segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Agenda de Maia: Último Capítulo



Estou muito feliz. Minha sobrinha Ana Érica nasceu linda. Minha irmã Iana não se casou, mas está muito bem ao lado do Eric. Minha mãe finalmente arrumou um namorado, é o Tuca, amigo do Eric, e que também toca com a Yasmin. Meu pai tá quase se casando com a Íris. E hoje é o show da Yasmin e vamos conhecê-la pessoalmente, eu, Alan e Aline. Ganhamos as credenciais como presentes de aniversário. =)

*****************NO DIA SEGUINTE*******************

Estou encantada com tudo! Ontem conheci Yasmin e durante a música romântica, Alan me beijou e estamos namorando. Aline também está de namoro, é com o Pedrinho, um menino bem CDF que estuda lá na sala. Estamos felizes. Estudamos juntos, vamos ao cinema, à praia, ao parquinho. Ah! O Pedrinho é filho da Íris e vai virar meu irmão. Agora os almoços de domingo estão bem mais animados: Painho e Íris; Mainha e Tuca; Eric, Iana e Aninha; Eu e Alan; Aline e Pedrinho; Os pais e irmãos de Alan e Aline.

***************NO DIA SEGUINTE********************

Hoje teve uma palestra lá na escola, a moça falava de Bullying, Depressão e Síndrome do Pânico. Ela é psicóloga e o nome dela é Iara. Acho esse nome lindo, na língua indígena esse nome significa "Rainha das Águas". E ela contando que resolveu ser psicóloga porque ajudou o irmão dela, que se trata de depressão e hoje ajuda muitas pessoas. Ser feliz e ajudar as pessoas. Tudo de bom!

===========FIM=============

A psicóloga Iara é uma das protagonistas da próxima blog-novela "Qu4tro Elementos". Vocês estão convidados a acompanhar sua história.



Apoio Cultural:

Caminhada Ecológica no Recife

A concentração começa às 8h da manhã na Praça de Casa Forte e a caminhada vai até o Horto de Dois Irmãos, e serão oferecidos camisa, aguá no percurso, entrada no horto, acompanhamento de biólogos, trinha ecológica, café da manhã, palestra com a diretora com novo modelo de gestão e confraternização no Bar Boca da Mata onde será oferecida uma feijoada.

Maiores informações, pelo fone: (81) 9688-4701



Apoio Cultural:

Barragem do Ipojuca é tema de Audiência Pública

Os impactos ambientais e sociais da construção da Barragem do Rio Ipojuca, no Engenho Maranhão, em Ipojuca, no litoral sul do Estado, serão tema de audiência pública na próxima sexta-feira (16), a partir das 9h30, no Hotel Armação, em Porto de Galinhas.

A obra da barragem, atualmente em processo de licitação, vai custar R$ 50 milhões e beneficiará várias praias da região, além do complexo industrial de Suape. Somente após a realização da audiência, a CPRH poderá conceder a licença prévia do empreendimento e posteriormente a Licença de Instalação para dar início à execução da barragem.

De acordo com o diretor de Controle Operacional da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, as propostas que forem dadas durante o encontro serão criteriosamente avaliadas e incorporadas ao processo de licenciamento. "O debate será fundamental para que todos conheçam os impactos da obra", destaca Rômulo. Segundo ele, a população ainda poderá se manifestar junto à CPRH, nos dez dias posteriores à audiência, por carta, e-mail ou pessoalmente, apresentando sugestões antes da decisão da concessão da licença ambiental.

OBRA - Com a construção da Barragem do Rio Ipojuca, no Engenho Maranhão, a Compesa poderá enfim ampliar o sistema de abastecimento no litoral sul do Estado. O projeto contempla toda a área que vai de Toquinho à Praia do Paiva, incluindo Nossa Senhora do Ó, Sirinhaém e Porto de Galinhas, além do Complexo Portuário e Industrial de Suape. Cerca de 150 mil pessoas serão beneficiadas diretamente

Imprensa Compesa



Apoio Cultural:

Encontro em Brasília debate certificação da cachaça

Brasília - Trabalhar o consumo consciente, incentivar a certificação e prospectar mercado para um produto de qualidade e genuinamente brasileiro: a cachaça. Esse é o objetivo do encontro ‘Pequenas Doses e Grandes Oportunidades’, que acontece nesta terça-feira (13), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O evento é promovido pelo Sebrae, com apoio do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).

Entre o público-alvo estão lideranças do setor, formadores de opinião, acadêmicos, produtores, parlamentares e membros da Câmara Setorial da Cachaça e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As atividades terão início com o ‘Encontro de Negócios’, no qual serão apresentadas aos representantes de hotéis, restaurantes, bares e supermercados da capital federal 33 marcas de pequenos alambiques de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Paraná. São marcas apoiadas pelo Sebrae, certificadas em vias de obter o reconhecimento do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a certificação orgânica ou a Indicação Geográfica (IG). A cachaça de Paraty (RJ) já possui IG.

No encontro, será utilizada a metodologia Comércio Brasil, projeto desenvolvido pelo Sebrae e que conta com a figura do agente de mercado para aproximar ofertante e comprador. Em seguida, acontece a palestra magna sobre tendências e perspectivas de mercado para a cachaça, a ser ministrada pelo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, Vicente Bastos.

O evento encerra com a degustação da bebida com petiscos harmonizados. Entre as marcas que participam do encontro, três integram o ranking das 20 principais do País, eleitas este ano pela revista Playboy. Uma das três, a Vale Verde, ganhou o primeiro lugar. Foram mais de 102 marcas avaliadas. A eleição é feita a cada dois anos.

Economia nacional - O setor produtivo da cachaça desempenha importante papel na economia nacional. Segundo dados do Ibrac, há mais de 40 mil produtores da bebida no país. Destes, 99% são donos de negócios de micro e pequeno porte. Diante dessa representatividade dos pequenos negócios, o Sebrae desenvolve projetos voltados ao setor em 11 estados.

Um dos focos é o acesso a mercados e o apoio à certificação por meio do programa Bônus Certificação, que subsidia até 50% dos custos desse processo para micro e pequenas empresas do setor, inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APL) ou em ações coletivas desenvolvidas por suas unidades estaduais.

“Essa é a primeira vez que o Sebrae realiza um evento para promover principalmente a certificação da cachaça, com a presença de formadores de opinião. Esse processo contribui para que se firme no mercado nacional e internacional a cachaça de qualidade”, afirma a coordenadora da Carteira da Cachaça no Sebrae, Sylvia Cassimiro.

O Ibrac tem realizado campanha para incentivar os produtores de cachaça a se registrarem no Mapa, a seguirem a legislação vigente e as normas de boas práticas de fabricação, e possuírem selo de Imposto de Produto Industrializado (IPI) afixado na garrafa. “O setor, juntamente com o Sebrae, tem atuado para que a cachaça seja apreciada, com moderação, como bebida fina, a exemplo do vinho e do whisky. O consumo de uma cachaça que não possui os registros nos órgãos competentes pode ser prejudicial à saúde”, alerta o presidente do Ibrac, Cesar Rosa.

Bebida certificada - Daniela Vilaça é dona das marcas Prosa e Viola e Terra de Minas, produzidas na Fazenda Alvorada, em Morro da Garça, no interior de Minas Gerais. Ela faz parte do grupo de produtores do estado que trará suas marcas a Brasília.

As bebidas apresentam cores e características exclusivas, resultado da diferença dos anos de envelhecimento e condições de produção. Sua fabricação artesanal é de cerca de 40 mil litros por ano. “Estou com grandes expectativas em relação ao evento. É uma boa oportunidade para entrar no mercado de Brasília e fazer novos contatos”, destaca.

O alambique de Daniela existe desde 2004. Em 2007, suas duas marcas foram as primeiras do estado a adquirirem a Certificação de Qualidade do Inmetro. Para alcançar esse estágio, ela lembra que contou com o apoio do Sebrae. “Antes da certificação, tínhamos dificuldade de provar ao cliente a qualidade do produto. A conquista deu mais credibilidade às recentes marcas no mercado”, destaca. A empresa negocia a exportação dos seus produtos aos Estados Unidos.

Agência Sebrae



Apoio Cultural: