sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Onda Azul de Ramos mobiliza bairro do Engenho Maranguape


O bairro do Engenho Maranguape, em Paulista, recebeu, nesta sexta-feira (13/09), a militância do candidato a prefeito, Ramos (PSDB). Os apoiadores do tucano, sob a coordenação do postulante a vice-prefeito, Felipe Andrade (PSD), realizaram o Bandeiraço Onda Azul pela Avenida Agamenon Magalhães e vias próximas.

 Ao som da música de campanha de Ramos, os participantes promoveram uma verdadeira festa da democracia e distribuíram um material informativo com as principais propostas da coligação A Força da Mudança. A unidade é formada por PSDB, PSD, MDB, PRD, NOVO, Cidadania e Podemos.

Foto: Fabiano Alves

Ao lado de Silvio Costa Filho, Carrapicho arrasta uma multidão em Tamandaré rumo à reeleição


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, prestigiou, nesta sexta-feira, a grande caminhada da vitória promovida pelo prefeito de Tamandaré e candidato à reeleição, Carrapicho, que juntou uma multidão na cidade. O ato político reuniu lideranças a exemplo do candidato a vice, Irmão Valdi, do economista e advogado Carlos Costa, do deputado estadual Romero Sales Filho e do exército de vereadores que dão sustentação ao palanque do Republicanos na cidade. 

Um dos primeiros a apostar em Carrapicho, ainda em 2020, Silvio Costa Filho destacou as qualidades do prefeito que, mesmo enfrentando uma pandemia e tendo herdado uma gestão com muitos problemas, fez o município avançar. “Um homem sério, batalhador, que tem espírito público. E que está se transformando no maior prefeito da história. Com a força de Deus e do povo, você vai ter a maior vitória da história! Eu digo sempre a meu filho Silvinho, que está aqui ao meu lado, que política é lugar de construir amigos sim”, pontuou. 

“A mudança mais importante é que o povo de Tamandaré voltou a ser feliz. Não tenho dúvida que o povo vai votar de novo porque quer mais quatro anos de Carrapicho na prefeitura. Eleições só se ganha do jeito que o povo quer. E o povo quer Carrapicho prefeito reeleito!”, cravou Silvio Costa Filho. 

Já Carlos Costa ressaltou que o “liso”, como carinhosamente o povo de Tamandaré chama Carrapicho, está fazendo uma bonita campanha. “É um prazer e um privilégio estar aqui. Não poderia deixar de vir aqui dar meu abraço. Há quatro anos atrás, pouca gente acreditava na vitória de Carrapicho. Mas com seu trabalho, sua humildade e seu amor por Tamandaré, conseguiu vencer uma eleição duríssima. Com a força do trabalho e com tudo que consquistou, eu não tenho dúvida que, no próximo dia seis de outubro, Carrapicho será reeleito prefeito de Tamandaré”, afirmou.

Feira MADE de artesanato e design de Pernambuco explora a sustentabilidade e criatividade em sua 14ª edição


Evento será realizado de 15 a 28 de setembro, no Piso L1 do Shopping Riomar, e conta com 60 expositores pernambucanos apresentando peças exclusivas que refletem o tema "A sustentabilidade e a arte: o futuro nas mãos de cada um de nós”, feitas em papel, madeira, panos, metal, barro, porcelana, resina, porcelana e até quenga de coco. A feira tem o apoio institucional do Sebrae de Pernambuco. A entrada da feira é gratuita. 

 A 14ª edição da MADE – Mostra de Artesanato, Arte e Design de Pernambuco acontecerá entre os dias 15 e 28 de setembro, de segunda a sábado, das 9h às 22h, domingo, das 12h às 20h, no Piso L1 do Shopping Riomar, localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Este ano, a feira adota o tema "A sustentabilidade e a arte: o futuro nas mãos de cada um de nós", trazendo à tona a importância da conscientização ambiental através da arte e do design. 

 Organizada e com curadoria da artesã Tacy Pontual, a MADE se consolidou como uma das principais feiras de artesanato do Nordeste, destacando-se pela exclusividade e qualidade das peças expostas. Com a participação de 60 expositores, todos de Pernambuco, o evento acontece duas vezes por ano e oferece uma ampla gama de produtos, desde acessórios e cerâmicas até moda e artigos para o lar, todos com um enfoque em práticas sustentáveis e inovadoras, com peças a partir de R$ 10, movimentando o empreendedorismo local com movimentação financeira estimada de R$ 1 milhão.

PRODUTOS - Poderão ser encontradas peças decorativas; esculturas em metal e madeira, vestidos luminárias e esculturas em papel. E ainda, artes em papel reciclados, telas, cerâmica utilitária e decorativa, porcelanas, peças de barro e objetos religiosos, bordados e pintados à mão, brinquedos artesanais, bonecos de pano, acessórios, bolsas e biojoias; móveis em madeira e resina; calçados em couro, joias em prata; acessórios e objetos feitos de quenga de coco.

 Madeira, vidro e papel: tudo vira arte

 Madeira de podas de árvores que virariam lixo e entulho, ganha forma em produto de decoração na feira. Assim como garrafas pet viram esculturas em papel machê. Acessórios ricos e criativos estarão disponíveis, produzidos com sementes, fibras, conchas, chifre e coco. 

 Tacy Pontual, organizadora e curadora do evento, enfatiza a relevância do tema deste ano: “A sustentabilidade é uma questão fundamental que permeia todos os aspectos da nossa vida e do nosso trabalho. Com o tema 'a sustentabilidade e a arte: o futuro nas mãos de cada um de nós', queremos destacar como a arte pode ser um agente de mudança e promover práticas mais conscientes e responsáveis. Convido a todos a visitar a MADE e experimentar de perto a criatividade e a inovação dos nossos artesãos pernambucanos”, diz. 

Expositores/2024: Acessórios Ramifica, Aj Dengo da mamãe, Aline Cerâmica, Anas Acessórios, Arte Circulando, Arterial, As Home, Ateliana, Baudoin Design, Bolsas Bup, Brinqueco, Casa da Lili, Cláudia Couto, Cláudia Pontual, Cor e Nós, Cotidianas, Cristine de Holanda, Dona Chica, D’Unir, Edson Machetaria, Essa Sujeita, Exposição Esuda, Fada Madrinha, Fag Bolsas, Fernanda Pinto, Frutu do Mosaico, GMC Ateliê, Grão de Argila, Honorato Ateliê, Jailson Marcos, JP Design, Karlotinha, Kefi, Leandro Loureiro, Lemob, Léo Pinheiro, Lu Pontual, Lúcia Fireman, Luz de Girassol, Manga Presunto, Marize Patchwork, Fátima Nunes, Graça Falcão, Omaia, Palmeiral, Panos e Cores, Pau e Corda, Paulette Maranhão, Petit Poá, Raiz Art, Rebeca Tangerina, Rústico Home Decor, Saad Design, Simone Andrade, Tacy Pontual, Tramandoarte, Vania Coutinho, Vestido Terapia, Xô Preguiça, Xodó Ambiental, Zezinho Neto.

Conexão - Durante o evento também haverá uma exposição para celebrar os 50 anos da Faculdade Esuda, trazendo recortes de experiências acadêmicas para além do ensino. Intitulada de “Conexão Design e Arquitetura”, os materiais das peças contrastam o orgânico, o manual, a indústria e a sustentabilidade, resultando numa linguagem própria e oferecendo soluções diversificadas em artefatos executados pelos acadêmicos, evidenciando o alto nível de habilidade e criatividade desenvolvido nos programas educacionais da Esuda. A curadoria da “Conexão Design e Arquitetura”, fica por conta das designers de interiores, Alessandra Venceslau e Ana Lívia Galvão, e da arquiteta e urbanista, Cláudia Tavares. 

A MADE conta com o apoio institucional do Sebrae Pernambuco. A parceria promete fortalecer ainda mais o impacto da feira, que se destaca por reunir os principais nomes do setor no Estado. 

A MADE se consolidou como uma referência no cenário do artesanato nordestino, não apenas pela qualidade das peças, mas também pela capacidade de oferecer um espaço onde a sustentabilidade e a criatividade se encontram. A feira é uma oportunidade para quem deseja apreciar e adquirir peças exclusivas, além de apoiar e valorizar o talento local.

SERVIÇO:
O QUÊ: 14ª edição da MADE – Mostra de Artesanato, Arte e Design de Pernambuco
ONDE: Shopping RioMar: rua República do Líbano, 251, Pina, piso L1
PÚBLICO: Geral
QUANDO:15 a 28 de setembro de 2024
HORÁRIO: Segunda sábado: 9h às 22h – Domingo: 12h às 20h
MAIS INFORMAÇÕES: @madepernambuco

Curso sobre técnicas ancestrais de tingimento, estamparia e impressão com sementes e raízes é realizado no Recife



Já pensou em usar uma peça de roupa pintada artesanalmente com raízes, folhas, caules e flores da vegetação nordestina? Esta é a proposta do projeto "Cor de Flora", que está dedicado, ao longo dos meses de setembro e outubro, a capacitar estudantes, coletivos culturais e marcas autorais que atuam no segmento da moda sediado na capital pernambucana. Ao longo de sete encontros, divididos entre atividades virtuais e presenciais, os participantes vão poder aprender sobre técnicas antigas de tingimento natural, enraizadas em culturas indígenas e afro-brasileiras aplicadas à moda sustentável. O curso conta com uma carga horária de 30 horas-aulas.

Neste sábado (14) e domingo (15), das 9h às 17h, o Museu da Abolição, conhecido como Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira, localizado na Rua Benfica, nº 1150, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, sedia o primeiro encontro prático. Na ocasião, os participantes vão poder aprender, ponto a mão na massa, sobre o uso de plantas e sementes, presentes no dia a dia, como casca de cebola, açafrão, casca de romã, eucalipto, folhas de goiabeira, urucum, pau-brasil e cochonilha, podem dar cores e identidades às vestimentas, de forma acessível, sustentável e com baixo custo.

Além de poder aprender sobre técnicas de tingimento, o público vai se apropriar através de outras técnicas ancestrais, a exemplo de estamparia e impressão natural utilizando sementes, raízes, caules, flores e folhas. A ideia é que, ao final da formação, seja realizada uma exposição com o resultado dos trabalhos produzidos ao longo do curso, para apresentação do público em geral.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, o projeto "Cor de Flora" vai proporcionar, ainda, uma mentoria virtual para marcas de moda autoral recifenses que tenham interesse em desenvolver a técnica de tingimento e estamparia sustentável ao seu modelo de negócio. A iniciativa é gratuita.

“Durante cada oficina, vamos colocar a mão na massa para ensinar como roupas do dia a dia ou para ocasiões especiais, a exemplo de camisas, bolsas, lenços, calças, blusas, vestidos, seja para criança, mulheres e homens, podem receber um toque especial e ficar elegante utilizando o processo de tingimento natural e estamparia botânica” antecipa a idealizadora, oficineira e coordenadora geral do projeto, Kamila Nascimento.
Embora as vagas tenham sido preenchidas rapidamente, o público pode acompanhar os bastidores do projeto, por meio de publicações de fotos, vídeos, textos e depoimentos, pelo www.instagram.com/projeto_cor_de_flora.

Serviço:
O quê:
Curso sobre técnicas ancestrais de tingimento, estamparia e impressão com sementes e raízes é realizado no Recife.
Mais informações:
www.instagram.com/projeto_cor_de_flora.

Cronograma de Encontros
1º Encontro
 Data: 10/09/2024
Horário: 19:00 às 21:00
Formato: Remoto, Google Meet
 Carga Horária: 2 horas
2º Encontro
 Data: 14/09/2024
Horário: 09:00 às 17:00
Formato: Presencial
Local: Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 - Madalena, Recife - PE,
50720-001)
 Carga Horária: 6 horas
3º Encontro
Data: 15/09/2024
 Horário: 08:00 às 13:00
Formato: Presencial
 Local: Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 - Madalena, Recife - PE,
50720-001)
 Carga Horária: 5 horas
4º Encontro
 Data: 21/09/2024
Horário: 08:00 às 13:00
Formato: Presencial
 Local: Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 - Madalena, Recife - PE,
50720-001)
 Carga Horária: 5 horas
  5º Encontro (Café com Mentoria - Diálogo com Marcas de Moda)
Data: 24/09/2024
 Horário: 19:00 às 21:00
Formato: Remoto, Google Meet
Carga Horária: 2 horas
6º Encontro (Consultoria com Kamila Nascimento)
Data: 25/09/2024 a 15/10/2024
Horário: Agendamento prévio, 2 horas de consultoria por participante em até
dois dias de agendamento
Formato: Remoto, Google Meet e/ou Presencial
Carga Horária: 2 horas por participante (consideradas separadamente da
carga coletiva)
7o Encontro (Exposição)
 Temática: Será construída coletivamente durante o processo formativo
 Data: 19/10/2024
 Horário: A definir
 Formato: Presencial
Local: Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 - Madalena, Recife - PE, 50720-001)
Carga Horária: 10 horas
Carga Horária Total dos Encontros Coletivos: 30 horas

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Túnel na BR 232 terá faixa interditada por cerca de 15 dias para substituição de lâmpadas antigas por LED


Os motoristas que passam diariamente pelo túnel Plínio Pacheco, localizado na BR232, no município de Gravatá, devem ficar ainda mais atentos, a partir desta quarta-feira (18). Isso porque a Neoenergia Pernambuco, em parceria com o Governo de Pernambuco, o Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE) e a Polícia Rodoviária Federal, vai precisar fechar uma das faixas da via, por cerca de duas semanas, para promover a substituição da atual iluminação do túnel por lâmpadas novas, na tecnologia LED. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O trabalho de substituição das lâmpadas será iniciado na quarta-feira, das 9h às 16h e das 22h às 5h. Nesses intervalos de tempo, uma faixa da via será interditada para que o caminhão da distribuidora possa realizar o serviço com segurança. Para evitar acidentes, a Neoenergia, o DER e a PRF farão uma sinalização especial da via, antes mesmo da entrada no túnel. A previsão é que todas as trocas sejam concluídas dentro de um período de 15 dias

“_O túnel da BR 232 é um ativo importante do estado de Pernambuco. É a porta de entrada para cidades como Gravatá, Sairé e Caruaru, que possuem um grande potencial turístico e econômico, e uma passagem para quem vai para o Sertão. Com a instalação de lâmpadas LED, os motoristas terão uma melhor visibilidade, diminuindo os riscos de acidente na via, proporcionando uma maior tranquilidade para todos_”, *afirmou o diretor de relações institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.*

Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE), Diogo Bezerra, a parceria da Neoenergia com o governo estadual vai garantir uma segurança ainda maior para quem trafega pelo túnel. “_São regiões importantes do Agreste e toda ação que venha a melhorar na mobilidade das pessoas que utilizam as nossas estradas sempre será muito bem-vinda_”, *disse o secretário.*

Para ajudar com o trânsito na via, a Polícia Rodoviária Federal estará presente durante as ações. De acordo com o inspetor Hélio Davino, chefe da delegacia da PRF em Caruaru, “a PRF está comprometida com a segurança durante a realização dos trabalhos e se planejou para minimizar o impacto na fluidez do tráfego”. Hélio Davino também solicita a compreensão dos usuários durante a instalação das luminárias, uma vez que a melhoria na iluminação contribuirá para a segurança viária.

Além de melhora a iluminação do túnel, a troca das lâmpadas também vai promover a economia de energia, pois o LED consome até 40% menos do que os equipamentos tradicionais, com uma vida útil superior a 65mil horas.

Reprodução de escorpiões aumenta em setembro: como agir em caso de lesões?


Os meses de agosto e setembro são conhecidos pelo aumento da reprodução dos escorpiões, já que esse período possui algumas condições favoráveis, como o calor e a umidade. Além desses elementos, eles também precisam de alimento, água e abrigo. 

Segundo Jhonatta Alexandre, doutor em Farmacologia e docente da disciplina de Toxicologia no curso de Farmácia da UNINASSAU Campina Grande, a picada de escorpião pode ser perigosa. “A intoxicação provocada pelo veneno do animal provoca dores, edemas (acúmulo de líquidos), manchas na pele, sudorese, arritmias, vômito, diarreia e infarto agudo, nos casos mais graves”. 

Ele ressalta que algumas situações podem favorecer o aparecimento de escorpiões nas casas, como lixos, paredes com buracos, entulhos e restos de construção. Jhonatta também explica quais providências devem ser tomadas quando uma pessoa é picada. 

“É preciso fazer compressa de água morna na região da picada, tomar analgésicos, fotografar o animal e procurar ajuda médica. Em 94% dos casos, o paciente apresenta apenas sintomas locais, como dor, vermelhidão e edema. No hospital, além do tratamento geral, há a utilização de 2 a 4 ampolas de um soro específico”, explica o docente.

Super Sale do Recife Outlet oferece desconto extras em todas as lojas


A partir desta quinta-feira (dia 12), o Recife Outlet promove o esperado Super Sale, com descontos que vão até 80% em todas as lojas. Durante quatro dias, de quinta a domingo (dia 15), as 70 lojas de marcas famosas nacionais e internacionais estarão com ofertas ampliando os descontos sobre as peças que já são vendidas com preços diferenciados durante o ano inteiro.

Durante o Super Sale, será possível aproveitar para renovar todo o guarda-roupa, além de encontrar itens novos para toda a casa. O centro de compras oferece uma variedade de produtos, que vão desde roupas, calçados, vinhos, perfumes e muito mais, com a vantagem de encontrar descontos super atrativos em peças de qualidade. Além dos descontos dos dias da promoção, as lojas oferecem promoções especiais, como a Vagamundo, que está fazendo aniversário e em comemoração está com 70% de descontos em uma grande quantidade de produtos. 

*Sobre o Recife Outlet*
O Centro de compras possui mais de 70 lojas de marcas nacionais e internacionais, e uma infraestrutura em um único nível, que proporciona baixo custo operacional para os lojistas. O formato no estilo americano “open mall”, com iluminação e ventilação naturais, favorece a ampla circulação dos clientes. O modelo permite operações econômicas, com lojas oferecendo produtos de qualidade e com descontos durante todo o ano.

Em comemoração ao Dia do Cliente, Home Center prepara SPA Day com serviços gratuitos e Workshop de pinturas


No próximo dia 15, é comemorado o Dia do Cliente, pensando nisso, o Home Center Ferreira Costa localizado na R. Cônego Barata, 275 – Tamarineira, preparou um SPA Day para seus clientes de forma gratuita 

A ação começa a partir das 10h e terá serviços como Momento bem-estar com barbeiro, penteados femininos, esmaltação de unhas e massagem Quick + massagem nos pés. O atendimento será por ordem de chegada e ocorrerá na entrada da loja – L2.  

Já na loja localizada na Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2967 – Imbiribeira, terá o Workshop – Como utilizar tinta Spray de forma criativa. O treinamento acontece no sábado (14), das 10h às 12h e será ministrado pelos técnicos Erivaldo e Rodrigo, que explicam como utilizar a tinta de forma correta e pintar melhor.  

A ação é aberta para todos os públicos e a inscrição pode ser realizada através do endereço digital: https://www.sympla.com.br/evento/como-usar-spray-de-forma-correta-e-pintar-melhor/2612952, mas as vagas são limitadas e só é permitido uma inscrição por pessoa.  

E no domingo (15), haverá banda ao vivo com saxofonistas, recebendo os clientes com mimos, para celebrar seu dia durante a manhã, das 09h às 11h30.
 

*Sobre a Ferreira Costa:*

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Thiago Diniz em curta temporada no Recife

Shows gratuitos na programação da Semana do Cliente do RioMar Recife neste final de semana


A campanha da Semana do Cliente RioMar e Música, que acontece entre os dias 14 e 20 de setembro, vai além das oportunidades de compras. Para celebrar a data que marca o calendário do varejo neste mês, o RioMar Recife preparou uma programação especial de shows gratuitos para presentear os consumidores. As apresentações acontecem neste final de semana na Praça de Alimentação do RioMar Recife, localizada no Piso L3, com acesso gratuito. Além disso, haverá show especial de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, no dia 19, no Teatro RioMar. Confira a programação completa.

Shows gratuitos
Neste final de semana, nos dias 14 e 15 de setembro, o RioMar Recife promove uma programação gratuita de apresentações dentro da campanha da Semana do Cliente RioMar e Música. Neste sábado, dia 14, a banda O Disco faz um tributo ao grupo Roupa Nova, em show às 19h na Praça de Alimentação, no Piso L3. No repertório, os maiores clássicos da banda prometem embalar e animar a noite. Já no domingo, dia 15, haverá apresentação da orquestra Matéria Prima com voz, às 17h, na Praça de Alimentação.

Encontro especial
O RioMar Encontros é um novo projeto cultural autoral criado pelo RioMar Recife que traz na essência a boa música em encontros especiais de artistas, compondo o entretenimento para clientes do empreendimento. A primeira edição e lançamento do projeto será em setembro, mês que se comemora o Dia do Cliente, com uma dupla dos famosos artistas Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, queridos do público, para um grande show exclusivo, que terá como palco o Teatro RioMar. A apresentação acontece no dia 19 de setembro, às 19h, e, devido ao grande sucesso, os ingressos já estão esgotados. Haverá transmissão simultânea do show em um telão de LED na Praça de Alimentação, no Piso L3.

Sudene e NDB avançam na negociação para aporte de recursos no FDNE


 A Sudene recebeu hoje (12) a segunda missão do New Development Bank (NDB), conhecido como banco dos Brics, para tratar sobre a capitalização do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Esta é mais uma visita da comitiva para a negociação do aporte de US$ 300 milhões, mais de R$ 1,5 bilhão, dobrando o orçamento do fundo, que é um dos principais instrumentos de financiamento da Autarquia para sua área de atuação. A expectativa é de que até o fim do ano, o contrato possa ser firmado entre a instituição financeira e o Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. 

“O FDNE é uma importante fonte de financiamento para obras de infraestrutura nos 11 estados de abrangência da Sudene. O orçamento deste ano tem previstos R$ 1,1 bilhão e uma carteira projetos importantes para o Nordeste, como os de energia renovável, a Transnordestina e a Stellantis. Então, estamos buscando ampliar nossa capacidade de investimento e diversificar nossa carteira de projetos para que possamos avançar em obras e empreendimentos estruturadores para a nossa região”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. 

Ao final dessa rodada de avaliação final, a equipe do NDB preparará um documento para a análise do Conselho do banco e, então, será preparado o contrato do financiamento. Segundo o responsável pelo Escritório Regional das Américas do Banco de Desenvolvimento do BRICS, Alexandre Takahashi, essa etapa deve ser vencida até outubro. Em seguida, haverá a negociação com o Ministério do Planejamento para ser submetido à Secretaria Nacional do Tesouro e, posteriormente, ao Senado. Espera-se que os recursos estejam disponíveis já no início de 2025. 

De acordo com o especialista em aquisições do NDB, Jitesh Ketka, há três aspectos-chave que norteiam essa capitalização do FDNE. O planejamento do uso dos recursos de acordo com os setores-alvo, que são geração energética – especialmente solar, eólica, biomassa e a partir de resíduos sólidos -, transportes (estradas e ferrovias) e logística. Os projetos terão que atender requisitos de viabilidade técnica, financeira e econômicas e diretrizes socioambientais. 

O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire, destacou que essas diretrizes e requisitos já são observadas pela autarquia na análise dos projetos que solicitam financiamento do FDNE. “Nós temos a preocupação de que o crédito seja utilizado por empresas que tenham responsabilidade ambiental e social e que geram emprego e renda para a população”, frisou. 
Durante o encontro, o superintendente Danilo Cabral relatou a retomada do Comitê Regional de Instituições Financeiras Federais (Coriff), com o objetivo de integrar os instrumentos de financiamento do Nordeste e as políticas públicas setoriais, como o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, a Nova Indústria Brasil e o Plano de Transformação Ecológica. “O Nordeste tem uma nova agenda de investimentos com muitas oportunidades e potencialidades para o desenvolvimento da Região. Nossa missão, ao final, é reduzir desigualdades e, para isso, precisamos avançar na competitividade dos estados e faremos de forma integrada e estratégica”, ressaltou. Deste encontro, participaram dirigentes do BNDES, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal , Banco do Brasil, BDMG, Bandes e Finep. 

Além da Sudene, as superintendências do Desenvolvimento da Amazônica (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco) também negociam com o NDB financiamento externo para fortalecer os Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Centro-Oeste (FDCO). No total o aporte do banco dos Brics nos três fundos de desenvolvimento deve somar US$ 500 milhões, aproximadamente RS$ 2,5 bilhões. 

A missão teve início hoje (12) e deve seguir até amanhã (13) na sede da autarquia, no Recife. Da Sudene, estiveram presentes nas reuniões Wandemberg Almeida, coordenação-geral de Fundos de Desenvolvimento e de Financiamento; Thiago Teles, coordenador do FDNE; Artur Sedycias, coordenador de Monitoramento e Planejamento dos Fundos de Desenvolvimento e Constitucional; a economista Cláudia Maria da Silva. Pelo MIDR, esteve presente Gessé Santana Borges, coordenador-geral de Políticas e Normas dos Fundos de Desenvolvimento Regional. Representando o NDB, além de Alexandre Takahashi e Jitesh Ketkar, participaram Balasubramanian J., Jianliang Xiao e Mikhail Moshkov.

Em Camaragibe, Diego Cabral faz campanha na Vila da Fábrica


Local de raízes familiares para Diego Cabral, a Vila da Fábrica, bairro de Camaragibe onde foi instalada a primeira vila operária da América Latina, foi invadida pela onda azul do candidato a prefeito pelo Republicanos. 

Na tarde desta sexta-feira (13), uma multidão entusiasmada recebeu calorosamente o postulante em mais uma caminhada histórica da campanha eleitoral que tomando cada vez mais força. No ato político, Diego Cabral se comprometeu a melhorar a qualidade do ensino na rede pública municipal. 

"A Vila da Fábrica tem um lugar especial no meu coração, pois aqui meus pais e avós moraram por muitos anos e foi onde eu tive uma infância de muitas alegrias. É gratificante demais receber o carinho de todos os moradores e das crianças, e eu vou trabalhar muito nos próximos quatro anos para melhorar o futuro dessas crianças com uma educação de qualidade", afirmou Diego Cabral. 

O candidato lembrou, inclusive, que assinou no dia anterior, uma carta compromisso com jovens estudantes, representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), por melhorias na educação. O documento, batizado de Carta Compromisso por Cidades e Escolas mais Democráticas, reivindica que os novos gestores se comprometam a realizar nas unidades de ensino melhoria como banda larga eficiente, ampliação de espaços de esportes e lazer, criação dos conselhos municipais de educação e inclusão do ensino de Libras, entre outros pontos. 

Durante o ato político desta sexta-feira, Diego Cabral foi muito saudado por moradores e comerciantes da Vila da Fábrica, vários deles já de meia idade que afirmaram conhecer os parentes do republicano. Ele estava acompanhado da candidata a vice-prefeita na aliança "Um novo tempo de trabalho" (Republicanos, PSB, PT, MDB, PC do B, PV, Psol, REDE, Solidariedade, AGIR e PMB), Comandante Débora (PT), e de candidatos a vereador da coligação.

Em vários encontros nas portas das residências, Diego ouviu palavras de incentivo para o restante da campanha eleitoral. "Esse rapaz é de boa família, humilde, tem tudo para fazer uma boa gestão. É a melhor opção para Camaragibe, não tenho dúvida. Meu voto é dele e tomara que ganhe as eleições", disse José Geraldo Ferreira, morador da Vila da Fábrica. 

*Agenda -* Neste sábado (14), Diego Cabral cumpre agenda logo cedo, a partir das 9h10, com mais uma Caminhada 10, desta vez no bairro Vera Cruz. A concentração será na praça do Campo do Rachão.

Sesc Caruaru recebe “Quatro Luas”, do Bando Coletivo de Teatro (PE)

 
Um ciganinho órfão, fascinado pela lua cheia, é o personagem central de *“Quatro Luas”*, espetáculo que o projeto Palco Giratório apresenta, neste domingo (15/09), às 16h, no Teatro Rui Limeira Rosal, em Caruaru. Com montagem do Bando Coletivo de Teatro, de Olinda, a encenação tem classificação livre.
 
 “Quatro Luas” é um espetáculo para a infância, com formas animadas e música ao vivo, inspirado no universo do escritor espanhol Federico García Lorca. A narrativa baseia-se na história de Federico, um ciganinho órfão que era fascinado pela lua cheia e tinha o sonho de subir em um cometa e voar bem alto em direção às estrelas até conseguir alcançá-las.
 
Na busca pela realização de seu sonho, Federico, guiado pelos conselhos de quatro luas de diferentes personalidades, inicia uma jornada por um mundo encantado repleto de seres imaginários e animais falantes. No caminho, sem uma direção certa, o menino vai se encontrando e aprendendo a lidar com suas emoções e intuições.
 
Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro Rui Limeira Rosal, uma hora antes do início do espetáculo, ao preço de R$ 30. Os trabalhadores do comércio e seus dependentes, que estão com a Credencial Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$ 15.
 
O *Palco Giratório* é uma ação nacional do Sesc voltada para o intercâmbio e a difusão das artes cênicas. Iniciativa única no cenário cultural do país, devido à sua política continuada de descentralização e democratização do acesso à produção artístico-cultural brasileira, realiza, nesta 26ª edição, 404 apresentações artísticas e 264 atividades formativas, empregando diretamente 118 profissionais, entre artistas, pesquisadores e produtores culturais, além de contemplar 80 cidades nas cinco regiões do território nacional.
 
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Palco Giratório | Espetáculo “Quatro Luas”, em Caruaru*
Data: 15 de setembro
Horário: 16h
Local: Teatro Rui Limeira Rosal – Rua Rui Limeira Rosal, s/n - Petrópolis
Ingressos: R$ 15 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 30 (público geral), 1h antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro
Informações: (81) 3721-3967 (Whatsapp)

*_foto: Morgana Narjara_*

Rodrigo Morcego alça voo com "Mamífero Alado" em show de lançamento no Cais do Sertão


Cantor, guitarrista e compositor pernambucano lança seu novo trabalho em noite de Blues no Bairro do Recife
O cantor, guitarrista e compositor Rodrigo Morcego, um dos maiores nomes do blues no Nordeste, lança o novo álbum "Mamífero Alado", em show especial neste sábado (14), a partir das 17h, no Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

Com mais de 20 anos de carreira, Rodrigo Morcego se tornou referência do blues em Pernambuco e no Nordeste, marcando presença em diversos festivais de Blues e Rock pelo País e dividindo palco com grandes nomes da música.

Seu novo álbum, intitulado “Mamífero Alado”, foi lançado nas plataformas digitais em agosto e conta com 8 músicas. O disco traz a sonoridade marcante que o caracteriza, de muito blues e rock, com sotaque pernambucano.

Rodrigo destaca que o disco é caracterizado por composições muito recentes, motivadas pela “loucura pandêmica”, em referência ao período da pandemia da Covid-19.

"A característica desse disco é por ser tudo muito recente, músicas muito novas, apesar do fato que componho muito, mas essa loucura pandêmica motivou muita coisa pra escrever e, dessa forma, veio o disco", afirma.

O álbum tem produção musical assinada por Pedro Diniz e Djalma Rodrigues, gravado entre fevereiro e agosto de 2023, nos estúdios Casona e Pólvora. A ficha técnica conta com Gilson Peixoto (baixo), Uka Gameiro (bateria), Raíssa Leal e Linda Nogueira (vocais), além das participações de Gustavo Pedrosa (lap steel), Parrô Mello (sax barítono) e Diego Drão (teclados). A masterização é assinada por Leo D e a arte e design do disco é de Trícia Mota.

Serviço:
● Show de Lançamento: Mamífero Alado - Rodrigo Morcego
● Data: 14 de setembro (sábado)
● Horário: 17h
● Local: Cais do Sertão - Recife/PE
● Ingressos: R$ 55,00 - vendas no link: Show de Lançamento do Disco Mamifero Alado - Guiche Web

Sobre Rodrigo Morcego:
Rodrigo Morcego é guitarrista, cantor e compositor, com mais de 20 anos de carreira, consolidado como uma referência do blues em Pernambuco. Ao longo de sua trajetória, foi parte da Uptown Band e da banda Má Companhia, onde teve o privilégio de acompanhar o lendário multiartista pernambucano Lula Côrtes e iniciou parceria que se estendeu em palcos e composições.
  
 Em 2009, Rodrigo Morcego lançou disco homônimo, com composições autorais. Em 2013, gravou o disco “Café Preto Jornal Velho”, marcado pelo blues em português e sotaque pernambucano.
Com a Uptown Band, Rodrigo teve a oportunidade de dividir o palco com músicos como Big Gilson(RJ), Celso Blues Boy(RJ), Flávio Guimarães – Blues Etílicos(RJ), Big Joe Manfra e Jefferson Gonçalves(RJ), Solon Fishbone (RS), Danny Vincent (ARG), Bruce Ewan (EUA), Lancaster(SP), Nasi – Ira!(SP), JJ Jackson(EUA).
Em 2017, ao lado dos parceiros Gustavo Cocentino (RN), André de Sousa (PI), e Roberto Lessa (CE), fundou o projeto “Blues do Nordeste”, unindo 4 guitarristas do Nordeste, que circulou em festivais, casas de show e bares da Região, difundindo o Blues com sotaque nordestino.

Ao longo da carreira, Rodrigo Morcego se apresentou em festivais como o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), onde dirigiu espetáculo de abertura em homenagem a Lula Côrtes, no ano de seu falecimento, em 2011. Também figurou nos festivais de Jazz e Blues de Guaramiranga (CE), Festival Blues do Nordeste (CE), Festival Guitar Player (PE), Recife Blues and Jazz Festival (PE), Garanhuns Jazz Festival (PE), Festival Casa do Blues (CE), Festival Bossa & Jazz (RN), Festival Do Sol (Mossoró-RN), Gravatá Jazz Festival (PE) e RioMar Jazz Festival (PE), Festival Canoa Blues (CE), Parahyba Blues Festival (PB), Festival de Inverno de Pedro II (PI), Festival BB Seguros (PE).

Para mais informações:
Instagram: @rodrigomorcego
Telefone para contato: (81) 99775-7413

Fãs da cultura pop têm encontro marcado, no 5º Sesc Geek, em Arcoverde


 
Vem aí a 5ª edição do Sesc Geek, projeto idealizado pelo Sesc que acontece neste sábado (14/09), em Arcoverde. A programação começa às 13h e é voltada para os fãs dos animes, HQs, videogames, cinema e todos os elementos que compõem a cultura pop. Podem participar todas as pessoas com idades a partir dos 16 anos.
 
Os ingressos estão à venda no link https://eventos.sescpe.com.br/sesc-geek-2024-arcoverde-485329/. Quem quiser participar do grupo do evento no WhatsApp, basta clicar no link a seguir, para ser direcionado: https://chat.whatsapp.com/GuKdpwJ3xxzFeY9cysjD60o.
 
A agenda de ações inclui a Arena Game, com fliperamas e videogames PS4, PS3, PS1, Nintendo, Megadrive, entre outros. Haverá desafios de Just Dance e apresentação de grupos de K-Pop. Jogos gigantes, atividades aquáticas e oficinas de Dança Vogue, Armaduras em Papelão e de Caricatura também estão na programação do evento.
 
O público poderá se divertir ainda no Salão Geek, com a produção de tranças Nagô Braids, em brinquedos infláveis, no Futebol de Sabão, Touro Mecânico, com jogos de tabuleiro, jogos gigantes e RPG, além de atividades recreativas, karaokê, na Sala de Ciências e nos jogos em Realidade Virtual com Óculos 3D.
 
O Sesc Geek promove a Feira Nerd Verse, com estandes de vendas de produtos do universo geek, a Cena Gastrô, com lanches e bebidas temáticos, competição de League of Legends (LOL) e a Arena de Batalha Guardiões Swordplay. Também são atrações o Cine Sesc Geek e a balada com o DJ Berg Calixto. E o destaque do evento é o Desfile de Cosplay, quando as pessoas se caracterizam com as vestes de seus personagens preferidos.
 
O ingresso custa R$ 30 + 1kg de alimento não perecível. Estudantes, trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc em dia, pagam R$ 15 + 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão destinados para o programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil. O Sesc Arcoverde fica na Av. Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, número 364, no Centro da cidade.
 
“O nosso Sesc Geek chega à sua 5ª edição como um dos mais importantes eventos do gênero da região. A nossa expectativa é de ter casa cheia neste sábado, assim como aconteceu nas edições anteriores, por sabermos que o público deste universo é fiel a tudo o que envolve a cultura pop”, afirma Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde. 
 
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: 5º Sesc Geek*
Realização: Sesc Arcoverde
Data: sábado (14/09)
Horário: das 13h às 20h
Local: Sesc Arcoverde – Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, Centro
Ingressos: https://eventos.sescpe.com.br/sesc-geek-2024-arcoverde-485329/
Preços: R$ 15 + 1 kg de alimento não perecível (trabalhadores do comércio e dependentes) / R$ 30 + 1 kg de alimento não perecível (público geral)
Público: 16+
Informações: (87) 3821-0864

Os caminhos do coração: podcast fala sobre o papel de veias, vasos e artérias


O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de sangue, nutrientes, gases – como oxigênio e dióxido de carbono – e hormônios para as células do corpo. Em outras palavras, é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Para analisar em profundidade o tema o Biolab Cast, videocast da Biolab Farmacêutica, convidou especialistas para o episódio "Veias, vasos e artérias! Tudo sobre o sistema circulatório", mediado pelo psiquiatra Jairo Bouer. Os convidados são as especialistas Dafne Leiderman, médica e cirurgiã vascular formada na Faculdade de Medicina da USP, e Maria Cristina de Oliveira Izar, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 

O colesterol desempenha vários papéis importantes no corpo. Ao contrário do entendimento popular, trata-se de uma substância gordurosa encontrada em todas as células do corpo que é essencial para a produção de hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam a digestão dos alimentos. Mas também há risco: embora o colesterol seja essencial para a saúde, níveis elevados no sangue podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular encefálico (AVC).

“Com o nível elevado do colesterol, ocorre acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, processo conhecido como aterosclerose. Isso pode levar ao estreitamento e ao endurecimento das artérias, comprometendo o fluxo sanguíneo adequado para os órgãos vitais. Por isso, é importante manter o equilíbrio saudável de colesterol no corpo, geralmente monitorando os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL, conhecido como 'colesterol ruim') e lipoproteínas de alta densidade (HDL, conhecido como 'colesterol bom')”, explica a dra. Maria Cristina de Oliveira Izar.

A aterosclerose é uma doença sistêmica, ou seja, que afeta vários órgãos. A dra. Maria Cristina explica que, colocar um stent (dispositivo tubular) ou realizar uma ponte não resolve o problema completamente, pois a doença pode se desenvolver em outras áreas. Por isso, não basta apenas criar um desvio para o fluxo sanguíneo, é fundamental tratar a aterosclerose em si, controlar os fatores de risco e reduzir o colesterol. 

O segundo bloco do programa tem como tema central o sistema venoso, com destaque para as varizes, que aparecem quando as veias não funcionam da maneira que deveriam. O principal fator de risco para o desenvolvimento de varizes – além da questão genética – é a combinação do sedentarismo e obesidade, processos que aumentam a pressão intra-abdominal. A recomendação das especialistas é o fortalecimento da panturrilha e atividades físicas para a diminuição dos sintomas e redução da progressão da doença. 

As varizes são mais predominantes no sexo feminino mas, os homens também são acometidos pela doença, e buscam tratamento somente em casos mais avançados. “O corpo dá sinais e é preciso estar atento a eles como, por exemplo, pernas cansadas e pesadas, sensação de queimação e formigamentos, câimbras, inchaços e manchas, por isso, é importante estar atento aos sintomas como sentir a perna cansada e pesada, com queimação e formigamentos ou até câimbras, inchaços e manchas. Geralmente os sintomas ficam em evidencia ao final do dia", finaliza Dafne Leiderman.

Assista ao episódio na íntegra: https://tinyurl.com/2p9jcu2f

*Sobre a Biolab*

Promover um futuro com mais qualidade de vida requer uma busca incansável por tratamentos seguros e inovadores. Com essa missão a Biolab, indústria farmacêutica brasileira fundada em 1997 e com presença internacional, investe em pesquisas e parcerias para superar os crescentes desafios da saúde. 

Com seus mais de 3.800 colaboradores e a 4ª maior Força de Vendas do Brasil, a Biolab está entre as maiores farmacêuticas do país, atuando em diversas especialidades, como: dermatologia, ginecologia, ortopedia, gastroenterologia, pediatria, clínica médica e sistema nervoso central, além de ser líder em cardiologia. As unidades de negócio Biolab Genéricos, Avert Humana e Avert Biolab Saúde Animal contribuem com o portfólio de mais de 500 produtos. 

A Biolab está em crescimento constante. São três unidades de produção, além de um moderno complexo fabril em construção. E não para por aí: no Canadá é a 1ª farmacêutica brasileira com um Centro de Pesquisas e adquiriu a empresa Exzell Pharma para expandir suas fronteiras. 

Viva a evolução!

Saiba mais em www.biolabfarma.com.br e nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Cuidado com a conjuntivite

 O mês de setembro tem sido marcado por um aumento significativo no número de casos de conjuntivite. A alta incidência da doença, caracterizada pela inflamação da conjuntiva ocular, tem preocupado as autoridades de saúde e especialistas da área. A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que reveste o globo ocular. Ela pode ter causa infecciosa (bactérias ou vírus, como o vírus do resfriado ou da gripe), causa alérgica (não contagiosa) ou até mesmo causa química, por algum agente ou produto que tenha contato com os olhos. Veja o que diz o oftalmologista Getúlio Cardoso.




Instituto Ricardo Brennand Celebra 22 Anos com Show do cantor pernambucano Martins


Neste domingo (15), o Instituto Ricardo Brennand, um dos principais centros culturais do Brasil, celebra seus 22 anos de história com uma agenda especial. Para marcar a data festiva, o pernambucano Martins que vem contabilizando sucesso no cenário artístico nacional é o convidado do centro cultural da Várzea. Ele realizará um show intimista no espaço da galeria do museu, a partir das 16h, proporcionando uma agenda musical única para seus fãs e público visitante em um dos espaços culturais mais emblemáticos de Pernambuco.

*Patrimônio de Pernambuco*

O Instituto Ricardo Brennand, fundado em 2002, na Várzea, é reconhecido por seu acervo diversificado, que inclui obras de arte, armas brancas e documentos históricos. Ao longo dos anos, o Centro de Artes se consolidou como um polo cultural de grande relevância, promovendo exposições, eventos e atividades educativas que já atraíram mais 3,5 milhões de visitantes de todo o Brasil e do mundo desde sua inauguração. Em 2014 e 2015, o TripAdvisor elegeu o InstitutoRB como o melhor museu da América do Sul e o 17º do mundo. Já em 2017, foi eleito o melhor museu do Brasil no prêmio Traveler's Choice Award, divulgado anualmente pela plataforma TripAdvisor.

A celebração dos 22 anos do Instituto Ricardo Brennand com o show de Martins reforça o compromisso da instituição em manter viva a cultura e a arte pernambucana, além de oferecer ao público experiências que vão além da contemplação, promovendo encontros e diálogos entre diferentes expressões artísticas.

*Serviço:*
Aniversário de 22 anos do Instituto Ricardo Brennand 
Endereço: Rua Mário Campelo, 700 - (Alameda Antônio Brennand, S/N) - Várzea
Funcionamento: 13h às 17h com última entrada às 16h30min
Ingresso para visitação: R$ 50,00 (inteira) e 25,00 (meia entrada)
Ingresso para Show de Martins: ESGOTADO
Informações: (81) 2121.0365 / 0334

Jovem Advocacia comera conquistas e reafirma compromissos com a valorização profissional


A Jovem Advocacia de Pernambuco atendeu ao chamado para o happy hour Fazendo História e lotou o Downtown Beer Garden, no Espinheiro, nesta última quarta-feira (11), das 18h às 21h. A ideia era trocar informações sobre atividades profissionais, mercado de trabalho, fazer networking, aproximar cada vez mais advogadas e advogados da OAB-PE e se divertir. Um encontro descontraído e focado no fortalecimento desses profissionais que já representam mais de 50% dos inscritos na Ordem de Pernambuco.

Sob o comando do presidente Fernando Ribeiro Lins e da sua vice-presidente, Ingrid Zanella, as lideranças conversaram sobre as perspectivas para o futuro. Zanella fez questão de lembrar que conhece as dificuldades encontradas pela jovem advocacia, “por ter vivido parte delas", com vista aos desafios do dia a dia e que muito afeta a quem está começando a advogar, como a necessidade de compartilhamento de espaço de trabalho, desconhecimento sobre como montar e gerenciar um escritório, a busca pelo primeiro cliente e tantos outras preocupações que a OAB tenta amenizar com a implementação de iniciativas que se constituem em uma real política da Ordem, voltada para a Jovem Advocacia.

O presidente Fernando Lins destacou iniciativa que marcou a gestão do presidente Bruno Baptista, decisão de grande importância para os presentes que foi a quebra de cláusula de barreira, com vista a limitações existentes, o que possibilitou a redução do tempo para que integrantes da Jovem Advocacia pudessem também atuar em cargos operacionais nos Conselhos Estaduais e diretorias da OAB, em Pernambuco.

Ingrid Zanella falou sobre a criação dos ambientes colaborativos, de grande serventia para os os profissionais, uma tendência atual e um cuidado com a valorização da profissão, compromisso da atual gestão. A vice-presidente destacou que a OAB–PE já inaugurou mais de 20 bem estruturados Coworking no Estado - Paulista, Palmares, Águas Belas, Petrolina, Garanhuns e em outras variadas localidades do Recife, Região Metropolitana e interior de Pernambuco, incluindo o de Boa Viagem um dos maiores do país e que gera atualmente mais de 100 postos de trabalho. "Portanto, mais que uma promessa, são os Coworking uma conquista da advocacia pernambucana”.

 Leonardo Borba, vice-presidente da Comissão Estadual da Advocacia Jovem (CEAJ), um dos que integrou o grupo de convocação dos jovens profissionais para este encontro, destacou o apoio e a preocupação constante da Ordem para com o segmento e o leque de realizações em prol do fortalecimento da categoria. “Não tem como negar. Existe de fato uma grande parceria, um apoio constante da Ordem direcionando permanentes ações, atenta às necessidades, as prioridades de quem chega ao mercado, com vista a aproximar advogadas e advogados para oportunidades que surgem, seja através do seu Banco de Talentos e indo além, com a geração de novos cursos preparatórios, passando por benefícios como anuidade reduzida, a criação dos Coworking que muito socorre os profissionais ainda sem escritórios, com suas excelentes estruturas operacionais”.

O Banco de Talentos, ação pioneira em todo o país, na atual gestão, mereceu destaque e agradecimentos sobre ações prioritárias em direção àqueles que estão iniciando na advocacia em Pernambuco. Foram lembrados exemplos ocorridos e ouvidos testemunhais sobre a eficiência da iniciativa. A plataforma desenvolvida pela OAB-PE constrói pontes entre os advogados e advogadas autônomas e escritórios.

Com o Banco de Talentos, segundo o seu presidente, a OAB-PE reafirma compromisso com toda advocacia, olhando com seriedade para a empregabilidade dos advogados, das advogadas. "Prestar contas do passado é preciso. Assim podemos mostrar como podemos fazer mais”, disse Zanella aos presentes, enumerando outras iniciativas da OAB-PE que integram ampla agenda de realizações da atual gestão em prol da Jovem Advocacia.

Igarassu: festa de Nossa Senhora das Dores agita Nova Cruz com shows gratuitos


O distrito de Nova Cruz celebra, a partir desta sexta-feira (13), a tradicional Festa de Nossa Senhora das Dores. O evento conta com apresentações do brega romântico e sertanejo, prometendo animar o público durante dois dias de festa.

Na sexta-feira (13), a partir das 20h, a cantora Jacy, Deusa do Amor, abre as apresentações, com o sucesso “Virou meu vício”. Logo depois, às 22h, o grupo Sedutora sobe ao palco para trazer seu som envolvente, como “Bateu a química”. 

O sábado (14), conta com o ritmo sertanejo de Mano Vaqueiro, às 20h, e o brega funk de MC Elvis, às 22h, garantindo a animação dos presentes.

*A festa é Lei em Igarassu*

Desde a chegada da família real portuguesa ao Brasil, os moradores do distrito mantêm viva a tradição de celebrar, com grande devoção, Nossa Senhora das Dores. As festividades incluem festas e diversas atividades ao ar livre. Com o passar do tempo e o aumento da sua popularidade, essa celebração foi oficializada pela Lei Municipal nº 104, de 31 de outubro de 1951.

*DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA DAS DORES*

Remontando ao final do século XI. A celebração foi incluída no calendário litúrgico romano em 1814 pelo Papa Pio VII, e o Papa Pio X posteriormente fixou o dia 15 de setembro como data oficial da celebração, logo após a festa da Exaltação da Santa Cruz.

A tradição religiosa contempla as Sete Dores de Maria, que são episódios do Evangelho que narram os momentos de dor e sofrimento da mãe de Jesus. Essas passagens são lembradas com fervor pelos fiéis, mantendo viva a espiritualidade e a devoção que acompanham a festa.

*PROGRAMAÇÃO:*

Sexta (13.09):
20h Jacy, Deusa do Amor
22h Sedutora

Sábado (14.09)
20h Mano Vaqueiro
22h MC Elvis

ARTEBAR mistura gastronomia japonesa, arte e música na CASACOR Pernambuco 2024


A temporada 2024 da CASACOR Pernambuco começa oficialmente neste sábado (14), a partir das 14h, no Palazzo Itália, localizado no Bairro do Recife, próximo ao Marco Zero. Com 34 ambientes criados por arquitetos e designers renomados, a mostra promete ser uma nova opção de lazer para moradores e turistas que visitam a região histórica da cidade. A abertura para imprensa e convidados ocorre na quinta-feira (12), às 17h. Um dos destaques desta edição é o ARTEBAR por KISŪ Sushi Bar, espaço idealizado pelo arquiteto Diogo Viana, que mistura gastronomia japonesa, arte e música em uma área de 75 metros quadrados.

Localizado no piso térreo de um palacete centenário, o bar apresenta uma fachada de estilo eclético e propõe uma experiência diferenciada para os visitantes. O ambiente, com capacidade para 40 pessoas, possui um bar de drinks e um sushi bar com vista para a Rua do Vigário e a Praça do Marco Zero. “Quis criar um ambiente leve e eclético que fosse uma extensão natural da proposta de unir gastronomia, arte e música em um só espaço”, explica Viana.

O arquiteto apostou em um projeto que explora o uso do monocromatismo, com a cor Licor de Damasco, da Tintas Coral, aplicada a diversos elementos do espaço, como pisos, espelhos, pedras e mobiliário. A escolha da cor cria uma atmosfera envolvente e harmoniosa, destacando também o mobiliário assinado por designers locais. 

“A cor trouxe uma atmosfera acolhedora, enquanto as obras de arte e o design do mobiliário reforçam a ideia de um lugar que inspira e conecta. Cada elemento foi pensado para dialogar com o conceito do bar e com o contexto histórico do Recife Antigo, criando uma experiência única para os visitantes. Fugimos da paleta de cores tradicional com o objetivo de proporcionar um espaço confortável e convidativo", explica.

Entre as peças, estão as cadeiras H, da designer Maria Helena Fontes, do Studio Agah, e as luminárias NOON, de Alberth Murta, fabricadas pela Lightdesign. O espelho Colora Bronze, da VIVIX, reveste as paredes, e o porcelanato Caatinga Cumaru, desenvolvido pelo Ateliê Marco Brajovic e produzido pela Decortiles, é utilizado no revestimento principal.

O espaço também conta com uma curadoria artística que inclui obras de galerias importantes, como Amparo 60, Christal e Garrido, além de trabalhos de jovens artistas visuais convidados por Viana: Charles Lessa, representado pela Cave Galeria, e Eduardo Gaudêncio, da Número Galeria. A proposta é criar um ambiente onde arte e design dialoguem de forma integrada.

Por fim, o arquiteto frisa que quis integrar diversas linguagens artísticas para oferecer uma experiência sensorial completa aos visitantes. “Cada detalhe, desde a cor dos elementos até a curadoria artística, com obras de galerias renomadas e de artistas convidados, reflete o compromisso de celebrar a criatividade local e de fazer o bar dialogar com a rica história do Recife Antigo. Cada detalhe foi pensado para que o visitante se sinta envolvido em uma atmosfera única, onde a arquitetura interage com o conceito do ambiente”, explica Viana.

*CASACOR PERNAMBUCO 2024* - Além dos ambientes decorados, a CASACOR PE 2024 oferece uma programação variada que inclui serviços de lazer gratuitos, como shows, palestras e workshops ao longo dos 51 dias de evento. A mostra vai até o dia 3 de novembro, no Palazzo Itália, na Rua Vigário Tenório, 55, no Bairro do Recife.

A CASACOR Pernambuco é considerada uma das maiores mostras de arquitetura, design e paisagismo local, reunindo anualmente profissionais e empresas do setor para apresentar tendências e novas propostas para o mercado.

Além de Pernambuco, o evento conta com cerca de 20 franquias espalhadas por várias regiões do Brasil, incluindo Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Florianópolis, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de cinco edições internacionais em Miami, Bolívia, Equador, Paraguai e Peru.

*Serviço:* 
CASACOR PE 2024
Data: 14 de setembro a 3 de novembro de 2024
Local: Edifício Palazzo Itália – Av. Vigário Tenório, 55, Recife Antigo

Horário de visitação gratuita (térreo) - Restaurante, café, bar, loja de artesanato, espaço imersivo, lounge de entrada e bilheteria:
De terça a sábado, das 12h às 22h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Horário de visitação paga (1º, 2º, 3º pavimentos) - Loft, estúdios, espaço de eventos, salas, cozinhas, quartos, espaço gourmet e joalheria:
De terça a sábado, das 14h às 22h (bilheteria até 21h)
Domingos e feriados, das 11h às 19h (bilheteria até 18h)
Ingressos:
R$ 90,00 (inteira)
R$ 75,00 (ingresso social com doação de 1 kg de alimento)
R$ 45,00 (meia-entrada para estudantes, professores, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda, portadores de câncer, pessoas com autismo, doadores de sangue e medula óssea, e pessoas com 60 anos ou mais, mediante comprovação).
Crianças de até 12 anos não pagam. Documento comprobatório é obrigatório.
Link: https://appcasacor.com.br/events/pernambuco-2024

Novo larvicida contra arboviroses passa pelo primeiro monitoramento em Noronha


A equipe da diretoria Geral de Vigilância em Saúde e Ambiente de Pernambuco retornou a Fernando de Noronha, após um período de quatro meses, para realizar o primeiro monitoramento do estudo da aplicação do novo larvicida biológico, que age no enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. 

Realizada pela Vigilância Ambiental do arquipélago, em parceria com a Fiocruz Pernambuco e a Secretaria de Saúde do Estado, o objetivo do monitoramento é visitar alguns dos recipientes e captar uma mostra da água dos reservatórios que já estavam com o larvicida inserido, e, em seguida, colocar larvas e ovos de laboratórios para verificar quantos deles vão morrer em função do produto. Essa é uma forma para comprovar a eficácia do novo experimento.

De acordo com a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Maria Alice Varjal, o projeto vai se estender até novembro deste ano. “A ideia é que a gente capacite a equipe local para que ela consiga fazer as próximas avaliações nos meses de outubro e novembro, de forma independente na ilha. Depois, a gente troca os resultados e faz uma avaliação conjunta até o término do estudo”, afirmou.

O larvicida, que não oferece risco ambiental, é específico para água potável, em reservatório acima de 5 mil litros por até seis meses. O produto foi doado pela empresa Clarke, que está contribuindo com a pesquisa. Noronha foi a primeira localidade no Brasil a receber esse tipo de produto. 

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde de Fernando de Noronha, Guilherme Santos, o processo de controle das arboviroses é um trabalho constante no arquipélago, portanto, é imprescindível que a comunidade faça a sua parte.

“Esse é um trabalho preventivo, com foco na diminuição da população de mosquito, na qual teremos a diminuição no quantitativo de casos. Então, aproveito o espaço para fazer um apelo à população para limpar seus quintais, terrenos, alojamentos, para evitar que existam espaços e materiais que possam ser foco para o mosquito da dengue. A nossa ação tem uma efetividade alta, mas ela sozinha sem o apoio da população fazendo sua parte é fundamental”, disse.

Imprensa FN

UFRPE lança Cursos de Extensão e Especialização para agricultoras e técnicas em Agroecologia do Nordeste


Nesta sexta-feira, 13 de setembro, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) inaugurou os Cursos de Especialização e Extensão Baraúnas dos Sertões. Pela primeira vez, a UFRPE recebe agricultoras como alunas, reforçando o compromisso com a agroecologia e a valorização das mulheres do campo em Pernambuco.

O Baraúnas envolve mais de 2.000 pessoas dos nove estados do Nordeste. "É um projeto inovador que traz toda uma organização de inclusão de agricultores, agricultoras e jovens na formação acadêmica a partir do curso de especialização e de extensão. A proposta é fortalecer todas as organizações sociais e reafirmar o compromisso da universidade com seu papel de formação para além dos cursos de graduação e pós-graduação",disse Prof.ª Dr.ª Socorro Lima - Vice-reitora da UFRPE.

Cicera Maria, uma das alunas matriculada, destaca a relevância dessa iniciativa: “Eu me sinto feliz por participar do curso de especialização, pois é uma oportunidade de novos aprendizados e de fortalecer a agricultura familiar, que é tão importante para a nossa região”. Cicera, que reside no Sítio Santana dos Guerras, no Sertão do Pajeú, é a primeira de sua família a ingressar no ensino superior e agora dá um passo adiante na especialização com o curso Baraúnas dos Sertões.

“O projeto Baraúnas traz em seus objetivos a formação de pessoas, agente ATER, agricultores, lideranças, ensino, pesquisa e extensão. E esse curso a ser lançado está dentro desse processo de formação e capacitação, que cada dia mais é necessário para que tenhamos uma extensão rural agroecológica feminista que produza alimentos saudáveis e que cuide da Mãe Terra”, reafirma Marenilson Batista da Silva, diretor do Departamento de Assistência técnica e extensão rural(DATER) da Secretaria da Agricultura Familiar e da Agroecologia(SAF) do Ministério de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar(MDA).

Trata-se de uma iniciativa da Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste, Rede ATER Nordeste de Agroecologia, da Articulação Nacional de Agroecologia, do GT de Mulheres da ANA, com a parceria do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Governo Federal, UFRPE, FADURPE, Núcleo Jurema, Unilab e UFPI.

No mês de campanha do “Setembro Amarelo”, Central de Saúde Mental do Sassepe realiza atividades


Com uma equipe de 22 psicólogos, sete psiquiatras e um assistente social, a Central de Saúde Mental do Sassepe atende, aproximadamente, a 4.800 pessoas por mês, que procuram terapias para vários distúrbios. Entre as mais procuradas, estão as que tratam de ansiedade e depressão.

A ansiedade é uma reação emocional devido a uma ameaça ou a um estresse psicológico que tem entre outros sintomas, tensão muscular, taquicardia ou palpitação. Já a depressão é uma doença psiquiátrica, que causa tristeza profunda, desânimo, pessimismo, baixa autoestima e outros sentimentos. 

As causas são as mais variadas, como explica a psiquiatra Fabiana Maciel.  “As causas são múltiplas, desde a predisposição genética, o estilo de vida, a qualidade do sono, o ambiente e traumas da infância”.

Um dos caminhos para a prevenção é a prática de exercícios físicos, pois eles promovem a liberação de substâncias no cérebro que colaboram para um bom funcionamento e para a saúde cerebral . “Exercício físico ajuda em qualquer idade, desde que não tenha impedimentos de saúde. O ideal é 30 a 60 minutos pelo menos três vezes na semana”, alerta a psiquiatra. 

Além da atividade física, uma boa alimentação, dormir bem, evitar longas horas em tela, ter contato com a natureza, realizar atividade de hobby e lazer, evitar o consumo de álcool são algumas medidas que podem ser tomadas para auxiliar o tratamento, orientado para a área emocional.

A Central de Saúde Mental também realiza atividades de conscientização com os pacientes, e este mês, na campanha do “Setembro Amarelo” voltado para a prevenção do suicídio, eles são estimulados a escreverem mensagens positivas e de valorização da vida.

 As  mensagens ficam reservadas para serem lidas durante palestras dos profissionais que atendem no local. Segundo a gestora, Ana Nita Souza Pinto, “através dessa atividade, os pacientes se sentem acolhidos”.

O endereço da Central de Saúde Mental  é Rua da Harmonia, 626. Casa Amarela. O serviço oferece terapias para todas as faixas etárias e funciona das 7:00 às 20:00.  

O agendamento de consultas para o psiquiatra, primeira vez, é realizado através do 0800284-2727 e  4020- 2616 . Já as consultas de retorno são marcadas pelo 3183-4951 e 3183-4952 . Com esses números também são realizadas as marcações para os psicólogos.

Leo Bulhões se destaca no papel de articulador de investimentos federais


Candidato à Câmara Municipal de Caruaru, Leo Bulhões se destaca como liderança essencial para o Partido dos Trabalhadores no agreste pernambucano. Sob sua articulação, municípios da região têm conseguido recursos de emendas parlamentares e investimentos do governo federal.

Nome de confiança da senadora Teresa Leitão, Leo tem sido uma ponte entre as demandas da população e as políticas federais implementadas pelo governo Lula.

Como assessor regional da senadora Teresa Leitão, Leo garantiu a liberação de 2 milhões e 100 mil reais em recursos para a região, através de sete emendas parlamentares – seis neste ano e uma no ano passado. Entre essas emendas, destacam-se 600 mil reais destinados à Assistência Social e 800 mil reais voltados para a Saúde, fundamentais para o fortalecimento de programas sociais e a melhoria da infraestrutura de saúde local.

Como vereador, o presidente do PT de Caruaru pretende reforçar esse papel de articulação junto ao governo federal e ao Congresso. Defende uma Caruaru mais inclusiva, com políticas que priorizem a classe trabalhadora e os mais vulneráveis.

O apoio direto da senadora não apenas fortalece sua campanha, mas também o legitima como um candidato que entende as necessidades do povo e possui meios políticos para trazer soluções concretas.

Em entrevista ao “Recife Ordinário” Dani Portela destaca que é preciso valorizar a Guarda Municipal antes de armá-la


Na tarde desta sexta-feira, 13, a candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/Rede), da coligação “Recife com a Cara da Gente”, participou de uma sabatina no canal do YouTube “Fala Ordinário”. Dani começou a entrevista falando sobre as mulheres serem maioria no Recife, maioria das eleitoras e a cidade nunca ter tido uma prefeita em 500 anos de história. “Em séculos de política, as mulheres nunca estiveram nos lugares de decisões, nos espaços públicos. Eu venho de uma trajetória de construção de movimento social, movimento feminista, movimento negro e do movimento de mulheres negras. E essas são pautas centrais das minhas propostas de governo, assim como segurança pública, educação, entre outros.”, iniciou Dani.

A candidata também falou sobre geração de emprego e renda serem fundamentais para diminuir as desigualdades no Recife, principalmente nas questões de gênero, raça e classe social. De acordo com Dani, hoje, a cidade tem a segunda maior taxa de pessoas fora do mercado de trabalho do país e a maioria delas são jovens entre 16 e 24 anos ou mulheres que são mães e não conseguem voltar a estudar ou trabalhar por conta da falta de vagas nas creches. “É preciso pensar em ampliar essas vagas nas creches para que essas mulheres não tenham seus estudos, suas profissões afetadas e seus sonhos interrompidos, como vem acontecendo. Queremos também ampliar os cursos de profissionalização, descentralizando para as periferias e trazendo outras opções como área de inovação e de tecnologia.”, destacou. 

Com relação ao tema segurança pública, Dani Portela (PSOL/Rede) esclareceu que as forças armadas Federal, Polícia Federal, Polícia Civil e Militares são de responsabilidade do Estado e que a Guarda Municipal age na questão do patrimônio e não tem o papel de polícia. “As pessoas confundem ao ver todo mundo fardado, na rua, e acham que são policiais. As atribuições da guarda são importantíssimas, tanto que tem a Patrulha Maria da Penha que é uma ação específica da Guarda Municipal, voltada a atender chamados de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. E os números das ocorrências no Recife são bem altos dessas mulheres em situação de relacionamentos violentos, abusivos ou que sofrem violência. Também por isso, acredito que antes de pensar em armar a Guarda, é preciso pensar em outros meios de promover segurança. É preciso pensar em políticas públicas efetivas para a cidade.”, enfatizou a candidata. 

Ainda sobre a Guarda Municipal, a candidata ressaltou que o discurso de armar o efetivo tem sido usado por candidatos de centro, direita e extrema direita e explicita um pensamento militarista, de que a arma protege todo mundo e passa a sensação de segurança. “Eu não sei exatamente quantos Guardas Municipais têm no Recife, mas são cerca de 1600. Desses, um pouco mais de 500, são guardas de trânsito e o restante atuam como guarda patrimonial. Essa atitude de armar é extrema. A proposta do atual prefeito é armar apenas uma parte do efetivo. Para uma cidade na dimensão do Recife isso não vai impactar na segurança pública. É um discurso muito fácil, enquanto esses Guardas Municipais recebem um dos salários mais baixos do país, em torno de R$2.200 a 2.400. Nos dias de folga, aumentam esse salário fazendo plantões de 06h/12h. Então, antes de armar uma parcela da guarda, é preciso valorizar esses profissionais, qualificar, dar condições de trabalho. Segurança pública não se resolve só com arma, porque essa arma estará sempre apontada para a juventude, juventude negra e de periferia.” enfatizou Dani Portela. 

Durante a entrevista, Dani Portela (PSOL/Rede) levantou dados de pesquisas de 2021 e 2022 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, onde mostra que a totalidade das pessoas mortas em ações policiais no Recife, em dois anos, foram pessoas negras. “Não é a maioria, 90%. São todos. Então essas armas apontam sempre para algum lugar. A gente precisa debater segurança no campo preventivo e criar oportunidades nas periferias. Não é só chegar com o braço armado, é preciso chegar com políticas públicas efetivas, escolas, educação, cultura e lazer. A periferia da gente tem muito potencial, mas as pessoas só veem o Estado chegando com repressão. É preciso mudar esse cenário.”, concluiu a candidata. 

Em suas propostas de governo, focadas em melhorar a segurança pública da cidade, Dani Portela pretende promover medidas de valorização dos profissionais da Guarda Municipal do Recife, que garantam uma progressão funcional, com realização de capacitações, de novos concursos públicos, a incorporação das “vantagens” ao salário e à aposentadoria. Dani também quer utilizar a estrutura da Guarda Municipal para auxiliar na garantia de direitos de mulheres vítimas de violência doméstica, bem como no cumprimento de medidas protetivas através do fortalecimento e ampliação da frota da Patrulha Maria da Penha.

Foto: Fran Silva

Transformação digital da indústria vai gerar novas oportunidades de desenvolvimento para o Nordeste


Prioridade da Sudene para alavancar a competitividade da economia do Nordeste, a transformação digital da indústria ganhou mais um impulso pelo Governo Federal. Em cerimônia realizada no palácio do planalto nesta quarta-feira (11) com a presença do presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin detalhou um conjunto de investimentos que somam R$ 186 bilhões para estruturação da Missão 4 da Nova Indústria Brasil, que objetiva fortalecer a revolução digital deste setor.

Ao acompanhar os anúncios, o superintendente Danilo Cabral posicionou a Sudene como parte fundamental na territorialização das ações previstas pela Nova Indústria Brasil. “Nós identificamos nas seis missões que estão previstas na nova política industrial, como elas se enquadram dentro do nosso território, procurando identificar oportunidades para que a gente possa adensar as cadeias produtivas que estão vinculadas a estas iniciativas”, explicou.

Na avaliação do gestor, os investimentos irão possibilitar o reposicionamento da indústria da região, a partir da qualificação do capital humano e melhoria do ambiente de negócios. “O Nordeste já mostrou que possui iniciativas de sucesso na transformação digital do setor industrial. O Porto Digital localizado no Recife, em Pernambuco, é um exemplo”, lembrou o Danilo Cabral.
Do montante anunciado pelo também ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, R$ 42,2 bilhões já foram investidos pelo Governo Federal através de programas como o Brasil + Produtivo. Até 2026, o Executivo espera aplicar mais R$ 58,7 bilhões em recursos para estimular o avanço da indústria brasileira. Geraldo Alckmin comemorou a parceria com a iniciativa privada, responsável pelo aporte de R$ 85,7 bilhões. “Caminhamos para uma indústria mais inovadora, mais verde, mais exportadora e mais produtiva”, ressaltou o vice-presidente.

Até 2026, o Governo Federal espera viabilizar a transformação digital de 25% das empresas industriais brasileiras, ante os 18,9% registrados em 2023. Para 2033, a meta projetada é de 50%. As ações são voltadas às cadeias produtivas de semicondutores, robôs industriais e produtos e serviços avançados, incluindo fabricação de chips, instalação de data centers, implantação de redes de infraestrutura, entre outros.
Entre as medidas mais recentes protagonizadas pela Sudene neste cenário, Danilo Cabral destacou a reativação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (Coriff), que realizou ontem (10) sua primeira reunião depois de um hiato de quase 10 anos. O grupo objetiva, entre outras ações, integrar as demandas presentes na NIB com os instrumentos de financiamento gerenciados tanto pela Sudene - a exemplo dos fundos regionais FDNE e FNE -, como por instituições parceiras, os bancos federais (Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES) e de agências de fomento, como a FINEP.
“Essa discussão também é incorporada pela rede de instituições de ciência e tecnologia que estão presentes nas nossas universidades federais e estaduais e institutos federais. Ou seja, é integração dos instrumentos de financiamento com as fontes de pesquisa e inovação, para que dessa forma a gente agregue a inovação dentro da transformação digital das indústrias que também fazem parte do nosso território”, disse o superintendente.

Ainda considerando o setor produtivo industrial, a Sudene também conduziu os Programas de Revitalização da Indústrias Nordestina (NE 4.0) e pernambucana (PE 4.0), cujos resultados foram apresentados em 2023. Em escala regional, 126 profissionais que representaram 46 indústrias foram qualificados em sete estados da região: Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Cada participante da iniciativa elaborou um projeto para ser incorporado pelas empresas, que assimilaram novos processos de desenvolvimento em sua cultura organizacional, impulsionando a transformação digital da indústria.

Programa de Doação da Palhada da Agrovale amplia benefício para mais 500 pequenos criadores


O programa de Doação da Palhada da Agrovale, que já beneficia pequenos criadores rurais de 23 municípios da região, agora também será estendido para a ASCCOD - Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Dormentes, em Pernambuco e para o município de São José do Jacuípe, na Bahia.

O termo da parceria ambiental, que vai beneficiar cerca de 500 pequenos criadores que vivem na área de sequeiro e sofrem com longos períodos de estiagem, foi assinado na manhã desta quinta-feira (12), pela gerente Administrativo Financeiro da empresa sucroenergética, Juliana Alves, o superintendente de Operações, César Cardoso e representantes das entidades beneficiadas.

A diretora administrativa da ASCCOD e secretaria de Agricultura de Dormentes, Samila Macedo, adiantou que a Associação reúne 98 criadores com um rebanho de 30 mil animais, entre caprinos, ovinos e bovinos. “A doação da palhada vai melhorar a qualidade da dieta dos nossos rebanhos. Dormentes é conhecido por possuir o maior rebanho ovino do Nordeste e o terceiro maior em número de caprinos. Só temos que agradecer a Agrovale por este benefício que vai fazer toda a diferença”, ressaltou.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Jacuípe, Laercio Araújo, o município conta hoje com aproximadamente 400 produtores que criam cerca de 12 mil animais, entre caprinos, ovinos e bovinos. “Vamos melhorar muito nosso rebanho e reduzir os custos com alimentação animal em 30%. Com essa economia, reverteremos os investimentos em melhoramento genético”, frisou.

A palhada é uma excelente fonte de alimento forrageiro com elevados índices produtivos e altos teores de carboidratos da cana-de-açúcar. O programa de Doação da Palhada da Agrovale foi criado em 2018 e a cada ano amplia o volume de doações. Com o progressivo aumento de adesões, a demanda pela palhada tem crescido e se tornado uma das principais fontes de alimentação animal na região semiárida.