sábado, 3 de junho de 2023

Binários do Alto do Moura são concluídos e poderão ser utilizados no São João 2023 de Caruaru

 

O Maior e Melhor São João do Mundo contará com um reforço em tanto, na sua edição 2023, no que se refere a acessos aos seus polos. Por exemplo, já se encontra à disposição a pavimentação dos binários do Alto do Moura - tradicional polo dos festejos juninos da Capital do Forró.

O conjunto de obras correspondeu a mais de 970m de vias pavimentadas - totalizando três ruas – justamente no entorno do Parque da Lagoa e do Centro Cultural do Parque da Lagoa, que se encontram com as execuções em ritmo acelerado, tendo localizações vizinhas ao pórtico e ao estacionamento do Alto, este último em que ocorrerá os shows do evento.

Além de garantir maior mobilidade e segurança em termos de acessos ao reduto do Mestre Vitalino, não só no período de São João, mas em todas as épocas do ano, o investimento, que girou na casa dos R$ 2 milhões, também compreendeu a execução de sistema de drenagem nas vias contempladas, o que na prática, evitará futuros alagamentos. A obra prossegue, agora, na fase de execução de calçadas.

“Vai facilitar a vida de todo mundo, ou seja, não só de nós que trabalhamos com transporte, mas também em termos gerais. Fazia tempo que o Alto do Moura necessitava dessas melhorias e, graças a Deus, estamos vendo tudo isso atualmente!”, comentou o motorista de aplicativo, Jorge Santos.

João Soares Machado

Em paralelo aos binários, a Prefeitura de Caruaru vem investindo em outro acesso bastante tradicional ao Alto, mais precisamente na avenida João Soares de Machado – também principal via de trafegabilidade do Distrito Industrial e interligada à BR 232. Por lá, já houve todo restauro da pavimentação asfáltica, bem como requalificações no sistema de drenagem, atualmente, com execuções de novas calçadas.

Residencial Alto do Moura

A pavimentação asfáltica da via paralela ao Residencial Alto do Moura – estrada vicinal que dá acesso ao reduto do Mestre Vitalino – está em fase final de execução. A iniciativa da prefeitura contempla aproximadamente três quilômetros correspondendo a mais um grande investimento em termos de asfalto que será percebido por todos, já no período dos festejos juninos.

Escutas sobre a Lei Paulo Gustavo estão sendo realizadas em Paulista

 

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, realizou nesta quinta-feira (01.06), na Faculdade Fasup, no bairro do Janga, a Primeira escuta para a implementação da Lei Complementar Paulo Gustavo (Lei nº 195/2022) com artistas, produtores, realizadores e pensadores culturais. Nesta sexta-feira (02.06), a atividade será realizada no auditório da Secretaria de Educação, localizado no Centro de Paulista, a partir das 18h30.

Além das escutas presenciais, a Secretaria, pensando em aumentar e tornar mais eficaz a interlocução com a sociedade civil, está disponibilizando um formulário para escutas virtuais, através do link: https://forms.gle/JLtL96HznyTdtS5R9, para preenchimento dos interessados, com o objetivo de receber propostas para identificar um panorama macro das ações culturais no município, e outros aspectos relevantes para a construção dos editais.

A Lei Paulo Gustavo assegura o direito à cultura no país. O investimento traz contrapartidas fundamentais para o desenvolvimento do país, gera emprego e renda, movimenta a economia e proporciona transformação social e educacional, celebrando a cultura como força motriz prioritária para o desenvolvimento brasileiro.

Imprensa Paulista PE

Primeira feira de junho atrai grande público ao Moda Center

 

Nesta sexta (02), aconteceu a primeira feira do mês de junho no Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe (PE). O centro de compras recebeu mais de 80 mil pessoas, em especial atacadistas que vieram realizar a reposição de seus estoques de olho no período junino.

É cultural para o Nordestino, especialmente neste período, renovar seu guarda-roupa. Esse hábito quase que sagrado ajuda a aquecer as vendas de artigos de moda e vestuário, fazendo com que o setor tenha diversos motivos para comemorar.

“Hoje, graças a Deus, estamos vendo o Moda Center lotado, com clientes por tudo o que é lugar, estacionamentos lotados... Isso nos motiva muito, graças a Deus, estarmos sempre aqui comercializando. Não atuamos com as peças da época, já que nossos produtos são as linhas UV, de ciclismo e fardamentos, mas estamos tendo um aumento de 15% nas vendas”, pontuou o comerciante Elinando Barros.

A temporada junina mexe com não só com a economia, mas com a nossa alma. Eu fico arrepiada só em falar. Na nossa loja, por exemplo, conseguimos um crescimento superior a 50% nas vendas em relação a outras épocas do ano. Venho aqui uma vez por mês e quero parabenizar a organização, estrutura, dignidade e segurança que nos oferecem. Vale muito a pena comprar aqui”, destacou Mayara Aquino, lojista na cidade de Exu (PE).

Outro fator que tem se mostrado positivamente foi a mudança na realização do dia de feira, que passou a ocorrer apenas às sextas durante o ano todo. Com isso, comerciantes e clientes atacadistas ganharam mais tempo e tranquilidade para negociar. Aliado à logística do transporte feito pelas mais de 700 excursões e transportadoras, as mercadorias são colocadas nas revendas de forma mais ágil.

Diante dessa mudança no dia da feira, percebi que o movimento maior tem sido o dos clientes revendedores. Nesse período junino, tivemos um aquecimento muito bom de 20% nas nossas vendas com relação ao mesmo período do ano passado. Isso tem sido muito satisfatório”, destacou Alan Dallander, lojista no centro de compras.


“A chegada do período junino tem ajudado demais em nossas vendas. Temos uma estimativa de fecharmos a temporada com um aumento de 50% se comparado a outros meses do ano. Também gostei da mudança no dia de feira, pois quando ela acontecia aos finais de semana, quase não dava tempo de realizar todas as compras. Agora, conseguimos descansar até um pouco mais, já que vimos de muito longe para realizar compras aqui”, frisou Sandro dos Santos, cliente revendedor de Salvador (BA).


“Com a mudança da feira, percebemos que o movimento que acontecia aos sábados e domingos foi transferido para as quintas e sextas. Nossos clientes atacadistas acharam muito boa essa mudança, porque agora eles estão sendo atendidos com mais tempo e para a nossa marca foi perfeito”, concluiu Iuri Rafael, comerciante no Moda Center.

Como lidar com a fase das mordidas na infância?

 

Enquanto ainda não sabem falar com desenvoltura, as crianças utilizam outros meios para se comunicar, como as mordidas por exemplo. Mais do que uma reação de raiva, as mordidas na infância são parte de uma fase do desenvolvimento e, muitas vezes, também são uma forma de comunicação e expressão de sentimentos. No entanto, isso não significa que essas atitudes devam ser ignoradas ou aceitas pela família e escola. Por isso, é importante entender bem o momento para saber como lidar quando a criança é a vítima ou o autor da mordida no colega de turma.

“Várias situações podem levar a criança a morder. A gravidez da mãe e, algumas vezes, até da professora podem gerar sentimentos de perda ou abandono. Na escola, outros contextos que podem ocasionar episódios de mordidas são a mudança de sala, a disputa por um brinquedo com um colega ou mesmo a necessidade de chamar atenção das pessoas”, explica a psicóloga da Educação Infantil do Colégio GGE, Tabatha Silva.

A profissional de saúde destaca que, quando a criança morde outra pessoa, é importante que haja a mediação de um adulto para fazer com que ela reflita sobre o que fez e para que entenda que há outras maneiras de conseguir o que deseja. São alternativas: perguntar à criança “se você não gostou do que o outro fez (mordida), vamos dizer isso a ele?” ou, ainda, “você quer o brinquedo? Então vamos pedir o brinquedo ao amigo!”. Assim, o adulto acaba mostrando à criança que a fala é a forma certa de se obter as coisas.

Além do ambiente familiar, Tabatha avalia que é necessário a intervenção da escola para um direcionamento positivo nesses casos. “No Colégio GGE, temos um projeto que consiste em enviar orientações aos pais através de comunicados e via atendimento quando a família solicita o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica. Por meio dessas iniciativas, trabalhamos de forma lúdica e atuante, inclusive com entradas em sala quando há demanda específica para as crianças de uma determinada turma”, explica a psicóloga.

São João Sustentável visa fortalecer a gestão ambiental e social dos festejos juninos

 

O São João Sustentável, um projeto inovador da Prefeitura de Caruaru, chega com o objetivo de tornar o Maior e Melhor São João do Mundo, também mais sustentável. A iniciativa visa fortalecer os princípios de cooperação e integração, com foco na redução, reutilização e reciclagem dos materiais utilizados no evento, valorizando as pessoas e toda a cadeia de valor envolvida.

A iniciativa conta a participação da Rede Muda Mundo e do Transforma Caruaru e parte de uma visão sistêmica, com base na agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Organizações das Nações Unidas (ONU). Entre as metas estabelecidas para este ano destaca-se: a eficiência energética, com a atualização dos sistemas de iluminação dos polos da festa; a busca pela neutralização do carbono, por meio do plantio de árvores de maior porte e o combate à fome e a miséria, através da arrecadação de donativos e alimentos.

De acordo com o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Caruaru, Swami Lima, um dos exemplos é a renovação do parque de iluminação do principal polo do evento, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, que obteve grande redução do consumo de energia elétrica. “Antes tínhamos 48 refletores consumindo 99 mil watts. Atualmente, são 40 modernos projetores em LED que consomem 38 mil watts”, explicou Swami. “Com isso, o município reduz o consumo de energia em quase ⅓ e alcança uma eficiência de 62%, com um sistema de melhor qualidade de luz e maior vida útil”.

Em relação ao plantio, a prefeitura vai distribuir, durante o evento, mudas e sementes de árvores e, até o final deste ano, serão plantadas três mil mudas para fazer a compensação e mitigação climática. “O objetivo é tentar reduzir o impacto, do ponto de vista ambiental, que o evento gera quanto as emissões de carbono. A meta é, ano a ano, caminhar rumo à neutralização, compensando 100% dessa emissão”, afirmou.

Já no quesito arrecadação de alimentos e reciclagem, Swami Lima adiantou que o Transforma Caruaru já vem atuando desde o mês de abril, por meio da entrega dos kits nas comunidades onde estão acontecendo o São João da Roça. “No ano passado foram entregues sete toneladas e meia. Nossa meta para este ano são dez toneladas. Além disso, o projeto implantará uma Central Sustentável ao lado da Estação Ferroviária, que funcionará como posto de arrecadação e base para os catadores de materiais reciclados, que atuarão nos principais polos da festa, gerando oportunidades e renda para suas famílias durante todo o mês de junho”, completou.

O projeto conta com apoio de mais de 20 parceiros e terá a presença inédita de caminhões interativos da Compesa e Neoenergia, que vão trazer muita tecnologia e informação para estudantes e visitantes, por meio de visitas guiadas com foco na educação ambiental.

Imprensa Caruaru

Limpeza da faixa de areia da orla do Paulista recebe incremento

 

Os 12 km de praias do Paulista estão recebendo um incremento na limpeza. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da cidade conta com 32 homens na execução do trabalho de remoção dos entulhos produzidos pelos banhistas. As atividades acontecem todos os dias.

No domingo, os pontos de maior concentração de pessoas recebem um pente-fino. As praias do Janga, Conceição e Maria Farinha são as mais frequentadas. A ação é desenvolvida de forma manual. O material recolhido é ensacado e um caminhão da coleta realiza o transporte para a operação de transbordo no Aterro da Mirueira.
Imprensa Paulista PE


Cantora Paula Toller se apresenta hoje no Rio

 


Uma das maiores cantoras do País, Paula Toller retorna a Qualistage com sua nova turnê “Amorosa”, dia 3 de junho. Neste show, que comemora os 40 anos de sucesso da cantora, Paula traz um convidado super especial, o “Padrinho da House Music no Brasil”, DJ Meme, que fará uma participação durante a apresentação, trazendo uma combinação da música eletrônica e pop rock, para botar todo mundo para dançar!

No repertório, além dos grandes sucessos, a cantora apresentará seu último lançamento: “Com muita emoção, vamos tocar a música 'Perguntas', do Beni Borja, meu saudoso amigo e parceiro nos primórdios do Kid. 'Amorosa' é uma celebração de toda minha carreira, mas também um propósito de vida daqui pra frente”, projeta Paula.

O repertório é uma antologia de toda sua carreira solo e no Kid Abelha, com direção musical e arranjos do lendário produtor e compositor Liminha. A direção de arte e cenários são do consagrado arquiteto e designer Gringo Cardia, com imagens do pintor e tapeceiro modernista Genaro de Carvalho. Grandes clássicos de 40 anos de carreira compõem o set list, como "Nada Sei", "Lágrimas e Chuva", "Amanhã é 23" e "Como Eu Quero", entre outras, celebrando a especial conexão da artista com seu público. A banda é formada por Adal Fonseca (bateria), Pedro Dias (baixo e vocal), Gê Fonseca (teclados e vocal), Gustavo Camardella (violão e vocal) e Billy Brandão (violão).


Serviço:
Local: Qualistage - Via Parque Shopping
Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Data: 3 de junho - sábado
Horário: às 21 h
Ingressos: a partir de R$ 200,00
Capacidade: 3500 sentados ou 9 mil em pé
Classificação etária: 18 anos (Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais)
O espaço possui acessibilidade e segue os protocolos de segurança, como álcool em gel disponibilizado
O local é periodicamente higienizado para garantir a diversão com segurança
Mais informações: https://qualistage.com.br/

Asco 2023: o que esperar da edição deste ano do maior congresso de oncologia do mundo

 

A equidade no acesso a pesquisas, tratamentos avançados e drogas no combate ao câncer estarão no centro dos debates do Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), maior congresso de oncologia do mundo. O evento, que acontece entre os dias 2 e 6 de junho, em Chicago, nos Estados Unidos, discutirá formas de garantir que as abordagens de cuidado sejam acessíveis aos pacientes de forma global. Serão apresentados também novos avanços em terapias gênicas, drogas alvo moleculares e linhas de cuidados individualizadas para controle de diferentes tipos de tumores.

Entre os destaques, uma série de estudos brasileiros produzidos pela Oncoclínicas irá compor a programação da edição 2023. Ao todo, uma comitiva formada por mais de 93 profissionais do maior grupo de tratamento oncológico da América Latina participará do evento, onde serão apresentados 17 trabalhos desenvolvidos pelo corpo clínico, cuja participação na Asco cresce ano a ano. Somados a eles, a companhia divulgará ainda dados inéditos de outros cinco estudos realizados por meio da aliança estratégica com a espanhola MedSir, empresa de desenvolvimento e coordenação de pesquisas clínicas com foco em oncologia da qual a Oncoclínicas é sócia. O objetivo é promover a pesquisa oncológica independente em todo o mundo.

“O câncer se tornará a doença mais incidente e de maior causa de morte no mundo até 2040, segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde). Por isso, investir em pesquisa é primordial. A equidade no acesso aos tratamentos de ponta em toda a jornada do paciente oncológico depende fortemente de um empenho global das instituições médicas e de políticas públicas”, comenta o oncologista Bruno Ferrari, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas.

Presença nos palcos da Asco 2023

Neste ano, além da publicação de artigos e pôsteres sobre estudos da Oncoclínicas, o corpo clínico também marca presença entre os palestrantes e debatedores em aulas dentro da programação principal do evento.

“A pesquisa clínica e a educação são instrumentos de inclusão. A exemplo disso, o Grupo Oncoclínicas vem avançando a passos largos para, de fato, contribuir nessa equação. Levaremos para a Asco a apresentação de estudos em diferentes frentes desenvolvidas pelos nossos médicos, além da nossa participação na programação de apresentações orais em diferentes salas, compartilhando conhecimento com toda a comunidade oncológica mundial em busca das melhores alternativas de cuidados aos nossos pacientes”, destaca Carlos Gil Ferreira, diretor médico do Grupo Oncoclínicas e Presidente do Instituto Oncoclínicas.

Entre as aulas lideradas por médicos da Oncoclínicas, destaque para as oncologistas Maria Cecília Mathias, que conduzirá uma sessão totalmente voltada a jovens oncologistas, e Luciana Landeiro, que apresentará os principais estudos da programação do evento voltados ao tema Survivorship, referente aos cuidados com mulheres jovens diagnosticadas com câncer.

Na especialidade de tumores torácicos, duas das principais lideranças médicas da Oncoclínicas coordenam as salas de discussão na Asco: Carlos Gil fará uma aula de revisão sobre os principais modelos de tratamento para o câncer de pulmão EGFRm e sobre novas modalidades para pacientes que desenvolvem resistência às terapias, a partir da análise de combinações da quimioterapia e novas moléculas de tratamento. Já Clarissa Mathias, que integra o comitê científico do congresso, será chair de um debate sobre câncer de pulmão de células não pequenas metastáticas.

Foco no paciente

O tema do congresso deste ano é: "Parceria com os pacientes: o pilar do tratamento e pesquisa do câncer". Segundo Carlos Gil, essa é uma tendência no que diz respeito aos protocolos dentro do atendimento multidisciplinar. "É uma evolução na forma como lidamos com quem sofre com a doença. Cada vez mais os pacientes querem estar envolvidos ou querem ser centrais na decisão terapêutica", comenta.

Segundo Gil, o movimento surgiu das associações de pacientes das ONGs nos Estados Unidos e Europa e que vem se espalhando ao redor do mundo. Hoje em dia, os especialistas reconhecem a importância dessa troca, fundamental inclusive para estudos clínicos. "Os oncologistas também precisam cada vez mais dessas informações fornecidas pelos seus pacientes, bem como outros stakeholders, como a indústria farmacêutica, e sobretudo as agências regulatórias. Atualmente, há inclusive critérios dos estudos clínicos, os chamados patient reported outcomes, que são as informações que os pacientes trazem e que influenciam na leitura, por parte da comunidade científica, do resultado de um tratamento e por parte das autoridades regulatórias, às vezes no registro ou não, de um determinado medicamento", explica.

A ASCO coloca essa nova visão como tema principal do congresso, justamente por ser fundamental e impactar no tratamento. "Temos desenvolvido ferramentas para que possamos mensurar isso de alguma maneira. E, quando essa interação não é ideal, podemos intervir melhorando os procedimentos", enfatiza Gil, diretor médico do Grupo Oncoclínicas.



Engenharia genética, CAR-T e outras inovações

“As terapias envolvendo as células CAR-T continuam promissoras pelos resultados positivos e novos estudos devem ser divulgados durante a ASCO. Outros destaques em termos de avanços médicos estão ligados à imunoterapia, terapia-alvo e aos diagnósticos por medicina de precisão”, comenta o especialista.

"Acredito que os cinco temas principais desse ano são, justamente, a imunoterapia em diversos tipos de tumor, formas de diagnóstico de medicina de precisão e de terapia-alvo, disparidade e equidade. Além disso, algumas novidades terapêuticas em áreas como Car-T, novas formas de terapias gênicas e novas estratégias baseadas em rádio ligantes e anticorpos biespecíficos são ferramentas que, no futuro, iremos usar cada vez mais no tratamento oncológico", finaliza Carlos Gil.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

O Grupo Oncoclínicas - maior grupo exclusivamente dedicado ao tratamento do câncer no Brasil - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, alinhando eficiência operacional, atendimento humanizado e experiência de 12 anos de mercado. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a câncer centers de alta complexidade. São 133 unidades em 35 cidades brasileiras, que permitem acesso a atendimento com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia de última geração, medicina de precisão, inteligência artificial, genoma e DNA, o grupo traz resultados efetivos na democratização do acesso ao tratamento oncológico e realiza 450 mil tratamentos por ano. É parceiro exclusivo na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard. Conta com a parceria da MedSir (Medica Scientia Innovation Research) no desenvolvimento de projetos para o câncer de mama, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, na validação de ampliação de painel NGS (Next Generation Sequencing), que investiga predisposição genética e fatores de risco hereditários, e do Weizmann Institute of Science.

Em Brasília , Elcione tem encontro com a ministra Ana Moser

 

Durante as visitas em Brasília esta semana , a prefeita professora Elcione Ramos esteve no Ministério dos Esportes com a ministra Ana Moser ao lado do deputado federal Lula da Fonte(PP-PE) .

Entre as pautas discutidas, os projetos na área de lazer e esportes de Igarassu. O município está investindo no setor com torneios em várias modalidades esportivas e acontece a Copa de Futsal e Volleyball, com as finais previstas para os próximos dias 06 e 09.

“ Encontros como estes marcam a transformação de Igarassu e agradeço todas as portas abertas dos gabinetes para os avanços na nossa cidade ", mencionou a prefeita.

Imprensa Igarassu PE

Mês do Meio Ambiente será comemorado com ações educativas gratuitas no Recife

 

Junho, o Mês do Meio Ambiente, terá uma extensa programação de eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura do Recife. A abertura acontecerá nesta segunda-feira (5), quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, no Museu do Forte das Cinco Pontas, às 9h. A programação será promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e seguirá o tema indicado pela ONU: “soluções para a poluição plástica”, com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica.

O evento começa com a palestra sobre o projeto de extensão do Laboratório Misto Internacional Tapioca (LMI-TAPIOCA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que terá como tema: “Desafios e soluções: o papel dos diferentes atores no controle à poluição plástica”, com os palestrantes Guilherme Ferreira e Latifa Pelage. Os participantes também poderão conferir a exposição de artesanato com material plástico da colônia de pescadores e catadores de Brasília Teimosa.

Já na quarta-feira (7), às 9h, o Forte das Cinco Pontas receberá a palestra e exposição - Tubarões, do Núcleo de Educação Ambiental Prof. Fábio Hazin (NEA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sendo vinculado aos Laboratórios de Etologia de Peixes, de Oceanografia Pesqueira e de Tecnologia de Pesca (LEP/LOP/LATEP). As atividades do NEA começaram a ser desenvolvidas a partir dos incidentes com tubarões no litoral pernambucano, os quais suscitaram a necessidade de informar adequadamente à população sobre os riscos reais desse tipo de incidente, os cuidados necessários para evitá-los e a grande importância desses animais para o ecossistema marinho e a consequente necessidade de conservar as suas populações.

As atividades continuam na quarta-feira (14) com a palestra: “Educação ambiental com jogos - Da teoria à prática", que acontecerá às 14h na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), bloco G1, auditório 510. No dia 20 de junho acontecerão três palestras no Museu do Forte das Cinco Pontas. A primeira, terá como tema “Brincando com os ODS’s e Ressignificando o Plástico”. Nesta palestra será apresentado como o Setor de Sustentabilidade da Secretaria de Educação do Recife tem contribuído para mitigar os impactos ambientais causados pelos resíduos.

Depois vem a palestra “Plástico Precioso”, que vai abordar o projeto homônimo, que tem como objetivo a geração de renda e capacitação profissional dos moradores da Comunidade do Pilar, ao mesmo tempo que contribui para a criação de um mundo mais sustentável. Outra opção será o vento: “Minimizando os Impactos do Plástico e Promovendo a Educação com Acessibilidade”, que vai apresentar sobre a produção/criação de recursos didáticos de geometria e/ou artes que utilizem meios de aproveitamento de plástico já utilizado como forma de mitigar o danos ambientais do lixo provocado por esse produto petrolífero. No mesmo dia também vai acontecer a oficina de Produção de Carteiras com Tecido Plástico, que vai ensinar a produzir carteiras com sacolas de supermercado que iriam ser descartadas. Paralelo a essas atividades também haverá exposições de produtos do Projeto Plástico Precioso e de Móveis e Jogos Sustentáveis.

“Nosso objetivo, ao longo do mês, é celebrar e fazer ações voltadas para a sensibilização e viabilidade da agenda ambiental no município. É trazer várias oportunidades de aproximação das pessoas para entender a complexidade e a importância da preservação ambiental e da poluição plástica. Além disso, também estamos alinhando várias atividades com os diversos setores da sociedade e vamos levar uma programação para as comunidades”, revela o secretário-executivo de Gestão e Controle Ambiental, Jefferson Maciel.

Além disso, serão realizadas atividades educativas em alguns bairros do entorno das Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), envolvendo instituições locais e atividades diversas de arte educação.

O Jardim Botânico do Recife (JBR) também vai promover ações para celebrar o mês do Meio Ambiente. O equipamento ambiental vai oferecer aos seus visitantes atividades a partir do dia 06 de junho. A programação vai contar com roda de diálogo “"repensando o consumo dos objetos plásticos"; Exposição: "Produção, uso e descarte do plástico"; Exposição: “Arte Sustentável” do artista plástico Alexandre Almeida; Palestra: “Poluição por microplásticos em áreas de manguezais”, com os pesquisadores do CETENE; Caminhada ecológica - A trilha do plástico, dentre outras ações. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com todas as atividades gratuitas. O EcoNúcleo do Parque da Jaqueira também oferecerá programação especial, refletindo sobre o uso do plástico na sociedade. Nos finais de semana de junho, das 9h às 16h, serão realizadas atividades como: esquete teatral, oficina de palhaçaria e conversa sustentável com ventríloquo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia: segunda-feira (5)
Hora: 09h às 12h
Local: Museu do Forte das Cinco Pontas ( Praça das Cinco Pontas, s/n - São José)
09h - Abertura
10h - Palestra: Projeto Tapioca “ Desafios e Soluções: O Papel dos Diferentes Atores Controle à Poluição Plástica”
Palestrantes: Dr. Guilherme Ferreira e Dra. Latifa Pelage
Exposição de artesanato com material plástico da colônia de pescadores e catadores de Brasília Teimosa

Quarta-feira (7)
Hora: 09h às 12h e 14h às 17h
Local: Museu do Forte das Cinco Pontas ( Praça das Cinco Pontas, s/n - São José)
09h/14h- Palestra e Exposição - Palestra e exposição - Tubarões, do Núcleo de Educação Ambiental Prof. Fábio Hazin (NEA).
Palestrantes: Mariana Azevêdo

Quarta-feira (14)
Hora: 14h às 17h
Local: UNICAP- BLOCO G1
Palestra: Aprendizagem Baseada em jogos. Educação Ambiental com Jogos - Da Teoria à Prática
Palestrante: Daniel Nipo

Terça-feira (20)
Hora: 09h às 12h
Local: Museu do Forte das Cinco Pontas ( Praça das Cinco Pontas, s/n - São José)
09h-Palestra: Brincando com os ODS’s e Ressignificando o Plástico
Palestrante: Djanice Leonardo
09h30- Oficina de Produção de Carteiras com Tecido Plástico
Responsáveis: Letícia Teixeira, Maria Clara
10h -Palestra Plástico Precioso
Palestrante: Letícia Teixeira
10h30 -Palestra: Minimizando os Impactos do Plástico e Promovendo a Educação com Acessibilidade
11h - Palestrantes: Sandra Melo, Moises Coelho, Túlio Seabra, Iving Leonardo, Deleon Buarque, Tássio Melo, David Gadelha
Exposições de Móveis e Jogos Sustentáveis/ de produtos do Projeto Plástico Precioso/ Clube de Mães Mulheres Criativas e Cooperativa dos Catadores

Imprensa Recife

Calçamento da Rua 11, na Alameda Paulista, entra na fase final

 

Os trabalhos de pavimentação da Rua 11, na Alameda Paulista, em Maranguape II, caminham para a conclusão. O calçamento da via está sendo executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. A intervenção beneficia cerca de 500 metros que ainda não tinham pavimento. A obra também prevê a construção de linha d'água no local.

Imprensa Paulista PE

Está aberta a temporada do amor. Varejo prevê aumento na procura de presentes para o Dia dos Namorados


Mais uma data comemorativa está chegando, a mais romântica delas e o varejo já vem sentindo a movimentação. Afinal o Dia dos Namorados está entre as principais datas para o varejo brasileiro atrás apenas para o Dia das Mães e o Natal. 

A Pesquisa do Instituto Fecomercio indicou que 64,5% dos consumidores pretendem presentear a pessoa amada. Entre os lojistas, o otimismo registrado nas últimas datas comemorativas se repete. Segundo o IF, 65% dos comerciantes acreditam que as vendas serão maiores que no ano passado. Já que o mesmo estudo aponta que a intenção de presentear está entre 40,6% dos consumidores, enquanto 13,7% irão a um bar ou restaurante, 12% prepararão jantar em casa, 3% viajarão e 1,6% irão a um show ou casa noturna. Com isso, a expectativa de crescimento nas vendas é de 22,7% em comparação ao ano passado, em todos os setores. 

Esse crescimento é devido ao valor sentimental do período e a maioria dos casais ficam mais inspirados nesta época. E enorme a expectativa dos apaixonados em ganhar algum mimo na data dedicada a eles. O varejo pode dar um empurrãozinho na escolha dos presentes. Alguns segmentos merecem maior destaque no Dia dos Namorados como um jantar romântico, um café da manhã na cama e muitas declarações apaixonadas. 

Por falar em opções, se a escolha for o café da manhã ou jantar, a dica é preparar uma linda mesa. A mesa posta sempre surpreende. Cores como o vermelho, branco e rosê gold são uma ótima pedida para a data, dando um ar suave e apaixonado ao jantar. Com detalhes nesses tons, a mesa ajuda a criar o ambiente ideal para a comemoração, deixando o seu par ainda mais encantado com a sua atenção aos detalhes. 

Se a preferência for aquele lindo café da manhã na cama, já saiba que a bandeja é o item mais importante, então capriche na montagem! Pratinhos, canecas e bowls também dão suporte ao que será servido. O que também não pode faltar são as flores. Nem precisa aquele arranjo super elaborado, apenas aquela flor solitária em um vasinho já faz toda a diferença e decora sem ocupar muito espaço. E o detalhe mais personalizado é colocar na bandeja um mimo amoroso que pode ser um bilhetinho com uma frase especial ou até mesmo um porta-retrato com uma foto do casal em algum momento que ficou registrado na memória e traz uma lembrança feliz. 

Independente da escolha, jantar, café da manhã ou café na cama, pense com calma no que irá servir. Procure fazer uma lista do que o seu amor mais gosta de comer. Não precisa ser nada muito elaborado se você não domina bem a cozinha, mas escolha opções que sejam a cara de vocês dois para uma refeição gostosa! 

Mas, e os presentes? Eles são tão importantes e não podem deixar faltar. No entanto, escolher uma lembrança nem sempre é fácil isso porque os estilos e personalidades dos amados muitas vezes são diferentes e as prioridades também mudam ao longo dos anos. Prático, geek, vaidoso, engraçado, romântico, amante de gastronomia, drinks, tecnologia, esportes ou viagens, não importa! Sempre é possível encontrar o presente perfeito, seja amoroso, útil e criativo para o seu amor. 

Falando em presentes, um dos mais procurados são os personalizados. Quem não gosta daquela toalhinha com as iniciais do primeiro nome ou o apelido preferido do amor? No Home Center Ferreira Costa, ao adquirir o produto do setor de Cama mesa e banho, o bordado saí inteiramente grátis. 

E tem também os amantes dos filmes, que não perdem uma sessão juntinhos. Que tal dar uma tv nova de presente? Dê preferência para os aparelhos com telas maiores para fazer a sessão ser mais imersiva. Se quiser criar uma ambientação ainda maior, acrescente um home theater para fazer a sala de casa ter a qualidade de som de um cinema de verdade. 

Para os apaixonados por música, uma ótima ideia é investir em um amplificador de som como as caixas portáteis. Além de possuírem conectividade bluetooth, são fáceis de serem carregadas para qualquer lugar. 

Para os que gostam de beber, opte por adegas climatizadas que podem ser colocadas na cozinha ou na varanda gourmet. Os copos térmicos que são a grande sensação do momento também funcionam ou taças, para fazer aquele brinde. 

Para aqueles casais que não dispensam o verde, o setor de jardinagem tem um mix enorme de produtos para deixar o ambiente ainda mais aconchegantes.  

Além desses, nas lojas físicas ou no www.ferreiracosta.com os enamorados poderão encontrar mais de 80mil itens de produtos para deixar o dia do seu amor ainda mais feliz e memorável.  


Lula vai inaugurar Campus do IFPE em Paulista

O presidente Lula cumpre agenda em Pernambuco nos dias 6 e 7 de junho. Entre os compromissos, consta a inauguração do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no município de Paulista. 

"Essa atividade está compondo a agenda do presidente Lula em comemoração aos 20 anos do programa que revolucionou o ensino técnico e profissional no Brasil. Estou muito feliz com a celebração ser em terras pernambucanas", explica a senadora Teresa Leitão, que irá acompanhar a agenda de visita do presidente Lula a Pernambuco. 

"A democratização da Educação, com ampliação da oferta de vagas, é uma marca dos governos petistas, assim como o investimento na qualidade do ensino. Entre 2003 e 2014, os governos petistas implantaram 422 unidades de institutos federais por todo o país", lembra Teresa Leitão. 

A sede definitiva do IFPE-Paulista começou a ser construída em 2018 no bairro de Maranguape I, em terreno doado  pela  prefeitura. Tem área total de 6.401,95 m² com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, área de convivência, guarita e estacionamento. A expectativa é de atender a 1.200 estudantes da  educação profissional, científica e tecnológica. 


Beleza atrai profissionais e gente de outras áreas para empreender


O Brasil já é o quarto maior mercado consumidor do mundo de produtos de beleza, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). É um segmento promissor que vem crescendo e atraindo novos adeptos. Para aproximar ainda mais os futuros profissionais do mundo da beleza e o mercado, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) vai instalar um estande na Hairnor, maior feira de beleza do Nordeste. O evento acontecerá de domingo (04/06) a terça-feira (06/06), no Centro de Convenções de Pernambuco.

De acordo com a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Ivanacha Carneiro, o mercado da beleza se destaca na movimentação da economia do País. Ela se baseia nos dados e projeções da Abihpec: somente nos últimos cinco anos - entre 2018 e 2022-, o crescimento desse setor foi de 560% em relação aos períodos anteriores. “Percebemos que a área da beleza atraiu muitos profissionais que atuavam em outros segmentos e resolveram migrar, como também quem já trabalhava na área e precisava de mais conteúdo para empreender”, ressaltou Ivanacha.

Massagem - Nos três dias da Hairnor, alunos e professores também vão oferecer gratuitamente ao público a quick massage, uma técnica específica de massagem rápida que proporciona relaxamento. Ivanacha informou que não é necessário agendar. Basta comparecer ao estande das 11h às 20h e receber a massagem.

Formação - Desde 2012, o Unit-PE participa da Hairnor, que chega à décima terceira edição e reúne mais de 350 expositores, profissionais de diversas áreas da beleza como lojistas, esteticistas, maquiadores, manicures e diversos outros empresários, com o objetivo de trazer atualizações e aumentar os negócios. Atualmente, o Centro Universitário Tiradentes (@unit_pe) conta com o curso de graduação em Estética e Cosmética e os de pós-graduação: Tricologia e Terapia Capilar e Cosmetologia e Estética Corporal e Facial Avançada.

Ministério da Saúde e OAB Olinda visitam edição do Programa Saúde no Terreiros em Olinda

 

Uma ação especial do Programa Saúde nos Terreiros de Olinda aconteceu em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Olinda), na manhã desta sexta-feira (2), no terreiro Ilê Axé Ogodô Jeje Nagô, coordenado pelo Babalorixá Pai Brivaldo.

A ocasião contou com a presença do superintendente do Ministério da Saúde, Rosano Carvalho, e do Secretário da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-Olinda, Ramon Demétrio, além de integrantes da gestão municipal.

O programa foi idealizado em 2017 pela Prefeitura de Olinda, coordenado pela Secretaria de Saúde, e nasceu com o objetivo de garantir serviços gratuitos de saúde e cidadania para as comunidades tradicionais afroindigena do município. A iniciativa se tornou referência no País. A meta do programa é realizar mais de cinco mil atendimentos em 2023.

“Nosso trabalho vem sendo reconhecido em todos País e é fruto do comprometimento da gestão do Professor Lupércio com a saúde da população, em especial do povo de matriz afroindigena municipal”, afirmou a Coordenadora do Programa, Carmen Cavalcanti.

O superintendente do Ministério da Saúde, Rosado Carvalho, destaca a recriação da Coordenação da Saúde da População Negra. “Vir hoje em Olinda e conhecer de perto este programa é fundamental para entender as demandas dos municípios para estes espaços que historicamente foram segregados da assistência de saúde. Por isso o Ministério da Saúde recriou a Coordenação da Saúde da População Negra, que está na ponta para criar ações para o povo de terreiro e comunidades quilombolas”, afirmou Rosado Carvalho.

No terreiro, localizado no bairro de Cidade Tabajara, foram ofertados serviços de atendimento médico, testagens de HIV/Sífilis/Hepatite-B e C/HGT, mamografia, citologia, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, vacinas contra Covid-19 e Influenza, além de serviços de orientações jurídicas e atividades estéticas.

“É fundamental garantir a liberdade de crença e acesso às políticas públicas para a população negra, principalmente ao povo de terreiro. A Comissão de Liberdade Religiosa da OAB - Olinda. É preciso estar atento e vigilante para garantir as liberdades individuais de cada indivíduo”, declarou Ramon Demétrio.

Imprensa Olinda

Augusto Martins canta Chico Buarque

 

Que tal Augusto Martins cantando um samba de Chico Buarque? Que tal Augusto Martins cantando com MPB4? Que tal Augusto Martins com produção de Moacyr Luz e arranjo de Rodrigo Campello?

Você pode conferir o luxo que ficou essa gravação hoje, dia 02 de junho, em todas as plataformas digitais, de: “Que Tal Um Samba”.

É o primeiro do álbum “Minhas Digitais”, gravado no Estúdio Vale da Tijuca – que Augusto Martins construiu em sua própria casa – e a ser lançado no segundo semestre deste ano.

A ideia de regravar “Que Tal Um Samba” surgiu quando Augusto Martins saiu do show de Chico Buarque já imaginando uma nova “Roda Viva” com os precisos e preciosos vocais do MPB4, que ganharam arranjos de Paulo Malaguti Pauleira, integrante do quarteto. “Pensar no MPB4 foi natural, afinal já gravei CD com Pauleira e convivo com Aquiles há muito tempo”, explica Augusto.

Por acaso, essa foi uma música escolhida por ele, que resolveu se deixar levar pelo olhar de Moacyr Luz e entregar sua voz para canções de compositores que ele nunca havia interpretado. Vêm aí mais ousadias...

"Moacyr propôs me tirar da zona de conforto. Estou amando essa provocação! Cantar autores que eu nunca havia cantado – caso de Lulu Santos –, revisitar alguns sucessos – como “Paixão”, hit da dupla Kleiton & Kledir –e outras músicas que nem são tão conhecidas”, conta Augusto Martins, cuja versão de “Que Tal Um Samba” ganhou levada ainda mais samba do que a original de Chico Buarque.

O álbum está vindo com uma pegada mais pop, mas sem perder a elegância jamais! Augusto Martins segue chique, agora com nova sonoridade combinando instrumentos acústicos e eletrônicos. Tudo bem ao estilo contemporâneo de Rodrigo Campello, que, se já tocou com medalhões do samba – como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Cartola e Nelson Cavaquinho –, também já trabalhou com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Lenine, Fernanda Abreu e, mais recentemente, com Roberta Sá.



RJ: Atrizes Isabel Fillardis e Mel Lisboa fazem parte do corpo de jurados do Festival de Cinema de Vassouras de 2023

 

 

Um júri especializado, capacitado, com nomes relevantes e importantes no audiovisual nacional e internacional, vai se encarregar de escolher os vencedores do cobiçado Grão de Ouro, conferido aos destaques nas categorias do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café. O evento chega à segunda edição e será realizado entre os dias 16 e 24 de junho, contando com a experiência de Juliana Sakae, Deborah Osnorn, Alex Brollo, Mel Lisboa, Isabel Fillardis, Patrícia Chamon, Clarissa Keushnir, Gaultier Lee, Luiz Fabio Torres e Enoe Lopes Pontes.

Os vencedores nas categorias, Curta-metragem Ficção Brasileiro, Animação, Documentário e Regional, serão conhecidos na noite de premiação, que contará com presença de diversos expoentes do audiovisual. O encerramento do Festival destacará ainda apresentações musicais, homenagens, muita tecnologia e a entrega do Troféu Severino Sombra.