quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Conselho Federal de Psicologia critica ‘Outro Lado do Paraíso’

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou na segunda-feira (05) uma nota criticando a abordagem da novela O Outro Lado do Paraíso, da TV Globo, em relação aos temas temas abuso sexual e saúde mental. “O Conselho Federal de Psicologia entende que a telenovela, por se tratar de uma obra capaz de formar opinião, presta um desserviço à população brasileira ao tratar com simplismo e interesses mercadológicos um tema tão grave como o sofrimento psíquico de personagem cuja origem é o abuso sexual sofrido na infância”, diz a nota publicada no site do órgão.

Na trama, Laura (Bella Piero), uma jovem que sofreu abuso sexual do padrasto, Vinícius (Flávio Tolezani), quando era criança, não consegue se sentir totalmente confortável com o marido por ter ficado traumatizada. Na semana passada, a protagonista Clara (Bianca Bin) conversou com a garota e sugeriu que ela procurasse a advogada Adriana (Julia Dalavia), que consegue acessar as memórias reprimidas de uma pessoa usando técnicas de coachinge hipnose.

“São as novelas da Rede Globo que, como estratégia de elevar a audiência, frequentemente buscam embaralhar as barreiras do ficcional e do real”, continua a nota da CFP. “É consenso no Brasil de que pessoas com sofrimento mental, emocional e existencial intensodevem procurar atendimento psicológico com profissionais da Psicologia, pois são os que tem a habilitação adequada.”

“Saudamos como positiva a manifestação de diversos grupos e escolas de coaching, que, manifestando-se sobre o ocorrido, afirmaram compreender que os transtornos mentais devem ser cuidados por profissionais da saúde mental”, continua o texto. “O CFP faz um alerta à sociedade para que não se deixe iludir. As pessoas devem buscar terapias adequadas conduzidas por profissionais habilitados para os cuidados com a saúde, particularmente a saúde mental.”

Portal MSN

Olinda monta estrutura para prevenir violação de direitos das foliãs

As equipes da Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos de Olinda irão redobrar a atenção durante o Carnaval. O grupo ficará responsável pela prevenção de qualquer tipo de violação de direitos das foliãs que vão brincar nos festejos de Momo. O serviço contará com o suporte do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Márcia Dangremon.

No período diurno, das 8h às 17h, as pessoas responsáveis pelo registro de casos estarão no Centro de Defesa e Promoção de Direitos do Cidadão (CDDC), localizado na Rua do Sol, 349, no bairro do Carmo, em Olinda. No local será prestado o primeiro atendimento e o encaminhamento para delegacia, caso necessário. Depois desse horário até 22h, o serviço será feito no próprio Centro Márcia Dangremon, que fica Rua Maria Ramos, 131 – Bairro Novo. O grupo também será mobilizado para atender denúncias e esclarecimentos. O fone (81) 99204-8696 irá funcionar 24h.

A Polícia Civil também instalará uma delegacia da mulher nos dias de Momo. A estrutura será montada na Escola Sigismundo Gonçalves, na Avenida Sigismundo Gonçalves, 514 – Carmo, e também funcionará durante 24h.

Imprensa Olinda

Lojas de atendimento da Compesa não abrem no Carnaval

As lojas de atendimento da Compesa, em todo estado, não funcionarão no período das festividades de Carnaval. Do sábado (10) até terça-feira (13), todas as unidades estarão fechadas e retornam às atividades somente na Quarta-feira de Cinzas (14), com exceção das lojas de atendimento da Boa Vista, no Recife, e de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. Em função da passagem dos blocos carnavalescos pela Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, a unidade da Boa Vista será fechada mais cedo na sexta-feira (9), às 15h. A loja de atendimento de Moreno só voltará a funcionar na quinta-feira (15), por estar localizada próximo à concentração do Bloco Bacalhau do Pezão – que desfila tradicionalmente na Quarta-feira de Cinzas e atrai uma grande quantidade de foliões.

Os Expressos Cidadão também terão o funcionamento diferenciado para o Carnaval. As unidades do Parque de Exposições do Cordeiro (Recife) e do Centro da Moda, em Peixinhos (Olinda), fecham na sexta-feira (09) às 13h30 e retornam às atividades na quarta-feira (14), a partir das 13h30. Os Expressos localizados no Shopping Riomar, no Recife, e no River Shopping, em Petrolina, funcionam na sexta-feira (9) até às 14h, e ambos voltam a funcionar na quarta-feira (14), às 14 horas. Os Expressos Cidadão de Garanhuns e de Caruaru (Caruaru Shopping), no Agreste, estarão fechados no período das 12h da sexta-feira (9) até às 14h da quarta-feira (14).

A Compesa lembra que, durante todo o feriadão, os clientes podem contar com o serviço de atendimento pelo call center (teleatendimento) que funcionará 24 horas, por dia. As reclamações sobre extravasamento esgoto e vazamentos serão recebidas pelo telefone 0800 081 0185. Para os demais serviços e informações os clientes devem ligar para 0800 081 0195.

Imprensa Compesa

UniFG lança e-book gratuito sobre Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) está com inscrições abertas esta semana. A iniciativa do governo federal visa conceder bolsas de estudos parciais e integrais para candidatos interessados em estudar em instituições privadas de ensino superior. No total, estão sendo oferecidas 242.987 vagas em 2976 instituições de ensino particulares em todo o Brasil.

Com o objetivo de ajudar os vestibulandos a entender o sistema e a conseguir as bolsas, o Centro Universitário dos Guararapes (UniFG) disponibilizou um e-book gratuito para tirar as dúvidas dos estudantes. O livro eletrônico funciona como uma guia completo e de leitura objetiva para ajudar os vestibulandos a conquistar o sonho de entrar para o ensino superior.

O e-book pode ser baixado gratuitamente por meio deste link. As inscrições para o Prouni estão abertas até às 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (09).

ITEP e Facepe renovam parceria para realização de pesquisas

A pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) ganharão um novo reforço em 2018. A Facepe – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco – aprovou a continuidade dos cinco projetos que vêm sendo desenvolvidos no ITEP por pesquisadores associados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). O resultado do edital 26/2017 foi divulgado neste mês de fevereiro e também contempla projetos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).

Os projetos do ITEP têm por foco as áreas de Engenharia e Operação de Redes de Comunicação; Energia Sustentável; Engenharia Sustentável; Gestão de Tecnologia e Inovação; ​ e Sustentabilidade Ambiental. O trabalho realizado ao longo de 2017 já resultou em novos serviços e metodologias para o instituto e os Centros Tecnológicos localizados nos principais arranjos produtivos locais de Pernambuco. “Certamente, os resultados alcançados também trarão benefícios para setores estratégicos da economia de Pernambuco”, destaca o presidente do ITEP, Antonio Vaz. Para saber mais detalhes sobre o edital 26/2017, acesse o site da Facepe: www.facepe.br.

Imprensa ITEP

12 mil empresas poderão ter seus registros cancelados

Cerca de 12 mil empresas, que estão a há 10 anos ou mais sem realizar nenhum registro ou alterações em seus cadastros na Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), terão suas inscrições canceladas no próximo dia 28 de fevereiro caso não façam uma comunicação de funcionamento. Com o cancelamento, a empresa perde o direito ao seu nome empresarial.

“Para evitar isso, as empresas necessitam comunicar que desejam manter-se em funcionamento, paralisar temporariamente suas atividades ou, ainda, arquivar alteração contratual em caso de modificação dos dados da empresa”, afirma a presidente da Jucepe, Taciana Bravo, a comunicação deve ser feita por meio do portal da Jucepe (www.jucepe.pe.gov.br).

A relação com o nome das empresas que estão há 10 anos sem dar entrada em qualquer documento também pode ser consultada no site da Jucepe. 

Quem não cumprir as exigências no prazo, terá o seu registro empresarial cancelado administrativamente, a empresa será declarada inativa e perderá automaticamente a proteção do nome empresarial.

O cancelamento administrativo tem como objetivo atualizar o Cadastro Nacional de Empresas Mercantis – CNE e ampliar a utilização de nomes empresariais. Após o cancelamento, a Jucepe comunicará automaticamente às autoridades arrecadadoras – Receita Federal, Receita Estadual, INSS e Caixa Econômica Federal. O cancelamento das empresas inativas é feito com base na Lei Federal 8.934/1994.

Foliões serão orientados a trocar garrafas de vidro por recipientes de plástico durante o Carnaval de Olinda

A Secretaria de Meio Ambiente, Urbano e Natural de Olinda montou um esquema para que os foliões que vão brincar o Carnaval no Sítio Histórico possam trocar as garrafas de vidro por copos descartáveis ou recipientes de plástico. A ação foi desenvolvida durante as prévias na cidade, quando foram recolhidos cerca de mil vasilhames de vidro por dia. Serão dez pontos de bloqueios montados nos principais focos de animação.

Os ambulantes cadastrados pela Prefeitura de Olinda foram previamente advertidos a comercializar bebidas em latas de alumínio ou garrafas de plástico. Mesmo com os locais de recolhimento previamente definidos, agentes de Controle Urbano do município estarão espalhados pelos corredores da festa para convencer quem for flagrado usando garrafa de vidro a realizar a troca. A medida é uma forma de oferecer segurança aos próprios foliões.

A ação conta com o apoio das secretarias de Segurança Urbana e Transportes e Trânsito da cidade. Além disso, a prefeitura mantém parcerias com a Pitú, empresa que vai fornecer as garrafas plásticas e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocencipe) e Associação dos Recicladores de Olinda, que ficarão responsáveis pelo recolhimento de todo material de vidro, gerando emprego e renda para catadores que foram capacitados para atuar no trabalho de reciclagem.

Imprensa Olinda

As Kallinas no Hospital Miguel Arraes

A rotina do Hospital Miguel Arraes (HMA) foi alterada, por cerca de uma hora, nessa terça-feira (06). Com a chegada do carnaval e como acontece todos os anos, a unidade realiza uma sensibilização voltada para a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids junto a funcionários, pacientes e acompanhantes. Na ação deste ano, a atração foi o Grupo Artístico Sócio-cultural Kallinas, que se apresentou pela manhã, no hall da recepção do prédio da Administração.

A atividade teve início com uma explanação da enfermeira Thássia Azevedo, gerente do Núcleo de Epidemiologia (NEPI/ HMA), sobre a importância de se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis: “o uso do preservativo continua sendo a principal forma de proteção contra essas infecções, principalmente nesta época do ano. Devemos nos cuidar para evitar problemas futuros”, alertou. O NEPI teve o apoio do Serviço Social do HMA para a ação.

Em seguida, a vocalista do Kallinas, Luciene Pimentel, falou um pouco sobre a história do grupo, conhecido anteriormente por Conxitas, mas que desde 2016 se apresenta com o novo nome. Formado só por mulheres, dentre suas nove integrantes está a ouvidora do HMA, Juliana Santos, na ala da alfaia. Sem o traje do grupo, mas com muito ritmo, Juliana também participou da apresentação, que durou 40 minutos e reuniu dezenas de pessoas. Durante o show das meninas foram distribuídos preservativos e material informativo ao público.

Com informações da jornalista Iana Gouveia

Carnaval gera emprego e renda para catadores de Olinda

Cuidar do meio ambiente, gerar oportunidade de renda durante os dias de Carnaval, esses são os objetivos da parceria que a Prefeitura de Olinda está mediando junto com cooperativas de catadores. Serão aproximadamente 150 pessoas capacitadas para atuar no recolhendo de materiais como latinhas de alumínio e garrafas plásticas. Materiais muito descartados durante a folia e que podem gerar transtornos para a manutenção da cidade se não tiverem o destino correto. 

Duas bases de recolhimento vão funcionar na Praça do Carmo, um dos pontos centrais da festa. Para este trabalho, além da Secretaria de Meio Ambiente, com a Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental; participam a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocencipe) e a Associação dos Recicladores de Olinda (ARO).

Os catadores passaram por curso de capacitação e no próximo sábado terão um café da manhã antes de começar a trabalhar. O diretor de diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Prefeitura de Olinda, Cristiano Carrilho, destaca que a iniciativa é fundamental para a cidade.

"Ganham todos com a destinação correta. O que iria entupir galerias, canais e outros locais segue para cooperativa, é tratado e reciclado. Os catadores ganham com a venda. Uma boa renda é possível conseguir com a grande quantidade recolhida", afirmou. No último domingo (04.02) ele coordenou uma ação de conscientização durante as Virgens do Bairro Novo. 

Imprensa Olinda

I Expoagro Gravatá

Estão abertas as inscrições para a I Expoagro Gravatá, que acontecerá de 21 a 25 de fevereiro reunindo criadores de ovinos, caprinos e de cavalos da raça mangalarga marchador. No evento, haverá julgamentos e comercialização de animais de alta linhagem genética, além de cursos e treinamentos em áreas ligadas à pecuária.

Também faz parte da programação a I Expo Jipe Gravatá, evento no qual os principais grupos de off-road de Pernambuco e da Paraíba estarão competindo em um rally com mais de 50 veículos, que percorrerão as trilhas da região.

Além disso, a Expoagro contará com a participação de expositores de diversos segmentos, que apresentarão em seus estandes máquinas, tratores, veículos, rações e implementos agrícolas. Na área de exposições também haverá uma praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes.

O evento é uma realização da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), em parceria com a Associação Pernambucana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apecco), Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Pernambuco, Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Gravatá, Associação de Pilotos e Navegadores de Rally de Pernambuco e com apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá. Informações e inscrições: SNC (81 3228.4332) , Apecco (81 3445.6344) e ACCMMPE (81 3227.1457 - 97102.9991).

Frevo solidário em Olinda

Em Terra de Gigantes, a Secretaria de Educação de Olinda festeja o Carnaval em ritmo solidário. Nesta quinta-feira (08.02), ao meio-dia, professores, técnicos e funcionários ligados à prefeitura cairão na folia com foco nas pessoas de baixa renda. Diferente dos anos anteriores, os foliões trocarão dois quilos de alimentos não perecíveis por um abadá da troça carnavalesca “É só Querer”, fundada em 1985. 

Os foliões percorrerão as principais ruas do Sitio Histórico para disseminar irreverência e sensibilizar o público para a causa da fome. A concentração ocorrerá no pátio do Mosteiro de São Bento. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições filantrópicas do município. 

Imprensa Olinda