segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Espetáculo com músicas de Reginaldo Rossi ganha data de estreia

 

A produtora pernambucana Nível 241 lança no próximo dia 27 de janeiro “Borogodá! Ao Som de Reginaldo Rossi”, o musical inspirado em músicas do patrono e Rei do Brega, conta uma história de comédia, romance, gaia e brega. Com texto e direção artística de Gabriel Lopes, Douglas Duan, assina a direção musical e Stepson Smith, dirige as coreografias. O roteiro da peça é próprio, reúne 18 artistas pernambucanos, com apresentações de 2 horas; no repertório, 30 composições de um dos maiores símbolos da cultura pernambucana.


“O musical Borogodá foi apresentado pela primeira vez na internet, de forma experimental. Desta vez, terá sua estreia oficial e presencial, somando a programação do festival Janeiro de Grandes Espetáculos”, detalha Gabriel. Ainda de acordo com ele, a história promete levar o público para dentro das músicas, apresentando personagens que, até então, viviam apenas no imaginário. "O famoso "Garçom" toma forma e todos finalmente descobrem quem é a tal "Leviana", finaliza o diretor geral.

A peça é indicada para maiores de 12 anos e leva ao palco grandes músicas de sucesso de Rossi, como "Garçom", "A Raposa e as Uvas", "Lua de Mel", "Mon Amour”, “Meu Bem, Ma Famme" e "Leviana".

Elenco de Borodogá:

Ítalo Lima (Garçom), Milton Raulino (Toni), Gabriela Melo (Clara), Camila Bastos (Dalila), Nilo Pedrosa (João), Victor Medeiros (Pedro Santiago), Bruna Ferrari (Ensemble), EdCarlos Rodrigues (Ensemble), Flávia Michaello (Ensemble), Giovanna Cicolo (Ensemble), Helena Ribeiro (Ensemble), Letíca Penna (Ensemble), Navi Melo (Ensemble), Pedro Rafhael (Ensemble), Renato Macêdo (Ensemble), Stepson Smith (Ensemble) e Jãvi Lima (Swing).



SERVIÇO:

Espetáculo com músicas de Reginaldo Rossi ganha data de estreia
Data de estreia: 27/01/2022
Onde: Teatro Santa Isabel
Horário: às 19h
Classificação: a partir dos 12 anos

Prefeitura do Recife orienta cuidados aos pets com fogos de artifício durante festas de fim de ano

 

Nas festas de fim de ano, como o Natal e, sobretudo, o Revéillon, a presença dele é garantida. É uma tradição da sociedade ver o céu brilhar para marcar a passagem de um ano, a virada do calendário e celebrar a boa nova que todo Ano Novo proporciona aos seres humanos. Apesar da beleza e do show de luzes, a queima de fogos de artifício, em especial os com estampidos, pode causar transtornos aos animais e às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA) alerta que essa prática pode ser nociva aos pets, podendo levar, em alguns casos, à morte dos bichinhos. Desde novembro deste ano, o Decreto Municipal nº 35.049 veda a queima de artefatos e fogos que causem poluição sonora.

Diretor do Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR), o médico veterinário Elielson Ernesto explica que os animais de estimação são mais sensíveis ao som do que os seres humanos. Este fator é potencializado no período de fim de ano, devido a prática de soltar fogos de artifício nas festas de Ano Novo. Ele destaca que a audição dos gatos, por exemplo, é muito superior à das pessoas, podendo chegar a faixas ultrassônicas. Como comparação, os homens e mulheres têm capacidade de ouvir frequências 50 vezes menos do que os felinos.

“Os animais, de maneira geral, têm a audição muito mais sensível do que a dos seres humanos. Quando eles escutam o barulho dos fogos de artifício, aquilo, para eles, é como se fosse uma agressão muito forte. Por isso, os bichos entram em estresse elevado e tomam atitudes inesperadas, como fugir, ficarem agressivos, entre outras situações”, detalha Elielson Ernesto.

Para minimizar o estresse provocado pelo barulho, o diretor do HVR orienta os tutores a acomodar os animais em ambientes confortáveis, que dê segurança aos bichos, com alimento e água. Outra possibilidade é envolver os pets em tecidos, como mantas ou lençóis, e trazer para próximo ao corpo, fazendo com que se sintam seguros. Em alguns casos, Elielson Ernesto também sugere colocar chumaços de algodão nos ouvidos dos bichinhos. Outra possibilidade é “acostumar” o animal com outros sons ambientes, a exemplo do som da televisão, uma música em volume mais alto ou mesmo de um ventilador. “Todas essas ações minimizam os impactos do barulho dos fogos”, informa o médico veterinário.

Para além do incômodo com o estresse ocasionado pelos fogos de artifício, o diretor do HVR alerta que muitos animais podem sofrer problemas de saúde, em alguns casos podendo ser fatais. Isso porque, segundo Elielson Ernesto, os pets que possuem algum problema cardíaco podem ir à óbito devido aos surtos com os estampidos.

lmprensa Recife 

Projeto Ler para Ser estreia na comunidade Quilombola Chã dos Negros, em Passira

 

A partir desta segunda-feira, (20) até o dia (23) de dezembro, o Projeto Ler para Ser realiza um conjunto de atividades culturais, artísticas e sociais, gratuitas, na comunidade Quilombola Sítio Chã dos Negros, localizada na Zona Rural da cidade de Passira, região do Agreste. Pertencente a uma área de Patrimônio Material e Imaterial do país, que tem origem no século XVIII, o local abriga mais de 150 famílias de origem de escravos e índios. O povoado, que está no mapa da desigualdade social do Brasil, tem o pior Índice de Desenvolvimento de Desenvolvimento - (IDH), de Pernambuco.

Lá, crianças, adolescentes, jovens e idosos vivem, na pele, a escassez de espaços de lazer, entretenimento, educação, saúde, esporte entre outras áreas e serviços. Pensando em proporcionar mais cidadania e igualdade para o público infantojuvenil e adulto, o projeto oferta, a partir de hoje, várias iniciativas. Entre elas, a realização de oficinas de contação de histórias para crianças a partir dos seis anos. A atividade será ministrada por um time de arte-educadores do projeto, que vão proporcionar uma jornada de novos conhecimentos e aprendizagens para o público, passando pelas memórias culturais pernambucanas.

Além disso, para elevar o nível de leitura, escrita e apropriação de novos saberes, a comunidade será contemplada com uma “Caixa de História”. Na prática, trata-se de uma biblioteca comunidade itinerante, construída em madeira, adesivada, e recheada com mais de cinquenta exemplares. Ela vai poder circular pelos espaços públicos e casas dos moradores da localidade, distribuindo conhecimento. Dentro dela, um rico acervo de livros, com recursos de acessibilidade em Braille, Libras e áudio livros, voltados para o público infantil, juvenil e adulto. As publicações abordam questões relacionadas à identidade negra, indígena, direitos das pessoas LGBTQIA +, feminismo, mediação de conflitos, inclusão social e cultura. As publicações foram escolhidas a partir de um trabalho minucioso de curadoria que privilegia obras escritas por mulheres pernambucanas.

O riso e a alegria do público também estão garantidos, por meio da oficina de contação de histórias de tradição oral. A proposta é mexer com o imaginário das meninas, meninos, homens e mulheres com contos e causos pernambucanos. Aliado a isso, também haverá apresentações culturais. Uma maneira de amenizar as dores de pessoas que convivem com um contraste social cercado de dificuldades. Todas as atividades do projeto acontecem no turno da tarde, das 14 às 16h.

O objetivo é que, até o fim do primeiro semestre de 2022, mais três municípios, com piores (IHD) do estado, sejam contemplados com as atividades do Projeto Ler para Ser. São eles: Araçoiaba ( Região Metropolitana), Joaquim Nabuco ( Zona da Mata Sul) e Manari (Sertão).

Com lnformações do jornalista Salatiel Cícero

Procon-PE pede esclarecimento à empresa Itapemirim pela suspensão das operações

 

Após a suspensão das operações da companhia Itapemirim Transportes Aéreos no Brasil na sexta-feira (17), fiscais do Procon Pernambuco visitaram, nesta segunda-feira (20), o balcão de atendimento da empresa no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, na Imbiribeira, para notificá-la, solicitando que em 48 horas preste esclarecimento referente à situação em Pernambuco.

“Estamos notificando a Itapemirim para que nos informe a situação dos passageiros daqui [Pernambuco], como estão ocorrendo essas relocações e as solicitações de reembolsos, principalmente agora que muitas pessoas se programaram para viajar por conta do Natal”, esclarece a gerente Geral do Procon-PE, Danyelle Sena.

Segundo a companhia, no Recife, o balcão de atendimento da Itapemirim está em funcionamento, a empresa afirma que tem atendido os passageiros e dado suporte, conforme a resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ainda de acordo com a empresa, está havendo as relocações dos passageiros para outras companhias e o reembolso integral para os que não conseguirem a relocação. Para os clientes que não têm voo no dia e que podem viajar no dia posterior, a companhia está oferecendo a hospedagem. Para mais esclarecimentos, o número de whatsapp: (11) 96912-7856 está sendo disponibilizado pelo atendimento da Itapemirim.

O Procon/PE ressalta que os consumidores lesados pela situação não deixem de requerer os seus direitos. Seguindo a determinação da Anac, a companhia aérea deverá prestar atendimento integral a todos os passageiros sobre cancelamentos de voos e reacomodações, bem como, garantir o reembolso das passagens aéreas comercializadas. “As pessoas que compraram suas passagens via agência de turismo, procurem as empresas com urgência para que seja solicitada a sua relocação”, orienta Sena.

Levando em conta o momento e a expectativa do aumento dos voos em dezembro por conta das festas de final de ano, com base nas normas da Anac, o Órgão de Defesa do Consumidor de Pernambuco separou as principais orientações para que os consumidores não tenham dores de cabeça na hora de pegar seu voo, confira.

>> Em atrasos de uma hora o consumidor tem direito à utilização de canais de comunicação, como internet e telefone;

>> Em atrasos de duas horas a empresa deve oferecer alimentação para o consumidor;

>> Em atrasos a partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto;

>> A empresa aérea deve avisar sobre os cancelamentos com 72 horas de antecedência;

>> Ser direcionado para outra companhia aérea (sem custo);

>> Receber de volta a quantia paga ou, ainda, hospedar-se em hotel por conta da empresa. Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto.

O consumidor que precisar da ajuda do Procon-PE poderá comparecer às unidades do órgão espalhadas pelo Estado, especialmente na sede, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, no Centro do Recife ou na unidade situada dentro do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes. Mais informações 0800.282.1512.

lmprensa Procon PE

Tem programação especial de fim de ano na TV Pernambuco

 

Não vai faltar programação especial neste final de ano na TV Pernambuco para todos os públicos e idades. Vai ter festival de ciranda, mostra local de cinema, shows musicais, série de aniversário de 37 anos da TVPE, além da exibição da Noite de Natal no Castelo Ra-tim-bum da TV Cultura. Ainda vai ter a retrospectiva do que foi destaque em 2021.

E já está no ar, a partir desta segunda-feira (20), a Campanha Quem Você Vai Quere Ser em 2022? O tema da campanha foi ouvir dos pernambucanos o que esperam deles mesmos no novo ano, propondo uma reflexão sobre mudanças individuais e pessoais. Ter mais esperança, ser uma pessoa melhor, ser feliz, compreensivo, ter foco nos sonhos, ser mais descontraídos e alegres, foram alguns dos desejos citados. “Com essa campanha de fim de ano, a gente termina 2021 reafirmando o compromisso de colocar Pernambuco em evidência. Ao mostrar os desejos dos pernambucanos para 2022, de certa forma, também realizamos o nosso desejo: compartilhar as riquezas do nosso estado que são o povo, a cultura e as histórias daqui”, diz o diretor de produção, programação e Jornalismo da EPC/TVPE, Camerino Neto.

A TV Pernambuco vai exibir na noite do dia 24, às 18h, a apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife, em concerto de celebração dos 91 anos do grupo, considerado o mais antigo do país em atividade ininterrupta. A apresentação marca a estreia de Lanfranco Marcelletti Jr. e José Renato Accioly como diretor e regente titular da Orquestra e como regente adjunto, respectivamente. A exibição já traz os novos rumos artísticos que estão sendo pensados pela nova regência, celebrando o gênero erudito, mas também contemplando composições populares, além de ritmos que estão entre os mais expressivos da cultura recifense. Os maestros garantem muita emoção para o público neste concerto.

Na noite de Natal (25) e no 1º dia de 2022, a emissora valoriza a cultura local com a exibição do Festival de Ciranda, sempre às 19h. Será exibido o encontro de mestres e mestras da Ciranda de várias gerações e regiões do Estado de Pernambuco, numa apresentação coletiva inédita, gravada na Casa da Cultura, no Recife, com shows e entrevistas des ícones da musicalidade da Ciranda. Vale lembrar que a Ciranda recebeu neste ano de 2021, o título de Patrimônio Imaterial do Brasil.

Nos dias 20, 23, 27 e 29, às 18h, será exibida a Mostra Sesc de Cinema, com curtas e longas-metragens pernambucanos. Em sua quarta edição, a Mostra, consolidada no circuito de festivais de cinema do Brasil, incentiva a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados a pluralidade cultural do país.

Durante a programação a TV Pernambuco está exibindo a série de interprogramas "Musicália", animação 2D. São 10 episódios com três minutos, em média. A série se passa na cidade de Musicália, revelada através dos sons de um disco com o mesmo nome. Nesse mundo, os irmãos Nana (10 anos) e Toninho (6 anos) encontram o Maestro Muzzi (maestro e professor de música), levando as crianças ao incrível mundo dos sons e da música por meio de vários instrumentos clássicos e populares do nordeste do Brasil, bem como seus principais gêneros tradicionais.

Neste final de ano também será exibida a série de reportagens especiais que registra nomes e feitos da emissora pública do estado, em homenagem aos 37 anos da TVPE. Ao longo desses anos de existência, a TV Pernambuco vem levando ao público conteúdos que representam a diversidade local. A série de reportagens especiais mostra o pioneirismo e o papel de destaque como emissora aberta, uma produção feita em várias etapas e que contou com o auxílio importante da tecnologia.

Uma década marcante na TV Pernambuco - entre o final dos anos 80 e meados da década de 90 – traz passagens importantes da emissora que é um patrimônio do povo pernambucano. O Programa como o Domingo Político, comandado por mulheres trouxe a estreia da jornalista Graça Araújo (in memoriam) em emissora de tv. Também teve a estreia da primeira narradora mulher em um programa esportivo, mostrando o pioneirismo da emissora; além do Programa Campo Livre que disputava os principais prêmios da televisão brasileira. São exemplos de fatos históricos em destaque nessa série especial

*Transmissão -* Até o dia nove de janeiro, a TV Pernambuco transmite a programação de final de ano da TV cultura – a qual é transmissora -, como os especiais do Roda Viva com Caetano Veloso, homenagem a Aldir Blanc, show em comemoração aos 85 anos Boldrin, e a tradicional Retrospectiva dos acontecimentos que marcaram o ano. Para as crianças, vai ao ar na TV Cultura e TV Rá Tim Bum, Noite de Natal no Castelo, um conto de Natal animado com personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, que tem a narração da cantora e atriz Zezé Motta e, ainda, uma homenagem ao ator Sérgio Mamberti, que deu vida ao inesquecível Dr. Victor. E para comemorar os 10 anos do infantil Quintal da Cultura, a emissora exibe o Especial Galáxia Musical, repleto de diversão e música.


Serviço:
Sinal digital da TV Pernambuco: em Recife, 46.1; em Caruaru, 12.1; e em Petrolina, 13.1.
Transmissão online no tvpe.tv/

Ascom TVPE

Campanha Natal Solidário faz novas entregas de doações

 

Mais três instituições foram beneficiadas, nessa segunda-feira (20), pela Campanha Natal Solidário, da Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) e apoiada por 16 unidades de saúde do estado.

Em Paulista, representantes da Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Pinho Alves (UPA Paulista) entregaram materiais de higiene pessoal e alimentos não perecíveis à ONG Centro de Reabilitação e Educação Infantil Anjo da Guarda, em Nossa Senhora da Conceição. Já o Hospital Miguel Arraes (HMA) fez sua doação ao Centro de Convivência do Idoso Cisne Dourado, em Abreu e Lima. Foram produtos de higiene pessoal, material de limpeza, roupas de cama e dezenas de cestas básicas.

Em Igarassu, a entrega foi feita à tarde, pela UPA Honorata de Queiroz Galvão, em Cruz de Rebouças, aos representantes do Lar Portal da Luz, do bairro de Monjope, que receberam as doações na própria unidade de saúde. A entrega dessa tarde encerra a Campanha Natal Solidário no “Cinturão Norte de Saúde”, que todos os anos contribui para tornar mais feliz o Natal de crianças e idosos acolhidos por instituições filantrópicas na Região Metropolitana do Recife.

Com lnformações da jornalista lana Gouveia

Natal Para Sempre volta ao Parque da Macaxeira

 

Adaptado ao cenário desafiador imposto pela pandemia, o Natal Para Sempre está de volta ao Parque da Macaxeira após dois anos. O espetáculo de Natal é realizado pela TV Jornal, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e acontecerá nos dias 23 e 25 de dezembro, a partir das 19h. Os interessados em assistir à apresentação podem se inscrever pelo app Conecta Recife, disponível para iOS e Android, ou pelo site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/.

A peça mexe com o imaginário do público infantil e também encanta adultos de todas as idades. É um conto de fadas natalino que mistura música, dança e magia em uma história encantadora, proporcionando uma programação para toda a família e transformando o Parque da Macaxeira em um grande teatro a céu aberto. O musical foi concebido pela bailarina Andréa Carvalho e é gratuito, durando, em média, 1h. Este ano, por conta das medidas restritivas em vigor e respeitando as medidas sanitárias, o público interessado deve se inscrever e permanecer de máscara o tempo todo. Pessoas maiores de 12 anos deverão ter concluído o ciclo vacinal.

O enredo traz a história da menina que encontra um livro mágico. Ao folheá-lo, ela dá vida a seres fantásticos como Pinóquio, Peter Pan, João do Pé de Feijão, bailarinas e soldados de chumbo que resgatam o valor do Natal e lembram a importância dos sentimentos que a festa evoca, como o amor ao próximo e a solidariedade. Esta é a oitava edição do espetáculo que acontece desde 2014 no Recife. No ano passado, o evento foi realizado sem público e transmitido pela televisão.

lmprensa Recife

Balanço da indústria pernambucana 2021

 

O ano de 2021 se encerra de forma previsível para o setor industrial pernambucano. É que, conforme as projeções dos especialistas, este ano seria para reorganizar a “casa” depois das perdas mais graves de 2020. E assim aconteceu. De acordo com os dados do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor industrial do Estado caiu 3,7% no terceiro trimestre deste ano, se comparado ao igual período do ano passado. Apesar dessa retração, no acumulado deste ano, o segmento segue a tendência de recuperação e chega à marca de 7,9% de elevação de janeiro a outubro. Para 2022, a economia deve viver uma estagnação em razão do crescimento próximo a zero e da alta da inflação.

Segundo a análise do economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cézar Andrade, embora o ano passado tenha começado mal, em razão dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, o setor industrial se manteve aberto por se tratar de uma atividade essencial. “Isso gerou uma demanda represada e, com a reabertura dos demais setores econômicos, a atividade produtiva foi muito demandada”, explicou.

Diferentemente do fim do ano passado, nesse 2021, a indústria produziu menos por conta do excesso de estoques e também pela dificuldade de adquirir matéria-prima no mercado. Essa tendência se justifica quando a Produção Industrial Mensal (PIM-PF), medida pelo IBGE, é analisada. De janeiro a outubro deste ano, o resultado da PIM-PF foi pífio e atingiu o razoável 0,7%, na comparação com 2020.

Por outro lado, os resultados dos PIBs do Estado e do País apresentaram resultados diferentes e positivos no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. O PIB de Pernambuco cresceu 2,4% e o do Brasil atingiu 4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, marcando positivamente também no acumulado de 2021, sendo 5,1% e 5,7% de elevação, respectivamente. “Isso aconteceu por conta da reabertura dos demais setores, o que provocou uma guinada maior em ambos os resultados, já que o crescimento deste ano foi em cima de um desempenho muito ruim registrado em 2020”, acrescentou Andrade, frisando que “qualquer melhora em cima de zero é boa”.

Outro fator de preocupação em 2021 foi a taxa de desocupação em Pernambuco, que configurou como uma das maiores do País. Atualmente, o Estado está com 19,3% da sua população desocupada (população economicamente ativa em busca de emprego) e lidera o ranking dos estados brasileiros com essa mesma problemática, à frente da Bahia (18,7%), do Amapá (17,5%), de Alagoas (17,1%), de Sergipe (17%) e do Rio Grande do Sul (15,9%). Pernambuco está acima também da média do Brasil, que, atualmente, está com 12,6% da sua população economicamente ativa sem emprego.

EMPREGO X INDÚSTRIA
Com relação ao quantitativo de oportunidades geradas pela indústria este ano, o setor pernambucano vem repondo o que foi perdido durante o período mais crítico da pandemia. Em razão disso, o saldo de empregos gerados pelo segmento no acumulado de janeiro a outubro de 2021 é de 15.785 empregos. Esse número se trata do resultado final entre os admitidos e os demitidos.

“Num país em crise, o emprego é o último ponto a se recuperar e na indústria estamos vendo que, dia após dia, o segmento vem resgatando o seu quadro de pessoal de antes da pandemia, motivado, sobretudo, pelo reaquecimento da construção civil”, afirmou. É que o setor ficou meses parado por não ser considerado essencial e por ser um dos segmentos com mais elasticidade na hora da contratação, já que as grandes obras requerem sempre um quadro de pessoal volumoso.

Imprensa FIEPE

Paulista terá vacinação antirrábica nesta terça-feira (21)

 

A Prefeitura da Cidade do Paulista realizará a vacinação antirrábica nesta terça-feira (21), em Maranguape II, das 9h às 12h. A ação acontecerá na Associação Vai Quem Quer, no Campo de Zeca Bocão.

Em dezembro, o município também realizou a campanha nos dias 16, em Fragoso; 17, em Nossa Senhora da Conceição; e 20, em Mirueira.

Durante o mês de novembro, a Secretaria de Saúde Municipal vacinou 26.054 animais, sendo 19.296 cães e 6.758 gatos. A ação ocorreu nos dias 7, 14, 21 e 28, sempre das 9h às 17h.

lmprensa Paulista

Pernambuco concede incentivo financeiro aos profissionais da educação básica

 

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira (20.12), lei que autoriza o pagamento do Valoriza Fundeb 2021, incentivo financeiro previsto no exercício de 2021, de forma extraordinária, para os profissionais da educação básica que integram a rede pública estadual de ensino. O pagamento corresponde a uma cota global no valor de R$ 287 milhões, que serão destinados a 38.663 profissionais.

Os recursos foram viabilizados por meio da emenda constitucional nº 108/2020, aprovada no ano passado, que tornou permanente e mais robusto o Fundeb, aprimorando os mecanismos de financiamento da educação básica e determinando a aplicação mínima de 70% dos recursos do fundo no pagamento dos profissionais da educação básica em efetivo exercício. O incentivo é destinado a professores efetivos em atividade, servidores administrativos e profissionais contratados temporariamente em todas as escolas da rede, nos 184 municípios e em Fernando de Noronha. Os valores destinados a cada um obedecem a critérios que levam em consideração, entre outros aspectos, o tipo de contrato, carga horária e nível de especialização.

“Todos os profissionais da educação de Pernambuco serão contemplados, e nós vamos começar 2022 seguindo em frente, com Pernambuco universalizando o ensino em tempo integral e valorizando cada vez mais esses profissionais, para que eles possam cumprir a missão de ensinar e cuidar da nossa educação, para que os jovens da nossa futura geração de pernambucanos estejam preparados, a partir de uma educação pública de qualidade”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Educação e Esportes, Marcelo Barros, os recursos proporcionam uma maior valorização dos profissionais da educação, uma questão importante, sobretudo neste momento em que tantos desafios têm sido impostos. “Essa é mais uma forma de reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido por todos os que fazem a educação de Pernambuco a melhor do País”, completou Barros.

O incentivo financeiro será depositado em duas etapas. A primeira, já nesta terça-feira (21.12), para professores com vínculo efetivo e temporário. Em janeiro, será feito o pagamento dos profissionais efetivos e temporários dos setores administrativos. O secretário destacou que os recursos destinados ao Valoriza Fundeb possuem viabilidade orçamentária e financeira, e sua utilização não impacta nos demais gastos públicos, especialmente em relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

No caso dos professores efetivos, o menor valor a ser pago é de R$ 5 mil – para professores em carreira inicial e vínculo de 150 horas mensais – e o mais elevado chega a R$ 15 mil, para professores com doutorado e vínculo de 200 horas/mês. O maior volume de pagamentos gira em torno de R$ 8,4 mil, para profissionais que estão no meio da carreira e possuem especialização. Já para os temporários, o menor valor é de R$ 1,4 mil, para os de carga horária de 50 horas mensais, o maior, R$ 5,7 mil, destinado aos que exercem carga horária de 200 horas/mês.

lmprensa PE

Recife intensifica vacinação contra gripe com aplicação em comunidades e shoppings

A Prefeitura do Recife vai intensificar a vacinação contra a gripe na capital pernambucana, com o objetivo de aumentar a proteção dos moradores da capital contra a doença. Para além das 150 salas de vacina que já funcionam na cidade os profissionais da Secretaria de Saúde Municipal, a partir desta terça-feira (21), vão percorrer diversas comunidades da capital levando a vacina contra influenza, além de ofertar o imunizante também nos postos já montados em cinco shoppings da cidade, e que até agora funcionavam apenas para vacinação contra covid-19.

Nos centros de compras, os postos de vacinação sem agendamento prévio funcionam de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. No Plaza Shopping (em Casa Forte), o posto está localizado no estacionamento do piso E3. No Tacaruna (em Santo Amaro), está no térreo, próximo à Livraria Leitura. No Boa Vista (no Centro da cidade), está no térreo. No RioMar (Pina), o posto de vacinação está no piso L2, próximo à loja Tok&Stok, e no Shopping Recife (Boa Viagem), está no piso superior, próximo ao cinema. Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

Até a quinta-feira (23), os profissionais da Secretaria vão percorrer 18 comunidades, das 8h às 12h, realizando vacinação itinerante contra influenza. Localidades como o Alto da Esperança, Vila Santa Luzia, Córrego da Bica, Cohab, Sancho, estão entre as contempladas desta semana. Os locais são escolhidos a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. A lista completa pode ser conferida abaixo.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria também vão percorrer as localidades da cidade orientando os moradores que ainda não receberam o imunizante a se dirigirem à sala de vacina mais próxima. Atualmente, a vacina é disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento, nas 150 salas de vacina da Sesau - a lista completa pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife.

O Recife aplicou cerca de 455 mil doses da vacina contra gripe e o único grupo a atingir a cobertura da Campanha Nacional contra Influenza preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%, foi das puérperas. Os demais ainda não atingiram os percentuais definidos pelo órgão federal: idosos (65,8%), trabalhadores da saúde (68%), gestantes (86,7%) e crianças (89,6%). Este ano, foram confirmados 18 casos e um óbito por influenza na capital pernambucana.

Confira a programação da vacinação itinerante:

TERÇA-FEIRA (21/12):
- Habitacional Ignêz Andreazza - Clube do Conjunto Ignêz Andreazza, Areias (Manhã)
- Comunidade Alto Santa Tereza - Av. Chagas Ferreira, 864, Nova Descoberta - Campo Santa Tereza (Manhã e Tarde)
- Lagoa Encantada - Av. Dr. Benígno Jordão de Vasconcelos, s/n, Lagoa Encantada, Cohab - Associação de Moradores do Parque Residencial Lagoa Encantada (Manhã e Tarde)

QUARTA-FEIRA (22/12):
- Comunidade Santa Terezinha - Rua Mario Albuquerque Cavalcanti, próximo ao centro educativo de Santa Terezinha - Bairro Santo Amaro (Manhã)
- Habitacional Jacarazinho - Rua Pastor Jael Vieira Ferreira, 82, Arruda (Manhã)
- Alto do Mandu - Rua 04 de Março, 297. Na Igreja Batista (Manhã)
- Comunidade do Cardoso - Rua Padre Landin, 392 - Madalena - Associação dos Moradores do Sítio Cardoso (Manhã e Tarde) - TAMBÉM TEM CARRO DA VACINA
- Comunidade do Sancho - Rua Alto Bela Vista, 153, Coqueiral (Manhã)
- Comunidade Ilha de Deus - Escola de Remo - Rua São José, s/n, Marco Zero (Manhã)
- Comunidade Vila Boa Vista - Av. Tancredo Neves, S/N. Brejo da Guabiraba - Ponte Azul (Manhã)
- UR10 - Rua Alto do Herval Novo, s/n, UR 10, Cohab - Próx. ao terminal de ônibus (Manhã)

QUINTA-FEIRA (23/12):
- Habitacional Santo Antônio - Rua Zeferino Agra, 580, Água Fria (Manhã)
- Comunidade Bangu - Rua Cerro Negro, 215, Afogados. (Clube Bangu) (Manhã)
- Comunidade Cabo Hermito de Sá - Rua Cabo Hermito de Sá, S/N, Brejo da Guabiraba - Associação dos Moradores (Manhã)

lmprensa Recife