terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Festa do Morro terá reforço em 142 linhas

Em atenção aos eventos comemorativos da festa de Nossa Senhora da Conceição, que estão acontecendo desde o dia 29 de novembro no Morro da Conceição em Casa Amarela, Recife, o Grande Recife Consórcio de Transporte criou uma programação especial de ônibus. Para auxiliar os usuários no deslocamento a Zona Norte da capital, o Consórcio reforçará a operação de 142 linhas (segue lista abaixo), com o acréscimo de 313 ônibus e 2.417 atendimentos para o dia da festa (08/12), totalizando 995 ônibus em operação e 9.716 viagens realizadas.

Para a quinta-feira (08), o órgão reprogramou o serviço de 36 linhas que atendem ao entorno do Morro da Conceição e mais 106 linhas que trafegam por outros destinos, auxiliando na ligação com o bairro de Casa Amarela. Desta forma, 123 veículos extras circularam nas linhas que atendem diretamente ao Morro, realizando 1.045 viagens extras, enquanto as demais 106 linhas, contarão com 190 coletivos e 1.372 atendimentos extras. Desta forma, serão 995 coletivos em circulação para realizar 9.716 viagens em 142 linhas.

Outra mudança será a extensão do horário de atendimento das linhas 601-Bola na Rede/Macaxeira, 901-Caetés/Macaxeira, 902-Mirueira/Macaxeira, 948-Arthur Lundgren II/Macaxeira, 207-Barro/Macaxeira (BR-101) e 906-Paulista durante a madrugada para auxiliar os usuários que desejarem chegar mais cedo ao local. Normalmente essas linhas operam até as 24h e, excepcionalmente para o evento, irão atender até as 4h. No total, 29 viagens serão realizadas durante a madrugada da quarta para a quinta-feira. Também com o intuito de auxiliar os usuários, os terminais integrados da Macaxeira, Pelópidas Silveira e de Igarassu estarão abertos nas madrugadas do dia 7 para 8/11.

Além disso, três terminais de integração contarão com reservas especiais de coletivos para atuar em momentos de grande demanda de usuários. O Terminal Integrado da Macaxeira, por exemplo, contará com dois ônibus reservados durante toda a quarta-feira (07) e mais nove ônibus estacionados no interior do terminal na quinta-feira (08). Já os TIs Pelópidas Silveira e PE-15 terão um ônibus reservado em cada um.

Outras três linhas, além de reforçadas, terão veículos extras estacionados nos terminais em que integram, e nas garagens das empresas, para garantir que não faltem ônibus para os fiéis. Amanhã, a linha 645-Av. Norte (Macaxeira) contará com um veículo extra enquanto a 612-Morro da Conceição terá cinco à disposição dos usuários. No dia da festa, a linha 645-Av. Norte (Macaxeira) terá com 20 ônibus extras à sua disposição, e a 612-Morro da Conceição contará com cinco e a linha 680 terá três veículos no local. Já na sexta-feira, para auxiliar os devotos que ainda quiserem ir ao Morro da Conceição, um ônibus estará separado especialmente para atuar na programação da linha 645-Av. Norte (Macaxeira).

Mudança de Terminal – Ainda em virtude das festividades no Morro da Conceição, o Grande Recife alterou temporariamente o itinerário e o terminal das linhas 612-Morro da Conceição e 613-Morro da Conceição (Bacurau). A mudança começou a vigorar às 06h de da sexta-feira (02/12) e se estenderá até às 06h do dia 09/12. Com isso, o terminal das linhas, que é na Rua Nossa Senhora da Conceição, passou a ser no cruzamento da Av. Norte com a Rua Pedro Allain, ocupando o espaço em frente à Retífica Padrão. O Terminal retornará ao seu local de origem logo após a liberação da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Paradas provisórias - O Consórcio também implantou paradas de ônibus na Av. Norte para os usuários que vão ao Morro da Conceição. A primeira vai ficar em frente ao Restaurante Escola do Procape, e atenderá a linha 645-Av. Norte (Macaxeira). Asegunda será em frente à Clínica Veterinária Animal Control, onde vão parar onze linhas: 330-Casa Amarela/ CDU, 517-Córrego do Inácio, 612-Morro da Conceição, 621-Alto Treze de Maio, 622-Vasco da Gama (Cabugá), 623-Vasco da Gama (João de Barros), 624-Brejo, 631-Nova Descoberta (Cabugá), 632-Alto do Refúgio, 642-Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644-Largo do Maracanã.

Para saber mais sobre os horários que os ônibus saem do seu terminal e os itinerários das linhas, o usuário pode acessar o site www.granderecife.pe.gov.br. Dúvidas sobre o sistema de estocagem podem ser solucionadas pelo link acima ou entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Grande Recife – Gerência de Imprensa

Pesquisa PROCON-PE: cesta básica mais cara na RMR e no interior do Estado

A cesta básica está mais cara na Região Metropolitana do Recife e nos municípios de Vitória de Santo Antão e Caruaru. O levantamento, que é realizado em Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho e nos municípios de Caruaru e Vitória de Santo Antão, constatou alta de 2,05% na RMR, 0,69% em Caruaru e 3,62% em Vitória. No Cabo de Santo Agostinho o aumento foi de 3,40%.


O município do Cabo possui a cesta mais cara de todas as cidades pesquisadas R$ 235,63. O preço médio da cesta básica de outubro na RMR foi de R$ 230,22, em Caruaru foi R$ 225,30 e em Vitória R$ 218,43. O PROCON-PE calculou o impacto do valor da cesta básica de outubro no salário mínimo. Na RMR foi de 42,24%, em Caruaru 41,34%, em Vitória 40,08% e no Cabo 43,23%.


Os produtos de higiene pessoal foram os que mais variaram em todos os estabelecimentos pesquisados. Na RMR, o que mais apresentou variação foi o pacote de Papel Higiênico (174,75%). Em Caruaru, o produto que mais variou foi o Absorvente (123,53%). Já em Vitória, a margarina foi o produto que mais apresentou variação (153,64%).


PESQUISA - O objetivo da pesquisa da cesta básica realizada pelo PROCON-PE é oferecer ao consumidor pernambucano um instrumento auxiliar para a determinação de compras mais racionais do ponto de vista do preço, permitindo-o ter uma visão mais clara da incidência de cada produto sobre seu orçamento doméstico. A pesquisa toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças.



O levantamento foi realizado em 20 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife, 09 no Cabo de Santo Agostinho, 22 em Caruaru e 12 em Vitória de Santo Antão. A análise dos preços foi feita nos 27 itens de maior participação na variação do valor médio da Cesta Básica, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.


O diferencial da pesquisa do PROCON-PE em relação as que são realizadas por outros institutos, é que neste levantamento, é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, fornecendo assim ao consumidor, os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível.


A pesquisa completa já está disponível no site do PROCON-PE: www.procon.pe.gov.br. No link: “Pesquisas de Preços”. Lá, o consumidor poderá consultar todos os estabelecimentos pesquisados.




RESUMO DA PESQUISA CESTA BÁSICA PROCON-PE – NOVEMBRO/2011:

Variação da cesta básica:

RMR – aumento de 2,05%
CARUARU – aumento de 0,69%
VITÓRIA – aumento de 3,62%
CABO – aumento de 3,40%




Impacto do valor da cesta básica no salário mínimo:

RMR – 42,24%%
CARUARU – 41,34%
VITÓRIA – 40,08%
CABO – 43,23%

Valor médio da cesta básica:

RMR – R$ 230,22
CARUARU – R$ 225,30
VITÓRIA – R$ 218,43
CABO – R$ 235,63


Imprensa Procon

Ballet Giselle em 3D nos Shoppings Recife e Tacaruna

A rede UCI preparou uma surpresa para seus espectadores neste fim de ano. Giselle, o primeiro balé do mundo gravado em 3D, voltará às telonas de todos os cinemas da rede no país, com exclusividade, nos dias 10 e 11 de dezembro. A produção russa, estrelada por bailarinos do histórico Teatro Mariinsky de St. Petersburg, promete encantar mais uma vez o público com um espetáculo de beleza e realismo. No Recife, o espetáculo vai passar nos Cinemas UCI dos Shoppings Recife e Tacaruna.

Estrelado por Natalia Osipova e Leonid Sarafanov, Giselle conta a história de uma jovem que se apaixona por Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Quando ela descobre a sua verdadeira identidade, fica inconsolável e morre. O amor eterno de Giselle por Albrecht, que vem a noite visitar seu túmulo, o salva de ter seu espírito tomado por fantasmas de jovens noivas que morreram antes de casar. Todos os homens que se aproximam delas são obrigados a dançar até a morte. Com toda sua paixão, Giselle encarna o espírito de Albrecht e dança em seu lugar, impedindo, dessa forma, que ele chegue à exaustão, quebrando o encanto e perdoando-o no final.

A coreografia deste romance com ares de suspense ganha destaque com efeitos em três dimensões, que saltam da tela e arrancam suspiros da plateia no cinema. Giselle 3D tem se mostrado, em todo o planeta, uma experiência completamente nova e imperdível para os amantes de dança, música clássica e artes. A produção entrou em cartaz pela primeira vez no Brasil em abril deste ano, trazida com exclusividade pela rede UCI.

Os ingressos custam R$60 e já podem ser adquiridos nas bilheterias UCI, nos terminais de auto-atendimento dos cinemas ou pelo site www.ucicinemas.com.br.

Clínica Escola da Faculdade Estácio do Recife desenvolve acompanhamento para mulheres com câncer

Pensando na qualidade de vida da comunidade e nas dificuldades que as mulheres mastectomizadas - que passam pela cirurgia de retirada total ou parcial da mama - enfrentam, a Faculdade Estácio do Recife abre as portas da sua Clínica Escola para o tratamento e acompanhamento neste período de readaptação. O projeto acontece há 2 anos e meio e é desenvolvido por professores especializados e alunos da instituição de forma gratuita. A coordenação do projeto está sob responsabilidade da fisioterapeuta e professora da instituição Dra. Celina Cordeiro. São realizadas atividades semanais em piscina, solo, dinâmicas de grupo e drenagem. “As mulheres interessadas em aderir ao tratamento devem entrar em contato conosco através do 3226-8848” – avisa Helen Santos coordenadora do curso de Fisioterapia.

OMS - Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o câncer de mama, no Brasil, chega a cerca de 50 mil novos casos em mulheres por ano. Normalmente ele é raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce de forma rápida e progressiva, sendo uma das principais causas de morte em mulheres nos países ocidentais.

Temido pelas mulheres, devido a sua frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos físicos e psicológicos, o câncer de mama quando descoberto a tempo, pode ser tratado sem grandes perdas. O autoexame de mama deve ser feito regularmente, atentando, para toda e qualquer alteração que poderá ser observada através do exame de mamografia que deve ser feito uma vez ao ano.

Serviço:
Clínica Escola da Faculdade Estácio do Recife
Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, Nº 1678, Prado
Contato: 3226-8848

Seres inaugura Ouvidoria e Gerência de Sindicância

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da sua Executiva de Ressocialização – Seres, vai inaugurar nesta quarta-feira (7), às 11h, as a Gerência de Sindicância, Inspeção e Correição e a Ouvidoria. No prédio, que passou por reformas, já funciona a Escola Penitenciária de Pernambuco. O endereço é Rua das Creoulas, nº186, Graças.

Através da Ouvidoria, a população terá um canal direto com a Seres, podendo fazer reclamações e dar sugestões relacionadas com o Sistema Penitenciário. Os contatos podem ser feitos através do e-mail ouvidoria@seres.pe.gov.br, pelos telefones 0800.081.4421 e 3184.2226 ou pessoalmente.

A Gerência de Sindicância, Inspeção e Correição vai apurar as responsabilidades administrativas e condutas irregulares dos servidores da Seres, emitindo parecer sobre instauração de procedimento administrativo disciplinar.

A Escola Penitenciária de Pernambuco, Professor Ruy da Costa Antunes, foi criada em 2009. Através dela, são implantadas as políticas de formação, aperfeiçoamento, capacitação e treinamento dos servidores penitenciários e demais instituições envolvidas no Sistema.

Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

Micro e pequenas empresas apostam no fim de ano

Brasília - “Se as vendas de fim de ano forem iguais às de 2010, já estará muito bom”. Esse é o pensamento da empresária Viviane Vieira, uma das sócias da Farfalle, loja de roupas femininas em Belo Horizonte. Ela, assim como a maioria empresários brasileiros, fala de forma positiva sobre a expectativa de vendas para as festas de final de ano, mas admite certa cautela por conta dos reflexos da crise econômica mundial.

A consultora da Fecomercio de São Paulo, Fernanda Della Rosa, avalia que o crescimento econômico no Brasil segue positivo, mas que o cenário mundial é de preocupação com a crise financeira e até mesmo de retração da economia. Mas para ela, mesmo que o Natal de 2011 não seja igual ao de 2010, considerado o melhor da última década - com crescimento de 7,6% em relação a 2009 -, as perspectivas para este ano são boas.

Segundo o coordenador nacional de comércio varejista do Sebrae, Ricardo Vilela, os rumores de crise estão nos noticiários e por isso deve-se manter atenção. Mas ele acredita que o comércio reagirá bem. “Principalmente com a ajuda das medidas do governo, como baixar as taxas de juros e reduzir o Imposto sobre Produtos Industriali zados (IPI) de alguns artigos”, explica.

Na opinião de Vilela, muita gente deve optar por suas compras de Natal e Ano Novo buscando produtos mais baratos e evitando fazer gastos que provoquem endividamento a longo prazo.

Para não ocorrer como em 2010, quando muitos comerciantes ficaram sem mercadorias de reposição por conta do crescimento nas vendas, a lojista Viviane Vieira se preparou e aumentou o estoque em 50%. “Este é um período diferenciado, pois as clientes buscam roupas de festa, como vestidos com muito branco e brilho”, conta a empresária, que espera manter os mesmos níveis de venda do Natal passado, quando obteve faturamento 12% maior do que em outros períodos do ano. Por outro lado, ela admite que os clientes ainda estão tímidos nas compras.

Temporários
Com aumento nas vendas, ou apostando no crescimento, os donos de micro e pequenas empresas costumam investir na contração de funcionários. A estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é de que sejam criados cerca de 160 mil empregos temporários – 70% deles no comércio –, para o período de Natal e Ano Novo no país.

O crescimento no número de vagas temporárias é uma realidade para Danielle Bastardo, gerente-proprietária da Panificadora Vitoriosa, em Brasília. Ela tem 16 funcionários e busca a contratação de outros três atendentes. Além de serviço de padaria e lanches, o estabelecimento faz ceias para as festas de fim de ano.

“Para aumentar a venda, apostamos em duas estratégias. Melhoramos o cardápio oferecido e as embalagens. O prato é de plástico decorado, bonito e bem resistente, podendo ser reutilizado depois pelos clientes”, explica. A outra estratégia de Danielle, que espera acréscimo nas vendas entre 12% e 13% em relação ao ano passado, é investir nos funcionários. Para isso, criou um plano de incentivo aos empregados. Aquele que conseguir vender mais ceias receberá um bônus de R$ 200 no salário e mais 5% do valor do prato.

Já a empresária mineira Glauce Mara Soares, dona de uma franquia de O Boticário em São Sebastião do Paraíso (MG), garante estar bem preparada para incrementar os negócios. Ela, que deve abrir em breve uma segunda loja da marca de cosméticos, diz que está treinando 12 novos funcionários para suprir a demanda de final de ano e que metade dos temporários tende a ser efetivada no novo estabelecimento.

Planejamento
Apresentar serviços diferenciados também é uma boa estratégia para alavancar o acréscimo nas vendas. É isso que Stela Lobato, dona da Boobambu Academia da Criança, em Brasília, está fazendo. A academia atende crianças de seis semanas a 12 anos de idade durante todo o ano, com atividades físicas e artísticas. Já nos meses de janeiro e julho, oferece o programa de colônia de férias, quando os pais podem deixar seus filhos por hora ou turnos.

Stela diz que, neste período, a procura aumenta bastante e ela se vê obrigada a duplicar o número de funcionários, passando de 26 para quase 50. Muitos dos monitores da colônia de férias acabam integrados ao quadro de funcionários. A empresária diz ainda que, com o planejamento e os métodos trabalhados na academia, consegue receber crianças a partir de dois anos na colônia. “A maioria das empresas só atende a partir dos quatro anos. A nossa responsabilidade cresce, mas este serviço diferenciado também aumenta nosso faturamento”, conclui.

Agência Sebrae