sexta-feira, 13 de setembro de 2024

No mês de campanha do “Setembro Amarelo”, Central de Saúde Mental do Sassepe realiza atividades


Com uma equipe de 22 psicólogos, sete psiquiatras e um assistente social, a Central de Saúde Mental do Sassepe atende, aproximadamente, a 4.800 pessoas por mês, que procuram terapias para vários distúrbios. Entre as mais procuradas, estão as que tratam de ansiedade e depressão.

A ansiedade é uma reação emocional devido a uma ameaça ou a um estresse psicológico que tem entre outros sintomas, tensão muscular, taquicardia ou palpitação. Já a depressão é uma doença psiquiátrica, que causa tristeza profunda, desânimo, pessimismo, baixa autoestima e outros sentimentos. 

As causas são as mais variadas, como explica a psiquiatra Fabiana Maciel.  “As causas são múltiplas, desde a predisposição genética, o estilo de vida, a qualidade do sono, o ambiente e traumas da infância”.

Um dos caminhos para a prevenção é a prática de exercícios físicos, pois eles promovem a liberação de substâncias no cérebro que colaboram para um bom funcionamento e para a saúde cerebral . “Exercício físico ajuda em qualquer idade, desde que não tenha impedimentos de saúde. O ideal é 30 a 60 minutos pelo menos três vezes na semana”, alerta a psiquiatra. 

Além da atividade física, uma boa alimentação, dormir bem, evitar longas horas em tela, ter contato com a natureza, realizar atividade de hobby e lazer, evitar o consumo de álcool são algumas medidas que podem ser tomadas para auxiliar o tratamento, orientado para a área emocional.

A Central de Saúde Mental também realiza atividades de conscientização com os pacientes, e este mês, na campanha do “Setembro Amarelo” voltado para a prevenção do suicídio, eles são estimulados a escreverem mensagens positivas e de valorização da vida.

 As  mensagens ficam reservadas para serem lidas durante palestras dos profissionais que atendem no local. Segundo a gestora, Ana Nita Souza Pinto, “através dessa atividade, os pacientes se sentem acolhidos”.

O endereço da Central de Saúde Mental  é Rua da Harmonia, 626. Casa Amarela. O serviço oferece terapias para todas as faixas etárias e funciona das 7:00 às 20:00.  

O agendamento de consultas para o psiquiatra, primeira vez, é realizado através do 0800284-2727 e  4020- 2616 . Já as consultas de retorno são marcadas pelo 3183-4951 e 3183-4952 . Com esses números também são realizadas as marcações para os psicólogos.