segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Oficina de moda gratuita em Recife promove inclusão e diversidade na passarela


Recife, Pernambuco – Com foco em capacitação e representatividade, a oficina gratuita “Inclusão e Diversidade na Moda: Sonhos que se realizam numa passarela” está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto. As aulas, que começam em 2 de setembro, serão ministradas por Marta Reis, modelo pernambucana com 40 anos de carreira e experiência em desfiles de moda e concursos de Carnaval.

Com carga horária de 24 horas/aula, a oficina acontecerá no Centro de Design do Recife, localizado no Pátio de São Pedro. As aulas vão de 2 a 18 de setembro, das 13h às 16h, com um desfile de encerramento aberto ao público. As inscrições são online e podem ser feitas por meio do link disponível no perfil do Instagram da oficina, @idnamoda. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos.

O projeto, idealizado por Marta Reis e com produção executiva de Marla Derzi, tem como objetivo fortalecer a representatividade e a autoestima dos participantes. Pioneira nas passarelas, Marta Reis foi a única modelo negra a desfilar alta costura entre as décadas de 1980 e 1990 no Recife, e também se destacou em concursos carnavalescos. "Desfile de moda e concurso de rei e rainha do Carnaval têm instruções distintas, mas postura e confiança na passarela é importante para todos", destaca a modelo.

A oficina oferece 15 vagas, com prioridade para integrantes de agremiações carnavalescas e quadrilhas juninas, mas está aberta a todos os interessados. "São talentos que brilham no período das festividades e que precisam estar preparados para novos desafios", afirma Marla Derzi. A iniciativa busca dar um novo olhar para a passarela, promovendo a inclusão e a diversidade.
O projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (SECULT PE) e conta com a parceria do Centro de Design do Recife e do Afoxé Oyá Alaxé.

Serviço:
O quê: Oficina gratuita "Inclusão e Diversidade na Moda: Sonhos que se realizam numa passarela"
Inscrições: 15 a 30 de agosto de 2025, online, pelo link na bio do Instagram @idnamoda.
Aulas: 2 a 18 de setembro de 2025, das 13h às 16h.
Local: Centro de Design do Recife (Pátio de São Pedro, bairro de São José).

Senado promove audiências públicas para debater novo Plano Nacional de Educação


Brasília, DF – A Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal (CE), presidida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), realiza nesta semana duas audiências públicas para discutir a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Os encontros, que serão transmitidos ao vivo, buscam envolver a comunidade escolar e a sociedade civil no debate sobre o futuro da educação brasileira.

A primeira audiência, marcada para esta terça-feira (19), a partir das 10h, contará com a presença de representantes de importantes instituições de ensino e pesquisa. Estarão presentes a presidenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires de Carvalho; a presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Marcia Angela da Silva Aguiar; Dalila Andrade Oliveira, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); e Julieta Palmeira, gerente regional da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Na quarta-feira (20), também às 10h, será a vez dos representantes de movimentos estudantis e coalizões de defesa da educação serem ouvidos. O debate terá a participação de Hugo Silva, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); Vinicius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); e Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

A senadora Teresa Leitão ressalta a importância das audiências para a construção de um PNE que atenda às necessidades reais do país. “Estamos ouvindo quem vive a educação todos os dias, os setores que integram a comunidade escolar. São escutas muito importantes. Afinal, o novo Plano Nacional de Educação vai definir os rumos que a educação brasileira deverá seguir nos próximos dez anos”, declarou.

Os cidadãos interessados em participar podem enviar perguntas e comentários por meio do telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania. O Senado Federal também oferece declaração de participação, que pode ser utilizada como horas de atividade complementar.

Recife promove roadshow para capacitar agentes de viagem e atrair mais turistas

​Recife, Pernambuco – A capital pernambucana está na estrada para consolidar sua imagem como um destino de destaque no turismo de lazer e negócios. O roadshow "Recife é para ficar 2025" deu início a sua jornada no Rio Grande do Sul e agora segue para outras cidades brasileiras, com o objetivo de capacitar mais de 400 agentes de viagens e gerar mais de 40 mil conexões para o trade turístico local.
​Após as bem-sucedidas etapas em Porto Alegre e Caxias do Sul, que capacitaram cerca de 130 profissionais, a comitiva de Recife se prepara para a próxima parada, em Vitória (ES), no dia 16 de setembro. Em outubro, o roadshow chega a Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), mercados considerados estratégicos pela alta demanda de turistas para a capital pernambucana.
​Com o mote "Recife é coisa de cinema", o projeto explora a rica atmosfera da cidade, de suas paisagens icônicas à sua diversidade cultural. Segundo a diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB), Hellen Lopes, a abordagem "reforça a imagem do Recife como um destino vibrante e inesquecível, capaz de oferecer vivências que combinam beleza, autenticidade e emoção, ou seja, um verdadeiro cenário para histórias memoráveis".
​A iniciativa é uma realização da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, em parceria com o RCVB e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), e conta com o apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR). O roadshow é voltado para agentes de viagens, operadores de turismo, representantes institucionais e companhias aéreas.
​Entre os principais objetivos do projeto estão a consolidação do Recife e região como destino, a divulgação de produtos e atrações turísticas, e o aumento do tempo de permanência dos visitantes. A comitiva também leva a experiência de outras cidades pernambucanas, como Jaboatão dos Guararapes, Porto de Galinhas, Tamandaré, Garanhuns e Serra Talhada, para fortalecer a oferta turística de todo o estado.

Dom Fernando Saburido celebra 25 anos de ordenação episcopal


Recife, Pernambuco – A Arquidiocese de Olinda e Recife celebrou, na manhã deste domingo (17), o jubileu de 25 anos de ordenação episcopal de Dom Fernando Saburido. A cerimônia foi marcada por uma missa solene na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro da Boa Vista, centro do Recife. O evento, que reuniu fiéis e clérigos, foi um momento de Ação de Graças pela trajetória do arcebispo emérito.

A celebração contou com a presença de diversos religiosos, incluindo o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, e o atual administrador diocesano da Diocese de Palmares, padre Norberto. Dom Fernando, que por 15 anos esteve à frente da arquidiocese e se tornou arcebispo emérito há quatro meses, expressou sua gratidão. "É um momento muito bom, de muito trabalho, muito obrigado a todos que me apoiaram, nos momentos de desafios, pelos quais sempre, graças a Deus, pude superá-los", disse.

Durante o evento, o arcebispo Dom Paulo Jackson ressaltou a dedicação de Dom Fernando à frente da Arquidiocese. "Um pastor que jamais se esquivou de nada, que sempre estará na memória da nossa gente", afirmou Jackson, que agradeceu o trabalho e a acolhida do antecessor.

Dom Fernando Saburido foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife em 31 de janeiro de 2000, recebendo a ordenação episcopal em 20 de março do mesmo ano. Em 2005, foi transferido para a Diocese de Palmares e, em 2009, retornou à Arquidiocese como arcebispo.

O atual arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, também destacou as contribuições de Dom Fernando para a estrutura da Igreja em Pernambuco. Entre as realizações do arcebispo emérito, estão a criação de novas paróquias, a realização do Congresso Eucarístico Nacional, a criação de novas fazendas da esperança, e a inauguração da Casa do Pão. "Um pastor muito importante e atuante na Igreja", concluiu o monsenhor Luciano Brito.

Foto: CNBB

Recife Expo Center celebra primeiro ano com números recordes e impacto na economia local


Recife, Pernambuco – O Recife Expo Center, um dos mais modernos complexos multiuso do país, celebra seu primeiro ano de operação com resultados impressionantes, consolidando-se como um marco para o turismo de negócios na capital pernambucana. De agosto de 2024 a agosto de 2025, o centro de eventos realizou 160 eventos, atraiu 259 mil pessoas e gerou um movimento econômico de R$ 647,5 milhões no setor de turismo.

O balanço do primeiro ano de atividades foi comemorado com uma confraternização entre a diretoria e os colaboradores, em reconhecimento ao trabalho que resultou na geração de 4.300 empregos diretos e indiretos. A agenda do ano foi diversa, com destaque para a área da saúde. O centro sediou importantes eventos médicos, como o Congresso Latino-Americano de Patologia do Trato Genital Inferior, o Congresso de Cirurgia do Tórax e o Congresso de Farmácia Hospitalar, suprindo uma demanda histórica do segundo maior polo médico do Brasil.

Para a diretora do Recife Expo Center, Tatiana Menezes, os resultados expressivos são motivo de orgulho e entusiasmo. "Chegar ao primeiro aniversário com resultados tão expressivos é uma conquista coletiva. Cada evento realizado, cada visitante recebido e cada negócio gerado mostram que o Recife Expo Center veio para transformar o cenário de eventos da nossa cidade", afirmou.

A infraestrutura do complexo, que faz parte do Porto Novo Recife, conta com dez salas multifuncionais, um auditório para 1.500 pessoas e um pavilhão de 4.100 m², se unindo ao Novotel Recife Marina. A diretora enfatiza a preocupação com a experiência do cliente: "Temos a missão de entregar uma verdadeira experiência tanto ao organizador quanto aos participantes em todos os eventos que acontecem no Recife Expo Center".

A demanda pelo espaço é crescente. A agenda para 2026 já está lotada em meses como março, maio, julho, agosto, setembro e outubro, o que reforça a vocação do centro em atrair eventos de pequeno e médio porte.
Com a participação em feiras nacionais, como a WTM e a ABAV Expo, o Recife Expo Center consolida a capital pernambucana como um destino estratégico para eventos corporativos. O centro segue com o propósito de impulsionar a economia local e fortalecer o turismo de negócios na região.

#VcNoBlog Pedro Dias, ator de teatro e cinema


Minha vida é entrelaçada entre o Teatro e o Cinema, repleta de belas histórias, onde muitas vezes minha trajetória se mistura com os palcos, tablados e sets de filmagem.

Há alguns dias, recebi um telefonema de Paulo de Castro para apresentar o espetáculo Frei Caneca – 200 anos da Confederação do Equador, uma produção dele com texto e direção de Carlos Carvalho, no dia 24 de agosto, domingo, em Macaparana–PE. Nesta mesma data, eu já tinha um ensaio das 08h30 às 10h30 do espetáculo Senhora de Engenho – Entre a Cruz e a Torá, texto de Miriam Halfim, produção da Companhia Popular de Teatro de Camaragibe e direção de Emanuel David D'Lúcard, no Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica, Camaragibe–PE. Após o ensaio, eu iria para o aniversário de Suzana Costa, em Aldeia/Camaragibe — uma amiga de cena e da vida, com quem tenho a honra de contracenar em Na Pele, atualmente em fase de ensaio, com texto de Jan Oliveira e produção e direção de Gilvan Mota. Um telefonema que mudou minha vida e minha história.

Alguns dias depois, recebi um convite da atriz e produtora Neluce Sedicias para assistir ao filme A Maldição do Afogado, no qual estou no elenco, e que vai estrear no dia 24 de agosto, domingo, às 11h, no Cinesystem Paulista North, Way Shopping, em Paulista–PE.

O filme A Maldição do Afogado tem roteiro e direção de Robson Araújo e produção de Neluce Sedicias. As gravações terminaram em dezembro de 2024, e ele estreia oito meses depois. Estou louco e ansioso, mas o destino e a geografia quiseram que Pedrinho não pudesse assistir e se ver na tela grande da sétima arte. Ainda assim, tenho toda a certeza do mundo de que o cinema estará lotado, o filme será muito bem recebido, e eu estarei muito feliz por fazer parte dessa linda história de amor, paixão e poesia.

Eita, me lembrei agora: este ano eu também estreei outro filme, Guararapes, com direção e roteiro de Geraldo Dias e Chris Oliver. Espero poder assistir... vou assistir!

Beijos de Teatro e Cinema,  
Pedro Dias.


Sebrae promove Semana de Moda Sustentável para capacitar empreendedores e incentivar consumo consciente


Recife, Pernambuco – A sede do Sebrae Pernambuco, no bairro da Ilha do Retiro, se transformou no palco da moda consciente e da economia circular. De 18 a 22 de agosto, a instituição promove a Semana de Moda Sustentável, um evento gratuito que combina capacitação profissional, debate sobre o impacto ambiental da indústria têxtil e uma grande ação social: o Brechó Reciclô, que nesta edição conta com mais de 5 mil peças a preços acessíveis.

A iniciativa, organizada pelo Sebrae, tem como objetivo principal, segundo o analista da instituição Arthur Tavares, "promover a sustentabilidade no setor de moda, incentivando a geração de negócios, o consumo consciente e a economia circular". A programação é voltada para empreendedores do segmento de brechós e moda sustentável, mas também aberta ao público em geral. "Vamos capacitar empreendedores com ferramentas práticas para gestão, marketing, vendas e imagem", complementa Tavares.

Um dos pontos altos do evento é o Brechó Reciclô, que funcionará durante toda a semana, das 9h às 18h. O analista de Sustentabilidade do Sebrae/PE, Ricardo Arruda, destaca que o brechó oferece "a oportunidade de um novo ciclo para mais de 5,2 mil peças de roupas, calçados, bolsas e acessórios com preços super acessíveis". Os preços variam a partir de R$ 5, permitindo a compra de itens como blusas, camisas e saias. Parte da renda obtida com as vendas será revertida para ações sociais com a comunidade Caranguejo Tabaiares, vizinha à sede do Sebrae.

O Brechó Reciclô conta com produtos para os públicos masculino, feminino e infantil, em diversos tamanhos, e categorias que vão do dia a dia a peças de festa, além da novidade de roupas para pets. Outro destaque da edição de 2025 é a oferta de um espaço com costureiras, que farão reparos e ajustes de roupas no local, como ajustes de bainha e substituição de botões.
A programação gratuita da Semana de Moda Sustentável inclui palestras sobre temas como "Como montar um brechó lucrativo", "Gestão de brechó", "Estratégias de venda para a nova moda" e "Marketing digital para moda". Haverá também um desfile de moda sustentável no dia 19.

"A ideia do evento é trazer sempre uma abordagem mais reflexiva, promovendo a conscientização sobre o impacto ambiental da indústria da moda e apresentando alternativas sustentáveis, como a reutilização, a customização e a oportunidade de gerar renda com baixo custo e alto impacto", afirma Ricardo Arruda. Ele aponta que a montagem do brechó temporário em 2024 poupou a emissão de mais de 30 toneladas de gás carbônico e evitou o gasto de 8,3 milhões de litros de água, evidenciando o potencial da moda circular.
A Semana de Moda Sustentável reforça o compromisso do Sebrae Pernambuco com o desenvolvimento socioeconômico e a responsabilidade ambiental, envolvendo colaboradores na doação das peças do brechó, gerando renda solidária e promovendo a educação empreendedora.