pré-candidatura de Carol Jordão à prefeitura de Ribeirão, na Mata Sul. Em encontro que reuniu também o atual prefeito, Marcello Maranhão, Porto destacou a competência de Carol, que atualmente exerce o cargo de vice-prefeita.

“Carol Jordão é liderança atuante e reconhecida pela população, além de reunir todas as credenciais para vencer a disputa eleitoral de outubro. Vamos seguir juntos trabalhando para fazer de Carol prefeita de Ribeirão, dando continuidade às eficientes gestões de Marcello no Executivo municipal”, afirmou. “Nosso compromisso é continuar atuando em favor de Ribeirão, através de emendas para a saúde, dentre outras áreas, e obras necessárias ao município”, completou. 

A pré-candidata informou que o projeto de concorrer à prefeitura vem sendo construído com responsabilidade e tem como meta dar prosseguimento ao trabalho executado pelo prefeito, cujo reconhecimento vai além do município se estendendo a toda a Mata Sul. “Com o apoio do deputado Álvaro Porto, vamos continuar o trabalho e, através das experiências vividas, buscar novos desafios e seguir em frente com o nosso povo para que o crescimento de Ribeirão não pare”, disse. 

Prefeitura de Belo Jardim participa de reunião estratégica da Operação Carro-Pipa do Exército


A Prefeitura de Belo Jardim marcou presença, nessa quarta-feira (21), em uma importante reunião de alinhamento promovida pela Operação Carro-Pipa (OCP) do Exército Brasileiro, juntamente com as defesas civis de outros municípios pernambucanos. O encontro teve como objetivo discutir as estratégias para o próximo quadrimestre do Programa de Distribuição de Água Potável.

A Operação Carro-Pipa, inserida no Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, desempenha um papel importante na distribuição de água para populações afetadas por estiagens e secas no semiárido nordestino. Sob a coordenação do Escritório Regional da Operação Carro-Pipa da 7ª Região Militar (EROCP/7ª RM), as atividades têm sido centralizadas, principalmente, no estado de Pernambuco.

Durante a reunião, além de discutir as alterações de rotina de trabalho, foram apresentados detalhes operacionais e de fiscalização do programa. Integrantes do EROCP/7ª RM se encontraram com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) dos municípios pernambucanos atendidos pela Operação Carro-Pipa, incluindo representantes de Belo Jardim.

A participação nesse encontro estratégico é fundamental para garantir que as ações da Operação Carro-Pipa sejam eficientes e alcancem quem mais precisa, especialmente moradores da zona rural do município.

Imprensa Belo Jardim PE 

Expectativas positivas para realização da 37ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco

 

A Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco (RNMP), maior evento comercial de moda da região, chega a sua 37° edição, entre os dias 04 e 06 de março, no Polo Caruaru. Com o que há de mais moderno das tendências outono/inverno, irá reunir mais de 170 fabricantes que irão expor suas peças para visitantes de todas as regiões do País, principalmente, do Norte e Centro-Oeste, que concentram o maior volume de compradores.

O coordenador geral do evento, Djalma Cintra, revela que a rodada é uma importante oportunidade para que os fabricantes locais atinjam novos compradores. “Essa é uma preocupação desde quando a rodada foi criada e sempre buscamos trazer novos compradores para a região, para que eles possam comprar e conhecer fabricantes durante a rodada, e seguimos atingindo esses objetivos. Ano após ano, trabalhamos para que o comprador e vendedor se sinta melhor e faça mais negócios. Estamos com uma expectativa positiva para essa próxima rodada de negócios e esperamos atingir nossa meta de vendas”, pontua.

Segundo o coordenador executivo do evento e presidente do Núcleo Gestor de Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), Wamberto Barbosa, as expectativas para a realização da edição são muito positivas e apontam para novas oportunidades e ampliação de negócios. “O evento tem mantido uma curva de crescimento. Só em 2023, cresceu mais de 30% em relação ao ano anterior. Os números iniciais de captação de clientes apontam um crescimento para 2024, principalmente, atraindo novos visitantes, que ainda não estiveram no Polo de Confecções de Pernambuco”, ressalta.

De acordo com o coordenador, a 37ª edição está de cara nova, com um novo layout e um espaço maior, com mais de 10.000m2, para oferecer conforto e qualidade aos expositores e clientes. Barbosa ainda ressalta que o Passaporte Comprador, aplicativo exclusivo implementado na edição passada, continua ativo. “O aplicativo da RNMP permite que os participantes tenham informações em tempo real, desde dados sobre a viagem, passagens aéreas, traslado e hospedagem, como todos os negócios realizados, com lista de fornecedores, produtos adquiridos, orçamentos empenhados e prazos de entrega”, completa.

O presidente da Acic, Newton Montenegro, destaca que a RNMP é o projeto mais longevo do Polo de Confecções de Pernambuco. “A Rodada de Negócios segue como a mais importante vitrine de produção da moda pernambucana. São 18 anos fortalecendo o empreendedorismo e a economia da região. Isso só é possível pelas parcerias formadas para essa iniciativa que continua atraindo o interesse de confeccionistas de todo o Brasil, o que nos fortalece e nos reafirma como destino de compras nacionalmente indispensável”, finaliza.

Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco – É um evento realizado pela Acic e correalizado pelo Sebrae. Conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE). A RNMP tem como parceiros a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/ PE). Além do apoio do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) e da Prefeitura Municipal de Caruaru.

Sinagoga Kahal Zur sedia exposição inédita que retrata o pioneirismo dos judeus na formação de Nova York

 

No próximo domingo (25), a partir das 14h, na Sinagoga Kahal Zur Israel, no bairro do Recife, será aberta a exposição pioneira e inédita "De Recife para Nova York: essa história começou aqui", que mostra o pioneirismo de um grupo de imigrantes na fundação do que seria a futura cidade de Nova York. 

São cerca de 37 imagens e objetos que destacam a chegada dos judeus na colônia holandesa no Brasil, a formação da comunidade judaica em Recife e seu grande desenvolvimento, a saída depois da reconquista portuguesa, a atribulada viagem para a América do Norte e a colonização de Nova York. A montagem tem curadoria assinada pela historiadora paulista, Daniela Levy, e é baseada no seu livro De Recife para Manhattan: os judeus na formação de Nova York.

A exposição "De Recife para Nova York: essa história começou aqui", fica em cartaz até o dia 30 de abril na Sinagoga com funcionamento de terça à sexta, das 9h às 17hs e aos domingos, das 14h às 18hs. O acesso é mediante o ingresso para visitação do museu, que estará com seu acervo habitual, no valor de R$ 40 inteira e R$ 20 meia entrada para estudantes, idosos, professores, pessoas com deficiência e acompanhante, policiais e doadores de sangue e medula óssea.

Casamento coletivo em Arcoverde

 

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Defensoria Pública de Pernambuco, vai promover casamento coletivo na cidade. Quem tiver interesse, pode solicitar mais informações nas três unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), assim como na sede da Secretaria de Assistência Social.

As inscrições estarão disponíveis entre os dias 08 e 15 de março, na sede da Defensoria Pública do município, que fica na Rua Anderson Henrique Cristino, 2° andar do Fórum de Justiça Clóvis de Carvalho Padilha, no bairro do Pôr do Sol. O casamento coletivo está programado para o dia 16 de maio, no Esporte Clube Municipal.

Imprensa Arcoverde PE

Humor continua no Qualistage, no Rio

 

As gargalhadas não têm fim. Rodrigo Sant’Anna e Leandro Hassum, no mês de março, são as próximas atrações do festival “Humor Contra-Ataca”, que lotou o Qualistage em janeiro e fevereiro de 2024, com nomes como Rafael Portugal, Nany People, o próprio Hassum, entre outros.

– Sempre soube que o projeto era muito bom e seria sucesso, mas não imaginei que seria tanto a ponto de abrirmos mais datas – comemora Renata Castro Barbosa, que assina a curadoria do festival. – O Rodrigo Sant’Anna foi um amigo que convidei lá no começo, mas ele estava gravando seu programa e não conseguiu fazer. Assim que soube da nova data, pensei nele imediatamente.

Rodrigo leva à casa o show “Atazanado”, no dia 15 de março. No espetáculo, ele usa suas habilidades para interpretar cinco personagens: um tomate cereja, uma mãe rica, uma certa parte do corpo, a mulher do site de buscas e um peru de Natal. Refletindo a partir dos hábitos do mundo moderno, ele não tira o pé do acelerador ironizando o cotidiano de uma geração, na saúde e na doença – até que a família nos separe.

Leandro Hassum, um dos principais nomes do humor brasileiro, foi tão bem no dia 20 de janeiro que tem sua volta agendada para março (29). Ele promete reunir uma seleção de seus melhores momentos no palco para comemorar essa trajetória de sucesso e levar o ano com uma boa dose de alegria e diversão.

A primeira Hot Night de 2024

 


🔥 A PRIMEIRA HOT NIGHT DO ANO 🔥


🎶 Atendendo aos inúmeros pedidos retornamos com a HotNight, Festival dos anos 80 e 90, prometendo uma imersão completa nos maiores sucessos musicais internacionais e nacionais da época. E claro, não poderia faltar a atmosfera retrô tão querida por todos. Reserve seu sábado, dia 6 de abril, a partir das 21h, para reviver essa experiência inesquecível na Engenho Apipucos Recepções.


🎧 E para tornar esse momento entre antigos e novos amigos ainda mais especial, preparamos uma seleção de atrações que irão transportá-los diretamente para a efervescência musical dos anos 1980 e 1990:
- Banda RETROBACK
- Banda WALKMAN´S
- Banda CARAVAN 86
- DJ GALAMBA


🤩 VENDAS 1º LOTE:
Mesa (4 pessoas) / Ingressos (pix) pelo WhatsApp de de Mariana Veloso (81) 99269.9695; ou Ingresso pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/hot-night-o-melhor-dos-anos-80-e-90/2347147


💃 CONFRATERNIZAÇÕES E ANIVERSÁRIOS:
Traga para cá. Consulte as condições pelo WhatsApp acima.


✍🏻 SERVIÇO:
A PRIMEIRA HOT NIGHT DO ANO, dia 6 de abril de 2024, a partir das 21h.
Atrações: Retroback, Walkman´s, Caravan 86 e DJ Galamba.
Local: Engenho Apipucos Recepções (antiga Rose Beltrão Recepções).
Rua: Dois Irmãos, n° 523, Apipucos - Recife/PE.


❤️🎧🔥

Recife lança novo olhar sobre a saúde da juventude

 

A Prefeitura do Recife realiza pesquisa com o objetivo de mapear como a juventude é recebida, percebida e atendida nas Unidades de Saúde Básica do município para, assim, construir ações assertivas no cuidado integral a este público. A pesquisa pretende atingir todas as equipes de Saúde da Família (ESF) da capital pernambucana e está sendo viabilizada pelas secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É a primeira vez que uma capital do Norte e Nordeste organiza uma iniciativa do tipo a população entre 15 e 29 anos, que é contemplada pelo Estatuto da Juventude.

De acordo com o Secretário Executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, historicamente há um grande desafio na perspectiva do acolhimento qualificado desse recorte populacional. “Precisamos entender que além da idade, suas especificidades precisam ser consideradas. Acreditamos que a institucionalização dessa política trará muitos ganhos para a gestão municipal, uma vez que atenderá ao Plano Municipal de Saúde, mas sobretudo para as juventudes da nossa cidade, que também apresentam essa como uma das demandas no Plano Municipal de Juventude”, salienta.

A pesquisa consiste em um questionário aplicado de forma online até o dia 21 de março e pretende obter informações para compreender as questões relevantes aos jovens em relação à Atenção Básica em Saúde. O objetivo é traçar um cenário de atuação preventiva para a população jovem, conforme o Plano Municipal de Saúde (2022-25). Os interessados podem participar acessando o endereço https://encurtador.com.br/BEGKL.

"Trata-se de uma iniciativa fundamental para obtermos informações, sob o olhar dos profissionais da Atenção Básica, acerca do acolhimento e atenção às necessidades de saúde desse grupo populacional e, a partir disso, elaborar uma linha de cuidado em saúde com planejamento de ações estratégicas", afirma a gerente da Política de Ciclos de Vida e Populações Prioritárias da Secretaria de Saúde do Recife, Jany Albuquerque.

Para isso, é importante a máxima adesão dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família do Recife, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Tanto o recebimento como o envio das respostas será através do email institucional do servidor.

A pesquisa está ativa desde o dia 20 de fevereiro e, uma vez acessado, o questionário deverá ser concluído sem intervalos - o tempo médio para finalizá-lo é de 40 minutos. Após este período, os dados serão compilados e apresentados em um seminário que ocorrerá ainda em 2024.

A iniciativa da Prefeitura do Recife tem o apoio institucional da Agenda Jovem Fiocruz (AJF), uma plataforma colaborativa vinculada à Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz. As ações levam em conta a realidade social dessa população e suas necessidades em saúde. “Fazer políticas públicas de juventude requer um esforço de intersetorialidade entre diferentes áreas que são cruciais no suporte às trajetórias de vida dos jovens. No Recife, podemos observar uma integração muito produtiva entre as secretarias de Juventude e de Saúde na construção de uma política voltada à juventude por dentro do SUS. A AJF aposta nesse caminho”, reforça o coordenador da Agenda Jovem Fiocruz, André Sobrinho.

A cooperação entre a Prefeitura do Recife e a Fiocruz contemplará também ciclos formativos voltados para a atenção básica, que serão desenhados a partir da pesquisa. A ideia é também promover capacitações periódicas sobre questões de saúde da juventude.

Imprensa Recife

Trote solidário arrecada potes de vidro para banco de leite

 

O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, está arrecadando potes de vidro com tampa rosqueável (Ex.: recipientes de café solúvel) para o banco de leite da Maternidade Professor Bandeira Filho. 

A iniciativa faz parte do Trote Legal, que vai até 8 de março. A ação social acontece semestralmente e faz parte do calendário de Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior (IES).

O Trote Legal tem como objetivo dar boas-vindas para os alunos calouros da UNINASSAU, substituindo as antigas prendas por atividades de caráter social. As doações podem ser feitas nas coordenações de cursos, que ficam nos Blocos A e E da IES.

“Nossa iniciativa visa ajudar a maternidade com a demanda dos potes de vidro que serão utilizados para armazenar o leite materno. Contamos com a participação dos nossos acadêmicos, assim como da sociedade em geral, para fazer a diferença na vida de diversas famílias”, comenta Nilzete Santiago, reitora da UNINASSAU Recife.

Endereços dos pontos de arrecadação:

Bloco A: Rua Guilherme Pinto, 114, Graças;
Bloco E: Rua Dr. Osvaldo Lima, 130, Derby.

O protagonismo preto e a cadência perfeita apresentado no enredo da Portela

 

O carnaval já acabou, mas ainda reflete no nosso cotidiano. O Carnaval carrega uma responsabilidade ímpar, assume diversos significados. Configura com uma das principais ferramentas de letramento e resgate identitário.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela (detém o posto de maior campeão do carnaval do Rio de Janeiro, com 22 títulos), ficou com o 5º lugar no carnaval carioca de 2024. Inspirado no livro “Um defeito de cor”, o desfile causou alvoroço ao abordar o preconceito. 

Criado pelos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, trouxe com maestria a obra-prima da escritora Ana Maria Gonçalves, na qual uma mulher negra conta, em 1ª pessoa, a história de sua vida. A escritora sabe o poder que isso tem e afirmou em uma entrevista na TV Cultura – que: “ao contar a nossa história, a partir do nosso ponto vista – como protagonista, como narradora -, contamos a história oficial do Brasil. Reivindicamos esse papel que sempre foi assumido pelo homem branco: que fala sobre nós sem nos ouvir”.

Por Pollyne Avelino - Criadora do Coletivo Mães de Wakanda

A Portela trouxe como samba enredo uma homenagem ao livro “um defeito de cor”, que narra a história de uma mãe africana roubada do continente para o Brasil. A personagem principal Kehinde também conhecida como Luísa Mahin foi envolvida na revolta dos Malês de 1835, tornou-se símbolo da resistência de mulheres negras no Brasil.

O último carro alegórico da escola trouxe as mães negras que perderam seus filhos para violência, simbolizando o reencontro de Luiza Mahin com o filho Luiz Gama e fixando na memória do povo a crítica explícita através da arte e da cultura a um sistema onde mães negras são alvejadas pela violência desde sempre nesse país.

Eu como criadora de um coletivo de mães negras (Mães de Wakanda) e produtora cultural de eventos para esse público fiquei extremamente tocada, já havia lido o livro de Ana Maria Gonçalves num dado momento da minha vida e foi uma experiência de pertencimento, dor e consciência e o assistir a obra representada na Avenida foi emocionante. Ao meu ver a Portela foi certeira em levar para avenida a história, a dor e a luta de uma mulher negra, trazendo força, representatividade e reflexões para a população.

O coletivo Mães de Wakanda foi criado para que mães negras pudessem ser humanizadas, nosso compromisso é proporcionar saúde mental, bem estar social e qualidade de vida para mulheres que ainda carregam nas veias, na alma e no cotidiano as dores e as violações de um período escravocrata.

Nosso outro objetivo é conscientizar a sociedade e romper com ciclos inacabáveis de violência dessas mães, e o desfile da Portela foi essencial para que esse debate tome a força que precisamos.

Hoje o projeto sociocultural de realização do CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, em parceria com o coletivo conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial, e tem um programa de trabalho até Maio de eventos voltados para apoiar essas mulheres no que tange a sobrecarga da maternidade solo, o enfrentamento do racismo estrutural e institucional e as oportunidades no mercado de trabalho.

Em Brasília, governadora Raquel Lyra discute ações conjuntas com representantes da Construção Nacional do Hip-Hop

 

A governadora Raquel Lyra teve um encontro, em Brasília, nesta quarta-feira (21), com representantes da Construção Nacional da Cultura Hip-Hop de diversos estados brasileiros. Em conversa conjunta com o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, André Ceciliano, a gestora e integrantes do movimento discutiram sobre políticas públicas para as periferias brasileiras e valorização da cultura hip-hop. A reunião aconteceu no gabinete da secretaria nacional, no Palácio do Planalto.

“Foi um encontro importante, porque pudemos ouvir as demandas das pessoas que compõem o cenário do hip-hop e reafirmar nosso compromisso com a valorização desse movimento, debatendo futuras ações em conjunto que devem ser desenvolvidas em nosso Estado. Vem novidade boa por aí”, destacou a governadora Raquel Lyra.

“Eu afirmo a importância da governadora Raquel Lyra estar lado a lado com o movimento hip-hop de Pernambuco e de todas as cidades que compõem o Estado, ouvindo atentamente as reivindicações das atrizes e atores locais e, principalmente, atenta à dinâmica nacional que a Construção Nacional da Cultura Hip-Hop tem feito. O nosso encontro foi bastante produtivo”, registrou Rafa Rafuagi, facilitador geral da Construção Nacional da Cultura Hip-Hop.

Também participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o deputado estadual do Rio de Janeiro Andrezinho Ceciliano, o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rafael Almada, além de representantes do movimento Construção Nacional da Cultura Hip-Hop de vários estados.

Imprensa PE

Consórcio é opção viável para aquisição de bem a baixo custo

 

Comprar um carro novo, adquirir um imóvel ou viajar nas férias. A realização de um sonho fica mais viável com a contratação de um consórcio. A modalidade, assim como o cooperativismo, tem como base a união das pessoas, físicas ou jurídicas, em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços.

“A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil”, explica Larissa Amaral, coordenadora de Serviços Compartilhados da Sicredi Expansão.

Segundo ela, o consórcio é uma opção prática, de baixo custo e com parcelamento integral, possibilitando maior poder de negociação, para formar ou ampliar o patrimônio e com flexibilidade para utilização do crédito.

A especialista alerta que antes da contratação de um consórcio é importante um ter um planejamento financeiro, verificando se a renda é compatível com a mensalidade da aquisição desejada. Feito isso, é necessário ter um cadastro atualizado com os dados pessoais, endereço e renda. O consórcio é uma solução financeira direcionada a pessoas com mais de 18 anos.

“No Sicredi, o associado conta com taxas justas, facilidade de acompanhamento do seu grupo através do app ou Web, processo de contemplação simples e agilidade na liberação do crédito”, reforça ela.

Sobre a Sicredi Expansão

A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em três estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.


Bezerros lança Programa de Aquisição de Alimentos

 

A Prefeitura de Bezerros lançou, na última terça-feira (20), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com quase um milhão de reais em investimento para os agricultores e produtores rurais. O recurso foi conquistado junto ao governo federal através de articulação do ex-senador Fernando Coelho e do deputado federal Mendonça Filho. O programa será coordenado pela Secretaria de Cidadania em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.

“Bezerros tem uma zona rural extensa e com grande potencial de produção de alimentos e nada mais justo do que buscarmos parcerias para incentivar e apoiar o pequeno produtor. Foi com esse objetivo que fomos até Brasília, ao lado dos amigos Fernando Coelho e Mendonça Filho, pedir recursos para nossa agricultura familiar. São quase 80 agricultores e produtores rurais que serão beneficiados com o PAA, garantindo uma renda extra, a partir de sua produção local”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

O programa tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a produção da agricultura familiar, a partir da aquisição, por parte do PAA, dos gêneros alimentícios produzidos localmente, nas comunidades rurais. Bezerros foi um dos municípios contemplados pela iniciativa, sendo o quinto município com o maior valor de investimento do programa (pouco mais de R$ 987 mil).

As famílias assistidas pela rede socioassistencial da Secretaria de Cidadania (CRAS e equipamentos) serão beneficiadas com a distribuição dos alimentos. Em média, mais de 600 famílias serão beneficiadas com a distribuição dos alimentos produzidos. Segundo a Secretaria de Cidadania, o cronograma se estende entre os meses de março a outubro de 2024.

Imprensa Bezerros

Projeto pioneiro no Brasil para jovens advogados será inaugurado em Caruaru e realizará atendimentos gratuitos para a sociedade

 

Será inaugurado nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, em Caruaru, o Instituto Costa, Marinho e Eleotério (Instituto CME), um espaço colaborativo, sem fins lucrativos, para estudantes do 10º período de Direito e advogados com até cinco anos de formação. O formato do instituto é inédito no Brasil e vai além de ser um espaço colaborativo para advogados em ascensão.

Está sendo construído um ecossistema completo dedicado a potencializar a carreira de jovens advogados na advocacia. A proposta do Instituto CME é facilitar a entrada dos profissionais no mercado de trabalho, já que muitos iniciantes não têm um escritório, uma estrutura física para atendimento de clientes, um espaço para produção de conteúdo ou oportunidades de fazer cursos relacionados à área de atuação. Tudo de forma gratuita. A contrapartida dos associados será realizar atendimentos “pro bono” mensalmente.

“Queremos retribuir à sociedade parte do que conquistamos nesses anos de advocacia. Por isso, decidimos fundar um instituto para ajudar gratuitamente os colegas de profissão. Além de todo espaço colaborativo, vamos promover curadorias para primeira audiência, atendimento do primeiro cliente, entre outros. O instituto é um divisor de águas para vários jovens que se dedicaram vários anos na academia e que, por não terem condições e apoio no início da carreira, poderiam desistir da atividade. Além disso, vamos ajudar a sociedade realizando atendimentos gratuitos para áreas específicas”, explica o advogado e presidente do Instituto CME, Lucas Costa.

Os interessados em participar do Instituto CME devem ser estudantes do curso de Direito (a partir do 10º período) ou advogados com até cinco anos de formação. A inscrição deve ser feita por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/1zWAGbU381MGZQ2oQ6bL-6DzO0aM-0-q92c6ad6CVnNA/viewform?edit_requested=true . Não haverá limite de vagas, mas os 50 primeiros inscritos receberão benefícios exclusivos.

A inauguração para convidados deverá receber grandes nomes da área jurídica, política e empresarial do agreste e da capital pernambucana.

Cursos inaugurais – Os 50 primeiros jovens advogados inscritos já participam dos cursos inaugurais no sábado (24), com a presença de três grandes nomes da área jurídica. São eles:

Ademar Rigueira Neto, ex-presidente da OAB/PE e da Comissão Nacional de Apoio e Defesa da Advocacia, atuou como Desembargador Eleitoral e Conselheiro Federal da OAB. Também é membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados do Brasil.

Geovane Morais, que é professor do renomado Curso Preparatório para OAB, especializado em direito penal e processo penal. Sócio fundador do JUS21 Cursos, uma instituição reconhecida nacionalmente por seu compromisso com a excelência no ensino jurídico.

Schamkypou Bezerra, que é professora especialista em direito do trabalho e processo do trabalho, advogada trabalhista, mestre pela UFPE e proprietária da Schamky Cursos Jurídicos, preparatório para OAB.