segunda-feira, 31 de março de 2025

Mulheres Articuladas homenageia lideranças da advocacia pernambucana


Em um momento marcante de reconhecimento e representatividade, o Movimento Mulheres Articuladas entregou o Certificado das Mulheres Articuladas a grandes líderes da advocacia pernambucana. Foram homenageadas a Dra. Ingrid Zanella (Presidenta da OAB-PE), Dra. Schamkypu Bezerra (Vice-Presidenta) e Dra. Manoela Alves (Tesoureira), mulheres que representam força e transformação na sociedade.

O evento contou com a presença da Dra. Cleia Alves (CEO do Shopping Norte Janga), Dra. Karla Barros, Dra. Stephanie e Dra. Kika Valkiria (Vice-Presidenta do Movimento Mulheres Articuladas). Também estiveram presentes Déia Araújo, nossa amada cantora, e Armando Fuentes, renomado cantor e jornalista, que abrilhantou ainda mais o momento. A embaixadora Selma Barbosa teve a honra de assinar o certificado, reforçando nosso compromisso com a valorização feminina.

Seguimos juntas, dando vez e voz. Porque ninguém segura as Mulheres Articuladas!

Vereadora Cida Pedrosa apresenta projetos de lei sobre memória e verdade durante a 3ª Marcha do Silêncio no Recife


No próximo dia 1º de abril, a cidade do Recife será palco da 3ª Marcha do Silêncio, ato simbólico em homenagem às vítimas da ditadura militar no Brasil e em defesa da democracia, da verdade e da justiça. A concentração está marcada para as 16h, no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, de onde os participantes seguirão em caminhada passando pela Praça Padre Henrique, encerrando com uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), às 18h30.

Ao passar pela Câmara, a vereadora Cida Pedrosa irá apresentar dois importantes projetos de lei que integram ações voltadas para a preservação da memória histórica e a construção pública da verdade como direito humano da cidadania e dever do Estado. 

O primeiro deles, o Projeto de Lei nº 99/2025, institui o Circuito da Memória do Recife, uma proposta que transforma a cidade em um museu a céu aberto da democracia. O circuito contempla marcos históricos relacionados à resistência democrática e à repressão, funcionando como espaços de reflexão, ensino e valorização da história política e social da capital pernambucana. 

Entre os locais incluídos no circuito estão: Ponte da Torre (Placa de Cândido Pinto), Praça de Parnamirim (Busto de Padre Henrique), Praça de Casa Forte (Busto de Gregório Bezerra), Casa da Cultura (Antiga Casa de Detenção), Avenida Dantas Barreto (Local do assassinato de Jonas José), Palácio do Campo das Princesas (Prisão do Governador Miguel Arraes), Rua da Aurora (Monumento Tortura Nunca Mais) e Sítio Trindade (Memorial da Democracia). 

"O Circuito da Memória é um compromisso com a educação democrática, a valorização da história e o fortalecimento da cidadania. Cada local de memória representa um alerta e um ensinamento, promovendo uma cultura de paz, verdade e justiça social", destaca Cida.

Além disso, também será lançado o projeto de lei “Varandas da Memória do Recife”, que propõe a denominação de trechos do Cais da Aurora, no Bairro de Santo Amaro, com esse título simbólico. A proposta visa reconhecer esses espaços como testemunhos vivos da trajetória cultural, social e política da cidade, reforçando a identidade recifense e ampliando a valorização de sua memória histórica.

A 3ª Marcha do Silêncio reforça o papel da memória como ferramenta de transformação e afirmação democrática. Ao celebrar os que resistiram e lamentar as vítimas, o ato convida a sociedade a manter viva a lembrança, para que nunca mais se repitam os horrores da ditadura.

Serviço
 3ª Marcha do Silêncio
 📅 Data: 1º de abril de 2025
 🕓 Concentração: 16h
 📍 Local: Monumento Tortura Nunca Mais (Rua da Aurora)
 🕡 Sessão Especial na Alepe: 18h30

Governadora Raquel Lyra destaca avanços na infraestrutura de Pernambuco durante evento da Fiepe


A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (31), do lançamento do Fórum Permanente da Infraestrutura de Pernambuco, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). O evento, que reuniu representantes do setor produtivo e autoridades, teve como foco a discussão das prioridades e dos avanços nas obras de infraestrutura do Estado, com destaque para a Ferrovia Transnordestina. Durante a solenidade, a gestora assinou um manifesto em defesa do ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina e enfatizou que o projeto de duplicação da BR-232 entre os municípios de São Caetano, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão, já está em fase de licitação e destacou que o Arco Metropolitano terá sua obra iniciada nos próximos meses. 

“Já tratei diversas vezes com o governo federal sobre a retomada da Transnordestina, que é fundamental para a economia do nosso Estado. Ainda sobre infraestrutura, estamos fazendo nossa parte e vamos abrir, no próximo dia 11 de abril, os envelopes com as propostas do Arco Metropolitano, obra tão sonhada há mais de 20 anos. Com isso, a expectativa é ter a obra em execução nos próximos meses. Também fechamos o quarto trimestre de 2024 com um crescimento de 6,2%, mais do que o dobro do PIB nacional”, destacou a governadora Raquel Lyra, que elencou diversas obras estruturantes realizadas pela gestão estadual. 

O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, enfatizou que o fórum tem o objetivo de promover o monitoramento e a discussão técnica sobre as obras estruturantes executadas no território pernambucano. “Precisamos criar um ambiente de negócios para que as indústrias venham e se instalem em Pernambuco, tornando o Estado um grande local para se fazer investimentos. Para isso, sempre temos um diálogo muito franco e aberto com todos os entes públicos, com a governadora Raquel Lyra e todos os prefeitos”, pontuou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, ressaltou a importância da mobilização em torno da conclusão da Transnordestina. “É um projeto que trará ainda mais desenvolvimento para o nosso Estado e é crucial garantir que os recursos federais sejam alocados e que o processo de uma nova concessão da ferrovia até o Porto de Suape seja efetivamente realizado”, disse.

“A conclusão da Transnordestina, juntamente com as outras obras estratégicas em andamento no Estado, resultará na redução dos custos logísticos em quase 40%, o que nos fortalecerá ainda mais. Pernambuco e o Nordeste brasileiro, sem dúvida, são regiões com o maior potencial do Brasil”, defendeu o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A adequação dos projetos para a retomada das obras foi licitada pela Infra S.A., ligada ao Ministério dos Transportes, no primeiro semestre de 2023, que está entregando as adequações por trecho. O Governo de Pernambuco acompanha as propostas de adequação junto ao governo federal.

“Contratamos uma empresa para retomar os estudos de todos os trechos que completam a Transnordestina. Os primeiros trechos entregues foram do lote 7 ao 9, que serão licitados ainda este ano. Esperamos iniciar essas obras ainda em 2025. Os demais lotes também serão entregues, e nossa expectativa é licitá-los todos no próximo ano. A previsão de conclusão da obra é para o final de 2029”, explicou o diretor-presidente da Infra S.A, Jorge Bastos.

Também estiveram presentes o senador Fernando Dueire; os deputados federais Mendonça Filho e Augusto Coutinho; os deputados estaduais João Paulo (presidente da Frente Parlamentar em favor da Transnordestina) e Mário Ricardo; os prefeitos João Campos (Recife) e Elcione Ramos (Igarassu); o conselheiro emérito da Confederação Nacional da Indústria e ex-senador, Armando Monteiro Neto; os superintendentes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral; e do Banco do Nordeste em Pernambuco, Hugo Queiroz; o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pascoal; o ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto; os secretários estaduais Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais - em exercício) e Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional); além do diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcio Guiot. Também acompanharam o evento líderes de associações de representação empresarial.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Sintepe se une a estudantes em ato por melhorias no EREM Augusto Severo


O Sintepe participou, na manhã desta segunda-feira (31), de um protesto organizado por estudantes do EREM Augusto Severo, em Boa Viagem, que reivindicaram melhorias na infraestrutura da escola. Com cartazes em mãos, alunos e professores denunciaram as dificuldades enfrentadas na unidade de ensino.  

Apesar de ser uma das escolas mais bem avaliadas da GRE Recife Sul, a comunidade escolar enfrenta problemas como a falta de climatização nas salas, a não entrega de kits escolares, falta de cadeiras escolares, fardamento e tênis, além da merenda de baixa qualidade. Com a chegada das chuvas, os riscos de alagamentos e infiltrações também preocupam estudantes e docentes.  

A vice-presidenta Cíntia Sales também acompanhou o ato e ressaltou a importância da mobilização.  

> _"Estudantes e professores merecem uma escola pública de qualidade. Estar aqui hoje é a maior aula que vocês poderiam ter, transformando o aprendizado da sala de aula em ação. Só quem sente na pele as dificuldades do dia a dia pode reivindicar mudanças”_ , afirmou.  

A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, reforçou a urgência das reivindicações. 

> _"A climatização das salas de aula é uma necessidade urgente, e o Governo do Estado não pode adiar essa solução. O Sintepe tem recebido relatos de estudantes passando mal e até de professores desmaiando devido ao calor extremo. Estamos cobrando essa pauta na Mesa de Negociação, e a ação precisa ser imediata”_ , destacou.  

A mobilização contou com a participação de professores, alunos e responsáveis, reunidos em frente à escola. Representando o Sintepe, estiveram presentes os diretores André Rigaud, Edneuza Hermógenes, Camila Silva, Vera Pessoa e Ivaneide Moura, além do representante setorial Francisco Sales.

Serra Talhada é o primeiro município do Brasil a receber o Projeto Visão em Rede


Serra Talhada será o primeiro município do Brasil a implementar o Projeto Visão em Rede (VER). Nesta segunda-feira (31/03) foi realizada a cerimônia de pré-lançamento da iniciativa, fruto de uma parceria inédita entre a Prefeitura de Serra Talhada e a Fundação Altino Ventura, que tem como objetivo oferecer exames oftalmológicos gratuitos para alunos e professores da rede pública, além da doação de óculos para aqueles que necessitarem. A ação conta ainda com o apoio do BNDES, IDIS e UMANE.

"Sabemos que aprender bem começa com enxergar bem. Esse projeto vai garantir que nossos estudantes e professores tenham o suporte necessário para superar dificuldades que, muitas vezes, passam despercebidas e impactam o desempenho escolar. É mais um compromisso da nossa gestão com a qualidade da educação e o bem-estar da nossa gente", celebrou a prefeita Márcia Conrado.

O Projeto VER vai funcionar da seguinte forma: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atuará como financiador da iniciativa; a gestão ficará a cargo do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), com apoio da Umane. Já a Fundação Altino Ventura fará a execução de todo o Projeto, tendo o município de Serra Talhada como beneficiário. 

Durante a cerimônia, foram apresentados os primeiros beneficiados pelo projeto e explicados os detalhes do atendimento, que incluirá triagens, consultas e encaminhamentos para tratamentos mais especializados quando necessário. “Estamos muito felizes em contribuir com esse projeto transformador, que alia saúde e educação de forma concreta. Com esse trabalho conjunto, conseguiremos mudar a realidade de muitas crianças e educadores, garantindo mais qualidade de vida e aprendizado para todos”, concluiu Dr. Liana Ventura, presidente do Conselho Curador da Fundação Altino Ventura.

Foto: Dudu Telles

Presidente da ACS/PE, Luiz Torres reforça compromisso com Policiais e Bombeiros Militares em visitas pelo estado


O presidente da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar (ACS/PE), Luiz Torres, visitou nesta sexta-feira, 28/03, as cidades de Goiana, Nazaré da Mata e Timbaúba para conhecer de perto as condições de trabalho da tropa. A iniciativa tem o objetivo de reforçar o compromisso da entidade em garantir o bem-estar dos policiais e bombeiros militares.

"Nosso compromisso é estar lado a lado com nossos companheiros, ouvindo suas demandas e trabalhando para proporcionar melhores condições para a tropa. Essas visitas são fundamentais para entendermos as dificuldades enfrentadas e, assim, lutarmos por soluções concretas que beneficiem nossos guerreiros da segurança pública", afirmou Luiz Torres.

Entre as recentes visitas, destacam-se as passagens pela Cadeia Pública de Goiana, onde foram entregues colchões, um bebedouro e um micro-ondas para os veteranos da guarda prisional, e pela 3ª Companhia de Timbaúba (2° BPM), onde os policiais receberam uma geladeira para melhorar as condições do serviço. Além disso, na Cadeia Pública de Nazaré da Mata (2° BPM), a ACS/PE realizou a entrega de uma TV e um bebedouro, reforçando o compromisso da entidade com a valorização dos profissionais da segurança.

"Seguiremos firmes na missão de lutar por melhorias para nossa tropa. Cada visita, cada conversa e cada ação realizada são passos importantes para garantir que nossos policiais e bombeiros tenham o reconhecimento e a estrutura que merecem para desempenhar suas funções com dignidade", concluiu Luiz Torres.

Foto: Comunicação ACS/PE

Vereadora Kari Santos apresenta pacote legislativo em apoio aos entregadores por aplicativos


A vereadora do Recife, Kari Santos, protocolou na Câmara Municipal um pacote legislativo voltado às demandas do SEAMBAPE - Sindicato que representa os entregadores por aplicativos. A iniciativa inclui quatro Projetos de Lei (PLs) e um requerimento que buscam atender às principais reivindicações dos trabalhadores, garantindo melhores condições de trabalho e mais dignidade para quem depende dessas plataformas para sua subsistência.

“Os entregadores desempenham um papel essencial na dinâmica das cidades, garantindo que produtos e alimentos cheguem às pessoas com rapidez e eficiência. No entanto, as condições de trabalho muitas vezes são precárias, sem direitos básicos e com remuneração injusta. Esse pacote legislativo é um passo para mudar essa realidade no nosso município”, destaca Kari.

Os Projetos de Lei apresentados pela vereadora são:

1. “Dia Municipal do Entregador por Aplicativo”.
2. Proibição de entrega até a portaria.
3. “Chip na mochila”: obriga empresas de aplicativo de entrega a fornecerem chip de rastreamento/identificação na mochila para os entregadores. 
4. “Pontos de Apoio”: obriga as empresas de aplicativo de entrega a terem escritório físico no Município e instalarem pontos de apoio para os trabalhadores em cada RPA da cidade.

Além disso, a vereadora protocolou um Requerimento de Apelo à CTTU para apresentar informações do porquê não ter iniciado os testes das Faixas Azuis para motos na cidade do Recife, permitidos pela Senatran desde o ano passado, projeto que visa diminuir os acidentes com motocicletas.

Os entregadores por aplicativos realizam a partir de hoje (31/03), uma paralisação nacional “Breque dos Apps”que reforça a urgência de medidas concretas para garantir direitos à categoria. A vereadora Kari Santos segue comprometida com a pauta e reforça a importância do diálogo com os trabalhadores, especialistas e representantes das empresas para construir soluções que beneficiem a todos.

Parque infantil Vila Encantada do Coelho chega ao Shopping Costa Dourada


A magia da Páscoa já toma conta do Shopping Costa Dourada com a Vila Encantada do Coelho. O parque infantil está montado na Praça de Eventos do centro de compras e é formado por piscina de bolinhas, tobogã, kidplay, cama elástica e cama de gato, além de espaço para oficina de desenhos.

A atração é voltada para crianças de 2 a 12 anos. Aquelas que tiverem até 4 anos devem estar, obrigatoriamente, acompanhadas dos pais ou responsáveis. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do parque aos valores de: R$ 25,00 (para 20 minutos de diversão), com a cobrança de R$ 1,00 por minuto adicional; e R$ 40,00 (passaporte ilimitado, que garante acesso total às atrações por tempo livre). Pessoas com deficiência e com o transtorno do espectro autista (TEA) têm direito a 50% de desconto no valor do ingresso.

O parque infantil Vila Encantada do Coelho funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, o funcionamento é das 12h às 20h. A atração, que fica no Shopping Costa Dourada até o dia 21 de abril, é uma promoção da empresa Universo Faz de Conta.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Como as escolas podem fazer para que o ambiente fique mais acolhedor para estudantes com TEA?


Garantir um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vai muito além do cumprimento das leis e direitos garantidos. Esse é um desafio que exige a adoção de medidas e estratégias específicas e um olhar atento às necessidades desses alunos. A criação de um ambiente acessível e estruturado, a capacitação contínua dos profissionais e a sensibilização da comunidade escolar são medidas fundamentais para promover uma educação de qualidade e acessível a todos. Nesse sentido, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, reforça a importância do debate sobre a inclusão e o respeito às singularidades das pessoas autistas.

Além dos direitos legais, a escola pode adotar diversas iniciativas para tornar o ambiente ainda mais acolhedor para esses estudantes. “A capacitação contínua da equipe escolar é essencial para que professores e funcionários compreendam as particularidades do autismo e saibam como oferecer suporte adequado. Criar um ambiente acessível e estruturado também faz a diferença, utilizando recursos como rotinas visuais, espaços tranquilos e previsibilidade nas atividades para reduzir a ansiedade do aluno. Promover a empatia e a inclusão por meio de projetos pedagógicos, palestras e atividades interativas também ajuda toda a comunidade escolar a compreender e respeitar as diferenças”, sugere a psicóloga educacional da Rede SESI de Educação, Beatriz Farias. Outro ponto colocado pela profissional é sobre a importância de manter um diálogo próximo com a família do aluno, garantindo uma parceria eficaz para alinhar estratégias que favoreçam o desenvolvimento da criança ou adolescente.

Além da instituição, Beatriz pontua que os próprios alunos também têm um papel fundamental nessa inclusão. Antes de tudo, eles podem ser acolhedores e receptivos, evitando julgamentos e incentivando a participação dos colegas nas atividades. “Além disso, respeitar o tempo e as necessidades do aluno autista é essencial, compreendendo que algumas interações podem acontecer de maneira diferente. Atitudes simples, como auxiliar na mediação social e facilitar conversas, podem ajudar a integrar melhor esse estudante no grupo. Combater o bullying e incentivar um ambiente de respeito também são formas poderosas de contribuir para que a inclusão aconteça de maneira genuína”.

Para que a inclusão, tanto por parte da escola quanto dos estudantes, aconteça da melhor forma, a psicóloga educacional destaca a importância de entender o que é o TEA, para desconstruir estereótipos e evitar generalizações equivocadas, que podem dificultar ainda mais a inclusão. "Primeiramente, não existe um padrão único. Cada pessoa no espectro tem suas próprias características, desafios e habilidades. Além disso, dificuldades na comunicação e interação social não significam que a pessoa autista não queira se relacionar, mas, sim, que ela pode precisar de diferentes formas de mediação para isso”, explica Beatriz, complementando que pequenas adaptações e atitudes empáticas podem fazer uma grande diferença na vida de uma pessoa autista, tornando os espaços mais acessíveis e respeitosos para todos.

Prefeitura do Recife continua com consulta popular para construção de ações de políticas públicas


A Prefeitura do Recife segue com o programa "Todos Pelo Recife", que já acumula 26 mil avaliações e entra em sua segunda semana de consultas populares. A iniciativa, realizada pelas Secretarias de Planejamento e Gestão e de Política e Articulação Social, visa ouvir a população para a construção colaborativa dos planos Plurianual e Estratégico da cidade. As consultas continuam até o dia 5 de abril, com a participação aberta a todos os moradores, de diferentes idades, por meio de plataformas físicas e digitais. Esta semana, o programa passa por locais como Mercado da Boa Vista, São José e Beberibe, Terminal Integrado Joana Bezerra, Parque da Macaxeira, COMPAZ Miguel Arraes, entre outros.

"Na edição de 2021, foram mais de 12 mil escutas. Hoje, nesta edição de 2025, começando a segunda semana, já estamos com mais de 26 mil participações, tanto no Conecta Recife, quanto na equipe itinerante que aqui está presente e rodando pela cidade inteira: os mercados, estações de ônibus, pontos de grande circulação, na visita às comunidades", afirmou o prefeito João Campos, em visita realizada ao Mercado de Beberibe na manhã desta terça-feira (25). "Fazer isso para construir um orçamento, construir uma gestão que escute as pessoas. O direito à reivindicação, a cobrança, são muito importantes", completou.

Os locais físicos e itinerantes podem ser conferidos através do link https://drive.google.com/file/d/1574p33p2bvTxZi-_VuBKtIOvFPepFGzq/view.
Há diversas formas de participar. Em oito pontos físicos do Recife, oito totens estarão distribuídos por toda a cidade, das 9h às 16h (vide lista de serviço os endereços dos pontos fixos ou no link https://conecta.recife.pe.gov.br/servico/1223). Nos seis territórios da capital, a consulta - feita através de formulário digital - será realizada de forma itinerante, com agentes municipais munidos de tablets online disponíveis em locais de fluxo intenso como mercados e pátios de feiras livres, além de visitas porta a porta. As ações físicas nos territórios são precedidas por walkmídias e motossom para convidar os moradores e transeuntes à participação popular. No total, serão 70 pontos itinerantes por dia ao longo de dez dias.

No formato digital, qualquer cidadão pode acessar o formulário de participação através do QR Code (disponível ao final do release), que estará afixado em windbannwers, panfletos e totens espalhados pela cidade. O formulário também estará disponível no app ou site do Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/). Como grande novidade em 2025, também será disparado um aviso para a base de dados da população cadastrada no Conecta Zap (81 9117-1407). Quem ainda não estiver cadastrado no WhatsApp oficial da cidade, pode fazê-lo ao acrescentar o número de telefone a seus contatos na agenda do celular.

A cabeleireira Adeilda Bezerra, de 39 anos, foi uma das usuárias do serviço disponibilizado no Mercado de Beberibe e teceu elogios à iniciativa. "Achei ótimo mesmo, porque é uma ótima oportunidade para a população expor o que sente, já que nós é que vivemos a cidade e usamos os equipamentos públicos. Essa ação que vocês fizeram é de grande valia para a comunidade, além de fácil de fazer", disse.

QUESTIONÁRIO - O questionário é dividido em duas seções. A primeira é dedicada à oportunidade de gerar comentários gerais sobre a cidade, com sugestões sobre serviços e ações. Nas seções temáticas, o questionário possibilita escolher quais temas deseja abordar, sendo um total de dez eixos que englobam desde Cultura e Bem Estar a Ordem Pública, Educação, Infraestrutura e Urbanismo, Direito dos Animais e Resiliência Urbana, entre outros.

Para Jorge Vieira, secretário de Planejamento e Gestão do Recife, a participação popular é essencial para a garantia de que os anseios da população sejam absorvidos pela gestão. “É salutar que o cidadão esteja no centro de tudo, das tomadas de decisão, através das sugestões de ações e políticas públicas para a melhoria da prestação dos serviços públicos e da qualidade de vida da população”, pontua o gestor.

Gustavo Monteiro, secretário de Articulação Política e Social do Recife, ressalta que o diálogo com a sociedade é uma das principais premissas da relação da Prefeitura do Recife com os cidadãos. “A gestão municipal tem a preocupação em manter o diálogo franco e direto com a população, os movimentos sociais, entidades representativas e demais segmentos da sociedade, buscando materializar os anseios em entregas concretas. É ouvindo mais que a gente acerta e consegue prosseguir com as transformações em nossa cidade”, destacou o gestor.

*MAIS DE 22 MIL CONTRIBUIÇÕES EM 2021 -* Na primeira edição da ação, em 2021, mais de 22 mil colaborações respondidas por mais de 12 mil cidadãos foram determinantes para a consolidação de prioridades da população e da gestão, como a melhora da pavimentação das vias através do programa Rua Tinindo, que já beneficiou 136 vias. No eixo Educação, um dos mais citados, as respostas colaboraram para que fosse dada ainda mais prioridade ao aumento de vagas de creches, bem como a requalificação de 119 unidades de ensino. No eixo de Saúde, as palavras mais citadas foram ‘médico’ e ‘atendimento’. A partir de então, entre as iniciativas implementadas destacam-se a contratação de 3.520 médicos e a expansão da atenção básica para 80% do território, com a criação de novas Unidades de Saúde Família Mais (USF +).

*PARA QUEM AINDA NÃO É CADASTRADO NO CONECTA ZAP -* Quem ainda não estiver cadastrado no Whatsapp oficial da cidade, pode fazê-lo da seguinte forma:

*Realizar login no Conecta Recife, preenchendo o seu CPF e senha;

*Ir em ‘Perfil’ e depois em ‘preferências de notificação’ ou em ‘Receba Zap’;

*Selecionar os assuntos de seu interesse;

*Clicar em ‘aceitar os termos de uso’;

*Clicar no botão ‘salvar’.

Ativando o serviço, o munícipe receberá notificações da Prefeitura do Recife diretamente no WhatsApp. É possível selecionar de maneira personalizada quais temas/informações do interesse do cidadão que serão encaminhados para o número de telefone cadastrado.

*Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife*

Santa Cruz do Capibaribe terá novo pórtico


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe anunciou nesta segunda-feira (31), a construção do novo pórtico de entrada da cidade. O projeto, aguardado há anos pela população, será viabilizado por meio de uma parceria entre a gestão municipal e o deputado federal Felipe Carreras, que destinou emendas para a realização da obra.

O anúncio faz parte do pacote de ações dos 100 dias de gestão, reforçando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento urbano e a valorização da identidade da cidade. O pórtico será um marco simbólico para Santa Cruz do Capibaribe, proporcionando uma recepção mais acolhedora para moradores, turistas e empresários que visitam o município.

“A construção desse pórtico sempre foi um desejo do povo santa-cruzense. Agora, estamos tornando esse sonho realidade, graças ao trabalho conjunto com o deputado Felipe Carreras, que acreditou no potencial da nossa cidade e viabilizou os recursos necessários”, destacou o prefeito Helinho Aragão. 

O projeto arquitetônico do pórtico será pensado para representar a força econômica e cultural de Santa Cruz do Capibaribe, um dos principais polos do Polo de Confecções de Pernambuco. Além da valorização estética, a estrutura contribuirá para a organização do tráfego e a modernização da entrada da cidade.

A Prefeitura seguirá com os trâmites para o início das obras e, em breve, divulgará mais detalhes sobre o cronograma e a execução do projeto.


Polo Caruaru realiza mais uma edição do Festival de Cerveja Artesanal


Nos dias 5 e 6 de abril, o Polo Caruaru será palco de mais uma edição do Festival de Cerveja Artesanal, um evento para os amantes de uma boa cerveja. Durante o primeiro fim de semana do mês, o público poderá apreciar uma seleção especial de cervejas artesanais, explorar novos sabores e curtir uma variada programação musical.

Com a proposta de valorizar a cultura cervejeira e promover momentos de descontração, o festival contará com diversos rótulos especiais, trazendo o que há de melhor na produção artesanal. Entre as marcas confirmadas estão: Ekaut, Villa do Malte, Hellcife, Capunga, Weissdorn, Cervejaria São Lourenço, Babylon, Debron, Voiller e Duvallia. Além das cervejarias, o evento também contará com marcas parceiras, como a Dona Caipirinha e o Licor Artesanal do Celso, oferecendo ainda mais opções para degustação.

Além da diversidade de cervejas, o festival também será animado por uma programação musical eclética, com artistas que vão divertir o público com muito rock, pop e eletrônico, criando a atmosfera perfeita para aproveitar bons momentos com amigos e família.

O evento é uma realização do Polo Caruaru, em parceria com a Sua Santa Produções, e reforça o compromisso do Polo em proporcionar experiências diferenciadas para seus visitantes, consolidando o centro de compras como um dos principais pontos de lazer e entretenimento da região.

Confira a programação musical:
Dia 1 – 05 de abril (sábado):
13h: PRIMOT
14h: Retrodac
16h: Making Rock

Dia 2 – 06 de abril (domingo):
13h: DJ Koach
14h: OldWine
16h: Amanan

Caruaruense representa Pernambuco no Palco do Miss Brasil 2025


A modelo e estudante de Marketing Digital Lorena Ohana, de 26 anos, embarcou rumo a Balneário Camboriú-SC para representar Pernambuco no Miss Brasil 2025, que acontece de 1º a 4 de abril. A grande final será transmitida na sexta-feira, 4 de abril, a partir das 19h, pelo canal do YouTube do CNB (Concurso Nacional de Beleza), reunindo as mulheres mais belas do país em uma disputa emocionante pelo título nacional.

Eleita Miss Caruaru 2024 e coroada Miss Pernambuco 2024, Lorena se consolidou no mundo da beleza e do empoderamento feminino. Além de modelo comercial, ela é estudante de Marketing Digital, com foco no mercado internacional. Fora das passarelas, atua como embaixadora do Instituto Mãos Amigas, um projeto filantrópico reconhecido pelo Ministério Público como referência em ações sociais.

Com orgulho, Lorena leva a cultura e a força da mulher nordestina ao palco do maior concurso de beleza do Brasil. “Estou imensamente feliz por representar minha terra e poder levar a cultura de Caruaru e Pernambuco para um evento tão grandioso. Meu coração está repleto de gratidão pelo apoio e torcida de todos. Quero muito trazer essa coroa para nosso estado”, declarou Lorena.

Agora, toda Caruaru e Pernambuco se unem na torcida por Lorena Ohana, que brilha nacionalmente e reforça a tradição da cidade em revelar grandes talentos.

@missbrasiloficial 
@loreenaOhana 

Canal do YouTube 
https://youtube.com/@tvconcursonacionaldebeleza?si=TkasXDUhcf2QT0LR

E o mês de março terminou

 

É com o coração cheio de gratidão que venho agradecer a todos que dedicaram um tempinho para me parabenizar no meu aniversário, ocorrido no dia 1º de Março. Cada mensagem, ligação e demonstração de carinho tornaram meu dia ainda mais especial e memorável. Saber que fui lembrada por tantas pessoas queridas é um presente que levo comigo.

Mas quem me conhece sabe que não sou de celebrar só um dia. Março é oficialmente o meu mês de comemorações, porque boas vibes e momentos especiais merecem ser estendidos! 🎉

Mais uma vez, obrigada por fazerem parte dessa jornada e me proporcionarem tanta alegria. Vocês são incríveis e tornam minha vida mais colorida. 💖 Que venham mais encontros e motivos para comemorarmos juntos! 🎂


Podcast Taís Paranhos também no Deezer!

 


Ouça o episódio completo AQUI!

Serra Talhada vai ganhar um novo Centro Especializado em Reabilitação


Nesta quarta-feira, 26 de março, técnicos da Secretaria Estadual de Projetos Estratégicos (Sepe) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estiveram em Serra Talhada realizando uma vistoria em um terreno que será destinado à construção de um Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV). O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, sob a liderança da prefeita Márcia Conrado, e o governo do Estado, com o apoio da governadora Raquel Lyra.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância dessa conquista para a cidade. “A construção do CER IV é mais uma prova de nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população de Serra Talhada. Com este centro, vamos poder oferecer serviços especializados de reabilitação, garantindo uma melhor qualidade de vida para nossos cidadãos. Agradeço à parceria com o governo do Estado, que tem sido fundamental para realizarmos este projeto."

O Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV) será uma unidade de saúde voltada para a reabilitação de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, múltiplas e também com transtornos do espectro autista. O CER IV tem como objetivo oferecer atendimento especializado e integrado, visando promover a recuperação e a autonomia dos pacientes, melhorando a sua qualidade de vida e inserção social.

A secretária de Saúde de Serra Talhada, Lisbeth Rosa, reforçou a relevância do projeto para o município. “Estamos muito felizes com a realização desse projeto, que vai transformar a vida de muitas pessoas que necessitam de cuidados especializados. O CER IV será um marco para a saúde de Serra Talhada, e estamos comprometidos em trabalhar para que essa obra se concretize o mais rápido possível, oferecendo o melhor para nossa população”, concluiu.

Foto: Secom Serra Talhada

Amupe lança 8º Congresso de Gestão Municipal e abre inscrições para o evento


A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) lançou nesta sexta-feira, 28 de março, o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, com o tema ‘Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação’. O encontro é o maior evento municipalista do estado e reúne prefeitos, assessores, técnicos e sociedade em geral. A solenidade de abertura contará com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais.

A programação do congresso inclui painéis temáticos em áreas estratégicas, como saúde, educação, sustentabilidade, inovação e planejamento urbano. Além disso, haverá uma área de exposições com as mais recentes tecnologias e serviços voltados para a modernização da gestão municipal. O evento ainda contará com sessões interativas e oportunidades de networking, promovendo a troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre os municípios pernambucanos.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site www.amupe.org e seguem até o dia do evento ou até que o espaço atinja a lotação máxima. Em 2024, foram mais de 4 mil inscritos. O congresso foi idealizado em 2014 para Proporcionar uma imersão completa sobre as principais questões que afetam os municípios e oferecer ferramentas práticas para enfrentar desafios locais. 

Para o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, “o 8º Congresso de Gestão Municipal será mais um marco para o municipalismo pernambucano. Queremos proporcionar aos gestores um ambiente de debate, troca de ideias e capacitação, reforçando o papel das prefeituras na promoção de políticas públicas eficientes e inclusivas”, concluiu. 

Foto: Divulgação

"Diferença política deve ficar da porta para fora quando o assunto for Transnordestina”, disse Danilo defendendo a unidade em defesa da obra


 A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) participou do lançamento do Fórum Permanente de Infraestrutura, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento logístico da Região. No evento, realizado na capital pernambucana, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou a importância da Ferrovia Transnordestina para a economia nordestina e a necessidade de uma mobilização conjunta para garantir a viabilização do traçado que une a cidade de Salgueiro, no alto sertão do estado, ao porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.

A Sudene tem sido uma das principais financiadoras da Transnordestina, viabilizando, por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), mais de R$ 4,2 bilhões para as obras da ferrovia. O valor considera os R$ 3,8 bilhões já aportados desde o início das obras mais R$ 400 milhões referentes à primeira liberação do aditivo autorizado em 2024. Na ocasião, a Superintendência confirmou mais R$ 3,6 bilhões ao equipamento logístico.

Em sua fala, Danilo Cabral enfatizou que a viabilização do trecho pernambucano exige uma ação coordenada entre empresários, governo e entidades de classe. “É preciso olhar para o futuro e apresentar os caminhos do desenvolvimento de Pernambuco. O ato de hoje é de integração, de construção de um ambiente de união e de organização da governança para materialização desta pauta. E a Transnordestina é esta obra. Por isso, temos uma legítima ansiedade de que ela seja viabilizada”, comentou. Danilo Cabral defendeu ainda que a Transnordestina não é apenas um projeto logístico, mas uma estratégia fundamental para o desenvolvimento do Nordeste.

O trecho da Transnordestina que une Salgueiro ao Porto de Suape tem 544 quilômetros, 38% de sua execução física já prontos e conta com investimentos iniciais de R$ 450 milhões, oriundos do Novo PAC, segundo o Ministério dos Transportes. Ainda de acordo com a pasta, em 2025 serão lançados os editais para contratação de empresas que ficarão responsáveis pelas obras dos lotes SPS 04 e SPS 07, com assinatura prevista para dezembro. O primeiro compreende 73 km, entre as cidades de Custódia e Arcoverde, enquanto o outro trecho tem 53 km de extensão unindo as cidades de Cachoeirinha e Belém de Maria. O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2026.

O presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, ratificou a importância da obra para o contexto da economia não apenas da Região, mas do País. “Esse é um compromisso do governo. A obra será conduzida pela Infra, consolidando Pernambuco como um dos maiores polos de desenvolvimento do País”. Segundo Bastos, o trecho em Pernambuco deve ser concluído até 2029.

Já o traçado de 1.206 quilômetros de extensão da ferrovia liga Eliseu Martins (PI) ao porto de Pecém (CE), reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade da produção agroindustrial e mineral da Região. Com trechos em 53 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Transnordestina escoará a produção de grãos, combustíveis, minérios, fertilizantes e outros produtos que impulsionam diversas cadeias produtivas do Nordeste. De acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a área de influência da ferrovia, compreendendo um raio de até 300 km, abrange 1.008 municípios dos nove estados nordestinos, com um PIB estimado em R$ 509 bilhões, representando quase 41% do total da região.

A Sudene tem atuado diretamente na articulação para estruturar o ramal que ligará Salgueiro a Suape, um trecho essencial para fortalecer a conexão ferroviária do Nordeste com mercados nacionais e internacionais. Durante o fórum da Fiepe, a autarquia reforçou seu compromisso em dialogar com investidores e entes públicos para viabilizar a conclusão dessa etapa, considerada estratégica para a economia pernambucana.

O presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Bruno Veloso, destacou que o fórum lançado pela entidade servirá como um ambiente dinâmico de debates para impulsionar o desenvolvimento do estado, iniciando pelas obras da Transnordestina. “É um equipamento fundamental para fortalecer as cadeias produtivas do estado, gerando especialmente empregos de qualidades”. Segundo Veloso, a federação tem mapeados 20 equipamentos públicos e privados estratégicos para o estado, que somam R$ 27,6 bilhões em investimentos até 2032.

Estiveram presentes no lançamento lideranças empresariais e políticas de Pernambuco, como o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), a governadora Raquel Lyra, o senador Fernando Dueire, o prefeito do Recife, João Campos, além de parlamentares.

Abrigo de animais de rua promove ação na próxima sexta-feira (4)


No dia 4 de abril, é celebrado o Dia Mundial dos Animais de Rua, e para marcar a data, a PetHelp promove um dia especial de doação de tempo e recursos. A ação convida a comunidade a contribuir com a causa dos animais abandonados, seja por meio de voluntariado ou doações de ração, brinquedos e outros suprimentos essenciais para o funcionamento do abrigo.

Estima-se que existam mais de 600 milhões de animais abandonados no mundo. No Brasil, dados de 2019 apontam que cerca de 3,9 milhões de animais vivem em condições de vulnerabilidade, sendo 2,69 milhões de cães e 1,21 milhões de gatos. Em meio a essa triste realidade, abrigos como a Pet Help desempenham um papel fundamental no resgate e cuidado desses animais.

Fundado por Rebeca Souza, a Pet Help é mantida por iniciativas privadas e parcerias com empresas. O abrigo acolhe cães e gatos resgatados das ruas, oferecendo cuidados médicos, alimentação e, principalmente, carinho.

“A cada visita, a cada doação, seja de tempo, ração ou brinquedos, fazemos uma grande diferença na vida desses animais,” diz Rebeca, que reforça a importância do engajamento da comunidade para o sucesso do trabalho realizado no abrigo. O trabalho voluntário é essencial para garantir o bem-estar dos animais resgatados.

Para os interessados em participar da ação, o abrigo da PetHelp está localizado em Piedade, Zona Sul do Recife. Quem deseja conhecer mais de perto o trabalho realizado ou até adotar um amigo de quatro patas, pode entrar em contato pelo número +55 81 99157-6116.

Neste 4 de abril, o PetHelp convida todos a refletirem sobre a responsabilidade coletiva na proteção dos animais abandonados e a se unirem a essa missão de amor e solidariedade.

*Sobre a Pet Help*

Com o lema de “Um lar de amor e esperança”, a Pet Help é um abrigo de cães e gatos, que há 8 anos resgata animais em situação de rua, e que muitas vezes foram vítimas de maus tratos. Na busca pela adoção, o abrigo oferta cuidados aos pets e, por meio das redes sociais, busca um lar para os pequenos. A iniciativa, que não tem apoio de políticas públicas, destaca-se por quebrar o paradigma de que animais para adoção vivem em lugares sem esperança.

Workshop de Xilogravura no Recife oferece experiência artística com Bacaro Borges

 


No próximo dia 12 de abril de 2025, o renomado artista Bacaro Borges ministrará a oficina "Xilogravura com Bacaro Borges", em Recife. O evento acontecerá na Christal Galeria, localizada na Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, no bairro do Pina, e está programado para ocorrer das 9h às 13h.

A oficina oferece uma experiência única para os amantes da arte e entusiastas da xilogravura. Com duração de quatro horas, o curso é destinado a pessoas a partir dos 12 anos de idade e inclui todos os materiais necessários. O investimento para participar é de R$ 250,00.

As vagas são limitadas, garantindo maior proximidade e atenção personalizada aos participantes. Os interessados podem realizar a inscrição entrando em contato pelo WhatsApp: (81) 98952-7183.

A Christal Galeria, palco do evento, promete oferecer um ambiente inspirador, cercado de obras de arte que conectam tradição e contemporaneidade. Essa é uma oportunidade imperdível para explorar as técnicas da xilogravura, uma expressão artística que carrega rica herança cultural.

Nova Indústria Brasil recebe R$ 9,5 bilhões em crédito do Banco do Nordeste



*Recife (PE), 31 de março de 2025* - Os projetos enquadrados na política Nova Indústria Brasil (NIB), lançada em janeiro de 2024, receberam R$ 9,5 bilhões em crédito do Banco do Nordeste (BNB) em seu primeiro ano de efetivação. Os recursos visaram estimular cadeias produtivas sustentáveis, infraestrutura voltada à melhoria social e descarbonização no país. Os valores consideram contratações em toda área de atuação do Banco, que engloba estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Quase R$ 4,3 bilhões foram contratados por indústrias com projetos que envolvem bioeconomia, descarbonização e transição energética. Outros R$ 3,9 bilhões contemplaram infraestrutura, saneamento e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva. O restante foi voltado a cadeias agroindustriais sustentáveis para a segurança alimentar.

Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, a Nova Indústria Brasil estimula ações de fortalecimento da produção nacional. “Sabemos que é importante tornar nossa indústria mais competitiva, e isso passa por investimento em inovação e práticas de sustentabilidade. O reflexo será a geração de emprego e renda na nossa área de atuação, reduzindo as desigualdades, que são diretrizes do governo do presidente Lula”, afirma.

*Em Pernambuco*, essas contratações somaram R$ 558 milhões. A maior parte (R$ 363 milhões) ficou com projetos voltados a bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as gerações futuras.

*Metas*
A política estabelece metas específicas para seis missões, abrangendo os setores de infraestrutura, moradia e mobilidade; agroindústria; complexo industrial de saúde; transformação digital; bioeconomia e transição energética; e tecnologia de defesa. Cada missão possui áreas prioritárias para investimentos visando atingir as metas estipuladas até 2033.

A NIB busca estimular setores estratégicos por meio de compras públicas, assinando decretos que definem áreas sujeitas a exigências de aquisição nacional. Essa estratégia visa impulsionar a transição energética, economia de baixo carbono e mobilidade urbana.