domingo, 29 de maio de 2022

Serviços Públicos no Recife nesta segunda (30)

 

CLlQUE NA lMAGM E SAlBA COMO AJUDAR

Após um final de semana marcado por múltiplos esforços de mutirões de acolhida, salvamento, limpeza e drenagem na cidade, a Prefeitura do Recife informa que, nesta segunda-feira (30), as aulas presenciais na rede municipal de ensino permanecerão suspensas em todas as unidades. Os estudantes, entretanto, terão acesso às aulas remotas através da plataforma Educa Recife.

A rede de saúde estará pronta para atender a população, inclusive com testagem para covid-19 em sete pontos, bem como o atendimento nos hospitais da rede como Hospital da Mulher do Recife e Eduardo Campos da Pessoa Idosa. Confira os serviços:

Edifício-sede da PCR - O edifício-sede da Prefeitura permanece aberto nesta segunda-feira (30). O atendimento da Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC) funcionará normalmente, das 8h às 15h. Contudo, a Prefeitura orienta que os serviços oferecidos pela Secretaria de Finanças podem ser acessados pelo portal Recife em Dia (https://recifeemdia.recife.pe.gov.br/). A Sala do Empreendedor, que também funciona no edifício-sede da Prefeitura do Recife, estará aberta para atendimento ao público a partir das 8h.

Assistência Social - Os serviços da Assistência Social como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros POP funcionarão normalmente, bem como a Central de Cadastro Único, na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio. As casas de acolhida institucionais e o Abrigo Noturno seguem em funcionamento normalmente. O Abrigo Emergencial também está à disposição da população afetada pelas chuvas.

Equipamentos de Direitos Humanos, como o Centro LGBT, no bairro da Boa Vista, e o Centro Margarida Alves, na sede da PCR, também funcionam normalmente amanhã, assim como os dois restaurantes populares, que irão servir o almoço no horário normal de funcionamento, das 11h às 14h.

Educação - Nesta segunda-feira (30), as aulas presenciais para os mais de 95 mil estudantes estarão suspensas. Os estudantes, entretanto, terão acesso a aulas remotas através da plataforma Educa Recife. Atualmente dos 41 abrigos ofertados pela Prefeitura, 25 são escolas, creches e centros sociais.

Trabalho e Empreendedorismo - A Sala do Empreendedorismo situada no edifício-sede da Prefeitura funcionará normalmente. As escolas profissionalizantes não abrirão.

Mulher - O Centro de Referência Clarice Lispector, localizado em Santo Amaro, segue com funcionamento normal. Entretanto, devido às chuvas, o Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector, localizado no Ipsep, teve os serviços suspensos. A Secretaria da Mulher dispõe ainda dos serviços por telefone, ambos com atendimento 24h. Liga Mulher 0800 281 0107 e Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138.

Hospital Veterinário do Recife - Os atendimentos no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo, situado no bairro do Cordeiro, seguem normalmente. Consultas e procedimentos devem ser agendados junto à Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais através do telefone 4042-3034.

Saúde - Nesta segunda-feira (30) estarão funcionando as Unidades Provisórias de Covid (UPC) instaladas nas Upinhas Vila Arraes, na Várzea; Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério, além das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais (UBT).

Também vão estar funcionando os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Agamenon Magalhães em Afogados, Arnaldo Marques, no Ibura, e Barros Lima, Casa Amarela, além do Hospital Pediátrico Helena Moura, na Tamarineira.

A testagem de covid-19 ofertada Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, vai acontecer normalmente. Os testes também serão realizados nas Upinhas Vila Arraes, na Várzea, Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição, e Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; e nas Policlínicas Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, e Arnaldo Marques, no Ibura. Para todos os locais é necessário realizar agendamento pelo Conecta Recife ou através do site https://testecovid19.recife.pe.gov.br.

A vacinação contra covid-19 também vai acontecer, tanto nas unidades de saúde quanto nos centros de vacinação instalados na UFPE, na Cidade Universitária, no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, e no Geraldão, na Imbiribeira. Em todos os locais é necessário agendar via Conecta Recife.

Todos os serviços do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), em Areias, estarão funcionando nesta segunda-feira (30). O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, também vai funcionar normalmente, tanto para serviços ambulatoriais quanto para partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR e que funciona 24h, está realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estão abertas as Maternidades Barros Lima, em Casa Amarela, Arnaldo Marques, no Ibura, e Professor Bandeira Filho, em Afogados.

lmprensa Recife

População acolhida em abrigos do Recife recebe atendimentos médicos e apoio psicossocial

 

CLlQUE NA lMAGEM E SAlBA COMO AJUDAR

Diversos profissionais da Prefeitura do Recife, em conjunto com voluntários nas comunidades, estão dando suporte na organização dos 39 abrigos temporários abertos na cidade para acolher as vítimas das chuvas. Além de toda a ajuda humanitária oferecida nesses locais, distribuindo colchões, travesseiros, mantas e roupas, além de estocar e entregar lanches e refeições, equipes da Secretaria de Saúde estão a postos ofertando atendimentos e apoio psicossocial através de equipe multidisciplinar. Nas escolas municipais Casarão do Barbalho e Diná de Oliveira, ambas no bairro da Iputinga, dentre os serviços prestados estiveram oferta de vacinação contra tétano e influenza para as pessoas que apresentam quadro febril ou gripal, orientação da vigilância ambiental, sanitária e epidemiológica, dentre outras medidas.

De acordo com Juliana Santiago, gestora do Distrito Sanitário 4, uma das principais demandas dos profissionais de saúde é o atendimento psicossocial. "Contamos com terapeutas ocupacionais e psicólogos para prestar acolhimento e fazer escuta qualificada e realizar o encaminhamento pertinente a cada caso", reforçou. "Muitas pessoas também perderam remédios e receitas. Por isso, o atendimento médico serve para garantir novas prescrições para quem faz uso de medicamento contínuo", afirmou Juliana.

O engenheiro eletricista, Wedlon Cláudio, 27 anos, morador da comunidade do Detran, está dando suporte na organização do abrigo. "Estamos recebendo todos os tipos de doações porque a gente não sabe quanto tempo vamos precisar ficar aqui. Chegam pessoas das comunidades próximas, mas também de outros bairros". Para conseguir acolher o maior número de pessoas, mães e crianças pequenas dividem o mesmo colchão. "Mães com filhos pequenos são prioridade, e idosos também. Algumas pessoas têm onde dormir, mas chegam aqui para se alimentar. Por isso, mesmo com todo o suporte da Prefeitura, também contamos com a solidariedade da população", contou Wedlon.

A família de Karina Cássia, 38 anos, foi uma das que perderam suas casas devido às fortes chuvas. "Não deu tempo de salvar nada. Também não tive como ir para casa de vizinhos, porque todos eles também perderam suas casas. Os parentes têm casas muito pequenas. Então só me restou vir para o abrigo e ainda bem que tinha esse abrigo. Aqui, passamos a noite, eu, meus dois filhos e meu esposo. Recebemos colchão e comida, graças a Deus. Também vou tomar vacina, porque fiquei com água pela cintura para tentar salvar minhas coisas", relatou Karina.

lmprensa Recife

Pernambuco libera R$ 100 milhões para ações emergenciais e decreta situação de emergência

 

CLlQUE NA lMAGEM E SAlBA COMO AJUDAR

O governador Paulo Câmara disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento e também para obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos pelas chuvas. Os recursos estarão disponíveis para as prefeituras já nesta semana. Além disso, com a publicação do decreto estadual de situação de emergência, os municípios atingidos também poderão acessar recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.

“Esse montante é o que estamos liberando de forma emergencial. Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e prosseguem os trabalhos de busca de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A nossa determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que as equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com os registros da Secretaria de Defesa Social, atualizados às 18h deste domingo (29.05), chegou a 79 o número de pessoas mortas em consequência das chuvas. Além disso, há 3.957 pessoas desabrigadas, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte, regiões mais afetadas.

O grande impacto causado pelas chuvas fez com que, até o momento, 14 municípios decretassem Situação de Emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

lmprensa PE



Umbaúba - SE, Maio de 2022

 


Como estão as barragens em Pernambuco após as chuvas? Compesa responde

 

CLlQUE NA lMAGEM E SAlBA COMO AJUDAR



Na tarde deste domingo (29), a Compesa fez um balanço sobre a situação do abastecimento de água em municípios da Região Metropolitana do Recife. Atuando com equipes de plantão durante todo o final de semana, a Companhia já restabeleceu a distribuição de água em aproximadamente 50 bairros do Grande Recife, apesar dos desafios de trabalhar em áreas de difícil acesso e inundadas pelas chuvas. A Companhia continua trabalhando nas soluções para a retomada das unidades paralisadas por falta de energia elétrica ou por medida de segurança, em conformidade com o protocolo de abastecimento em áreas de risco e, ainda, conforme orientações das Defesas Civis dos municípios.

Em Olinda, o abastecimento foi restabelecido para os bairros de Jardim Brasil, Rio Doce, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Ouro Preto, Bairro Novo, Casa Caiada, Passarinho, Caixa D’água, Alto Sol Nascente, Águas Compridas, Alto da Bondade e Aguazinha. No Recife, a distribuição foi retomada em Bola na Rede, Brejo da Guabiraba (parcialmente), Córrego do Jenipapo, Macaxeira e Nova Descoberta, mas segue suspensa nos bairros do Curado I (parte baixa), II e III, Dois Irmãos, Vila Dois Irmãos, Apipucos, Nova Descoberta, Brejo de Beberibe, Dois Unidos, Passarinho, Alto José Bonifácio, Alto do Pascoal, Alto Santa Terezinha, Alto do Deodato, Beberibe, Linha do Tiro, Água Fria, Bomba do Hemetério, Guabiraba, Alto da Brasileira.

Em Jaboatão dos Guararapes, a distribuição de água foi restabelecida para os bairros de Cavaleiro, Coqueiral (parte), Curado I (parte alta), Pacheco, Curado IV e Curado V (parte alta). No município, seguem ainda sem abastecimento os bairros de Floriano, Cohab, Muribeca, Engenho Velho, Dois Carneiros, Muribeca, Muribequinha, Centro, Santana, Socorro, Vila Rica, Alto da Jaqueira e Marcos Freire. Já em Paulista, o abastecimento foi retomado nos bairros de Arthur Lundgren, Vila Torres Galvão, Janga e Pau Amarelo. Na Ilha de Itamaracá, foi restabelecido o fornecimento de água para a Baixa Verde e Vila Eldorado. Já em Abreu e Lima, foi retomado o fornecimento de água no bairro Inhamã. No município de Goiana, continua sem abastecimento o centro da cidade. Em Ipojuca, os bairros de Ruropolis, Alto do Avião e Ipojuca centro (parte alta) estão sendo atendidos com vazão reduzida.

No município de São Lourenço da Mata, o fornecimento de água retornou nos bairros de Muribara, Constantino, Penedo e Paulo Afonso, mas continua sem água o distrito de Matriz da Luz. Em Camaragibe, a água voltou para os bairros Lot. São Paulo (parte baixa), Tabatinga, Vila das Pedreiras, Aldeia, Rosa Selvagem, Bairro dos Estado, UR7 (parte alta) e Areeiro, mas segue sem abastecimento o bairro de Vera Cruz.

A Compesa reitera que suas equipes de plantão estão atuando nas situações emergenciais e segue em contato com a Neoenergia para o restabelecimento da eletricidade em algumas unidades. A Companhia pede, mais uma vez, a compressão dos moradores e informa que todos os esforços estão sendo feitos para a normalização total dos seus sistemas, tão logo as condições sejam favoráveis e em alinhamento com as Defesas Civis dos municípios. À medida que o abastecimento nos demais bairros seja restabelecido, a população será comunicada.

A Compesa reforça que está à disposição para entendimento pelo 0800 081 0195, no site www.compesa.com.br


lmprensa Compesa

Rede de solidariedade se multiplica e Recife passa a contar com 23 locais para receber doações

 

CLlQUE NA lMAGEM E SAlBA COMO AJUDAR



Neste domingo (29), as redes Big, Drogaria São Paulo e quatro shoppings passaram a integrar a campanha Recife Solidário, que visa arrecadar doações de mantimentos, vestimentas e colchões para as vítimas das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Com a entrada dos parceiros na campanha, a cidade passou de três para 23 pontos oficiais de coleta de materiais e insumos. No início da noite de hoje, 2.630 pessoas permanecem desabrigadas e/ou desalojadas.

As doações podem ser entregues no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Os interessados também podem fazer suas doações nos pontos de coleta situados nos shoppings Recife, Tacaruna, Boa Vista e RioMar. Também estão disponíveis como locais para doações as lojas da rede de supermercados Big de Casa Forte, da Avenida Caxangá, de Boa Viagem, na Avenida Recife e no Shopping Tacaruna.

Na tarde deste domingo, a Drogaria São Paulo também passou a integrar a rede de solidariedade no Recife e disponibilizou sua rede de 11 lojas em todo o Estado para arrecadar doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social devido às fortes chuvas. Nos endereços da rede farmacêutica, a população pode doar água potável, alimentos não perecíveis, agasalhos e roupas de cama, além de produtos de higiene pessoal.

A rede farmacêutica mobilizou lojas em todo o território pernambucano, incluindo as 7 unidades situadas no Recife, como pontos de coleta que podem ser feitas no horário de funcionamento das lojas, das 7h às 23h. Além disso, o Grupo também doará mais de mil itens de higiene da marca exclusiva Ever Care, como fraldas descartáveis geriátricas e infantis, álcool em gel, sabonete líquido e máscaras descartáveis, por exemplo.

Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do movimento solidário para doação de produtos ou serviços podem entrar em contato com Central de Arrecadação, por meio dos números (81) 98791-2705 e 3355-9412 ou enviar e-mail doacaorecifesolidario@gmail.com.

BALANÇO - A Prefeitura do Recife informa que, na noite deste domingo, 2.630 pessoas permanecem desabrigadas e desalojadas e dez continuam desaparecidas. A cidade está com 41 equipamentos funcionando como abrigos temporários, sendo 25 escolas, creches e centros sociais. Dentro do programa Recife Solidário já foram contabilizadas doações como: 15 mil quentinhas, 10 mil cestas básicas, 4.512 colchões, 13,5 mil litros de água mineral, 3 mil fraldas, 600 roupas de cama.

Até o momento, foram registradas 76 ocorrências críticas, especialmente nas comunidades de Jardim Monte Verde, Milagres, Sítio dos Macacos e CAIC Barro. Neste domingo, foram registrados 25 chamados para serviços de manutenção pela Emlurb. Profissionais da Prefeitura do Recife resgataram 33 corpos, sendo 29 óbitos confirmados como moradores da cidade.


Informações atualizadas do Recife | Balanço (19h):

- 2.630 pessoas desabrigadas ou desalojadas;

- 41 equipamentos funcionamento provisoriamente como abrigos, sendo 25 escolas, creches e centros sociais municipais;

- Entre os donativos doados, foram recebidos 15 mil quentinhas, 10 mil cestas básicas, 4.512 colchões, 13,5 mil litros de água mineral, 3 mil fraldas, 600 roupas de cama, dentre outros;

- 76 ocorrências críticas

- Principais locais: Jardim Monte Verde, Milagres, Sítio dos Macacos e CAIC Barro;

- 25 chamados para serviços de limpeza e manutenção pela Emlurb;

- 33 corpos resgatados, sendo 29 óbitos confirmados como moradores do Recife pela Secretaria de Saúde do Recife;

- 10 desaparecidos

lmprensa Recife