terça-feira, 28 de maio de 2013

Homem é preso em flagrante por violência doméstica em Garanhuns

A Polícia Civil de Pernambuco, através da Delegacia da Mulher de Garanhuns, prendeu em flagrante na manhã de hoje (28), um homem acusado de praticar violência doméstica contra a companheira. Os policiais civis investigavam uma denúncia de cárcere privado quando realizaram a prisão de Paulo Roberto Bueno, de 57 anos. De acordo com a delegada Debora Bandeira de Melo, o suspeito havia acabado de ameaçar a mulher, uma jovem de 23 anos. “Ela informou aos agentes que o suspeito havia ameaçado agredi-la. Diante da informação ele foi conduzido à delegacia”, explicou.
Em depoimento, a mulher confessou várias agressões físicas e morais já praticadas por Paulo Roberto. O casal tem uma filha de 2 anos. A delegada Debora Bandeira disse ainda que o suspeito costumava também ameaçar a família da vítima. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de ameaça combinado com a Lei Maria da Penha. Por ser afiançável, a delegada arbitrou o valor de R$ 5 mil. Como não pagou a quantia, Paulo Roberto seguiu para a Cadeia Pública de  Garanhuns, á disposição da justiça local.
Polícia Civil de Pernambuco

No Feriado de Corpus Christi, comércio e indústria trabalham normalmente no Recife

No dia 30 de maio, deste ano, é comemorada a data religiosa de Corpus Christi. No Recife não é feriado e o comércio, a indústria e demais empresas do setor privado funcionarão  normalmente. Por ser feriado municipal em algumas cidades das regiões Sul e Sudeste do País os bancos fecham e as instituições públicas têm ponto facultativo.

Comércio aberto aos domingos -  - Entre as épocas do ano de maior representatividade para o comércio, o mês de junho aparece em segundo lugar. O Dia dos Namorados e os festejos de São João e São Pedro são determinantes para alavancar as vendas nesse período. Para proporcionar mais comodidade aos clientes e consumidores que frequentam o comércio do Centro da Cidade nessa época, as lojas estarão abertas nos domingos 09 e 16 de junho, das 9h às 17h.

CDL/Recife

SecMulher promove Formação de Educadoras para o Chapéu de Palha Mulher Pesca Artesanal.

A Secretaria Estadual da Mulher promoveu durante dois dias (27 e 28)  a oficina de formação com educadoras sociopolíticas do curso de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata, do Projeto Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal. A capacitação preparatória para a execução do projeto ocorreu no Convento Dorotéias, com a participação de 38 educadoras. Na programação do evento, além de palestras, constou debates e formação de grupos de trabalho.
No primeiro dia do evento, as educadoras assistiram a três palestras. A primeira foi ministrada pela Secretária da Mulher Cristina Buarque sobre o tema Gênero e Feminismo; o segundo tema, sobre o Racismo, foi abordado por Vera Baroni, do Comitê Estadual de Igualdade Racial – Cepir. Já Maria José, da Comissão Pastoral de Pescadores, que tratou sobre o Contexto da Pesca. Também foram tratados os temas : Feminização da AIDS, Saúde Reprodutiva e sexualidade e Gestão Produtiva e Economia Solidária.
Para a Gerente de Articulação e Interiorização das Ações Temáticas da SecMulher, Márcia Aguiar, essesencontros têm se tornado um dos pontos altos do Chapéu de Palha Mulher, pois permite um diálogo constante entre a secretaria, as organizações parceiras (que atuam na perspectiva da promoção da igualdade de gênero) e as educadoras e recreadoras que facilitam o processo junto às pescadoras e as crianças.
Além dessa oficina, outras já estão agendadas. Nos dias 03 e 04 de junho 35 Instrutoras da RMR, do agreste e sertão vão participar do curso de gestão social, produtiva e econômica, que será realizada em Recife;  nos dias  13 e 14 de junho, cerca de 40 recreadoras e educadoras participarão do curso de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo do agreste e sertão, a ser realizado em Arcoverde; e nos dias 19 e 20, cerca de 65 recreadoras das regiões das matas e RMR, serão capacitados nos cursos do projeto Chapéu de Palha Mulher Pesca Artesanal.
Este ano, o projeto contemplará 2.975 pescadoras do litoral e interior do Estado e 1.800 crianças em atividades socioeducativas. A previsão é de que o Chapéu Palha Mulher Pesca Artesanal comece no mês de julho. A SecMulher atua em conjunto com a Organização não Governamental - Fase, coordenadora do Projeto Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal, e mais oito ONGs executoras: Grupo Curumim; Casa da Mulher do Nordeste; Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste; Gestos; Oásis; SOS Comunidade; Associação Sítio Angélica; e Associação Lourenço Gomes da Silva. 
Secretaria da Mulher de Pernambuco

Boatos "matam" Pelé

Uma brincadeira de péssimo gosto, ou como os internautas costumam chamar, "trollagem", agitou as redes sociais na tarde desta terça-feira (28). Plantado pelo Twitter, o boato sobre a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, de 72 anos, acabou repercutindo. Mas a "brincadeira" consistia em linkar matérias sobre mortes de outras pessoas com o mesmo apelido, como o funkeiro MC Pelé, morto há quatro anos. O boato foi parar nos Trending Topics do Twitter e o cronista esportivo Milton Neves foi categórico ao comentar o assunto pelo Twitter:



Itep reabre inscrições para seleção de 41 alunos do CT Moda‏

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco, por meio da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica (UEPT), reabriu as inscrições para a seleção de alunos para vagas remanescentes dos cursos técnicos em Química e em Modelagem do Vestuário, oferecidos no Centro Tecnológico da Moda (CT Moda), em Caruaru. São 14 vagas para o curso de Modelagem do Vestuário e 27 vagas no curso de Química.  
As inscrições devem ser feitas, de forma presencial, na sede do CT (Rua Dalto Santos, 319, Bairro São Francisco, Caruaru), até o dia 11 de junho, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição neste processo seletivo. O edital do processo seletivo e sua errata estão disponíveis no site do Itep – www.itep.br. 
O candidato deve ser aluno regularmente matriculado na 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio; e ter participado do processo de seleção de 2012 e seu nome constar da lista de desclassificados por nota. 
A seleção consistirá na realização de prova objetiva (tradicional), no dia 13 de junho, das 9h às 12h, na sede do CT, abrangendo conteúdos das disciplinas de Português, Matemática e Redação, ambas em única fase. O resultado será divulgado no dia 17 de junho. As matrículas ocorrerão no dia 18 de junho e a matrícula dos remanejados no dia 19.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Planos de saúde terão que oferecer medicamentos orais para tratamento domiciliar do câncer

A partir de janeiro de 2014, planos de saúde que atuam no país terão que ofertar 36 medicamentos orais indicados em terapias contra o câncer, usados por pacientes em tratamento domiciliar. A mudança faz parte da ampliação do rol de procedimentos obrigatórios a serem ofertados pelas operadoras.
A medida foi anunciada hoje (28) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Ministério da Saúde. De acordo com o diretor-presidente da ANS, André Longo, esses serviços passam a vigorar após consulta pública e aprovação da resolução normativa.
Segundo o dirigente, a consulta pública não vai alterar a decisão de oferecer os medicamentos orais, podendo servir para ampliar a lista divulgada hoje. “Nossa expectativa é de ampla participação da sociedade. No último rol, realizado de dois em dois anos, a ANS conseguiu mais de 6 mil contribuições”, informou. O anúncio teve a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os remédios têm 54 indicações contra o câncer, entre esses os de próstata, mama, pulmão, rim, estômago e pele, câncer colorretal, leucemia e linfoma. Os medicamentos servem de alternativa ou de complemento a outros tratamentos, como a quimioterapia tradicional e a radioterapia.
Pelo rol atual, os planos de saúde só são obrigados a conceder o tratamento oral contra o câncer em locais de serviço de saúde (hospitais e salas de quimioterapia). De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a inclusão de novas tecnologias e medicamentos no rol de procedimentos dos planos de saúde não deve provocar reajuste para o consumidor.
“Esse não é o principal fator que eleva o preço do plano de saúde. Novos procedimentos não são o principal fator de elevação de preços. Isso não pode ser justificativa para não darmos aos usuários direito ao melhor tratamento que possam ter”
Segundo explica André Longo, a partir de agora, cada plano deverá estabelecer sua lógica de distribuição dos remédios – distribuição direta; definição de convênios com farmácias privadas; ou criação de mecanismos de reembolso aos pacientes.
Ainda de acordo com as novas regras, a operadora não poderá limitar a quantidade de medicamentos usada pelo paciente. Ele terá direito ao volume prescrito pelo médico, enquanto durar o tratamento.
Outras mudanças do novo rol incluem o aumento do número de consultas com nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Já o exame PET (sigla em inglês para Tomografia por Emissão de Pósitrons, em tradução livre) Scan, empregado para o monitoramento do câncer, teve uso estendido de três para oito indicações.
A lista inclui um total de 80 procedimentos médicos e odontológicos entre medicamentos, exames, cirurgias e terapias, e expande as indicações de outros 30 itens já ofertados pelas operadoras.
O Rol de Procedimentos e Eventos de Saúde é obrigatório para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei 9.656/98 e está disponível para consulta pública no site da ANS. Podem contribuir a sociedade civil, médicos e especialistas no período de 7 de junho a 7 de julho.
A atualização da lista é feita a cada dois anos, na tentativa de garantir o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças por meio de técnicas que possibilitem o melhor resultado, seguindo critérios de segurança e eficiência.

Agência Brasil

Polícia Civil prende acusado de roubo e receptação

A equipe Malhas da Lei da Área Integrada de Segurança de Goiana juntamente com policiais civis da Delegacia de Carpina prenderam na manhã desta terça-feira (28), Gleybson Carlos Marques Pessoa, conhecido como “Guêba", de 26 anos. Ele é acusado de roubo, receptação e desmanche de carros.
Desde a prisão de seu comparsa conhecido por “Rogério Mago” - preso no mês passado em Carpina por policiais da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furtos de Veículos - Guêba estava foragido. Após investigação, ele foi localizado na residência da tia situada no bairro das Três Marias, em Carpina, Zona da Mata Norte.
O acusado foi preso em cumprimento de mandado judicial e foi recolhido ao Centro de Observação Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
Polícia Civil de Pernambuco

Filme com temática gay recebe a Palma de Ouro em Cannes

filme francês A vida de Adèle, do diretor Abdellatif Kechiche, ganhou hoje a Palma de Ouro do 66ºFestival de Cannes. O diretor e as protagonistas do filme, Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, foram longamente aplaudidos pela platéia por esse filme que conta uma história de uma garota de 15 anos que se apaixona por outra moça. 
A Palma de Ouro foi conquistada no mesmo dia em que os opositores a lei que permite o casamento gay manifestam em Paris. O presidente do Jurí, o diretor norte-americano Steven Spielberg, negou que a decisão tenha sido política, alegando que se trata de "uma grande história de amor que carrega uma mensagem muito positiva. E a propósito, as personagens não se casam". 
A película dos irmãos Ethan e Joel Coen, Inside Llewynconquistou o Grand Prix do Festival, enquanto o premio para a melhor direção ficou com o mexicano Amat Escalante pelo filme "Heli". O prêmio para a melhor interpretação feminina foi para Beatrice Bejo, por O passado de Farhadi, enquanto Bruce Dern foi apontado como o melhor ator, pela atuação no filmeNebraska. O Prêmio do Júri ficou com Tal pai, tal filho, do diretor japonês Hirokazu Kore-Eda.
Jornal do Brasil

Aécio diz que Dilma deve pedir desculpas por boatos sobre fim do Bolsa Família

O novo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse nesta terça-feira que a presidente Dilma Rousseff deve um pedido de desculpas ao povo brasileiro pelo episódio recente envolvendo o programa Bolsa Família e a Caixa Econômica Federal. "Creio que, nesse instante, a sra. presidente deve um pedido de desculpa formal a todos os brasileiros", disse, em Brasília, ao lado da nova Executiva do partido. "O grave é falsear a verdade, omitir as informações. Como disse o líder Carlos Sampaio (PSDB-SP), a própria PF (Polícia Federal) já sabia que esses pagamentos haviam sido antecipados (pela Caixa Econômica). Trafegamos durante toda a semana com informação não verdadeira", disse.

Nesta segunda-feira, 27, o governo admitiu erro ao não informar aos beneficiários a antecipação da data de saques, que, segundo Jorge Hereda, presidente da Caixa, ocorreu devido a uma imprecisão de informações . Integrantes da gestão Dilma Rousseff admitiram que seguraram por pelo menos quatro dias a informação de que os recursos do programa social foram liberadospara saque na véspera da corrida aos bancos, iniciada no dia 18.
A Caixa nega, porém, que a liberação excepcional de recursos do Bolsa Família na véspera tenha motivado os boatos sobre o fim do benefício e causado a corrida ao banco. Já a oposição diz que esse pode, sim, ter sido o motivo do pânico. "O que cada vez fica mais claro é que houve um ação descoordenada da Caixa que levou todo aquele tumulto que não foi assumido com a coragem daqueles que cometem equívoco", avaliou o tucano.
Aécio destacou que, tanto na Câmara como no Senado, foi convidado o presidente do banco, Jorge Hereda, para dar explicações sobre o caso. Na Câmara, serão chamadas a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Segundo ele, Rosário "acusou de forma irresponsável a oposição" como autora dos boatos. "A presidente está na obrigação de pedir desculpas públicas aos brasileiros pelo ocorrido e pela omissão da verdade protagonizada pela Caixa", reforçou.
Portal IG

Tiririca muda de ideia e afirma que continua na política

O deputado Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, vai continuar na vida política. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo deputado, que recebeu o maior número de votos do País no pleito de 2010, com mais de 1,3 milhão de votos no Estado de São Paulo.
Após reunião com a cúpula nacional do partido, ele afirmou que pensou muito sobre o apelo das pessoas para que ele continuasse na política e acabou se decidindo. "Continuo, estou firme, com vontade. No começo, foi complicado, mas eu vi como funciona a política", disse.
O deputado não quis informar se será candidato à reeleição, já que isso poderia configurar propaganda eleitoral antecipada. "Pode ser até candidato a outro cargo", afirmou o líder do partido na Câmara, Anthony Garotinho (PR-RJ). Segundo o líder, o partido fez pesquisas de opinião e o nome de Tiririca ficou muito bem avaliado para diversos cargos.
A partir de junho, Tiririca inicia uma caravana de 50 reuniões em 50 cidades no Estado de São Paulo. O mote da campanha será "Deputado 100%". Tiririca é um dos sete deputados a comparecer a todas as sessões na Câmara.
Ele informou ainda que, após ter o pedido de ganhar um programa exclusivo na Rede Record negado, decidiu pedir rescisão de contrato na emissora e terá mais tempo para a vida política.
No início de 2012, o nome de Tiririca foi sondado para candidatura à prefeitura de São Paulo, mas o projeto não decolou. Em fevereiro deste ano, o deputado chegou a dizer ao jornal britânico Financial Times que estava desestimulado com a política e que não pretendia se candidatar à reeleição. 
Estadão

Estudo avalia impacto do Programa Bolsa Família na redução da mortalidade infantil

Estudo inédito avalia a relação entre o Programa Bolsa Família (PBF) e a redução da mortalidade entre crianças brasileiras menores de cinco anos.
A pesquisa, que se concentrou no estudo do período de 2004 a 2009, teve como objetivo avaliar o efeito do PBF sob as taxas de mortalidade em crianças menores de cinco anos nos municípios brasileiros, centrando-se em causas associadas à pobreza, como a desnutrição, diarreia e infecções respiratórias, além de alguns dos potenciais mecanismos intermediários, tais como vacinação, assistência pré-natal e internamentos hospitalares.
Dados de quase três mil municípios brasileiros e avançados métodos analíticos foram utilizados.
De acordo com os resultados da pesquisa publicada na revista The Lancet, o Bolsa Família reduziu de 17% a mortalidade geral entre crianças nos municípios onde tinha alta cobertura, sendo que esta redução foi ainda maior quando considerou-se a mortalidade especifica por algumas causas como desnutrição (65%) e diarreia (53%).
O Programa Saúde da Família (PSF) contribuiu também na redução da mortalidade em menores de cinco anos em efeito sinérgico com o PBF.
A explicação do efeito do PBF é que o aumento da renda possibilitada pela transferência de benefícios permite o acesso a alimentos e outros bens relacionados com a saúde. Esses fatores ajudam na redução da pobreza das famílias, melhora as condições de vida, elimina as dificuldades no acesso à saúde e consequentemente, contribui para diminuição das mortes entre crianças.
A pesquisa foi conduzida por Davide Rasella, mestre em saúde comunitária e doutor em saúde pública pela UFBA como parte do seu programa de doutorado, e contou com a colaboração de diversos pesquisadores, entre os quais Romulo Paes-Sousa, PhD em epidemiologia ambiental pela Universidade de Londres, coordenador do Centro Rio+ para o Desenvolvimento Sustentável, uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o governo brasileiro, e pesquisador associado do Institute of Development Studies, University of Sussex, Brighton, UK.
ONU Brasil

SDS lança nota oficial sobre imagens do caso Sérgio Falcão

O Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, ficou surpreso com as imagens da perícia realizada pelo IC no caso Sergio Falcão, exibidas no Programa Cardinot na data de hoje (28). Ele garante que as imagens não partiram do Centro Integrado de Comunicação - CICOM e nem tão pouco dos Órgãos Operativos desta Secretaria. De imediato o Secretário de Defesa Social determinou ao Corregedor Geral da SDS, Sidney Lemos, a apuração dos fatos.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Total de inscritos no ENEM atinge 7,8 milhões

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou hoje (28) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contabilizou 7.834.024 milhões de inscritos. As inscrições foram encerradas às 23h59 de ontem (27). Ao apresentar o número recorde de inscrições no exame, Mercadante disse que há “um tsunami por mais educação ” no país.
O ministro lembrou que nem todos os inscritos efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, processo que confirma a participação do candidato no exame e mostra o número de exato de quantos farão a prova. O prazo para o pagamento vai até amanhã (29). O número de inscritos neste exame supera o de candidatos inscritos na edição do ano passado (6,495 milhões) e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.   
Segundo Mercadante, ontem, o site do Enem chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora. Apesar de o site ter sofrido dois ataques de hackers – um pequeno e um médio –, o processo não foi prejudicado, disse o ministro.   
O Exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação.
O número supera o de candidatos inscritos no ano passado que foi de 6,495 milhões, e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.
Agência Brasil

Pesquisadora pernambucana revela na comissão da verdade que serviu de "cobaia" em aulas de tortura

A historiadora Dulce Pandolfi, presa e torturada na década de 1970, durante a ditadura militar, afirmou em depoimento à Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28), que foi "cobaia" em aulas de tortura para agentes do Estado. "Dois meses depois da minha prisão e já dividindo a cela com outras presas, servi de cobaia para uma aula de tortura. O professor, diante de seus alunos, fazia demonstrações com o meu corpo. Era uma espécie de aula prática com algumas dicas teóricas", disse, ao contar que um médico chegou a examiná-la depois que ela começou a passar mal para garantir que ela resistiria até o fim da aula.

Dulce, que fazia parte do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Universidade Federal de Pernambuco quando foi presa, contou que levava choques elétricos pendurada em um pau de arara, enquanto o professor dizia que aquela era a técnica mais eficaz. Ela foi levada para o quartel do Exército da rua Barão de Mesquita, na Tijuca, zona norte do Rio, onde funcionava o DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna). Depois, foi transferida para o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), na rua da Relação, no centro. Ela ficou um ano e quatro meses presa.
Para a historiadora, o principal papel da comissão é garantir que a existência da tortura por parte do Estado não seja esquecida. "É muito duro lembrar toda essa situação, mas é fundamental para que possamos construir um país mais justo e humano", disse.
Hoje ela é pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas.
Com informações do Portal UOL

Eduardo Campos cobra mais investimentos na educação para tirar dependência do Bolsa Família

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), cobrou do governo federal nesta segunda-feira mais investimentos na educação e iniciativas que livrem as famílias de baixa renda da dependência do Bolsa Família. Campos participou hoje de um encontro no Recife com 300 vereadores do seu partido, onde foi recebido como candidato à presidência. Adesivos com um sorridente Eduardo Campos, de camisa vermelha, e o slogan "Brasil pra frente, Eduardo Presidente" foram distribuídos entre os participantes do encontro, embora ninguém tenha assumido quem os providenciou.

O Globo - Repórter Letícia Lins

Pernambuco tem quase 10 mil tratamentos de Tamiflu em estoque

A prescrição e o acesso rápido ao Fosfato de Oseltamivir, medicamento conhecido comercialmente como Tamiflu é uma das principais recomendações do Protocolo de Tratamento de Influenza 2013, manual que orienta e atualiza a conduta dos profissionais de saúde no manejo da doença.  Para atingir sua eficácia máxima, o antiviral deve ser tomado nas primeiras 48 horas após o início da doença. Mesmo ultrapassado esse período, o Ministério da Saúde indica a prescrição do antiviral. 
O Ministério da Saúde possui estoque estratégico do Oseltamivir e mantém todos os estados abastecidos. Neste ano, foram enviados às secretarias estaduais 1.074.180 tratamentos do medicamento na fórmula adulto (75mg) e 162.900 caixas de uso pediátrico. Os estados, no entanto, já possuíam estoque do medicamento. Cada caixa contém 10 comprimidos, suficientes para um tratamento completo.
Ao estado de Pernambuco foram enviados, neste ano, 80 caixas de Oseltamivir na fórmula para adultos (75 mg). Além disso, o estado possui em estoque 9.199 tratamentos para adultos, 525 de 30 mg e 258 de 45 mg para uso pediátrio (fórmula infantil). Técnicos do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde monitoram os almoxarifados estaduais e, caso haja necessidade ou novas solicitações, mais remessas serão enviadas.
O medicamento é oferecido gratuitamente na rede pública e reduz complicações e óbitos pela doença. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomenda aos estados e municípios que facilite o acesso ao medicamento. Para isso, sugeriu que o antiviral seja disponibilizado em todas as unidades de saúde, nas UPAs e nos prontos socorros. Para retirar o antiviral, basta apresentar a prescrição médica emitida tanto por médicos da rede pública como da rede privada.
O medicamento é recomendado a pessoas integrantes dos grupos que tenham condição ou fator de risco e que apresentem sintomas de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - como crianças menores de dois anos, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, obesos e doentes crônicos - devem tomar o medicamento mesmo que não ocorra o agravamento da doença “O tratamento deve ser iniciado de imediato. Não se deve esperar a confirmação laboratorial ou o agravamento do caso”, explicou o ministro. 
Ministério da Saúde

Câmara aprova Medida Provisória que garante redução da conta de luz

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira, 28, a Medida Provisória 605, que permite o uso de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para compensar descontos concedidos a alguns setores e viabilizar a redução da conta de luz.

A transferência de recursos da CDE é para o pagamento das usinas térmicas. Sem esse repasse, fica praticamente inviabilizada a redução da tarifa de energia elétrica, em vigor desde janeiro deste ano.
Apenas uma emenda, proposta pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), foi aceita na votação da MP 605. Essa emenda determina que as concessões anteriores ao decreto 5.163, de 2004, terão seu prazo de vigência contado a partir da emissão de licença ambiental prévia. Os outros destaques foram rejeitados. Aprovada a redação final, a medida provisória segue agora para o Senado.
Também está encaminhada a votação da MP 601, que estende a vigência do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) até o final de 2017. Esse regime devolve às empresas parte dos tributos com base no faturamento com exportação. Além disso, a MP 601 amplia a desoneração da folha de pagamentos para os setores da construção civil e do varejo.
As duas MPs ainda precisam passar pelo Senado até segunda-feira, para não perderem validade. Lá, no entanto, ainda não se sabe se haverá tempo hábil para votá-las em razão da promessa feita pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), há cerca de duas semanas, que não mais aceitaria medidas provisórias que chegassem da Câmara com menos de sete dias de validade.
Estadão

Almir Rouche participa do programa Encontro com Fátima Bernardes

O cantor pernambucano Almir Rouche participa na manhã desta sexta, dia 31, do programa televisivo global “Encontro com Fátima Bernardes”. Além de divulgar o seu trabalho, o artista abordará sobre os festejos juninos da capital pernambucana, além de fazer uma homenagem a Luiz Gonzaga, Anastácia e Dominguinhos. 

Oscar Schimidt luta contra um câncer no cérebro

Maior jogador de basquete da história do Brasil, Oscar Schmidt, 55, atualmente tem se submetido à quimioterapia para tratar de um câncer no cérebro. O ex-atleta, inclusive, passou por uma cirurgia no fim do mês de abril no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para a retirada de um tumor.

Apesar de a família não divulgar oficialmente a informação, o técnico Zé Boquinha contou ao canal “ESPN Brasil” - onde trabalha como comentarista - que Oscar confirmou a doença para ele nesta segunda (27):

— Estou acostumado a ligar para o Oscar e ele fica todo vibrante, gosta de um papo, mas ontem eu o senti muito preocupado. Ele passou detalhes para mim e realmente estou muito chateado. Tomara que com a raça e a disposição, ele supere esse problema novamente.


Em 2011, Oscar teve um problema semelhante e precisou operar a cabeça para a retirada de um tumor, que à época foi diagnosticado como benigno. Na ocasião, ele chegou a desmaiar enquanto estava em uma banheira de um hotel em Orlando, onde passava férias.

Recordista mundial de pontuação no basquete, com 49.703 pontos, Oscar disputou cinco Olimpíadas. Apesar de ter sido cestinha em três delas, ele jamais conseguiu uma medalha.

Especialista em arremessos de três pontos, o potiguar foi fundamental para a histórica vitória do Brasil sobre os Estados Unidos na decisão do Pan de Indianápolis, em 1987, quando os americanos perderam pela primeira vez na história atuando na condição de donos da casa. Atualmente está como comentarista esportivo da TV Record


Portal R7

Forrozão Santroppe no Arraial da DownTown

A banda Forrozão Santroppê será uma das atrações da festa “Arraial da Downtown”, neste sábado, dia 1º, a partir das 22h. O evento, que acontece pelo sexto ano consecutivo, conta ainda com as bandas Soul Sertanejo, No Falo Americano, Ciranda de Maluco, São Roque e muito mais.
Para o repertório, a banda promete tocar seus grandes sucessos, como a nova música intitulada “Ching Ling”, “Pianinho, Caladinho”, este último fazendo o maior sucesso no seriado A Grande Família e demais hits do forró estilizado.
                Os ingressos para o show já estão à venda nas lojas Chili Beans, Academia Hi, Laça Burguer e na bilheteria do local por R$ 30. Mais informações pelo fone (81) 3424 – 6317

Sargento do Corpo de Bombeiros ajuda em um parto por telefone

Um parto conduzido pelo telefone. Foi assim que um sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco ajudou uma gestante de 22 anos a dar à luz uma menina na tarde do último domingo (26), na Região Metropolitana do Recife. Foram cerca de 12 minutos acompanhando as contrações até o parto. O sargento Fernando Guadalupe, que completa 30 anos na corporação no próximo dia 12 de julho, é despachante do Centro Integrado de Operações de Defesa Social, o Ciods (193), profissional que confirma dados de uma ocorrência e orienta até o resgate chegar. Confira o áudio da ligação no box acima.
A ligação chegou ao 193 às 14h15 e foi repassada ao sargento Guadalupe, que começou a orientar a amiga da gestante. A bolsa dela já tinha estourando e a mulher sentia as contrações do parto. "Eu fiquei mandando ela repassar as orientações à parturiente, como fazer respiração, fazer força, assepsia das mãos, pegar panos limpos para receber a criancinha. Fiquei acalmando a pessoa que estava falando comigo, porque ela estava um pouco nervosa. Aos poucos, ela foi se tranquilizando. Quando ela viu a cabeça da criança, eu disse 'agora que eu preciso de você mais'. Foi muito emocionante quando escutei o chorinho do bebê", contou.
A mãe da criança, Érica Fabiana da Silva, é desempregada e já tem outro filho, um menino de quatro anos. Ela conta que não fez pré-natal e não esperava que o parto fosse acontecer neste domingo, aos oito meses de gestação. "Eu acordei já sentindo dores e fui para a casa da minha irmã, depois para a da minha amiga. Quando a bolsa estourou, ela ligou para o bombeiro, que ajudou muito, porque estava muito nervosa, queria nem deitar. Ele acalmou a gente, foi muito importante", disse Érica, que batizou a menina de Cailane.
De acordo com o sargento, os bombeiros passam por treinamento para lidar com emergências como esta. "Temos até um manual na mesa da gente. Foi o primeiro parto que fiz nesses 30 anos. Semana passada teve um bebezinho engasgado que ajudei a salvar, em Maranguape [em Paulista, no Grande Recife]. Eu não conheço a mãe nem a criança, mas quem não tem curiosidade?", disse. Guadalupe tem um casal de filhos e conta, curiosamente, que não acompanhou os partos, pois estava de plantão nas duas ocasiões.
A gestante Érica Fabiana o bebê foram socorridas pelo Samu ao Hospital Tricentanário, em Olinda. Elas passam bem e devem receber alta nesta terça-feira (28).
Portal G1

Presidente nacional do PSTU comanda debate no Recife

No próximo dia 06 de junho, às 19h, o presidente nacional do PSTU, o ex-presidenciável José Maria de Almeida, estará fazendo um debate no Recife. O tema é 10 anos de governo: para quem a estrela do PT brilhou?. O debate acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, que fica na Rua Bispo Cardoso Ayres, 111, Boa Vista.

Assessoria de Comunicação PSTU/PE