domingo, 9 de fevereiro de 2025

Gabriel Porto se reúne com vereador do Cabo para tratar de avanços para o município


De olho na ampliação dos apoios na Região Metropolitana do Recife, o pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto reuniu-se, nesta sexta-feira (07.02), com o vereador Pedrinho da Galinha, do Cabo de Santo Agostinho. O encontro tratou do estabelecimento de futuras parcerias para atender demandas do município. 

“Tenho conversado com lideranças de diversas regiões e conhecido realidades e carências de cada uma delas. O Cabo de Santo Agostinho tem potencialidades no turismo, indústria e pesca e estamos nos articulando para trabalhar pelo desenvolvimento do município”, disse Gabriel.

Foto: divulgação

Mulheres jovens sofrem com a queda de cabelo

O estresse é sempre tido como o vilão da queda capilar e ele realmente contribui bastante para esse desconforto. É uma questão que mexe com o bem-estar e com a autoestima, podendo gerar retração social e até mesmo depressão. O cabelo é um ponto muito importante para muitas pessoas, é a moldura do rosto. Sua falta pode incomodar bastante, gerando até problemas emocionais. 

É importante saber, principalmente os mais jovens, que essa queda precoce pode estar associada a distúrbios hormonais, ovários policísticos, bem como carência de vitaminas, como B12, D, C; organismo inflamado; alimentação rica em alimentos processados e pobre em nutrientes. Além disso, o uso de químicas, bem como alisamentos, chapinhas, pode enfraquecer e danificar o fio, levando-o à queda.  

Segundo a dermaticista e especialista em Estética e Tricologia, Renata Souto Maior (foto), além da nutrição adequada, é importante investir em hidratação, suplementação nutricional orientada e tratamentos capilares com profisisonal especializado.

Cuidados com a maquiagem em tempo de folia


A folia já vem tomando conta da cidade, afinal, estamos em fevereiro! O alerta vai para quem capricha no visual: maquiagem, cabelos, enfeites... tudo para ficar bem nas festas.

Aos consumidores de beleza, o cuidado deve estar presente desde a escolha dos produtos. Eles devem optar por marcas confiáveis, reconhecidas, a fim de evitar riscos de alergia. Devem retirar toda maquiagem para dormir, com um demaquilante, e lavar o rosto com sabonete suave. No dia a dia e nos eventos ao ar livre, caprichar no filtro solar, além de fazer boa hidratação. Usar chapéus ou bonés é outra boa dica. 

Em relação aos cabelos, devem testar previamente o uso de gel, cremes, massas de modelar e glitter, para evitar alergias. Segundo a dermatologista Ana Luiza Gadelha (foto) com alguns cuidados, é possível passar por este período sem surpresas! A qualquer desconforto, buscar ajuda médica.

Procuradoria-Geral e Secretaria de Educação criam Grupo de Trabalho para debater TACs firmados com o MPPE


A Procuradoria-Geral do Município de Paulista e a Secretaria Municipal de Educação uniram forças para criar um grupo de trabalho que terá como foco a análise e o encaminhamento dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) da Educação, firmados com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entre os anos de 2018 e 2019. A iniciativa busca revisar os compromissos assumidos pelo município e avaliar alternativas viáveis para sua execução.

A primeira reunião interna do grupo está programada para a próxima semana e contará com a participação de representantes da Procuradoria-Geral, da Secretaria de Educação e da Controladoria-Geral. Os trabalhos serão conduzidos pelos titulares das respectivas pastas, que terão a missão de alinhar estratégias para o cumprimento dos TACs ou, caso necessário, propor soluções que estejam em consonância com a realidade financeira do município.

A criação do grupo de trabalho reforça o compromisso da atual gestão com a transparência e a responsabilidade na administração pública, garantindo que as obrigações firmadas no passado sejam analisadas de maneira técnica e realista. Com a atuação conjunta dos órgãos envolvidos, a expectativa é de que o município avance na regularização das demandas da Educação, garantindo benefícios diretos para a comunidade escolar.

Prefeitura do Recife renova convênio com Instituto para preservar legado de Dom Helder Câmara


Na manhã deste domingo (9), em razão dos 116 anos do Dom da Paz, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, renovou o convênio com o Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC) para a manutenção do legado e memória do arcebispo emérito de Olinda e da capital pernambucana. O compromisso garante a manutenção das atividades e de preservação de todo acervo com um investimento de cerca de R$ 300 mil, ao longo de um ano. O prefeito João Campos assinou o convênio e, junto com familiares de colaboradores que acompanharam o ex-arcebispo, recebeu uma homenagem em nome do médico Cyro Andrade Lima, seu avô, em ato na Igreja Nossa Senhora das Fronteiras, no bairro da Boa Vista. 


“Estamos assinando, por mais um ano, a garantia do custeio para o instituto Dom Helder Câmara. Associado a este convênio, também estamos realizando um programa de visitação para as escolas municipais. Precisamos, sobretudo, legar às futuras gerações a oportunidade de conhecer um santo democrata, do povo e da justiça social”, afirmou o prefeito João Campos. 


O IDHeC é responsável pelo memorial e museu que homenageia o arcebispo emérito de Olinda e Recife. Com o convênio, todo o acervo material e documental, referente à vida pessoal, eclesiástica e à obra do religioso estará aberto ao público recifense e de outras regiões que visitam o estado. Além disso, serão cedidos bibliotecários, historiadores profissionais focados em desenvolvimento, assim como visitações de alunos e educadores da rede municipal de ensino.


As instalações do instituto, do memorial, do museu e de outras dependências também estarão à disposição do município do Recife e da FCCR, quando necessário, para realizar ações culturais, que possibilitem a preservação da memória do saudoso arcebispo. O acordo prevê ainda a realização de cursos, oficinas, simpósios, estudos, capacitações, treinamentos, pesquisas, visitas de servidores e outras atividades sobre a obra e vida de dom Helder Câmara e temas correlatados.


“A renovação do convênio demonstra o reforço e a priorização em preservar a memória e toda a vida do arcebispo. A Prefeitura do Recife, sem dúvidas, reconhece a importância dos feitos de Dom Helder, que sempre se dedicou aos que mais necessitavam”, destacou Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. 


*HOMENAGENS -* Na ocasião, o IDHC também homenageou os familiares dos colaboradores e colaboradoras que ajudaram, de diversas formas, Dom Helder a realizar seus sonhos e projetos. O prefeito João Campos, sua mãe, Renata Campos e tias Tânia Andrade Lima, Claudia Andrade Lima e Bebeth Andrade Lima foram homenageadas. O senador Fernando Dueire também recebeu o certificado de homenagem. 


“Nós conseguimos digitalizar todo o acervo de Dom Helder através de um convênio firmado, lá trás, ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Hoje, damos continuidade a esse convênio com a Prefeitura do Recife e eu gostaria de reforçar a minha gratidão, e a de todo o IDHeC, por essa parceria tão importante”, afirmou Virgínia Pimentel, diretora executiva do Instituto.


Também estiveram presentes na santa eucaristia o vice-prefeito do Recife, Victor Marques; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a senadora Teresa Leitão; os deputados estaduais, Sileno Guedes e João Paulo; as vereadoras Liana Cirne e Cida Pedrosa e a secretária de Cultura do município, Milu Megale.


*DOM HÉLDER E O INSTITUTO -* Dom Hélder Pessoa Câmara nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 7 de fevereiro de 1909 e faleceu no Recife, em Pernambuco, em 27 de agosto de 1999. Foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil. Pregava uma igreja simples, voltada para os pobres, e a não violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o brasileiro por mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com quatro indicações. O religioso está sepultado na Catedral da Sé, em Olinda.


O Instituto está localizado na antiga residência do arcebispo emérito de Olinda e Recife, no prédio anexo à Igreja das Fronteiras, na Rua Henrique Dias, na Boa Vista. Entre o conjunto das obras estão atos litúrgicos bastante procurados por fiéis, batinas, cálices, condecorações, óculos, manuscritos, prêmios, títulos e fotografias. Mil peças estão em exposição. Há móveis e utensílios usados por dom Helder no tempo que viveu por lá (1968/1999). Escrivaninha, mesa, cadeiras, rede, quadros, esculturas sacras. No andar superior, um painel mostra a linha do tempo do religioso, desde o nascimento em Fortaleza até o dia de sua morte no Recife, em 1999.

*Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife*

Paulista realiza mutirão na Rua Projetada para demolição de casa em risco e obras emergenciais


Na próxima segunda-feira (10), às 9h, a Prefeitura do Paulista realizará um mutirão na Rua Projetada, no bairro da Mirueira, para a demolição de uma casa em risco, cuja ordem judicial já foi expedida. A ação contará com a presença das secretarias de Infraestrutura; Segurança, Mobilidade e Defesa Civil; e Obras e Serviços Públicos; que atuarão de forma integrada para garantir a segurança dos moradores e iniciar medidas emergenciais na área. O prefeito Ramos também estará no local.

Além da demolição, serão instaladas lonas para prevenir deslizamentos, e a equipe da Infraestrutura fará um levantamento técnico para planejar futuras intervenções, como a construção de um muro de arrimo, implantação de calçadas, melhorias na drenagem, pavimentação da via e corte de barreira. O mutirão faz parte das ações preventivas da gestão municipal para reduzir riscos e proporcionar mais segurança à população.

Foto: Arquivo / SECOM

Projeto Bois de Vitalino divulga artistas selecionados


No último dia 22, a curadoria do projeto Bois de Vitalino divulgou os dez trabalhos selecionados e seus respectivos artistas que irão integrar a exposição coletiva, prevista para os meses de março e abril, na Casa da Mulher Artesã. Foram mais de 40 trabalhos artísticos inscritos, cuja seleção foi feita a partir da análise de qualidade técnica, originalidade, conceito e composição expográfica, pelo curador do projeto, Humberto Botão. Ainda foram considerados aspectos sócio inclusivos de gênero, raça, idade e regionalização. 

De acordo com Botão, “foi um processo difícil e de uma riqueza artística ímpar. De modo geral, as propostas apresentaram muita qualidade e criatividade. Escolhas curatoriais são sempre complexas, dificilmente é possível selecionar todos os trabalhos que gostaríamos. Neste aspecto, há de se considerar não só o trabalho individualmente, mas também o conjunto da obra, a diversidade de técnicas e o conjunto expográfico”, explica o curador, que também assina a expografia de Bois de Vitalino. 

Nesta edição, foram selecionados os artistas Anderson Castanha, com a obra Africanizar; Clécio Lacerda, com a obra Vida Vitalina; Dan, com Boi Colorido; Djhou Letter, com Do Barro ao Contemporâneo; Emilly Monteiro, com Festejo Vitalino; Helô Germany, com Boi Vital; Marcílio Carvalho, com Alma de Boi; Maria das Nuvens, com Sob os Olhos de Vó; Osmar Jorge, com Boi Sol Fulô; e Sandro Lima, com O Boi Voador do Sonhador Menino Vitalino.
As obras apresentarão uma diversidade de intervenções visuais em pintura, desenho, arte urbana, crochê, assemblage e intervenção escultórica. Esta diversidade também está expressa territorialmente, com artistas de Caruaru, Gravatá, Bezerros e Riacho das Almas.

O projeto Bois de Vitalino é uma iniciativa da Lunardo Produções Artísticas e é realizado através de incentivo do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Secretaria de Cultura, por meio de aprovação no edital Funcultura Geral 2022/2023, na categoria de Festivais, Mostras, Feiras e Exposições. É voltado para artistas visuais do Agreste Central e conta com apoio da Prefeitura de Caruaru e da incentivadora cultural Circullus.

Premiado em festivais, “Frevo Michiles” entra em cartaz nos cinemas brasileiros


Após ser exibido em diversos festivais de cinema e acumular prêmios, o longa-metragem Frevo Michiles, dirigido por Helder Lopes, estreia nos cinemas este mês. Vencedor dos prêmios de melhor trilha sonora e premiado pela crítica da Abraccine como melhor longa-metragem no Cine PE 2023, o documentário celebra a vida e a obra do compositor pernambucano Jota Michiles, Patrimônio Vivo de Pernambuco e um dos maiores nomes do frevo. A partir do dia 13 de fevereiro, a obra estreia em salas do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Maceió, Aracaju, Garanhuns e Caruaru. A expectativa é que o filme seja distribuído para cinemas de todo o Brasil.

No Recife, a produção entra em cartaz no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, e no Cinema São Luiz, no Centro. Com a chegada do documentário à tela grande, o público poderá conhecer de perto o legado do compositor Jota Michiles, que tem sua música reverenciada por artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues.

Para a pré-estreia, em 12 de fevereiro, está sendo organizada uma celebração da música, com direito à participação do grupo Três em Cena, formado por Cesar Michiles, na flauta, Beto Hortis, no acordeon, e Jerimum de Olinda, na percussão. O trio convida o público para um mergulho na música brasileira, exaltando a diversidade e identidade cultural da nossa terra. A sessão especial será na Sala Museu do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte, às 19h, com a presença de Jota Michiles e o diretor Helder Lopes.

Autor de composições que marcaram gerações e celebram a alegria, resistência e identidade, Michiles mostra no filme a força do frevo e o diretor, Helder Lopes, faz um convite a enxergar o mundo por meio da perspectiva poética e carnavalizada do compositor, à frente de sucessos como “Recife manhã de sol”, “Bom demais”, “Diabo louro” e “Me segura que senão eu caio”.
O lançamento ocorre em meio ao aquecimento para a folia de momo, quando o frevo impera nas ruas e na alma do povo pernambucano.

Produzido por Kika Latache, da Vilarejo Filmes, que tem a Visiom como co-produção, o documentário investiga o universo musical de Michiles de forma intimista. O diretor Helder Lopes esquadrinhou a trajetória musical e pessoal do artista. Vivenciou não só o fluxo criativo, como o dia a dia com a família, os filhos e netos. Além do Cine PE, o Frevo Michiles já foi apresentado para o público em eventos como Festival Internacional de Documentário Musical (In-Edit) e o VII Cine Jardim - Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim.

Segundo Helder, o filme tem a intenção de mostrar ao público a mente criativa de Jota Michiles e esmiuçar a originalidade das suas composições. "Nos últimos anos, tive o privilégio de conviver com Jota Michiles e pude observar de perto a singularidade de seu pensamento e modos de se expressar. A obra de Michiles não é apenas um reflexo de sua originalidade, mas uma reinvenção do próprio frevo, a ponto de se criar um novo subgênero dentro desse gênero tão rico. Como diz Spok: ‘O frevo existia antes dele, mas dele para frente, o frevo é outro.’"

EXIBIÇÕES
No Rio de Janeiro, a exibição será gratuita no Cine Estação Botafogo, em sessão única, às 19h. Já em São Paulo, acontece dia 18 de fevereiro, em sessão única e gratuita, às 20h, no Cine LT3.

Em Maceió, o Frevo Michiles estreia dia 13 e fica em cartaz no Cine Arte Pajuçara. Assim como em Aracaju, que estará no Cine Vitória.

Jota Michiles e Helder Lopes participam de encontros com o público nas sessões de abertura, que acontecerão em Maceió, dia 14, e também no Cine Sesc, em Caruaru e Garanhuns, dias 19 e 20, respectivamente.

SERVIÇO:
Filme: Frevo Michiles
Estreia: 13 de fevereiro
EM CARTAZ
Recife (PE)
● Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Casa Forte
● Cinema São Luiz
Maceió (AL)
● Cine Arte Pajuçara
Aracaju (SE)
● Cine Vitória

SESSÕES ESPECIAIS
● 12/02, às 19h – Cinema do Museu (Recife)
Participação da Orquestra Três em Cena, com Cesar Michiles, Beto Hortis e Jerimum de Olinda.
● 13/02, às 19h - Cine Estação Botafogo (Rio de Janeiro). Sessão única e gratuita.
● 14/02, às 19h30 – Cine Arte Pajuçara (Maceió), com venda de ingressos e presença do diretor, Helder Lopes, e de Jota Michiles. O filme segue em cartaz.
● 18/02, às 20h - Cine LT3 (São Paulo). Sessão única e gratuita.
● 19/02, às 19h30 – Cine Sesc (Caruaru). Sessão única e gratuita, com a presença do diretor, Helder Lopes.
● 20/02, às 19h – Cine Sesc (Garanhuns). Sessão única e gratuita com a presença do diretor, Helder Lopes, e Jota Michiles.

Sobre o diretor:
Helder Lopes é documentarista do Recife cujo trabalho tem se concentrado na pesquisa sobre grandes nomes da cultura brasileira, em especial os compositores da música popular. "Onildo Almeida: groove man" (2017) e "Pipoca Moderna" (2019), ambientados entre o agreste e o sertão pernambucanos, tornaram-se referências na filmografia recente sobre ritmos nordestinos como baião e as matizes do forró. Em "Frevo Michiles" (2023) é o frevo pernambucano e o seu principal compositor vivo que são investigados e apresentados ao público. Helder tem formação em Letras e Jornalismo, dirigiu longas, médias, telefilmes e curtas metragens.

Ficha técnica:
Direção: Helder Lopes
Produção: Kika Latache (Vilarejo Filmes)
Produtora associada: Lívia de Melo (Vilarejo Filmes)
 Direção de Fotografia: Marcelo Lacerda
 Som Direto: Moabe Filho (Comota)
 Roteiro: Helder Lopes e Paulo de Sá Vieira
 Pesquisa: Amilcar Bezerra e Luis Ribeiro
 Edição: Paulo de Sá Vieira e Bruno Franco
 Supervisão de Pós: Carlos de Andrade (Visom Digital)
 Colorização: André Tavares
 Edição de áudio: Gelson Jr. Santana
 Mixagem: Guido Pera
 Coordenação de Produção: Amanda Guimarães
 Assistente de fotografia e logger: Henrique Lapa
 Produção de distribuição: Laura Pimentel
 Participações: Jota Michiles; Alceu Valença; Getúlio Cavalcanti Maestro Spok
 Maestro Edson Rodrigues
Trailer Frevo Michiles:

O Podcast Taís Paranhos está no Ar!


A gente não tinha como colocar esse episódio no ar durante a semana, pois enquanto nosso conteúdo é totalmente alegre e cultural, tinha gente morrendo e perdendo casa devido às chuvas que torrenciaram o Grande Recife na primeira semana de fevereiro. Esperamos os transtornos passarem para poder exibir esse episódio.

E nesse episódio de hoje, temos pauta de cidadania com o Instituto Ponte, que está ampliando a sua atuação para o Nordeste; vamos falar de saúde, com a nutricionista Ana Beatriz Santos; vai ter concurso de miss em Igarassu e exposição Bois de Vitalino, e ainda, programação de Carnaval da Oficina do Sabor, com o Chef César Santos e o Perfil do Empreendedor, com Flávia Moura, da Pousada Vila DuJu, em Porto de Galinhas.

O Podcast ainda acompanhou vários lançamentos: A linha S25, da Samsung, com inteligência artificial; o Miojo do Nordeste, com sabor cuscuz com calabresa e embalagem criada pelo saudoso xilogravurista J. Borges; a Casa Estação da Luz, que se juntou com a Natura para fazer uma linda programação de Carnaval e a coletiva do Carnaval de Olinda, que já foi uma prévia do que vai ser a folia na cidade.

E claro, bastante música, como não poderia deixar de ser: Ylana Queiroga e uma canção composta na época da pandemia; Elaine Cristina e o samba Falso Amor; a mistura do forró de Deivinho Sanfoneiro com o romantismo de Adilson Ramos e ainda muito ritmo com a Orquestra Malassombro, Juba Valença – sim, filho do Alceu – e Martins.

O Podcast Taís Paranhos está no Ar!

#PodcastTaísParanhos
#BlogTaísParanhos
#MulheresPodcasters
#RedeNordestinaDePodcasts
#JornalismoRecife
#RádioETVRecife