sábado, 28 de julho de 2018

Novo abatedouro de Buíque visa combater abate clandestino de animais

O novo abatedouro de Buíque foi construído em sistema de convênio entre o governo de Pernambuco e a prefeitura local. O objetivo é garantir mais saúde à população através do cumprimento das normas padrões de abate e do combate ao abate clandestino. Além do município de Buíque a estrutura poderá também atender à cidade vizinha de Tupanatinga.

Com um investimento de R$ 1,3 milhão, através de convênio entre o Governo do Estado, pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), e a Prefeitura de Buíque, o prédio tem capacidade de abate para 20 bovinos por dia, além de caprinos e suínos em igual número. O funcionamento acontecerá de acordo com a demanda, podendo funcionar até 5 dias da semana. 

Com uma área construída de 25 mil metros quadrados, o abatedouro realizará abates humanizados, promovidos através da pistola pneumática. A estrutura conta com curral, pocilga, aprisco, galpão principal (local de abate) de 150 metros quadrados, vestiário para os funcionários, área administrativa, reservatório de água, casa da caldeira e sistema final de esgoto com lagoa de estabilização. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Fotos: Buíque (Site Oficial) - Abatedouro (Aluísio Moreira)