quinta-feira, 28 de julho de 2016

Facebook pode ser bloqueado

Justiça do Amazonas congelou 38 milhões de reais das contas do Facebook. O bloqueio está relacionado ao descumprimento de uma decisão judicial que obrigava a empresa a quebrar o sigilo de mensagens trocadas pelo aplicativo WhatsApp para investigação criminal. Como represália, os serviços do Facebook – como o WhatsApp e o Instagram – podem ser bloqueados no país.
Segundo nota do Ministério Público Federal do Amazonas, o valor congelado corresponde à soma de multas individuais de um milhão de reais estipulada para cada dia de descumprimento da decisão judicial. A investigação criminal, que provocou o bloqueio do WhatsApp no início da semana passada, e o processo no qual foi estabelecida a multa tramitam sob segredo de justiça. 
O Facebook Brasil argumentou que os conteúdos solicitados pela justiça, como os dados de cadastros feitos no app, são de responsabilidade dos operadores da empresa na Irlanda e nos EUA. Por isso, para cumprir a decisão judicial, seria preciso uma cooperação internacional. 
Para rebater a empresa, o MPF no Amazonas afirmou que a decisão judicial é uma medida prevista no Marco Civil da Internet. Segundo essa lei, é possível aplicar a legislação brasileira mesmo quando a empresa esteja sediada em outro país.
Além disso, ainda é possível solicitar um novo bloqueio do WhatsApp no Brasil caso a empresa descumpra a ordem judicial. “A postura de não atendimento a ordens judiciais claramente se caracteriza como ato atentatório à dignidade da Justiça podendo, além da multa, vir a ser determinada a suspensão dos serviços da empresa no Brasil”, defendeu Alexandre Jabur, procurador da República e autor do pedido, em nota. 
Ainda segundo Jabur, o Facebook demonstra desprezo pelas instituições brasileiras. "Ao conferir proteção absoluta à intimidade, a empresa ultrapassa o limite do razoável, criando um ambiente propício para a comunicação entre criminosos, favorecendo aqueles que cometem crimes graves, como terrorismo, sequestro, tráfico de drogas etc", destaca. 
Revista Exame

Ponto de õnibus na A. Pan Nordestina deixa de ser seletivo

O Grande Recife, para atender a solicitação dos usuários, irá modificar os atendimentos a uma parada de ônibus localizada na Av. Pan Nordestina. A partir do dia 28 deste mês o ponto de embarque e desembarque de nº150066, no sentido Olinda/Recife, em frente ao prédio do Ministério Público de Pernambuco, deixará de ser seletiva e passará a atender todas as linhas que passam pela avenida. 


Confira as linhas que desta parada a partir do dia 28 de julho: 

050 - PE-15/Boa Viagem 
881 - TI Xambá/Rio Doce (Getúlio Vargas) - Atendimentos 
882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti) 
886 - Ouro Preto/Rio Doce 
916 - Ouro Preto/Joana Bezerra 
1909 - TI Pelópidas/TI Joana Bezerra  
1911 - Ouro Preto (COHAB) 
1913 - TI PE-15/TI Joana Bezerra 
1921 - Ouro Preto (Jatobá I) 
1926 - Ouro Preto (Jatobá II) 
1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto) 
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) 

 Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Imprensa Grande Recife

Jovem reage a assalto eletrocutando suspeito

Um assaltante foi surpreendido por uma passageira de 17 anos que estava com uma máquina de choque durante um roubo a um ônibus do transporte coletivo em Curitiba, nesta terça-feira (26). Segundo a Polícia Civil, após receber o choque, o ladrão tentou se passar por vítima e gritou por socorro, mas foi preso em seguida.
O caso ocorreu na linha Interbairros II, no bairro Portão. Ainda conforme a polícia, antes de abordar a adolescente, o jovem já tinha dado voz de assalto aos outros passageiros do veículo. O assaltante está detido no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul).
Ao G1, o delegado da Furtos e Roubos de Curitiba André Gustavo Feltes declarou que a máquina de choque utilizada pela adolescente não tem restrição de venda, mas argumentou que ao reagir ao assalto, a menor colocou a vida dela a dos outros passageiros em risco.
"Se o assaltante estivesse armado, ele poderia ter atirado não somente na vítima, mas em qualquer direção ou qualquer pessoa somente pelo fato de ter tomado um susto com o choque elétrico", alertou Feltes.
"Já a arma de choque, que é aquela que dispara dois ganchos conectados a um fio e que paralisam a pessoa através da corrente elétrica, é restrita apenas ao uso policial e de algumas empresas de segurança. Esse tipo de equipamento só pode ser utilizado com autorização do comando do Exército", acrescentou o delegado.
Portal G1

Pequenos negócios dominam e-commerce

Do total de empresas que vendem exclusivamente pela internet 90% são de pequeno porte, ou seja, faturam até R$ 3,6 milhões anuais. As informações constam em pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil. De acordo com a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, quando analisadas as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, esse número cai para 71%.

“Vender pela internet é uma tendência que não pode ser deixada de lado. O mundo virtual permite que os clientes conheçam e comprem os produtos de um pequeno negócio 24 horas por dia. Os donos de pequenos negócios já perceberam isso e têm marcado presença nas redes”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos”.

A pesquisa feita pelo Sebrae também constatou que nos últimos três anos houve um aumento considerável no número de pessoas que resolveram vender produtos ou serviços pela internet. Do total de e-commerce no país, 58% deles começaram suas atividades na rede de 2013 para cá. O levantamento também detectou que 53% das empresas que vendem on line não possuem uma loja física e que uma em cada quatro empresas possui apenas um funcionário e 40%, entre dois e quatro funcionários.

A boa perspectiva de ampliar as vendas e reduzir custos também tem atraído empreendedores a atuarem nesse canal de vendas. Entre os donos de negócios que nunca tiveram e-commerce: 59% pretendem abrir um.  A pesquisa também revela que do total de empresas que vendem exclusivamente pela internet, 90% são de pequenos negócios, ou seja, faturam até R$ 3,6 milhões anuais. Quando analisadas as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, esse número cai para 71%.

"Nessa terceira pesquisa nacional ficou claro, neste ano adverso, que os processos gerenciais das lojas, independente do porte, estão melhores. Isso reflete na manutenção da taxa de conversão, na utilização mais otimizada das mídias como redes sociais para gerar tráfego qualificado para o site e para fechar as vendas”, afirma a diretora-executiva do E-commerce Brasil, Viviane Vilela.

Os principais produtos vendidos estão relacionados à moda, casa e decoração, informática e beleza. A grande maioria das empresas que está no e-commerce atua no Comércio (73%), seguidas pelas de Serviços (18%) e Indústria (8%). Apenas 1% das empresas de e-commerce são do setor de Agronegócio.

Além disso, os estados que mais compram produtos pela internet são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que juntos também são os que mais abrigam sedes do eeee 58% das empresas que atuam nas redes estão na região Sudeste.

Agência Sebrae de Notícias

Wendell Lira deixa o futebol para ser gamer

Wendell Lira ouve seu nome, e a lágrima é instantânea. Atônito, pisa o palco sob olhares de reverência de uma constelação de craques. Num 11 de janeiro histórico, o goiano virou herói nacional ao conquistar o Prêmio Puskás de 2015, um Macunaíma do gol mais bonito do mundo. A honraria foi capaz de mudar sua vida, mas não suficiente para apagar suas desilusões no esporte. Quase 200 dias após desbancar até Lionel Messi em Zurique, na Suíça, o jogador de 27 anos abandonará o futebol para dar início a um novo sonho, agora no mundo dos games.
Em um evento na área VIP do Beira-Rio na tarde desta quinta-feira, o autor de uma pintura na vitória do Goianésia sobre o Atlético-GO, no Goianão do ano passado, anunciará o fim de sua carreira nos gramados. Migrará de um sonho a outro, para imergir de vez no mundo virtual. O agora ex-atacante lançará seu canal de games no YouTube. E passará a ser jogador profissional de videogame. 
A mudança repentina não se trata de uma decisão espontânea, mas de um desejo íntimo, maturado pelas desilusões pessoais no futebol. Mas também pela paixão pelos games. Em paralelo com as arrancadas, dribles e gols – ou golaços –, os controles e consoles sempre fizeram parte de sua vida. E de seu coração.
– Teve vários fatores. Um dos principais foram minhas desilusões no futebol. Eu tive sérios problemas, cirurgias. Vim desgastado do futebol, pelas mentiras, pela sujeira. E, de repente, Deus me deu aquele prêmio maravilhoso, que ficou eternizado para o resto da minha vida. Saí por cima. Com a cereja do bolo. Apareceu algo muito bom fora do futebol, algo que nunca imaginei que pudesse surgir, mas que eu sempre sonhei para minha vida. É fora da realidade. Depois de mais uma desilusão no Vila Nova, acreditei nesse projeto e entrei de cabeça.
O novo ramo, sempre com o futebol intrínseco em suas veias, também representa uma mudança de ares. Ao abraçar o projeto de viver dos games, Lira deixou a Goiânia natal para viver na Zona Sul de Porto Alegre, em um apartamento com vista para o Guaíba. Ali, tem estruturado um estúdio para gravar seus vídeos e duelar no mundo virtual com gamers do mundo todo. O recanto é adornado com camisetas de clubes e imagens da premiação em Zurique. Claro, com espaço para o reluzente troféu com seu nome gravado na história.
– O projeto é montar um canal de Youtube. Na verdade, eu sempre olhei para o game como algo principal. Eu sempre fui apaixonado por futebol, mas antes já vinha o videogame. Sempre fui apaixonado. Ele faz parte na minha vida. Meu telefone toca até hoje com diretores de futebol me fazendo convites. Mas a decisão partiu de mim. O canal apareceu e eu decidi que era para largar o futebol. Até foi um susto para eles. Eu quero mostrar o Wendell como ele é. Não tentar me vender. Mas criar algo apaixonante, real, com que eu possa me identificar. Mostrar coisas que as pessoas nunca imaginaram – ressalta Wendell.
Lira dera uma palinha de suas qualidades no mundo virtual ainda em Zurique. Na Festa de Gala da Fifa, o goiano desafiou o campeão do mundo de "Fifa", Abdulaziz Alshehri, para um duelo. Precavido, mesmo tendo liderado o ranking Sul-Americano em 2015 e sido campeão goiano no game, o brasileiro armou com esmero sua equipe. O resultado? Vitória por 6 a 1 sobre o então melhor do mundo. Um feito, que inclusive, o leva a almejar o título em 2016.
– Foi engraçado, porque estava descendo para a cerimônia, e a organização me fez o convite. Na hora, eu pensei: "Não vou jogar, o cara é bom demais". Mas aí, me disseram que o Neymar e o Messi recusaram e que seria legal. Ele arrumou o time rápido, e eu demorei, troquei, mexi. Fiquei com medo do cara. Pensei: 'Vou dar uma segurada, que o cara deve ser bom". De repente, começou o jogo. Fiz 1, 2, 3, 4 a 0. Ele mexeu, fez um gol, mas eu fiz 6 a 1. Queria devolver, mas não teve jeito de fazer 7 a 1. Meu sonho agora é me tornar Campeão Mundial de Fifa. Quero me dedicar para conseguir esse título – ressalta.
Portal G1 - Globo Esporte

Comunidade do Sancho não será desapropriada

O governador Paulo Câmara recebeu, hoje (27.07), no Palácio do Campo das Princesas, integrantes da Comissão de moradores do bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife, para informar sua decisão de revogar o Decreto de n.o 42862 de 06 de abril de 2016, que previa a desapropriação, por interesse público, de alguns imóveis no entorno do Complexo Prisional do Curado para ampliar a segurança na área. 

"Chegamos a este momento com diálogo, que foi fundamental para a gente encontrar uma solução que atenda ao interesse de todos. E vamos construir os próximos passos em conjunto. Tudo o que pactuamos nestes 90 dias foi cumprido", declarou Paulo Câmara. O governador afirmou que a revogação visa reforçar que toda e qualquer intervenção que venha ser feita no local será previamente trabalhada com os integrantes desta comissão.

Tal decisão vem sendo construída nos últimos três meses, entre os moradores e o Governo, via Secretaria da Casa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social. Nesse período, as ações práticas do decreto ficaram suspensas e o diálogo foi intensificado com a comunidade.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Barragem de Serro Azul para atender o Agreste

Diante da escassez hídrica  no Agreste pernambucano, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está usando a criatividade para oferecer alternativas de abastecimento para a população dessa região. Depois de anunciar a construção da Adutora do Pirangi, para levar água da Mata Sul para sete cidades do Agreste, a Compesa estuda, agora, fazer o aproveitamento da água da Barragem de Serro Azul, em Palmares, também na Mata Sul, para abastecimento humano. Para isso, iniciou a elaboração do projeto da Adutora de Serro Azul, que poderá ofertar no mínimo 560 litros de água por segundo para a região. O projeto executivo para a construção da nova adutora   deverá  ser concluído em   novembro deste ano, com obras previstas para iniciar  em  fevereiro  de 2017. A primeira fase deverá entrar  em operação no segundo semestre de 2018.
A proposta da Compesa é que a Adutora de Serro Azul se integre à Adutora do Agreste, complementando a água captada no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. Numa primeira fase, a água de Serro Azul chegaria a Caruaru, São Caetano, Toritama, Pão de Açúcar, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó (estes quatro últimos, através do Sistema Integrado Bitury), além de outras localidades. Na segunda etapa, alcançaria, também, Bezerros e Gravatá.
Como as obras da barragem, que é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estão chegando ao fim, estando 90% concluídas, existe a possibilidade dessa água chegar logo à Adutora do Agreste, antes mesmo das águas do São Francisco. “Há chance de atendermos o Agreste primeiro com essa obra do que com a Transposição. Dos 303 milhões de metros cúbicos que Serro Azul pode acumular, utilizaríamos cerca de um terço para o abastecimento humano”, calculou o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza. Se os estudos preliminares se confirmarem, a Compesa acredita ser possível reduzir as retiradas do Sistema Jucazinho para as cidades de Caruaru, Gravatá e Bezerros, sistema que atualmente se encontra em pré-colapso e cuja água seria parcialmente substituída por Pirangi e Serro Azul. “A alimentação dessas cidades pela nova adutora permitiria uma redução da vazão de exploração de Jucazinho, proporcionando mais segurança operacional a esse sistema”, detalhou o diretor da Compesa.
A Barragem de Serro Azul foi concebida, inicialmente, para conter enchentes provocadas pelo Rio Una e seus afluentes, na Mata Sul, após a última grande cheia de 2010. No entanto, os especialistas em recursos hídricos vislumbraram que, por sua localização privilegiada, em área de alto índice pluviométrico, poderia servir, também, ao abastecimento. Os recursos, ainda não estimados, seriam assegurados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca).
Imprensa Compesa

Biel não aprende e transforma assédio em "música"

O funkeiro Biel parece não estar preocupado com o processo judicial movido pela jornalista Giulia Pereira, a quem chamou de 'gostosinha' e disse que a 'quebraria no meio' durante uma entrevista. É que nessa terça-feira, 26, ele se apresentou no aniversário da atriz Gabi Lopez, que integrou o casting de Malhação em 2014, e voltou a dizer as frases que o fizeram ser processado.

"Tá gostosinha, te quebro no meio", cantou o funkeiro em uma das músicas que apresentou no palco ao lado de Nego do Borel. Publicado nas redes sociais, o funkeiro foi bastante criticado.

Sergio Rodrigues, pai do funkeiro, conversou com o jornal Extra e defendeu o filho. "Fiquei sabendo (da divulgação do vídeo no qual Biel canta os versos polêmicos). O que você acha que aconteceu? Ele estava representando. Isso tudo é desgastante. Deixa o menino viver. Ele entrou na brincadeira do Nego. O show era do Nego. O Biel subiu ao palco para participar da brincadeira. Ele é um rapaz sossegado, de paz. Como pai eu acho uma tremenda sacanagem (o assédio da imprensa sobre o caso)", desabafou.
A primeira audiência do processo movido pela jornalista Giulia Pereira está marcada para o dia 31 de agosto, no Juizado Especial Criminal da Barra Funda, em São Paulo.
Estadão


Tocha Olímpica é apagada em Angra dos Reis - RJ

Manifestantes que protestam contra os gastos da prefeitura de Angra dos Reis com a Olimpíada conseguiram apagar a tocha olímpica e interromper o seu revezamento durante a sua passagem pela cidade.
O protesto obrigou os organizadores a suspender o primeiro trecho do revezamento. Batalhão de choque da Polícia Militar chegou a usar bombas de gás para conter os manifestantes.
A confusão também provocou o cancelamento dos shows previstos para encerrar a noite da passagem da tocha.
​Vídeos do local divulgados através das redes sociais mostram como os manifestantes conseguiram cercar o ônibus que acompanhava a turnê. É possível ver um dos condutores voltando ao veículo com a tocha apagada, gritando: “Apagaram a tocha”.
De acordo com o comitê Rio-2016, a comitiva continuou com o revezamento após a segurança ter conseguido controlar a situação. Durante a paralisação, no entanto, alguns condutores acabaram não conseguindo carregar a tocha.
Veja no vídeo abaixo como foi que tudo ocorreu:






 Veja também o apoio do cartunista Latuff aos moradores da cidade:


 


Brasil 247

Jean Wyllys está no Recife

Nesta quinta (28), o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) estará no Recife para evento da sigla para apoiar o deputado federal Edilson Silva (PSOL) e pré-candidato a prefeitura do Recife. Além dele, o partido espera eleger cerca de três vereadores. Entre os nomes mais citados Severino Souto Alves e o “Biu do Sintraci”. O evento acontece, às 19h, na sede do PSOL, localizada próxima a Praça do Derby.
No encontro, haverá um debate com o tema “Gênero e diversidade no parlamento brasileiro”, no qual serão discutidos os projetos de Lei que estão em pauta no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara de Vereadores do Recife, como o projeto do Vagão Rosa, a restrição nas escolas de abordagens sobre temas ligados à Diversidade e Gênero, e a questão do uso de banheiros por pessoas trans.
O deputado Jean também é jornalista e escritor baiano, além de professor universitário. Ele foi o vencedor da quinta edição do Big Brother Brasil. A pedido do parlamentar, a Câmara realizou estudo sobre os impactos econômicos da legalização da maconha no Brasil.    
 
Além de Jean, participam do evento Albanise Pires, presidente do PSOL Pernambuco e militante feminista do Setorial Nacional de Mulheres do PSOL, bem como Fabiana Melo, assessora trans da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Portais IG e Leiajá
Nota do Blog: Neste momento, o deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ) está na sede estadual do partido onde participa de um debate político com jornalistas e militantes do PSol. Na mesa, está ao lado do deputado estadual Edilson Silva e da presidente estadual do partido, Albanise Pires. Pelo facebook, o jornalista e pré-candidato a vereador Ivan Moraes Filho fez uma transmissão digital e logo mais às 19h, durante o evento noticiado anteriormente, voltará a ter nova transmissão pelo face do jornalista.

Demissões no Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU), a exoneração 73 titulares de cargos de comissionados da pasta.
 
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, as demissões são sequência à reforma administrativa determinada pelo governo federal, com o objetivo de enxugar a máquina pública.

Ainda de acordo com assessores, este primeiro enxugamento abrange apenas cargos administrativos e por isso não implica em qualquer prejuízo no atendimento direto ao público. Segundo o ministério, após as exonerações, os cargos serão extintos. Entre os cargos afetados pelas portarias estão os de diretores, coordenadores, assessores, gerentes e assistentes da área.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que as demissões ocorreram com o objetivo de "desaparelhar" o governo de Dilma Rousseff. Acusou ainda o governo do PT de criar cargos na estrutura do Estado, segundo ele, desnecessários, "só para poder acomodar a militância".

Portal Brasil 247

"O Beijo no Asfalto" é encenada no Teatro Apolo

A polêmica peça “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, com direção de Claudio Lira, volta à cena para duas últimas sessões no Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife. Tel. 3355 3321), neste sábado (dia 30 de julho), às 20h, e no domingo (31 de julho), às 19h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia para estudantes, maiores de 60 anos e professores com identificação). A produção conta com incentivo do Funcultura, integrando o projeto “Nelson Rodrigues e o Óbvio Ululante (Temporada Jornalística de O Beijo no Asfalto)”.  
O enredo mostra a reviravolta que acontece na vida do jovem Arandir, que socorre um desconhecido atropelado e, atendendo a um pedido deste à beira da morte, lhe dá um beijo na boca. Por ser casado, o caso ganha espaço na imprensa, sendo explorado com extrema crueldade tanto por jornalistas quanto por policiais sem ética e que não temem invadir a privacidade familiar.  
Esta encenação de “O Beijo no Asfalto” respeita o texto original, mas não teme acrescentar detalhes mais contemporâneos à trama, como a referência às redes sociais tão em voga atualmente, num paralelo ao imediatismo da mídia, suprimindo ainda todas as referências ao universo carioca. Tanto que a história passa a acontecer no centro de qualquer grande cidade, mas o cenário faz homenagem aos casarões do Recife Antigo. “A peça aborda algo que eu quero dizer e me incomoda muito: essa imprensa que manipula a opinião pública e, principalmente, o ranço preconceituoso que as pessoas mantêm até hoje. Não só na questão da homossexualidade, mas num âmbito mais geral”, diz o encenador Claudio Lira, que ressalta como grande qualidade da escrita rodriguiana esse revelar tão cru da hipocrisia na sociedade.
No elenco, Arthur Canavarro, Andrêzza Alves, Eduardo Japiassu, Ivo Barreto, Pascoal Filizola, Sandra Rino, Daniela Travassos e Lano de Lins. Ainda há a participação dos comunicadores Gino César e Joslei Cardinot descrevendo o crime ocorrido (o primeiro numa transmissão radiofônica e o segundo, num VT, ambos bem engraçados), em referência à imprensa pernambucana popularíssima, e a presença em vídeo das atrizes Sônia Bierbard, Cira Ramos, Márcia Cruz, Renata Phaelante, Vanda Phaelante e Clenira Melo como vizinhas.

Com informações do jornalista Leidson Ferraz

Lea T participará da abertura dos Jogos do Rio

nt
A modelo internacional Lea T pretende fazer história na abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 5 de agosto. Ao lado de Elza Soares, Gilberto Gil, Caetano Veloso e outras celebridades, a modelo brasileira confirmou presença no evento que reunirá 70 mil expectadores no Maracanã, e mais de cerca de 3 bilhões em frente à TV em todo o mundo, e será a primeira transexual a ter um papel de destaque em uma abertura olímpica.
"Não posso falar nada ainda. Mas a mensagem será muito clara: inclusão", disse a modelo, em entrevista exclusiva à BBC. "Todos, independente de gênero, orientação sexual, cor, raça ou credo, somos seres humanos e fazemos parte da sociedade. Meu papel na cerimônia, num universo micro e representativo, ajudará a transmitir esta mensagem."
Lea foi instruída a dar o mínimo de detalhes possível de sua participação, para "manter a surpresa", mas adiantou que vai, sim, levantar a bandeira da transexualidade.
"Eu, como qualquer outra transexual, levanto uma bandeira. Falo da transexualidade porque faz parte da minha história, mas sou apenas mais uma integrante desta comunidade, sou mais uma. Sei que sou privilegiada por ter a mídia que me ouve, mas cada transexual em sua luta cotidiana tem igual importância para os LGBTs."
Filha mais velha do ex-jogador de futebol Toninho Cerezo, Leandra Medeiros Cerezo nasceu em Belo Horizonte, em 1981, mas cresceu na Itália, onde se consagrou como modelo. Desde 2014, ela é o "rosto" da marca Redken, do Grupo L'Óreal. Em 2015, Lea foi eleita pela revista Forbes como uma das 12 mulheres que mudaram a moda italiana.

Tragédia em MG: governo sabia de tudo, mas nega

Documentos oficiais contrariam declarações de autoridades ambientais de Minas Gerais sobre a barragem de Fundão, que se rompeu em novembro de 2015, em Mariana. A reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” afirma que o governo de Minas sabia de obra em barragem da Samarco, que ruiu.
Documentos do processo de licenciamento de Fundão, de 2014 e 2015, a que o Jornal Nacional também teve acesso, mostram que a mineradora citou uma "mudança do eixo" da barragem e apresentou fotos da alteração. O recuo de eixo foi considerado pelas polícias Civil e Federal como uma das causas do rompimento do dia 5 de novembro de 2015.
Em maio de 2013, o traçado era uma linha reta. Um ano depois, a linha foi ganhando a forma de S. A Secretaria de Meio Ambiente de Minas declarou que a informação sobre o recuo de eixo não deveria ter sido feita num relatório de licenciamento, e que a responsabilidade estadual era verificar os riscos ambientais e não os projetos.
“A expertise, o olhar do órgão ambiental de licenciamento do estado, é sobre o cunho ambiental. Considerações acerca de estrutura da barragem devem ser consideradas pelos órgãos competentes”, diz Germano Vieira, secretário de estado adjunto de Meio Ambiente.
O governo mineiro diz que a fiscalização dos projetos e estruturas da barragem é uma responsabilidade do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Já o DNPM informou que a Secretaria estadual de Meio Ambiente também tem que fazer essa fiscalização.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, até agora, não apareceu qualquer registro de que fiscais estaduais ou federais tenham percebido e tomado providências em relação ao recuo de eixo da barragem de Fundão.
A Samarco declarou que "a operação da barragem, inclusive o recuo temporário, sempre foi do conhecimento dos órgãos ambientais e de fiscalização". O Ministério Público contesta.
“O que a Samarco fez foi, depois de realizado, nos relatórios de monitoramento da barragem, dentro do processo de licenciamento, apenas, mencionar aquele recuo. O outro ponto é a omissão dos órgãos públicos de fiscalização e a incapacidade de visualizar uma obra ilegal e acompanhar, procedendo seu embargo, que seria a medida legal a ser tomada”, explicou o promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
Defesa - A Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais divulgou uma nota em que rebate reportagem divulgada nesta terça-feira 26 pela Folha de S. Paulo acusando o governo mineiro de saber da obra na barragem da empresa Samarco que ruiu em novembro de 2015, deixando 19 mortos e impactos ambientais incalculáveis.
De acordo com a Secretaria, "os órgãos ambientais estaduais não receberam projetos da empresa Samarco relativos à mudança de eixo da estrutura na Barragem de Fundão" e "a empresa, em nenhum momento, apresentou pedido de autorização de projeto ou comunicado específico acerca da mudança de eixo da referida barragem".
Segundo a matéria, a Secretaria visitou fiscalizou as intervenções realizadas no reservatório que se rompeu ao menos uma vez por ano de 2013 a 2015, nos governos de Antonio Anastasia (PSDB), Alberto Pinto Coelho Jr. (PP) e Fernando Pimentel (PT). E que teria recebido dados e fotos sobre as mudanças na barragem. Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo governo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em razão das recentes divulgações na imprensa, relativas ao desastre ocorrido em Mariana, no dia 05 de novembro de 2015, o Governo de Minas Gerais esclarece que:
1 – Os órgãos ambientais estaduais reafirmam que não receberam projetos da empresa Samarco relativos à mudança de eixo da estrutura na Barragem de Fundão;
2 – A empresa, em nenhum momento, apresentou pedido de autorização de projeto ou comunicado específico acerca da mudança de eixo da referida barragem;
3 – O licenciamento ambiental não é instrumento para autorizar alteração de projeto na estrutura da barragem. Tal autorização e licenciamento só se dariam após apresentação de questionamento oficial específico sobre suas necessidades – procedimento não realizado pela empresa;
4 – Por não haver solicitação da empresa para mudanças estruturais na barragem, os documentos trazidos ao processo não tinham por objetivo fazer monitoramento do recuo de eixo;
5 – Os órgãos de controle interno e externo seguem, de maneira coordenada na investigação das causas e responsáveis pela tragédia, para, concluídos os processos de apuração, sugerir melhorias estruturais nas atividades de fiscalização.
Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais
Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais

Portais G1 e Brasil 247

Comitês olímpicos serão cobrados por mortes em obras dos jogos

A Federação Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realiza amanhã (28), em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, homenagem aos 11 trabalhadores que morreram em acidentes durante obras para a Olimpíada. “É preciso dar visibilidade a um lado dos Jogos Olímpicos que fica oculto. Muitos trabalharam para que o evento fosse possível. E, infelizmente, alguns morreram”, disse o representante regional da ICM para América Latina e Caribe, Nilton Freitas.
No evento, será apresentada uma carta cobrando o Comitê Olímpico Internacional e ao Comitê Olímpico Brasileiro para que assumam a responsabilidade por essas mortes e se comprometam a implementar normas para a gestão eficiente da segurança. “Ocorreram 14 mortes nas obras que antecederam a Copa do Mundo de 2014. Naquele momento, percebemos que a maior parte dos acidentes ocorre no final do processo. Então, apresentamos um Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho às autoridades responsáveis pela Olimpíada. Infelizmente não tivemos retorno”, disse Freitas.
Segundo Freitas, as fases finais das obras são as que apresentam mais risco de acidentes graves ou fatais, por conta da pressa para conclusão e da realização de trabalhos simultâneos, às vezes por empresas diferentes. “A pressão do mandatário ou do dono do empreendimento pode levar ao abandono de algumas regras importantes de segurança. Quando empresas diferentes atuam no mesmo empreendimento, muitas vezes com cultura e regras diferentes de segurança, os trabalhadores são expostos a situações de insegurança maior do que as que quaisquer obra já impõem”, explicou.
A ICM é uma das organizações que realizam campanhas pela implementação da convenção pelo trabalho decente (181) da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A convenção trata do respeito aos direitos no trabalho; de liberdade sindical; da eliminação de todas as formas de trabalho forçado, de trabalho infantil e detodas as formas de discriminação; da promoção do emprego produtivo e de qualidade; da proteção social; e do fortalecimento do diálogo social. O evento será realizado no Centro de Estudos e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Fiocruz, a partir das 11h.
Rede Brasil Atual

Paulo Diniz se despede dos palcos

Neste sábado (30/7), na creperia Rouge, o poeta e cantor Paulo Diniz faz um show muito emocionante onde será gravado um DVD ao vivo. O cantor, que chegou a disputar primeiro lugar nas paradas das rádios com Roberto Carlos, aproveita para se despedir dos palcos nesse show. Autor de músicas como "um chopp pra distrair", "como vou deixar você...", "pingos de amor", entre outras, Paulo fará um show repleto dos seus sucessos e no final receberá os fãs para uma sessão de fotos e autógrafos. 

Data: 30 de Julho
Horário: 22h

Mesa para 2 pessoas: R$ 150,00
Mesa para 4 pessoas: R$ 250,00
Ingresso individual ou cadeira extra: R$ 75,00 (CADEIRA)

Local: Creperia Rouge
PRAÇA DE CASA FORTE, 570 - CASA FORTE
Reservas e informações: 30402552/996598300 ou 999992943

Mais impostos em 2017

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou  que aumentos pontuais de impostos poderão ser adotados, se necessário, mas que o governo aguardará até o fim de agosto para tomar uma decisão, quando deve apresentar a Lei Orçamentária Anual de 2017.
"Vamos analisar o crescimento das receitas públicas previsto para o ano que vem e o possível ingresso [de receitas] de privatizações, concessões e outorgas", disse Meirelles, acrescentando que, se houver necessidade, o governo fará aumentos pontuais de impostos.
Falando após evento no Rio de Janeiro, Meirelles disse que a meta deste ano de um rombo de R$ 170,5 bilhões nas contas públicas será cumprida. Caso haja sobra de recursos, completou ele, os valores serão usados para cobrir eventual rombo dos Estados, embora tenha destacado que esta não é uma obrigação.
"Não há e nunca houve compromisso do Ministério da Fazenda em cobrir deficit dos Estados", afirmou.

Reforma da Previdência - Pela lei, a meta para o setor público consolidado é de um rombo de R$ 163,9 bilhões em 2016, abarcando economia de R$ 6,6 bilhões para Estados e municípios e um resultado de equilíbrio para estatais federais.

Durante apresentação, Meirelles disse ser natural que haja "ansiedade" por medidas rápidas, mas que apenas lidando com as causas estruturais os problemas do país serão resolvidos. Nesse contexto, ele ressaltou a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento de gastos à inflação do ano anterior.
Segundo Meirelles, o governo tem "muita pressa" em ganhar o aval do Congresso para a matéria, bem como em apresentar a reforma da Previdência.
Em relação à última, o ministro destacou que se não houver mudanças nas regras atuais, as despesas com o INSS passarão a responder por 17% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2060, contra um patamar de 8% atualmente.
Portal UOL