segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Tem programação especial de fim de ano na TV Pernambuco

 

Não vai faltar programação especial neste final de ano na TV Pernambuco para todos os públicos e idades. Vai ter festival de ciranda, mostra local de cinema, shows musicais, série de aniversário de 37 anos da TVPE, além da exibição da Noite de Natal no Castelo Ra-tim-bum da TV Cultura. Ainda vai ter a retrospectiva do que foi destaque em 2021.

E já está no ar, a partir desta segunda-feira (20), a Campanha Quem Você Vai Quere Ser em 2022? O tema da campanha foi ouvir dos pernambucanos o que esperam deles mesmos no novo ano, propondo uma reflexão sobre mudanças individuais e pessoais. Ter mais esperança, ser uma pessoa melhor, ser feliz, compreensivo, ter foco nos sonhos, ser mais descontraídos e alegres, foram alguns dos desejos citados. “Com essa campanha de fim de ano, a gente termina 2021 reafirmando o compromisso de colocar Pernambuco em evidência. Ao mostrar os desejos dos pernambucanos para 2022, de certa forma, também realizamos o nosso desejo: compartilhar as riquezas do nosso estado que são o povo, a cultura e as histórias daqui”, diz o diretor de produção, programação e Jornalismo da EPC/TVPE, Camerino Neto.

A TV Pernambuco vai exibir na noite do dia 24, às 18h, a apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife, em concerto de celebração dos 91 anos do grupo, considerado o mais antigo do país em atividade ininterrupta. A apresentação marca a estreia de Lanfranco Marcelletti Jr. e José Renato Accioly como diretor e regente titular da Orquestra e como regente adjunto, respectivamente. A exibição já traz os novos rumos artísticos que estão sendo pensados pela nova regência, celebrando o gênero erudito, mas também contemplando composições populares, além de ritmos que estão entre os mais expressivos da cultura recifense. Os maestros garantem muita emoção para o público neste concerto.

Na noite de Natal (25) e no 1º dia de 2022, a emissora valoriza a cultura local com a exibição do Festival de Ciranda, sempre às 19h. Será exibido o encontro de mestres e mestras da Ciranda de várias gerações e regiões do Estado de Pernambuco, numa apresentação coletiva inédita, gravada na Casa da Cultura, no Recife, com shows e entrevistas des ícones da musicalidade da Ciranda. Vale lembrar que a Ciranda recebeu neste ano de 2021, o título de Patrimônio Imaterial do Brasil.

Nos dias 20, 23, 27 e 29, às 18h, será exibida a Mostra Sesc de Cinema, com curtas e longas-metragens pernambucanos. Em sua quarta edição, a Mostra, consolidada no circuito de festivais de cinema do Brasil, incentiva a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados a pluralidade cultural do país.

Durante a programação a TV Pernambuco está exibindo a série de interprogramas "Musicália", animação 2D. São 10 episódios com três minutos, em média. A série se passa na cidade de Musicália, revelada através dos sons de um disco com o mesmo nome. Nesse mundo, os irmãos Nana (10 anos) e Toninho (6 anos) encontram o Maestro Muzzi (maestro e professor de música), levando as crianças ao incrível mundo dos sons e da música por meio de vários instrumentos clássicos e populares do nordeste do Brasil, bem como seus principais gêneros tradicionais.

Neste final de ano também será exibida a série de reportagens especiais que registra nomes e feitos da emissora pública do estado, em homenagem aos 37 anos da TVPE. Ao longo desses anos de existência, a TV Pernambuco vem levando ao público conteúdos que representam a diversidade local. A série de reportagens especiais mostra o pioneirismo e o papel de destaque como emissora aberta, uma produção feita em várias etapas e que contou com o auxílio importante da tecnologia.

Uma década marcante na TV Pernambuco - entre o final dos anos 80 e meados da década de 90 – traz passagens importantes da emissora que é um patrimônio do povo pernambucano. O Programa como o Domingo Político, comandado por mulheres trouxe a estreia da jornalista Graça Araújo (in memoriam) em emissora de tv. Também teve a estreia da primeira narradora mulher em um programa esportivo, mostrando o pioneirismo da emissora; além do Programa Campo Livre que disputava os principais prêmios da televisão brasileira. São exemplos de fatos históricos em destaque nessa série especial

*Transmissão -* Até o dia nove de janeiro, a TV Pernambuco transmite a programação de final de ano da TV cultura – a qual é transmissora -, como os especiais do Roda Viva com Caetano Veloso, homenagem a Aldir Blanc, show em comemoração aos 85 anos Boldrin, e a tradicional Retrospectiva dos acontecimentos que marcaram o ano. Para as crianças, vai ao ar na TV Cultura e TV Rá Tim Bum, Noite de Natal no Castelo, um conto de Natal animado com personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, que tem a narração da cantora e atriz Zezé Motta e, ainda, uma homenagem ao ator Sérgio Mamberti, que deu vida ao inesquecível Dr. Victor. E para comemorar os 10 anos do infantil Quintal da Cultura, a emissora exibe o Especial Galáxia Musical, repleto de diversão e música.


Serviço:
Sinal digital da TV Pernambuco: em Recife, 46.1; em Caruaru, 12.1; e em Petrolina, 13.1.
Transmissão online no tvpe.tv/

Ascom TVPE