quarta-feira, 22 de maio de 2019

O cotidiano do Mercado de São José

A efervescência do Mercado São José e as peculiaridades do seu entorno com os gritos dos feirantes e as dúvidas dos seus visitantes são o mote do mini documentário “Mercado São José” do multiartista Carlos Vasconcelos: https://www.youtube.com/watch?v=rmbuGPXTx48&feature=youtu.be. O projeto invade as redes trazendo uma perspectiva própria do fotógrafo e diretor de arte e criação pernambucano, que tem realizado andanças pelo Grande Recife para realização desses registros únicos. “Situado no bairro de São José, no Recife, o Mercado de São José é um dos nossos principais pontos turísticos e centro de compras, mas ao mesmo tempo é um grande programa. Um exemplar impressionante da arquitetura de meados do século 19, ele também é uma emblemática referência da nossa cultura e da nossa sociedade com seus mais de 500 boxes e um comércio extremamente diversificado”, destaca Carlos. 

No vídeo de sete minutos, ele faz uma construção linear de toda essa ebulição da construção que abriga artesanato, utilidades, gêneros alimentícios, comerciantes, consumidores e passantes, que se movimentam entre as diversas ruas da região: Rua da Praia, Rua de Santa Rita, Rua das Calçadas, Rua Direita e as transversais. E, consequentemente, mostra como a área se caracteriza pelo seu rico comércio e pela variedade de prestação de serviços . Este é um dos diversos projetos que Carlos Vasconcelos movimenta neste 2019 com a proposta de expandir o ato criativo, incluindo a adesão completa ao Youtube com um canal exclusivo.

Entre alguns dos seus registros exclusivos com essa mesmas investida estão as praias Bela e Coqueirinhos, no litoral sul do estado da Paraíba, com a beleza do seu mar e do seu canyon, que são destaques em produções que o fotógrafo, escultor, desenhista e diretor de arte e criação evidenciou anteriormente na rede para promover um olhar distinto sobre a arte a partir de nuances naturais que estão em nossa proximidade e que muitas vezes passam despercebida. “Percebi o potencial que há em dividir alguns olhares sobres coisas que estão ao nosso redor, além de compartilhar ideias e técnicas para que as pessoas que trabalham ou gostam de arte possam desenvolver projetos próprios. São pequenas percepções que foram compiladas em pequenos de 20 segundos até cinco minutos, nas quais se pode ter novas óticas sobre o dia a dia. E, claro, aproveito exponho algumas estratégias que ajudam no dia a dia”, destaca Vasconcelos. 

Com informações da jornalista Ivelise Buarque

FormaSUS-PE oferta novas 114 bolsas integrais para estudantes da rede pública

Mais oportunidades de formação profissional para jovens pernambucanos da rede pública. É o que garante o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2019. A partir de amanhã (23.05), serão ofertadas 114 novas bolsas integrais de estudo em dez cursos de graduação em saúde de 15 instituições privadas de ensino. O edital do processo seletivo, lançado pelo governador Paulo Câmara nesta quarta-feira (22.05), é destinado a estudantes da rede pública de ensino do Estado ou bolsistas integrais da rede particular. Ao todo, o Governo de Pernambuco vai investir R$ 7,5 milhões. As inscrições seguem até 12 de junho pelo site: formasus.pe.gov.br, e o resultado final será divulgado no dia 10 de julho.

“O FormaSUS é um programa importante porque oportuniza ao jovem que estudou na escola pública, ou foi bolsista na rede particular, cursar uma universidade com bolsa de estudo. Um importante incremento nessa área tão essencial que é a saúde. Este ano são 114 bolsas para diversas áreas de atuação, o que vai nos ajudar, a cada ano, a formar mais gente, visto que a demanda na saúde é muito grande. Por isso, precisamos ampliar serviços e parcerias como essa, que nos ajudam a ter melhores condições de atender a população”, destacou o governador, que estava acompanhado da vice, Luciana Santos.

As bolsas integrais estão distribuídas entre instituições de ensino superior localizadas em seis municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Caruaru, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão e Belo Jardim. Este ano, o FormaSUS-PE ampliou em 10% o número de bolsas disponíveis em cursos superiores, passando de 104, em 2018, para 114. Ao todo, são 12 vagas para cursos de medicina, 73 de enfermagem, 3 de biomedicina, 4 de farmácia, 13 de fisioterapia, 2 de nutrição, 2 de odontologia, 1 de tecnólogo em radiologia, 1 de psicologia e 3 de serviço social. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas, que utilizam as unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou como será o processo de inscrição. “As pessoas devem acessar o site e conhecer as regras para cadastro. Essas 114 vagas são para cursos de nível superior, então será utilizado como critério de entrada o resultado da prova do ENEM”, salientou o gestor, reforçando que o período de matrícula dos aprovados no edital está previsto para os dias 16,17 e 18 de julho. “A gente espera que esses alunos formados possam retribuir depois, retornando para trabalhar na rede estadual de saúde, contribuindo para que possamos ter um melhor atendimento para a população”, completou André Longo.

HISTÓRICO – O FormaSUS-PE foi instituído como programa por meio da Lei 15.065, de 04 de setembro de 2013. Desde então, o Governo de Pernambuco já ofertou, nos editais anteriores, um total de 1.454 bolsas integrais de estudo, sendo 700 para cursos de graduação e 754 em cursos técnicos. O Programa de Formação do Sistema Único de Saúde de Pernambuco tem por objetivo a oferta de bolsas integrais de estudo na área de saúde em instituições privadas de ensino superior e de ensino técnico para alunos que cursaram todo o ensino médio no Estado de Pernambuco em escolas públicas ou em escolas particulares na condição de bolsista integral.

O programa surgiu da necessidade de regulamentar a contrapartida, por parte das instituições privadas, à rede estadual de saúde, que oferece mais de 3 mil vagas de estágio curricular obrigatório aos alunos. A cada dez vagas que uma instituição privada solicita para estágio curricular na rede estadual de saúde, uma bolsa integral é criada para alunos da rede pública, equivalente a 10%. O próximo edital para os cursos técnicos será lançado em 2020.

Édmo Ferreira, egresso do FormaSUS, se formou como tecnólogo em Radiologia através do programa e já está inserido no mercado de trabalho. Hoje, após anos de dedicação, o jovem é grato pela oportunidade e deseja que cada vez mais pernambucanos tenham acesso ao FormaSUS. “Quando terminei o ensino médio, eu não tinha condições financeiras de iniciar um curso superior, e esse era o meu sonho, principalmente na área de saúde. Graças ao Programa FormaSUS eu consegui me formar e, hoje, trabalho no Hospital da Restauração e na Prefeitura de Passira. Essa é uma forma de retribuir a oportunidade que me foi dada”, disse.

Presente ao evento, o vice-presidente do Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior de Pernambuco (Siespe), Antônio Maciel, ressaltou a importância e a necessidade da iniciativa. “Nós acreditamos na grandeza e no alcance do Programa FormaSUS. Ele é um exemplo para o Brasil. Nesse programa, ganham os alunos por receber a bolsa integral de estudos, que na maioria da vezes é a única oportunidade que o estudante tem de ingressar na área, e ganham as instituições de ensino superior, que ampliam as oportunidades de estágio. Mas o maior beneficiário do programa é a população pernambucana, que receberá profissionais de excelente formação e conscientes da importância do SUS para a sociedade”, cravou.

Participaram da solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, as deputadas estaduais Roberta Arraes e Simone Santana; os secretários Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial), Ana Callou (Mulher, em exercício); a coordenadora geral do Núcleo do Ministério da Saúde em Pernambuco, Kamila Correia; o assessor especial Iran Costa; os secretários executivos da Saúde Ricarda Samara (Gestão do Trabalho e Educação em Saúde) e Cristina Mota (Atenção em Saúde), e o coordenador acadêmico da FPS, professor Gilliat Falbo.

Confira a lista das instituições privadas de ensino que estão contempladas neste edital:

Recife
- Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP
- Centro Universitário Maurício de Nassau –UNINASSAU
- Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS
- Faculdade Estácio
- Universidade Tiradentes – UNIT/FACIPE
- Faculdade do Recife – FAREC
- Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA/IBGM
- Faculdade São Miguel - UNISÃOMIGUEL

Olinda
- Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO

Caruaru
- Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES
- Faculdade Vale do Ipojuca – UNIFAVIP
- UNINASSAU 

Nazaré da Mata 
- Faculdade Santíssima Trindade – FAST

Vitória de Santo Antão
- Faculdade Escritor Osman da Costa Lins – FACOL
- Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão - FAINTVISA

Belo Jardim 
- Autarquia Educacional do Belo Jardim – FAEB


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Rio Fragoso, em Olinda, recebe dragagem, limpeza e alargamento

A Operação Inverno continua avançando na limpeza de rios, principais canais e canaletas em diversos bairros da cidade de Olinda. A previsão de investimento está na ordem de 2,5 milhões com recursos municipais. O objetivo da operação é garantir mais tranquilidade para população, que reside em áreas ribeirinhas 

Os serviços de dragagem, limpeza e alargamento de um trecho 2,5km, que começa no rio Mirueira, na altura no cemitério Morada da Paz, em Cidade Tabajara, e se encontra com o Rio Fragoso, na altura da Integração da PE-15. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura da cidade. A previsão de término é de 60 dias.

Em toda extensão será utilizada: escavadeira hidráulica; retroescavadeira; quatro caminhões caçambas; balsas e limpezas manuais. O secretário de Infraestrutura, Marconi Madruga, destacou a importância do serviço para prevenir a ocorrência de transbordamentos. “É uma preocupação constante da gestão com a limpeza dos principais canais e rios do município. Com esta intervenção iremos dar muito mais vazão às águas da chuva e prevenir possíveis alagamentos em toda a extensão”, afirma o secretário.

LIMPEZA DE CANAIS E RIOS

A Prefeitura de Olinda está realizando limpezas nos principais rios e canais do município, entre serviços, dragagem e limpeza aliado ações de desobstrução de canaletas e galerias.

Canais e Rios atendidos pela Operação Inverno:

Mirueira / Fragoso - Cidade Tabajara e Jardim Fragoso

Canal do Matadouro - jardim Fragoso

Canal na Malária - jardim Brasil / V8

Canal Colibri - Rio Doce

Canal Ouriço do Mar / Ouro Preto

Canal Campo de Aguazinha / Aguazinha

Canal Beco do Afonso / Águas Compridas

Canal Lava Tripas / Águas Compridas


Imprensa Olinda

MEC abre amanhã consulta para vagas no Sisu

A partir de amanhã (23), os estudantes já poderão consultar as vagas disponíveis nas instituições e cursos oferecidos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, na pagina do Sisu na internet.

Podem participar do Sisu, os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.

As inscrições do Sisu poderão ser feitas de 4 a 7 de junho. Durante esse período, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados.

O resultado será divulgado no dia 10 de junho. Os participantes poderão ainda integrar a lista de espera entre 11 e 17 de junho.

Simulador

Para evitar sobrecarga do sistema, segundo o Ministério da Educação, o simulador do Sisu, que mostra informações dos últimos processos seletivos, vai ficar temporariamente fora do ar a partir desta quinta-feira.

A previsão é que volte ao ar no dia 10 de junho. "A medida, preventiva, foi necessária para evitar que o sistema fique sobrecarregado", disse a pasta.

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior a estudantes que fizeram o Enem.

Agência Brasil

Prédio desaba em Afogados [10]


Foto de agora há pouco, dos trabalhos de resgate no bairro de Afogados, no Recife. A imagem é do Twitter da Rádio Liberdade de Caruaru - PE

Prédio desaba em Afogados [9]


A imagem é da TV Globo e o local do desabamento foi no Junior Ferro Velho, na Rua Dr. Leonidas Cravo Gama, no bairro de Afogados, no Recife. Além do ferro velho, no local tinham quatro casas, duas delas habitadas. O Corpo de Bombeiros aguarda a chegada de cães farejadores, pois podem haver outras vítimas fatais. Uma mulher, entre 30 e 40 anos morreu no local e o corpo já foi resgatado.

Prédio desaba em Afogados [8]

Imagens deste momento na Ponte de Afogados (TV Jornal):


Prédio desaba em Afogados [7]

Foto do prédio antes do desabamento:


Prédio desaba em Afogados [6]

Entre os resgatados (nove e não 11, como citado anteriormente), estão duas crianças. Então, vamos atualizar as informações

09 resgatados (02 crianças inclusive)
01 morte (uma mulher entre 30 e 40 anos)
Trânsito interrompido neste momento (desvio com orientações da CTTU Recife)
Construção irregular (um ferro velho e quatro casas, duas delas habitadas) de acordo com Prefeitura do Recife

Prédio desaba em Afogados [5]


Agora há pouco foto do imóvel desabado, na subida da Ponte de Afogados. Relembrando que a ponte está interditada para o trânsito, que 11 pessoas foram resgatadas e que uma mulher (entre 30 e 40 anos) faleceu no desabamento. Novas informações falam que a prefeitura do Recife já avisou que a construção estava irregular.

Prédio desaba em Afogados [4]

Informações falam em 11 resgatados, cinco feridos e uma pessoa morta. O desabamento ocorreu no final desta tarde na Ponte de Afogados entre as Avenidas Sul e Imperial. Na frente do prédio, um ferro velho, e na parte de trás do imóvel, quatro casas, duas delas habitadas. A vítima fatal é uma mulher.

Dislub lança primeira gasolina ecoaditivada

O Grupo Dislub Equador - que tem entre suas empresas a Dislub Energia, no Nordeste, e a Equador Energia, no Norte - está trazendo ao País um combustível exclusivo, reconhecido internacionalmente e inovador em sustentabilidade e economia. No Nordeste, o lançamento oficial acontece no dia 22 de maio no Recife (PE), com a presença dos sócios do Grupo Dislub, representantes da desenvolvedora norte-americana do produto e autoridades municipais e estaduais.

A Duramais é uma gasolina ecoaditivada fabricada com a tecnologia GreenPlus, que polui até 50% menos e traz uma economia de combustível de até 10%. O novo produto já começou a ser comercializado este mês em alguns postos da rede Dislub em Pernambuco e no Amazonas. Em cerca de 30 dias, em Manaus, alguns postos passaram a vender um maior volume de gasolina Duramais do que a comum. O objetivo é levar, gradativamente, o combustível a pelo menos 100 postos do Nordeste neste semestre.

Mais eficiência

O sócio-diretor do Grupo Dislub Equador, Humberto do Amaral Carrilho, afirma que essa nova tecnologia criará uma revolução no mercado. “A Duramais funciona como um catalisador capaz de reduzir em até 50% o índice de poluentes presentes nos combustíveis fósseis”, explica. Desenvolvido na Califórnia, nos Estados Unidos, pela Biofriendly Corporation, ela tem nanotecnologia GreenPlus que reorganiza as moléculas de combustível, agilizando o processo de combustão. “Com a otimização da combustão, acontece um aumento na sua eficiência fazendo a gasolina render até 10% mais e sobrando menos partículas que seriam lançadas no meio-ambiente”, afirma Carrilho.

O produto, agraciado em janeiro com a ecoetiqueta da ONU, já é utilizado no transporte público da Alemanha, virou política pública na Colômbia e está disponível ao consumidor em postos nos Estados Unidos e Argentina, em países na Europa, Ásia e Oriente Médio. Além de estar presente em frotas de caminhões e navios, geradoras de energia e várias das maiores companhias de petróleo do mundo. Além disso, é certificado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por estar alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030.

Carros leves lideram emissões de dióxido de carbono no meio ambiente

De acordo com relatório Situação global do Transporte e Mudança Climática Global, apresentado na 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24), em Katowice, na Polônia, o setor de transporte contribui com um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa e, desde 2000, as emissões provocadas pelos transportes cresceram de 5,8 gigatoneladas de CO2 em 2000 para 7,5 gigatoneladas em 2016, volume 29% maior. O relatório foi elaborado por mais de 40 organizações internacionais que atuam em favor de transportes sustentáveis e de baixo carbono.

Os carros leves lideram as emissões de dióxido de carbono (CO2) com 45% do volume emitido. Em seguida, estão os caminhões, com 21%; aviões e navios, com 11%; ônibus e micro-ônibus, com 5%; triciclos e motocicletas, com 4%; e trens, com 3%. Ainda segundo o relatório, as emissões de carbono aumentarão de 40%, em 2015, para 56% a 72% em 2050. Os países em desenvolvimento, 29 entre os 40 pesquisados, serão responsáveis pela maior parte do aumento das emissões de carbono do setor de transporte.

Uma das mensagens da COP 24 defende que as empresas do setor privado não devem mais ser vistas apenas como culpadas pelas emissões de gases causadores do efeito estufa, mas como parceiras indispensáveis para ação climática. Novas tecnologias e modelos estão transformando o setor privado para que líderes empresariais não tenham mais que escolher entre lucrar e cuidar melhor do planeta.

Certificação da ONU

Em 2019, o Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), certificou o catalisador Green Plus, presente da gasolina Duramais, pela característica do produto de reduzir a emissão de poluentes. E também a distribuidora Horeb, por sua contribuição à Agenda 2030, que é um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade através dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A tecnologia incentiva o enfrentamento aos principais desafios ambientais, políticos e econômicos que o mundo vive. A mexicana Horeb, também foi certificada por sua contribuição aos ODS de número 7 (Energia Limpa e Acessível), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Combate às Alterações Climáticas) e 17 (Parcerias em prol dos ODS).

Prédio desaba em Afogados [3]

Informação da CTTU Recife via Twitter

Atenção! Devido a um acidente nas proximidades da Ponte de Afogados, a via está temporariamente bloqueada. Os condutores que seguem pela R Imperial estão sendo desviados para Av. Sul em direção à Rua da Paz. A CTTU já está no local p/ orientar os motoristas.

Prédio desaba em Afogados [2]

O desabamento de um ferro velho, próximo à Ponte de Afogados deixou vítimas e no local, Bombeiros e SAMU estão no local para o resgate dos feridos. Há informações sobre mortos.

Voltaremos a informar a qualquer momento.

Update: foto do Samu minutos após o desabamento


Urgente: prédio desaba em Afogados

O prédio, localizado na Rua Imperial, acaba de desabar no bairro de Afogados, no Recife. Há informações de feridos e mortos.

Novas informações a qualquer momento.

Natura anuncia a compra da AVON

A brasileira Natura anunciou nesta quarta-feira, 22, a compra da Avon, em uma operação de troca de ações. Segundo a companhia, o negócio vai criar o quarto maior grupo de cosméticos do mundo. O acordo traz uma quarta marca para a holding da Natura, que já controlava a própria Natura, a britânica The Body Shop e a australiana Aesop. O negócio avaliou a Avon em cerca de US$ 2 bilhões (R$ 8 bilhões), de acordo com fontes ligadas ao negócio.

A transação vai criar uma nova holding brasileira, Natura Holding S.A, na qual os atuais sócios da Natura terão 76% de participação, contra 24% dos atuais acionistas da Avon. Com a aquisição, a Natura & Co. passará a ter faturamento bruto anual superior a US$ 10 bilhões (R$ 40 bilhões), mais de 40 mil colaboradores e presença em cem países.

Estadão (SP)

Controladoria em Ação promove palestras para professores e alunos da EREM Professor Alfredo Freyre


Cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores e gestores da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, participaram nesta quarta-feira, dia 22, do lançamento do Controladoria em Ação. A iniciativa promovida pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) visa aproximar todos os cidadãos da administração pública estadual por meio, principalmente, da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social.

“Nesse primeiro momento, seis escolas da rede estadual de ensino foram escolhidas para receber o projeto. Em cada uma delas promoveremos debates sobre cidadania, acesso à informação, ouvidoria, transparência pública, entre outros temas relevantes”, destacou a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet. Ainda de acordo com ela, aimportância da iniciativa é permitir uma aproximação entre sociedade e a secretaria, que tem a missão de promover a melhoria da gestão pública por meio de ações que impactem positivamente os cidadãos.

Na EREM Professor Alfredo Freyre, primeira escola atendida pelo projeto, os participantes ouviram atentos e interagiram com as palestras proferidas pelos servidores da SCGE. “Cidadania e combate à corrupção” e “Controle da merenda escolar terceirizada” foram os temas apresentados, respectivamente, por Luciana Silva e Isis Andrade, da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão, vinculada à Diretoria da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE); e Karlos Aragão, chefe da Unidade de Promoção da Qualidade do Gasto da SCGE. Ao longo do dia também foram feitos registros de manifestações de ouvidoria.

A técnica da Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Alecia Guimarães, espera que apartir do Controladoria em Ação alunos e professores se apropriem mais da questão da gestão pública e da ouvidoria. “Nossa expectativa é que eles tenham ciência de seus direitos dentro desse processo que vai aproximar a educação e a administração estadual”, ressaltou. Junto com ela na abertura do evento estava a professora Debhora Barbosa, que também integra a equipe da Superintendência Pedagógica da SEE.

Para o diretor da EREM, Diogo Correia, é de suma importância a transparência, a conscientização do uso dos recursos públicos e dos serviços públicos. De uma forma geral, segundo ele, o estudante não sabe onde procurar ajuda, qual canal denunciar um serviço público que possa não estar sendo realizado satisfatoriamente. “O cidadão pernambucano tem que ser cada vez mais consciente dos seus direitos, saber a quem cobrar e onde cobrar. E essa ponte pode ser via ouvidoria. O cidadão quer ser ouvido e se sentir parte do processo”, frisou.

“É muito importante a gente, como cidadão e aluno, saber dos nossos direitos”, destacou a estudante Thayla Natasha, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio. Também atento a programação, o aluno Thompson Feitosa, 17 anos, do 3º ano, enfatizou que a partir das palestras ficou ciente sobre o que é gasto na escola e como acompanhar se o dinheiro está sendo utilizado de forma correta ou se está sendo desviado.

CRONOGRAMA - Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), o projeto Controladoria em Ação será levado, até o mês de setembro, para outras cinco escolas da rede, instaladas no Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata Norte. São elas: EREM Professor Trajano de Mendonça (Jardim São Paulo/Recife), dia 04/06; ERE Aderico Alves de Vasconcelos (Centro/Goiana), dia 11/06; ETE Governador Eduardo Campos (Centro/São Lourenço da Mata), dia 08/08; ETE Jurandir Bezerra Lins (Centro/Igarassu), dia 14/08; e EREM Edson Moury Fernandes (Muribeca/Jaboatão dos Guararapes), dia 10/09.

Imprensa SCGE

PE ganha floresta bioeconômica de umbu na Serra do Giz em Afogados da Ingazeira

Mais de 700 mudas de spondias tuberosa, popularmente conhecida por umbu, serão entregues a agricultores e gestores do Sertão pernambucano, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), durante evento pedagógico e científico, em Ibimirim. A iniciativa, que ocorrerá durante um curso de formação sobre a produção da planta e seu beneficiamento, é do Laboratório de Mudanças do Clima do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em parceria com o Departamento de Bioquímica da UFPE, entre outras instituições, financiadas pelo CNPq, e apoio da Prefeitura Municipal.

O objetivo é criar uma floresta bioeconômica de umbu na Serra do Giz (foto), em Afogados da Ingazeira. A planta nativa do semiárido do Nordeste é resistente a altas temperaturas e à escassez de água, com elevado potencial bioeconômico, pelas propriedades nutricionais e farmacológicas, mas ainda pouco utilizadas. O modelo já é utilizado no Sertão baiano, onde comunidades tradicionais já potencializam os usos da planta, beneficiando e até exportando a cerveja da fruta.

O curso, realizado no IPA e no Serta em Ibimirim, será ministrado pela docente da UFPE, Márcia Vanusa, e pelo gerente da Estação Experimental do IPA em Ibimirim, Antônio Carlos de Melo. Ambos são estudiosos no umbu e participam da Rede Nacional de Pesquisados (Ecolume). O CNPq financia a rede para desenvolvimento científico de novas práticas (de mitigação e adaptação) socioambientais, econômicas, educacionais e comunicacionais frente aos efeitos e impactos da mudança do clima dentro do Bioma Caatinga.

Ao final, o Ecolume fará a entrega formal de 700 mudas produzidas no IPA local a gestores da prefeitura de Afogados da Ingazeira. “A cidade foi escolhida porque o prefeito José Patriota acolheu a nossa proposta e logo sugeriu fazer nascer uma floresta de Umbu no município, na Serra do Giz, uma Área de Proteção Ambiental e de Refúgio da Vida Silvestre. E, neste local, ainda há comunidades tradicionais”, fala a meteorologista Francis Lacerda, pesquisadora do IPA e coordenadora do Ecolume.

Para o prefeito de Ibinirim, José Patriota, que também preside a Associação Municipalista de Pernambuco, várias comunidades serão beneficiadas com a iniciativa do Ecolume. “Recebemos alegremente as mudas e apoiamos esta inciativa por fortalecer a Caatinga e valorizar o semiárido com a multiplicação do umbuzeiro, uma planta típica e referência histórica de nosso bioma”, diz. O gestor destaca ainda a sua parceria com o Ecolume diante do objetivo do grupo voltado ao desenvolvimento do agricultor com o do ecossistema.

“O Ecolume busca em três eixos as potencialidades diante dos efeitos do novo comportamento do clima sobre esta região já muito semiárida: energético, hídrico e alimentar. O umbu está contido em nossos estudos dentro da área alimentar e afins (nutricional e farmacológico). É a nossa planta de poder”, diz Francis. O umbu será de poder efetivamente, segundo avalia a professora Márcia, quando o Poder Público estimular bioeconomicamente os usos medicinais e nutricionais de sua casca, folha e seu fruto, usadas secularmente por comunidades quilombolas e indígenas na alimentação e como remédio para cura de várias doenças.

No Sertão da Bahia, por exemplo, já existem experiências de arranjos produtivos bioeconômicos a partir do umbu. É o caso da Cooperativa de Agricultura Familiar Canudos, Curaçá e Uauá. “Cultivam a planta nestas três cidades baianas e a beneficia em novos produtos. Além de geleias, doces e outros alimentos, fabricam até cerveja e exportam para o mundo”, diz Márcia. No curso em que fará para agricultores e gestores municipais de Pernambuco sobre potencialidades nutricionais do umbu, como vitaminas B1, B2, C, cálcio, fósforo e ferro, a docente aproveitará também para ensinar a fabricação de biscoitos a base da própria planta.

“Será uma experiência prática de uso das potencialidades nutricional da planta na cozinha da escola Serta. Faremos alguns biscoitos com a farinha oriunda do caroço de umbu, que é rica em proteína. Nossa ideia é que a unidade educacional possa refazê-los depois e oferece-los na merenda dos seus alunos que são filhos dos agricultores da região”, diz. Já o curso de produção (enxertia) do umbu será realizado no IPA de Ibimirim, pelo gestor da unidade, Antônio Carlos, que é técnico agrícola.

A pesquisadora também fará o anúncio do início da produção de mais 1,5 mil mudas do umbu no IPA de Ibimirim por iniciativa do Ecolume. “Quando a maior parte das sementes germinarem e tornarem-se mudas, vamos estimular o reflorestamento da espécie em outros locais a fim de que se tornem arranjos produtivos bioeconômicos a partir da planta”, adianta Francis. Outras 400 mudas, já produzidas no Serta com a ajuda de alunos da escola e por bolsistas do Ecolume, como João Vitor e Cícero Emanoel, serão distribuídas no fim do curso para os agricultores

Imprensa IPA

Olinda: Escola Sagrado Coração de Jesus com aulas de Robótica

Matemática, português, geografia, história... Bom, dá para entender que o assunto é sobre matérias escolares, certo? Mas e se falarmos em “práticas experimentais e tecnológicas” com uso de robótica? Os estudantes da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, em Amaro Branco, Olinda, contam com essa cadeira dentro do quadro de aulas regulares. Elas acontecem quarta, quinta e sexta, para cerca de 200 alunos do 6º ao 9º ano.

Na Escola, há um laboratório criado em parceria com a Modelix Robotics. A empresa traz uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular. Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.

“Percebemos que os alunos estão entendendo bem a dinâmica, com aptidão e afinidade às aulas. Elas estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e agilidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados. Temos aulas teóricas e práticas, queremos formar grupos para organizar projetos para que eles se apresentem em feiras de ciências no município”, pontuou a gestora da Escola, Karyna Santana. 

Imprensa Olinda

Comissão do Senado aprova criminalização da homofobia



A homofobia está mais perto de ser criminalizada. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) deu sinal verde para a proposta que equipara a discriminação a pessoas LGBT+ ao crime de racismo.

O Projeto de Lei 672/ 2019 pretende incluir na Lei do Racismo os crimes de discriminação contra a orientação sexual ou de gênero. O relator é o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que em parecer declarou que a criminalização pretende “impedir ou restringir a manifestação razoável de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público, ressalvados os templos religiosos”.

A proposta tramita em caráter terminativo e deve seguir direto para a Câmara dos Deputados, caso não haja pedido de análise no plenário.

“Já passa do tempo de se promover a efetiva proteção às vítimas potenciais da discriminação e preconceito em razão da orientação sexual ou da identidade de gênero. Do mesmo modo que os crimes praticados por preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, os crimes versados no PL são de forte repugnância social, merecendo reprimenda exemplar”, diz trecho do texto.

A criminalização da homofobia foi aprovada na CCJ com 20 votos a favor e apenas 1 contrário. O projeto de lei é do senador Weverton (PDT-MA), mas estava suspenso desde o dia 15 de maio por causa do pedido de vista do senador Marcos Rogério (DEM-RO).

O assunto está em pauta no Superior Tribunal Federal, que analisa duas ações pedindo a inclusão da discriminação de pessoas LGBT na Lei do racismo. Eles alegam omissão do Legislativo. Até o momento, Celso de Mello, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin deram parecer favorável ao pedido.

Falando em Legislativo, há mais de 20 anos projetos de lei para garantir a segurança e liberdade dos LGBT+ não tramitam no Congresso Nacional.

O Grupo Gay da Bahia, referência em pesquisas e no estudo dos direitos das pessoas LGBT+ afirma que somente em 2017, 445 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais foram assassinados em crimes com motivações homofóbicas. Uma vítima a cada 19 horas.

À Rede Brasil Atual Symmy Larrat, presidenta da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), cita declarações homofóbicas de Jair Bolsonaro e revela temer pela vida.

“Tem aumentado a violência dos assassinatos, mas também tem aumentado a violência da exclusão dessa população do espaço educacional, da família, simplesmente por serem quem são, assim como no mundo do trabalho. Essas violências têm aumentado muito, e as ameaças também, principalmente depois que o ódio chegou à presidência da República. Isso nos faz temer muito pelas nossas vidas”.

A proximidade da criminalização da homofobia acontece dias depois da Organização Mundial da Saúde deixar de considerar a transexualidade transtorno mental. A revisão demorou 28 anos. Com isso, 17 de maio se tornou o Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia.

Ainda segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil é o que mais mata transexuais no mundo. O número de assassinatos da população LGBT+ bateu recorde em 2016, com 347 mortes.

Portal Hypeness

Povo pressiona e governo libera parte dos recursos para educação

Uma semana após os protestos que levaram mais de 3 milhões de pessoas às ruas em todo o Brasil contra o corte de 30% nas verbas para a Educação, o governo federal decidiu liberar parte dos recursos para a área com dinheiro da reserva orçamentária. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (22).

Ao todo, o Ministério da Economia vai usar R$ 3,81 bilhões das reservas: R$ 56 milhões para o Ministério do Meio Ambiente e R$ 1,587 bilhão para o Ministério da Educação.

A maior parte do orçamento destinado à Educação, no entanto, continuará bloqueado e afetando diretamente o funcionamento de universidades e institutos federais, já que o corte – chamado pelo governo de “contingenciamento” – anunciado em março foi de de R$ 5,839 bilhões. Ou seja, os R$ 1,587 bilhão que serão retirados da reserva não representam nem metade do orçamento que a área deveria contar.

Ao todo, o governo congelou R$ 29,582 bilhões das despesas previstas para o ano.

Revista Forum

#Dia30VaiSerMaior #TsunamiDaEducação

Amigos nos enviaram imagens de suas participações na mobilização do último dia 15 e a gente vai mostrar aqui só pra dizer que no dia 30, a mobilização será ainda maior e o blog, gerido por uma professora e jornalista, vai mostrar imagens do Brasil inteiro. 

Luiz Soares, o primeiro da esquerda pra direita


O povo na Rua da Aurora

Caracterizado de Presidente Zé de Abreu, o ator Pedro Dias ao lado de um amigo

Docentes do Sindicato dos Professores de Universidades Privadas