quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Olinda: Carnaval 2019 começa a ser planejado

Com o objetivo de viabilizar mais rápido o plano do Carnaval 2019 para iniciar o diálogo com patrocinadores, a Prefeitura de Olinda começa a se reunir para definir como será feita a festa. Dessa vez, um arquiteto também estará à frente do projeto a fim de viabilizar mais mobilidade e pensar o ordenamento urbano. Além disso, já está sendo estudado onde ficarão os polos, a praça de alimentação e os espaços de publicidade. Uma reunião foi promovida entre vários profissionais. A ideia é de que até o final de agosto o projeto já esteja esboçado.


Imprensa Olinda
Fotos Alice Mafra


FPS é única de Pernambuco com nota 5 em Medicina



O curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) recebeu conceito 5, máxima atribuída pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), tornando-se a única instituição de Ensino Superior do Estado, com esse resultado. A instituição passou pelo processo de visita in loco para Renovação de Reconhecimento do curso nas últimas semanas. Hoje constam na página MEC, 320 cursos ativos de medicina no país, sendo que apenas 24 (7,5%) atingiram a nota máxima. No Nordeste, dos 76 cursos de medicina ativos, apenas 3 (3,95%) possuíam a nota máxima, nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

O trabalho em equipe aliado a uma proposta pedagógica inspirada e vivenciada que é fruto da experiência do IMIP, hospital ensino, foi destacado na avaliação do MEC. O curso de Medicina da FPS associa o desenvolvimento de competências técnicas utilizando metodologias ativas, a uma formação ética e humanista. Além disso, tem o IMIP como hospital de ensino e principal campo de estágio e um corpo docente comprometido com o projeto pedagógico do curso acompanhado por programa de desenvolvimento docente permanente.

Para a coordenadora do curso de Medicina da FPS, Taciana Duque, “a organização curricular é pautada em eixos de evolução humana, de ética, de relações humanas e desequilíbrios da relação saúde ambiente. A preocupação constante em pautar o projeto pedagógico nas melhores evidências em educação médica com uma visão inovadora da formação de profissionais na área da saúde é também um importante diferencial”, destaca.

"Trata-se de uma rigorosa análise e atingir a nota máxima numa reavaliação representa o reconhecimento ao trabalho de toda uma equipe, que tem como foco a busca pela excelência no ensino. Vamos continuar neste caminho de buscar formar profissionais altamente capacitados, sem esquecer o lado humanizado que o profissional de saúde precisa ter no seu dia a dia", declara Carlos Figueira, diretor da FPS.

Sobre a avaliação

A renovação de reconhecimento de um curso pelo MEC acontece ao final do ciclo avaliativo, que compreende o ENADE, realizado trienalmente. Cada curso passa por três tipos de atos regulatórios: a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento.

As dimensões avaliadas pelo Ministério são 3: A dimensão 1 (Organização Didático-Pedagógica), dimensão 2 (Corpo Docente) e a dimensão 3 (Infraestrutura). O curso de Medicina da FPS obteve conceito 4 no reconhecimento em 2012 e agora na renovação, subiu a nota para conceito máximo, 5.


Olinda Moto Fest 2018


Os amantes das duas rodas já podem anotar na agenda o encontro que vai reunir mais de 300 clubes de motos. O Olinda Moto Fest, será realizado nos dias 30 e 31 de agosto e primeiro e 2 de setembro, na Praça do Carmo, com apoio da Prefeitura de Olinda. No local, serão montados palcos para apresentações de shows, stands com marcas de clubes, praça de alimentação e ainda exposição dos principais modelos de motocicletas. O evento, que ocorre uma vez por ano, irá reunir clubes e grupos de motos, incluindo de outros estados do Brasil e até de outros países da América Latina. 

Quem for conferir o Olinda Moto Fest, terá oportunidade de, no sábado, participar do sorteio de uma moto zero km. Durante o evento, o público também poderá conferir um dos símbolos da cultura local, a apresentação de Bonecos Gigantes. “Esse encontro será aberto a todos, não só os que são engajados nos clubes, mas quem se interessa por motos. É um evento importante para celebrar a cultura do trânsito seguro e quem for conferir pode entender mais sobre isso”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, João Luiz. 

Na linguagem dos motociclistas, o objetivo do Festival é que os encontristas sejam “BF”, ou seja, batem e fiquem no lugar para pernoitar. Isso será permitido, pois serão oferecidas áreas de camping, como no Clube Atlântico, onde a Prefeitura vai disponibilizar o espaço gratuitamente para aqueles que não puderem se hospedar nas pousadas e hotéis da cidade. 

PROGRAMAÇÃO 

Na quinta-feira (30.08), a programação começa às 14h e segue até 22h. O público deve fazer inscrição no local, para isso, basta levar RG, CPF e alguma identificação do grupo que faz parte. No ato da inscrição, eles receberão um troféu de talha (artesanato com detalhes do Sítio Histórico). A partir das 20h30 começam os shows das bandas 3:16 e Stone Head. 

Já na sexta-feira (31.08) as atrações começam mais tarde, a partir das 18h e seguem até 23h. Além da recepção, terão apresentações das bandas Seu Lunga e Raízes. No terceiro dia do evento, no sábado (1.º.09), a programação vai das 10h às 23h. Os motociclistas podem participar às 15h do passeio turístico de 2,6 km saindo da Praça do Carmo, passando pela orla da cidade e retornando para o Alto da Sé. O comboio terá apoio da Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda. O prefeito da cidade, Professor Lupércio vai prestigiar o evento no sábado às 20h. Às 21h30 sobem ao palco a banda Tributos, Junior Chumbado e Família. 

Quem comprar a camisa do evento que custará R$ 30 vai receber um cupom para concorrer a uma moto zero km. O sorteio também será realizado na noite do sábado (1.º.09). 

No domingo (02.09), os motociclistas vão ter café da manhã às 8h e pela tarde a apresentação ficará por conta da banda Maracatu Plugado. Quem não quiser ser “ferrolho”(aqueles que ficam por último na estrada) da turma pode conferir a programação completa abaixo e ficar sabendo o que vai acontecer nos quatro dias do Olinda Moto Fest. (segue em anexo). 

Programação 

1ª Quinta feira - 30.08.2018

* 14:00H – Recepção aos Motociclistas

* 14:00H – Inscrições e entregas de troféus

* 18:00H – Término da Recepção

* 19:00H - Término das inscrições e entregas de troféus

* 19:00H – MOTO CULTO – Esquadrão de Cristo

* 20:30H – Atração 1 (Banda 3:16)

* 22:00H – Atração 2 (Banda STONE HEAD)



2ª Sexta feira - 31.08.2018

* 18:00H – Recepção – Som Mecânico

* 19:00H – Atração 1 (Banda Seu Lunga)

* 20:00H – Término das inscrições e entregas de troféus

* 22:30H – Atração 2 (Banda Raizes)

* 23:00H – Atração 3 (Banda Reza Braba)



3ª Sábado - 01.09.2018

* 10:00H – Recepção aos Motociclistas – Som Mecânico

* 10:00H – Inscrições e entregas de troféus

ü 15:00H – Passeio Turístico pelas Ruas de Olinda

* 17:00H – Atração 1 Banda (Banda 3:16)

* 18:00H – Término da Recepção

* 20:00H – Apresentação dos Bonecos Gigantes

* 20:00H – Abertura Oficial do OMF 2018 com a participação das Autoridades: Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários

* 21:30H – Atração 2 (Banda Tributos)

* 23:00H – Atração 3 (Junior Chumbago e Família)


4ª Domingo - 02.09.2018

* 08:00H – Café da manhã e Despedida aos Motociclistas

* 10:00H – Som Mecânico

* 12:00H – Livre

* 15:00H - Atração 1 (Banda Maracatu Plugado)

* 17:00H - Encerramento Oficial do OMF 2018


Imprensa Olinda

Comunidade Terra Nossa, no Ibura, ganha sistema de abastecimento de água

Não são apenas grandes obras e investimentos que movem a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O presidente da companhia, Roberto Tavares, acompanhado da diretora Regional Metropolitana, Simone Albuquerque, assinou a ordem de serviço para início das obras para a construção do sistema de abastecimento de água da comunidade Terra Nossa, que fica localizada no bairro do Ibura, no Recife. Durante evento realizado na localidade no último dia 15, onde moram 700 famílias, o presidente da Compesa informou aos moradores que eles passarão a contar com o fornecimento de água de qualidade nas torneiras. A obra inicia amanhã (16), recebe um investimento de R$ 600 mil, recursos do Governo do Estado e Compesa, e tem previsão de ser concluída dentro de 90 dias. 

Para implantar o sistema de abastecimento da comunidade Terra Nossa, serão assentados de 5.600 metros de rede de distribuição de água e instaladas 700 ligações de água. “Essa obra aqui não começou hoje, começou em 2016, quando a comunidade nos procurou. Naquela época, dissemos que nossa equipe iria elaborar o projeto e que iríamos ver com o governador Paulo Câmara os recursos necessários para executar a obra, que foi de pronto autorizado. Agora estamos felizes em cumprir nossa obrigação”, lembrou Roberto Tavares. Ele ressaltou também o esforço da comunidade “que soube ser paciente e acompanhar o andamento de todo o processo”. 

A comunidade Terra Nossa, que existe há 17 anos, não tinha acesso ao abastecimento regular, e buscava fontes alternativas para atender as suas necessidades, a exemplo de poços, sem qualidade comprovada. “A gente precisa estar na rua, ouvindo as comunidades e olhar a necessidade de cada um. Eu pessoalmente tenho uma relação muito grande com o Ibura. Desde 2008, que a gente anda por aqui e vê as mudanças na comunidade, mas também sabemos que há muitas coisas para melhorar, como a infraestrutura. O Governador Paulo Câmara costuma dizer que obra grande ou pequena é detalhe, pois nosso interesse é continuar levando mais água para a população, e isso faz a diferença, é qualidade de vida”, explica o presidente da Compesa, acrescentando que há possibilidade da obra ser concluída antes do prazo previsto. 

O líder comunitário da Terra Nossa, Nilson Silva, também pontuou que o serviço de abastecimento de água sempre foi uma prioridade para os moradores. “Essa obra é muito importante pra gente e o resultado de um empenho muito grande. Depois de tanto tempo, vamos ter água encanada, é um sonho realizado. A obra começa amanhã pela equipe da Compesa. Essa é a nossa maior vitória, porque sem água a gente não vive”, disse Nilson Silva. Na próxima semana, a Compesa já vai iniciar o trabalho social e de cadastramento para realizar as ligações de água e também para levantar, dentre os moradores, aqueles que atendem os requisitos para a tarifa social.

Imprensa Compesa


Ações da Defesa Civil em Olinda

Profissionais da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Olinda avançam nas intervenções para prevenir ocorrências nos morros e outras áreas da cidade. As equipes executam atividades de poda de árvores nas ruas Graciliano de Souza, em Jardim Fragoso; 3 Marias, no Alto da Bondade; Resende, nos Bultrins, e na Avenida da Saudade, no bairro de Guadalupe.

Equipes do órgão foram mobilizadas para colocação de lonas plásticas nas ruas São José, Estocolmo, Vendaval e Alto da Boa Vista, em Passarinho. O grupo aplicou 720m² nos pontos de risco. Começaram as intervenções nas escadarias da Avenida Capitão Luiz Reis e Escola Vereador José Mendes, na localidade de Passarinho; e na Rua do Amanhecer e 2ª Travessa da Sucupira, Águas Compridas.

Foram executadas vistorias com acompanhamento dos engenheiros na demolição de um muro na UPA; ações nas ruas Piracicaba, 70 e 71 da 4ª etapa, e nas proximidades da Academia Time Fit, na Avenida Carlos de Lima Cavalcante. A Avenida das Garças, em Rio Doce, passou por serviços de limpeza.

A Secretaria Executiva de Defesa Civil deu sequência ao trabalho de confecção de tubos, tampas e placas no Núcleo de Produção.

Imprensa Olinda


Truco: Uma aposta de Fact-Checking da Marco Zero Conteúdo

Em meio às fake news e "floreamentos" de texto tão comuns em campanhas eleitorais, o pessoal da Marco Zero Conteúdo vem com a segunda edição do Truco, um projeto de fact-checking do que os candidatos falam ou escrevem. "Isso faz parte de um projeto maior, da Agência Pública, de São Paulo, que está fazendo esse projeto em sete estados", afirma o jornalista Inácio França, do Marco Zero. O nome "truco" vem do jogo de cartas onde o engano e o blefe fazem parte das apostas e onde, infelizmente, também fazem parte do jogo eleitoral. 

Assim como no jogo, no fact-checking também há regras: escolher bem quem checar e o que checar e dar o direito de resposta a quem foi citado, principalmente se o fato for checado como falso. A iniciativa surgiu em 2016, com os candidatos à Prefeitura do Recife e este ano ampliou-se para todo o estado de Pernambuco. Com a captação de recursos por parte da Agência Pública, a Marco Zero Conteúdo pôde contratar uma equipe exclusivamente para o Truco.

Adalgisas - Além do Truco, a Marco Zero Conteúdo também está com outro projeto para as Eleições 2018: O Projeto Adalgisas, que faz cobertura jornalística exclusivamente das candidatas. A equipe é formada por quatro repórteres (três profissionais e uma estagiária). O nome é uma homenagem à primeira mulher eleita deputada em Pernambuco, Adalgisa Cavalcanti (1907-1998). Integrante do PCB, foi eleita deputada em 1947 e teve seu mandato cassado no ano seguinte. Presa e torturada, ela nunca abriu mão de seus ideais. Morreu aos 90 anos, deixando um legado na política em Pernambuco.


Em Olinda, coesão quebra resistências e viabiliza políticas públicas nos terreiros

Quebras de barreiras estão sendo alcançadas pelo programa Saúde nos Terreiros- encabeçado pela Prefeitura de Olinda. Algumas resistências e preconceitos já foram dissipados. Agora, os profissionais do Governo Municipal e pessoas ligadas aos núcleos de matriz africana desenvolvem um trabalho que converge para aplicação de políticas públicas na oferta de atendimento médico e social.

Uma vez por mês equipes das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade se reúnem para ir aonde os adeptos das religiões afro estão. Em cada terreiro, os técnicos oferecem clínico geral, mamografia, entre outras iniciativas na área de saúde.

As pessoas também são incluídas no CadÚnico, obtêm carteira de livre acesso, contam com assessoria jurídica, e participam de sensibilização sobre igualdade racial, prevenção à violência contra a mulher, questões de gênero e várias outras temáticas.

Dificuldades antes encontradas para que agentes de endemias tivessem acesso aos terreiros para controle do mosquito Aedes aegypti e ações de desratização foram superadas. Quem antes não se sentia à vontade para atender nos terreiros passaram a encarar o serviço com total naturalidade. O povo de matriz africana, por sua vez, também passou a recorrer aos órgãos do setor público. Virou uma via de mão dupla. 

O trabalho mais recente foi executado no último dia 14, no Terreiro de Pai Cleyton, na Vila Manchete. A próxima prestação de serviços será em setembro, no Terreiro de Pai Brivaldo, em Cidade Tabajara. 

Imprensa Olinda





Campanha incentiva uso correto da rede coletora de esgoto em Fernando de Noronha

A importância de se fazer o bom uso da rede coletora de esgoto é o tema da campanha iniciada, essa semana, pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Fernando de Noronha. Até o dia 24 desse mês, a ação busca conscientizar os clientes atendidos com serviços de coleta e tratamento de esgoto - parcela que corresponde a aproximadamente 55% da ilha – sobre o uso inadequado do sistema, como instalar, sem autorização, ligações de água pluvial (chuvas) na rede. Essa prática compromete o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e causa prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente. A campanha será feita diretamente nas residências, pousadas, hotéis e estabelecimentos comerciais pelas equipes do Social da Compesa, que terão o apoio de encanadores que farão vistorias na rede. Serão visitados cerca de 500 imóveis localizados, principalmente, nos bairros da Floresta Nova, Floresta Velha e Vila dos Remédios. 

Além da abordagem nos imóveis, também serão promovidas rodas de diálogos, palestras e orientações em espaços como escolas e unidades de saúde de Fernando de Noronha. Além das ligações de águas pluviais, também será feito um alerta para o prejuízos do descarte de resíduos como lixo e óleo de cozinha na rede coletora de esgoto.“Nosso objetivo principal é esclarecer e sensibilizar os clientes acerca dos problemas causados pelas ligações de águas pluviais na nossa rede de esgotamento sanitário, que ainda é uma prática comum em algumas áreas da ilha, infelizmente. Isso provoca obstruções nas tubulações, aumentando o número de extravasamentos de esgoto e a necessidade de manutenções no sistema. Águas pluviais devem ser coletadas pela rede de drenagem”, explica Bruno Eduardo Gonçalves, gerente de Unidade de Negócios da Compesa, informando que a população de Fernando de Noronha que ainda não possui sistema de esgotamento sanitário operado pela Compesa faz uso de soluções particulares. 

Imprensa Compesa



Celpe é empresa mais reclamada do mês de julho

O Procon-PE atendeu no mês de julho 5.298 consumidores, dos quais gerou 2.337 reclamações. O primeiro lugar ficou com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), com 128 reclamações. O maior número de atendimento acontece de forma presencial nas unidades físicas, onde 4.923 pessoas procuraram uma das unidades do órgão. Lembrando que o Procon-PE, também possui o Procon Móvel, veículo que vai até os bairros.

Os consumidores que abriram reclamações contra a Celpe reclamam de cobrança indevida e/ou abusiva, dano material e serviço mal executado.

O segundo lugar do ranking ficou com a Compesa, com 87 reclamações, o grupo econômico Bradesco, onde estão o Banco Bradesco, a Bradesco Cartões, Bradesco Vida e Providência, Bradesco Saúde, Bradesco Promotora e Bradesco Capitalização, ficou em terceiro lugar, totalizando 60 reclamações. O quarto e quinto lugar ficou com dois grupos econômicos formado por bancos.

Para abrir uma reclamação no Procon-PE o consumidor deve comparecer a uma de nossas 59 unidades munido de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso levar também documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Ranking das empresas mais reclamadas em julho de 2018

1º Celpe - 128

2º Compesa - 87

3º Grupo Econômico Bradesco - 60

4º Grupo Econômico Caixa Econômica Federal - 56

5º Grupo Econômico Itaú - 53

6º OI Móvel e OI Fixo - 50

7º TIM Nordeste - 49

8º Banco do Brasil- 40

9º Magazine Luiza S/A - 35

10º Vivo Telefonia - 34



Imprensa Procon PE

Olinda vai sediar V Congresso do Trabalho

A cidade de Olinda sediará o V Congresso do Trabalho Seguro e II o Congresso do Combate ao Trabalho Infantil. O evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro próximo, no Centro de Convenções, Salgadinho. A escolha da Marim dos Caetés para receber a programação numa reunião do prefeito Professor Lupércio com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região de Pernambuco (TRT-PE), Paulo Alcântara, o diretor regional da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Maurício José Viana, e a secretária de Saúde, Emília Gonzalez.

O congresso terá como temática: A Condução Humana do Trabalhador, dando foco ao lema Violências no Trabalho: Não Mais. O encontro contará com palestras acerca da prevenção de preconceitos e da violência no setor de trabalho.

A escolha de Olinda para promover o congresso é resultado também das experiências exitosas na área de segurança do trabalhador desenvolvidas na atual gestão. Um projeto piloto de pesquisa denominado Marés, resultado de uma parceria envolvendo a Secretaria de Saúde e a Fundacentro, foca na valorização da segurança dos processos produtivos das marisqueiras e pescadores artesanais do município.

Também participaram da reunião acerca da formatação do congresso a diretora da Vigilância em Saúde do município, Mariurcha Dantas; o coordenador da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde, Admilson Machado Ramos, e do diretor técnico da Fundacentro, Luiz Antônio de Melo.

Ação Integrada - A Prefeitura de Olinda, o TRT e a Fundacentro integram o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Sexta Região (Getrin6). Participam também o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e o Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast).


Imprensa Olinda
Fotos: Pedro Morais

“Prefeitura que Trabalha” teve início no Severino Afonso

O projeto “Prefeitura que Trabalha”, realizado pela Prefeitura de Caruaru, reúne ações integradas de diversas secretarias que, após uma visita técnica, levam seus serviços para as localidades, com o objetivo de melhorar o bem-estar e a segurança dos moradores. As ações estão ocorrendo no bairro Severino Afonso, desde a semana passada, e o próximo contemplado será o José Carlos de Oliveira.

A dinâmica do “Prefeitura que Trabalha” começa com o planejamento estratégico, através de um levantamento das demandas de cada bairro feito com visitas técnicas das equipes. Após essa etapa, são iniciados os serviços. O Ilumina Caruaru, da Secretaria de Serviços Públicos, é a primeira ação a ser realizada, com a substituição de lâmpadas, principalmente por Led, e a instalação de novas luminárias.

A segunda ação é ligada à Zeladoria, quando entram as Secretarias de Serviços Públicos e Urbanismo e Obras, com serviços de varrição, capinação, patrolagem, saneamento, remoção de entulhos, pintura de meio-fio e limpeza do rio e dos canais.

Em seguida, são realizados serviços de ações sociais, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e de Políticas para as Mulheres, levando ações diversas de alcance social, saúde e humanização. O “Prefeitura que Trabalha” ainda poderá ser ampliado com ações ligadas à mobilidade e trânsito através da Destra.

Imprensa Caruaru
Fotos: Jorge Farias


Hotéis apostam em horários diferenciados para atrair hóspedes em agosto

Agosto costuma ser um mês de baixa temporada para a rede hoteleira no Brasil, mas no Nordeste a situação é diferente, afinal, na região é sol o ano todo, um grande atrativo para os turistas. De acordo com a Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), a taxa de ocupação dos hotéis no Nordeste subiu 9,6% em comparação entre os meses de agosto de 2016 e 2017. Para seguir nesse crescimento em 2018, os hotéis têm apostado em horários diferenciados de entrada e saída para os hóspedes curtirem mais as mordomias dos hotéis, como são os casos do Tryp Pernambuco e Bugan, da Região Metropolitana do Recife.

O Tryp, localizado em Barra de Jangada, lançou o “Final de semana estendido”, no qual, nos meses de agosto e setembro, o cliente que fizer reserva de sexta a domingo, ou seja, duas noites, tem 10% de desconto no período. Outra aposta do Tryp para agosto é o Welcome Drink: no mês, o cliente que fizer check in às sextas ou aos domingos tem um drink de boas-vindas cortesia (caipirinha ou suco).

Já o Bugan, em Boa Viagem, a aposta nos feriados e finais de semana é o late check-out (saída tardia da hospedagem), com saída até 14h. E se o hóspede almoçar no hotel, o horário de saída é até 17h. O primeiro hotel de marca própria da Rio Ave aposta ainda em frigobar abastecido no quarto eroom service 24 horas oferecendo cardápio diversificado. Para quem quer saborear iguarias da cozinha regional e contemporânea, pode ir tomar café-da-manhã preparado na hora. É servido das 5h30 às 10h (segunda a sexta) e das 6h às 10h30 nos finais de semana e feriados.



Compesa amplia cobertura de esgotamento sanitário em Petrolina

A Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa continua investindo para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário do município de Petrolina, que figura entre as 15 cidades brasileiras com melhor índice de saneamento, de acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil. Uma importante obra, a ampliação do sistema de esgoto dos bairros Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo e Jardim Amazonas, na Zona Norte de Petrolina, começou a operar em fase de testes. O empreendimento, um investimento de R$ 1, 3 milhão, foi autorizado pelo governador Paulo Câmara assim que o projeto foi apresentado pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares.

O empreendimento irá beneficiar 20 mil pessoas e atende ao anseio da população local que pedia a ampliação do atendimento. “Continuar investindo em saneamento em Petrolina é uma das metas da Compesa. “Sabemos o valor que tem os serviços de saneamento para a qualidade vida da população”, afirma o presidente da estatal, Roberto Tavares.

O novo sistema de esgotamento sanitário dos bairros Vale Grande Rio, Pedro Raimundo e Jardim Amazonas recebeu 3.500 metros de novas redes coletora de esgoto, além de substituir e ampliar a capacidade do emissário de esgoto - tubulação que transporta o esgoto da unidade de bombeamento até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centro. “Estamos concluindo apenas os serviços de pavimentação e terminando de realizar algumas interligações de novos ramais, uma vez que a capacidade de coleta foi ampliada. Mas o sistema já está funcionando”, detalha o Gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Raphael.

Outra grande obra de esgoto está sendo executada pela Compesa em Petrolina. Trata-se de obra da Bacia do Jatobá, que beneficia sete mil pessoas dos bairros Jatobá, Fernando Idalino e dos condomínios Sumerville e Sol Nascente I, II e III. O investimento é de R$ 5 milhões. “Essas obras fazem parte do planejamento da Compesa de tornar Petrolina 100% saneada”, reforça o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Imprensa Compesa



Livro de Pedro Bandeira é escolhido para a leitura na final do Ler Bem

O elefante Mil-Réis e o garoto Tostão são amigos e vivem em um circo. Certo dia, a tranquila vida no local é abalada quando Mil-Réis é vítima de um plano que o condenaria à morte. Para protegê-lo, Tostão foge com ele. É impossível imaginar a confusão que essa dupla vai provocar, ainda mais quando uma ajuda inesperada começa a fazer algumas palhaçadas.

Este é o enredo do livro Gente de estimação (Ed. Moderna), do escritor Pedro Bandeira, escolhido para ser lido pela garotada na final do Concurso Ler Bem, projeto social de incentivo à leitura, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). Os 15 finalistas da competição literária lerão trechos da obra infantil no próximo dia 4 de outubro. O local da última fase ainda será divulgado.

Participarão da última etapa do Ler Bem estudantes de Salgueiro, Floresta, Araripina, Lajedo, Arcoverde, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Quipapá, Bezerros, Carpina, Timbaúba, Casinhas, Itapissuma, Jaboatão e Tamandaré. Todos ganharam notebooks e os três primeiros colocados da competição receberão como prêmio um final de semana no Enotel, em Porto de Galinhas, durante o Encontro Aspa, em novembro.

Mais informações sobre todas as etapas do concurso podem ser obtidas no site: http://www.concursolerbem.com.br.



Taxa de mortalidade causada por câncer de pulmão pode aumentar em mais de 40%

A taxa global de mortalidade por câncer de pulmão nas mulheres deve aumentar em 43% até 2030, é o que diz um levantamento feito pelo governo da Catalunha, com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A pesquisa foi divulgada no começo deste mês pelo Câncer Research, jornal da Associação Americana para Pesquisa do Câncer. No total foram investigados números de 52 países, sendo 29 na Europa, 14 nas Américas, 7 na Ásia e 2 da Oceania.

No mesmo estudo também foi mostrada a taxa de mortalidade causada pelo câncer de mama. Ao contrário do câncer de pulmão, uma boa notícia: o de mama tende a diminuir e a queda será de aproximadamente 9% até 2030. O levantamento ainda falou onde esses números serão mais expressivos. A maior taxa do câncer mamário está prevista para a Europa, apesar da tendência de diminuição. Por outro lado, a Ásia ficou com as menores taxas, apesar da tendência de aumento.

Já para o câncer de pulmão, a maior taxa de mortalidade está prevista para a Europa e Oceania, enquanto a menor está na América e Ásia. No Brasil, o câncer, em seus diferentes tipos, é a segunda maior causa de morte, segundo o IBGE. A doença perde apenas para doenças cardiovasculares como infarto e hipertensão. Para tentar amenizar o aparecimento da patologia, ter uma vida mais saudável se faz altamente necessária.

Embora seja uma doença com diferentes níveis de intensidade, hábitos simples do dia a dia podem fazer toda a diferença para combatê-la. “Praticar exercício físico regularmente, evitar consumo exagerado de gordura, alimentos enlatados, defumados, carboidratos, álcool e não fumar. O tabagismo é uma das principais causas de cânceres, inclusive”, comenta Dr. Rafael Caires, oncologista da Multihemo, unidade do Grupo Oncoclínicas no Recife.

Ações Performáticas no Recife


Liga da Alegria no McDia Feliz neste sábado


Ana de Ferro em nova temporada no SESC Santo Amaro

O espetáculo Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife volta a se apresentar no Teatro Marco Camarotti/SESC Santo Amaro nos dias 21 e 22 de setembro, sexta-feira e sábado, ás 20h. Na foto ao lado os atores Pedro Dias e Telma Ratta.

O romance entre o governador de Pernambuco durante o Brasil holandês e uma cortesã no cais do porto do Recife é pano de fundo para narrar os amores impossíveis da boemia do século XVII.

Inspirada no poema de Vital Correia Araújo e em pesquisas do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, a dramaturga carioca Miriam Halfim criou um texto histórico com lampejos de ficção apresentando personagens reais em situações possíveis de terem acontecido.

A encenação do pernambucano Emanuel David D’ Lúcard busca criar uma ponte entre os séculos XVII e XXI, elencando perspectivas sobre gênero, religião e racismo. Disposto numa forma de passarela, a direção insere o público na cena na busca de uma reflexão social. Separando homens e mulheres para conseguir tal feito.

O espetáculo traz em seu corpo imagético elementos cênicos de época; figurinos, cenários e adereços construídos com materiais, texturas e composições contemporâneas. Assim também segue o trabalho dos atores que mesclam com momentos realistas e simbólicos numa dinâmica de graphic novel.

Desde sua chegada em Recife, Ana de Ferro causa alvoroço nas normas da colônia, quando vem da Europa travestida de homem. Na capital pernambucana compra Zambi, um escravo, mas logo o declara amigo. Forma parceria com outra cortesã, Maria Cabelo de Fogo, e abre um dos bordéis mais
frequentados na Rua dos Tanoeiros. Por um ato de racismo, ente Zambi e o mestre do presídio, Maurício de Nassau vive uma apaixonante e breve história de amor com Ana. Já Maria tem que reviver os tormentos do passado num reencontro doloroso, enquanto ecos de Palmares convidam Zambi para o quilombo.

A peça conta com uma trilha sonora contemporânea que traz releituras de músicas que vão desde Edith Piaf a Reginaldo Rossi, passando por obras como Hallelujah e Assum Preto. “É um espetáculo que trata de amores impossíveis, que busca desconstruir o estereótipo dos que vivem nas margens sociais, expondo a humanidade latente por meio dos sentimentos mais profundos. É um espetáculo que propões reflexões de períodos tão distantes, mas que passam pelos mesmos paradigmas sociais.” Pontua D’Lúcard sobre a encenação.

Com informações do ator e divulgador Pedro Dias

Cleusson precisa da ajuda dos amigos

O artista plástico Cleusson Vieira (nas fotos estão dois de seus quadros) está precisando da ajuda dos amigos. Ele já conseguiu um terreno (doado por um sobrinho) e começou a fazer os alicerces de sua nova casa e atelier, em Moreno, no distrito de Bonança, a 50 minutos do Recife. Para isso, ele precisa de cimento, areia, brita e tijolos. Para fazer as doações, é só fazer o seguinte depósito:

Caixa Econômica Federal
Agencia; 0651
Operação: 013
Conta/Poupança: 00022039-8
Daniel de Lima Castro