segunda-feira, 11 de outubro de 2021
Maricotta lança música Jura Juradinho
Agrinordeste promove 1º encontro da ATeG em Pernambuco
Mário de Andrade Desce aos Infernos
Dupla maternidade por inseminação caseira é reconhecida pela justiça
Em formato online, Grupo de teatro Impacto Agasias realiza o IV Festival de Circo e Teatro
Sem cortar o cabelo há quase dois anos, produtor de eventos quer doar mechas
Encontre em Paulista-PE
Funase, escola e prefeitura articulam projeto esportivo em Vitória de Santo Antão
Em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, o esporte vai ser fortalecido como prática voltada à reinserção social de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Para viabilizar o projeto, construído ao longo dos últimos meses, com apoio da Escola Estadual Amélia Coelho, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está em tratativas com a prefeitura municipal. A ideia é reforçar a disponibilidade de materiais como redes, bolas, tênis e chuteiras para os socioeducandos.
O assunto foi abordado em reunião com a presença do secretário municipal de Esportes, Everaldo Arruda, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão, a unidade local da Funase, situada na comunidade de Pacas. Na ocasião, o gestor conheceu a quadra da unidade no momento em que era usada pelos socioeducandos. “Estamos de portas abertas para ajudar no que for preciso, pois a prática de esportes é algo muito necessário para esses adolescentes”, ressaltou.
O projeto esportivo, que incluirá atividades de futsal, basquete e futevôlei, foi desenvolvido pelo professor de Educação Física João Herbert, da Escola Amélia Coelho, unidade da rede pública de ensino que atende os socioeducandos da Funase naquele município, e também teve a participação da coordenadora técnica do Case Vitória, Lilian Fonseca.
Segundo o docente, fortalecer essas atividades é importante para avaliar a parte física, motora e cognitiva dos jovens e descobrir vocações. Após o fim da medida socioeducativa, o aluno pode ser encaminhado a clubes que estiverem precisando de atletas de base ou profissionais. “A expectativa está muito boa, a procura é muito grande. Estamos muito esperançosos e otimistas”, relatou.
No mesmo sentido, a gerente do Case Vitória, Karolinna Ferreira, também presente à reunião, destacou esse tipo de iniciativa como uma importante aliada para que os resultados do cumprimento da medida socioeducativa pelos adolescentes sejam alcançados. “A prática de esportes é uma grande ferramenta para o processo socioeducativo, não apenas pelo cuidado com a saúde corporal, mas por fortalecer a autoestima, como também fazer os adolescentes acreditarem que um novo projeto de vida seja possível”, declarou.
Ainda esteve no encontro com o representante da prefeitura o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque. A expectativa é de que, nos próximos dias, as tratativas entre as instituições possam avançar, por meio de uma nova reunião com o Executivo municipal.
lmprensa Funase PE
Em Pernambuco, desobrigação da máscara só será possível com avanço na vacinação
Bezerros vacina adolescentes sem comorbidades
Novo ciclo do Juventude Presente começou hoje
Shopping realiza campanha para recuperação de objetos furtados na RMR
Iterpe e Incra alinham ação conjunta em benefício dos agricultores de Vitória e região
Pernambuco recebe mais de 150 mil doses de vacinas contra Covid-19 da Pfizer
Governo de Pernambuco libera acesso à biblioteca jurídica eletrônica para todos os servidores
Terça do Vinil lança festa PAGODJIN neste feriado
Ação social Dia das Crianças Padre Arlindo de Tamandaré
Paulista oferece curso gratuito de análise de dados para alunos do 8º e 9º ano da Rede Municipal
Jaqueira avança vacinação contra a Covid-19 para novos grupos
Recadastramento Compesa no Grande Recife
Começa reforço da vacinação no HMA
Funcional Kids: exercício em forma de brincadeira para crianças
Afeganistão e genealogia pautam eventos do Museu da Imigração
Com ações presenciais e online, a agenda do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – contará, na primeira quinzena de outubro, com webinário, oficinas de cerâmica, mediações de leitura e takeover no Instagram. Ainda nesse mês, a genealogia será o assunto trabalhado em uma formação à distância, com especialistas convidados.
O jardim da instituição será o cenário das leituras de livros, agendadas para os dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 (sábados e domingos), às 11h e 15h. Por meio dessas ações, com a mediadora do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, as famílias poderão descobrir o que acontece em “Douglas quer um abraço”, de David Melling; “Sábado”, de Oge Mora; “O homem que roubava horas”, de Daniel Munduruku; “Ombela: a origem das chuvas”, de Ondjakí; “Um dia, um rio”, de Leo Cunha; “A árvore generosa”, de Shel Silverstein; “A África que você fala”, de Cláudio Fragata, e “O Caminhão”, de Lúcia Hiratsuka.
Já no dia 11 (segunda-feira), o perfil do Museu no Instagram passará por um takeover em parceria com a Plan International Brasil, em referência ao Dia Internacional da Menina. A partir dessa proposta, os seguidores do Museu irão conhecer uma das participantes do projeto Aprender e Proteger, entender a campanha “Meninas Ocupam” e conferir outros conteúdos em conexão com a temática.
II Semana da Genealogia
Programado para acontecer entre os dias 25 e 29, um ciclo de palestras online, com a presença de pesquisadores convidados, abordará, em diferentes vertentes, a genealogia e a pesquisa de registros de migrantes. As aulas terão início sempre às 18h e serão realizadas no Zoom.
Com duração entre 1h e 1h30, as apresentações terão como foco “O ensino de genealogia em nível universitário: o exemplo da Universidade de Nîmes (França)”, “O Brasil Colonial: Genealogia dos judeus sefaraditas”, “Imigração Lituana no Brasil”, “Pesquisa de Registros de Imigrantes nas décadas de 1920 e 1930”, “Documentação manuscrita entre os séculos XVI-XIX: a Paleografia como ferramenta para o estudo de histórias africanas e afro-brasileiras” e “História, Língua, Toponomástica, Arquitetura e Tradições das comunidades ítalo-venetas no Brasil”.
As vagas são limitadas e o valor do investimento é R$150. Os resumos de cada atividade, bem como as informações dos palestrantes, estão disponíveis no site, juntamente com o direcionamento para inscrição.
Serviço
Mediações de leitura
Datas: 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro
Horário: 11h e 15h
Local: Museu da Imigração
Instagram Takeover | Campanha “Meninas Ocupam”
Data: 11 de outubro
Plataforma: Instagram
II Semana da Genealogia
Datas: 25 a 29 de outubro
Horário: 18h
Plataforma: Zoom
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição