segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Maricotta lança música Jura Juradinho

 

Com apenas 10 anos de idade, a cantora Maricotta demonstra talento e ambição suficientes para destacá-la entre suas colegas de geração. Sua voz doce e personalizada já lhe rendeu bons frutos, em uma carreira que se mostra mais promissora a cada dia.

Após uma bela parceria com a consagrada cantora e compositora Kell Smith, temos agora novidades bem bacanas. O clipe para divulgar o single “Com Você”, por exemplo, já ultrapassou 200 mil visualizações em poucas semanas de lançamento, com sua mensagem de amor, apoio e parceria.

Em outubro, será a vez de “Jura Juradinho”, composição de Germano Fogaça em parceria com o produtor Bruno Alves, que tem sido decisivo na formatação do som de Maricotta e é conhecido por seus trabalhos com Kell Smith, Manu Gavassi, Daniel Boaventura e Sophia Abraão, entre outros.

Como forma de agregar outros talentos e também seguir a tendência de feats (participações especiais) que marca o mercado musical atualmente, o novo single da cantora mineira nos apresenta ao seu lado Marianna Santos e Gabriel Miller.

Em comum, Marianna e Gabriel possuem o fato de terem brilhado na novela “Carinha de Anjo” (2016), exibida pelo SBT e que depois também teve versão de musical exibido com sucesso nos teatros. O entrosamento deles com a nova amiguinha se mostrou preciso. Atualmente, Gabriel está na série Bugados no canal Multishow e Marianna acaba de anunciar sua participação na nova novela do SBT – “Poliana Moça”.

E tem mais. Figura presente nos bastidores dos shows de Maricotta desde o princípio, sua irmã, Laura (11 anos), também participou nos vocais de “Jura Juradinho”, e é uma das protagonistas de outro diferencial desse projeto que em breve tomará os palcos do Brasil.

Trata-se de uma banda de apoio diferenciada para Maricotta, integrada pela irmã (baixo), Matheus (guitarra), Isabella Barufe (teclados) e Gabriel Dec (bateria), todos na mesma faixa etária (9 a 12 anos) e selecionados em importantes escolas de música de São Paulo, no melhor espírito do filme “Escola de Rock” (School Of Rock- 2003), mas com uma carinha própria.

Com um clipe a caminho, “Jura Juradinho”, single que será distribuído nas plataformas digitais pela ONErpm (e lançado via selo próprio), é uma vigorosa canção pop com tempero rock que divulga uma mensagem empoderada e vigorosa, com versos como “pra enfrentar o mundo não estamos sós, o amor supera tudo” e “sentir que seu lugar aqui no mundo está seguro quando o amor está por perto”.

Maricotta esbanja doçura, personalidade e segurança, e investe em um estilo musical infantil sem ser infantilizada. Um som pop que investe em elementos da nova MPB e da releitura moderna da música folk.

Agrinordeste promove 1º encontro da ATeG em Pernambuco

 

O Agrinordeste sediou o 1º Encontro de Técnicos de Campo e Supervisores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/PE, no Centro de Convenções.

Na ocasião, mais de 80 profissionais, que atuam em cinquenta municípios, conheceram resultados da iniciativa implantada há um ano no estado.

Segundo Adriano Pontes, coordenador do programa, atualmente, cerca de 2.800 produtores das cadeias produtivas da bovinocultura de leite, fruticultura e ovinocaprinocultura, recebem orientação técnica gratuita. “Para 2022, a meta do Senar/PE é dobrar esse número”, anunciou.

Marcaram presença no evento, o presidente da Faepe, Pio Guerra, o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

lmprensa Senar PE

Mário de Andrade Desce aos Infernos

 

Depois de fazer uma temporada de trabalho de mesa - em que o artista busca elementos para compor um espetáculo de teatro - o ator Pascoal da Conceição estreou “Mário de Andrade Desce aos Infernos” no dia 9 de outubro, coincidentemente o mesmo dia do aniversário do ator e do escritor. Nessa mesma data, tem início a websérie, feita a partir de episódios do espetáculo, com partes comentadas por Pascoal, exibidos, até o dia 22 de outubro, em duas sessões diárias, às 11h e às 21h.

As apresentações serão online e gratuitas, nas redes de Teatros Municipais de São Paulo - Alfredo Mesquita (15, 16, 17/10), Cacilda Becker (22, 23 e 24/10), João Caetano (29, 30 e 31/10), Paulo Eiró (5, 6 e 7/11). A websérie estará disponível no Youtube (youtube.com/PascoaldaConceição1).

Pascoal da Conceição é um ator múltiplo, tendo interpretado muitos papéis marcantes em sua trajetória de quase 50 anos de teatro, tv e cinema, a serem comemorados em 2022. Ator, dublador, produtor teatral e diretor brasileiro, é bastante amado como Dr. Abobrinha da série "Castelo Rá-Tim-Bum", e é também reconhecido nas artes na interpretação do poeta e romancista Mário de Andrade tanto na televisão (como nas minisséries "Um Só Coração" e “JK”) como em outras centenas de performances.

Este projeto foi contemplado pela 12ª Edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e filmado no Teatro Oficina, pela TV Uzyna, com direção de Ciça Lucchesi, Igor Marotti e Pascoal da Conceição.

Pascoal da Conceição e Mário de Andrade


A data de estreia da temporada virtual não foi escolhida à toa. Mário de Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893. Pascoal da Conceição nasceu também no mesmo dia, mas 60 anos depois (em 1953). O título da peça foi extraído do poema póstumo do amigo Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade Desce aos Infernos, publicado no livro “A Rosa do Povo”, de 1945.

[trecho]
“O meu amigo era tão | de tal modo extraordinário, | cabia numa só carta, | esperava-me na esquina, | e já um poste depois | ia descendo o Amazonas, | tinha coletes de música, | entre cantares de amigo | pairava na renda fina | dos Sete Saltos, | na serrania mineira, | no mangue , no seringal, | nos mais diversos brasis, | e para além dos brasis, | nas regiões inventadas, | países a que aspiramos, | fantásticos, | mas certos, inelutáveis, | terra de João invencível, | a rosa do povo aberta”

Gravado no Teatro Oficina (em público) na peça, Pascoal interpreta textos originais de Mário em poesia, prosa, conferência e crônica. Assim, ele compartilha com o público,sua experiência em ‘incorporar’ Mário - ele interpretou o escritor não só no teatro e na minissérie “Um só coração”, da TV Globo (2004), desta vez para uma plateia de teatro.

Ele se faz presente também em manifestações (como ocupações e protestos em favor da cultura e em eventos, como o aniversário de São Paulo e o Grande Cortejo do Patrimônio. Com as lives o artista traz para a conversa mais vozes, que ampliam os diversos aspectos do modernismo e seus desdobramentos.

Dessa forma, ele inicia as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Um dos fatos históricos mais importantes do Brasil, aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo, entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, e contou com apresentações musicais, conferências, exposições e performances de artistas como Heitor Villa-Lobos, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Menotti Del Picchia. Fortemente inspirados pelas vanguardas artísticas europeias, o evento renovou o ambiente artístico-cultural brasileiro, chocando parte da sociedade brasileira da época e trazendo novas visões e maneiras de se fazer arte.

Dupla maternidade por inseminação caseira é reconhecida pela justiça

 

Medida pioneira no país concedida pelo 1º Juizado da Vara Cível do Foro de Restinga, no Rio Grande do Sul, reconhece o direito de duas mulheres para registrar o filho que esperam por meio de inseminação caseira. Com isso, o nome de ambas vai poder constar no registro de nascimento da criança, além de terem garantia a outros benefícios comuns aos casais heterossexuais.

“Esta é uma importante vitória para toda a comunidade LGBTQIA+, já que se trata do reconhecimento dos direitos não somente do casal lésbico em relação ao filho que está sendo gerado, mas também do próprio bebê, que já irá nascer com a filiação e todos os direitos advindos daí garantidos”, explica a advogada Juliana Rocha, responsável pela ação e que tem escritório no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo.

De acordo com a decisão, o caso reflete a necessidade do “tratamento isonômico e inclusivo de todas as fórmulas familiares concebidas a partir das relações de afeto e solidariedade. É o que se pode resumir como o direito à felicidade e ao amor, base de qualquer ordenamento jurídico verdadeiramente justo”.

CONHECIMENTO SOBRE O TEMA – Para a profissional, que é lésbica e especializada em direito LGBTQIA+, a novidade dessa medida é o fato de o Estado reconhecer a dupla maternidade por meio de uma inseminação caseira, sem auxílio clínico ou de médicos – a artificial já é autorizada e regulamentada para casais lésbicos.

“É incontável o número de casais que recorrem à inseminação caseira, que é uma realidade no país. Porém, o Estado ainda não regulamentou nada a esse respeito, razão pela qual fica para o Judiciário resolver a situação. A decisão favorável, principalmente antes do nascimento da criança, assegura às partes envolvidas todos os direitos da vida civil relacionados à filiação, como herança, nome, guarda, visitação, plano de saúde e licenças no trabalho. Daí a grande importância desta sentença”, explica Juliana Rocha.

DIREITOS IGUAIS? – A advogada destaca a relevância e repercussão da decisão, que serve de estímulo para que se dê a devida atenção às demandas da comunidade LGBTQIA+. Segundo ela, há pouca identificação dessa população com seus representantes públicos e, por parte do Judiciário, falta aprofundamento às causas dessas pessoas, o que gera a aplicação de uma visão heteronormativa no direito.

“Não se pode encaixar questões homossexuais na realidade heterossexual porque isso dá a falsa ideia de equidade, o que não é real nem justo. Exemplo disso é a licença maternidade de casais lésbicos. O que se tem visto nas decisões judiciais é que a mãe gestante consegue gozar esse direito em sua totalidade [120 a 180 dias]. Mas a mãe que não é a gestante acaba conseguindo o direito à licença paternidade [5 dias]. Se estamos falando de um casal lésbico, em que a maternidade da mãe que não é a gestante é plenamente reconhecida, como ela não pode gozar, então, a licença maternidade também? Ela não é pai, é mãe, e a mãe tem direito à licença maternidade. Ocorre uma deslegitimação da maternidade da mãe não gestante, o que a justiça, paradoxalmente, vem tentando combater. É um contrassenso e daí surgem as comparações com casais heterossexuais, mas a realidade é diferente. É como se tivéssemos uma pessoa com sede e outra com fome e se oferecesse apenas água a ambas”, critica.

PRECONCEITO – Juliana Rocha, que atende vários outros tipos de casos envolvendo a comunidade LGBTQIA+, é enfática ao apontar o preconceito que existe por parte da sociedade. Por isso, ela diz que o fato de ser lésbica lhe garante maior propriedade, inclusive na prática, para tratar dos assuntos relacionados a esse universo, o que faz toda diferença na abordagem jurídica dos temas.

“Eu, como lésbica, vejo a sociedade pelo mesmo ângulo da comunidade LGBTQIA+, com suas necessidades e contribuições. O que é decidido pela justiça, regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça ou pelos legisladores afeta diretamente a minha vida, ou seja, eu sou mais uma nesta comunidade”, afirma.

Em formato online, Grupo de teatro Impacto Agasias realiza o IV Festival de Circo e Teatro

 

Entre as celebrações de seus 10 anos, o grupo de teatro Impacto Agasias realiza o IV Festival de Circo e Teatro, que contempla artistas de rua, de teatro e de circo, em mais uma edição a ser realizada de forma online. São três dias seguidos de atrações e rodas de conversas com artistas e companhias selecionadas de diversas regiões do Brasil. No dia 15 de outubro, sexta-feira, às 19 horas acontece o bate papo Arte Educação e Pandemia com os convidados Roberta Conde e Varlei Xavier, sob mediação de Suelen Almeida. Nos dias 16 e 17 de outubro, sábado e domingo, às 15 horas, está marcado um encontro com o público e a apresentação de números inéditos de circo e teatro. As transmissões são gratuitas e acontecem pelo canal de Youtube do grupo.

O evento é um projeto de difusão cultural e fomento de um produto artístico periférico, que traz a essência dos artistas de rua, de teatro e da lona, realizado pelo o grupo, que é um dos coletivos de teatro da região da Cidade Nova Heliópolis, comunidade localizada na região do Sacomã/SP. O Festival terá apresentações dos grupos Minha Companhia - Coletiva ArtísticaCia BurlescaCia Dupla D2Circo Fulerage, Guilherme R. Awazu, Painé Santa Maria, Vanda Cortez Thiago Barbosa.


A trajetória deste festival conta com duas edições presenciais realizadas nos anos de 2018 e 2019 na Casa de Cultura do Ipiranga – Chico Science. Sua terceira edição aconteceria em março no ano de 2020, porém foi adiada devido à pandemia, sendo realizada em maio deste ano de forma on-line. Serão selecionados números de circo e, para a linguagem de teatro, preferencialmente espetáculos de rua. Também são bem-vindos número de contação de histórias e teatro de bonecos. Cada artista, grupo, coletivo ou companhia poderá inscrever outros espetáculos/números, mas somente um será selecionado.
 
Nestes três anos, para a realização do festival, o grupo tem concretizado uma parceria com a equipe da Casa de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Devido ao crescimento de artistas interessados em fazer parte dessa grande festa do circo e do teatro, vimos a necessidade de expandir o festival.
 
Sobre o Festival
 
A ideia do festival nasceu no final do ano de 2017, quando um dos artistas pesquisadores do grupo, Henrique Sanchez, integrava também a equipe da Casa de Cultura como jovem monitor cultural. Havia nele a necessidade de criar um projeto de artes cênicas voltado ao público infanto juvenil da casa, que na época pouco frequentavam as atividades, exceto quando havia eventos realizados em parceria com as escolas da região.
 
Isso reverberou para o grupo, que teve a ideia de festejar o Dia Internacional do Circo e do Teatro, celebrado em 27 de março, e se debruçou na criação e produção para a realização das edições supracitadas.
 
"O Festival que reverbera até os dias de hoje dentro do nosso território, com pessoas que cruzam os nossos caminhos e nos perguntam sobre quando teremos uma nova edição do nosso festival nos impulsiona a seguir com a produção e realização do mesmo nos aproximando da arte com encontros presenciais, que hoje nos é carente, rodas de conversas e apresentações artísticas que nos permitem vivenciar o humano por meio do afeto", dizem os realizadores do evento.
 
Além disso, o Festival também possibilita o intercâmbio artístico entre os diversos coletivos culturais da região, do estado e do país, pois em grande parte do evento os artistas convidados a compor toda a programação trocam informações e relevâncias de suas potencialidades, assim como a formação continuada promovida por artistas de grande repertório, trazendo uma roda de debates a importância do fazer artístico nos tempos atuais, propondo assim uma nova oportunidade de aprendizado para os  artistas e público em geral, que também pode entender um pouco mais sobre os processos artísticos, numa troca efetiva de arte e afeto, nesta grande celebração do circo e do teatro.


Artistas Selecionados

Minha Companhia - Coletiva Artística, Cia Burlesca, Cia Dupla D2, Circo Fulerage, Guilherme R. Awazu, Painé Santa Maria, Vanda Cortez e Thiago Barbosa.

Programação Completa
 
15 de outubro, sexta-feira, às 19 horas
Bate Papo: Arte Educação e Pandemia com a convidada Roberta Conde e o convidado Varlei Xavier sob a mediação de Suelen Almeida integrante do grupo.


16 e 17 de outubro, sábado e domingo, às 15 horas
Encontro com números inéditos de circo e teatro.

Serviço
Dias 15, 16 e 17 de outubro, sexta-feira às 19 horas. Sábado e domingo às 15 horas.
Ingressos: Gratuito
Transmissão:  Youtube Impacto Agasias

Sem cortar o cabelo há quase dois anos, produtor de eventos quer doar mechas

 

O produtor de eventos Rodrigo Ferreira, de 30 anos, passou quase dois anos sem cortar o cabelo. A decisão de conviver com os fios longos chegou no começo da pandemia causada pela Covid-19. Com a expectativa de voltar aos trabalhos, o jovem decidiu que só iria cortar o cabelo quando os eventos voltassem a acontecer.

Com o retorno das atividades neste segundo semestre, o recifense procura doá-los para uma instituição ou paciente em tratamento com câncer. “Coincidentemente o meu trabalho é um dos últimos que está voltando a atuar, houve um lado positivo nisso. Neste momento eu não posso ajudar financeiramente, mas serei solidário com o que tenho de melhor nesse momento, meu próprio cabelo, ajudando no tratamento de pacientes e contribuir com a autoestima”, declarou o produtor sobre atitude de impactar a vida das pessoas.

Rodrigo que costuma fazer trabalhos sociais revelou também que no início da pandemia fez ações para ajudar outros trabalhadores do ramo de eventos que estavam sem renda. Atualmente, o jovem trabalha em uma das maiores produtoras de eventos do Nordeste, com 12 anos de currículo, Rodrigo já produziu eventos de médio e grande porte como o Galo Paradise, Sala da Justiça e Réveillon dos Carneiros. O último trabalho dele foi durante a passagem da turnê de Maroon 5, banda, que no último ano se apresentou na capital pernambucana.

Encontre em Paulista-PE

 

A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria Executiva de Imprensa, vai lançar uma plataforma para auxiliar gratuitamente profissionais autônomos, microempreendedores e pequenas e médias empresas do município na publicação de suas atividades. Denominada “Encontre em Paulista-PE”, inicialmente a página será disponibilizada no Instagram (@encontreempaulistape).

A iniciativa visa ajudar os profissionais a conseguirem serviços e empregos, e as micro e pequenas empresas a venderem seus produtos na Cidade do Paulista, colaborando com a divulgação gratuita de suas atividades.

Com o aumento do desemprego causado pela pandemia e a necessidade de políticas públicas para geração de emprego e renda, a gestão municipal tem buscado alternativas para ajudar a população e movimentar a economia.

As empresas situadas no município e as prestadoras de serviços da Prefeitura de Paulista terão a oportunidade de utilizar a plataforma como uma ferramenta de busca, facilitando a contratação imediata de todos os tipos de profissionais disponíveis, como pintores, marceneiros, pedreiros, eletricistas, cabeleireiros, soldadores, entre outros.

Além disso, o “Encontre em Paulista-PE” vai catalogar os serviços e produtos de microempreendedores e pequenas e médias empresas - buffets, lanchonetes, restaurantes, salões de beleza, etc.

“O nosso objetivo é criar mecanismos de inserção de bons profissionais no mercado de trabalho, sejam eles autônomos ou contratados. Muitos profissionais estão desempregados e precisando de uma oportunidade. Além disso, alguns não sabem utilizar as mídias sociais, e o nosso papel e ajudá-los. É extremamente necessário todos darem as mãos nesse momento tão delicado que vive o nosso país”, destacou Jota Júnior, secretário Executivo de Imprensa.

“O prefeito Yves Ribeiro está trabalhando duro, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na atração de novos empreendimentos para Paulista” acrescentou.

Inscrições - O interessado em publicar gratuitamente suas atividades deverá enviar nome completo, foto, profissão, endereço e telefone de contato para o endereço eletrônico encontreempaulistape@gmail.com ou para o WhatsApp da Secretaria de Imprensa (81 99919-4342). Além disso, há a exigência de que sejam residentes do município do Paulista.

lmprensa Paulista 

Funase, escola e prefeitura articulam projeto esportivo em Vitória de Santo Antão

 

Em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, o esporte vai ser fortalecido como prática voltada à reinserção social de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Para viabilizar o projeto, construído ao longo dos últimos meses, com apoio da Escola Estadual Amélia Coelho, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está em tratativas com a prefeitura municipal. A ideia é reforçar a disponibilidade de materiais como redes, bolas, tênis e chuteiras para os socioeducandos.

 

O assunto foi abordado em reunião com a presença do secretário municipal de Esportes, Everaldo Arruda, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão, a unidade local da Funase, situada na comunidade de Pacas. Na ocasião, o gestor conheceu a quadra da unidade no momento em que era usada pelos socioeducandos. “Estamos de portas abertas para ajudar no que for preciso, pois a prática de esportes é algo muito necessário para esses adolescentes”, ressaltou.

 

O projeto esportivo, que incluirá atividades de futsal, basquete e futevôlei, foi desenvolvido pelo professor de Educação Física João Herbert, da Escola Amélia Coelho, unidade da rede pública de ensino que atende os socioeducandos da Funase naquele município, e também teve a participação da coordenadora técnica do Case Vitória, Lilian Fonseca.

 

Segundo o docente, fortalecer essas atividades é importante para avaliar a parte física, motora e cognitiva dos jovens e descobrir vocações. Após o fim da medida socioeducativa, o aluno pode ser encaminhado a clubes que estiverem precisando de atletas de base ou profissionais. “A expectativa está muito boa, a procura é muito grande. Estamos muito esperançosos e otimistas”, relatou.

 

No mesmo sentido, a gerente do Case Vitória, Karolinna Ferreira, também presente à reunião, destacou esse tipo de iniciativa como uma importante aliada para que os resultados do cumprimento da medida socioeducativa pelos adolescentes sejam alcançados. “A prática de esportes é uma grande ferramenta para o processo socioeducativo, não apenas pelo cuidado com a saúde corporal, mas por fortalecer a autoestima, como também fazer os adolescentes acreditarem que um novo projeto de vida seja possível”, declarou.

 

Ainda esteve no encontro com o representante da prefeitura o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque. A expectativa é de que, nos próximos dias, as tratativas entre as instituições possam avançar, por meio de uma nova reunião com o Executivo municipal.


lmprensa Funase PE

Em Pernambuco, desobrigação da máscara só será possível com avanço na vacinação

 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou, em coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco, que a desobrigação do uso da máscara de proteção para contenção da Covid-19 só será possível com o avanço da vacinação completa no Estado. De acordo com o gestor, será preciso atingir, no mínimo, 80% da população elegível vacinada com duas doses, ou com a vacina de dose única, para começar a pensar em suspender cuidados preventivos. Atualmente, em Pernambuco, 50% da população acima dos 12 anos já concluiu o esquema vacinal.

“Só podemos pensar em abdicar de algum tipo de cuidado quando atingirmos ao menos 80% da população elegível totalmente vacinada. Antes disso, qualquer medida nesse sentido significa correr riscos e, aqui em Pernambuco, nosso compromisso é com a vida. Por isso, vamos continuar trabalhando seguindo a ciência”, destacou André Longo.

No entanto, o secretário ressaltou que este mês de outubro pode ser decisivo para o avanço na vacinação e, consequentemente, a superação da pandemia. “Nesta quinta-feira, vamos alcançar a marca de 50% da população acima dos 12 anos com ciclo de vacinação completo. são mais de 3,8 milhões de pessoas. Até o final deste mês, já teremos oferecido as duas doses da vacina para todos os adultos acima dos 18 anos. A vacinação, mais que um direito de cada pernambucana e de cada pernambucano, é a única forma de voltarmos a viver uma vida normal, sem o risco de contaminação pelo vírus”, afirmou Longo, acrescentando que todas as vacinas em uso no Brasil passaram pelas fases clínicas de pesquisa, tiveram seus dados de eficácia e segurança avaliados e aprovados pela Anvisa e pelas mais importantes agências internacionais. Portanto, são seguras, estão mostrando na prática que são eficientes e que podem salvar vidas.

O pediatra Eduardo Jorge – representante regional da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação em Pernambuco – também participou da coletiva de imprensa e ratificou a importância de o Estado alcançar ao menos 80% da população vacinada para reavaliar as medidas de precaução contra a doença. “Reforçamos, mais uma vez, que o debate sobre a desobrigação de máscaras é extremamente precoce e inadequado neste momento. Estamos no caminho certo, mas ainda há muito a ser trilhado nesta batalha contra o novo coronavírus. Precisamos ter, no mínimo, 80% da população com o esquema vacinal completo, o que deve acontecer, provavelmente, em novembro. Até lá, todas as medidas de cuidados possíveis devem continuar”, pontuou.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – Reflexo do avanço da vacinação no Estado, o cenário epidemiológico da Covid-19 em Pernambuco apresenta uma tendência sustentada de redução em todos os indicadores. Na Semana Epidemiológica (SE) 39, que compreende o período entre 26/09 e 02/10, foram registrados 426 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o que representa uma queda de 13% em relação à SE 38 (19 a 25/09) e de 17% em comparação à SE 37 (12 a 18/09). Além disso, a taxa de positividade geral (número de testes positivos em relação ao total de exames realizados) permanece baixa, oscilando entre 7 e 6% há 6 semanas seguidas.

Já em relação às solicitações de vagas de UTI, a Central Estadual de Regulação Hospitalar voltou a registrar queda expressiva no indicador. No total, foram 247 solicitações na Semana Epidemiológica 39 – uma redução de 12% em relação à semana 38. “Reforço que, para evitarmos um novo repique na doença, e para mantermos esta tendência de queda, só há um caminho possível: o engajamento de todos para o avanço da vacinação, e da vacinação com ciclo completo”, salientou André Longo.

Bezerros vacina adolescentes sem comorbidades

 

A Secretaria de Saúde de Bezerros reduziu, na última quarta-feira (06), a faixa etária da campanha de vacinação contra a Covid-19. Agora, pessoas a partir dos 12 anos de idade, sem comorbidades, já podem receber o imunizante contra o Coronavírus. O agendamento prévio deve ser feito pelo aplicativo “Vacina Bezerros” ou site (www.vacinabezerros.imunizape.com.br).

Importante reforçar que a vacinação das pessoas menores de 18 anos será realizada somente com a presença dos pais ou responsáveis, no local agendado, para assinar a permissão do recebimento da vacina.

De acordo com os dados do vacinômetro divulgado na última terça-feira (05), Bezerros vacinou 41.304 pessoas com a primeira dose do imunizante, 21.016 com a segunda, 66 com a dose de reforço e 416 com dose única. Pelos dados, o número de pessoas que receberam a primeira dose representa 67,8%, já os que receberam as duas doses ou dose única, 35,2%.

Vale lembrar que o cálculo é feito baseado na quantidade total de pessoas no município, que é de aproximadamente 60.960 mil habitantes, de acordo com a previsão estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no último censo (2021).

lmprensa Bezerros

Novo ciclo do Juventude Presente começou hoje

 

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e as Drogas, deu início, nesta segunda (11/10), a um novo ciclo de oficinas do Programa Juventude Presente. A abertura oficial com a assinatura do Governador Paulo Câmara aconteceu no último sábado (09), na quadra da Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano. Nesta nova etapa, que começa agora, serão mais 472 oficinas que atenderão mais de 10 mil adolescentes e jovens, de 12 a 29 anos, em 55 comunidades.

As oficinas do Programa Juventude Presente oferecem oportunidades de conexões socioculturais, estimulam a formação de grupos com identidade própria, difundem a cultura de paz e valorizam o território. O primeiro ciclo de oficinas atendeu a cerca de 9 mil jovens e apresentou resultados expressivos: a redução de 12,5% nos casos de envolvimento de jovens nos indicadores nos CVLIs (crimes violentos letais intencionais) consumados e 47,5% nos CVLIs tentados. Os dados são do Pacto pela Vida e consideram os territórios em que ocorreu o programa.

Nesta segunda-feira (dia 11), começam as oficinas de danças urbanas e capoeira, no Ibura; de futebol, na Imbiribeira (Recife), Peixinhos (Olinda) e em Maranguape I (Paulista); novas turmas de danças urbanas em Dois Unidos e Várzea (Recife), além de futebol em Peixinhos (Olinda) e em Maranguape I (Paulista). Outas modalidades também estão sendo iniciadas, em outros territórios, a partir da quarta-feira.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, trabalhou para ampliar a oferta de oficinas para adolescentes e jovens. “Vamos aumentar a quantidade de beneficiados com as atividades esportivas ou culturais. O Juventude Presente é um programa que ajuda na implantação de políticas públicas e na transformação da sociedade”, afirma o secretário Cloves Benevides.

O Programa Juventude Presente começou em 2020 e contou com a parceria da Cooperação Pernambuco, nome do convênio do Governo do Estado com três agências das Nações Unidas (UNODC, PNUD e ONU-Habitat) e com o Instituto Igarapé, uma ONG que trabalha com propostas e parcerias para desafios globais nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia.

ASCOM

Shopping realiza campanha para recuperação de objetos furtados na RMR

 

Nesta terça-feira (12), o Camará Shopping realizará uma ação, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, para garantir a segurança de seu público. A campanha Alerta Celular e Alerta Bike tem como objetivo ajudar o cidadão a recuperar objetos furtados e roubados, como aparelhos celulares, câmeras, carteiras e mais.

A ação acontecerá no piso L1 do mall, contando com a participação dos policiais do 20° Batalhão que irão fazer os cadastros daqueles que estiverem interessados em participar. O procedimento é super simples, sendo necessário apenas fornecer os documentos de identificação pessoal e o IMEI do aparelho celular.


Iterpe e Incra alinham ação conjunta em benefício dos agricultores de Vitória e região

 

Primeiro assentamento da América Latina, o Engenho Galiléia, em Vitória de Santo Antão, foi o local escolhido para a realização de uma reunião entre o Iterpe e o Incra, nesta segunda-feira (11). O encontro, que aconteceu na presença de lideranças e trabalhadores rurais de diversos municípios, tratou de políticas públicas a serem executadas conjuntamente entre as instituições, em benefício dos agricultores e agricultoras de toda a região.

O presidente do Instituto, Henrique Queiroz, fez uma apresentação do Iterpe e, ao final, muito emocionado, solicitou a todos que ficassem de pé para uma oração em memória do seu querido irmão, o ex-prefeito de Vitória, o médico Ivo Queiroz Costa, que completa ano de falecimento amanhã (12).

Participaram do encontro o representante do Incra; Fred Tavares de Melo; o presidente da Associação de Galiléia, Júnior de Galiléia; e o presidente do Conselho Municipal de Agroecologia de Vitória, Luciano Costa, além de representantes de conselhos, sindicatos e associações.

lmprensa lterpe

Pernambuco recebe mais de 150 mil doses de vacinas contra Covid-19 da Pfizer

 

Mais 150.930 doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegaram a Pernambuco no início da tarde desta segunda-feira (11.10). Os imunizantes foram desembarcados no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 13h30 e levados para a sede do Programa Estadual de Imunizações para conferência, armazenamento e separação por município. Com o volume recebido hoje, o Estado supera a marca de 13,5 milhões de doses recebidas para proteção contra o novo coronavírus.

A nova remessa será utilizada para completar os esquemas vacinais da população em geral, por faixa etária a partir dos 18 anos, aplicação das primeiras doses nos adolescentes e doses de reforço em idosos da população indígena. Os imunizantes serão enviados às 12 Gerências Regionais de Saúde na próxima quarta-feira (13.10).

Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 13.622.850 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.702.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 4.264.650 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.

lmprensa PE

Governo de Pernambuco libera acesso à biblioteca jurídica eletrônica para todos os servidores

 

O Governo de Pernambuco informou que todos os servidores estaduais passam a ter acesso ao conteúdo da Plataforma Fórum de Conhecimento Jurídico, com um acervo de mais de quatro mil publicações, entre livros, revistas e informativos. O acesso ao ambiente virtual já foi viabilizado pela Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), por meio do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ). Os interessados podem acompanhar o conteúdo mais atualizado de doutrina e jurisprudência sobre diferentes matérias e temáticas das mais variadas áreas do Direito.

Segundo o governador Paulo Câmara, oferecer mais essa ferramenta de trabalho aos servidores representa um importante investimento, que será refletido na qualidade dos serviços prestados. “Essa biblioteca dispõe de um conteúdo vasto e relevante, com livros e revistas, principalmente no campo do direito público. A atualidade dos temas é também notável, principalmente em uma época de transformações no ordenamento jurídico”, afirmou.

A plataforma possibilita pesquisar um assunto simultaneamente em periódicos, informativos, livros e conteúdos exclusivos, de forma fácil e segura, bem como extrair citações e produzir referências bibliográficas. Os servidores terão acesso ilimitado, simultâneo e perpétuo ao acervo já existente na plataforma e a todo o novo conteúdo publicado no período de 12 meses, tempo de duração inicial do contrato.

Para acessar a plataforma, o servidor deve visitar o site www.forumconhecimento.com.br e clicar em Inscreva-se aqui. Para isso, deve utilizar o e-mail institucional (pe.gov.br). Uma mensagem com o link de confirmação será enviada ao endereço eletrônico fornecido. Uma vez efetuada a confirmação, o acesso estará liberado.

lmprensa PE

Terça do Vinil lança festa PAGODJIN neste feriado

 

A Terça do Vinil, conhecida como projeto de difusão de música brasileira mais antigo de Pernambuco, lança novo selo de festas. Ainda em caráter pandêmico, cumprindo protocolos de distanciamento e com público acomodado em mesas, a nova branding do selo chega resgatando um antigo amor pelo samba, do criador e DJ residente da Terça do Vinil, o DJ440, mas agora em novo momento e formato.

Iniciando ao pôr do sol, no Restaurante Catamaran, o PAGODJIN vai contar com 7 horas de música na sua edição de estreia, com discotecagem do acervo de samba, samba rock e pagode do DJ 440, e a participação de um dos grandes nomes da nova geração do samba pernambucano, Taiguara Borges.

Filho do conhecido mestre, sambista e fundador do tradicional Grupo Terra, Elias Paulino, Taiguara é compositor e instrumentista desde criança e figura como um dos principais nomes da atualidade. Com uma trajetória de mais de 20 anos de carreira, o artista tem discos e DVDs na bagagem, tendo seu último trabalho junto à consagrada Showlivre. O artista vai comandar a primeira edição da festa PAGODJIN com uma roda de samba de três horas.

“A Terça do Vinil sempre foi um movimento além de um dia da semana, além de uma festa de música brasileira. Nos tornamos um selo, que tem como objetivo promover várias atividades e projetos ligados à cultura da música. O samba é um grande expoente nacional e muito presente na minha pesquisa como DJ. Além de tudo, representa a força da cadeia artística que tanto sofre neste momento. Samba é e sempre foi resistência e a ele damos o protagonismo nesta festa”, declarou o DJ 440.

Nesta edição especial de feriado da terça-feira (12), o projeto tem início às 17h e segue até 00h, oferecendo sete horas de música ao público. No espaço, à beira do rio, o público poderá desfrutar do pôr do sol, curtindo o belo visual do restaurante Catamaran, que recebe a programação.

Cumprindo as normativas e protocolos vigentes de saúde do período, o PAGODJIN recebe público limitado, apenas com mesas reservadas antecipadamente. No acesso ao local, é feita a aferição de temperatura, e só é permitida a entrada e circulação de pessoas com uso de máscara, seguindo todos os decretos sanitários.

SERVIÇO:
PAGODJIN da Terça do Vinil
QUANDO: Terça-feira, 12 de outubro
ONDE: Restaurante Catamaran
HORA: Das 17 às 00h
QUANTO: As reservas podem ser feitas através do site www.dj440.com.br/tercadovinil



Ação social Dia das Crianças Padre Arlindo de Tamandaré

 

A campanha 'A Fome não pode esperar', do Padre Arlindo, pároco de Tamandaré, está de volta e doará 500 cestas básicas às crianças carentes no dia 12 de outubro. Elas terão ainda distribuição de escovas de dente e orientações sobre higiene bucal em ação social do plano odontológico, Clin Digital.

Em tempos de pandemia, a ação teve planejamento prévio e as 500 senhas foram antecipadamente destruídas na comunidade. As crianças e responsáveis já ganharam uma pulseirinha e vão no dia, em horário combinado, para evitar aglomeração. Padre Arlindo é uma das pessoas mais queridas da região e fará o projeto social, das 9h às 12h, na própria Paróquia de São Pedro, no centro de Tamandaré.

A Campanha “A Fome Não Pode Esperar” foi lançada em 2019 e, durante a pandemia foi fundamental para amenizar a dor e o sofrimento de quem ficou privado de prover o próprio sustento com o isolamento social, decorrente da pandemia. Desde que o sacerdote iniciou a campanha, já foram mais de 500 toneladas de alimentos distribuídos à população de Tamandaré, em forma de 29 mil cestas básicas, 243 mil ovos, 11 mil mortadelas, 10 mil kg de cortes de frango e 1 mil kg de charque.


Para realizar esse propósito, a campanha precisa ainda de doações e muitos pontos de arrecadação foram montados na cidade e também com doações em dinheiro. A chegada da campanha a Recife permite que os interessados em doar possam levar alimentos não-perecíveis e depositar suas doações. É uma oportunidade de mais pessoas poderem contribuir para levar esperança a quem não tem o que comer.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO

Lojas do Big Bompreço
Maxxi Cabo Sto Agostinho - Rodovia PE 60, Km 2, s/n, Cidade Garapu, Cabo de Santo Agostinho/PE
Hiper Shoppping Tacaruna
Hiper Shopping Caruaru
Hiper Boa Viagem
Hiper Olinda - Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, 1306, Bairro Novo, 53130-515, Olinda/PE
Hiper Shopping Guararapes
Hiper Av Caxangá
Hiper Avenida Recife

DOAÇÕES EM CONTA:

Associação Padre Arlindo
BANCO DO BRASIL
Agencia 3924-1
Conta 21021-8
CNPJ 41.270.552/0001-05
PIX 81 982659810

Paulista oferece curso gratuito de análise de dados para alunos do 8º e 9º ano da Rede Municipal

 



A Prefeitura de Paulista, através de uma parceria entre a Secretaria de Educação Municipal e a empresa ValiPag, vai oferecer um curso online gratuito de introdução à análise de dados para estudantes de 13 a 18 anos do 8º e 9º da Rede Municipal de Ensino.

Serão disponibilizadas 100 vagas, e o período de inscrição vai de 7 a 22 de outubro. A divulgação dos selecionados ocorre no dia 27 deste mês, e as aulas iniciam no dia 4 de novembro. As inscrições devem ser feitas através do link https://forms.gle/niqN7yHUPHbVcg7Z8

A formação vai capacitar os alunos para a utilização das principais ferramentas relacionadas à análise de dados, buscando incentivar a profissionalização e autonomia dos jovens na área.

As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, em duas turmas, uma pela manhã (8h às 9h), e outra à noite (18h às 19h).

- Período de inscrição: até 22/10/2021
- Divulgação dos selecionados: 27/10/2021
- Início das aulas: 04/11/2021
- Dias: Toda terça e quinta-feira
- Horário: Turma A: 08h às 09h; Turma B: 18h às 19h - Link para inscrição: https://forms.gle/niqN7yHUPHbVcg7Z8

lmprensa Paulista 

Jaqueira avança vacinação contra a Covid-19 para novos grupos

 

A Prefeitura de Jaqueira, na Mata Sul, avançou com a vacinação contra a Covid-19 no município. A partir desta quinta-feira (7), idosos acima de 70 anos e que já tomaram a 2ª dose no intervalo de até 6 meses já podem tomar a terceira dose de reforço, assim como a população em geral com comorbidades. Ainda de acordo com a prefeitura, a cidade está garantindo também a vacina para os profissionais da saúde. A gestão municipal comunica também que a vacinação contra a Covid-19 está disponível para os adolescentes com 12 anos de idade ou mais.

“Estou feliz por avançar em novos grupos, espero que todos os jaqueirenses estejam vacinados até o final do ano. Mas para isso, é necessário a conscientização da população. Quem já recebeu a primeira dose, por exemplo, precisa voltar às unidades de saúde e completar a imunização. A ciência já provou que a vacina é eficaz; portanto a vacina sim”, completou a prefeita, Ridete Pellegrino que também alertou para os cuidados de proteção da doença.

AGENDAMENTO E LOCAIS:

Para esses novos grupos, a prefeitura comunica que não é necessário fazer o agendamento para a imunização. Basta a pessoa chegar em algum dos cinco pontos de vacinação da cidade, são eles; (PSF 1) Jaqueira, (PSF 2) Frei Caneca, (PSF) 3 Alto da Boa Vista, (PSF 4) Lage Nova e (PSF 5) Dorinha Rodrigues.

DADOS ATUALIZADOS:

Até o momento, Jaqueira já aplicou 10.715 doses entre a primeira e a segunda imunização; a cidade aparece no portal estadual de Saúde com 80,85% de vacinação no ranking da região da Mata Sul entre os três municípios que mais estão aplicando vacinas. O município não registra óbitos e casos graves desde o dia 27 de maio. De acordo com o último boletim, emitido nesta quinta-feira, pela secretaria de Saúde municipal, a cidade tem 4 casos confirmados e 8 em isolamento.

MAIS INFORMAÇÕES:

Outras informações podem ser repassadas pela equipe da secretaria de Saúde através do telefone (81) 9 8940-2888, que funciona também com o WhatsApp.

Recadastramento Compesa no Grande Recife

 

Mais de 7 mil clientes da Compesa estão sendo visitados pela equipe de cadastradores da Companhia. Serão contemplados nessa etapa, os moradores dos bairros de Areias, Barro, Caçote, Estância, Jiquiá e San Martin. A ação tem o objetivo de atualizar as informações na base de dados da Compesa a fim de aperfeiçoar a prestação dos serviços, agilizar o atendimento, inclusive na geração das faturas com informações fidedignas, o que facilitará em eventuais negociações de débitos com a companhia.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final de novembro. Os serviços serão realizados por um cadastrador da Compesa, tecnicamente capacitado, utilizando crachá e máscara e mantendo todos os requisitos para o distanciamento social. Durante a visita serão solicitados os documentos de Carteira de Identidade e CPF. Em hipótese alguma será solicitada informação financeira do cliente.

Em caso de dúvida, você poderá entrar em contato com a Compesa pelo telefone 0800 0810195.

lmprensa Compesa

Começa reforço da vacinação no HMA

 

O Hospital Miguel Arraes (HMA/FPMF), em Paulista, já está aplicando a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em seus profissionais de saúde e colaboradores. A vacinação teve início na última quarta-feira (6), com o objetivo de atingir os 982 funcionários que completaram o esquema vacinal até o dia 31 de março, com as duas doses.

A vacinação obedece um cronograma para evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Nesse primeiro momento, os profissionais que atuam nos setores de Emergência, UTI, Ambulatório e Imagem devem se dirigir ao prédio da Administração e tomar sua dose de reforço. Até o meio-dia dessa sexta-feira (8), 306 pessoas já tinham feito isso.

O reforço é com o imunizante da Pfizer/BioNTech, que está sendo aplicado em todos, independente do fabricante das duas primeiras doses. Luíza de França Oliveira, de 63 anos, é voluntária do HMA há mais de 10 anos e foi a primeira a tomar a terceira dose no hospital, na última quarta-feira. Apesar do alerta para possíveis incômodos, Luíza disse que não sentiu qualquer dor e o sentimento foi de alívio: “é reconfortante saber que estou protegida de uma doença tão violenta e que posso continuar fazendo meu trabalho de acolhimento junto aos pacientes e suas famílias. Estou pronta para a quarta, quinta doses”. E aproveitou para fazer uma convocação: “deixem o medo de lado e venham tomar a terceira dose. Eu não senti nada e estou ótima!”.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO:
Segunda a sexta-feira, 8h às 16h – Sala de Reunião

Dias 13, 14 e 15 de outubro: Bloco cirúrgico e Enfermarias de Clínica Médica, Ortopedia e Cirurgia Geral.

Dias 18, 19 e 20 de outubro: Agência Transfusional, Laboratório, CME, Farmácia, Nutrição e Serviço Social.

A partir do dia 21 de outubro: Áreas administrativas e remanescentes.

Com informações da jornalista lana Gouveia

Funcional Kids: exercício em forma de brincadeira para crianças

 

Com o isolamento social causado pela pandemia, todos nós sofremos parados em casa, principalmente as crianças, que sempre têm muita energia para gastar. Com a vida já próxima ao normal, várias alternativas estão surgindo para “recuperar o tempo perdido” na questão física e mental, inclusive para os pequenos. A Academia Life, localizada na Jaqueira, oferece para crianças de 4 a 14 anos o Funcional Kids. São atividades funcionais, que trabalham habilidades motoras e padrões de movimentos fundamentais para o desenvolvimento infantil.

As aulas duram de 50 a 60 minutos e trabalham todas as partes do corpo. As atividades acontecem aos sábados e são gratuitas aos filhos de alunos. De acordo com a professora de Funcional Kids da Academia Life, Karol Miranda, a procura pelas atividades têm crescido muito nas últimas semanas, com a flexibilização das regras de combate ao coronavírus. “A criança que pratica algum tipo de atividade terá um bom desempenho neuromotor. A prática regular aumenta a força e a resistência, ajudando a construir ossos e músculos saudáveis. Outros benefícios importantes são o controle de peso, do colesterol, redução da ansiedade e do estresse, e o aumento da autoestima, tendo uma melhora na qualidade de sono, maior capacidade de concentração e aprendizado na escola. Através da atividade física, a criança conhece melhor o seu corpo, suas limitações e suas capacidades”, disse a professora.

Neste mês de outubro, dedicado às crianças, nada melhor do que o lúdico para deixar tudo mais divertido. Nas aulas da Life, sobram brincadeiras como corridas, pular cordas, vivo-morto, correr, saltar, rolar, agarrar, escalar, chutar, rebater, empurrar, puxar e agachar. “Claro que, como qualquer programa de exercícios, devemos partir das necessidades de cada criança, elaborando atividades que elas consigam realizar”, ressaltou Karol.

Afeganistão e genealogia pautam eventos do Museu da Imigração

 

Com ações presenciais e online, a agenda do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – contará, na primeira quinzena de outubro, com webinário, oficinas de cerâmica, mediações de leitura e takeover no Instagram. Ainda nesse mês, a genealogia será o assunto trabalhado em uma formação à distância, com especialistas convidados.

 

O jardim da instituição será o cenário das leituras de livros, agendadas para os dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 (sábados e domingos), às 11h e 15h. Por meio dessas ações, com a mediadora do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, as famílias poderão descobrir o que acontece em “Douglas quer um abraço”, de David Melling; “Sábado”, de Oge Mora; “O homem que roubava horas”, de Daniel Munduruku; “Ombela: a origem das chuvas”, de Ondjakí; “Um dia, um rio”, de Leo Cunha; “A árvore generosa”, de Shel Silverstein; “A África que você fala”, de Cláudio Fragata, e “O Caminhão”, de Lúcia Hiratsuka.

 

Já no dia 11 (segunda-feira), o perfil do Museu no Instagram passará por um takeover em parceria com a Plan International Brasil, em referência ao Dia Internacional da Menina. A partir dessa proposta, os seguidores do Museu irão conhecer uma das participantes do projeto Aprender e Proteger, entender a campanha “Meninas Ocupam” e conferir outros conteúdos em conexão com a temática.

 

 

II Semana da Genealogia

Programado para acontecer entre os dias 25 e 29, um ciclo de palestras online, com a presença de pesquisadores convidados, abordará, em diferentes vertentes, a genealogia e a pesquisa de registros de migrantes. As aulas terão início sempre às 18h e serão realizadas no Zoom.

 

Com duração entre 1h e 1h30, as apresentações terão como foco “O ensino de genealogia em nível universitário: o exemplo da Universidade de Nîmes (França)”, “O Brasil Colonial: Genealogia dos judeus sefaraditas”, “Imigração Lituana no Brasil”, “Pesquisa de Registros de Imigrantes nas décadas de 1920 e 1930”, “Documentação manuscrita entre os séculos XVI-XIX: a Paleografia como ferramenta para o estudo de histórias africanas e afro-brasileiras” e “História, Língua, Toponomástica, Arquitetura e Tradições das comunidades ítalo-venetas no Brasil”.

 

As vagas são limitadas e o valor do investimento é R$150. Os resumos de cada atividade, bem como as informações dos palestrantes, estão disponíveis no site, juntamente com o direcionamento para inscrição.

 

Serviço


Mediações de leitura

Datas: 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro

Horário: 11h e 15h

Local: Museu da Imigração

 

Instagram Takeover | Campanha “Meninas Ocupam”

Data: 11 de outubro

Plataforma: Instagram

 

II Semana da Genealogia

Datas: 25 a 29 de outubro

Horário: 18h

Plataforma: Zoom

Inscreva-se

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br