segunda-feira, 8 de maio de 2023

Cuidado com quem cuida: Centro gratuito em Igarassu oferece benefícios para professores


Diante dos ataques recentes às instituições de ensino no país e o cenário preocupante da saúde mental dos professores, iniciativas como o Centro de Atendimento ao Professor de Igarassu (CAPI) se destacam por trazer atenção e cuidado para esses profissionais tão importantes na formação das gerações futuras.

O CAPI oferece serviços amplos, tais como atendimento com psicólogos e psicopedagogos, fisioterapeutas e médicos, assessoria jurídica e tecnológica, capacitação profissional e ações de cuidado com o corpo, como aulas de educação física, fisioterapia, ventosaterapia e aula de pilates. Em breve, o Centro vai ganhar um consultório de fonoaudiologia. 

Além disso, há um projeto sazonal de terapia alternativa que utiliza chás fitoterápicos. O próximo evento será no fim deste mês, em comemoração ao Dia das Mães.

A iniciativa foi criada pela primeira prefeita mulher eleita na cidade, Elcione Ramos, que também é professora. O CAPI atende, mensalmente, mais de 980 professores da rede municipal, sejam contratados, efetivos ou aposentados. 

O professor que deseja ser atendido com esses benefícios precisa visitar o Centro, que funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, na rua Sebastião de Oliveira, na Vila Saramandaia, para realizar o cadastro com o atendente.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo  e-mail capiigarassu@gmail.com ou pela conta do Instagram @capigarassu.

Imprensa Igarassu PE

ONG ARCO entrega à deputada Dani Portela projeto de lei para combater violência contra pessoas LGBTQIAP+ em Pernambuco


O projeto, batizado de “Protocolo arco-íris”, foi entregue à parlamentar do PSOL durante uma roda de conversa realizada no parque das Graças na tarde do último sábado, 06 de maio, e tem como autor o Presidente da ONG ARCO, Carlos Santos, que é psicólogo e ativista.

O Projeto de Lei Estadual Protocolo ARCO-íris, de autoria do Sr. Carlos Santos, presidente da ONG ARCO, tem como objetivo a sistematização de um protocolo de atendimento às pessoas vítimas de LGBTQIAP+fobia em estabelecimentos noturnos, eventos festivos, bares, restaurantes e outros espaços de grande circulação de pessoas.

O protocolo será regido por cinco princípios:

 

  1. Celeridade na oferta de suporte;

 

  1. Respeito incondicional às decisões da pessoa vítima de agressão;

 

  1. Informação como ferramenta de combate às violências de cunho LGBTQIAP+fóbico;

 

  1. Repúdio imediato à prática de qualquer tipo de violência de cunho LGBTQIAP+fóbico; e

 

  1. Rigor no levantamento e apuração das informações referentes à agressão

 

O projeto foi entregue à deputada estadual por Pernambuco, Dani Portela (PSOL) por representantes da ONG ARCO durante uma atividade realizada no Parque das Graças no dia 06/05 às 15h. A partir da entrega do projeto, caberá à deputada avaliar a viabilidade da proposta e, caso a considere relevante, encaminhá-la para discussão e votação na Assembleia Legislativa do estado.

O momento da entrega foi registrado em vídeo disponibilizado no instagram da Arco @ong.arco ou clicando aqui (https://www.instagram.com/reel/Cr9gL3sLIPG/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==)

O autor do projeto, Carlos Santos, falou um pouco sobre a importância da lei e o que espera da parlamentar. “É importante que a deputada Dani Portela considere a pauta do Projeto de Lei Estadual Protocolo ARCO-íris porque a comunidade LGBTQIAP+ é frequentemente alvo de violência e discriminação em espaços públicos, como estabelecimentos noturnos, eventos festivos, bares, restaurantes, praças, praias e parques. Essas agressões podem deixar marcas profundas nas vítimas, prejudicando sua saúde mental e física, além de restringir sua liberdade de expressão e de locomoção”, afirmou Santos.

A criação de um protocolo de atendimento para vítimas de LGBTQIAP+fobia pode garantir que as pessoas que sofrem esse tipo de violência recebam suporte imediato e adequado, com respeito à sua dignidade, honra e identidade. Além disso, o protocolo pode servir como uma ferramenta de conscientização e prevenção, já que prevê o repúdio imediato à prática de qualquer tipo de violência de cunho LGBTQIAP+fóbico e o uso da informação como forma de combater essas violências.

Questionado sobre como a implementação do projeto poderia contribuir efetivamente com a população LGBTQIAP+, Carlos Santos afirmou: “A consideração da pauta do Protocolo ARCO-íris pela deputada Dani Portela pode contribuir para a promoção da igualdade de direitos e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com as diferenças. É fundamental que as instituições públicas estejam atentas às demandas da comunidade LGBTQIAP+ e atuem de forma proativa para combater as violências e discriminações que afetam essa população. A criação de uma lei, é uma comunicação explícita e necessária de que o parlamento pernambucano se importa com as vidas das pessoas LGBTQIAP+.

Obesidade emocional pode estar relacionada com doenças como depressão, ansiedade e estresse

 

A obesidade emocional, como fruto da compensação alimentar, é desencadeada por problemas como solidão, luto, rejeição, arrependimento, medo e sentimento de fracasso. É um quadro que muita gente pode demorar a perceber que desenvolveu. A comida em excesso provoca alterações no índice de gordura corporal, aumento de taxas e pode gerar inúmeros problemas de saúde. Essa realidade também pode acontecer com pessoas que apresentam o quadro de depressão, ansiedade e até mesmo estresse.

Os fatores que desencadeiam a obesidade emocional podem ser diversos. Entre eles, o estilo de vida, a experiência das pessoas, traumas, situações intensas. A causa pode ser particular de cada indivíduo, apesar das condições mais populares para essa causa, como os transtornos mentais mencionados, como é o caso dos contextos depressivos e ansiosos.

Segundo o professor e psicólogo do Centro Universitário dos Guararapres (UNIFG), Aluísio Soares, usar a comida, principalmente, as ricas em calorias, gorduras e frituras, pode ser uma fonte imediata de conforto emocional para lidar com o tédio, a angústia, vergonha, raiva, estresse, solidão e outros sentimentos. “Mudança no estilo de vida, no que diz respeito a certos tipos de alimentos que não eram consumidos na mesma proporção atual e o impacto de aspectos como retraimento social, percepção distorcida sobre a própria imagem corporal e o nível da qualidade de vida são claros sinais de alerta”, ensina.

Muitas pessoas podem confundir a obesidade emocional com a compulsão alimentar. O primeiro distúrbio é caracterizado pelo processo de enfrentamento de uma, ou mais situações, emocionalmente intensa, ou seja, dentro de uma perspectiva traumática, existe o consumo alimentar para compensar os sentimentos de frustração gerados pela realidade atual. O ato de comer de forma intensa para sentir satisfação emocional.

Já a compulsão alimentar é classificada como um distúrbio também, onde a ingestão de alimentos ocorre mesmo sem a presença de fome ou necessidade física. “Perde-se o controle sobre o que se está ingerindo, sobre a qualidade dos alimentos. Essa é uma das suas principais características”, comenta.

Em todos os casos, principalmente, o de obesidade emocional, é indicado a procura por um profissional de psicologia e psiquiatria para associar o tratamento com as áreas de nutrição e endocrinologia, que podem contribuir com avaliações clínicas, importantes para o cuidado interdisciplinar de quem sofre com esse quadro.

Mulheres empreendedoras de Paulista recebem qualificação

 

Para incrementar o leque de oportunidades às mulheres empreendedoras de Paulista, a Prefeitura da cidade está promovendo, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, uma parceria com o SEBRAE, para a qualificação no curso de Merchandising (Estratégias de Visual Comercial Interno).

A iniciativa, que começou nesta segunda-feira (08.05) e terá mais quatro semanas acontece no anexo do Espaço de Fabricação Exclusiva de Mulheres Empreendedoras e Artesãs de Paulista (Espaço Fêmea), localizado no 1º andar do Paulista North Way Shopping, com aulas divididas em dois grupos, realizadas nas segundas e quartas e nas terças e quintas, das 13h às 17h. Inscrições ainda podem ser feitas através do (81) 99912-0337.

Para a professora e palestrante do Sebrae, Adriana Ramos, o objetivo do curso é ensinar todos os recursos que as empreendedoras têm para organizar suas lojas físicas ou virtuais, no sentido de impactar e criar o interesse dos consumidores em seus produtos e serviços. “A iluminação, o tipo de imagem, a música que acompanha o destaque da venda online é fundamental, da mesma forma isso se aplica no espaço físico. O curso é gratuito, são 16 horas de aula e, no final, todas receberão o certificado do Sebrae”, ressaltou a docente.

Presentes no início das atividades, a empreendedora de confecções de vestuário feminino, Tatiana Alves, ressaltou que a oportunidade é muito boa. “Vou me atualizar nas técnicas de merchandising para ter mais segurança em como oferecer meu produto ao consumidor e prosperar em meu negócio. Além disso, tem o fato de ser uma qualificação onde não pago nada, isso também estimula e ajuda”, disse.

"Confecciono kimonos com sobras e reciclagem de tecido e, neste curso, procuro um diferencial para qualificar meu produto e adquirir conhecimentos que eu possa aplicar na venda para atração e fidelização de novos clientes”, destacou a proprietária da Mik Kimonaria, Fabiana Correa, que também participa das aulas.

No mesmo sentido, a secretária executiva de Políticas para as Mulheres, Bianca Pinho Alves, informou mais detalhes sobre a parceria e seus fins em prol das mulheres paulistenses. “Temos uma diversidade de setores da economia aqui, cabeleireiras, confeiteiras, cozinheiras, e costureiras de confecções femininas, entre outras. Nosso objetivo é impulsionar o negócio delas. Neste primeiro semestre, já temos 785 vagas e até agosto vamos promover mais qualificações. São várias parcerias que estamos realizando com entidades como o Sebrae, o Senac, a Coca-Cola e o próprio Ministério das Mulheres”, frisou a gestora municipal.

Imprensa Paulista PE



Consumo de doces e alimentação saudável na infância: Cirurgiã dentista do Hapvida Interodonto orienta pais e fala sobre a importância da escovação

 

Manter uma alimentação saudável na infância, com o controle de ingestão de açúcar e alimentos industrializados, colabora não somente com uma melhor qualidade de vida como também com a saúde bucal dos pequenos.

A relação ocorre porque o açúcar, quando ingerido, favorece a formação de cáries, considerada a maior vilã dos dentistas. “É comprovado que desde que nascem, as crianças têm uma preferência pelo sabor doce, mas temos que evitar. O açúcar só pode ser oferecido após os dois anos de idade e de maneira restrita”, adverte a dentista do Hapvida Interodonto, Mirele Nobre.

Segunda ela, o risco maior de cárie está relacionado não à quantidade de açúcar presente no alimento, e sim à frequência que o alimento é consumido. “Esse açúcar, quando ingerido, encontra na boca bactérias que irão fermentá-lo e transformá-lo em um meio ácido. Ele corrói o esmalte dentário levando à desmineralização do dente e possibilitando a formação de uma cárie”, explica.

Mirele também reforça que, caso haja o consumo de doces, é essencial que a criança crie o hábito da escovação, de preferência até 30 minutos após a ingestão. “Depois desse prazo, vai acontecer o processo de desmineralização, o que facilita a formação da cárie. Fazendo a escovação logo após a ingestão do doce, o creme dental que é fluoretado ajuda a remineralizar esse dente, evitando a formação da cárie”, frisa a dentista.

Escovação noturna - Considerada a mais importante do dia, a escovação noturna se torna ainda mais necessária nesse cenário. Por essa razão, a dentista do Hapvida Interodonto sugere que as crianças reduzam o consumo de doces antes de dormir e que os pais supervisionem a escovação a fim de que a higienização ocorra de maneira correta. “À noite é importante reduzir o consumo de açúcar e realizar a escovação noturna, já que nesse período as bactérias têm mais facilidade de proliferar justamente pela redução salivar”, destaca Mirele.

Alimentos saudáveis - No lugar de doces e outros alimentos industrializados, a dentista aconselha que os pais priorizem alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, e incentivem a ingestão de água, tida como fundamental para a saúde bucal das crianças. Outra dica é em relação ao armazenamento dos alimentos em casa. A especialista sugere que os pais evitem deixá-los expostos em prateleiras de fácil acesso para as crianças, o que favorece a curiosidade e, consequentemente, o consumo do produto. “Também é importante a visita regular ao dentista, de seis em seis meses, para fazer o acompanhamento, o controle, as prevenções e também as orientações de saúde bucal”, conclui Mirele.



Maio Vermelho alerta para os fatores de risco para o surgimento do câncer de boca

 

O Maio Vermelho – mês de conscientização sobre o câncer de boca (oral) – vem alertar a população sobre sinais e lesões na cavidade bucal e os principais fatores de risco, que podem acometer lábios, bochechas, céu da boca, gengiva ou língua (geralmente, na lateral ou abaixo), segundo a odontóloga Érika Calixto, que atua na área de odontologia oncológica do NOA – Núcleo de Oncologia do Agreste, em Caruaru, Pernambuco.

A dentista diz que entre os principais fatores de risco para a doença estão o hábito de fumar, a ingestão de bebidas alcoólicas de forma frequente, exposição à radiação ultravioleta sem proteção e o HPV positivo – que pode se originar a partir do sexo oral desprotegido (sem o uso de preservativo) e é caracterizado por verrugas esbranquiçadas na cavidade oral, geralmente acometendo o céu da boca, a língua ou parte interna da bochecha, podendo levar ao câncer da cavidade oral.

No início, a doença se manifesta de forma indolor, mas, em fases mais avançadas, pode gerar dores, mau hálito, dificuldades para engolir ou falar, ou mesmo rouquidão, sem um motivo aparente, segundo Érika Calixto. "A qualquer um desses sinais, é muito importante procurar um médico ou dentista porque essa é uma doença que apresenta alta taxa de mortalidade".

O exame para identificação das lesões é simples e pode ser realizado por qualquer cirurgião-dentista, por isso é muito importante a população ficar atenta e frequentar o dentista regularmente, como orienta a odontóloga. "Ao menos uma vez ao ano, é importante que o dentista afira toda a mucosa da cavidade oral e que a higiene oral seja realizada, com a limpeza e a remoção de tártaro".

Érika Calixto explica que a descoberta tardia do tumor maligno na boca pode comprometer fala, mastigação, deglutição e até mesmo a estética da face, em decorrência da necessidade de possíveis cirurgias. "Quando se identifica uma pequena lesão indolor, que leve à desconfiança, é preciso investigar. O surgimento de machucados que persistem sem cicatrizar, por mais de 14 dias, manchas brancas (com sangramento ou não) e aumento de volume podem ser sinais de câncer na cavidade oral".

Érika Calixto diz que a conscientização para a mudanças de hábitos que possam contribuir para o desenvolvimento da doença é um primeiro passo. "Até vale destacar que o uso de cigarros eletrônicos (que diminui a nicotina, mas tem outras drogas nocivas) ou o hábito de mascar o tabaco ou colocá-lo na gengiva também são fatores de risco significativos para o câncer da cavidade oral. Por isso é indispensável buscar vencer o hábito do tabagismo. O SUS, inclusive, disponibiliza campanhas de conscientização (com adesivos para nicotina, por exemplo) para o médico trabalhar junto com o paciente para interromper esse hábito".

Diagnóstico e Tratamento - Uma vez identificada a lesão, é feita a biópsia e o estudo em laboratório, como explica a dentista. "Confirmado o câncer, o tratamento médico é iniciado pelo cirurgião de cabeça e pescoço e o caso é resolvido com cirurgia, não havendo a necessidade de tratamento mais complexo. Quando a lesão é maior e o oncologista identifica a necessidade de outros tipos de tratamento, como a quimioterapia e a radioterapia na região da cabeça e pescoço, por exemplo, a conduta é adotada".

Érika Calixto diz que, ao ser identificado em estágio inicial, há maior chance de cura. Já em estágio avançado, o índice de mortalidade é maior. Ela detalha que o tratamento, geralmente, tem duração de dois meses, com radioterapia diária (entre 30 e 40 sessões) e quimioterapia semanal. "É um tratamento bem agressivo, que, muitas vezes, deixa sequelas como boca seca e radiação nos dentes, por exemplo".

A odontóloga salienta que essa é uma doença que pode ser evitada, observando lesões suspeitas, com exames simples, de fácil diagnóstico. "Por isso reforço a importância da consulta regular a um dentista, principalmente os fumantes e pessoas que usam prótese removível. A prótese não deve machucar/ traumatizar. Se há uma má adaptação da prótese, é preciso que essa lesão seja avaliada clinicamente por um dentista. Se ao retirar a prótese e, após 14 dias não houver a cicatrização, essa é uma lesão que merece uma atenção a mais".

Médico Bruno Gino lança cordel sobre sua experiência na Pandemia

 

O médico cearense Bruno Gino - que já nos concedeu entrevista aqui no blog - Lançou um cordel que conta a sua história dentro da Pandemia do Coronavírus - cuja emergência global teve o fim anunciado na semana passada. Ventiladores mecânicos, isolamento social, cloroquiners, negacionismo, mortes, curas, vacinas, tudo que ele viu e viveu, agora está sendo contado no estilo mais nordestino que existe: a literatura de cordel. Gino está com palestra marcada em Caruaru, Pernambuco, no começo de junho

Literatura - O cordel é um gênero literário popular escrito frequentemente em versos, na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.

Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Em 1909, o cordelista Leandro Gomes de Barros publicou seus poemas na seção "Lyra Popular", no jornal O Rebate, de Juazeiro do Norte, Ceará.

A literatura de cordel apresenta vários aspectos interessantes e dignos de destaque:
  • Pelo fato de funcionar como divulgadora da arte do cotidiano, das tradições populares e dos autores locais, a literatura de cordel é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro;
  • Pelo fato de poderem ser lidas em sessões públicas e de atingirem um número elevado de exemplares distribuídos, ajudam na disseminação de hábitos de leitura e lutam contra o analfabetismo;
  • A tipologia de assuntos que cobrem, crítica social e política e textos de opinião, eleva a literatura de cordel ao estandarte de obras de teor didático e educativo;
  • Com o advento das redes sociais na Internet, desafios e porfias são travados virtualmente, a longas distâncias entre os cordelistas. Outros cordéis são apenas escritos e divulgados na internet sem impressão de folhetos.
Twitter - Pela rede social, Bruno Gino anunciou o lançamento:


Veja a seguir o texto completo do que ele escreveu:


Hoje é o lançamento do meu livro "Poesia Que Cura" no Amazon Kindle!  Para quem não me conhece, em 2020 e 2021 eu criei ventiladores mecânicos de baixo custo com pesquisadores ao redor do mundo, trabalhei 2 anos em hospitais colapsados, pré-hospitalar com militares nas ruas e casas de vítimas, hospitais de campanha com poucos recursos e também em uma das maiores UTIs de covid-19 no sudeste do Brasil. Este livro é dedicado aquele(a)s que perderam suas vidas para este VÍRUS MORTAL no Brasil... foram mais de 700 mil vítimas e incontáveis famílias que foram destruídas. 

Nesta obra em forma de Cordel, e portanto uma maneira NORDESTINA E ÚNICA de contar história, eu narro como foi difícil lidar com o negacionismo, profissionais negacionistas e um DITADOR GENOCIDA, QUE TINHA ÓDIO PELA VIDA!!! 

Além disso, descrevo também como foi difícil para profissionais de saúde, pacientes e familiares enfrentarem a PIOR CRISE SANITÁRIA DOS ÚLTIMOS 100 ANOS no Brasil e no mundo! 

Não foi fácil escrever este livro, mas espero que a história contada aqui encontre um lugar de cura em seus corações... assim como encontrou no meu... depois de tudo que vivemos. 

Espero que gostem. Você consegue encontrar o meu livro neste link: https://a.co/d/hy1gLCm




Demolição de prédios condenados Projeto de Lei estipula prazo máximo para cumprimento de ordem judicial

 

A Lei nº 13.032, de 14 de junho de 2006, dispõe sobre a obrigatoriedade de vistorias periciais e manutenções periódicas em edifícios residenciais e comerciais em Pernambuco. Em consequência dessas perícias, muitos imóveis precisam ser desocupados, chegando a receber ordem judicial para demolição, por apresentarem riscos estruturais.

Esse foi o caso do Edifício Leme, em Jardim Atlântico, Olinda. No entanto a edificação continuou de pé por mais de duas décadas, mesmo após a ordem para a demolição. “A tragédia do último 27 de abril, que resultou na morte de seis pessoas, evidenciou a grande falha no cumprimento dessa determinação e outras falhas que aconteceram ao longo desses anos: a vigilância no local não foi adequada, terceiros passaram a ocupar os apartamentos e até a alugar a preços bem abaixo do mercado”, detalhou o deputado estadual Gilmar Júnior (PV).

Para evitar que a demolição demore anos ou, até mesmo, décadas para acontecer, o parlamentar editou o Projeto de Lei 661/2023, que traz mais rigor à Lei 13.032/200, estipulando o prazo máximo de 120 dias para que o imóvel condenado seja demolido. Gilmar Júnior citou os benefícios desse acréscimo à legislação: “Essa é uma forma de impedir ocupações irregulares, que colocam em risco a integridade física e material das pessoas e a segurança estrutural dos imóveis vizinhos. Outra questão que essa proposta visa combater é a comercialização criminosa e irresponsável desses imóveis que oferecem sérios riscos”.

O PL traz medidas em caso de comercialização irregular, determinando que a Polícia Civil instaure inquéritos para indiciar quem aluga ou vende esse tipo de imóvel e estabelece penalidades: advertência e multa de R$ 5.000 (cinco mil) reais, quando da primeira autuação da infração por unidade comercializada; e multa, quando da segunda autuação, fixada entre R$ 10.000,00 (dez mil) reais e R$ 20.000,00 (vinte mil) reais.

Inscrições para edição 2023 da Meia Maratona Coop já estão abertas

 

As inscrições para a Meia Maratona Coop 2023 já estão abertas e podem ser realizadas no site meiamaratonacoop.com.br. O evento, que será realizado no dia 24 de setembro, foi lançado nesta quinta-feira, dia 4. Entre as novidades deste ano estão as modalidades de 6 e 12km, o novo percurso da modalidade meia maratona (21km), com saída da praia do Francês, e a ampliação de vagas nas três modalidades oferecidas.

Devido à alta procura por inscrições nos anos anteriores e a pedido dos corredores, a Meia Maratona Coop oferecerá, neste ano, 2 mil vagas. Os atletas poderão se inscrever nas modalidades de corrida de 6km, 12km e na modalidade meia maratona, de 21 km. Nas modalidades de 6km e 12km, o percurso irá começar e se encerrar na Praça Multieventos. Já na modalidade meia maratona, os atletas partirão da Praia do Francês em direção à praça, localizada na Pajuçara.

Além das modalidades oferecidas aos atletas, o evento contará, novamente, com a edição da Corrida Kids, para crianças de até 13 anos, que acontecerá um dia antes da Meia Maratona, no dia 23 de setembro.

“As expectativas para a Meia Maratona Coop deste ano são as melhores possíveis. Em virtude do sucesso do ano passado, nós ampliamos a oferta de vagas, para que mais atletas possam participar. A Sicredi Expansão tem muito orgulho de oferecer esse evento à comunidade porque, além de promover incentivo ao esporte, promove bem-estar e o cuidado com a saúde física e emocional”, salienta Edvaldo Maia Lopes, Presidente da Sicredi Expansão, organizadora do evento juntamente com a Unimed Maceió.

Todos os participantes da Meia Maratona Coop 2023 ganharão medalhas ao final do percurso. Nas modalidades de 6km e 12km, os três primeiros colocados serão premiados ainda com troféus. E na modalidade meia maratona, os cinco primeiros colocados receberão uma premiação em dinheiro.

Neste ano, a plataforma escolhida para a inscrição do evento é a Ticket Sports - também utilizada para a inscrição da Corrida Internacional de São Silvestre. Para se inscrever, ter acesso ao regulamento e a mais detalhes sobre o evento, basta acessar o site da Meia Maratona Coop e as redes sociais do evento.

Com informações da jornalista Ivelise Buarque

Eu comigo mesmo": Rafael Portugal faz show pela primeira vez no Recife


Preparem-se para uma noite de muitas risadas e diversão! O comediante Rafael Portugal já agendou a apresentação do seu novo stand-up comedy em Recife. No dia 28 de maio, ele subirá no palco do Teatro Guararapes. A realização é uma parceria entre Casa Amarela Produções, O Palco Produções e Vivass Assessoria e Comunicação. 

Com um estilo único e irreverente, Rafael Portugal vem pela primeira vez ao Recife. O comediante é conhecido por seu trabalho no programa "A Culpa é do Cabral" e no "Porta dos Fundos" e por suas apresentações de sucesso em todo o Brasil. Na TV, depois do destaque no CAT nos Big Brother Brasil 20 e 21, Rafael comanda um novo quadro do Domingão, ao lado do apresentador Luciano Huck, e ganhou um programa no Multishow, que estreia em breve. No cinema, esteve em cinco produções, entre elas o hilário "Juntos e Enrolados", com Cacau Protásio.

Em seu show stand-up "Eu comigo mesmo", o comediante promete abordar temas variados, desde situações cotidianas até acontecimentos atuais, tudo com muito humor ácido e inteligente. São histórias engraçadas de algumas situações que já aconteceram na vida do humorista. 

*Serviço:*

“Eu comigo mesmo", com Rafael Portugal

Data: 28 de maio (domingo)

Horário: 19h

Local: Teatro Guararapes

Em Serra Talhada Waldemar anuncia que pode apoiar Luciano Duque em 2024


O deputado federal, Waldemar Oliveira (Avante) esteve em Serra Talhada na ocasião das comemorações dos 172 anos de emancipação política da cidade. O deputado, participou da tenda de concentração do grupo de apoio do Avante organizado pelo líder do partido em Serra, João Duque Filho. Foi convidado a compor o palanque da prefeitura para assistir ao desfile cívico tradicional da Cidade e depois se colocou a disposição dos vereadores da base e da imprensa local.

Nas entrevistas, principalmente ao Farol de Notícias e para a Rádio Cultura no programa de Juliana Lima, o deputado discorreu sobre vários temas, entre eles, os números das pesquisas de opinião divulgadas nas últimas semanas que apontam uma queda vertiginosa na aprovação da gestão Márcia Conrado (PT).

“Olha, eu acho que a prefeita [Márcia Conrado] está tentando trabalhar, mas também tem muita mídia positiva a favor dela. Eu acho que a oposição também tá firme em seus posicionamentos aqui em Serra Talhada, temos bons nomes para sugerir aqui para Serra Talhada. Temos grandes nomes para sugerir à população. Um grande nome é o do ex-prefeito Luciano Duque que tem se colocado à disposição como um pré-candidato. Acho que pode ser um bom candidato Luciano Duque como uma grande opção à prefeita Márcia Conrado”, disse o deputado federal

Ainda durante a entrevista, o deputado do AVANTE falou sobre os projetos da legenda para 2024 e a possibilidade do apoio do seu grupo a candidatura do deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) a prefeito nas próximas eleições.

“Luciano já foi nosso aliado. Apoiamos ele pra vice-prefeito de Carlos (Evandro). Tenho uma relação muito boa com ele. Falo com ele toda semana. A gente tem uma congruência de ideias muito positiva. O interesse é o desenvolvimento e o melhor para Serra Talhada. A gente está conversando bastante sobre o tema, nada concreto ainda. O que eu posso dizer a vocês é que o AVANTE vai ter chapa aqui em Serra Talhada, vai ter candidato. O AVANTE tem fundo eleitoral, partidário, disposição para investir em Serra Talhada. Vamos vir com um AVANTE forte e Luciano pode ser o candidato com o apoio do AVANTE”, assegurou.

Pedro Campos: “Seguimos com ouvidos atentos para apresentar agendas legislativas com as demandas do povo”


No último final de semana, o deputado federal Pedro Campos cumpriu agendas em Serra Talhada, Belo Jardim, Caruaru e Olinda. “Não se faz nada sozinho. Caminhar pelo nosso estado e escutar a nossa gente é essencial para aproximar o Congresso Nacional da nossa população. Seguimos com ouvidos atentos para apresentar agendas legislativas com as demandas do povo”, pontuou.

No sertão pernambucano, o parlamentar acompanhou, junto à prefeita Márcia Conrado e o amigo Tércio Siqueira, as celebrações pelos 172 anos de emancipação política de Serra Talhada. “Temos muitas conquistas a celebrar, fruto da luta e da resistência de homens e mulheres de Serra Talhada. A capital do xaxado celebra sua história, com muita cultura, desenvolvimento, industrialização e sendo referência em saúde. O nosso mandato está à disposição para a cidade avançar ainda mais” ponderou.

No agreste, Pedro se reuniu, em Belo Jardim, com o ex-prefeito, João Mendonça, e com várias lideranças políticas da cidade. Na sequência, em Caruaru, o parlamentar esteve com Laura Gomes, Jorge Gomes e Marcelo Gomes. “É sempre muito bom rever amigos e, claro, conversar sobre a boa política, a política séria que converge esforços para transformar, para melhor, a vida das pessoas”, afirmou. 

Encerrando o giro, o deputado esteve em Olinda, na feira de Peixinhos, acompanhando as demandas dos feirantes. “Gratidão é uma dívida que não prescreve. Venho agradecer pela confiança em mim depositada nas últimas eleições. Temos muitos desafios para a cidade e o nosso mandato estará junto das trabalhadoras e dos trabalhadores olindense”, afirmou.