quinta-feira, 30 de julho de 2020

Escola de Campanhas realiza formação gratuita para candidaturas progressistas em 2020

Uma formação gratuita para candidaturas de esquerda e com conteúdo técnico e prático para construção de campanhas políticas nas eleições de 2020. Esse é o objetivo da Escola de Campanhas 2020, iniciativa inédita em Pernambuco, que tem início nesta quinta-feira (30/07), com uma live às 19h, no canal Bora Queridagem no Youtube, e realização do movimento Ocupa Política, em parceria com o coletivo Agora É Com A Gente. A proposta da escola é que um número maior de pessoas amplie sua possibilidade de ocupar a política institucional e pautar os espaços de tomada de decisão. A live de abertura é aberta ao público no endereço: https://www.youtube.com/boraqueridagem

A iniciativa, que recebeu mais de 80 inscrições de diversos estados brasileiros, acontecerá remotamente, em formato de oficinas, ministradas em sete módulos, até o dia 12 de agosto, com temas importantes para a construção de uma campanha eleitoral, como mobilização, jurídico/prestação de contas e comunicação, até sobre que passos dar após uma vitória eleitoral. "A proposta é uma troca de saberes para tentar inverter esta pirâmide histórica que está posta nas casas legislativas", explica Carol Vergolino, codeputada das Juntas/PE e integrante do Agora é com A Gente.

Entre os facilitadores estão nomes da política nacional como o mandato da deputada federal Talíria Petrone e mandatos estaduais e municipais de diferentes regiões do país, como Ivan Moraes, Recife/PE, e Monica Francisco/RJ. Além de experiências coletivas como as Juntas Codeputadas/PE e Muitas/MG. E coletivos e organizações a exemplo do Meu Voto Será Feminista, Up Date, Chama e Vendaval. "Precisamos nos organizar para ocupar os espaços de poder com pessoas e coletivos que lutam e representam a política que queremos construir nas nossas cidades", explica Ivan Moraes. 

O movimento Ocupa Política reúne organizações, coletivos da sociedade civil e 17 Mandatos-Ativistas. Se propõe a ocupar a política institucional, potencializar candidaturas ativistas e articular uma política suprapartidária de renovação progressista nacional. A proposta nasceu em 2017 como alternativa à política vigente, a partir de ativistas e mandatos eleitos em 2016, como as Muitas e a experiência da Gabinetona na Câmara de Belo Horizonte, Marielle Franco no Rio de Janeiro, Talíria Petrone em Niterói, Sâmia Bonfim em São Paulo, Fernanda Melchionna em Porto Alegre, Marquito em Florianópolis e, Ivan Moraes no Recife.

O Agora é Com A Gente é um coletivo de Recife/PE que estimula candidaturas do campo da esquerda progressista, formado por pessoas das mais variadas entidades da sociedade civil organizada.

CARTILHA - Em junho, o Ocupa Política também lançou um guia prático para construção de campanhas eleitorais. A cartilha sistematiza os aprendizados e experiências de diversas campanhas ativistas e a forma como têm sido construídas na América Latina. O material é gratuito e pode ser baixado no endereço: http://www.ocupapolitica.org/cartilha


PROGRAMAÇÃO ESCOLA DE CAMPANHAS:

30/07 - 19h: Live e abertura - Quinta Com A Gente 
01/08 - Módulo 1: Mobilização 
03/08 - Módulo 2: Jurídico e Prestação de Contas
05/08 - Módulo 3: Captação 
05/08 - Módulo 5: Conteúdo
08/08 - Módulo 4: Comunicação
10/08 - Módulo 6: Troca de Saberes
12/08 - Módulo 7: Ganhei e Aí?

SERVIÇO:
Escola de Campanhas 2020
Abertura com live, 30/07, às 19h, no canal Bora Queridagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário