quinta-feira, 30 de julho de 2020

Escola de Campanhas realiza formação gratuita para candidaturas progressistas em 2020

Uma formação gratuita para candidaturas de esquerda e com conteúdo técnico e prático para construção de campanhas políticas nas eleições de 2020. Esse é o objetivo da Escola de Campanhas 2020, iniciativa inédita em Pernambuco, que tem início nesta quinta-feira (30/07), com uma live às 19h, no canal Bora Queridagem no Youtube, e realização do movimento Ocupa Política, em parceria com o coletivo Agora É Com A Gente. A proposta da escola é que um número maior de pessoas amplie sua possibilidade de ocupar a política institucional e pautar os espaços de tomada de decisão. A live de abertura é aberta ao público no endereço: https://www.youtube.com/boraqueridagem

A iniciativa, que recebeu mais de 80 inscrições de diversos estados brasileiros, acontecerá remotamente, em formato de oficinas, ministradas em sete módulos, até o dia 12 de agosto, com temas importantes para a construção de uma campanha eleitoral, como mobilização, jurídico/prestação de contas e comunicação, até sobre que passos dar após uma vitória eleitoral. "A proposta é uma troca de saberes para tentar inverter esta pirâmide histórica que está posta nas casas legislativas", explica Carol Vergolino, codeputada das Juntas/PE e integrante do Agora é com A Gente.

Entre os facilitadores estão nomes da política nacional como o mandato da deputada federal Talíria Petrone e mandatos estaduais e municipais de diferentes regiões do país, como Ivan Moraes, Recife/PE, e Monica Francisco/RJ. Além de experiências coletivas como as Juntas Codeputadas/PE e Muitas/MG. E coletivos e organizações a exemplo do Meu Voto Será Feminista, Up Date, Chama e Vendaval. "Precisamos nos organizar para ocupar os espaços de poder com pessoas e coletivos que lutam e representam a política que queremos construir nas nossas cidades", explica Ivan Moraes. 

O movimento Ocupa Política reúne organizações, coletivos da sociedade civil e 17 Mandatos-Ativistas. Se propõe a ocupar a política institucional, potencializar candidaturas ativistas e articular uma política suprapartidária de renovação progressista nacional. A proposta nasceu em 2017 como alternativa à política vigente, a partir de ativistas e mandatos eleitos em 2016, como as Muitas e a experiência da Gabinetona na Câmara de Belo Horizonte, Marielle Franco no Rio de Janeiro, Talíria Petrone em Niterói, Sâmia Bonfim em São Paulo, Fernanda Melchionna em Porto Alegre, Marquito em Florianópolis e, Ivan Moraes no Recife.

O Agora é Com A Gente é um coletivo de Recife/PE que estimula candidaturas do campo da esquerda progressista, formado por pessoas das mais variadas entidades da sociedade civil organizada.

CARTILHA - Em junho, o Ocupa Política também lançou um guia prático para construção de campanhas eleitorais. A cartilha sistematiza os aprendizados e experiências de diversas campanhas ativistas e a forma como têm sido construídas na América Latina. O material é gratuito e pode ser baixado no endereço: http://www.ocupapolitica.org/cartilha


PROGRAMAÇÃO ESCOLA DE CAMPANHAS:

30/07 - 19h: Live e abertura - Quinta Com A Gente 
01/08 - Módulo 1: Mobilização 
03/08 - Módulo 2: Jurídico e Prestação de Contas
05/08 - Módulo 3: Captação 
05/08 - Módulo 5: Conteúdo
08/08 - Módulo 4: Comunicação
10/08 - Módulo 6: Troca de Saberes
12/08 - Módulo 7: Ganhei e Aí?

SERVIÇO:
Escola de Campanhas 2020
Abertura com live, 30/07, às 19h, no canal Bora Queridagem

Olinda vai imunizar pessoas em situação de rua

O programa Consultório na Rua, da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Olinda realiza, nesta sexta-feira (31.07), das 8h às 12h uma ação para vacinar pessoas em situação de rua. O trabalho acontece no bairro do Carmo, nas proximidades do viaduto do Complexo de Salgadinho e na comunidade da Ilha do Maruim (foto).

Serão aplicadas doses das vacinas contra tétano e difteria (DT), gripe (influenza), coqueluche, sarampo e rubéola (tríplice viral) e hepatite “B. Além do trabalho de imunização, os agentes vão realizar testes rápidos de exames de sífilis e da Covid-19. Esse, para quem apresentar algum dos sintomas da doença. Na mesma ação, serão distribuídos máscaras e álcool em gel a 70%.

Imprensa Olinda

Procon Recife notifica 17 postos BR por propaganda enganosa

Denúncias de consumidores levaram os fiscais do Procon Recife a notificar 17 postos de combustível BR por prática de propaganda enganosa. Cartazes e faixas atraem consumidores a entrar nos postos para abastecer, mas o preço em destaque é válido apenas para aqueles que têm o aplicativo “AME”, e estão cadastrados no programa de fidelidade “PREMMIA”, dos postos Petrobras. Os fiscais do órgão municipal de Defesa do Consumidor determinaram a retirada imediata dos cartazes e faixas de promoções.

A determinação está valendo desde ontem (quarta), após o Procon Recife considerar que as ofertas anunciadas induziam o consumidor ao erro, por serem válidas apenas pelo aplicativo do posto. Das 17 unidades fiscalizadas, todas foram notificadas para readequar a precificação dos seus produtos de modo que o consumidor possa identificar de forma clara, correta e precisa quais os preços dos produtos ofertados para o consumidor que tem benefícios e para o consumidor que não tem benefícios junto ao posto (cartão fidelidade, cadastro, etc.), na forma do art. 31 da Lei Federal nº 8.078/90.

A vistoria teve origem após a denúncia de alguns consumidores e da própria fiscalização do Procon Recife durante a pesquisa de preços corriqueira divulgada mensalmente. Ao abastecer no Posto, o consumidor não percebe que o valor cobrado pelo combustível é maior que o anunciado no cartaz que é o atrativo para a escolha daquele estabelecimento. A oferta é apenas para clientes que efetuam a compra de combustível através do “AME”, aplicativo parceiro do programa de fidelidade "PREMMIA", e o desconto é realizado em forma de ressarcimento em forma de créditos sete dias após a compra, sistema conhecido como “cashback”.

O Procon Recife constatou que os preços informados não correspondem ao valor cobrado dos consumidores, que na verdade se trata de uma simulação do resultado da subtração entre o valor pago de fato, e o possível “cashback” oportunizado pela campanha promocional. O órgão de fiscalização ressalta que, em todo o material de divulgação, a informação sobre o público a que se destina a oferta, assim como suas regras e condições, não tem a mesma ostensividade da informação do preço por litro de combustível, o que prejudica a percepção do consumidor quanto a esses importantes detalhes.

A ausência de readequação, além de ferir o dispositivo legal supramencionado, também poderá configurar a prática abusiva de propaganda enganosa, passível de punição na forma do art. 37, §1º e art. 56 da lei 8.078/90. 

Confira a lista de postos notificados:

POSTO ABREU E LIMA
AVENIDA NORTE, 4390, TAMARINEIRA, 

POSTO RECH
AVENIDA DOMINGOS FERREIRA, 2117 , BOA VIAGEM 

POSTO BR
AVENIDA ENG DOMINGOS FERREIRA, 2640, BOA VIAGEM 

POSTO VIP 3
AVENIDA GENERAL MAC ARTHUR, 1481, IMBIRIBEIRA

POSTO CADILAC
AVENIDA FERNANDO SIMÕES BARBOSA, 406, BOA VIAGEM

POSTO PRESIDENTE TANCREDO NEVES
RUA RIBEIRO DE BRITO, 1034, BOA VIAGEM

PETROCAL BOA VIAGEM
RUA ERNESTO DE PAULA SANTOS, 465, BOA VIAGEM

POSTO VERALI
AVENIDA CONSELHEIRO AGUIAR, 1540

PETROCAL IMBIRIBEIRA
AVENIDA MARECHAL MASCARENHAS DE MORAIS, 1854, IMBIRIBEIRA

POSTO CUNHA
AVENIDA MARECHAL MASCARENHAS DE MORAIS, 3468, IMBIRIBEIRA

METRO PETRÓLEO
AVENIDA PRESIDENTE DUTRA , 600 , IMBIRIBEIRA

POSTO ASSIS PEDROSA
RUA JEAN EMILE FAVRE, 1083, IPSEP

POSTO GN IPSEP
AVENIDA RECIFE , 3532 , IPSEP 

POSTO JK
RUA BARÃO DE SOUZA LEAO, 240, BOA VIAGEM

POSTO POLO PINA
AVENIDA HERCULANO BANDEIRA, SN, PINA

PETROCAL PINA
AVENIDA ANTONIO DE GOES, 218, PINA

PETROCAL BAIRRO DO RECIFE
AVENIDA ALFREDO LISBOA, 173, RECIFE

Imprensa Recife

Volta às atividades físicas precisa ser leve, alerta profissional de Educação Física de Olinda

Com parques e academias fechados por longos meses em razão do isolamento social imposto pelo Novo Coronavírus, os amantes dos exercícios físicos sofreram. Aos poucos, com a retomada das atividades do novo normal, já podemos presenciar vários praticantes nos calçadões e filas nas entradas dos ambientes de malhação. Mas a volta tem de ser feita com muita atenção, para que lesões não ocorram.

Segundo a profissional de Educação Física e coordenadora da Academia do Bairro de Olinda, Natália Santos, além dos cuidados básicos relacionados à Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento, cumprimento dos protocolos, outras dicas são fundamentais para que a pessoa que está muito tempo parada não se machuque na retomada. 

"Quem estava parado, o ideal é começar com exercícios leves, de intensidade baixa e ir aumentando gradativamente, aquecer bem a musculatura, voltar a ter uma rotina alimentar saudável, todos esses cuidados é bom ter para evitar qualquer tipo de lesão. No mais, é bom não ter conversas dentro da academia, realizar seu treino de forma rápida e se higienizar antes, durante e depois. Se possível, evite dividir materiais, equipamentos e leve sua própria garrafa com água", disse Natália.

As Academias dos Bairros de Olinda ainda não retomaram suas atividades presenciais - seguem apenas online -, mas em breve, de acordo com a coordenadora, os protocolos serão finalizados para o reinício.

Imprensa Olinda

Homologado concurso da Adagro em Pernambuco

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco a portaria conjunta SAD/ADAGRO Nº 082, de 15 de julho de 2020 da secretária de administração e do diretor presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco - Adagro homologando o resultado final do Concurso da Agência visando a nomeação de 50 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário e 90 para o cargo de Assistente de Defesa Agropecuária.

O edital do concurso foi publicado em 2018 e ofertava 140 vagas para os cargos de nível médio e superior. A banca organizadora do certame foi a UPENET/IAUPE (Universidade do Pernambuco). Das vagas de Fiscal Agroecuário são 40 da área de Medicina Veterinária e 10 da área de Agronomia.

Todos terão um expediente de 40 horas semanais e devem ocupar vagas espalhadas nos diversos escritórios da Agência existentes no Estado.

Imprensa Adagro PE